03/08/2015

RÓTULOS SÃO PARA AS LATAS, NÃO PARA AS PESSOAS

Vi há dias este vídeo publicitário e não pude deixar de o "contextualizar" com o que se passa na blogosfera !



Já repararam que é quase como a blogosfera, (há muitos amigos e amigas que se mantêm anónimos/as, apesar de um "nick"), em que falamos uns com os outros "às escuras", sem nos vermos e apenas a "ouvir-nos", tentando imaginar as feições, as idades, o aspecto, até os sentimentos, quantas vezes "colocando rótulos", sendo os nossos "Encontros" uma espécie de um "acender de luzes" ? ...

Pessoas que dizem (ou pensam, com um "benefício da dúvida"), que não gostam de A ou B, simplesmente porque nunca deram ou tiveram uma oportunidade de estar frente a frente!
Basicamente, puro preconceito que pode ser totalmente "desmontado" após umas horas (ou minutos) de presença física, conversando ao vivo ! Daí a enorme importância desses "Encontros" !

Falando por mim, acho que as amizades saem muito mais fortalecidas !!!

Certamente que já aconteceu com todos,... Não ?

Obrigado pela visita e comentários a :

Prof. Ms. João Paulo de Oliveira,    Catarina,    Ricardo Santos,    CÉU,    Janita,   luisa,    papoila,    lis,    Pedro Coimbra,    Manu,     Majo,    LM,    Kok,    ematejoca,    Portugalredecouvertes,    Teté

.

46 comentários :

  1. Caro Padrinho Mor Rui Espírito Santo.
    Muito oportuno o tema da aula em curso.
    Por coincidência publiquei na minha página do facebook ontem e, hoje, no vagão do Expresso do Oriente, sob meu comando, este tema melindroso, mas a situação publicada se refere a uma pessoa que conheço pessoalmente deste 1995, bem como tivemos parceria pedagógica com o setor memorialista que ela trabalha, com os meus regidos da Educação de Jovens e Adultos e depois das séries iniciais do Ensino Fundamental, da municipalidade diademense.
    O que me deixa estupefato é que ela se recusa terminantemente a autorizar a divulgação de suas imagens onde foi eternizada nestas ações pedagógicas, que foram públicas e nas reuniões de um Conselho, que participamos, evita ser fotografada. Também teve um faniquito quando, sem saber desta sua peculiaridade, divulguei e a parabenizei por um curso que ela ministrou.
    No mundo cibernético fico perplexo em ver o excesso de zelo de internautas que não se mostram de jeito nenhum como são para seus interlocutores virtuais, mesmo depois de muito tempo de convívio e estreitamento de amizade, pelo menos numa correspondência privativa.
    Aprecio sobremaneira a atitude da minha querida Madrinha, a Poderosa Afrodite que, apesar de não divulgar sua imagem por motivo pertinente, se apresenta com o nome verdadeiro para aqueles interlocutores que estreita laços de amizade.
    Realmente foi memorável nosso Encontro Bloguista em Monte Real.
    Graças ao mundo virtual fiz novas amizades sinceras, que tenho certeza serão duradouras.
    Saudades de ti...
    Lembranças à Dona Lena.
    Caloroso abraço. Saudações transparentes.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação e com muito gozo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Professor
      Compreendo a tua perplexidade, mas não posso deixar de concordar também com quem não aprecie (ou autorize) que “outros” publiquem “coisas” relativas a si, sem seu conhecimento ou autorização !

      Queres saber que hoje mesmo saiu legislação cá, a “proibir” essas coisas no Faceboock ?... Passa a ser considerado crime !

      Cada um tem direito à “gestão” da sua privacidade, ou a do que a ela diga respeito de vária ordem, quer na blogosfera, quer no FB !
      Uma das coisas que me tem desmotivado em estar mais presente no FB é precisamente o facto de achar que as pessoas se expõem demasiado, por vezes em situações que lhes podem vir a ser muito prejudiciais, até em termos profissionais, entre muitos outros !

      Abraço, JP !!! :)

      Eliminar
  2. Os preconceitos e os rótulos nunca vão desaparecer. Se um determinado rótulo for eliminado, outro surgirá. Podemos, sim, educarmo-nos e tentar deixar de ser preconceituosos tanto quanto a nossa condição humana permitir. Educar a humanidade nunca foi fácil.
    Ontem fui para a baixa de transportes públicos. Metro e elétrico. Como não são os meios de transporte que utilizo com frequência, presto mais atenção às pessoas, uma coisa que sempre gostei de fazer. Perto de nós, no metro, estava um grupo de 4 raparigas talvez dos seus 15-16 anos. Uma delas vestida com uns calções muito curtos e apenas um soutien colorido, com renda daqueles que as dançarinas de samba usam. Provavelmente, aquela peça de roupa nem se chamará soutien. Não sei. O peito da miúda não era pequeno. Dava nas vistas. Uma das minhas amigas fez este comentário, mais ou menos assim: depois admiram-se se forem violadas. Esta senhora é fonoaudiologista, portanto, já lidou com todo o género de pessoas de todas as faixas etárias.
    Ora o facto desta adolescente estar vestida desta forma não implica necessariamente que esteja ou que queira provocar alguém; gostou de se vestir assim naquele dia, é descontraída, está-se borrificando para o que as pessoas possam pensar.
    Mas corre riscos. Riscos muito graves de ser mal-interpretada.
    Quanto aos bloguistas... pois, o gostarmos ou não gostarmos de A, B ou C depende daquilo que escrevem; da forma como se expressam; de como comentam nos outros blogues. : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dois factos ! …

      A nossa curiosidade natural de pretender avaliar os outros das mais diversas formas, claro, muitas vezes com avaliações erradas ou distorcidas ! … Mas isso faz parte do ser humano e é natural !

      O facto de que cada um é (deverá ser) livre de usar a roupa que entender desde que se sinta bem com isso, desde que não seja atentório da ética da maioria e mesmo que isso possa ferir a de alguns !

      rsrs... Nesse caso que relatas até me aparece que deve ter sido bem agradável aos olhos ! eheheh Claro que está mais sujeita a alguns riscos, quanto mais não seja , ouvir algumas coisas agradáveis ou não ! :))

      Beijinhos, Catarina ! :))

      Eliminar
  3. Eu pessoalmente acho que tudo tem o seu limite. O que a sociedade nos tem tentado mostrar, erradamente, é que o mediatismo é que é bom ! Mostrar mesmo que seja negativo é importante, e basta ver aquilo que as notícias dão. Desgraças da sociedade pobre e outro tipo de desgraças da sociedade rica. Interpretem com o entenderem, mas desgraças sejam elas de pobreza ou "desgraças" (abuso de poder, vigarice, roubo) de riqueza são mesmo só para as pessoas coscuvilharem a vida uns dos outros. Há que pôr um ponto de ordem nisto tudo e voltar a moralizar a sociedade, mas para isso temos de nos deixar de impressionar com desgraças !!!
    Este tema "dava pano para mangas" !

    Um abraço Rui

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se dava “pano para mangas”, Ricardo !?...
      Embora isso já seja de outra natureza, fora do contexto do post, mas sempre uma constante !
      Eu diria até, que a nossa comunicação social se preocupa muito mais é em mostrar tudo, tudo o que é negativo, ou desgraças ! … Isso é que “VENDE” !
      Há muito pouco sentido crítico verdadeiramente isento e uma “má vontade” contra tudo que é português ou Portugal !
      Há muito pouco sentido patriótico e de orgulho pelo que realmente somos !... é lamentável !
      Arautos e profetas, da desgraça, em vez de esperança e vontade de ajudar, é o que mais se vê ! :(

      Abraço, Ricardo ! :)

      Eliminar
    2. Pois Rui, penso que realmente interpretei mal aquilo que o tua publicação pretendia. Mantenho, obviamente, o que disse, mas penso que a Internet é uma boa maneira de aproximar pessoas, mas que a verdadeira aproximação acontece quando as pessoas se conhecem cara a cara. Até lá, pode ser tudo fantasioso e uma pura mentira. Na minha perspectiva, ou me dou com a pessoa, ou não. Não tenho jeito para fingir !!!
      Os "Encontros" são sempre benéficos tanto para desmistificarmos ideias erradas acerca de determinadas pessoas, tanto pela positiva, como pela negativa.
      O "nosso" grupo se me permites, é um conjunto de boas pessoas, penso, que gosta de vir aqui para mostrar as suas ideias e divertir-se num são convívio !

      Eliminar
    3. BINGO !, ... Meu Amigo ! ... Penso exactamente assim !
      Claro que a troca de opiniões foi muito enriquecedora e não estou aqui para "convencer" ninguém, antes para ouvir opiniões !

      Há na verdade amizades virtuais belíssimas e sinceras, sem qualquer sombra de dúvida, mas são precisamente essas, já tão fortes e enraizadas que mais ainda sairão reforçadas !

      Tenho muito orgulho em ter por aqui uma "roda de grandes e verdadeiros amigos" ! ... e mais ainda sentir que "nesta sala" se construíram e consolidaram outras belas amizades entre si, tipo "Amigo do meu amigo, meu amigo é" ! ... Por isso, tu dizes "O nosso grupo" ! ... Grande orgulho nisso nós temos que ter !
      :))

      Eliminar
  4. Olá, Rui!

    Como estás/estão? Aqui, tudo satisfatório.

    Sim, sabes que eu sei, que passas com regularidade pelo meu blogue, o que, desde já, te agradeço. Eu, passo mto menos vezes pelo teu, é verdade, embora goste mto da forma como tu escreves, como abordas as situações e te "envolves" com os teus amigos comentadores. Criaste/criaram um um círculo, bem definido, alguns já se conhecem, ao vivo e a cores, e são quase uma família.
    A temática do teu blogue é que, e por eu ser pouco conhecedora e viajada (sou mto sedentária e do meu cantinho), me desmotiva, um bocado. Apenas isso.

    Deixa, no entanto, confessar-te o que sinto: lamento, tenho pena, acredita, que nem sempre comentes o que escrevo, pke dizes tu, te tornarias repetitivo.
    Sabes que há muitas coisas k se repetem, precisamente pke gostamos mto delas. Não sabes?
    Estou a lembrar-me, agora, do "Pai Tirano", filme k tu e eu já vimos "n" vezes, mas gostamos sempre de repetir, de voltar a ver, pke é produto de qualidade.
    A temática do k escrevo, nem sempre é igual, umas vezes, sou (Céu), k é pseudónimo, toda "autoritária", outras, toda "melosa" e outras, "dirijo-me" a pessoas desta blogosfera, de k tu falas, nesta publicação.
    Tu abordas o lado escuro e obscuro das pessoas k por aí proliferam, e olha k há casos, verdadeiramente, patológicos. As pessoas lançam mão a tudo, para conseguir atingir um objetivo, quer pelo insulto, quer pela difamação, meia nebulosa, através do anonimato ou de nomes, k não lembra ao diabo, em k clicas e não linkam. Espalham a sua ira e insucesso pelos blogues k sabem que o/a visada comenta, mas sempre com "capa". Lógico k os visados sabem de quem se trata, e tudo isto, pke pedem nº de telemóvel, solicitam almoços/jantares ou "simples" encontros, etc. e nada lhes é facultado. Portanto, toca a desancar, por aí, sem conhecerem a pessoa, minimamente. Não se trata de jovens, inconsequentes, divertidos, na boa, trata-se de gente bem adulta, com filhos e netos, sem ao menos pensarem se a pessoa k "tanto desejam" está, sentimentalmente ocupada, ou caso não esteja, nem está para aí virada, não lhe interessa esse tipo de "affaire" . Creio k me entendeste muito bem.

    Vi o vídeo com muita atenção e estou de acordo com o k nele é dito, mas a blogosfera é uma verdadeira armadilha com mtos rótulos.

    Boa semana.

    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Céu !
      Antes de mais, grato pelas tuas considerações a meu respeito !
      Realmente reconheço que o “envolvimento de amizade” com as pessoas é o que mais me atrai ! Sempre tenho procurado criar e manter um ambiente do agrado de todos e principalmente “entre todos” .
      Uma das coisas que mais me agrada é sentir um “envolvimento entre” todos os que por aqui passam ou estão presentes e é uma grande satisfação constatar que aqueles que são “meus amigos” passam a ser “amigos entre si” !

      Claro que o teu blog tem características muito especiais, que alguns “não entendem” ou distorcem intenções ! Claro que poderás estar sujeita a interpretações distorcidas daquilo que escreves e até da tua personalidade ! :) …
      Há de tudo na blogosfera e tens (temos) que estar atentos ! … Por isso defendo a "transparência" !
      Reconheço que é muito “ingrato” o tema do erotismo e tu, melhor que ninguém, o saberás !
      Devo dizer-te que gosto imenso daquilo que escreves e do modo como o escreves e por isso, passarei sempre para te ler e sempre que possível, comentar ! Tenho é que "aprender" a ser mais "sintético" ! rsrs

      Beijinhos, Céu ! :))


      Eliminar
    2. Olá, Rui!
      Não tens nada k agradecer-me.
      Pra te falar com verdade, eu envolvo-me mto pouco ou melhor, não me envolvo. Sempre, assim fui, e olha k não tenho tido grandes desilusões a nível dos sentimentos, bem pelo contrário. Tenho sido mais amada do k tenho amado.

      Tens toda a razão, mas são estes temas k me agradam e onde me sinto k nem peixe na água. Qto ao resto "os cães/cadelas ladram e a caravana passa" . Eu sei mto bem quem sou, o que quero e o k faço.

      Obrigada, mto sinceramente. Qto ao aprenderes a ser sintético, não sei se nos curamos desta "maleita", pke eu sofro do mesmo mal, mas eu preciso de palavras e de pôr os pontos nos "is".

      Beijinhos e resto de boa semana.

      Eliminar
    3. O "envolvimento" a que me refiro, é a nível social, na intercomunicação dos blogs e como disse, é muito agradável manter um "grupo" de amigos a que chamo "família" ! Um grupo de Amigos aqui no blog, que sejam amigos entre si ! :)

      Compreendo perfeitamente as "dificuldades" que poderás ter em gerir com o devido equilíbrio o teu blog ! ... É que há leitores "muito diversos" ! ;)

      eheheh... Ser sintético é de facto uma "doença" de difícil cura e eu ainda não consegui arranjar o antídoto ! rsrs

      Beijos, Céu !
      .

      Eliminar
  5. Vi o vídeo, que no fundo é uma forma diferente de publicitar a Coca-Cola.
    Perante o teu texto, em que enfatizas o termo "rótulos", relativamente à blogosfera, o que tenho para te dizer sobre o exposto, é que não tenho conhecimento de alguém ou algum blog ter sido rotulado, com um sentido depreciativo, só por não mostrar a cara.

    Sabes, que não concordo muito quando dizes que os Encontros favorecem e propiciam mais estreitamento de amizades entre pessoas que já se 'conheciam' virtualmente! Pode acontecer, mas também pode não acontecer!
    Comigo passou-se isso! Houve pessoas que conheci e nunca mais me contactaram nem eu os contactei, pelo que o facto de os ter visto ao vivo, não trouxe mais aproximação, já com outros aconteceu uma maior proximidade. Resumindo, cada caso é um caso.

    Tenho, com alguns dos meus leitores e leitoras, uma relação de à vontade e confiança mútua e nunca me preocupei se eles são altos ou baixos, gordos ou magros, feios ou bonitos. Não creio que se um dia os conhecer pessoalmente vá ficar mais amiga do que já sou.
    Aliás, esse é um direito que assiste a qualquer bloguista: identificar-se mostrando o rosto ou não!
    Pela forma como se desenvolve o contacto, escrito, ao longo do tempo, podemos ir conhecendo melhor o outro e até decidir se vale a pena ou não seguirmos esse blog, contactarmos mais de perto com essa pessoa.
    Não podemos, Rui, ser todos iguais nem pensar todos da mesma maneira.
    Eu não tenho problema em colocar fotos minhas e dos meus familiares no meu blog, mas respeito quem decide - seja quais forem as razões - não o fazer.

    Não sei se me desviei do contexto do tema, mas estou à disposição de trocar contigo e com quem quiser e eu aceitar, uma troca de ideias sobre o assunto.

    E não deixo beijos nem abraços pois parece que tu adoptaste um novo 'código' de comportamento, nas despedidas!!! :)

    Então, saudações amigavelmente bloguisticas! :)

    Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Janita ! :)

      Tal como tinha informado, trata-se de um vídeo publicitário ! Neste caso e tal como também referi, um tema que achei muito próximo da blogosfera e muito interessante ! O importante é vê-lo e lê-lo com muita atenção, para se entender bem o que está em causa !

      Como disse (e não quereria repetir-me), no meu caso, essas relações de amizade saíram reforçadas em todos os casos sem uma única excepção ! :)

      Também não me quereria repetir acerca do que considerei “anonimato” ! ... Referia-me apenas a um “desconhecimento visual” dos meus amigos e a mais nada !

      … E claro que podes deixar abraços e beijos que eu tenho-os também para te retribuir generosamente, em tempo e quantidade e com muito gosto, bem repartidos com todos/as! :)))
      Tu falas, porque sabes que és uma Amiga muito especial e por isso privilegiada ! rsrsrs
      Os “códigos” mantêm-se ! eheheh
      :)

      Eliminar
  6. Concordo com a Catarina quando diz que haverá sempre preconceito. É algo que está em nós, mesmo que racionalmente o rejeitemos. Concordo com o Ricardo quando refere que tudo tem limite e a verdade é que neste mundo das "redes sociais" se tende a mostrar demasiado. Concordo com a Janita quando salienta que todos somos diferentes, que na relação entre o virtual e o pessoal cada caso é um caso e que todos temos legitimidade para decidir mostrar mais ou menos de nós próprios. O fundamental é o respeito pelo outro. E concordo até sobre o facto deste vídeo ser um bom anúncio para a coca-cola. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cá está Luisa ! ) …
      Nada como um conjunto de boas opiniões para dar mais “força” a um conjunto de pontos de vista !
      Sem dúvida e aqui está a prova, de que os bons comentários são o real valor de um post , … mesmo que ao fim e ao cabo se resuma a “latas e rótulos” ! rsrs
      Eheh … Claro que não é bem a isso ! rsrsrs … mas a verdade é que uma diversidades de comentários, concordantes e discordantes enriquecem um post !

      Obrigado, Luisa ! :)

      Eliminar
  7. Tudo na vida são opções e há que viver com elas.
    Uma das coisas de que gosto nos blogues é precisamente o anonimato e a possibilidade de imaginar como serão as pessoas, por outro lado se lhes conheço as caras também tudo bem!!!!
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, Papoila ! ) … e não deixa de ser aliciante poder e ter o direito de optar e de pelo outro lado manter-se a expectativa de “quem é quem”, “om que é quem”, como é quem” !
      … e verdade também o ponto de vista que eu defendia de ser óptimo conhecer “visualmente” os interlocutores ! Gera-se uma maior “confiança” ! )

      Beijinhos , Papoila ! 

      Eliminar
  8. Oi Rui
    O vídeo é interessante e reforça a ideia de que o pré-julgamento quase sempre é um equívoco _ e até mesmo no 'olho no olho' costumamos nos enganar.
    Quanto ao anonimato só me incomoda quando há proveito dele por covardia .
    Não recrimino quem coloca fotos ou se expõe mais livremente nas redes sociais,mas particularmente prefiro a cautela visto que todos indiscriminadamente terão acesso.
    E como a papoila também me satisfaço a imaginar como são meus amigos pelo que leio deles ou sinto através de seus comentários.
    Concordo quando disse que os Encontros fortalecem as amizades _ quando já existe creio que sim ,fortalece _ mas quando não _ pode tudo continuar como antes, nada acontecer.Então não é o 'olho no olho' que necessitamos _ e sim dessa virtualidade mágica que quando conversamos aqui soa como se nos conhecêssemos de longa data.
    Gosto da frase do Millor Fernandes _"Como são admiráveis as pessoas que nós não conhecemos bem." kkkk
    Sou um pouco anti-social Rui ,então me cai muito bem a virtualidade ,
    abraços meus

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos perfeitamente de acordo, Lis ! … Muito nos equivocamos quando fazemos juizos “apressados” e o “anonimato cobarde”, intencional , apenas com intenção de “agredir” é horrível, mas como já esclareci, não esse tipo de anonimato que aqui referi ! Antes sim, aquele natural anonimato visual e lógico ! Os amigos comentam, gera-se uma boa empatia , … até uma grande amizade e o que podemos fazer se assim esta tudo bem !
      É o tal “anonimato” da “sala às escuras” , que em determinada altura deixa de o estar e nos surpreende de várias formas !

      Claro que se fica a conhecer bem uma pessoa pela forma como comenta, como se relaciona, como convive na blogosfera e como já foi dito, por vezes até se fica a conhecer melhor assim que num simples encontro !
      Essa frase de Millor Fernandes é fantástica !

      Um Grande Abraço, Lis ! :)

      Eliminar
  9. FABULOSO!!!
    Quantos de nós poderemos dizer que nunca colocámos rótulos em terceiros??
    Eu não posso dizer isso.
    E já meti cada argolada!!!
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É “fatal” que aconteça, Pedro ! … Quer queiramos, quer não !
      Corremos o risco de nos enganarmos redondamente , mas é o tal risco de que todos falam e que temos que assumir !
      Felizmente que tanto menor o risco quanto mais, ou há mais tempo nos “conhecemos” através dos comentário e do relacionamento virtual !

      Abraço, Pedro e … paciência para mais um ano antes de novas férias ! :)

      Eliminar
  10. Caro amigo
    Habituei-me há muito que me habituei a não colocar rótulos no que vejo e na blogosfera, não fui sempre assim , foi com o passar dos anos e alguma formação que me habituei.
    Um dia explicaram-me que o que não gostamos nos outros é o que inconscientemente não gostamos em nós próprios.
    Falando da blogosfera, já conheci muita gente pessoalmente e a nossa amizade saiu reforçada, quanto aos que não conheço, acredito sempre que por detrás do que escrevem ou mostram, são excelentes pessoas, até posso estar enganada, mas isso importa?
    E já agora, que ainda não tive o prazer de te conhecer ao vivo e a cores, tenho de ti uma óptima opinião...vá lá não fiques a babar, é mesmo sério :) :)

    Beijinhos Rui

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acabei de concordar com o Pedro, que é natural que aconteça ! Afinal, chamemos-lhe “rótulo” ou “impressão”, ou “uma ideia de”, vai dar ao mesmo !
      Claro que admito que “um bom feitio”, uma pessoa bem formada e com valores morais, aceite mais positivamente um “estranho” que outra em condições opostas !
      Também concordas que a amizade saiu reforçada ?! … Óptimo ! Creio ser uma “quase” regra geral ! :)
      Infelizmente, estou a perder essa oportunidade que tanto ambicionava e me agradaria, Manu ! … e lá está ! Quem te garante que ao vivo e a cores sou quem tu julgas ? … rsrsrs … e se te enganas ? … rsrsrs
      Eu de ti, tenho essas “garantias” (seguras) e não apenas de uma origem, mas de mais !
      ... E lá está os "encontros" até têm essa acrescida possibilidade de se poder trocar impressões sobre A ou B ! :))

      Um Beijo, Manuela :)) … e esperemos que surja essa tal outra oportunidade !

      Eliminar
  11. ~~~
    ~~ Não estou muito de acordo contigo, Rui.

    ~~ É mais fácil conhecer o carácter e personalidade do autor de um blogue
    pelas suas publicações e pela maneira como interage noutros espaços, do
    que por um breve encontro.

    ~ Repara que eu, no início, até cheguei a ser traída, por quem se dizia
    minha amiga, unicamente por inveja e ciúmes!

    ~ Não ponho rótulos, procuro avaliar pelo comportamento e ideias.

    ~~~
    Felizmente, selecionei um grupo de amigos admiráveis, de vários estratos
    e interesses culturais, mas todos de excelente formação moral...

    ~ Penso que nos queremos bem e perdoamo-nos os pequenos defeitos.

    ~~~~~ Beijinho, Amigo. ~~~~~
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Admito perfeitamente o desacordo, Majo ! Pensar-se diferente é bom ! … e é dessa diversidade de ideias, até contrárias, que poderemos melhor tirar conclusões !
      Como se tem discutido (opinado), há por vezes certos conceitos (preconceitos) adquiridos, por vezes equivocamente, que podem ser “desmontados” após um conhecimento pessoal, visual !
      Quantas vezes acontece resolverem-se mal entendidos, conversando-se e fazendo belas amizades após isso ?!
      Regra geral, as pessoas são boas ! … Quantas vezes a compreensão e a tolerância resolvem tudo ? …

      Beijinhos , amiga Majo ! )

      Eliminar
  12. Anónimo4/8/15 20:39

    Não sou preconceituosa mas acho que rotular e ser rotulado é uma constante da vida...:)
    Como nos frascos, cá em casa, às vezes tenho que descolar o rótulo e pôr outro ou então trocar de frasco porque me enganei no conteúdo!
    Enquanto fui uma "blogueira militante" procurei sempre visionar o lado solar que todos temos! :)

    Abraço

    LM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por essa tua maneira de ser e estar e o saber olhar para o lado solar dos que te rodeavam, e não para o negro, fazes tanta falta na blogosfera, LM...

      Um abraço! :)

      Eliminar
    2. LM
      Já se disse aqui, sim ! É natural que assim seja, claro !
      Quantas vezes nos equivocamos com falsas interpretações que alteramos seguidamente, em novas situações ?! …
      Nada que uma sã convivência, mesmo virtual, não solidifique uma amizade, resolva tudo e desfaça falsas aparências ou conceitos pré julgados !
      E repara no exemplo, em que o nosso conhecimento mútuo (passado de virtual a real) , foi um excelente auxiliar para o fortalecimento de uma amizade ! ))
      Manter vivo esse lado solar e ser tolerante qb é uma boa solução !

      Um grande, Grande abraço, minha primeira amiga real ! :))
      .

      Eliminar
    3. Janita

      Apoio a 100% essa tua opinião, Janita !
      Tenho a certeza que este “Lado Solar” da LM seja bem mais forte que o “Lado Lunar” do Rui Veloso ! :))

      Também para ti, meu, esse abraço ! :)
      .

      Eliminar
  13. 1ª coisa: acabei de saber que completaste outro ano no passado dia 29. Decerto que eu já o sabia mas, meu caro amigo, eu continuo desfasado dos tempos e das efemérides e só assim se compreende que por diversas vezes eu dê os parabéns aos amigos depois das datas certas. Isso que dizer que te vais receber este meu abraço de felicitaçõns já com alguns dias mas garanto-te que está dentro do prazo de validade. ;))
    2ª coisa: este mundo virtual permite-nos contactar com um "vizinho" que no mundo real tanto pode estar na porta ao lado como estar no outro lado do mundo (Macau por exemplo). E no entanto a amizade virtual vai caminhando para uma real conforme vamos "conversando" com maior ou menor frequência.
    E chega um momento em que necessitamos, desejamos, queremos estarmos presentes , estar juntos, para de viva voz dizermos os que durante (às vezes) anos escrevemos.
    3ª coisa: rótulos? isso é coisa para os frascos de xaropes!

    + 1 GRANDE ABRAÇO pah!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheh … Eu não anunciei nada amigo Kok ! … Cusquices da net ! rsrsrs …
      O abraço vem sempre a tempo, em qualquer ocasião sempre inteiramente válido ! )
      Assim como eu penso, Kok ! … Uma amizade virtual que começa lentamente , se vai fortalecendo através da comunicação verbal e (no meu ponto de vista) atinge o máximo quando real !
      Amizades virtuais que foram, como algumas que tenho, que serão para a vida, tenho a certeza ! Amizades que não me canso de ver fortalecidas para além da blogosfera !
      Quanto gostaria de , em vez de estar agora aqui a escrever, pudesse estar a conversar de viva voz com todos os meus amigos, mesmo que em pequenos grupos !
      Creio ser a minha maior ambição e por isso farei tudo o que estiver ao meu alcance !
      A Amizade é a maior das riquezas ! Que ninguém se iluda com “valores materiais” !
      … E quanto ao título do post estamos plenamente de acordo !

      Outro Grande abraço !!! :))
      .

      Eliminar
  14. TODOS

    Obrigado pelos V/ comentários !

    Creio que talvez não me tenha expressado da melhor maneira no texto do post ! :( … Pelo menos foi isso que depreendi de alguns comentários.
    Longe de mim qualquer intenção de “crítica” ao “anonimato” !!! … Claro que o entendo e respeito completamente !

    Quando referi “amigos anónimos”, com um nome, ou um nick, apenas me pretendia referir ao facto de não os “conhecer visualmente” !
    Pretendi apenas fazer uma “comparação” entre a situação do vídeo e a blogosfera numa primeira fase, sem que as pessoas se conheçam de antemão ! … É quase como uma troca de comentários verbais numa sala com as luzes apagadas em que vamos formando uma opinião sobre os interlocutores e à medida que nos vamos conhecendo, ou através de dezenas de comentários trocados ou através de um encontro pessoal, isso é quase como um acender de luzes !!! … Pura e simplesmente essa curiosidade sem qualquer intenção de outro tipo de avaliações !
    Refiro-me à expectativa que a nossa imaginação vai criando sobre A ou B e quantas vezes ela é confirmada ou alterada após esse “acender de luzes” ! … Apenas isto, tal como no vídeo e mais nada !

    Pela minha experiência, de ter vindo a conhecer pessoalmente penso que uns 18 bloggers (?) devo no entanto confirmar que as amizades virtuais entretanto criadas saíram reforçadas e disso não tenho qualquer dúvida e é sim, apenas a minha opinião !
    Mais ainda, atrevo-me a dizer que preferiria todas estas trocas de impressões ao vivo, em encontros prolongados e confraternizando!
    Por muito bons que sejam estes nossos “encontros virtuais passageiros”, nada se compara á verdadeira e forte amizade gerada após um “Encontro” prolongado de um grupo alargado !
    Quando me referi aos “Rótulos” queria apenas chamar a atenção para a parte final do vídeo em que se vê essa mesma frase do Título do post na tal lata do produto publicitado !

    Um Grande Abraço a TODOS, “visualmente” conhecidos ou não !

    (Nota: Comentarei os V/ comentários (como habitualmente) mas dispensando-me da parte correspondente ao já feito neste comentário geral).

    ResponderEliminar
  15. Venho aqui todos os dias para ler os comentários.

    Embora tenha andado a reflectir sobre o tema, ainda não me decidi a escrever a minha opinião sobre o assunto.

    Certo é, que o que escrevo em Teresa... é um estravasar de emoções que não tenho coragem de confessar aos meus familiares e amigos. Funciona como uma escuta para os amigos virtuais.

    Bom, mas às vezes tenho medo que alguém que me conheça pessoalmente, leia esse espaço íntimo.

    Um abração para ti, Rui, e para todos os amigos virtuais que ouvem o meu grito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que fazer bem, minha querida Amiga ! … procurar abstrair do quotidiano , neste momento menos bom.
      Vejo nessa “Teresa” uma mulher mais só, saudosa, mais tristonha, a precisar de um “ombro amigo”. Algo desgostosa a necessitar de desabafar, mais melancólica, a esperar que o tempo passe depressa , a necessitar de afectos, dos amigos e de mais compreensão !
      Há situações em que os amigos têm que ser alertados , mesmo que com um “grito” ! Afinal, para que servem senão para nos apoiarem (tal “ombro amigo”), nos momentos mais difíceis !
      Compreendo bem o que sentes e dizes quando escreves : “ tenho medo que alguém que me conheça pessoalmente, leia esse espaço íntimo” ! …
      Todos nós passamos por certos momentos em que apenas nos apetece desabafar, fechados numa concha, “sem que ninguém nos ouça”, especialmente quem nos conhece pessoalmente ! …
      Ora, é precisamente aqui que os Amigos têm que ouvir esse “grito” e dar todo o apoio !
      Os Amigos servem precisamente para isso, Amiga Teresa ! … mas creio que as coisas se vão alterar para melhor e rapidamente ! Tens que lutar por isso !

      Um Muito Grande Abraço !!!

      Eliminar
  16. Olá Rui que sucesso teve o teu tema quase filosófico :)

    pessoalmente penso (não se deve dizer pois não ?) mas nada de rótulos !
    queria escrever que talvez os preconceitos e rótulos que colocamos são uma espécie de defesa que os humanos têm para se acautelarem de um eventual inimigo quando sentem essa aproximação,
    assim algumas sensações ou comportamentos relacionados com experiências anteriores do assunto, nos dirão rapidamente (no caso de ser um "inimigo" precisamos de ser rápidos!) que nos encontramos em tal ou tal situação e que devemos ter este ou aquele cuidado....

    se houver engano, teremos todo o tempo para repor a realidade e assobiar para o ar !!! mas nunca se sabe ...
    isto no final do dia, não me dá para mais ou melhor !
    até amanhã
    abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Achas, Angela ?... :)) ... Fico feliz se assim pensas ! :))

      É isso ! Nas primeiras impressões todos ficamos um pouco de pé atrás. Por um lado, satisfeitos com um primeiro comentário, mas por outro a aguardar uma "confirmação " da primeira impressão gerada e sucessivamente ir deixando consolidar essas impressões !

      Como dizes, somos humanos, o nosso instinto de defesa funciona e avisa-nos, alerta-nos !
      Quantas vezes leva o seu tempo a deixar consolidar uma "impressão" que ficou após vários contactos ?! ... As coisas não são muito lineares, nem similares ! ... e quando se tem certezas de uma verdadeira amizade é então uma sensação fantástica de confiança e "entrega mútua" !
      Gostei muito deste teu comentário, Angela ! Acho que enriqueceu o post !

      Um Grande Abraço e até amanhã ! :))

      Eliminar
  17. Anónimo5/8/15 23:11

    Já repararam que, ao estarmos a opinar sobre rótulos, já estamos a rotular? :)
    Rotular às vezes significa "classificar! positivamente!

    Abraço

    LM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)... Verdade, LM ! .... e tu sabes quanto me enriqueceu esta troca de opiniões ?...
      Tenho dito muitas vezes que quando inicio um post, raramente sei como vai acabar !
      Este, é dos tais que até a mim surpreendeu e que irei reler cada comentário e tirar as minhas conclusões ! :))
      Com comentadores deste calibre, vale a pena "filosofar" um pouco, como refere a Angela ! :))

      Um Forte Abraço de Grande Amizade !
      :)

      Eliminar
  18. Anónimo6/8/15 00:47

    Normalmente associamos rótulos a aspectos negativos mas isso nem sempre é verdade...daí termos que "ler" com muita atenção os rótulos porque eles são amigos do "ambiente"!
    Isto já sou eu a dar-te "troco" para teres mais um comentário para digerir!
    Boa noite, um soninho descansado...eu vou fazer o mesmo! :)

    Abraço também para a Lena

    LM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheh … És uma “malvada” ! rsrs … mas eu tentarei comentar ! :))

      Digamos que um “rótulo” é o correspondente a uma “primeira impressão” e nesse caso, estamos a ter em causa apenas aquelas pessoas que não são já amigas antigas e que conhecemos bem !

      Gostei desse “ler” bem os rótulos e eles são “amigos do ambiente” !!! rsrs
      Uma primeira impressão poderá ser enganadora nos dois sentidos ! … Por isso teremos que os “ler” bem e estar atentos a novas “leituras” para confirmar ou alterar essa “primeira impressão” ! … e na sequência dessas várias “leituras” acabamos por formar uma opinião quase definitiva ! :)

      Então, se esses “rótulos” são amigos do “ambiente” , fantástico !!! … Temos “gente” para manter e preservar esse “ambiente” e então, é um prazer enorme voltar a fazer leituras e mais leituras de mais uma fantástica “entrada” para a “familia” !
      Chegamos à altura das apresentações familiares e é um prazer enorme apreciar e deliciarmos-nos com as novas relações interfamiliares ! ))) … e assim a “família” cresce ! … e se, por acaso, um dia há a oportunidade de reunirmos a “família”, podermos finalmente dar aquele Abraço e ouvir a voz, isso é para mim, maravilhoso ! :))))

      Um novo Grande Abraço, meu e da Lena e outro para o teu marido, fazendo votos que todo o “mau tempo” já tenha passado ! :)
      .

      Eliminar
  19. Gostei do vídeo, mas o que ele tem de curioso é a imagem não corresponder à profissão/personalidade de cada um. Acho que nos encontros blogosféricos não há assim tanta disparidade... :)))

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu creio que foi feito assim intencionalmente, com um certo exagero das diversas situações visuais, para que, quando se “acendessem as luzes” o impacto ser mais forte !
      As próprias actividades de cada e origens diversificadas, igualmente para reunir esses dois factores : personalidade e imagem !

      Lá está ! Quando vemos um indivíduo todo tatuado, um árabe, um paralítico em cadeira de rodas, somos “apanhados” de surpresa e tenderemos forçosamente a criar-lhe um “rótulo”, uma "impressão de aparência" !
      Ora, verificamos que tudo isso é apenas “aparência” e não tem a ver com a personalidade de cada um ! … e daí a surpresa geral .

      Concordo que nos nossos encontros essas situações extremas não se verificam por norma ! … mas já imaginaste que poderiam bem acontecer ? …

      Beijocas saudáveis e de luzes acesas, Teresa ! rsrs

      Eliminar
  20. TODOS

    Devem ter reparado que há dias não tenho podido visitar os blogs amigos !
    Na verdade, por vezes até os visito, mas para não ferir susceptibilidades, na falta de tempo para comentar todos, não tenho comentado nenhum.

    Sabem que, prevendo que iria andar mais ocupado resolvi fugir aos "enigmas" porque exigem uma presença mais constante !
    Pensei eu : Bom. Vou colocar aqui este vídeo e poderão comentar, mas não terei que estar preso a dar respostas aos comentários ! ... eheheh
    Bingo (ao contrário) !!! rsrs
    Comentadores como estes dão cá uma trabalheira ! ... ehehe

    Acontece que tenho andado muito absorvido com amigos e com a família (época de férias deles), muito por fora de casa e sem internet e tenho um enorme “defeito” de ter em alta consideração todos os que perdem tempo a “visitar-me” !
    Ora eu acho que quem o faz, merece uma boa parte de todo o meu tempo disponível a corresponder na minha medida possível, ao tempo que também perderam nessa visita e daí “alongar-me” desta maneira nos comentários ! … Infelizmente não sou tão sintético como se impunha e como é prática comum e assim, lá se vai o meu tempo ! :(

    Por isso, as minhas desculpas a TODOS, pela ausência nos seus blogs !

    Um Grande Abraço a TODOS e creiam que os considero muito !!!
    .

    ResponderEliminar
  21. Anónimo6/8/15 16:14

    Por mim estás desculpado!
    Não te vou rotular mas acho que, realmente, precisas de um curso de síntese...assim estás feito! :)




    Abraço

    LM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahah ... Também sei ser sintético ! ... Queres ver ?



      :))) Abraço !

      Eliminar