09/02/2017

O QUE "NÓS" PENSAMOS DOS "ENCONTROS"

NESTE POST

http://coisas-da-fonte.blogspot.pt/2016/04/passatempo-quem-escreveu-o-que.html

                                                        Da Net - Autoria desconhecida

Houve o propósito de se fazer um desafio colectivo, no qual cada um dos participantes escrevia (sem se identificar),  um pequeno texto, texto esse que deveria posteriormente ser atribuído por todos os outros ao respectivo autor !

Revi-o e achei interessante voltar ao assunto, uma vez que está a decorrer a inscrição para o próximo Encontro !

Revejam p.f. o que escreveram e se continuam a pensar assim ! ...

E se sim, mais que motivos para nos voltarmos todos nós e mais todos os outros que aqui não estão representados, a  ENCONTRAR  em BRAGA !!!

O  "outro objectivo" do passatempo, ficou plenamente demonstrado e comprovado :

"O que nos identifica MESMO, é a nossa maneira de escrever, a maneira como nos expressamos e comunicamos aos olhos e ouvidos de todos nós !!!


"Alguém", tinha razão, quando disse   
que conseguia "ouvir" a pessoa através da sua escrita ! :)
Claro que para isso, temos que conhecer muito bem os nossos Amigos e ter com eles uma grande empatia e afinidade !!!


POR CURIOSIDADE,  VAMOS TENTAR "OUVI-LOS" ? ... e LEIAM-NOS COMO SE ESTIVESSEM PRESENTES ! :))


Tentem ver se os teriam identificado, embora a identificação já esteja feita ! :)
Eu poderia tê-la "apagado", mas acho que não seria caso disso.


   
TEXTOS :

A - 3 - FATifer - FATiferando
Desde que vagueio online que gosto de conhecer pessoalmente aqueles com quem comunico. Um blog ganha vida com quem o visita e comenta. Estes encontros são excelentes oportunidades para um contacto directo com quem nos lê, que acaba por ser simultaneamente quem lemos porque, como todos sabemos, é inevitável a troca de visitas nesta blogosfera. Neles reforçam-se os laços de amizade nascidos da partilha da palavra escrita e lida.

B - 
10 - Luisa - À Esquina da Tecla
Dizem que “ a curiosidade matou o gato”. Pois ponha-se curiosidade como um dos motivos que me levaram a participar num encontro de bloggers que apenas conhecia virtualmente. Só que eu não sou gato e ainda vivo. Vivo para, havendo oportunidade, voltar a encontrar esses bloggers, já com uma motivação diferente, pois claro.

C
 - 7 - Kok - Rir é Bem Melhor
O que me leva a estar neste tipo de encontros?
O convívio que é o que efectivamente importa. Acho que chega.
Porque dentro do convívio cabe tudo o que quisermos: amizade, alegria, companhia, diversão, troca de ideias, substituir amigos virtuais por amigos reais, e mais e mais e mais.

D  - 
15 - Ricardo - O Pacto Português
A aproximação do ser humano a outro é sempre feita através dos cinco sentidos: visão, olfacto, ouvido, tacto e algumas vezes, paladar.
Virtualidade sim, porque caso contrário não teriam acontecido estes encontros, ou teriam acontecido com mais dificuldade.
Mas o IMPORTANTE é o encontro físico. Aquele que dá origem aos cinco sentidos e onde as pessoas se olham, se cheiram, se ouvem, se abraçam, e algumas vezes se degustam.

E - 
9 - Lis - Flor de Lis
Gosto de citar poetas e uma frase que cai bem nesses ENCONTROS :
"Quão admiráveis são as pessoas que não conhecemos bem,"
- somos sempre tão gentis, tão amigos ! sentimos até saudade ! mas nunca estivemos juntos, presencialmente. Mas que interessante isso se tornou!
Somos todos tão próximos, tão queridos ,tão amados !
É até uma temeridade desfazer a impressão que guardamos de cada um,porque como disse outro poeta:
"De longe, somos todos normais! "
Com certeza, somos sim - Admiráveis e Normais !

F - 
4 - Gábi - Dona-Redonda
Acho óptimo encontros/almoços de bloggers
O que me levaria estar presente seria a comida, claro, em especial sobremesas com chocolate, poder-se-ia até arranjar uma mousse acompanhada de ........., ou algo assim.
O que me levará a estar presente será encontrar-me com pessoas e conviver com os bloggers que conheci primeiro no mundo virtual.


G - 
2 - Catarina . Contempladora Ocidental

O encontro de bloguistas é uma iniciativa que faz todo o sentido. Compartilhar, ao vivo e a cores – como uma das nossas queridas bloguistas costuma dizer – a mesma paixão pela leitura, pela gastronomia, pela vida em geral, é uma experiência que alarga horizontes, que nos enriquece...

H - 
14 - Pedro Coimbra - Devaneios a Oriente
Decidi começar um blogue já lá vão uns anitos porque gosto de escrever e porque, cá bem no fundo, gostava de ser jornalista.
Mas não imaginava o impacto que ia ter na minha vida.
Porque o espaço dos blogues é imenso, nos proporciona a possibilidade de interagir com pessoas que, mesmo que nunca se venham a conhecer pessoalmente, convivem regularmente e aprendem a estimar-se mutuamente.
A experiência é enriquecedora e é para continuar.

I - 
16 - Rui - Coisas da Fonte
Mais do que o Almoço, é o conhecimento de novos Amigos e o convívio com os já conhecidos que me atrai ! É a presença física, a troca de um abraço !
Uma coisa é conhecer amigos virtuais, mas quando essa virtualidade passa ao real, não tem nada a ver uma coisa com a outra !

J -
 1 - Afrodite - Jardins de Afrodite
Encontros de amigos, seja qual for o motivo, são sempre de promover. Estes encontros entre bloguers são especiais porque juntam pessoas que em situações ditas "normais" nunca se encontrariam ou conheceriam dado o afastamento geográfico. Com eles as relações de amizade saem fortalecidos e ganhamos amigos pra toda a vida! 


K - 11 - Manu - Existe um Olhar
Ao longo destes anos na blogosfera, fui conhecendo pessoalmente muitos amigos que de virtuais passaram a reais.
Lembro-me de um dos meus amigos me dizer:
- Sabes, a malta da blogosfera é especial.
Na altura não sabia até que ponto era verdade.
Mais tarde as palavras dele vieram a confirmar-se e nunca me arrependi de todos o que tenho vindo a conhecer.
A partilha, os sorrisos, o brilho nos olhares, a alegria, o espanto por imaginar como seria determinada pessoa e sair outra completamente diferente, foram tudo motivos para que nunca me tenha arrependido de andar por aqui

L - 6 - João Paulo - Celulóide Secreto, Outro Viés...
Tenho muita satisfação em participar nos teus passatempos. 
Frequentar o teu blogue deu-me a possibilidade de conhecer na blogsfera muitas pessoas com as mesmas afinidades. 
No ano passado tive a oportunidade de vos abraçar num grande Encontro em que amigos virtuais se tornaram reais.
Desejo que este próximo seja um óptimo encontro, repleto de muito afeto e alegria

M - 5 - Janita - O Cantinho da Janita
Já ando há uns anos na blogosfera. Em determinada altura, conheci pessoalmente alguns bloggers e pude constatar que a relação entre nós se tornou mais estreita, mais sólida, mais amigável.
Não me recordo bem do ano em que conheci o “Coisas da Fonte” e o Rui, então “da Bica”. Mesmo que me lembrasse não o diria, por motivos óbvios!
Sou 100% a favor de Encontros entre todos os que se conhecem apenas em modo virtual, haja almoços ou um simples café!

- 8 - Libel - O meu cantinho
Entrei no mundo dos bloggers faz 8 anos, mais coisa menos coisa, e desde aí, a minha visão sobre o mundo virtual mudou completamente. Fiquei desde logo a saber, que não é através de um blog que se arranja um companheiro/a de carne e osso, para nos aquecer os pés no Inverno. Contudo, este blog que tive a sensatez de criar, tornou-se em muitos dias, meses, anos até, um companheiro diário. Bem ditas analogias. Resultado, como bons anfitriões que somos, gostamos de bem receber quem nos visita. E, como habitualmente quem nos visita, passa a habitar em nossos corações, não há volta a dar, queremos ir mais longe. Ao Porto, por exemplo. Razões para isso? Uiiiii..tantas, tenho mesmo que dizer? Curiosidade, passeio, paródia, petiscos, amigos, caras novas, sorrisos, conversas, bom vinho, e....sem sombra de dúvida, pufff...pufff...sacode, sais da tua zona de conforto, simmmmmmm...., eu sei que é duro, custa, é penoso, ihihiihih..., mas é FABULÁSTICO!!!...

O - 12 - Maria Araujo - Cantinhodacasa
A dignidade e a simplicidade geram respeito, criam laços de amizade incondicionais.
Quando esses dois dons são transmitidos no virtual, os laços estreitam-se e a necessidade de tornar real esta amizade é imensurável.
E nada melhor que um primeiro encontro, à volta de uma mesa.
Resultou? A convivência continuou no virtual?
Sim!
Então o resultado foi: a dignidade e a simplicidade que cada um de nós ofereceu, ganhou a estima de todos os outros.
Os encontros são isso mesmo. Oferecer amizade, ganhar amizades, estreitar laços.

P - 17 - Teté - Quiproquó
Nos tempos que correm é sempre uma lufada de ar fresco conviver com pessoas que privilegiam o convívio em detrimento de telelés, iPads e afins. O virtual tem limites!
A desvantagem é que dadas as grandes distâncias não dá para repetir mais vezes – tanto as portagens, como a gasolina ou o comboio estão assim a dar para o carote! Mas que vale a pena, lá isso...

Q - 13 - papoila - papoilablogspot.com
Sinto-me um pouco dividida quanto aos encontros da Blogosfera.
Se mantivermos a amizade virtual divirto-me com a imaginação mas por vezes a curiosidade é muito grande e dar-me-ia muito gosto conhecer os amigos....
Quanto a mim o grande divertimento está no anonimato é mais ou menos como fazer psicanálise!
Conhecer só alguns, também me agrada.
Se fossemos todos amigos reais então deixaria de escrever preferia encontros e programas tradicionais.
O que me leva/levaria aos encontros: saber que vou encontrar pessoas que julgo conhecer um pouco e aprofundar a amizade.



.

20 comentários :


  1. Que agradável surpresa teres ido repescar as memórias deste delicioso desafio colectivo. Lembro-me perfeitamente!
    E é claro que penso o mesmo! Aliás, o tempo tem-nos vindo a dar razão porque a nossa vontade de nos reunirmos em presença física uns com os outros não se esgotou no primeiro encontro, em Abril de 2015, e a prová-lo é que estamos a preparar a 5ª edição.

    Que haja saúde e disponibilidade de várias ordens... porque tenho a certeza que vontade não falta a nenhum de nós.

    Abraços e beijinhos para todos e um especial para Ti
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) … Adoro fazer estas surpresas e sei bem quanto tu as valorizas ! :)
      Tens-nos dado provas constantes da tua grande e verdadeira amizade, que dedicas a TODOS, de alma e coração ! Tens um coração de ouro !

      És dos meus amigos/as, uma das que melhor e há mais tempo conheço e tenho apreciado quanto tu valorizas uma amizade e quanto nisso és generosa ! … Pena, o teu tempo sempre escasso, neste último ano e meio em que, motivos familiares, te vieram fazer alterar muito radicalmente os teus tempos da blogosfera ! :(
      Apesar disso, tens sido sempre, mesmo assim, um dos elementos que mais se tem empenhado e dinamizado os vários Encontros ! Isso todos te devemos com muita gratidão e reconhecimento !

      Também para ti, um beijinho muito especial de gratidão, por seres como és ! :*

      Eliminar
  2. A tua paciência para compilar e publicar todos estes comentários/opiniões!!!
    God bless you! : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. God bless you too, my friend ! :))

      Infelizmente, tu estás longe ! :(
      Nunca ouviste o ditado : “Quem trabalha por gosto, não cansa” ? ...rsrsrs … É por isso, Catarina ! :)
      Tudo que se faça para preservar , melhorar e ganhar novas amizades, é tempo muito bem empregue !

      Obrigado, querida Catá, do frio, dos lagos, dos jardins e dos pratos bonitos ! :)

      Eliminar
  3. Adorei ler todos estes comentários tão sentidos e sabes? Fiquei emocionada.
    Tu realmente fazes com que o que aqui colocas nos una ainda mais.

    Beijos Rui

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E já reparaste que de uma maneira geral eles são tão coincidentes ?... :) … Na generalidade, todos eles confirmam e defendem a ideia, de que estes Encontros nos marcam e unem, cada vez mais !
      Então, por que ter dúvidas ?... e é isso que me dá “forças” e empenho para, pela minha parte, os ajudar a levar por diante !

      A amizade é também uma forma de amor, amor, no sentido de se gostar muito de alguém, de se ser franco e leal para com os amigos, de os sentir como família e por eles fazer tudo ao nosso alcance !

      Não me canso de o dizer, porque o sinto : Amo os meus Amigos/as !

      Também extremamente belo é o sentir essa mesma amizade, mutuamente, entre todos os nossos amigos ! … e quanto me dói se sinto entraves, num caso ou noutro ! :(

      Eu também me emociono muito, só ao falar destas coisas !
      Um Beijo emocionado, minha querida , Manu !

      Eliminar
  4. Mantenho totalmente o que então escrevi.
    Cada vez me dá mais gozo.
    Aquele abraço, bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. “Porque o espaço dos blogues é imenso, nos proporciona a possibilidade de interagir com pessoas que, mesmo que nunca se venham a conhecer pessoalmente, convivem regularmente e aprendem a estimar-se mutuamente. “

      Ora aí está, Pedro ! … Uma outra faceta do “conhecimento físico” da pessoa interlocutora , em convivência diária (ou quase), na impossibilidade da presença, é essa outra, através de fotos, fora do anonimato !
      Neste caso, até conhecemos bem a família Coimbra ! :))

      Há pelo menos “uma aproximação” que nos faz aprender a estimarmos-nos mutuamente.
      É também uma forma de amizade, embora neste caso seja mais estima e respeito aumentado !

      Abraço, Pedro !

      Eliminar
  5. Continuo a achar que, em encontros de bloggers, há uma parte de curiosidade e uma parte de construção de amizades. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim. Também é verdade, mas creio que a curiosidade acaba no fim do primeiro Encontro, Luisa.
      Curiosidade, mais, quando há apenas um "nick" e não se conhece a pessoa que está por trás.
      Curiosidade, por podermos, finalmente, associar um rosto (quando não o conhecemos) e uma personalidade, reais, aos temas que vemos escritos !
      Sem dúvida que, quando lemos um post de um blog, temos sempre a tendência de imaginar “quem estará por trás” do que estamos a ler.
      Mas, a partir daí , do conhecimento real, é bem diferente ! Estamos como que a conversar com a pessoa amiga que já conhecemos e os laços de amizade (se “der” para aí) certamente que se desenvolverão de outro modo ! … e criam-se verdadeiras grandes amizades !

      Rsrsrssr ...Ainda por falar em "curiosidade", também fiquei “curioso” com o teu novo penteado e com os óculos ! :))
      É verdade que também “cresceste” um pedacinho ! Eheheh

      Eliminar
  6. É, realmente, algo interessante e engraçado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) ... Espero que te tenha despertado o interesse ! :)
      Li algures que não poderias estar presente em Abril. :(
      Gostaríamos ver o grupo "rejuvenescido" ! ... Quem sabe se em Outubro já terás possibilidade ? Só no dia deste, se saberá onde será o próximo, mas certamente mais para o centro ou sul .(?)

      Eliminar
  7. Caro Padrinho Mor Rui Espírito Santo.
    Aprecio sobremaneira vosso empenho infindo, que tem como escopo o estreitamento de laços de amizade dos aplicados alunos da nossa querida e sapiente Escolinha do Professor Rui da Bica. Creio que deve ser deveras laborioso a pesquisa para tirar do fundo do baú publicações de anos letivos anteriores.
    Mantenho o que escrevi anteriormente.
    Num colóquio privativo que mantive com a Madrinha Afrodite e com tu, esclareci o que impede de estar convosco no Encontro Bloguista vindouro...
    Como bem dissestes, bem como a Madrinha Afrodite devo virar a página definitivamente, mas...
    Oxalá, no Encontro previsto para o mês de outubro do ano em curso, tenha conseguido - definitivamente - virar a página e abraçar-vos efusivamente, bem como os demais aplicados alunos, que me receberam calorosamente e de braços abertos no reino distante além-mar que tanto amo, no ano retrasado.
    Que gozo mor lembrar que dissestes que sou o mais português dos brasileiros.
    Meu sonho é ficar todos os anos, seis meses aí e outros seis meses aqui...
    O meu contemporâneo, o alfacinha Ricardo Santos, ficará amuado em saber que, este meu intento tornar-se real, fixarei residência na imponente cidade do Porto e dali me deslocaria para estadias curtas em outras também encantadoras cidades do reino distante além-mar.
    Já que estou a falar da acolhedora cidade de nascença do escrivão Pero Vaz de Caminha (1450-1500), que teve a prerrogativa de escrever ao nosso amado Rei Dom Manuel I (1469-1521), o Venturoso, sobre o achamento da Ilha de Vera Cruz, lembrei do majestoso Sepulcrário do Prado do Repouso, que é um verdadeiro museu a céu aberto, que conheci graças a vossa atenciosa guia, na companhia do meu dileto amigo Roberto Nunes Vieira.
    Saudades da Invicta...
    Caloroso abraço. Saudações invictas.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

    PS - Já que me referi ao cemitério museu do Prado do Repouso encontrei este vídeo no youtube:
    https://www.youtube.com/watch?v=RNXEtRN2R2w
    Não encontrei vídeos com visita guiada...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Heeeeeiii, Professor ! … Grande homem !!! … Isso é que é uma grande e valente decisão !!! … rsrsrs
      Trazias a tua esposa , filhos e netos e seria uma nova vida !!! … :)))

      Sem dúvida que esse é um "sonho lindo" e corajoso ! …
      E “a sonhar, o mundo pula e avança como bola colorida entre as mão de uma criança” ! :)
      Sobre esta frase, ouve este vídeo :

      https://www.youtube.com/watch?v=kGvY4tqcgUQ

      Lindo !... Não é ?! … Força ! Rrsrs … Nunca devemos deixar de sonhar ! :)

      Relativamente à escolha do Porto, seria uma boa decisão, mas independentemente dos cemitérios, que eu não valorizo muito, até porque prefiro ser cremado ! :)
      Ainda agora, ao ver o teu vídeo, contrariamente a ti, tive que o desligar porque me impressiona de verdade !
      :( …
      É com muita relutância que entro num cemitério e só o fiz convosco, quando cá estiveram, porque "confessaste" o quanto apreciarias conhecê-los por cá !

      Quanto à nossa “conversa anterior” (mail), acho que deves fazer isso mesmo. Esquecer, simplesmente aqueles mal-entendidos !

      Sobre o trabalho feito para este post, nada de mais.
      O trabalho já estava quase feito ! Foi só uma adaptação, mas mesmo com muito trabalho fá-lo-ia na mesma ! :))


      Grande abraço !

      Eliminar
  8. cantinhodacasa10/2/17 22:51

    Fantástico, Rui.
    Foste lembrar-te de algo que estava esquecido. L
    Ler que o que escrevemos mantém-se vivo e nenhum de nós tiraria uma única palavra ao que escreveu, é sinal que a amizade está bem vincada naqueles que se conhecem pessoalmente, e nos amigos que virtualmente estão connosco, também.
    És uma pessoa muito querida para todos. Acrescento a menina Lena, que tenho a certeza que todos a admiram, de coração.
    Obrigada pela recordação.
    Foi uma surpresa.
    Desejo-vos, Rui e Lena, um excelente fim-de-semana.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria,

      Fizeste bem em lembrar a Lena, todos a admiram muito sim...

      Rui, não te esqueças de dar beijinhos nossos à tua mais que tudo!

      Eliminar
    2. Cantinhodacasa

      Ainda não tem um ano, Maria ! :)
      Ao reler achei que seria interessante cada um rever-se no que tinha escrito e é muito agradável constatar que , como tu dizes, “a amizade está bem vincada naqueles que se conhecem pessoalmente” ! Já quanto aos que conhecemos virtualmente, eu considero, tal como o Pedro Coimbra, que é mais um sentimento de “estima e respeito”, mais do que amizade !
      Eu entendo que a verdadeira amizade se manifesta e sente após um conhecimento físico, de presença e conversa ao vivo !
      Ora , é esse precisamente o espírito que resulta dos encontros ! Um aprofundar da amizade para os que já se conhecem e a possível criação de novas amizades para os que se passam a conhecer !

      Há uma reciprocidade. Muito querida, eu sinto isso e porque também sentem a minha sincera amizade, estima, respeito e admiração e sinto-me plenamente feliz por isso !
      É isso que me incentiva a continuar na blogosfera ! :))
      A Lena, respeita totalmente o meu gosto por estas coisas e incentiva-me, adora os convívios, gosta dos meus amigos, só que nunca se quer meter no acompanhamento dos blogs ! rsrs

      Também para ti, uma óptimo fim de semana, hoje ainda com sol, mas amanhã e 2ª com chuva ! :(
      Outro abraço, Maria

      Eliminar
    3. Afrodite

      Obrigado pela Lena, Afrodite. Tu já a conheces, talvez melhor que ninguém (ou igualmente à Maria) !
      A Lena tem essa particularidade de, quando é mesmo amiga, o ser verdadeiramente !
      E se eu sou como sou, a ela o devo ! …
      Eu sempre dizia que ela era o meu "Ministro das Relações Exteriores" ! Eheheh …
      Ela é que era a “culpada” das minhas anteriores amizades (que eram as dela), até eu criar o blog . Agora ficamos “quites” ! rsrs

      Também para ti, beijinhos nossos ! :) … e vê lá se passas um Bom fim de semana ! :)

      Eliminar
  9. Amigo Rui,

    Infelizmente não participei no desafio na altura, mas vou participar agora :)

    Ao fim de algum tempo de convívio virtual, as pessoas vão-se revelando, as afinidades surgindo e as amizades crescendo, depois só falta mesmo conhecer o lado físico.
    Portanto para mim, os encontros servem para confirmar uma amizade que há muito foi iniciada aqui.

    Os blogues, além de uma paixão são uma terapia.

    Um beijinho e bom fim de semana


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fernanda Maria. Obrigado pelo teu testemunho !

      Precisamente, tal como dizes ! … É preciso algum tempo de convívio virtual, até que se revelem afinidades !
      A partir daí, poderá, ou não, surgir uma amizade, em função da empatia, simpatia e estima que se foi gerando de parte a parte, mas é precisamente através do conhecimento físico, real, que esses laços se desenvolvem numa verdadeira e confirmada amizade ! :)

      “Os blogues, além de uma paixão são uma terapia”

      Falas certamente com conhecimento de causa e eu sinto precisamente o mesmo !
      “Isto” chega a viciar (como paixão) e exerce em nós uma função terapêutica de variadíssimas ordens !
      Para mim, nestes mais de 7 anos foi uma verdadeira surpresa !

      Beijinhos também para ti e um Bom Domingo . :)

      Eliminar