13/05/2015

BLOG DE FÉRIAS ...

... E EU TAMBÉM ! ... agora, ... em viagem. :))

Mini-férias que se impõem para meu descanso (e da Lena) e também para descanso ao RATO.

Vejam como ele ficou com tanta trabalheira (tem emagrecido imenso !) :




... e eu, ...  estarei pouco melhor ! eheheh

... mas se no fim das mini-férias o rato estiver assim :



... Então, nem queiram saber como estarei eu !!! :)))))


Em princípio, até 21/22 de Maio  não deverei poder responder aos v/ comentários, nem poderei acompanhá-los e comentar nos V/s Blogs, mas talvez possa, pelo menos, ir dando umas espreitadelas por tlm . (?)

E mais não digo, porque não gosto de lhes fazer inveja ! :))
Fiquem bem !

Abreijos para todas/os ! ... e ... Fiquem Bem !!!


Ah ! ... É verdade ! Durante estes dias estarão dispensadas/os da trabalheira das pesquisas dos "desafios" ! :)))

... mas poderão deixar "miminhos"  gostosos,  que eu sou um mimalhão ! eheheh

.

12/05/2015

COISAS,... NÃO SÓ "DA FONTE"

Reeditado

Explicação do post :

Quando se falou no “Encontro”, o Prof João Paulo de Oliveira, manifestou logo o interesse em estar presente. Seria apenas uma questão de conciliar datas. 

Desde logo lhe garanti o meu apoio a tempo inteiro, pelo menos no Porto e a norte ! :)

Dado ser uma pessoa muito ligada ao ensino, antes de vir, pretendeu, que uma vez cá, pudesse fazer algumas visitas a escolas portuguesas e para isso fomos contactanto a nossa Amiga Nina que se mostrou receptiva a mostrar-lhe a sua escola .

Só que a Nina pensou numa "Segunda Intenção", de juntar o útil ao agradável : fazer uma grande surpresa ao JP e organizar (em grande) uma enorme aula com 200 alunos no anfiteatro da escola com a finalidade de lhes evidenciar ao vivo as “Variações Linguísticas” do Português, para além da pronúncia. Também determinados "termos" completamente diferentes usados cá e lá para mencionar a mesma coisa.



Tudo isto estava perfeitamente programado e preparado, com todas as alterações no funcionamento da escola, com tudo marcado e gastos feitos, quando nesse mesmo dia (eu já no aeroporto), somos surpreendidos pela sua perda de embarque no avião ! :( … o que levou a adiar tudo por uma semana !

No dia da chegada, ainda antes desta sessão no anfiteatro, foi feita uma visita à escola com todas as explicações sobre o seu funcionamento, sempre acompanhados pela Nina, pela Bibliotecária e pelo Coordenador pedagógico.






Claro que a Nina, ainda teve a "imaginação" de criar uma surpresa extra (já prevista para a semana anterior) para o nosso amigo ! … Sabendo-se como ele é profundo admirador da Carmem Miranda e tendo uma excelente intérprete (Xana Saraiva) para isso, a sessão iniciou-se precisamente com “esse número”, belissimamente interpretado e com a letra adaptada ao nosso amigo :  
Simplesmente hilariante e interpretado com muita classe, tal qual a Carmem Miranda ! :)) (leiam,,, com a música da "O Que è Que A baiana Tem ? " ! rsrsrs



O Que é que João Paulo tem?
O Que é que João Paulo tem?

Tem berço em Stº. André, tem!
Apelid´ Oliveira tem!

Do Brasil com Roberto vem, vem
De D. Alice é refém!
E é feliz como ninguém!
Dois filhos adultos, tem!
Três netos lindos também!
Mestrado em Educação tem!
Tem graça como ninguém…
Como ele ensinava bem!

Quando você viajar,
Não se esquece de mim…
Mande um mail xinfrim
E post um like no fim!

O Que é que João Paulo tem?
O Que é que João Paulo tem?

Tem sede de conhecer, tem!
O infinito e mais além!
Ele gosta de viver bem, bem!
Sem véus e ranços também!
Tem riso de garoto, tem, tem!
Vai viver pra lá dos cem!
Seus alunos se tornaram alguém…

E saudades dele têm!

O Que é que João Paulo tem?
O Que é que João Paulo tem?

Já nessa aula, no anfiteatro, uma vez feitas as apresentações e a introdução, foram feitas leituras de vários textos com pronúncia de S. Paulo, do Noroeste brasileiro, carioca e até foram postos os amigos brasileiras a ler com pronúncia portuguesa e portugueses a lerem com pronúncia brasileira, além de se trocarem impressões e opiniões sobre os principais escritores portugueses e brasileiros e literatura em geral !
Os alunos mostraram-se entusiasticamente interessados e foi-lhes facultada uma interessantíssima sessão de perguntas à mesa, ao Prof. João Paulo, no fim da qual houve ainda uma sessão de autógrafos !




Após a referida sessão, não faltou um excelente e animado lanche por si (Nina) inteiramente preparado (e às suas custas) e a continuação de interessantes conversas luso-brasileiras, com o corpo docente da escola.





Claro que eu fui conivente e cúmplice com a Nina (estando a par de tudo, mas mantendo segredo) em todo este processo, totalmente surpresa para o nosso amigo !

Na noite seguinte a Nina teve ainda a amabilidade de oferecer a sua casa e um jantar aos nossos amigos, juntamente com algumas colegas.


Eu tive a grata satisfação de apreciar no semblante do JP quanto tudo isto o sensibilizou ! Dizia ele com frequência : “Acabo de ter as minhas duas horas de glória “ !!!

Também a minha enorme gratidão à Nina, que nos soube receber com enorme Amizade !!! ... Devo dizer publicamente que a Nina me (nos) surpreendeu e de que maneira !
Uma Muito Grande Amiga dos seus Amigos !!!

……………………………………………………………………………………

Para quem (nest post) não estava “por dentro” desta visita, devo dizer que tudo isto foi sendo falado e comentado posteriormente, em alguns posts ligados ao Encontro, conforme se pode constatar pela maior parte dos comentários ! Era portanto do “domínio público” de quem acompanha os comentários e claro, novidade para os restantes.
Por exemplo,
Palavras do Prof João Paulo no comentário que fez no post “Encontro – Post Final” :

"Que deleite inefável ter participado da Tertúlia sobre Variações Linguísticas, que a nossa querida amiga Nina organizou e nos recebeu com pompa e circunstância, bem como conhecer a talentosa Xana, que personificou com primor a nobilíssima cantora luso-brasileira Carmem Miranda (1909-1955), o competente coordenador pedagógico Pedro e a bibliotecária da imponente escola da Nina."


Neste post, inicialmente, o objectivo era ver quem está mais atento ao que se passa com os amigos ! :)
Neste caso, uma visita à escola da Nina, por parte do prof. João Paulo


Estiveram mais atentos :

São,     AFRODITE,     Flor de Jasmim,    Janita,    redonda,    Teté,    Pedro Coimbra,     luisa,       Rui Pascoal

Palpitaram, o que agradeço de igual modo :

ematejoca,     marina maia,    Majo,     papoila,    Portugalredecouvertes,    Ricardo Santos,    lis,    Henrique ANTUNES FERREIRA,    Graça Sampaio


E claro que teria que saber o que estas fotos representavam, o 


Prof. Ms. João Paulo de Oliveira



INICIAL :

Será que conseguirão saber do que se trata nestas fotos ? ...

Querem arriscar ? ... Palpitar não custa e neste caso o Sr. Google não poderá ajudar ninguém ! :( ... "sorry" :(


 ... é só palpitar e depois, contarei o resto, o mais importante ! :))







.

09/05/2015

INTERIORES

Reeditado

Trata-se dos interiores da “Associação Comercial do Porto” , anteriormente 
PALÁCIO DA BOLSA, nome pelo qual é mais conhecido, na Cidade do Porto, a tal   “Cidade assente numa montanha de granito”

                                     A vista exterior (muito conhecida)

                            O Pátio Interior, chamado o "Pátio das Nações"

Esta visita,  v
ejam este magnífico VÍDEO (link) , enviado pela Angela (Portugal-Redecouvertes), tal qual a visita guiada …




 …foi feita recentemente com os nossos amigos João Paulo de Oliveira (o Prof.) e com o Roberto (no dia após o nosso “Encontro” de Monte Real). 





… Vejam também esta boa COLECÇÂO de FOTOS (link), enviada pela Maria Araujo (Cantinhodacasa).


... E também  ESTAS FOTOS (link)  do Salão Árabe !!!

O Granito do Porto, uma autêntica montanha, é onde a Invicta assenta . 
Os portuenses utilizaram o granito do Porto na construção de monumentos como a Torre dos Clérigos, o Hospital de Santo António, o antigo edifício da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, a Estação de S. Bento, entre outros. 
O uso deste tipo de rocha vem do tempo dos nossos antepassados que aproveitaram este recurso para embelezar esta cidade, tornando-a assim uma cidade mais bonita, onde se torna apetecível a sua visita.

Reparem que, dado que fotos de interiores são “mais ingratas” de reconhecer, por motivos óbvios, pretendi, pelo menos, dar-lhes uma dica de qual a cidade ! :)

Esta dica permitiria recorrer ao Google e chegar à solução, apenas com a introdução, para pesquisa, das palavras : “cidade assente em granito” ou apenas, “cidade, granito” ! :)


Acertaram :

redonda,    Portugalredecouverte,   Ju,   Ricardo Santos,    cantinhodacasa,

   Pedro Coimbra,    Kok,    AFRODITE,    Fê blue bird,    Janita,    Flor de 

Jasmim,    M.A.A.

Grato pela colaboração a :



Evidentemente que o nosso amigo  Prof. Ms. João Paulo de Oliveira  teve uma “participação extra”, uma vez que me acompanhou nesta visita guiada. :)


INICIAL :


Diz-se, ... numa montanha granítica se montou uma cidade !

... e estes interiores são disso grata homenagem a essa cidade ! 
Sabem que tudo isto (à vista) e esta é apenas uma pequena amostra, é granito trabalhado à mão sem qualquer "revestimento" ? ... 
É habitual ver-se este trabalho em madeira, mas em granito ... !!!  Fabuloso !



Os tectos, o seu trabalho, magnífico, sempre diferente e sempre belo !



Este interior, bastante iluminado por enorme clarabóia por onde entra a luz e o sol.

                                                   Panorâmica interior

E vem isto a propósito de quê ? ...

Pois como não poderia deixar de ser, neste blog, a eterna pergunta :

Então do que é que se trata ? ... Sabem ?...

Se sabem, óptimo ! ... mas se não sabem, ainda melhor, porque irão ficar a saber !
Ora palpitem lá, que os comentários estão moderados ! :))

06/05/2015

ANDANDO POR AÍ - 45

Reeditado

Aqui, a dificuldade estava em palpitar que fosse um Edifício (Agência) do BP (P de Portugal) e pelo tipo de edifício palpitar que fosse o Banco de Portugal
A partir daí, o Google mostrava as fotos desta Agência de Braga
cujo arquitecto foi Moura Coutinho !


Se escreverem no Google : Agências do Banco de Portugal, esta aparece logo nas imagens, mesmo não mencionando Braga.



A foto, tirada numa deslocação (minha e da Lena) a Braga, com vista a um desafio, com a “conivência” da Afrodite (que anteriormente já tinha tido essa mesma ideia e a sugeriu) e da Maria Araujo (Cantinhodacasa). 

Claro que a sua participação neste desafio teve a intenção de ajudar, deixando a dica sobre a "maroteira" da pintura da placa que identificaria o Edifício ! :))



Falei na “República” (Praça da República) e em “Liberdade” (Av. da Liberdade), junto a este prédio e disse ainda que a foto foi tirada de um sítio “simbólico” daquela cidade – A "Arcada" de Braga.

                                                        Praça da República :

           Desafio : Where and who is Wally ?...na foto acima ? :)))

                                               (Direcção torre esquerda)


                                               Av. da Liberdade (foto acima)

O Ricardo Santos deu a dica do “Canudo” (a sugerir, Braga) e eu acrescentei que era uma ajuda que valia “muito dinheiro” (Banco).

Acertaram :
Rui Pascoal,    M.A.A.,    Ricardo Santos,    Flor de Jasmim,    Pedro Coimbra,   Janita,    Ju


Colaboraram :
redonda,     ematejoca,      luisa,     Mayombe ghost,    Teté,    Manu,    CÉU,
Portugalredecouvertes

Muito grato a todos pela presença e colaboração ! :)


                               Arcada à esquerda e Banco de Portugal à direita

INICIAL :

Após um breve "interregno", como que para "respirar" e também "saborear" tudo que se foi escrevendo nos vários blogs, um descanso de desafios e de visitas aos meus amigos da blogosfera, no seguimento daquele tão maravilhoso dia do "Encontro" e antes de um outro novo período de "descanso mesmo", que se avizinha (umas ligeiras férias de blogs de cerca de uma semana), ...  :))

Será que serão capazes de identificar e localizar este prédio numa cidade portuguesa, com ou sem pesquisa ?...
O "segredo" está em palpitarem de que prédio se trata. A partir daí o Google ajuda !
Se não souberem, eu ajudarei com mais fotos, ou novas dicas !


Então, ... que prédio é este e em que cidade ?


(Comentários moderados)




Poderei acrescentar que estou a fotografá-lo de um local "simbólico", quase um dos ex-libris da cidade !
Também, que entre as duas estátuas "sentadas" do topo, uma das letras é um "P".
:))... Vá lá. Já perderam a prática, ou ainda não ? ... rsrs
.