Trata-se do MAR de MINDE, ou POLJE de MINDE, ou ainda LAGOA de MIRA de AIRE !!! …
Acontece é que ao longo das eras geológicas (milhões de anos) estas águas se foram infiltrando através do calcário uma rocha bastante solúvel, e se criaram redes de galerias subterrâneas, entre grutas e algares.
A circulação de águas subterrâneas faz-se no seu essencial por redes de galerias com secções que vão dos pouco centímetros às várias dezenas de metros.
Toda a região do Parque Natural da Serra de Aire, Candeeiros e Stº António, é essencialmente calcária, uma rocha muito fissurada que normalmente não consegue reter a água das chuvas. Mas o subsolo por debaixo do polje é impermeabilizado, muito provavelmente devido a uma zona argilosa. Assim, sempre que chove, o nível da água sobe através dos próprios poços de água, e inunda o vale.
Assim se foram criando as Grutas de Mira d’Aire, de Stº António, de Alvados, da Moeda, das quais a 1ª é a mais importante e apenas a 15 kms de Fátima.
Esta Gruta tem cerca de 10 kms, dos quais estão abertos ao público 600 metros numa profundidade percorrida de 230 metros, com cerca de 680 degraus e iluminada por cerca de 3 mil lâmpadas !!!
Fotos das Grutas , algumas com formas muito estranhas ! ;))
Na 1ª edição, acertaram :
Rosa dos Ventos, São, cantinhodacasa, Majo, Sonhadora
Na 2ª edição :
M.A.A, Janita, flor de jasmim
Obrigado pela presença a :
ematejoca, Nina..., redonda, Portugalredecouvertes, Pedro Coimbra
Actualização :
“quando as condições de pluviosidade excedem os valores considerados normais e os terrenos atingem um nível tal de saturação que não lhes permite absorver mais água.
Acontece em zonas de geologia calcárea, em que a erosão ao longo das eras geológicas fez já "estragos" consideráveis.
Sendo uma rocha bastante solúvel, o calcário cria redes de galerias subterrâneas.
A circulação de águas subterrâneas faz-se no seu essencial por redes de galerias com secções que vão dos pouco centímetros às várias dezenas de metros e não por lençóis e estratos mais ou menos porosos.
Na verdade, não existem rios de superfície nestas áreas, eles tomam a forma subterrânea e só aparecem à superfície, já na periferia dos maciços calcáreos.
Um lençol de água subterrâneo que inunda o vale sempre que chove muito. E por isso, no pico de Agosto o falso lago desaparece, ficando reduzido a uns pequenos charcos de água barrenta.
Com cerca de 2,5 quilómetros de cumprimento e mais de 800 metros de largura, este mar, como é conhecido na zona, pode proporcionar muitas horas de gozo aos praticantes de desportos aquáticos. Com uma profundidade máxima que chega a ser superior aos 15 metros na zona central, e perto das margens a rondar os quatro metros, reúne óptimas condições para o mergulho com botija.
A canoagem é outra das melhores formas de aproveitar este universo invulgar.
… e além disso , outros fenómenos geológicos de que ainda falaremos !
INICIAL :
Este post encerra esta série do "Andando por aí", a seguir ao qual, haverá um "exame de frequência" do 5º ano de blog e de "pesquisas" (evidentemente, para "voluntários"), que "sairá" no dia 24/10 com 10 questões !
Esta foto, que não é minha, representa um "fenómeno" da natureza, em determinada zona (local) do nosso país, no qual, uma determinada enorme área seca se enche de água durante determinados períodos de chuva intensa (e não anualmente, mas de anos a anos e sem periodicidade), no qual, inclusive, se praticam desportos náuticos, formando uma lagoa,... um autêntico "mar", como é visível na foto e no qual, inclusive, se praticam desportos náuticos !
Tive ocasião de presenciar in loco esta paisagem, mas completamente seca !
A explicação deste "fenómeno" reside no seguinte facto :
Em zonas em que há rios, estes são formados, para além da sua nascente, pelas chuvas que escorrem das montanhas em sua direcção e daí seguindo para o mar;
em determinadas zonas (raras) onde eles não existem (à vista) por condições morfológicas e geológicas dos terrenos, especialmente de natureza calcária de grande extensão e profundidade, a água vê-se "impedida" de escoar por infiltração, nos terrenos e o "fenómeno" acontece com implicações curiosíssimas, originando outros "fenómenos" de que falaremos seguidamente, neste post !
Para já :
Saberão por acaso, ao que me estou a referir e em que local ? ...
(Comentários moderados)
Já não ando por aí; ando por aqui.
ResponderEliminarNão tenho tempo para pesquisas, porque a minha nova casa continua com dezenas e dezenas de caixas de papelão para arrumar, mas no dia 24 volto aqui para responder às tuas questões.
Saudações de Düsseldor, meu querido amigo.
Passou rápido, Teresa ! :(( … é pena quando temos que deixar um lugar que nos deixa tantas e tão boas recordações e de que gostamos !
EliminarBoa notícia, passares por aqui (para trabalhar) no dia 24 (até 28) ! rsrs
Beijo grande para a minha amiga que esteve tão perto e que está de novo bem longe ! :)
.
Quem diria que há um "mar" no meio de serras?! :)
ResponderEliminarAbraço
Rosa dos Ventos
É verdade, Rosa ! Quem diria ?! … mas olha que é verdade e eu vi algumas das "consequências" ! rsrsrs … Bem que eu te tinha dito que ainda havia mais ! eheheh
EliminarAbraço
.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarPeço desculpa, Ju. Eu tinha o post agendado, mas só agora cheguei a casa e vi que ainda não estavam os comentários sob moderação. Agora, já estão ! :)
Eliminar.
Então os comentários não estão moderados?
ResponderEliminarAgora já estão ! )) Posso avisar já, que não é na serra da Estrela !
EliminarHá por lá 2 rios : Mondego e Zézere e as suas várias lagoas são permanentes, claro que coim mais ou menos água !
É visível também na foto uma povoação bastante densa !
.
.
Pois, serranias e lagoas são um bonito panorama..e este eu já vi, rrss
ResponderEliminarAbraço, Rui
:)) ... Calculava que sim, São ! ... Viajada lá por fora e cá por dentro, seria natural ! :)))
EliminarAbraço !
:))
Olá! Vais fazer cinco anos? Já?! E vais pôr-nos aqui a pesquisar, mauzinho.
ResponderEliminarOK, o que importa é a festa. E quero uma taça de champanhe, um licor, uma vinho do Porto. Gosto.
Ora bem, esta fotografia está lindíssima, não conhecia este fenómeno, e gostei do que li, essencialmente por tem castanheiros, e outras árvores, e estamos na época delas (mas ainda não as comi, este ano).
Envio e-mail
Vê lá o que vais pôr nas questões. Estou na fisioterapia, perco mais tempo e quero acompanhar o desafio.
Beijinho
É verdade, Maria ! Dia 24/10 !!! … Como o tempo passa !!! :))
Eliminar… e claro ! É altura de “me avaliar” a mim mesmo ! Até que ponto lhes consegui transmitir o gosto pela pesquisa ? … (só coisas elementares ! rsrs )
Já vi que conseguiste encontrar a origem desta foto e só te posso dizer que deverás ir lá , não só por isto, na próxima oportunidade ! :)
Beijinho
:)
~
ResponderEliminar~ ~ Olá, Rui.
~ ~ É a Lagoa de Minde, Alcalena, Santarém.
~
ResponderEliminar~ ~ Não conhecia, mas cheguei, abri uma página e encontrei: facílimo!
Certíssimo, Majo ! Deverás fazer por conhecer, não só isto, na próxima oportunidade. Valerá a pena o que se pode ver por lá ! :)
Eliminar.
Já andei várias vezes por esses lados! Desci bem fundo mas não me molhei!...
ResponderEliminarJá vi que sim, Ju ! … Olha que eu não posso dizer o mesmo ! Acabamos sempre por ser “salpicados” rsrsrs
Eliminar.
Amigão, este passo. Faço-o porque, aproveitando o fraco gosto por geografia, vou pregar para outras freguesias (trabalho de escola).
ResponderEliminarFica uma beijoca a todos
Nina :)
:)) … Será que passas ? … Já nem acredito ! rsrsrs
EliminarSe não quiseres pesquisar, passa depois por aqui para ver o resto ! :))
.
Hum... para já não tenho ideia....vou tentar pesquisar....
ResponderEliminar:))) … Vai valer a pena acompanhar o “resto”, Gábi !
Eliminar.
Será a Lagoa comprida deste post http://coisas-da-fonte.blogspot.pt/2010/10/paisagem.html ?
ResponderEliminarEsta foi a minha 5ª tentativa de pesquisa, e continuo sem saber - enigmas voltaram a ficar muito difíceis, quero enigmas mais fáceis!
um beijinho
Gábi
Não é por aí, Gábi ! :( … Essa lagoa, assim como todas as outras da Serra da Estrela, não esgotam a água totalmente como esta da foto, tal como tinha dito acima, à Sonhadora (que entretanto já lá chegou) ! :)
EliminarOlha que esta nem é assim tão difícil !
… mas gostei de ver a “técnica” que usaste ! eheheh ... Foi uma boa tentativa !
Beijinho !
:)
Claro! Olha lá a lagoa em forma de coração! Chega assim ou queres mais??:)))
ResponderEliminarBeijinhos.
( Exames de frequência...? Nunca ouvi falar nisso. Se me reprovas, mudo de escola, vou para o ensino oficial! :-) )
Aqui o ensino paga-se caro e é muito puxado...Ehehehe
(???) … Fiquei com algumas dúvidas, porque a famosa lagoa em forma de coração, é a lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro ! Não sei se é a esta que te referes, mas a da foto é cá em Portugal !
EliminarNeste exame próximo só vai haver uma negativa (ou positiva) que será a minha própria ! rsrs
Será que fui verdadeiramente incentivador da pesquisa, ou não ? … :) … Mas para ser sincero, espero que todos acertem em mais de metade (positiva) !!! :))
Beijinhos !
:)
Não é essa, Rui! Mas também acho que confundi a lagoa com a ilha dos amores,, tás a perceber?
EliminarQueria ver se me livrava de pesquisar...mas parece que tenho de ir ao castigo!!
Beijinhos.
Janita
Ahahaha… Com que então estavas a “tiros para o ar” a ver se acertavas ? rsrsrs …
Eliminar… e não. A nossa ilha dos Amores é em V.N. de Cerveira, ou então a do Luis de Camões, um bocadinho mais distante ! rsrs
.))) … Pois é ! Desta não te livras ! rsrs … mas basta estar atenta e se não puderes eu darei a solução em pouco tempo, porque amanhã temos mais e desta vez ,… “a doer” ! eheheh
espetáculo, Rui! aqui para os meus lados há uma lagoa num serro, mas ainda não fui lá, mas que será proveniente de um fenómeno semelhante! não é essa porque não tem uma povoação junto dela
ResponderEliminarolha que coisa bizarra que não conheço!
até amanhã, boa noite a todos
Angela
Trata-se de um fenómeno muito, muito curioso Angela, pelas condições geológicas daqueles solos calcários! Eu vou abreviar com uma “actualização” !
EliminarSe estou a ver bem a coisa, isto é no meu concelho.
ResponderEliminarOs meus avós viviam numa (a do Botão) esta é a outra (a da Serra).
Será assim??
Não é a do Botão, mas não é muito longe daí, Pedro ! … mas também não é na Serra da Estrela ! è numa “confluência” de 3 serras , onde não há rios visíveis !
EliminarEu estava a pensar na Pampilhosa da Serra, Rui.
EliminarA Pampilhosa do Botão era onde viviam os meus avós, bem ao lado da Mealhada
Aquele abraço
Ah ! ... mas também não é por aí ! ... É mais abaixo um pedacinho ! :))
EliminarAbraço !
:)
Andei lá perto :))
EliminarAquele abraço e votos de bfds
O acertar, era uma parte ! A "reportagem", é a 2ª ! rsrs
EliminarAbraço, Pedro ! :))
.
Se é o local que eu penso...até tem um linguajar próprio...será ?
ResponderEliminarM.A.A.
:))))))))) ... Quase, tal como aí perto, mais abaixo, os que jogam ao pau ! :)))) ... É mesmo ! :)))
EliminarOlá, Rui!
ResponderEliminarVê lá se é este o local e o "Mar" que te referes.
" Polje de Minde - forma cársica que ocupa uma depressão fechada instalada na base de uma grande escarpa de falha de grande juventude. A erosão cársica foi afeiçoando estas formas. O lago permanente que aqui existiu, deu lugar a um lago temporário que inunda a parte mais baixa do polje em períodos de chuva mais prolongados e de maior quantidade.
Também conhecido como O Mar de Minde é uma vasta "lagoa" que se cria na Serra de Aire e Candeeiros, quando as condições de pluviosidade excedem os valores considerados normais e os terrenos atingem um nível tal de saturação que não lhes permite absorver mais água."
Fonte: Wikipédia, claro!
Desta vez não usei a 'técnica das fotos' usei a 'outra'...:))
Beijinhos, que já me vou!
:)
Janita
ResponderEliminarÉ isso mesmo ! ... e comentário retido ! :))) ... agora vai pensando se isso pode criar outras consequências em prazos alargadíssimos de milhões de anos ! :)))
Beijinhos, Jani !
.
É verdade, Rui!
EliminarEm prazos alargadíssimos de milhões ou milhares de anos, a Terra vai ficar toda alagada....:((
Beijinhos e vai lá ouvir a nossa Hermínia- quando puderes, claro! :)
*-* Janita
Não me referia propriamente a isso, Janita, embora concorde, mas mais logo vou esclarecer o que queria dizer ! :))
EliminarJá lá fui e estive a recordar com saudade ! ... Fantástica !!! :)))
.
Tive que acender o candeeiro para se fazer luz, isto é o resultado da dentista me arrancar dentes!
ResponderEliminarMeu amigo segue mail!
Beijinho e uma flor
Olá Adélia ! ... Não me digas que estavas às escuras ! rsrs ... É sempre aconselhável estar no computador com alguma luz, nem que seja a de um candeeiro, claro ! ... senão o contraste do ecran com o escuro da sala, prejudica a visão !
EliminarNão sabia é que os dentes também podem produzir algum efeito, a não ser o inverso se doerem muito ! rsrsrs
beijinhos e :)))
.
Vim saber a resposta :) e quero enigmas mais fáceis, estes voltaram a ser muito difíceis! (assim por exemplo algo no Porto, e perto de onde moro, acho que poderia dar um óptimo enigma :)
ResponderEliminarum beijinho
Gábi
Então e amanhã vai haver champanhe?
ResponderEliminarParabéns por esta série de quebra cabeças :)))
Beijinho e uma flor
ahahah... Não ! :)) ... Amanhã vai ser dia de "Exame" (MEU) ! rsrsrs ... para quebrar cabeças ! :))
EliminarNão ! ... Vai ser muito fácil , mas um bocadinho trabalhoso (para 4 dias) ! eheh
Beijinhos e :))))
.
Pois gostei muito deste enigma e ainda acrescento uma espécie de cantilena com a qual os vizinhos das terras em volta nos mimoseiam quando querem meter-se com os naturais de Minde:
ResponderEliminar"Minde, mindonha
Mar sem peixe,
Serra sem lenha,
Homens sem barba
E mulheres sem vergonha!"
Eu sou uma delas! :)
Nasci realmente numa terra muito especial onde até há um linguajar próprio que eu domino mal...
Abraço
Como disse este era o último da série ! :)) ... Sabes que, desde que falaste no assunto (Mar de Minde) e Porto de Mós, andava ansioso por passar por lá um dia. Sabia que irias gostar, porque a "culpa" foi tua ! rsrsrs
EliminarA cantilena está o máximo e quer dizer que também és uma sem vergonha" ! eheheheh
O Minderico ou Piação dos Charales do Ninhou, ... rsrsrs... Infelizmente nunca ouvi ! eheh
Grande Abraço à "culpada" destes últimos posts ! :))
.
Há uns blogues que andam a ficar muito ternurentos!
ResponderEliminarÉs mesmo um "covano cópio"!
O meu tio mais novo do lado paterno e o único que resta duma irmandade de nove fez há uns anos um pequeno dicionário, vou perguntar-lhe se tem algum a mais e vou mandar-to para ficares a "penetrar na piação"! :)
Abraço
:))) Eu sempre fui muito lamechas, Rosa "sem vergonha" ! rsrs
EliminarAhahah… Para a piação do Ninhou, o Coisas da Fonte, poderá ser um “Ancho da Piação dos Charales do Ninhou” e então seremos “covanos cópios" da terruja de Camões” ! rsrsrs
… Isto é mesmo divertido, Rosa ! :))) … Olha só para esta:
Quando dou ao badalo sobre este engenho pio terrantezmente que este não é um jordar de terraiozinho meu ou o engenho de uma classe ancha do touquim na terruja das babosas mas sim um engenho de todos os charales e do Ninhou para o Ninhou e os seus terraiozinhos.
Sou Rui forno por serem tão cópios para estas varejeiras!
ahahah ... Percebeste tudo ? ... rsrsrs ... Eu nem por isso ! :))))
Um Abraço sem piação ! rsrs
.
Sobre esse “dicionário” , vê lá uma “amostra” :
EliminarSabes que este , covano cópio, não é zambarino, mas antes um Zé da navalhas, ficarei em Arlindo Pessoa, mas teremos que tarear ou então terei que te engorjar .
Mas eu queria jordar o neto sem ter que ir enricar !
Ahahah … isto é uma delícia ! :)))
Abraço ! :))))
Eu sou do Ninhou e mal penetrei na piação!
ResponderEliminarOnde é que foste buscar estas pérolas?
Sabes que na escola, penso que a partir do 5º ano, a garotada agora tem a opção do nosso linguajar que alguns querem que seja língua?
Achei interessante!
Abraço
rsrsrs.... Sabes que já é a 3ª vez que eu respondo ao teu comentário e depois chego à conclusão que desapareceu ? ... Ontem, hoje de manhã e agora (vamos a ver) ! rsrs
EliminarComo sabes, sou curioso e andei pelo Google a ver vocábulos relativos à piação do Ninhou ! :)))
Encontrei muitos e tentei fazer graça com o teu comentário em que dizias que ias ver se um tio teu tinha um dicionário a mais e estava-te a agradecer ! :)))
A minha resposta (das 12:19 acima) queria dizer mais ou menos isto (que entretanto perdi-lhe o rasto) :
(Sabes que este , covano cópio, não é zambarino, mas antes um Zé da navalhas, ficarei em Arlindo Pessoa, mas teremos que tarear ou então terei que te engorjar .
Mas eu queria jordar o neto sem ter que ir enricar ! )
Sabes que este “covano cópio” (tu o referiste), não é rico, mas antes um pobre diabo, e se sentiria em dívida, mas teremos que fazer um acordo ou então terei que te enviar uma prenda.
Mas eu queria negociar a oferta sem ter que ir roubar dinheiro !
Acho que se está a correr o risco de uma perda cultural de elevado valor, tal como esta "piação do Ninhou" , o Minderico, lingua de Minde, se não houver a atenção e intenção de a perpetuar de geração em geração ! Seria pena ! :(((
Achei este assunto (que já conhecia), não só interessante, mas sim uma pérola ! :)))
Abraço, Rosa e desculpa o atraso (sem culpa) ! :))
.