09/01/2016

EXPRESSÕES POPULARES - 1



Encontrei no meu "baú" uma série de expressões deste tipo e, como se usam com frequência e nem todos saberão a sua origem, lembrei-me de as trazer ao vosso conhecimento.

1-TIRAR O CAVALO DA CHUVA
2- DAR COM OS BURROS NA ÁGUA
3- OK
4- ONDE JUDAS PERDEU AS BOTAS
5- O PIOR CEGO É O QUE NÃO QUER VER


1- TIRAR O CAVALO DA CHUVA
- Podes ir tirando teu cavalinho da chuva porque não vai ser hoje que vamos jantar fora !
No século XIX, quando uma visita iria ser breve, ela deixava o cavalo ao relento em frente à casa do anfitrião e se fosse demorar, colocava o cavalo nos fundos da casa, em um lugar protegido da chuva e do sol.
Contudo, o convidado só poderia pôr o animal protegido da chuva se o anfitrião percebesse que a visita estava boa e dissesse: "pode tirar o cavalo da chuva".
Depois disso, a expressão passou a significar a desistência de alguma coisa.


2- DAR COM OS BURROS NA ÁGUA
A expressão surgiu no período do Brasil colonial, onde os tropeiros que escoavam a produção de ouro, cacau e café, precisavam ir da região Sul à Sudeste em burros ou mulas. O fato, era que muitas vezes, esses burros, devido à falta de estradas adequadas, passavam por caminhos muito difíceis e regiões alagadas, onde os burros morriam afogados.
Daí em diante o termo passou a ser usado pra se referir a alguém que faz um grande esforço para conseguir algum feito e não consegue ter sucesso.


3- OK
A expressão inglesa "OK" (okay), que é mundialmente conhecida e usada por tudo e por nada, para significar algo que está tudo bem e de acordo, teve sua origem na Guerra da Secessão, no EUA.
Durante a guerra, quando os soldados voltavam para as bases sem nenhuma morte entre a tropa, escreviam numa placa "0 killed" (zero mortos), expressando a sua grande satisfação, daí surgiu o termo "OK".


4- ONDE JUDAS PERDEU AS BOTAS
Existe uma história não comprovada, de que após trair Jesus, Judas se enforcou numa árvore sem nada nos pés. Alguém teria sabido que ele tinha colocado o dinheiro que ganhou por entregar Jesus, dentro das suas botas.
Quando os soldados viram que Judas estava sem as botas, saíram em busca delas e do dinheiro da traição. Nunca ninguém ficou a saber se as acharam ou não. A partir daí surgiu à expressão, usada pra designar um lugar distante, desconhecido e inacessível.


5- O PIOR CEGO É O QUE NÃO QUER VER
Em 1647, em Nimes, França, na universidade local, o doutor Vicent de Paul D`Argent fez o primeiro transplante de córnea num aldeão de nome Angel. Foi um sucesso da medicina da época, menos para Angel, que assim que passou a ver, ficou horrorizado com o mundo que via.
 Disse que o mundo que ele imaginava era muito melhor e pediu ao cirurgião que arrancasse os seus olhos. O caso foi acabar no tribunal de Paris e no Vaticano. Angel ganhou a causa e entrou pra história como o cego que não quis ver.

.

16 comentários :

  1. Olá Rui
    A minha colega de trabalho - Deolinda Bonita, publicou um livro onde constam estas expressões e outras "que nem lembram ao diabo mais velho"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deve ser uma compilação curiosa, Luis ! :) … Elas, de facto são tantas, que reunidas em livro deve dar um resultado interessante ! :))

      Eliminar
  2. Aplicamos tantas vezes estas expressões e não sabemos a origem, eu por mim falo.
    Valeu vir aqui, já aprendi umas quantas coisas.
    Hoje diria que posso tirar o cavalinho da chuva, já que queria sair e a chuva não deixa :)
    Bom fim de semana

    Beijos Rui

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Daí a curiosidade, Manuela ! Quantas vezes dizemos estas coisas e não sabemos verdadeiramente a origem ! Repara que o “OK” , por ex., que tantas vezes dizemos, tem uma origem muito curiosa e com muita lógica !

      Bom Domingo, Manuela
      Um Beijo !

      Eliminar
  3. Não conhecia a do Onde o Burro perdeu as botas.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Onde Judas perdeu as botas", ou, "Dar com os burros na água" ? … Uma delas, papoila ! :)
      A do dos “burros” também desconhecia, a do Judas já conhecia ! :)

      Bejijinhos

      Eliminar
  4. Desconhecia a origem de algumas.
    Gostei de ler.
    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há muitas, Catarina. E algumas muito interessantes, mesmo ! :))

      Beijos e Bom domiingo ! :)

      Eliminar
  5. Comprei há pouco tempo um livro da Andreia Vale, "Puxar a brasa à nossa sardinha" que reúne 270 expressões deste género e conta a sua origem. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa ! Rsrs … Nesse caso, não te estou a dar novidades nenhumas! :)) … e logo 270 !!! :)

      Boa semana, Luisa !

      Eliminar
  6. "Todos é que sabemos Tudo !!!"
    Obrigado Rui

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A maior das verdades, Ricardo ! Rsrs

      Grande Abraço !

      Eliminar
  7. Nunca tinha ouvido falar a 2 e 4, Deolinda Bonita da Marinha Grande publicou um livro de expressões, mas nunca li, tenho todos os livros dela menos este.

    Boa semana Rui e um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também acho que são as menos usuais, Adélia, mas já as tenho ouvido várias vezes ! Sabia o sentido, na generalidade, mas não a verdadeira origem !
      Esses livros são sempre muito curiosos ! :))

      Beijinhos e boa semana ! :))

      Eliminar
  8. Incrível a cirurgia ter sucesso em 1647 e depois o operado não querer ver...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo espantoso, Gábi ! Vistas as coisas a esta "distância" (no tempo) é mesmo incrível e ainda mais haver uma pessoa a quem foi dada a vista e que a recusou !

      Eliminar