25/03/2017

PROPOSTA DE NOVO DESAFIO SOBRE PINTURA PORTUGUESA

Desafio a ir para o ar no Domingo,  2 de Abril pelas 22:30 h. 
e a manter por vários dias.

E desta vez não haverá tantas dicas antecipadas como no desafio anterior ! :))
A 20 novos pintores, correspondem 20 novos quadros, tal como anteriormente .

Deverão fazer corresponder cada uma das pinturas (colocados aleatoriamente), aos nomes desses 20 pintores, ( a indicar por ordem alfabética) .


Exemplo (mas aqui já identificado ) :

Quadro  21
"GUERNICA", de PABLO PICASSO - 1937


Z - PABLO PICASSO (1881 - 1973)
Resposta certa :  21 - Z

REGRAS :

ISTO É MUITO IMPORTANTE e serei intransigente,  para facilitarem o meu e 
O VOSSO trabalho !  Não é assim tão difícil . 
SIGAM P.F.  POR UMA VEZ,  ESTAS REGRAS :

1 - Deverão palpitar, indicando sempre primeiro, o Nº do Quadro, seguido da respectiva letra correspondente ao pintor .

2 - Sempre num mínimo de 5 correspondências e máximo de 10 e sempre do tipo :

22 - Z
24 - X
25 - Y
27 - V
29 - W

3 - Sempre, sempre, desde que com comentários com palpites, comentarem no fim da listagem de comentários.

4 - O Nº de tentativas será ilimitado ; 

5 - Em cada tentativa, no mínimo de 5 palpites de cada vez,  eu apenas direi quantos certos ou errados !

6 - Não direi quantos certos ou errados se palpitarem menos de 5 ou mais de 10, ou se os palpites não estiverem no fim dos comentários !!!

7 - Os próprios pintores poderão concorrer, desde que tenham o cuidado de não dar a conhecer qual a sua obra, podendo até indicá-la como sendo de outro, para despistar ! :))

8 - Não darei respostas (em princípio, entre as 23:00 e as 10:00 h., mas poderão enviar palpites ou comentários nesse intervalo, claro.

9 - A partir de determinada altura, os comentários poderão passar a moderados ! Numa altura em que possa haver quem já tenha conhecimento (ou julgue ter) da chave completa.


10 - Se, ou quando alguém julgar já estar muito próximo da chave completa, deverá enviar mail com a equivalência das 20 correspondências ! ... A partir daí passarei a moderar os comentários, para não acabar com o divertimento dos outros.
Quando certas não revelarei de imediato (para os outros) quem já concluiu a chave !


11 - No fim, veremos quem acertou na totalidade, ou teve mais acertos !

SUGESTÕES :

1 - Poderão pesquisar na net o estilo de cada pintor , mas,... não se devem preocupar   inicialmente, em reconhecer as pinturas (a não ser que já as conheçam), mas sim, ir eliminando ou considerando, correspondências certas e erradas, por registo num mapa.

2 - Se simplesmente quiserem comentar qualquer coisa, mas sem incluir palpites, então poderão comentar, como resposta em qualquer comentário. Podem "dialogar" à vontade uns com os outros, sobre o que entenderem ! rsrs ...

3 -Façam por, sabendo as respostas todas que irão indicar de cada vez (entre 5 e 10), não acertar todas, para não facilitar demasiado a vida dos outros. O "bluff" é permitido ! :)

4 - Atentem, que uma indicação minha de zero certas é boa para todos, porque podem ir eliminando essas possibilidades , bem como, se uma resposta minha de "todas certas", será óptima para todos, porque lhes permite saber que essas correspondências estão certas ! ...(também tem piada a "batota" ! rsrs ) ...

5 - Os palpites dos outros, servem-nos a nós também ! :) ... Muita atenção a isso !
Os palpites de cada um e as minhas respostas, podem ser aproveitados por todos ! :)

6 - Aconselho a "marotice" de induzir os outros em erro, através dos seus próprios palpites, sendo certo que o último palpite de cada um relativamente a cada nº é o que será válido !

7 - Notem que o último palpite sobre cada correspondência é o que conta, o que quer dizer que se já o tenham acertado antes, o último , se for errado, anulará o anteriormente certo ! 

Isto quer dizer que, sabendo ao certo algumas correspondências, poderão indicá-las erradamente, para tentarem descobrir outras em que tenham dúvidas.
Errar, também os ajuda à solução e eu avisarei sempre com antecedência sobre o fim do desafio, para poderem enviar a chave definitiva.

8 - Aconselho vivamente a fazerem uma pequena (ou grande ... rsrsrs) escrita, ... eu sugiro a criação de uma "grelha" para irem registando os palpites dos outros e as minhas respectivas respostas quanto ao nº de certas e erradas, para irem eliminando possibilidades e registando as certas . Garanto-lhes que sem isso não conseguirão chegar à chave !

9 -Sugiro o raciocínio do jogo do "Master Mind" ! ... por tentativas e eliminação de possibilidades e registo de certas.

Aguardemos pelo "Desafio" e v
ão preparando estratégias !!!  :))

53 comentários :

  1. Não sei se vou entrar. O outro deu-me imenso trabalho, levei horas no pc.
    ando com picos de tensão, não devo enervar-me.
    Um abraço e bom Domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda falta uma semana, Elvira ! :)

      É um facto que é muito trabalhoso, mas que se vai enervar mais serei eu de certeza absoluta !!! rsrs
      É mesmo um “passatempo” demorado” (para uns 3 ou 4 dias , senão mais !) :)
      Abraço e Boa semana !

      Eliminar
  2. Logo ao Domingo, que é quando tenho mais vagar é que vais começar já noite dentro, a caminho de segunda em que se começa a trabalhar. Vamos lá ver se consigo aguentar-me, relativamente ao tempo e esforço, que isto exige. Sabes que adoro estes teus desafios e parece-me ter sempre cumprido com as regras que determinas, mas também sabes, Rui, que este tipo de desafio exige muita pesquisa e poder de concentração.
    Mas, venha ele, e depois se verá. Vinte quadros de uma assentada é muita fruta!! :)
    Inté...haja cabecinha para pensar e sangue frio para calcular, que vontade não falta.:)

    Beijinhos. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou-te confidenciar uma coisa :
      Tu sabes, Janita, que o Domingo é para mim o "pior dia" da semana em termos de disponibilidade de tempo ?...
      Sabes que isto de ter 3 filhos casados, 6 netos um deles já “casado” , mais um (eramos 4) irmão meu e 2 (eram 5) da Lena, com as respectivas famílias ,... Sabes que se contarmos os meus sobrinhos somos mais de 100 ?!?! rsrsrs
      Os fins de semana são sempre curtos, porque fazemos “Encontros” com Almoços ou não, todas as semanas !!!
      Além disso a Lena tem uma rede de Amigas/os com quem nos “Encontramos” com muita frequência” , semanalmente ou quinzenalmente, com Almoços !!!
      Daí o valor que eu dou aos “Nossos Encontros” da Blogosfera, infelizmente só num intervalo de uma eternidade de meio ano !!!

      ... mas, já agora e para veres "a minha vida" temos 3 manhãs de ginásio (toda a manhã com ida e vinda) ! ... e sabes que saímos umas 3 tardes por semana para diferentes coisas ?...
      ... e, isso sabes , que o meu dia acaba às 23:00 h !
      Portanto, sabes que o meu tempo de blogosfera não é o que parece ! rsrsrs

      Beijinhos muito bem pintados ! :))))

      Eliminar
    2. Caramba, Rui...que vida social agitada tu e a Lena têm!
      Acho que aí anda um pouco desse frenesim do Variações...
      lol
      Eu gosto mais de calma e sossego.
      Sair um dia por semana e fazer as minhas caminhadas diárias, chega-me bem.
      Beijos. :)

      Eliminar
    3. Rui, Isso é que é uma vida animada!!! Tu não paras :)))
      Acho que os desafios te darão um trabalhão mas vendo o lado positivo da coisa: faz bem aos neurónios e vamos tentar não faltar ao compromisso , Força Janita que tu és uma barra!!! bjs

      Eliminar
    4. Janita

      É assim mesmo e sem qualquer exagero, antes pelo contrário, querida Amiga !
      Porque julgas que eu adoro os nossos “Encontros /Convívios” ? É por esse hábito de estar com os Amigos, especialmente à semana ! Eu e a Lena sentimos essa necessidade social ! A Lena, nesse aspecto ganha-me de longe (mas claro que estamos sempre os dois) ! rsrs … Isto para alem de estarmos com a família constantemente, especialmente aos sábados e domingos ! … Vivemos todos num raio de 20 kms.
      E todos os meses nós, irmãos (meu e Lena) fazemos um Almoço juntos (à semana) em casa de cada um, à vez. :)

      Beijos !

      Eliminar
    5. E é mesmo ANIMADA, papoila ! … É uma satisfação, um prazer e uma alegria muito grandes ! :)
      Raramente tenho um dia só para mim , sem “compromissos” marcados ! … E se não estão marcados, lá sai uma ida ao cinema, ou um passeiozinho ! :))
      E por falar em “neurónios”, tu queres saber que me sinto hoje muito melhor, deles e me sinto mais novo, do que há 7 anos , quando entrei na blogosfera ? … Não sei se se nota ?!... eheheh

      Eliminar
  3. Um clássico que muito me agrada. Obrigada, Rui.

    Não obstante, tenho que resmungar: ou não são vinte obras de artistas portugueses, ou dás-nos mais tempo. Da outra vez, nem tive tempo para investigar, embora investigar não seja o meu forte. E é bom não esquecer as pintoras e escultoras portuguesas. Da outra vez, só apareceu a Aurélia de Sousa.

    Hoje é a Noite dos Museus em Düsseldorf, mas como fui com a Ema e Vannie não vi tudo como gostaria de ver.

    Desejo-te um bom domingo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Óptimo, Teresa ! :)) … e não tens que agradecer, porque o prazer também é meu ! ))

      Mas não resmungues ! Eheh … Trata-se de facto de apenas pintura portuguesa , porque toda a outra a que eu tenho acesso está na net e assim sendo, o desafio não teria qualquer interesse. Bastaria ir lá (perguntar ao Google de quem era aquela pintura) e responder ! :((
      E repara que isto não é apenas “conhecimento” da pintura. Também tem a sua parte de jogo (tipo master mind” (Tentativa e erro e respectivos registos).
      Desta vez vou dar o tempo que quiserem, como já viste na proposta !
      Este, terá 5 pintoras portuguesas ! (temos que reconhecer que há muito mais homens a pintar ) ! :((

      Boa semana ! :)

      Eliminar
    2. Sempre que jogo o master mind com a minha filha mais velha, perco SEMPRE.

      Cinco pintoras portuguesas já é bom. Claro que há mais homens a pintar, mas nenhum deles se compara a uma Vieira da Silva, a uma Paula Rego ou a uma Aurélia de Sousa.

      Então, até domingo, ou mais precisamente​, segunda-feira, porque já estou na cama quando inicias o desafio.

      Beijinhos primaveris.

      Eliminar
    3. Ora aí está uma boa sugestão, Teresa ! rsrs... Fazes o desafio "a meias" com a tua filha (ela faz os registos e ajuda nos palpites) ! :))

      Para já não falarei em nomes, mas esclareço uma coisa :
      tem que ser quadros que não tenham sido publicados na net , senão seria demasiado fácil ! :))

      Então, até 2ª fª., esperemos que com Primavera mais "visível" ! :)

      Eliminar
    4. Os meus filhos detestam as redes sociais e são contra os meus blogues. O desafio é para mim um passatempo, portanto nāo preciso de ajudas.

      Quer dizer, Rui, que os artistas escolhidos são desconhecidos no mundo artistico português. Paciência! Compartilhar é tudo.

      Aqui, temos um fantástico tempo primaveril, que ando a aproveitar, porque a previsão para Abril é chuva.

      Eliminar
    5. Não é bem isso, Teresa.
      Pelo menos metade são dos mais conceituados pintores portugueses de sempre !!! ... 7 deles nascidos no séc. XIX, oito, mais jovens, ainda vivos !
      O que eu queria dizer é que as pinturas de desafio (que eu saiba) não se encontram no Google ! (?) ... No entanto, belíssimas obras !

      Eliminar
  4. Rui...Meu velhinho...Estou fora.... Não há tempo
    Desculpa
    Kis :=}

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahah... Isso julgavas tu ! rsrsrs …
      É que sabendo eu que estarias por cá, pelo contenênte, este fim de semana, deixei para o outro e dias seguintes ! :)) Vai ser desde 2 a 5, ou 6 de Abril …
      Não tens escapatória ! rsrsrs
      Tens tempo sim !!! Já te estou a ver velhinha a pesquisar ! eheheh

      Kissinhos :))

      Eliminar
  5. Óptimo, venha um novo desafio! (mas deviam vir também algumas pequenas dicas antecipadas também)
    um beijinho, boa-noite e até amanhã

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não Gàbi. Desta vez vai ser mais a sério ! :)) …
      Não haverá dicas antecipadas !
      … mas poderás (e deverás) estar atenta aos palpites dos outros e minhas respostas sobre certas e erradas e fazer a tua grelha ! Sem isso, nada feito ! :( … rsrsrsr
      E já deves ter reparado que é em 2 de Abril às 22:30 (próximo Domingo) !!!
      Estou a avisar com antecedência para meterem férias nesses dias ! rsrsrs

      Eliminar
  6. Estive a ler ali a alínea nº 7 das REGRAS e, coisa curiosa, então se os próprios pintores também podem concorrer, queres dizer que são pintores de conhecem o teu blog e andam nisto dos passatempos. Grande pista me deste, Ó Rui!!

    Então até mais logo e bom Domingo. :)
    Beijos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó diabo!! Então não é que vi agora ali que isto só começa a 2 de Abril?? Pensei que fosse HOJE...E ainda na semana passada mudei as lentes dos óculos. Isto não está a começar nada bem...:(

      Eliminar
    2. Também pensei que ia ser já este Domingo, Janita :)

      Eliminar
    3. Gábi, já andamos baralhadas e ainda a procissão não saiu da Igreja. Que fará quando vier para o adro...Ehehehe
      Beijinhos.

      Eliminar
    4. É verdade, Janita. Desta vez os próprios pintores podem concorrer (desde que estejam vivos e saibam deste desafio)! eheheh

      Para este Desafio, até de hoje a 8 dias ! … Até lá podes ir pensando e antecipando todos os teus afazeres, para estares livre ! eheheh

      Eliminar
    5. Janita
      Ó Diabo, não ! … Que maravilha ter uma semana para pensar nisto e deixar o tempo livre para os palpites ! Eheh
      Agora com novos óculos, não te poderás queixar ! rsrs
      Acho que vai ser muito mais divertido que o anterior em que foram dadas muitas dicas antes do desafio ! :)

      Eliminar
    6. redonda
      É isso, Gábi ! Tens 8 dias pela frente para “estudar pintura ! rsrsrs
      Isto é que eu sou um “mãos largas” !!! rsrsrs

      Eliminar
    7. Oi Rui lendo aqui vejo que nao só eu achei que já estava atrasada pra começar hehehe
      Estou sem prática,errando muito por aqui,. Até domingo entao. Obrigada Janita pela carona no recado.

      Eliminar
    8. Olá Lis :)))
      Conto contigo Domingo a noite e dias seguintes!
      Vais ver como voltas cheia de garra e claro, a errar como todos os outros, o que será normal nestes "passatempos" !
      Foi uma boa ideia avisar com tempo ! :)

      Beijinhos, querida Lis ! :)

      Eliminar
  7. E tu julgas que eu tenho paciência para ler isto tudo?! :)
    As minhas capacidades nesta área são muito limitadas!
    Abraço

    LM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é minha Amiga. :( … Terás que ter paciência se quiseres participar ! … e terás que fazer a “escrita” que sem ela nada feito ! rsrsrs... Isto se quiseres participar, claro ! :)))
      Mas olha que te ajudava a distrair umas largas horas ou dias ! :))))
      ... e eu darei tempo para fazerem isto nas calmas !

      Eliminar
  8. Ai Jesus... Mais um quadro Excel para preencher! :)) Ou pelo menos tentar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheheh... Ai Jesus ! … Ó Diabo ! … Em que ficamos ?... rsrsrs

      Tomara eu fazer apenas "Um Quadro", Luisa !
      Eu tenho que fazer vários quadros e ter presente as respostas de todos e os respectivos registos, para saber quantas e quais já acertou quem !... Já imaginaste o meu trabalho ?...
      Vai ser uma maratona para quem quiser ter trabalho ! … Mas será também muito divertido ! :))
      Eu não deixaria escapar ! :))))

      Eliminar
  9. "A ver vamos como diz o cego"

    Por agora venho apenas deixar o meu beijinho e desejar-te uma boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)) ... Gosto disso, Adélia ! ... Olha que se tiveres disposição passarás alguns bons momentos de distracção e divertimento ! :))

      Também para ti, Amiga, o meu beijinho e os votos de uma boa semana , antes do trabalho que terás pela frente ! rsrs

      Eliminar
  10. Estou entusiasmada! Isto é uma "trabalhêra" mas ao mesmo tempo uma grande animação. Pena não dizeres coisas do género: desta vez não são só portugueses.... ou são só portugueses????
    bjs sorridentes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)) Apesar da trabalheira , eu adoro a animação gerada, a interacção que proporciona, a diversão que nos alegra e a partilha de emoções que nos toca.
      Sinto que se reforçam “laços” entre todos ! :))))
      Como habitualmente, por aqui, só português !

      Beijinhos, claro que sempre sorridentes ! Não de outra maneira ! :))

      Eliminar
  11. Continuo a pensar que não vou entrar. Ando com picos de tensão, não quero enervar-me. Tenho consulta dia 30. Dependendo dela poderei concorrer ou não.
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro, Elvira. Sinta-se à vontade de participar ou não, que eu compreendo ! Não se preocupe.
      Se achar que lhe possa até fazer bem, participa.
      Se sentir que fica nervosa ou stressada, nem pensar !
      Isto só tem interesse se for divertido !

      Boa semana e um abraço

      Eliminar
  12. Estarei em férias de 31 de Março a 5 de Abril.
    Se ainda houver desafio...
    Aquele abraço, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :(( … É capaz de chegar a tempo, mas se calhar já com totalistas !?... Depois se verá.
      Entretanto, que sejam uns dias bem aproveitados, Pedro ! :)

      Abraço e Boa semana ! :)

      Eliminar

  13. Cá estarei, podes contar comigo!! :D

    Depois do treino com que ficamos no desafio colectivo anterior, acho que agora vais ser muito mais interessante!

    (ah... e sempre quero ver se consegues ser intransigente!)
    hehehe


    Beijinhos em grande expectativa
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que estou a contar contigo , até com o teu apoio e com o apoio e a compreensão de todos que resolverem dizer “presente” ! rsrs
      Eu sei que tu, eu e mais uma meia dúzia , não deixamos passar estas coisas sem nos aplicarmos a fundo ! :))))

      Acho que nem serei só eu a ser “intransigente” ! rsrs Todos nós vamos pugnar para que se cumpram as regras e nisso colaborarem comigo ! Afinal, o interesse é geral !
      Ninguém poderá “levar a mal” um puxãozinho de orelhas se for preciso ! rsrsrs
      Beijinhos também expectantes , Amiga minha ! :))

      Eliminar
  14. Oi Rui
    Nossasenhora! rs muitas informações que preciso voltar e ler devagarinho hehehe Já atrasada talvez!
    Vou tentar porque estou voltando ,com garra.
    Por enquanto só um alô ok?
    abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tanta pressa _escrito em vermelho e nao vi que o desafio só começa de verdade no dia 02 de abril_ hehehe Preciso verificar meu grau de ansiedade nessa volta Rui

      Eliminar
    2. Voltando com garra, Lis ?... Que maravilha !
      Sinal que as “férias” da blogosfera resultaram plenamente ! :))
      eheheh... Pois é ! Por vezes nem lemos os título a vermelho ! Eheheh … Mas ainda viste a tempo !.
      Como vês, até têm tempo para estudar a pintura portuguesa ! Eheheh … Não. Não será necessário ! :))
      É só para estarem a contar com aqueles dias para o desafio e vamos ter os dias necessários ! :))

      Beijinhos, Lis … e um feliz regresso !!! :)))

      Eliminar
  15. Vou estar atenta amigo Rui :)

    Para mim estes desafios são os mais difíceis pois exigem algum tempo, tempo que nem sempre tenho, no entanto como se trata de pintura, conta comigo ! :)

    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A avaliar pelos anteriores, creio que vai ser divertido, Fernanda ! :))
      :))) ... O "senão" é esse mesmo ! :( ... Dão muito trabalho a quem "participa" e a mim trabalho a multiplicar pelo nº de participantes, que tenho que fazer a "escrita" de todos, mais o de fazer o post e re-edita-lo! eheheh ... Não queiras estar na "minha pele" " :)))

      Beijinho :)

      Eliminar
  16. Olá Rui
    Mais um desafio que me parece bem aliciante, vamos ver se consigo atinar com as regras todas, mas vou tentar, prometo.

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai ser, sim, Manu, mas prepara-te para muito trabalho !
      Por isso é que avisei com uma semana de antecedência para "meterem férias" ! eheheh

      Se todos seguirem aquelas regras torna-se mais fácil para todos e não só para mim ! :)

      Está prometido !

      Beijos :)

      Eliminar
  17. Acho muito interessante Rui que tenhas escolhido o tema da pintura !!!
    tenho tido menos disponibilidade para os blogues nestas ultimas semanas, mas estou atenta !
    abraço
    Angela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Óptimo, Angela ! :)
      Então fica atenta, que no Domingo sai às 10:30 um pré-post com os nomes dos Pintores e letra respectiva e o desafio sairá 12 h depois, às 22:30 !

      Abraço

      Eliminar
  18. Olá, Sr. Professor/"Inginheiro", carago!

    Rui, tu pões estes amigos todos na crista da onda, mas eu sei k a maioria adora participar, embora a taquicardia, em alguns, seja uma realidade.

    "Kirido", você sabe como gosto de você, ah, mas não vem pra cá k não tem, não (risos)!

    Boa sorte, bons conhecimentos e muita trabalhera.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Creio que quem mais trabalha tenha que ser eu. Não fazes uma ideia e não me posso distrair durante esse trabalho !
      ... e por vezes sou eu que sinto a taquicardia ! Isto é coisa muito séria !

      Obrigado !:)

      Eliminar
  19. O desafio parece bem interessante. O problema é mesmo o tempo... O tipo não tem propriedades elásticas. :(
    Bjinhos

    ResponderEliminar