17/03/2015

ANDANDO POR AÍ - 36

Tinha-vos dito que "andei por aí" a fazer um "Safari", mas foi fotográfico e gastronómico ! :))

Como podem ver abaixo, as florestas e savanas, eram as representadas abaixo e os animais selvagens e perigosos, desapareceram como que por encanto nestas "abençoadas" terras por onde andei ! ... Autênticas "florestas" de amendoeiras, figueiras, oliveiras, videiras, ...

... e claro, que já repararam que este é um dos mais "difíceis desafios" que eu já por aqui publiquei ! :))

Onde será isto ? ... Ou melhor, em que Província ? ...

Será no Minho ?..., no Alentejo ?..., nas Beiras ?...,  Onde ?...


E se gostaram de ver em fotos, porque não uma escapadela por estes locais numa próxima oportunidade ? ... :)))


Aditamento :

Este “conjunto” de : “amendoeiras, figueiras, oliveiras, videiras”, é uma das mais vincadas características do Nordeste Transmontano e Alto Douro Superior, para alem da sua distinta orografia e beleza do rio !

Neste momento (Fevereiro / Março), foram as “Amendoeiras em flor” que me levaram lá ! …

Nesta mesma zona e por volta de Setembro/Outubro, estive lá em 2013, pelas Vinhas/Vinho e pela Azeitona (e não só), que tornam este Alto Douro Vinhateiro , uma zona turística e património nacional de inegável valor ! … Neste caso, estendendo-se para juzante, até para lá da Régua .

Não sei se sabem que o considerado Alto Douro Vinhateiro foi a primeira (mais antiga) "zona vitivinícola demarcada" do mundo, de que o Vinho do Porto é a sua “jóia da coroa “ !

... e se me perguntarem qual é a nossa Província mais bela, eu terei muita, mesmo muita, dificuldade em responder !!! :)) ... e conheço-as todas muitíssimo bem !

 Obrigado pela presença e comentários a :

Catarina,   Manu,   Janita,   Teté ,   Portugalredecouvertes,   papoila,   M.A.A.,   AFRODITE,   Pedro Coimbra,   lis,   Kok












                 Até que o sol se escondesse e a lua aparecesse na linha do horizonte ...


38 comentários :

  1. Tenho saudades de uma paisagem destas onde o horizonte quase que não se abrange. Isto de se viver sempre na cidade tem os seus inconvenientes. Se não fizesse tanto vento hoje e se não estivesse tão cinzento, ainda me aventuraria a conduzir para fora da cidade à procura de paisagens campestres. Por vezes basta um incentivo destes para sairmos da monotonia paisagística ou de outra qualquer... : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Calculo que sim, Catarina ! …
      O Canadá tem coisas maravilhosas, invejáveis, que já nos tens mostrado no teu blog, mas cada um “puxa a brasa para a sua sardinha” e eu tenho que cumprir o “meu papel” de “defender” acerrimamente aquilo que é nosso ! )
      A verdade é que neste tão pequeno país (em tamanho), temos uma diversidade notável e maravilhosa de belos recantos, cada um tão bonito e admirável como os outros, sendo no entanto, completamente diferente.
      A verdadeira e enorme beleza está na diversidade ! :))
      Temos de tudo que se possa imaginar e para nossa sorte, ainda um clima notável, de fazer inveja, ...
      ahah... principalmente a ti ! :)))

      Um beijo, minha querida amiga ! :) ... e ... aparece por cá ! :)))

      Eliminar
  2. Tenho saudades de sair por aí e contemplar bonitas paisagens como esta.
    Há imagens que me dão ideia de serem no Alentejo, só fiquei com algumas dúvidas em relação às amendoeiras e arrisco mais um local...será nas Beiras?

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O comentário acima (para a Catarina) também cabe nesta resposta, Manu . )
      Tens também o privilégio de viver numa zona de uma enorme beleza, que eu visito todos os anos, em simples escapadelas ou em férias ! Essa costa é surpreendentemente maravilhosa para quem não a conhece e continua a surpreender-nos quando revisitada !

      Neste caso, como reparaste não é Alentejo, pela falta das amendoeiras que referes. Poderia, por isso, ser o Algarve, mas outros factores nos levam para outras paragens ! )

      Um abraço (de alguns segundos) !
      (eheh .. se ficaste intrigada, escreve “Um Abraço de 20 seg.” na pesquisa deste blog - canto superior esquerdo) )))

      Eliminar
  3. Eu acho que andaste por Trás-os-Montes, Rui!

    Talvez a fazer a "Trilha do Mogadouro- Amendoeiras em Flor"!!...:))

    Aquele Castelo lá ao fundo...parece-me o de Mogadouro!

    Amendoeiras assim, profusamente floridas, só mesmo naquela zona, que - diga-se - também tem grandes olivais, mas no fim tu dirás!! :))

    Um abraçaço grande, Rui! :)

    Janita

    (vou à vida, logo, volto )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheh … Teria sido, Janita ? … rsrsrs
      Por acaso o castelo à vista não é o do Mogadouro. Aí, do castelo vêem-se 2 torres (semi-destruidas) e uma igreja mais clássica ao lado e a povoação é substancialmente maior !... mas estás certa ! …
      “Rota das Amendoeiras em Flor” : Vila Flor, Mogadouro, Torre de Moncorvo, Vila Nova de Foz-Côa, Figueira de Castelo Rodrigo, , Freixo de Espada à Cinta, … e o mais, por acréscimo e aproveitamento da viagem ! )))

      Então, ... “o tal" abraçaço ! :)) ... e vem de volta !

      Eliminar
    2. Um dia destes vou e já não consigo voltar, Rui! :( Não imaginas há quanto tempo ando por aqui,ora no Chrome, ora no Explorer e esta danada internet quando menos espero foge e deixa-me a ver navios!
      Isto é desesperante!

      Bom...adiante...agora é que reparei na última foto com o Douro a serpentear, lá em baixo, correndo por montes e vales até chegar a estas bandas e desaguar na Foz!! :))

      Fazem bem em passear "Por aí", Rui... é o que se leva desta vida! Sabes? Por vezes tenho a sensação que vou morrer agarrada aos números, aos balancetes e o diabo a quatro...que mal terei feito a Deus?
      Nunca mais chega a Páscoa!! :))))

      Beijinhos

      ( nem me atrevo a abrir a minha conta, não me fuja a net e ela fique por aí perdida...:) )

      Eliminar
    3. (((
      … Que chatice, Janita !  … a lentidão (também do meu PC e portátil) tramam-nos ! ((
      Essa última foto tem a zona da Régua a montante. Foi já no fim do dia (no regresso) , tirada de Mesão Frio.
      Tu já me conheces pessoalmente e já sabes os meus hábitos ! Um deles é esse mesmo – passear por este país fora sempre que surge uma oportunidade ! )) … Conhecer coisas novas, o que por vezes já se torna muito difícil e me obriga a repetir, ver o que já tinha visto, mais para mostrar, que para ver ou conhecer ! … É justo, … depois de já ter contribuído com a minha parte “produtiva” para o país ! )))
      Esse teu “problema” de trabalho também significa que ainda és uma jovem , em idade para ainda dar essa contribuição ! … mas a “Páscoa” sempre chegará ! rsrsrs

      Beijinhos ! )

      Eliminar
  4. Apesar das amendoeiras em flor serem normalmente associadas à zona algarvia, aposto que o "safari" foi mais a norte. A Igreja e o castelo, mais que as casas parecem assim indicar... :)

    Beijocas

    ps - só agora li o comentário da Janita e ela é capaz de ter razão! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheh … Estás certíssima e apostas bem, Tété !!! )))
      … e é verdade ! Essas duas fotos que acrescentei com casas, igreja e castelo, alem de uma orografia distinta, facilitam a tarefa do palpite ! )
      … e os 3 comentários acima cabem também aqui perfeitamente, minha querida amiga !

      Para ti, aquela beijoca habitual ! )))
      .

      Eliminar
  5. Todas/os

    Dado que este post não é propriamente um “desafio” e muito menos um “enigma”, ….

    Talvez tenham levado demasiado a sério eu ter dito que era “ um dos mais "difíceis desafios" que eu já por aqui publiquei” ! … Já se devem ter apercebido que era simples ironia ! ))

    Este “conjunto” de : “amendoeiras, figueiras, oliveiras, videiras”, é uma das mais vincadas características do Nordeste Transmontano e Alto Douro Superior, para alem da sua distinta orografia e beleza do rio !

    Neste momento (Fevereiro / Março), foram as “Amendoeiras em flor” que me levaram lá ! …

    Nesta mesma zona e por volta de Setembro/Outubro, estive lá em 2013, pelas Vinhas/Vinho e pela Azeitona (e não só), que tornam este Alto Douro Vinhateiro , uma zona turística e património nacional de inegável valor ! … Neste caso, estendendo-se para juzante, até para lá da Régua !
    Não sei se sabem que o considerado Alto Douro Vinhateiro foi a primeira (mais antiga) "zona vitivinícola demarcada" do mundo, de que o Vinho do Porto é a sua “jóia da coroa “ !

    ... e se me perguntarem qual é a nossa Província mais bela, eu terei muita, mesmo muita, dificuldade em responder !!! :)) ... e conheço-as todas muitíssimo bem !
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheheh

      Tem calma, Rui!! Este estabelecimento também não pode estar sempre à cunha!!! O pessoal ainda aparece mais logo, mas tu - mal habituado e esta escassez de clientela - lá vais apregoando o teu peixe...

      Estou a brincar, não te zangues!! :)))

      Agora vou tentar entrar lá no meu canto. Vê lá tu que venho ao bairro e entro primeiro na tua casa!...:)

      ;))

      Eliminar
    2. Oh, diacho, sou! Quem havia de ser?? :))

      Janita

      Eliminar
    3. Ahahah… Não interpretes mal esse meu comentário para “Todos”.
      O facto é que eu não considerava este post como “desafio, ou enigma” e muito menos “difícil” como disse por ironia ! rsrs.
      Por isso achei melhor complementar a informação do texto com este comentário ! ))

      :)))… Tu já sabes que é impossível eu zangar-me com os meus amigos ! :))) … Sabes, não sabes ? … eheh … Só se for para de muito longe a muito longe te dar um “puxão de orelhas”, que sabes que de vez em quando mereces e até reconheces ! ahahah … Nós sabemos ! rsrs
      :))

      Eliminar
    4. ))) … Não tive dúvidas ! … Eu até já conheço os “meus anónimos” pelo “estilo” ! ahahah

      Eliminar
  6. Olá Rui, por aqui no Algarve as amendoeiras já não têm flores, foram substituídas por folhas bem verdinhas, e as amêndoas bébés estarão a apontar...

    se me permites que volte ao Miguel Torga (não tinha percebido o teu comentário sobre o Gerês) sendo transmontano, muito escreveu sobre o amor à terra que o viu nascer:

    "Um dos traços distintivos da obra de Miguel Torga é o apego à terra e à ruralidade transmontana. A paisagem transmontana está presente nos textos do autor, seja nos seus poemas, nos seus Diários, na sua biografia romanceada ─ Criação do Mundo ─, ou no universo dos seus volumes de contos...",
    copiado do site que tem um bom resumo da vida de Miguel Torga:

    http://www.academia.edu/5442297/Miguel_Torga_e_a_ess%C3%AAncia_de_Tr%C3%A1s-os-Montes

    as fotos deste artigo são muito bonitas :)
    abraços
    Angela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes que no Algarve a floração das amendoeiras está antecipada relativamente a Trás os Montes em cerca de 3 semanas devido ao factor climático !? … No caso do norte eu deveria ter atrasado a ida lá acima por uma ou duas semanas. Ainda não estavam com a floração no máximo ! ))

      No caso do post anterior e do Miguel Torga , tudo o que escreves é verdade !
      Como te disse tive que recorrer ao Google para “interpretar” a tua resposta ! rsrs … e quando lá coloquei o 1º verso : “Regresso às fragas de onde me roubaram”, foi este endereço que me baralhou relativamente ao Geres ! :((

      http://www.prof2000.pt/users/secjeste/dlrc/seucsec/unid12/pg020300.htm

      … mas claro que estás certa ! :)

      Grande abraço, Angela ! )

      Eliminar
  7. Caro Amigo Rui Espírito Santo!
    Na minha estadia de 6 noites na cidade do Porto será possível fazer um bate e volta para conhecer esta bela região?
    Caloroso abraço! Saudações turísticas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Propriamente esta zona, não vai dar, João Paulo. Para isso, te sugeri uma subida de barco até à Régua , que creio valer a pena, com paisagens maravilhosas ! Régua já é o início do “Douro vinhateiro” e cidade muito ligada à vitivinicultura ! … Digamos que esta cidade é um “Centro”, embora não esteja localizada “no centro” da produção do vinho, mas sim no extremo oeste ! Teríamos que fazer cerca de 500 kms (a maior parte por estradas secundárias) e em Abril já não há flores nas amendoeiras ! ) … Muito do norte não vai ser possível ver como seria merecido ver-se ! :(
      1 dia - Barco à Régua e volta de comboio (ou vice-versa)
      2 dias para a cidade - carro, Yellow Bus e apeado.
      1 dia para Guimarães e Braga
      1 dia para a chegada e uma 1ª abordagem á cidade
      A última noite não conta ( estás de regresso de Leiria e tens outras coisas para visitar nesse itinerário)
      ... e grande parte do Minho também não terá probabilidade ! :(

      Abraço ! ... mas vamos vendo antes e na altura ! :)))

      Eliminar
    2. Caro Amigo Rui Espírito Santo!
      Ficará então para uma nova visitação ao reino.
      Caloroso abraço! Saudações agradecidas!
      Até breve...
      João Paulo de Oliveira
      Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus!

      Eliminar
  8. Que lindo!
    As fotos estão lindas, Rui!
    Esta altura do ano só pede para vermos e aproveitarmos a beleza do campo, eu não me canso!
    xx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ))
      Nada que se compare com as que tens publicado. Já disse que me limito a “disparar” para ter "material" para estes meus posts, com outro objectivo que não o da boa técnica fotográfica ! :)) … apenas para que tentem saber "a que correspondem" e não com outros objectivos técnicos .
      … e até nem tenho máquina fotográfica. Apenas um tablet (a minha máquina ! eheh)

      Como disse faço isso sempre que surge uma oportunidade ! :)) … sempre que saio para qualquer lado ! :)) ... e surgem muitas, felizmente ! :))))

      Eliminar
  9. Arrisco , esta zona é em Trás -os -Montes , sul , terra quente ...
    O rio que está na foto , ou é Douro ou o Sabor.M.A.A.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)) ... Não é enigma, M.A.A. ... O meu comentário acima, para "Todos" já explica tudo ! ... mas é isso mesmo ! ... Nordeste transmontano ou Alto Douro Superior.
      A última foto é realmente do rio Douro, tirada da subida para Mesão Frio, já a jusante da Régua.

      :))

      Eliminar

  10. Olha que fixe... desta vez não nos deste um enigma mas uma colecção de fotos para "degustarmos"!
    Acho que sim, que já merecíamos uma prenda! :))
    As amendoeiras são lindas... e lembrei-me logo da foto que a Ângela enviou para o passatempo fotográfico colectivo.

    Bons passeios...
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah… Tu conheces-me pessoalmente e sabes que eu sou um gajo porreiro ! rsrs
      De vez em quando também gosto de vos dar um presentinho ! … Nem sempre trabalheira, carago ! )
      Pois é. Vocês merecem !
      Sabes que também me lembrei da Angela ? … No Algarve levam um avanço de 3 semanas ! )
      Passeios,… no 26 de Abril,… vamos todos ! eheheh

      Beijo ! :)

      Eliminar
  11. As fotos estão bestiais!
    Fotos de um Portugal lindo que quem está longe nunca esquece.
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lindas, concordo ! ... mais mérito da natureza, que meu ! Tecnicamente boas (?), isso não é a minha especialidade !
      Essa, é mais moer-vos os neurónios ! )
      Quem tem estas paisagens, este clima e bons amigos, tem tudo Pedro !

      Abraço ! :)

      Eliminar
  12. Um lindo panorama do que a Primavera( principalmente), faz na sua terra Rui
    Muito lindo!
    As amendoeiras são divinas_ e diferentes das cultivadas por aqui , que tem folhas vermelhas passando a amarelo e verde.Elas dão umas amêndoas que não são comestíveis _ estão espalhadas por quase todo litoral.
    As que vejo aqui tem flores bem rosas quase brancas e parece nao ter fruto. Pode ser que tenha dessas suas também, nao lembro de ter visto ,
    Boa partilha Rui _bom nao ser desafio porque ia tirar nota zero rs
    abraços meus

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A nossa Primavera é linda, Lis ! … e Portugal, lindíssimo !
      Francamente não sei se as nossas amendoeiras são as mesmas que as vossas.(?) … As flores são bem diferentes, pelos vistos. Não se deve tratar da mesma árvore. (?)
      Dizes que os vossos frutos não são comestíveis. Este fruto das nossas é bem estranho, porque é quase o equivalente ao “caroço” de outros frutos. Está bem no interior de uma série de “cascas” bem duras e muito difíceis de partir. Não sei se conheces, mas calculo que possas ver no Google !
      ... rsrs... Os teus "zeros" são poucos ! Estando tão longe, fico admirado como acertas tantas !

      Abraço meu também, Lis !

      Eliminar
    2. Oi Rui
      Estive pesquisando e entendi que por aqui e principalmente próximo as praias a árvore de que falo é a castanheira que tem a copa bastante larga, fornecendo ótima sombra e mais cultivada como árvore ornamental.
      Falam que os seus frutos são comestíveis mas são mesmo apreciados pelos morcegos.
      Já a de voces com essas folhas rosadas tem uma semente( as amêndoas) que é revestida por uma casca dura de cor castanha, daí talvez a confusão. Aqui sempre que vejo o fruto da castanheira pelo chão tento abrir mas nada encontro senão uma massa ácida. rsrs
      Continuo ler a respeito ok?
      grande abraço Ruizinho rs. E voce nada modesto_Portugal_lindíssimo mesmo! Concordo totalmente.

      Eliminar
    3. As amendoeiras (de cá) são mesmo o que descreves, Lis.
      Já quanto à “castanheira”, creio não ser a equivalente da nossa “castanheiro” (com “o” no fim).
      Esta de cá, produz as castanhas que são retiradas do interior de um “ouriço” (um invólucro cheio de picos). Este fruto do interior é fantástico ao natural, assado no forno, ou nas ruas, por vendedores ambulantes, ou cozinhado como substituto da batata assada no forno !
      … e claro ! ) … Portugal é bom e bonito !!! rsrsrs

      Outro abraço para ti, Lis ( Florzinha) ! )) … Para "retribuir" o “Ruizinho” ! ahahah
      .

      Eliminar
  13. Pode aplicar-se aquele ditado: mostra-me por onde andas, dir-te-ei onde estiveste?
    Tenho a certeza que as fotos não são Algarve (apesar das amendoeiras e também porque a arquitectura das casas não é sulista).
    E como amendoeiras em Portugal (com dimensão diga de registo) só há no Algarve e em T-os-M. ali para os lados de Barca d'Alva?, quanse posso jurar que andaste por lá!
    Akele abraço pah!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah … É essa mesmo a ideia deste blog, caríssimo Kok ! rsrsrs
      Eu mostro e vocês tentam acertar ! ) … e foi o caso ! … Em pleno e bem deduzido ! … Podes tirar o “quase” ! rsrs … e podes jurar com toda a certeza !!!
      Um grande abraço ! :))

      Eliminar
  14. Que pena, não ter andado por aqui... Foi um belo passeio. :)

    ResponderEliminar
  15. :)) Podes crer, Luisa ! :)) ... Vale a pena ! O rio, as montanhas, as amendoeiras em flor, as vinhas e o vinho, a paisagem em geral, ... Lindo ! :)))

    :))

    ResponderEliminar
  16. Gosto muito de amendoeiras :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)) ... As suas flores, nesta altura e neste local durante Março, são uma maravilha, Gábi ! :)

      Eliminar