13/09/2015

FALAR DE VINHO - 8

(Agendado - último desta série de agendamentos)


...E aqui uma boa dica sobre o que preocupa muitos e especialmente muitAS !

NÓDOAS DE VINHO - 8

DAQUI

Uma toalha, ou uma blusa / camisa branca e um vinho tinto são o cenário perfeito para uma tragédia shakesperiana. Mesmo o mais cuidadoso dos enófilos já teve alguma toalha, roupa, sofá ou tapete manchado com vinho. E nessa hora, o que deve ser feito? O primeiro passo é não se desesperar. Apesar de não ser a tarefa mais simples do mundo, há algumas maneiras de retirar manchas de vinho. 
Seja rápida/o
O mais importante de tudo – e o que vai tornar o seu trabalho bem mais fácil – é limpar quando a mancha ainda é recente e não está totalmente seca.
1. Use papel-toalha, água e sabão
Retire o excesso com papel toalha e depois lave a peça com água quente e sabão. A água mais quentinha consegue diluir e “desprender” o vinho que já penetrou no tecido. 
2. Coloque sal na mancha ainda molhada
Também se pode deitar um pouco de sal na mancha ainda molhada, pois, dessa forma, o líquido tende a ser sugado pelo sal. Se preferir essa alternativa, cubra toda a mancha e deixe descansar por cinco minutos. Em seguida, retire o excesso e repita o processo até que clareie bem. Depois disso, é só lavar normalmente.
3. Use sabonete líquido e água oxigenada
Outra dica é usar uma mistura de sabonete líquido e água oxigenada. Ela é um oxidante que faz as vezes de branqueador, pois dissolve os pigmentos da mancha e torna mais fácil a remoção com sabão ou sabonete.
Se estiver numa reunião mais formal e não puder tirar a toalha da mesa na hora em que o vinho foi derrubado, o ideal é colocar sabonete líquido e água quente, que vai amolecer e não deixar que a mancha seque – fica mais difícil tirá-la mais tarde.

Receitas inusitadas
Antigamente, quando não existia a gama de produtos de limpeza que temos hoje, uma das maneiras mais eficientes de limpar manchas era colocá-la no leite fervido. O procedimento é simples: basta encher uma panela com leite, colocar o tecido dentro e ferver os dois. Assim que o leite alcançar o ponto de ebulição e começar a subir, desligue o fogão e deixe de molho (depois, claro, lave a peça com água e sabão). 
Outras pessoas preferem limpar vinho misturando uma parte de vinagre branco com três de água morna e esfregar bastante. Depois, é só lavar a peça à mão.

Mancha seca, trabalho dobrado
Sempre que puder, tente remover a mancha ainda húmida. Mancha seca significa trabalho dobrado, pois ela já vai estar totalmente infiltrada no tecido – e não só na superfície – e conseguir limpá-la totalmente será mais difícil.
Nesse caso, é provável que as opções acima não funcionem – já que são alternativas menos invasivas para o tecido. Para tentar salvar a sua toalha, ou qualquer outra peça, há três saídas. Uma delas é apostar nos produtos sem cloro, que são menos agressivos e não desbotam o tecido, principalmente os mais delicados, mas mesmo assim conseguem uma boa limpeza. A vantagem é que ele pode ser usado tanto em peças brancas como em coloridas. Outra maneira é misturar água e amoníaco e colocar a solução em cima da mancha. Como ela já estará seca, esfregue a área com uma escovinha e depois lave o tecido todo, para retirar o produto.
.

14 comentários :

  1. Ehehehe Então, Rui?? Já cá estás e ainda andas a agendar posts?
    Está bem visto...terminas a ensinar-nos a limpar as nódoas do vinho que (eu) não bebi! Lol

    Ainda bem que já vieste, é que amanhã começa o grande desafio da nossa amiga Teté o "Gota D'Água"...Ainda te lembras?

    Agora não podes vir com enigmas muito difíceis, senão é que a minha tola pifa de vez!!

    Estou muito feliz com o teu regresso, Amigo Rui! :)))

    Beijinhos e inté!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá janita ! rsrsrs
      Já cá estou e já a precisar de umas férias, que isto do "para arranca", tem que se lhe diga ! ! eheheh .... Quebra-se o ritmo, mas não se esquecem os Amigos ! :) ... Fui-me reabastecer a pensar em "dar-lhes a volta" ! rsrsrs

      Pois é ! Com tanto vinho tinto é bem natural que se entorne algum na blusa ! rsrsrs

      O desafio da Teté vai começar na 3ª feira de madrugada e eu já mandei a minha foto ! rsrs ... Vai ser muito giro ! :))

      Também estou muito feliz por estar convosco de volta ! Já tinha saudades destas coisas ! :)))

      Beijinhos e inté,... sempre ! :))

      Eliminar

  2. Eu como não bebo não sujo :)
    Agora a sério amigo Rui, há aqui dicas que desconhecia completamente, estão já guardadas para eventuais derrames :)

    Um beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheheh... Assim seria garantido ! rsrs ... mas podem sujar os outros ! rsrs

      Já agora, a propósito, vou-te contar o maior "embaraço" da minha vida ! :)
      A certa altura, na minha vida profissional, recebi na empresa uma cliente sueca, que por sinal era lindíssima, jovem e vinha vestida de branco ! Chegada a hora do almoço, fomos almoçar e éramos 4.
      O almoço decorria muito animado, com algumas estórias cómicas pelo meio. A rir, entalei-me ao beber um vinho tinto e apesar de todos os cuidados a tapar a boca com o guardanapo, não pude impedir que uma série de salpicadelas fosse direitinha ao vestido imaculado da senhora ! :(((( ... Calcularás a minha ( nossa ) preocupação !? ...rsrsrs... O hotel estava a 50 kms e ela tinha vindo por um dia (não sei se ela teria outra roupa !?... :((( ... mas foi inevitável ter que a levar ao hotel ! :)))

      Valeu que ela era uma jovem "moderna e descontraída" e encarou tudo "numa boa" ! eheheh ... mas deverás fazer uma pequena ideia de como me senti ! rsrsrs

      ...por isso, nunca digas que "não bebes, não sujas" ! eheheh

      Beijinho, Fê e vamos a ver se a 18/10 não repito a "façanha" ! rsrs

      Eliminar
  3. Bem reaparecido!
    O melhor é não deixarmos cair o vinho evitam.se muitos trabalhos :))
    xx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :))) Obrigado, papoila ! ... Estive "Andando por aí" e esperem-lhe a volta ! rsrs

      Nós bem não queremos, mas "azares" acontecem constantemente ! eheh ... como ainda hoje ! :))

      Ofereceram-me ontem uma garrafa (por acaso de águas, de plástico, litro e meio, mas cheia de vinho doce e arrolhada com a respectiva tampa. Tinha-a no frigorífico ! ...
      Quando a levei para a mesa e a abri, havias de ver um autêntico repuxo de vinho e espuma que nunca mais acabava e entretanto a mesa cheia de vinho por todo o lado e a toalha cheia dele ! rsrs
      Tivemos que levantar tudo e pôr de novo a mesa !
      Uma boa oportunidade para pôr em prática aquelas sugestões ! rsrsrs
      valha-nos que o vinho estava "au point", docinho ! rsrsrs
      :)))

      Eliminar
  4. Desconhecia o truque do sal assim como o do leite. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) … Eu também não sabia, Luisa ! … e sinceramente ainda não experimentei ! :)
      Fica a informação como alternativa a outras

      Eliminar
  5. Olá, estimado Rui!

    Espero que te encontres bem, tal como a Lena e restante família, estejas onde estiveres.

    Fizeste quatro publicações agendadas, creio, sobre o vinho, as suas propriedades, benefícios e até utilidades. Li-as todas, com interesse, embora nunca tenha tomado qualquer bebida k contivesse álcool. Desde pequena que sinto aversão ao famoso néctar, e lembro-me de estar à mesa com o meu avô materno e de ele ter de colocar a garrafa em cima de um banco, atrás dele, mas nunca na mesa onde estávamos todos. Explicar-te a razão desta minha atitude, não consigo, mas é verdade o k te estou a contar. Sinto pelo vinho ou bebidas k contenham álcool o que sinto pelo mar: repúdio, "ódio".

    Raramente vou a almoços ou jantares, mas qdo tal acontece, e em 99% dos casos por questões sociais, procuro colocar-me ao lado de pessoas k não tomem bebidas alcoólicas. Enfim, sou assim.

    E a talho de foice, vou contar-te o seguinte: algum tempo depois de eu ter terminado a faculdade, fui convidada por um arquiteto, mais velho k eu, de largas posses, para almoçarmos num famoso restaurante da linha do Estoril. Aceitei o convite, pke sempre me "fugiu o pé" para o glamour e para o requinte. Qdo entrei no restaurante reparei k não estava ninguém. Fiquei preocupada, mas pensei no preço dos pratos e sosseguei. Repentinamente, quatro músicos surgiram e num palco improvisado tocaram só para nós, "Arranjuez mon amour". Fiquei, sem palavras, deslumbrada. O garçon trouxe à mesa um vinho e mostrou-o ao arquiteto k disse k preferia um mais velho, colheita não sei das quantas. Qdo o empregado se retirou, disse-lhe: ..... peço desculpa, mas não me sinto bem, fico incomodada na presença de vinhos e de quem os toma. Olhou-me, sorriu, chamou o empregado e sussurrou-lhe algo quase ao ouvido, k, ainda hoje não sei o k foi. Vieram os pratos pedidos, melhor, as entradas, e o vinho nunca mais aparecia. Bebemos ambos água mineral. Terminado o almoço, saímos do restaurante e o chauffeur dele, de luvas brancas, abriu-me a porta do estrondoso carro. Agradeci e entrei. Soube, bem posteriormente e por terceiros, k o arquiteto pagou o vinho, como se o tivesse bebido, não por imposição do restaurante, mas por sua livre vontade.
    Tira deste facto real as conclusões k quiseres.

    Obrigada pelo teu lindíssimo comentário e pelas qualidades k vês na minha escrita. Bondade tua, Rui. Eu sei k aquilo k escrevo agrada satisfatoriamente, eu sei, mas não tanto qto tu dizes.

    Bom regresso e beijos para ambos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Céu !
      Agora já por casa ! )
      Claro que compreendo que por motivos óbvios não te possa interessar muito o tema, apesar de o teres lido !  … O teu caso é idêntico ao de um meu irmão e por isso entendo-te bem ! … Só que ele consegue estar junto de quem beba, mas nem o cheiro suporta ! :)

      Esse teu relato sobre esse fantástico e certamente inesquecível encontro e jantar é notável pelo cavalheirismo do teu acompanhante ! :) … Calculo o efeito que te tenha causado ! rsrs … Não seria para menos e não é muito vulgar ! 
      O meu comentário no teu blog foi sincero ! … Acho que tens uma forma de escrever muito especial e “cativante” !
      Obrigado também pelo teu comentário sincero ! :)

      Beijo ! :)

      Eliminar
  6. Só se me mandarem vinho para cima... :)))
    Aquele abraço, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheh... Basta estar na mesa, Pedro e alguém se encarregar de fazer uma asneira, tais como duas que referi em comentários anteriores ! :)))

      Abraço !

      Eliminar
  7. Olá Rui
    Pelo que já li tens andado afastado, mas nem por isso deixam de aparecer aqui posts bem interessantes,
    Este das nódoas de vinho é bem útil, mas dizem que entornat vinho dá sorete , será? Azar mesmo é de quem tem de limpar.

    Óptima semana para ti.

    Beijos Rui

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Afastado, mas não esquecido dos meus amigos e por isso deixei isto agendado para se irem entretendo.
      Já de seguida recomeçaremos os desafios do "Andando por aí" ! :))

      Este tem a particularidade de ser útil ! :)) ... e dar sorte, é uma grande treta" ! rsrs ... Perde-se o vinho e dá muito trabalho ! ehehe

      Beijinho, Manuela ! :))

      Eliminar