08/12/2016

A SAÚDE À MESA

E porque não ? ... :)) ... Este é só para um - Se estou só ! :)

Quando falta o "redon",  é só ir ao armário/despensa, "cuscar" as prateleiras ! 
Há sempre qualquer coisa e o importante é dispensar o fogão ! Fica-se "leve", saudável  e não dá trabalho !

- Uma "entrada" de frutas,  antes da refeição : banana, tangerina e maçã ralada com canela (neste caso).
- Um complemento de "entrada" de : bolachinha de gengibre, sementes, uma azeitonas, frutos secos variados e tremoços.
- Uma lata de conserva de atum em azeite, acompanhado de bróculos.
- Um café acompanhado com 1 ou 2 ladrilhos de chocolate de 70% e neste caso até ia bem um pastelinho de nata, não acham ?! :)

Já vos estou a ouvir a dizer : mas isto até parece um daqueles restaurantes de estrela Michellin ! ... Onde está a comida ? ... ehehe 





:)) ... Já repararam que não há  fogão" ?... (neste caso, só cozer o bróculo no microondas) ... !

... e quando o "cheidefome" atacar (3 horas depois), talvez um iogurte grego com duas colheres de sobremesa de sementes de chia e de linhaça (triturada) , intercalando com gérmen de trigo, flocos de aveia, ou sementes de sésamo.

... e ainda temos um bom pequeno almoço e o jantar (ainda mais leve) - uma sopa (sempre ) !

Bom apetite ! :))

Nota : Tenho falado muitas vezes em comer a fruta antes da refeição. Porquê ?
A fruta, praticamente não exige digestão ! Passa no estômago e segue o seu caminho sem impedimentos. Acontece é que a fruta fermenta com muita facilidade ! ... Se comida no fim da refeição, esta, que se encontra no estômago em processo digestivo, impede a fruta de seguir o seu caminho e ela começa a fermentar. Daí os gases estomacais, os arrotos e mais tarde os intestinais e a flatulência ! ... E muita gente estranha como é tão achacada a estas coisas !!!...


Obrigado a:

Catarina,   AFRODITE,   Graça Sampaio,   papoila,   Flor de Jasmim,   Prof. Ms. João Paulo de Oliveira,   Elvira Carvalho,   Pedro Coimbra,   Maria do Mundo,   
.

18 comentários :

  1. Uma refeição bem combinada e em quantidade que satisfaz! : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falando por mim, estou de acordo, Catarina, mas creio que isto não satisfaria a maior parte, mesmo tendo em conta as minhas observações para durante o dia ! (?)

      Bjs :)

      Eliminar

  2. Olha que giro... tens copos iguais aos meus! :)
    Proposta saudável, não há dúvida e eu até gosto de petiscar, quando estou sozinha. Mas o frio pede refeições quentes e cozinhadas.
    Eu tenho outro problema, é que o meu estômago não gosta nada de coisas cruas, infelizmente! Não gosta de coisas cruas, de coisas duras e nem de "redon"!

    Beijinhos frescos do dia
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tinha 6 desses copos e agora só dois ! rsrs

      Ora é esse o caso ! Se fosse para nós os dois (eu e Lena) certamente que não seria assim (tão simples).
      Ela é incrível a ter ideias, mesmo de tacho e fogão ! ... e muito rápida e nessas alturas eu sou um bom ajudante !
      Há que ter em conta que eu me tenho focado nas refeições feitas por mim (excepto o arroz de tamboril), ou refeições para quando estou só. Felizmente que no meu caso o "redon" dá um jeitão e com ou sem ele, cá me "desenrasco" muito bem ! :)

      Beijinhos petiscados. :)

      Eliminar
  3. Respostas
    1. eheheh... Mas qué que julgas ?... "gente fina é outra coisa ", mesmo com "redon" ! rsrs ...

      Beijinhos com "finesse" ! :)... Vai um cafézinho ?...

      Eliminar
  4. Boa! Colorida e leve, eu também quase não cozinho cmo tudo muito parecido com isto mas no inverno faço muitas vezes caril de legumes: pimentos de todas cores, courgetes, beringelas, tomate, etc...leite de coco nham, nham muito bom. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu creio que, de um modo geral, todos comemos mais que o que o nosso organismo necessita, papoila !
      Por isso, uma refeição destas, levezinha e não diária, bem mesmo a calhar, principalmente em alturas em que se está só e em que não faz sentido estar a cozinhar para um ! ...
      E vou-te contar um "segredo" : sabes que eu sou incapaz de entrar num café para tomar um café ou qualquer outra coisa ? Só mesmo em situações especiais de necessidade absoluta. ... Num restaurante, ainda com maior razão.
      "Não sei" comer sozinho !!!

      Beijinhos ! :)

      Eliminar
  5. Tenho individuais e copos iguais aos teus, mas gosto e uso de pé bem alto!
    Gosto deste tipo de comida e é muito habitual cá em casa, mesmo com problemas para fazer a digestão, coisas da "rocha" que a minha vesícula carrega, que não permite que a digestão seja feita.

    Beijinhos para ti e para a Lena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Habitualmente, para vinho, uso sempre copos de pé alto. Nesta refeição, certamente que foi água !
      Claro que tu, com essa questão da "pedra" estás forçosamente mais limitada ! Não poderás ter grande margem de escolha nas variações, assim como, claro quem tenha outros problemas, especialmente de ordem digestiva !

      Beijinhos nossos, Adélia ! :)

      Eliminar
  6. Caro Padrinho Mor Rui Espírito Santo.
    Apesar de apreciar sobremaneira as aulas da Escolinha do Professor Rui da Bica, tu - com tua sapiência e perspicácia - resolveu dar recesso para os aplicados alunos!!! Obaaaaaá.
    Folguedos à parte, apoio incondicionalmente sua decisão em nos brindar com aulas de reforço que não deixam nossas cacholas calcinadas com tuas instigantes aulas.
    Padrinho Mor, este teu afilhado parvo bem que poderia ser teu irmão temporão e o aplicado aluno Pedro Coimbra Coimbra meu irmão temporão.
    Sempre quis ter um irmão temporão...
    Caloroso abraço. Saudações fraternais.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheheh... Verdade, Professor. De vez em quando temos que ter umas férias na pesquisa, para não "queimar" os neurónios ! ... mas atenção que amanhã às 18 já recomeçam !
      Acabou o "recreio" ! ... Vai haver quem goste e quem não goste ! (??)

      Quanto ao irmão temporão, são dois exemplos curiosos e bem distintos ! Eu serei o mais temporão e o Pedro Coimbra o benjamim ! rsrs ... mas é isso que torna interessante estas nossas conversas sem olhar a idades ! :))

      Abraço

      Eliminar
  7. Pois cá estão eles, os tremoços.
    Bom eu gosto de comidas frias. Mas o maridão, comidas frias é só no Verão e mesmo assim de sorriso amarelo.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheheh... Não se esqueceu, Elvira ! :)) Eu bem dizia que também tinha por aqui tremoços ! ... mas como vê e bem sabe, por muitos que sejam, comem-se sempre todos e não se dá por ela. Por isso, o melhor é colocar "ração" ! eheheh
      Pelo contrário (do seu marido) eu sou "uma boca santa" (palavras da minha mulher Lena ! eheh... Para mim está sempre tudo bem no que às refeições diz respeito. Tanto pode ser tremoços com uma cerveja, como um leitão assado, com espumante ! rsrs... Claro que prefiro este último ! eheheh

      Abraço ! :)

      Eliminar
  8. Sugestões saudáveis numa época dada a excessos.
    Aquele abraço, bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como tenho dito, não devemos temer esta época dada a excessos, Pedro. Deveremos é recear o nosso comportamento alimentar aos longo do resto do ano !
      E também como disse aproveitar as situações em que estamos sós para fazer umas refeições mais frugais !
      Abraço e bom fim de semana

      Eliminar
  9. Gostei das sugestões. E fiquei a saber uma coisa sobre a fruta que não sabia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa ! rsrsrs

      O exemplo mais evidente, para melhor compreensão, são as uvas ! Quando se colhem nas vindimas e se amontoam, muitas já "abertas", passado algum tempo começamos a ver bolhas de ar (gás) por entre elas. É o início da fermentação!... e daí a algum tempo, até se ouvem no borbulhar !
      No estômago, salvo as devidas diferenças de dimensão e quantidade, acontece o mesmo !
      Contrariamente aos outros alimentos, a fruta é dos poucos que isoladamente, passa pelo estômago e segue em frente se não encontra obstáculos !

      Atenção que isto não são "coisas minhas" mas de célebres nutricionistas escritores, tais como por exemplo :
      Michel Montignac ("Eu como, Logo Emagreço" e Manuel Pinto Coelho ("Chegar Novo A Velho").

      :))

      Eliminar