16/07/2016

UM BECO SEM SAÍDA (?)...

Reposição

Agendado - Hoje, um post bem diferente do habitual !

Este post tinha sido publicado por mim em 26/12/2009

Julgo não ser preciso tecer outras considerações, relativas a factos mais recentes, bem na memória de todos, dos quais, o último para já,  na noite de 14/7/16, em Nice (França), quando se comemorava o Dia da Tomada da Bastilha - Dia Nacional da França ! :(
Notar ainda que os problemas de ontem, 15/7 na Turquia, não serão totalmente alheios a estas questões

(Sem comentários meus - Estarei ausente uns dias)
.
Dá para pensar !!! ...




A Herança Cultural global das nossa crianças, será muito diferente da que temos hoje.
O mundo está, culturalmente, em mudança acelerada, dadas as alterações demográficas no mundo e as suas consequências.

É sabido que para que uma Cultura (neste caso, Judaico - Cristã) se mantenha é necessária uma taxa de fertilidade superior a 2 por casal. De outro modo, as populações que a integram diminuem progressivamente e essa Cultura vai-se desvanecendo, até à sua extinção.
Com base em dados de 2006, essa taxa ronda a média dos 1.38 em 30 países da zona europeia.
Com estes números, já entramos em aspiral descendente, sendo já impossível de reverter.
É evidente que nenhuma Cultura poderá sobreviver assim.

O mesmo não acontece, antes pelo contrário, com o povo Muçulmano e a Cultura Islâmica !

A Europa é um caso muito particular.
A “invasão” muçulmana tem sido um facto incontornável, com taxas de crescimento quase incontroláveis e tendo em conta as suas taxas de fertilidade muito superiores às europeias, verificando-se uma cada vez maior percentagem de muçulmanos na Europa e consequentemente, do Islamismo.

Já há mais de 52 milhões (na Europa) e prevê-se que, nas actuais condições, dupliquem em apenas 20 anos.

Segundo Alá estaria garantida uma vitória do Islão na Europa, sem necessidades de terrorismo, bombas ou guerras, ou outro qualquer tipo de violência. A “demografia” encarregar-se-ia disso em poucas décadas.

No Canadá e Estados Unidos a situação não é muito diferente.A taxa de fertilidade é também de 1,6 para a população nativa e de 2,1 na população de origem latina.Nos últimos 40 anos o nº de muçulmanos aumentou 90 vezes.

Os muçulmanos, não considerando os fanáticos extremistas, têm planos para “evangelizar” a América, através do jornalismo (nos vários tipos), da educação, da política e por vários outros meios (não bélicos ou violentos) desde que possíveis e oportunos.Daqui a 30 anos, as estatísticas apontam para mais de 50 milhões a viver na América.

Já nos fins da próxima década, o Islamismo poderá vir a ser a religião dominante no mundo e abaixo, vamos a ver como !

A Islamofobia europeia e americana debate-se, preocupada, contra esta situação, não encontrando outra saída que não bélica, o que não parece ser a melhor maneira de combater esta situação.
Temos que reflectir com serenidade sobre qual o tipo de atitude que se poderá tomar na Europa.
Todos sabemos que o "estigma muçulmano" é enorme para a maioria e um inimigo a abater, mas como deveremos educar esta geração, tendo em conta que a próxima já não poderá fazer nada para a ultrapassar, sem violência extrema ?
Se se educa para uma coexistência pluralista a tolerância aumenta e os medos e as diferenças atenuam-se, mas ao aceitá-la, o islamismo dominará facilmente.

Fomos educados na base de uma cultura judaico-cristã mas é já evidente o seu desvanecimento.
Nota-se já uma diminuição das práticas religiosas, um afastamento à Igreja e a sua substituição pela cultura do "Eu", da procura da felicidade individual e familiar e de uma maior vontade de refazer a sociedade de modo mais igualitário, mais solidária, mais justa e de relançamento da fraternidade, mas por outros meios, que não os das ditas práticas religiosas.

As sociedades ocidentais estão em evidente descristianização, embora com a persistência dos "símbolos", mas as práticas religiosas em decrescendo nítido e um tanto ou quanto desvalorizadas, evidentes com o crescimento dos não praticantes, do laicismo, do agnosticismo e do ateísmo.

O próprio Natal, até há poucas décadas uma festa predominantemente cristã, está a perder essa conotação. Embora se mantenham os "símbolos" (o menino Jesus, o presépio) , o sentimento predominante, nomeadamente nas grandes cidades, já não é um sentimento de ordem religiosa, mas sim mais familiar, fraternal, festiva com outros "valores" e notoriamente comercial.  A perda de seguidores da religião católica, nomeadamente no seu próprio seio (clero) é uma mais que evidência, com muito mais dificuldades de "recrutamento" e as "práticas" desse mesmo clero não ajudam a chamar novos fieis, sobretudo jovens. As crianças e jovens de hoje não frequentam a igreja e as "missas", como há algumas décadas se verificava, ... mas como proceder ?...
É uma questão pertinente, preocupante (?) de difícil resposta, que fica no ar e que seria interessante debater.

Parece portanto tratar-se de "um beco sem saída" ... e,... "Dá para pensar" !

.

15/07/2016

ONDE É QUE EU ESTAVA ?

Re-editado

Trata-se do Mercado Municipal de Loulé .





Pelos comentários e pelas dicas teriam reparado que se tratava de um Mercado Municipal e no Algarve.

Pesquisando por "Mercados Municipais, Algarve", encontrariam texto e fotos deste mercado, AQUI
Se pretendessem depois, confirmar pelas fotos de uma hipótese de ser o de Loulé, pesquisariam nas "Imagens"  de  "Mercado Municipal de Loulé" e obteriam   ESTAS   fotos.

Acertaram : 

AFRODITE,   Catarina,    Maria Eu,   Janita,    JU,   Portugalredecouvertes,    Kok,   Teté,   

Grato pela presença e colaboração de :

Flor de Jasmim,    ematejoca,    M.,   Manu,    LM 


INICIAL :

NÃO VÃO PROCURAR MUITO LONGE, PORQUE EU ESTAVA EM PORTUGAL !



COMENTÁRIOS MODERADOS

13/07/2016

UMA PERGUNTA DIFÍCIL

Re-editado

A resposta seria :   Rua Direita, na Vila de Caminha 



Acertaram :
Janita
Flor de Jasmim
Afrodite
JU
Luisa
redonda


Muito grato pela presença e colaboração de :
ematejoca
papoila
Manu
Lis
Portugalredecouvertes
Prof. João Paulo de Oliveira

Kok
Fê blue bird
Teté

Curioso que ao longo do “desafio” foram sendo encontrados outros nomes para esta rua, : 

Rua do Meio e Rua Ricardo Joaquim de Sousa.

Esta 1ª foto é mais nítida no meu original e perdeu qualidade ao ser passada para o post. 
Este 1º vidro (da montra) à direita é importante porque tem esta informação (foto) :


A intenção inicial era a de que tentassem "chegar lá" a partir desta foto.
Para isso, bastaria escrever no Googgle :

Cento e onze  e o resultado seria  ESTE  ,   ou  ESTE ,   ou ainda  ESTE .
Qualquer deles indicaria a rua e a a Vila !

Um restaurante bar para "uns copos" - O “Cento e Onze” e a dica do livro para indicar o nº da porta e a pesquisa através das várias maneiras de escrever de outro modo 111

Reparem que cheguei a dizer que o  111 era um nº da sorte e que poderia ser escrito de várias maneiras (insinuando a pesquisa) ! :))

Também o livro "Cadernos  111,  tinha esse objectivo !  :))

Informei também que seriam excelentes dicas :

Rua tipo pombalina (mas não em Lisboa), para indicar que se tratava de uma rua (em linha recta) “direita” e que acabava numa porta (aberta) – (a porta da Torre do Relógio) !


Por isso indiquei também como dicas : Torre e relógio !

A Torre do Relógio localiza-se na vila e concelho de Caminha, distrito de Viana do Castelo, em Portugal. Constitui-se num dos elementos centrais do brasão do município de Caminha.

Bastaria escrever :

Torre, relógio  -  existente no início da rua - Ver Foto  ("Brinquem com ela procurando entrar naquela porta e percorrer a Rua Direita de ponta a ponta, passando pela Igreja Matriz.)


A indicação de uma “Igreja românica”, apenas para confirmação no Google Maps !

Muitas vezes se falou em descansar, em cama, até em caminha e até "vou descansar para a minha caminha",  para indicar a localidade !


A Janita apresentou este  LINK

A Afrodite  esta sua  RUA DIREITA 
  
A Gábi,  este outro  LINK


INICIAL :

(actualização)

Simplesmente esta :

Qual é o nome desta rua (1ª e 3ª Fotos) e onde ? 


Reconheço que até poderá parecer difícil e até será !

Assim à primeira vista, se fosse eu a ler, acharia impossível ! :((

... o facto é que eu já sei com quem lido e não acredito que não consigam responder, mesmo sem dicas !!! rsrsrs

Vocês já são muito especiais ! :))


Actualização  (11:00 h de domingo)

Informação extra : 
Esta 1ª foto é mais nítida no meu original e perdeu qualidade ao ser passada para o post. Este 1º vidro à direita é importante !
... mas nada que impeça chegar lá atendendo a outros dados da fotos ! rsrs

Uma rua tipo "pombalina", muito direitinha e a acabar numa "porta" ;
Uma torre  ;
Uma igreja românica ;
Um restaurante bar para "uns copos" ;
Um relógio ;
Um livro .






Esta é uma foto "extra" (tipo "charada") Poderá ajudar em 2º ou 3º plano ! :)

Comentários moderados

Notas :
As fotos são da mesma ocasião (apenas alguns minutos de intervalo) .

09/07/2016

DE ÂNGULO POUCO VULGAR

Re-editado

Agora já sabem que se trata do  (é link) Forte de S. João de Arade,  em Ferragudo, concelho de Lagoa e que do outro lado se vê a marina de Portimão !!!

    "O assassino volta sempre ao local do crime(é link) ! Rsrsrs
    De facto já em tempos tinha feito um post sobre este Forte ! :))

    E também, para espreitar, do “outro lado(é link) ! rsrs
    Acertantes : 
    Catarina,   luisa,    AFRODITE,   Portugalredecouvertes, Janita,   papoila,    Manu,     Ricardo Santos,   redonda, Teté,

    Grato pela colaboração e presença a :
    AC,    lis,   M.,  Fê blue bird,    Prof. Ms. João Paulo de Oliveira,   Flor de Jasmim

Links enviados nas respostas :




INICIAL :


Se precisarem de uma lupa, estejam à vontade ! 

Recebi como resposta de confirmação, estas duas fotos :

Esta, do Google Maps (agora recortada para não identificar o local), onde se pode ver o local exacto -  "Onde eu estaria ?" ,  de onde tirei a foto :  precisamente daquele miradouro ! :) 
Por pouco me apanhava a tirar a foto ! rsrsrs

Esta outra, com um zoom que permite uma melhor identificação do lugar !
Agora, com estas duas fotos, será bastante mais fácil ! rsrs

Eu tirei a foto, mas onde é que eu estaria ?
Saberão como se chama essa construção à esquerda, na primeira foto ?




Tenham atenção às cores
( Comentários moderados )

.

02/07/2016

UMA ANTIGUIDADE (?) ...

Re-editado

Trata-se da Ponte Internacional Rodo-Ferroviária sobre o o Rio Minho em Valença, que liga esta vila a Tuy, em Espanha !

Não me recordava que em 30 de Jul de 2014 tinha feito um post idêntico a este com esta foto abaixo, que me foi enviada pelo meu amigo José Manuel, marido da nossa amiga Afrodite ! :)
Ela foi que me recordou agora ! :)

O post era  ESTE    ... e a foto era esta :



Acontece que o esquecimento não foi apenas meu. Como poderão ver, nele comentaram muitos dos que agora andam por aqui e não se lembraram desse anterior ! rsrs

Acontece que há poucos dias passei por lá e tirei também esta outra foto, para este post (sem me lembrar da anterior) rsrsrs ...



Grato pela presença e colaboração a :
    Elvira Carvalho,   AFRODITE,    Janita,   luisa,   
    Manu,   Flor de Jasmim,    JU,   redonda,   Fê blue bird,     cantinhodacasa,   lis,  Catarina,   Portugalredecouvertes
Que acertaram por esta ordem !

Recebi nos comentários estes links como resposta, da :

Elvira,   Janita,   Luisa,   Manu,   Adélia,   Gábi,  e  Fê .  (As fotos visíveis no link da Adélia estão muito boas)


INICIAL :

UMA ANTIGUIDADE ?...  

Sim e não !!!
Já por aqui passei muitíssimas vezes ! ... Nos últimos 20 anos, nem tanto assim ! :)

... Mas saberão "O que é isto e onde ? "

Foto minha

... e mais não digo desta vez (para já) ! :)) ... Vamos a ver no que dá ! rsrs

(comentários moderados)
.

28/06/2016

A PRAIA DE UMA AMIGA NOSSA

  1. Re-editado
  2. Grato à nossa amiga Fê blue bird !!! ... A ideia e os elementos para o desafio foram seus ! 
  3. Deixou-me ESTE LINK , que por sinal me foi também enviado por vários comentadores (conforme se pode ver), encontrado nas suas pesquisas !
  4. Trata-se da Praia da Boca do Rio, em Budens, Vila do Bispo, numa zona do país (Algarve, costa sul) perto de Sagres e do Cabo de São Vicente.
  5. Vejam por favor estes LINKS:  GOOGLE   e  GOOGLE MAPS  (em 360º) 
  6. Tem o Forte de Almádena lá ao lado... e também a Praia de Salema que é apontada como uma das melhores da Europa para famílias, no ranking do jornal "The Guardian".
  7. Dicas para a Pesquisa :
  8. Neste caso, dado que as fotos eram privadas a pesquisa poderia ter sido feita a partir de cada uma das várias frases que constavam do texto (seria uma pesquisa de texto), que pertenciam ao link relativo à praia (deixadas intencionalmente).
  9. Qualquer delas nos encaminharia logo para os links correspondentes.
  10. Outra possibilidade seria a de pesquisar uma das fotos (talvez a segunda) e acrescentar na ajuda da pesquisa simplesmente, Boca , ou, Bispo  e apareceriam várias fotos deste mesmo local, que uma vez clicadas nos conduziam à respectiva informação.
  11. Grato pela presença e colaboração de :
INICIAL :


E esta nossa amiga enviou-me estas fotos, dizendo que :

Chamo-lhe a minha praia, pois chego a estar aqui sozinha com o meu marido.”
(rsrs ... mas que sorte ! rsrs)
… e desafia-me a dizer qual é a praia ! … Trata-se portanto de um “desafio dela” ! :)







Acrescenta ainda que :

Também é aproveitada para cultivo agrícola nas estações mais secas.
Lá, existe as ruínas do antigo forte seiscentista.
Existem vestígios de uma Villa Romana na extremidade Oeste da praia.
É muito procurada por caravanistas pela facilidade de estacionamento.
Toda a zona tem um grande valor ecológico e é rica em biodiversidade.
...........  mas,...
Não tem nadador salvador, vigilância, bar ou restaurante.
É uma zona balnear sem qualquer tipo de equipamentos de apoio.

No entanto não deixa de ter inúmeros motivos que merecem a visita.

Ora é mais que evidente que , tal como eu, lá chegarão em “duas penadas” ! Rsrs
Ou não fossem já especialistas nestas coisas de pesquisa, mesmo não conhecendo a praia, nem reconhecendo as fotos (que não são da net) !

Eu quase que apostava na Costa Vicentina, ...mas, será,...ou não será ? 

VAMOS A ISSO ? … :))