27/04/2017

DAS ARTES E DAS LETRAS

Re-edição 

Muito grato a todos os que participaram, quer tenham acertado ou não ! :)

Acertantes :

LM,     Elvira Carvalho,    Manu,     JU,    Graça Sampaio,     Prof. João Paulo de Oliveira,      Catarina,     cantinhodacasa,      Maria do Mundo,     redonda,     Flor de Jasmim,     Pedro Coimbra,     Janita,      AC,     Luisa,    Kok,    ematejoca, Ricardo Santos,    Afrodite.

Presentes :

AvoGi,    papoila,     Lis .


José Sobral de Almada Negreiros  foi um artista multidisciplinar português que se dedicou fundamentalmente às artes plásticas, ocupando uma posição central na primeira geração de modernistas portugueses. 
Falecimento15 de junho de 1970, Lisboa
Movimento(s)Modernismo

AVISO IMPORTANTE :  Até 5 de Junho está patente ao público na GULBENKIAN uma completíssima exposição com a obra deste grande artista, com o nome :
UMA MANEIRA DE SER MODERNO !!!



Estreia-se como desenhador humorista em 1911, participando, em 1912 e 1913, nos I e II Salões dos Humoristas Portugueses. Em 1913 realiza os seus primeiros óleos.

Explorou continuamente o autorretrato, pondo especial ênfase na representação dos seus olhos, que foram também referência central na sua escrita.

Ver ESTES (autoretratos) e  ESTAS  (pinturas) 

Tinha a sua própria maneira de ser moderno e de recusar entender o modernismo como uma moda. Não de pertencer à modernidade, mas de a fazer acontecer.

Ver  ESTE  link ,  ESTE  e ainda  ESTE .


Entre 1919 e 1920 retomou os estudos de pintura em Paris. De regresso a Lisboa, adquiriu uma serenidade bem expressa na sua afirmação de que «entre mim e a vida não há mal entendidos»

Como artista plástico, são de realçar os seus murais na gare marítima de Lisboa, os trabalhos para a Igreja de Nossa Senhora de Fátima (mosaico e pintura) e o célebre retrato de Fernando Pessoa. Pintor do advento do cubismo, a sua actividade artística estendeu se ainda à tapeçaria, à decoração e ao bailado.

Como escritor, publicou peças de teatro ("Antes de Começar", 1919; "Pierrot e Arlequim", 1924; e "Deseja se Mulher", 1928); o romance "Nome de Guerra" (escrito em 1925, mas publicado apenas em 1938, e que é considerado um dos romances fundamentais do século XX português e o primeiro em que se manifesta já a arte modernista)

Ainda uma série de textos de crítica e polémica, dispersos pelas publicações em que colaborava. De entre estes, destacam se o "Manifesto Anti Dantas" (1915), verdadeiro libelo de reacção ao ambiente cultural estagnado e academizante da época.

"Pela sua obra plástica, que o classifica entre os primeiros valores da pintura moderna; pela sua obra literária, que vibra de uma igual e poderosa originalidade; pela sua ação pessoal através de artigos e conferências - Almada Negreiros, pintor, desenhador, vitralista, poeta, romancista, ensaísta, crítico de arte, conferencista, dramaturgo, foi, pode dizer-se que desde 1910, uma das mais notáveis figuras da cultura portuguesa e uma das que mais decisivamente contribuíram para a criação, prestígio e triunfo de uma mentalidade moderna entre nós".
Foi uma das grandes figuras da cultura portuguesa do século XX.

Em 15 de Junho de 1970 morre no Hospital de São Luís dos Franceses, no mesmo quarto em que tinha morrido Fernando Pessoa.

Gostei imenso deste seu Poema - Canção da Saudade  - Se eu fosse cego amava toda a gente. 


INICIAL :


QUEM SERÁ ? 



Natural de S, Tomé e Príncipe, nascido nos anos 90 do Séc. XIX,  Artista multifacetado, nas Artes, fez frescos, murais e vitrais, pintura e desenho (onde usou e abusou do auto retrato, realçando sempre uma sua particularidade) . 

Desempenhou, na escrita, um papel de um valor notável !!! ... Peças de teatro, romance, textos de crítica e polémica em diversas publicações em que colaborava, artigos geradores e congregadores  de movimentos colectivos . 

Noutras actividades artísticas notabiliza-se ainda : como dramaturgo, no bailado, na coreografia, na decoração, na tapeçaria e num sem número de outras actividades culturais.

De uma poderosa genialidade, foi, fundamentalmente, um dos maiores modernizadores da cultura portuguesa, com uma curiosa maneira de ser moderno, porque o fazia acontecer.Ele, criava a modernidade !

Teve uma bela relação com a vida, sendo considerado uma das maiores figuras da cultura portuguesa, em geral,  do Séc. XX.

Curioso que, vem a falecer precisamente no mesmo quarto onde já tivera falecido um dos maiores nomes da literatura portuguesa !!!

.

90 comentários :

  1. Grande escritor de S. Tomé nascido nessa altura lembro-me do Mário Domingues, mas não tenho conhecimento de que ele tenha sido pintor, portanto não deve ser. Como vou sair para as comemorações do dia, não posso ir pesquisar agora. Terá que ficar para mais tarde ou amanhã.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Coincidência apenas no local de naturalidade e de escritor, mas não ele !
      O Outro é uma das Grandes figuras nacionais das Artes e das Letras !

      Eliminar
  2. Boa noite
    Provavelmente será Almada Negreiros!

    Abraço

    LM

    ResponderEliminar
  3. Já de saída lembrei-me do Almada Negreiros, que nasceu em S. Tomé e Príncipe, só não sei se está dentro da data. Pesquiso quando voltar.
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Olá Rui
    Estava a estranhar não haver aqui um novo desafio e resolvi vir espreitar, em boa hora o fiz, temos então um desafio literário e assim pela primeira pesquisa que fiz, penso tratar-se de Almada Negreiros.

    Beijos Rui

    ResponderEliminar
  5. Assim, sem pesquisar rigorosamente nada, pergunto: Estás a referir-te a ALMADA NEGREIROS? Deve ser!

    ResponderEliminar
  6. Prezado Amigo Rui Espírito Santo.
    Acho que esquecestes de moderar os comentários.
    Enviar-te-ei a resposta no vosso endereço eletrônico.
    Caloroso abraço. Saudações solucionadas.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. rsrs... Não esqueci, Professor. :)
      Saudações ainda não solucionadas ! :(

      Abraço :)

      Eliminar
  7. PS - Enganei-me, agora constatei que os comentários estão moderados.
    Cá está a resposta:
    https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A1rio_Domingues

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal como respondi no primeiro comentário à Elvira, não é esse, embora haja coincidência na naturalidade e como escritor !
      :)

      Eliminar
    2. Não estava a pensar que fosse este, apesar de já ter dois votos...

      Eliminar
  8. JU

    Estou sim, Amiga ! :) ... Não é muito difícil, pois não ?...
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E claro que CERTÍSSIMO !!! ... Não tinha referido ! rsrs

      Eliminar
    2. Qual terá sido a resposta da Ju?

      Eliminar
  9. PS - No oráculo moderno não encontrei informação alusiva sobre a aptidão do escritor nas artes plásticas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Pois não e por essa razão ! ... Não se trata de Mário Domingues ! :(

      Eliminar
  10. PS II - Encontrei mais este site:
    http://jornalcultura.sapo.ao/dialogo-intercultural/mario-domingues-santomense-filho-de-angolana-foi-o-escritor-mais-fecundo-da-lingua-portuguesa/fotos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :(( ... Peço desculpa de não ter respondido logo que recebi os comentários, mas tal não me foi possível. :((

      Eliminar
  11. Rui
    Será que recebeste o meu comentário?
    Como não o vejo por aqui, não sei se entrou.

    Beijos Rui

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Manu, recebi e a resposta está um pouquinho mais abaixo !
      Desculpa não ter respondido de imediato aos comentários que estava a receber . Uma visita cá em casa, impediu-me ! :)

      Eliminar
  12. LM

    CERTÍSSIMO, Leo ! ... Ele mesmo !!! :)

    Abraço :))

    ResponderEliminar
  13. Elvira Carvalho

    AH ! ... Agora sim ! ... PERFEITO !!! ... Ele mesmo ! :)
    Ainda bem que ainda não tinha saído de casa ! :))

    ResponderEliminar
  14. Manu

    BOOOOAAA !!! ... Ele mesmo ! ... A pesquisa resultou em pleno ! :)

    eheh... Já estava a tardar mais um desafiosinho! :)

    Beijo, Manu ! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E as pistas?! Sim, onde estão as pistas? Podiam enviar dois comentários, um com uma pequena pista e outro com a resposta certa...

      Eliminar
  15. Este adivinho eu JÁ!!! Era do Carneiro como eu... a mim só me falta a sua arte e o seu talento!....

    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. rsrsrs... Então, nascido entre 21/3 e 19/4 ! :)) ... CERTO ! rsrs ... Portanto teria festejado o seu aniversário muito recentemente ! :)

      Falta-nos a TODOS, Graça ! Dificilmente se preencherá o seu lugar nas Artes e Letras ! Foi excepcional !!!

      Beijinhos :)

      Eliminar
    2. Podia ser uma pista...

      Eliminar

    3. Graça Sampaio
      24/04 (há 3 dias)
      Graça Sampaio
      para mim
      Olá, Ruizinho||

      O artista em questão é o Almada Negreiros, não é?

      Beijinhos artísticos...

      Eliminar
  16. Agora sim, cá está o site com a biografia do nobilíssimo:
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Almada_Negreiros

    ResponderEliminar
  17. Prezado Amigo Rui Espírito Santo.
    A aula em curso deixou-me propenso a ser mais cauteloso quando vou com muita sede ao pote e digo - antes do
    tempo - "voilá"...
    Foi uma dupla lição, porque fui desatento com as preciosas informações que deixastes - na lousa - e dei uma de afobadinho.
    Não precisas se desculpar, porque sei que és um regente muito atarefado.
    Caloroso abraço. Saudações agora sim solucionadas.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. rsrs... Obrigado pela compreensão, Professor !

      Ah ! Agora sim, CERTÍSSIMO !!!

      Saudações solucionadas agora, sim !!! :))

      Eliminar
  18. Respostas
    1. Sim Catarina ! ... Trata-se de desafio ! Podem escrever à vontade ! :) :)

      Eliminar
  19. Ok... Almada Negreiros. Claro que tive que pesquisar. Um minuto e meio mais tarde, tinha a resposta! 😀😀

    ResponderEliminar
  20. CERTÍSSIMO, Catarina ! rsrsrs
    Nem sempre difíceis, nem sempre fáceis ! :))

    De qualquer modo estás de Parabéns ! :))

    ResponderEliminar
  21. Nan sei...
    Vou-me indagar...
    Kis :=} oh velhinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá minha querida Amiga ! :)) ... Deixo-te então a pensar que já ultrapasse a hora da deita em 50 minutos ! rsrs

      Até amanhã !... Espero ter cá a resposta certa quando me levantar ! rsrsrs

      Beijo

      Eliminar
  22. cantinhodacasa25/4/17 00:50

    Almada Negreiros, cuja bela Exposição na Gulbenkian, vi em Lisboa?
    Se é ele, vale a pena ver o trabalho dele.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  23. Acho que sei quem é sem pesquisar nem ver comentários, mas como não tenho a certeza vamos lá procurar pistas de confirmação nos comentários que antecedem...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. AH ! :)) Já tinhas uma ideia, mesmo antes de ver os comentários !
      à vezes o melhor é seguir a intuição, mas sempre se deverão ler os comentários para confirmar ! :)

      Eliminar
  24. Bem, com os comentários não consegui a confirmação, vou para o Google...

    ResponderEliminar
  25. Fui ver a data do seu nascimento, será Almada Negreiros?


    um beijinho e boa-noite

    ResponderEliminar
  26. Será que te referes a Almada Negreiros, não pesquisei, mas sei que ele e Fernando pessoa morreram no mesmo quarto.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  27. Olá meu amigo,
    seguiu comentário, um tiro no escuro, não tenho tempo para pesquisar, mas o facto de ter falecido no mesmo quarto onde faleceu um outro da literatura portuguesa, não hesitei.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  28. Se é quem eu penso contava-se uma anedota com o seu nome.
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Por acaso não me recordo da anedota !
      Mas no outro comentário (mail) ... CERTÍSSIMO !!!
      Manifestou-se,... Pimba !!! :))

      Abraço

      Eliminar
    2. No fim do desafio relembre-me para eu a contar, Rui.
      Aquele abraço

      Eliminar

    3. João Pedro Sá Coimbra
      25/04 (há 2 dias)

      para mim
      Estamos a falar de Almada Negreiros, não estamos?
      Dantas, morra o Dantas, pimba!
      Aquele abraço

      Eliminar
  29. cantinhodacasa

    CLARO QUE SIM ! ... Lembro-me bem de o teres referido (e não só) ! :)) Daí, também o ter-me lembrado ! :))

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  30. Maria do Mundo

    ELE MESMO !!! :))) ... E basta ! rsrs

    ResponderEliminar
  31. redonda

    eheheh... Podes dar muitas voltas, procurar pistas e não as encontrares, mas SEMPRE chegas lá ! rsrsrs
    Parabéns, Gábi ... CERTÌSSIMO ! :))

    Beijinho e um Bom dia ! :)

    ResponderEliminar
  32. Flor de Jasmim

    ISSO MESMO !!! rsrs... A importância de um "pequeno grande pormenor" !!! :)))

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  33. Caramba, Rui! Desculpa lá. :((

    Tenho andado tão distraída que este desafio quase me passa ao lado.
    Nem vai ser preciso pesquisar. A resposta segue noutro comentário.

    Um forte abraço amigo! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tenho que desculpar nada, Janita ! rsrs

      E claro que num feriado tinha que ser um desafio acessível e a homenagear um Grande Homem !!!

      Claro que estás CERTA !!! :)

      Forte Abraço :)

      Eliminar
  34. Sem sombra de dúvida, tara-se do grande pintor/escritor/ poeta, que adorava auto retratar-se e retratar a família. :)

    Almada Negreiros!

    Beijinhos.

    ( Hoje, sem falta segue mail, Rui. )

    ResponderEliminar
  35. Assim, de sopetão, vem-me à memória o nome de José Almada Negreiros. Será?

    Abraço, Rui

    ResponderEliminar
  36. Vi o desafio ontem pelo ecrã do telemóvel mas não me ajeito a responder por lá. Só agora consigo voltar aqui. Não adivinhei sem antes passar pelo google mas foi uma passagem muito breve. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. CERTÍSSIMO no comentário seguinte, Luisa.
      Fico feliz quando assim é, porque é sinal que o que lá está escrito está fiel à verdade !
      Claro que é sempre bom confirmar através de um ou outro pormenor ! :)
      Parabéns !

      Beijinhos ! :))

      Eliminar
  37. Ups... mandei o comentário sem juntar a resposta: Almada Negreiros. :)

    ResponderEliminar
  38. AC

    ELE MESMO, AC !!! ... e sem ser necessário pesquisar !!!
    .... Sinal de que o que está escrito é fiel à realidade !
    Para mim, sem qualquer dúvida, Um dos Grandes Homens do séc. XX , no que às Artes e Letras diz respeito !!!

    Abraço Grato :)

    ResponderEliminar
  39. Cheguei agora mesmo. Primeiro vou pensar, antes de ler os comentários.

    Volto mais tarde, Rui!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) ... Foi muito rápido, Teresa e não é é esse.:(
      Eu reconheço que há um pouco de "rasteira" no meu texto ao referir que teria nascido em S, Tomé e Príncipe, o que é verdade ! ... Mas esta personalidade (do texto) é de facto, na realidade, do mais alto nível nas Artes e Letras portuguesas !!!

      Eliminar
    2. As tuas rasteiras e a minha crassa estupidez são a razão de eu não acertar à primeira.

      Foi um grande polémico homem de Artes e Letras.

      Eliminar
  40. Pascoal Viana de Sousa Almeida Viegas Lopes Vilhete, conhecido por Camarim ou Sim Canalim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que não conhecia este artista e creio que poucos conhecerão, o que não acontece com o outro, que creio não haverá quem o não conheça !
      Para mim, há dois Grandes nomes neste campo e um deles já falado e com um post dedicado há muito tempo neste blog.
      Olha que é fácil, atendendo a quem está em causa ! :)
      Pensa em alguém que todos conheçam !!! :))

      Eliminar
    2. Também não conhecia, mas na "tralha" que o meu filho​ me trouxe de Portugal havia um prospecto, onde ele era um dos artistas mencionados de São Tomé e Príncipe.

      Vou continuar a pensar...

      Eliminar
    3. Tenho que confessar que fui um bocadinho "maroto" ao referir a naturalidade de S. Tomé e Príncipe !:))
      Nessa altura era uma "região" como qualquer outra de Portugal ! ... Isso induziu vários em erro ! eheheh

      Eliminar
  41. S.Tomé? Inevitavelmente lembra-me os barcos negreiros que foi base dum "negócio" de mão d'obra escrava destinada sobretudo às Américas.
    Sobre este teu enigma... eu acho que sei quem é.
    Sobressaia-lhe o olhar para as coisas, não era?
    1 abraço pah!.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Kok. Repara que S. Tomé, só se torna independente na altura da Revolução.
      Este Grande Homem, nasceu numa região de Portugal nos fins do séc XIX. É um português de gema e para mim, dos dois mais ilustres no campo das Artes e das Letras ! Um verdadeiro Homem moderno que revolucionou mentalidades !
      Não sei se é a este que te estás a referir. (?)...
      Abraço :))

      Eliminar
    2. Evidentemente que sim, senão porque mencionaria: "negreiros"?, e o facto de lhe "sobressair" o olhar?
      Devia ter mencionados os painéis das gares marítimas Alcantara e Rocha Conde d'Óbidos?
      Ou referir a revista Orpheu onde publucou poemas, ou o manifesto Anti-Dantas?
      Mas se dissesse tudo isto teria acabado com o enigma, pá!
      Lá se foi mais um prémio que não me é atribuído porque o júri não me entendeu.
      Em compensação tenho mais sorte no amor. Enfim, já teve melhores dias...

      Akele abraço pah!

      Eliminar
    3. Ó Kok, desculpa lá a minha falta " Não entendi as tuas "entrelinhas ! :(

      Vou já remediar o mal ! :)

      Abraço ! :)

      Eliminar
  42. Aí, Rui, como posso ser tão​ estúpida.

    Claro que é o nosso José Sobral de ALMADA NEGREIROS.

    ResponderEliminar
  43. ematejoca

    Foi uma "rasteira minha, mas não tua "crassa estupidez" de modo algum ! :)
    ... Mas agora concordas que tudo está certinho ?! ... rsrsrs
    Resposta CERTÌSSIMA !!! :))
    Um Homem polémico, sim !!! rsrsrs

    ResponderEliminar
  44. TODOS

    Amanhã de manhã libertarei os comentários e farei a Re-edição.

    Desculpem-me não poder ter estado mais presente nos Vossos Blogs, comentando, por demasiada ocupação de tempo fora de casa !
    Abraço a TODOS :)

    ResponderEliminar
  45. Desta vez não participo, estou de vacances...:)))
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. rsrsrs... E fazes muito bem ! :) ... Eu faria precisamente o mesmo ! :)))

      Beijinhos e continuação de boas vacances !!! :))
      Pena não serem em Braga ! ;)

      Eliminar
  46. Almada Negreiros, um dos génios portugueses de todos os tempos !!!
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Almada_Negreiros

    ResponderEliminar
  47. Só agora aqui cheguei... mas acho que sei quem é.
    Segue resposta noutro comentário.

    Beijinhos
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E ainda chegaste a tempo ! rsrs ... e só não te avisei porque sei quanto o tempo te é precioso ! rsrs

      De resto, conforme o outro comentário, mesmo não lendo os comentários eu sabia que este modernista te era familiar !... CERTÍSSIMO !!! ...

      Beijinhos "cultivados" :)

      Eliminar
  48. Não li comentários... nem fui pesquisar... mas tem tudo para ser ALMADA NEGREIROS.

    Beijinhos culturais
    (^^)

    ResponderEliminar
  49. Ricardo Santos

    Dizes BEM e MUITO CERTO... "De todos os tempos" ! Como este, contam-se pelos dedos de uma mão !

    ResponderEliminar
  50. Faltou-te dizer que até 5 DE de Junho está patente ao público na GULBENKIAN uma completíssima exposição com a obra deste grande artista. Eu fui lá há pouco mais de uma semana... e já lá ia de novo!

    Beijinhos... e até daqui a três dias! :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Afrodite. É justo, claro e merece esse destaque a que já procedi, mas repara que já me tinha referido a a ele no texto da re-edição, neste "passo" (1º link) :

      "Tinha a sua própria maneira de ser moderno e de recusar entender o modernismo como uma moda. Não de pertencer à modernidade, mas de a fazer acontecer.

      Ver ESTE link , ESTE e ainda ESTE .

      Beijinhos e se não for antes, até Domingo, em Braga !!! :)

      Eliminar
    2. Desculpa... só li o texto da reedição, não fui ver os links.
      É que eu estou mais para NORTE...
      hehehe

      Beijinhos... e até!
      (^^)

      Eliminar
    3. Não ME desculpo é a mim, porque essa notícia merece realmente destaque !!! :)))
      Obrigado ! :)

      Eliminar
  51. Nem cheguei a pesquisar a data do nascimento, pois, quando ia para o fazer, já o amigo tinha informado que estava certo.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheheh... Já nem era preciso mais nada, Elvira ! rsrsrs

      Abraço ! :)

      Eliminar
  52. Nem deu tempo de ver essa postagem, Rui
    Foi rápida e eu ando meio lenta pra chegar.
    Almada Negreiros , certamente acertaria porque já li muito dele.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :))) ... ESteve desde 24 às 20:00 até 27 às 11:00, Lis ! :)
      ... e já, praticamente não havia palpites ! :((
      Vê lá o valioso prémio que ficaste a perder ! eheheh

      Abraço

      Eliminar