10/10/2015

"HORA" DE MEDITAÇÃO

Re-editado

A verdade é que, neste rescaldo eleitoral, nota-se em geral, que os nervos e a falta de serenidade vêm à flor da pele ! 

Uns por euforia infundada, outros por despeito, sentido de derrota, ou de "injustiça", mas todos, todos, têm vontade de expressar as suas opiniões ! 

Infelizmente,  muitos não se ficam pelas suas simples e válidas opiniões e partem para o insulto, ou agressividade para com os políticos, ou apenas mostram o seu extremo nervosismo, quando não concordam com isto ou com aquilo que simplesmente lêem.

Algo vai mal, muito provavelmente com o passado traumático dessas pessoas !? ...

... Atentem nestes 7  "quadros",  para TODOS,  disse para TODOS, nós , meditarmos !

Pensem bem nisto, que ...  TODOS,  temos "culpas no cartório" e ninguém está isento de culpas a "lavar as mãos" e assobiar para o lado !

Portugal poderia ser bem diferente, com portugueses diferentes  !!!



1

        - Cooperação  - Quando chegamos à conclusão (e aceitamos) que é no diálogo , aceitação, cedências e cooperação e não na teimosia, interesses pessoais e ideologias, que as coisas se resolvem, tudo se consegue, o objectivo é conseguido  e as dificuldades são ultrapassadas ! J

2

      – Uma grande realidade, que muitos se recusam a aceitar ! … Todos somos diferentes e  por isso, todos vemos as coisas de modo diferente, pensando que a nossa visão e entendimento  delas  é que é a verdadeira, mas poderá não ser !  L

3

      – Quantas vezes se discute à volta de um assunto , em que, afinal, ambos têm razão ?... Na maior parte das vezes é apenas uma questão  de pontos de vista diferentes !  Porquê discutir em vez de argumentar e tentar compreender o ponto de vista do outro ? …

4
  
     - … e é tão simples ! … Seríamos bem mais felizes  se aproveitássemos a vida para rir, para amar (tudo e todos) , com menos ódios e azedumes ! … Se enfim, encarássemos a vida tal como ela merece de nós ! ...

5

        – Há sempre aqueles que têm ilusões  e vivem a vida nessa “ilusão de ilusões” e por nada no mundo as querem perder , simplesmente por teimosia e amor próprio  ! … Aceitar e ceder é muito difícil ! :(

6

      – Muito nos queixamos de tudo e de todos, sem pensarmos que se talvez dessemos todos mais um bocadinho de nós próprios, as coisas poderiam ser bem melhores ?... 
     Afinal, por mim, não fizeram nada ! … e será que eu fiz a minha parte ? …

7

      – “Serenidade”  é a palavra de ordem ! Aprendamos a “saber ouvir” primeiramente, que é a ouvir que se aprende ! … Quem gosta de se ouvir apenas a si próprio,  não consegue aprender mais do que aquilo que (mal) sabe !

............................................................................................................

... e já agora, se quiserem comentar o tema, ou algum dos "quadros" em particular, podem fazê-lo ! :)) ... tipo, ... o que mais gostam, o que tem mais razão de ser nesta altura e na actual situação, ... aquele com que não concordam,... etc..

.

32 comentários :

  1. Gosto do último pensamento. Gosto de ouvir o silêncio de vez em quando para que possa reouvir os sons abafados pelas vozes que insistem em querer-se ouvir; para que possa ver, ouvir e sentir aquilo que as vozes não dizem. Saber ouvir é uma virtude. : )))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1.  Ouvimos tanto, tanto, quanto tentamos ouvir o silêncio ! … mas é realmente uma enorme virtude saber ouvir os outros em vez de nos ouvirmos somente a nós próprios !
      :)

      Eliminar
  2. Gosto especialmente do segundo quadro, amigo Rui.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma realidade indesmentível, Graça ! … Principalmente nas interpretações do que ouvimos ! …
      :)

      Eliminar
  3. Gosto de todos , mas , o primeiro , não conhecia e enche-me as medidas. Dizem que o animal burro é muito esperto...aí está . Assim fossem os humanos.
    M.A.A.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Curioso, M.A. que este é um dos mais conhecidos ! Cada um a puxar para seu lado não conduz a nada ! .))
      Quando há cooperação os problemas resolvem-se !
      O que é preciso é "não complicar" !

      Eliminar
  4. Escolho o terceiro, acho mesmo que a realidade é muito complexa. mas não me fico por aí pois junto-lhe o segundo.
    Vivências diferentes, realidades diferentes o que pode gerar opiniões divergentes e ambos terem razão....
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As “coisas”, bem ou mal são o que são ! As diferentes pessoas é que as vêem de modos diferentes. E quantas vezes se podiam remediar as divergências. Se nos colocássemos no lugar do outro ? …
      bjs

      Eliminar
  5. Gosto de todas, mas a última é de muito bom senso e muitíssimo correcta. Escutar que é aquilo que nos pediram no Voluntariado da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Saber ouvir antes de "disparar" asneiradas !

    Amanhã mando-te o mapa do Metro com a indicação da estação mais próxima !

    Um Abraço Rui

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo que depreendi já compraste os bilhetes e vens de Alfa que chega às 9:22 à Gare do Oriente ou percebi mal ?!

      Eliminar
    2. E nesse caso, Ricardo, quantas pessoas há por aí , a quem a melhor coisa que se lhes pode dar é ouvi-las com atenção, tempo e calma ! Dar-lhes "o nosso tempo" ! Quantas há que não têm com quem desabafar ?! … Não sabia que acumulas essa função nas horas vagas,... Parabéns ! É nobre !

      Eliminar
  6. Rui
    ainda arranjei tempo para este pensamento :
    vejo no primeiro quadro o perigo dessas "cabeças pensadoras" que tanto se juntam que "tudo comem e não deixam nada"! é só olhar para o vaso da esquerda...
    bons sonhos a todos
    Angela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (?) … Eu vejo mais “um objectivo” em vez de comida, Angela !
      Aquilo que é feito em conjunto, desde que o objectivo seja o mesmo, é sempre mais fácil e mais eficaz, do que o que é feito por um, sózinho, até porque os outros não deixam ! :( … Assim, a cooperação , a colaboração, a ajuda, torna as coisas bem mais fáceis e do agrado de muitos mais ! ...
      :)

      Eliminar
  7. Gosto de todos amigo Rui, mas há dois que têm muito a ver comigo...o 4º e o último.
    Laughter anda love, são meus lemas de vida.
    Como estou sozinha habituei-me a ouvir o silêncio e sinto-me divinamente.

    Bom fim de semana

    Beijos Rui

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bela seria a vida, se nesse quadro, Manuela !!! ... Porque teimamos em viver sempre com as preocupações (que embora com razões de ser, se hão-de resolver serenamente ?) ... Porque estarmos sempre a antecipar as "decisões" que outros hão-de tomar e em que todos queremos interferir ? ... e aí entra o quadro 7 ! :)) ... Serenidade, calma , já fizemos o nosso papel ! Agora vamos-nos manter serenos e tentar ouvir o silêncio que tem tanto, mas tanto, para nos dizer ! ...

      Beijo, Manu !

      Eliminar
  8. Excelente recomendação; reflictamos, pois a responsabilidade é de todos nós!!

    Tudo de bom.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mal das sociedades é que todos queremos ser políticos ! Todos queremos ter uma lavra a dizer num barulho insurdecedor , com crispações, irritações, teimosias, palpites para cá e para lá !
      Com tudo isso, os nervos à flor da pele e consequentes doenças nervosas e mal estar ! :(
      Sejamos serenos, que já nos deram a palavra ! ... Agora,... entendam-se !!!
      Claro que nunca nos devemos "demitir" nas nossas horas !
      :))

      Eliminar
  9. Como não podia deixar de ser, escolho o pensamento do filósofo alemão.

    Simplesmente por teimosia e amor próprio certos políticos portugueses estão a actuar lamentavelmente. É que aceitar e ceder é mesmo muito difícil.

    Votos de um divino fim de semana em silêncio e reflexão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já calculava, Teresa ! eheheh
      Custam muito aquelas 5 "fases" de Kübler-Ross ! ... mas os outros têm que ser dignos e sem euforias ! ... A humildade (contra a arrogância), tem que estar sempre presente ! ... A união faz a força ! ... e mais do que nunca, precisamos de um país unido, ou, pelo menos, colaborante, pois Portugal está em primeiro lugar !

      Uma boa semana ! :))

      Eliminar
  10. Dependendo do momento, todos servem. Neste momento, sigo o último. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O último está a ser "escolhido" por muitos ! eheh ... Pudera ! :)) ... É realmente o melhor para a alma e até para o corpo !
      ... e não só agora, como em todas as ocasiões ! :))

      Beijinho, Luisa ! Sabes que espero com ansiedade um destes próximos dias ? ...eheheh

      Eliminar
  11. Rui, boa tarde. De facto a responsabilidade é de todos nós e estes quadros com observações tão pertinentes põem-nos a meditar. Por vezes faltam-nos a tolerância e as cedências e complica-se tudo....
    Prefiro o 4º. quadro, muito embora o último também seja da minha preferência.
    Uma boa semana e um abraço da
    Celene.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Celene ! :)) ... ~Sabes que reuni estes 7 quadros muito rapidamente,... até me surpreendi por isso,... e não é que neles se conseguem ver as várias fazes que têm a ver com o assunto em causa ? ...
      São realmente um factor de "meditação" que era o meu objectivo !
      Também curiosamente cada um deles tem mais o agrado de uns que os outros.
      Uma boa diversidade ! :))
      Abraço !
      :)

      Eliminar
  12. Já chego aqui na hora da reedição, mas concordo inteiramente com o teu sábio e inteligente ponto de vista. No que respeita a cedência, compreensão e cooperação mútuas, acho que o primeiro desenho ilustra esse espírito na perfeição!
    Para quê cada um puxar para seu lado, sem disso recolher benefícios, se juntos e em cooperação, podem ver satisfeitas as suas necessidades?

    Todos os outros desenhos transmitem uma mensagem digna de reflexão, mas a 1ª, é a que mais reflecte a realidade que, no momento, atravessamos!

    Um beijinho e boa semana, Amigo Rui!! :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)) ... Esta não foi uma re-edição nos moldes habituais, mas antes para complementar cada quadro com um comentário meu, para não deixar todo o trabalho para "os outros" ! Aqui, tal como a "cooperação" ilustrada que te chamou mais a atenção ! rsrs

      Como estes simples 7 quadros podem "ensinar" tanto" , com elevação, com calma, serenidade, sem discussões, sem nervos à flor da pele, sem insultos e curiosamente ao agrado de todos os quadrantes políticos !
      Com isso, fiquei muito feliz ! :)

      Beijos e uma boa semana também para ti e prepara-te para deixar mais livres os dias a partir de 4ª fª ! eheheh

      Eliminar
  13. Amigo Rui, um texto que merece mesmo muita reflexão !

    Todas as imagens/frases estão bem conseguidas, mas a primeira vai de encontro a um post que tenho alinhavado, sobre a força que vem da união e não da divisão.

    "As aves são animais de sangue quente, o que significa que mantêm a temperatura corporal independentemente do meio ambiente onde se encontram. No entanto, quando está muito frio, o seu pequeno tamanho obriga-as a adaptar-se e a trabalhar em equipa, então, elas se amontoam em grupinhos para se aquecerem, apoiarem e protegerem.
    Outra vantagem deste tipo de abraço comunal é ganhar protecção extra contra predadores, já que existe a hipótese de alguma ave não conciliar um sono profundo e em caso de alerta pode avisar as outras.
    Algumas pesquisas recentes indicam que esse empoleiramento colectivo em algumas espécies, tais como os estorninhos, pode servir como um centro de informação, permitindo que os pássaros compartilhem, entre outras coisas, informações sobre melhores fontes de alimento e assim terem mais hipóteses de sobreviverem."

    Assim deviam ser os humanos !
    Um beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um texto (mais figurado que texto) para muitas reflexões, de facto, ou como simples "figurinhas gráficas" nos transmitem tanto ensinamento !?...

      ... e como tão bem esse teu post sobre as aves tão bem se pode enquadrar neste espírito ! ...
      Certamente que também o mundo animal nos pode ensinar tanto !!!

      Fiquei curioso e esperarei não deixar passar esse teu post sem me aperceber ! :))

      Um beijo, uma boa semana e um bom próximo domingo ! :)))

      Eliminar
  14. Todos

    Obrigado pelos V/ comentários.

    Tentarei ainda responder individualmente, mas por uma questão de "logistica" irei colocar um post que poderão ir vendo e a que começarei a responder amanhã (comentários moderados)

    Entretanto poderão continuar a comentar este, mas não estranhem estarem os comentários sob moderação.

    Abraço !

    ResponderEliminar
  15. Gostei muito de todos - o último é lindíssimo - e concordo com todos.
    um beijinho
    Gábi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que quase tudo já foi dito, mas deixa-me dizer mais uma !
      Até comigo acontece, reconheço, mas acho que a maior parte das pessoas, quando está a ouvir o seu interlocutor, em vez de o ouvir com atenção até ao fim do seu raciocínio, está é a pensar na pergunta (ou resposta) que lhe vai dar, sem se preocupar em continuar a ouvir e por isso perdendo uma grande parte da "mensagem" !

      Um beijinho Gábi ! :))

      Eliminar
  16. Eu percebi Rui, só queria ser mazinha!

    continuo a pensar que o pessoal todo junto virado para um objetivo, pode ser muito "destruidor"!
    boa noite, até amanhã
    vou ver a igreja do post novo!
    Angela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foste mazinha ! rsrsrs... mas olha que este pretendeu ser um post "conciliador" entre as esquerdas e as direitas, sem tomar paridos !
      Ou melhor, o único partido que eu pretendia ver defendido era o que devia ser de todos nós " PDPT"... O Partido Dos Portugueses Todos ! :)))

      Eliminar