21/01/2015

POR TERRAS ...

Reeditado

Pois é ! :) … 

POR TERRAS ALENTEJANAS DE MONSARAZ  !!!


 O "Lago do Alqueva"(parte), com as suas mais de 400 ilhotas, visto das Muralhas de Monsaraz



                               
Tratava-se de um intencional “gato escondido com rabo de fora”, para testar a V/ atenção e astúcia, na pesquisa !

Eu estava a ver quem estava atento, tal como o Pedro Coimbra ! :) … 

É natural que outros tenham chegado a essa mesma conclusão, mas não o disseram ! rsrsrs
Isto é para tornar evidente, que por vezes "as coisas" são muito mais fáceis do que parecem ! ... e a ideia, é a pesquisa ! :))) … Quando nos surge uma foto, temos imediatamente que a “pesquisar”, atravé do Google Imagens, ou então, sabendo-se à partido o que representa, fazermos a devida confirmação através dos vários meios de pesquisa, quer no Google, quer no meu próprio blog.

Raramente se olha para uma foto e se sabe exactamente o que é ! ... mas há muitos "instrumentos" para esclarecer as dúvidas e confirmar ! :))

Claro que se trata das Muralhas de Monsaraz (não confundir com Reguengos de Monsaraz) a tal “Ilha em terra”, da qual se avista todo aquele “mar do Alqueva”, o maior lago artificial da Europa !

Neste caso, se sabido o que representa a foto, um dos meios de confirmação seria, no meu próprio blog, escrever Monsaraz e apareceriam uma série de posts meus, sobre o assunto. Mas se escrevessem Alqueva , aconteceria o mesmo (talvez com posts comuns ou outros) ! :))

Dispenso-me de apresentar mais fotos e convido-os a visitar esses 2 links ! :)

AQUI, o link de resposta do Pedro Coimbra e AQUI, ALI e ACOLÁ os links enviados pelo Prof. João Paulo, pela Janita e pela Cantinho !

De uma maneira geral todos acertaram e a todos os meus agradecimentos pela presença e colaboração :


Nina, Prof. Ms. João Paulo de Oliveira, Anónimo LM, São, Majo, Ju, Janita, M.A.A., Nidja Andrade, Ricardo Santos, Flor de Jasmim, cantinho, papoila, Pedro Coimbra.

INICIAL :


 ... (em Portugal, claro)... RECONHECEM ?

Daqui, avista-se "um mar" de água !!! ... mas é quase como uma "ilha" , em terra !

(Comentários moderados)




.

45 comentários :

  1. À 1ª : Monsaraz (mais um que desconheço) :)
    bji a todos
    Nina

    ResponderEliminar
  2. p.s: mas, conheço bem o rio. Tive o privilégio de o olhar diariamente durante um ano letivo (a casa onde estava encontrava-se à beira rio, bem como a escola- nesta havia, também, um simpático casal de cegonhas, que procriaram nesse ano e uma ermida reconstituída pelo Campo Arqueológico :))

    Nina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)) ... À primeira e sem pestanejar ! ..."De caras" ! rsrsrs ... lembro-me que deste aulas um pedacinho mais abaixo ! :))
      Gostei ! ... rsrsrs
      .

      Eliminar
    2. Caro Amigo Rui Espírito Santo!
      Veja se acertei:
      http://pt.wikipedia.org/wiki/Monsaraz
      Caloroso abraço! Saudações inquiridoras!
      Até breve...
      João Paulo de Oliveira
      Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus!

      Eliminar
  3. Castelo de Monsaraz e de lá vê-se o Alqueva, o maior lago da Europa! :)

    LM

    ResponderEliminar
  4. Como é moderado, poderá dizer depois só se acertei ou não: é no Alentejo, de certeza.

    Monsaraz .

    (Ou Mértola).

    Boa semana

    ResponderEliminar
  5. Todos

    Boa ! ... Mais 3 tiros de 3 amigos/as no porta-aviões ! :)))
    .

    ResponderEliminar
  6. Anónimo LM

    Perfeito ! ... em cheio ! rsrsrs
    .

    ResponderEliminar
  7. São

    No centro do alvo ! :)) ... o primeiro "tiro" na mouche ! :)))
    .

    ResponderEliminar
  8. Prof João Paulo de Oliveira

    É mesmo aí, Professor ! :))) ... Talvez não dê para lá ir, quando nos fizer a visita em Abril ! :))))

    Abraço
    .

    ResponderEliminar
  9. Caro Amigo Rui Espírito Santo!
    Estou cá com comichão, porque como sou um lusófilo de carteirinha fico baralhado, como vocês dizem, ou como barata tonta como dizemos, porque cada vez mais me dou conta que preciso planejar circunstancialmente minha exígua estadia no reino distante além-mar, tendo em vista que aprecio sobremaneira visitar museus, edificações e flanar em locais que são relevantes à memória. Fica difícil com tantas opções escolher aquela que numa estadia de 15 dias não posso deixar de visitar.
    Espero que os Museus do reino distante além-mar não estejam como os daqui:

    Caros confrades/memorialistas!
    O articulista do periódico "Folha de São Paulo" publicou na edição do dia em curso, na sua coluna dominical, um artigo inquietante, que me deixou desalentado ao ser relembrado do descaso que as Secretarias de Cultura, nos âmbitos Federal, Estadual e Municipal tratam os nossos Museus, que são valiosíssimos como fonte inesgotável de pesquisas e preservação da nossa memória.
    Este descaso, que os leva a ruína, no meu viés - via de regra - está atrelado a dotação orçamentária exígua a sua conservação combinado com a exasperante demora em superar entraves burocráticos e licitatórios, que contribuem sobremaneira para deixá-los no estado que o tarimbado articulista relata.
    Caloroso abraço! Saudações preservadas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus!

    "A RUÍNA DOS MUSEUS BRASILEIROS

    O Brasil tem 3.118 museus cadastrados, mas o Nacional da Quinta da Boa Vista, no Rio, e o do Ipiranga, em São Paulo, estão fechados. Um porque não tem como pagar suas contas, e o outro porque estava caindo aos pedaços. Ambos conservam enormes acervos. No Nacional, criado em 1818, estão o meteorito Bendegó e a múmia da egípcia Kherima. O do Ipiranga guarda 125 mil peças, entre as quais o quadro "Grito do Ipiranga", de Pedro Américo, e já foi um dos mais visitados da cidade.
    Estranha situação: num país onde pipocam novos museus, fecham-se os melhores. Só no Rio de Janeiro inaugurou-se um novo e há mais dois em obras. Tanto o museu do Ipiranga como o Nacional são administrados por universidades que vivem de verbas públicas. Um é sustentado pelo governo de São Paulo, e o outro pela Viúva federal, que só no Estado do Rio mantém cerca de 40 museus.
    Isso acontece porque sempre que se cria um museu nomeiam-se servidores, fazem-se obras e reformas, contratando-se empreiteiros. Essa é a parte saborosa. Cuidar do que já está pronto, ou trabalhar nos acervos, dá trabalho, não rende publicidade, muito menos inauguração. Há tempo, um ilustre escritor foi convidado para dirigir o Museu Nacional de Belas Artes e, ao saber que não teria carro oficial, recusou o cargo. A reforma do MNBA começou em 2004 e só terminará depois da Olimpíada. Felizmente, continuou aberto.
    Nos anos 30 o antropólogo francês Claude Lévi-Strauss viajou pelo Brasil e juntou mais de duas mil peças indígenas. Ao voltar para Paris, teve que deixar a metade em Pindorama. Do que ficou aqui, perdeu-se quase tudo.
    Em alguns casos as peças quebraram-se, e na maioria perderam a identificação. O que foi para a França está devidamente catalogado e preservado no Museu do Quai Branly."

    elio gaspari

    Elio Gaspari, nascido na Itália, veio ainda criança para o Brasil, onde fez sua carreira jornalística. Recebeu o prêmio de melhor ensaio da ABL em 2003 por 'As Ilusões Armadas'. Escreve às quartas-feiras e domingos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. rsrsrs… Tal como o tenho avisado, caro Professor ! … (???) … Vai ser difícil ter que prescindir de visitas a museus, sempre bastante morosas, se pretender ver o mais possível ! (???)… Tem que assumir opções !
      Por mais que “aperte” os locais a visitar, vai ver que o tempo não chegará para tudo !
      Acho que terá que se mudar para cá, com trouxas e bagagem se pretender ver tudo o que já lhe despertou a atenção ! … mas a verdade é que, por muito alargada que fosse a sua estada por cá, nunca iria conseguir ver tudo o que queria ver ! … Eu próprio, ainda não subi à Torre dos Clérigos, por ex., e não por ter medo ! :) … e até os poucos museus do Porto, ainda não os vi todos ! :(
      Creio que esse panorama sobre os Museus brasileiros não será muito pior do que os de cá ! … Infelizmente o país está mal, sem dinheiro, há prioridades e neste caso a Cultura fica sempre a perder ! Há “coisas básicas”, na Saúde e na Educação, assim como na Justiça, que são prioritárias ! Problema de não sermos um país rico, vivermos fundamentalmente das exportações das nossas indústrias e do Turismo, que actualmente está a beneficiar de um “boom” fantástico ! Temos sido considerados destino turístico de eleição por vários “órgãos” turísticos internacionais e os resultados são bem visíveis !

      Quando puder informe onde (em que cidade/s) vai ser o início e o fim da sua viagem !
      No Porto e até Braga ou Guimarães, poderei fazer-lhes companhia, na medida das minhas possibilidades ! :)

      Um Abraço !
      .

      Eliminar
  10. ~ Olá, só agora é que reparei no enigma!
    ~ É o castelo de Monsaraz...
    ~ Não conhecia. Grata pela partilha.

    ~ ~ ~ Beijinhos. ~ ~ ~
    .

    ResponderEliminar
  11. Olá, Rui!!

    Sabes que estive tão perto, mas tão perto e não cheguei a lá ir? :(

    Mas deixei escrito no livro de registos lá do "Monte da Se********" Esta frase linda:

    "Alentejo, ai, solidão...Solidão, ai Alentejo"...e mais coisas...

    Um dia peguei nas trouxas, e fui passar 8 dias de "clausura" voluntária. Adorei!

    Bom, caindo na real...segue um link com uns slides lindos, se quiseres, na reedição podes publicar.

    Beijinhos!

    PS. Não posso olhar ali para o lado que me lembro dos 5 Kg que tenho de perder em 96 dias! Ando a pensar nosso desde que faltavam 100... Até agora, nada!! Nem um!! :((

    :))))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Janita

      :)) ... Deves ter visto outras fotos no link que enviaste ! ... É tal como uma aldeia típica noutras paragens e aqui, bem rodeada por coisas interessantes ! :)) ... e muito perto, a tua terra linda ! :)
      Nesse link não consegui ler o texto, apenas ver os slides ! ... Por acaso, também tenho muitas fotos de lá ! ... Sabes que até há lá dentro uma praça de touros ? ... :)))

      Beijo !
      :)))

      Eliminar
    2. Sobre o teu P.S. :
      O quê ? ... Ainda faltam 96 dias ?... Chiça, que o tempo não passa ! rsrsrs
      ... e sobre os teus 5 kgs, não te preocupes que os abraços, abraçaços e abraços de muitos segundos a que te vais sujeitar por parte de todos, vão-te "espremer" de tal maneira, que nem limão !... e só isso vai fazer-te perder os 5 kgs, pelo menos ! ahahah

      :))

      Eliminar
    3. Livra!! Vou ser espremida como um limão???' Acho que me estás a dissuadir de ir ao encontro de "família"...:((

      Tenho de lá ir espreitar, devo andar atrasada com as novidades...

      Beijos. :)

      Janita

      Eliminar
    4. ahahah... Ficaste com medo ? ...rsrsrs ...
      Pelo contrário ! :)) ... Abraços de Amigas/os são sempre um consolo apetecível, grato e ansiado ! :))) ... e tens muitas/os que te querem bem !
      Não há propriamente novidades, mas quando quiseres estar a par, basta clicares lá em cima à direita ! :))

      Eliminar
  12. Eis o link de que te falei, Rui.

    Até tem um poema de Alberto Caeiro!! :)

    Beijinho

    http://pt.slideshare.net/fatimafgarcia/alentejo-monsaraz-imagem-e-poema

    ResponderEliminar
  13. http://pt.slideshare.net/fatimafgarcia/alentejo-monsaraz-imagem-e-poema

    ResponderEliminar
  14. Acontece que no último verão , para chegar ao outro extremo de Portugal , levou-nos 3 dias , para não fatigar e apreciar a paisagem. Vi este castelo e demos a volta completa à albufeira que fica ali logo...Ao sair dos montes..." seraz" capaz de adivinhar ?
    M.A.A.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. rsrsrs... Boa ! M.A.A. ! :))
      Uma volta completa, são muitos, muitos, kms !!! :))) ... Eu adivinhava ! :)))
      Bem mais "quentinho" que esse daí, cheio de neve ! rsrs
      .

      Eliminar
  15. Todos

    Isto vai de "vento-em-popa" ! rsrs ... Ainda ninguém errou ! rsrsrs
    ... e ainda dizem que eu lhes dou cabo da "cachimónia" ! rsrs ... Afinal, sempre sou um "gajo porreiro" ! rsrsrs

    Abraço

    ResponderEliminar
  16. Majo

    Precisamente, Majo ! ... Então tens que lá ir quando surgir uma oportunidade. É só subires um bocadinho e vês coisas bonitas, lá e ao redor !

    beijinho ! :))

    ResponderEliminar
  17. Ju

    Com 3 palavras apenas, ... na mouche !!! :))))
    .

    ResponderEliminar
  18. Bonita imagem. Bonita frase!... Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nidja ! :)) ... Antes de mais, sejas muito bem-vinda e aparece sempre ! :))
      Grato pela visita e comentário !
      Obrigado.

      Abraço de Portugal ! :))

      Eliminar
  19. Isto aqui é para ver se Além Tejo !!! :)... Mais um castelo votado ao abandono !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sim, Ricardo ! :)) ... e realmente, em castelos ao abandono, temos que chegue por este país fora ! ... mas este, felizmente está bem rodeado por uma bela "povoaçãozinha", como depois se poderá ver noutras fotos. :))
      .

      Eliminar
  20. Rui esta para mim é canja (digo eu) porque já lá estive, embora fosse à uns anos! Muralhas de Monsaraz.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  21. Flor de Jasmim

    Foi "canja", Adélia ! rsrs ... e ainda dizem que lhes dou cabo da cabeça ! rsrsrs
    Certíssimo ! :)

    Beijinho ! :))

    ResponderEliminar
  22. Nunca lá estive e tenho pena porque parece ser um castelo, como todos os que temos por cá, muito interessante numa zona muito conhecida pelo seu vinho, e gastronomia, também (ai que as nossas terras são de perder a cabeça, isto é o estômago com gulas divinais), uma terra que é de certeza, um lugar muito visitado por turistas.

    Um link: http://habitarbrasilportugal.zip.net/arch2011-08-01_2011-08-15.html

    ResponderEliminar
  23. cantinhodacasa20/1/15 19:16

    Ó Rui, aquele comentário da cantinho, sou eu, já sabes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei Cantinho ! :))) ... Cantinho e Cantinhodacasa são uma e a mesma coisa (quase ! ) Rsrs ... São ambos da Maria ! :))
      E quanto à resposta, claro que estou de acordo ! :))

      Beijo.

      Eliminar
  24. Mértola? Pergunto eu muito a medo..ahahaah
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. rsrsrs... Um pedacinho acima, papoila ! :))) ... sem medo, ok ? :)))

      Bjs
      .

      Eliminar
  25. Já tinha sido publicado antes, Rui.
    Vai o link via mail
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahah... Bem visto, Pedro ! ... Eu estava a ver quem estava atento ! ...:))))) Foi intencional ! ... É natural que outros tenham chegado a essa conclusão, mas não o disseram ! rsrsrs
      Isto é para tornar evidente, que por vezes "as coisas" são muito mais fáceis do que parecem ! ... e a ideia, é a pesquisa ! :)))
      Claro que raramente se olha para uma foto e se sabe exactamente o que é ! ... mas há muitos "instrumentos" para esclarecer as dúvidas ! :))

      Está de parabéns Pedro ! :)))

      Abraço !
      :)

      Eliminar
  26. Todos

    Agora, que o "rabo de fora" do gato foi descoberto, vou libertar os comentários que estavam retidos ! :)))

    Ficarão livres, mas poderão continuar a comentar ! :)
    .

    ResponderEliminar
  27. Olá Rui! então não é que me descuidei:
    o enigma já está bastante inundado Rui
    mas vi o comentário do prof. Oliveira e refere o mesmo assunto que li há dias que referia que o museu Nacional da Quinta da Boa Vista no Rio está fechado por falta de verbas! eu pensei como é possível num país como o Brasil que tem petróleo e tantas riquezas?! será que a nível internacional a cultura está a ser subjugada?
    Então relembro que aprendi que esse monumento foi construído por D. João VI quando chegou ao Brasil. É quase idêntico ao palácio da Ajuda, residência real em Lisboa. O palácio da Ajuda que estava em construção quando a corte se deslocou para o Brasil para escapar ao exercito de Napoleão, viu as suas obras suspensas. O esforço financeiro foi transferido para o Brasil, e o palácio da Ajuda ficou só com metade da área que tinha no plano inicial. Essa transferência deu lugar ao novo palácio no Rio
    É no palácio da Boa Vista que a família Real iria viver.

    Penso que o que aprendi não estará errado!
    Abraços
    Angela

    ResponderEliminar
  28. Malandrice :)))
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)))) ... e o Pedro, sempre atento ! rsrsrs

      Abraço !
      :)

      Eliminar
  29. Olha... perdi este desafio! :(
    Vou ler agora para conhecer mais um pouco do nosso lindo Portugal!


    Beijinhos atrasados
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. aaaahhhh ! :((( ... Uma falta imperdoável, minha amiga ! ... e agora ?... rsrsrs
      Falando a sério : estava a estranhar tanto tempo de ausência ! ... mas é sinal que estás bem e isso é que é importante ! :)))

      Bj.:)

      Eliminar