22/06/2017

UM PÔR DE SOL

Re-editado

Obrigado pela presença e comentários a:

Janita,    AvoGi,    Prof. Ms. João Paulo de Oliveira,    Graça Sampaio,    Flor de Jasmim,   Elvira Carvalho,    redonda,    Pedro Coimbra,    LM,    papoila,    Catarina,    Manu,   lis,   ematejoca,    Portugalredecouvertes

COM EXPLICAÇÃO ADITADA

Serão capazes de palpitar as horas (nesta foto de 1/6 das minhas férias) ?... e, já agora, saberão quais as coordenadas, do local, aproximadamente  (graus, com aproximação às décimas, N ou S e E ou O) ?

Por ex: Porto  41,3  N ; 8,6  O  ...  Vamos a ver quem se aproxima mais ! :) ...



Explicação (resposta a vermelho) :

Vem este post a propósito de ontem 21/6 termos entrado na Estação de Verão às 5:24 h (Solstício de Verão) .
Ora, à medida que nos aproximamos do Polo Norte o sol "põe-se" mais tardiamente e "nasce" mais cedo !
Certamente que já ouviram falar  no "SOL da Meia Noite", que se verifica a norte da Escandinávia, do Alaska, da Islândia, da Gonelândia, no norte do Canadá,... já próximas do Polo Norte , em que se vê o sol durante 24 horas !!! :)

Ora, não quer dizer que este o seja, até por que foi fotografado em 1 de Junho e não a 21 e foi-o num ponto do alto mar a norte da Dinamarca , a sul da Noruega e a Oeste da Suécia !

Se considerarmos  que as coordenadas seriam aproximadamente,   58º N ; 9ª E ,  dará para imaginar que o sol se poria bastante mais tarde e se levantaria bastante mais cedo !

Ora no caso da foto e neste dia  1/6  eram   22:30 h e o sol iria nascer às 04:30  (apenas 6 horas de dia e 18 horas de noite !!!
Enquanto que, em Lisboa,  às 21:00 e às 06:15 !!!  (cerca de 3 horas menos de dia e o mesmo a mais de noite ! :(

Mas fosse hoje  21/6, pôr-se-ia às  22:45  e nasceria às 04:15 . Logo,  apenas 5,5 horas de noite  e 19, 5 de dia !!!

Nota : Esta explicação antecipada para "não queimarem os fusíveis" ! rsrsrs
Imaginam portanto a minha surpresa, já muito depois de jantar e divertir, reparar que só então o sol se estava a pôr !!!  :)))

Vamos tentar tirar conclusões com estas 3 imagens :

E vamos explicar como se todos fossemos muito "burrinhos" (desculpem-me) ! eheheh
Como se sabe o sol está fixo e a sua aparência (aparente mudança) depende dos movimentos de rotação e translação da Terra.
Atenção que esta 1ª imagem está desenhada para quem está no hemisfério Sul (as estações estão ao contrário, para nós). Vamos pois interpretá-la inversamente.



Como se vê o zenite (ponto mais alto) do sol não ultrapassa os Trópicos. Em 21/6 e em 22/9 são os solstícios !
Assim em 21/6  (e entre 22 de Março e 22 de Setembro) ele está mais próximo do Trópico de Câncer e por isso, também do polo norte e daí os dias serem maiores no hemisfério norte, sendo o maior em 21/6 em que a sua posição é coincidente.

Claro que tudo se inverte entre 23 de Setembro e 21 de Março altura em que ele "está" entre o Equador e o Trópico de Capricórnio.

Evidente também que, no dia 21/3 e 23/3 ele está sobre a linha do Equador. São os Equinócios. Dia igual à noite, pelas razões expostas.
Aqui, uma imagem que ilustra melhor a situação relativa ao hemisfério norte, mas de notar que o inverso acontecerá em 22 de Dezembro.


Se ainda subsistem algumas dúvidas em alguém, claro que o movimento aparente do sol se faz de  Leste para Oeste (Nascente para Poente) !

Sobre Latitude e Longitude :

As linhas de referência são o Equador e o Meridiano de Greenwich (Londres).

Qualquer lugar (ponto) para norte ou para sul do Equador terá uma latitude Norte ou latitude Sul, expressas em graus, minutos e segundos, ou então graus com decimais.
As linhas imaginárias, paralelas à linha do Equador chamam-se paralelos e à medida que se afastam vão sendo mais pequenas .

Qualquer lugar para Leste ou Oeste, relativamente ao meridiano de Greenwich terá uma longitude Este ou Oeste , também expressa do mesmo modo que a latitude.

As linhas (imaginárias) "paralelas" a esse meridiano chamam-se também meridianos e (em teoria) dão origem à mudança de hora de país para país (tendo em conta acertos acordados com os países vizinhos .
.

59 comentários :

  1. Nem penses, Rui!! Da maneira como tenho a cabeça desvaída ( em alentejanês significa, exausta), ainda me queres pôr a fazer coordenadas? Tu é que andaste no mar-alto e queres por-nos almareadas?? Não, não é mareadas; é atordoadas!

    Ah, mas esse pôr-de-sol é muito romântico. :)
    Ainda não consegui obter um parecido, mas...já vi melhores- ehehehe.

    Beijinhos, Mestre. :) Hoje vou matar a aula.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai, os comentários estão à solta?
      Então vou ficar à porta para ver quem sabe de cartas de marear. :)

      Eliminar
    2. Então eu é que deveria estar cansado e tu dizes que és tu ?! ... ehehehe
      Mais do que um pôr do sol bonito (também já tenho visto muito melhores), este foi pela hora ! :))
      O que peço é que a palpitem e digam onde foi ! :))

      Morri ! ... :(( ... rsrsrsrs

      Eliminar
    3. E achas pouco?? Palpitar a hora desse pôr de sol e dizer onde foi? Ora, onde foi...no mar! :))- quando ias para a Holanda, acho eu!

      Eliminar

    4. Sabes a hora do pôr do sol no Porto ? ...
      Só peço um palpite para este caso, em viagem no alto mar !
      Pelo menos a que horas ! :))

      Eliminar
    5. Não, não sei, Rui nunca olhei para o relógio quando o sol se põe.
      Aí deve ter-se posto por voltas das 22h00. Se estivesses hoje a caminho de Amsterdam... :))

      Eliminar
    6. :)... Um pedacinho a norte, no ponto mais a norte da viagem, acima da Dinamarca e perto da Noruega e Suécia ! :)

      Eliminar
  2. N 49,8 S 32°
    E12° O 99,99
    Acertei? Claro que sim. Estás precisamente no ponto
    Kis :=}

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahahaha... És uma brincalhona, amiga ! :))

      Sabes quais são as tuas ?...
      Aproximadamente 32,7 Norte , 16,9 Oeste.
      Ora viste ?... Agora já todos sabem onde moras ! eheheh

      Eliminar
    2. Só falta o IP e tungas.... Descobrem-me
      Ah, não responda .... Dez da noite estavas na Dinamarca e viste o sol das dez em. Oslo
      Kis =)

      Eliminar
    3. Estás a ver ?... rrs... Depois não te largam a porta, Amiga ! :))
      Quase que acertavas. Andaste lá perto ! :))
      Kiss, ou Kis se kiseres ! :))

      Eliminar
  3. Prezado Amigo Rui Espírito Santo.
    Se foi o primeiro por do Sol a bordo da máquina flutuante ,suponho que estavas, sob a égide de Netuno, em alto-mar, no horário aproximado de 20h55, ainda nos domínios do reino distante além-mar, no 1º crepúsculo a bordo.
    Fica difícil calcular a coordenada exata em alto-mar, mas se foi no 1º crepúsculo estavas na direção Norte sentido Oeste.
    Lastimo não estar disponível - no oráculo moderno - a rota que a máquina flutuante singrou.
    Caloroso abraço. Saudações palpitadas.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok . Já é um palpite. Cerca das 10 da noite !
      É sabido que o pôr do sol e o seu horário dependem das coordenadas de um lugar , assim como o nascer do sol.
      Vamos lá ! isto não é à toa. É cultura geral ! :))
      E se eu pergunto é porque é especial ! :) rsrsrs
      Andei por norte e este primeiro e Oeste depois ! :))

      Eliminar
  4. PS - Acreditas que sou um regente aposentado de meia tigela?
    Fico todo baralhado para calcular coordenadas... Confundo longitude com latitude... Agora os pontos cardeais sei de cor e salteado. O Sol no reino distante além-mar nasce a Leste e se poem a Oeste. Albufeira fica no Sul, Braga ao norte, Bragança Nordeste e Braga Noroeste.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. NÃO ! Não acredito e ninguém acredita, João Paulo ! :))
      Longitude , ou Norte ou Sul
      Latitude, ou Este ou Oeste .
      Claro que as referências são o Equador e o meridiano de Greenwich ! ...
      Isto também envolve pesquisa ! eheheh ... Ah ! Pois é ! :)

      Eliminar
  5. Credo, mãe!!! Este homem está cada vez mais refinado! Ainda se me pedisse um poema ao pôr-do-sol, agora as coordenadas e mais não sei o quê... :)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahah... Ele é um malvado, Graça ! Mas que raio de mania que ele tem de lhes dar trabalho !
      O Google Maps diz tudo ! :))

      Eliminar
  6. PS II - Ainda estou sem chão com a desgraça que assolou a região de Leiria...
    Rui, quando estive em Monte Real, no Encontro de Blogs, a bordo da máquina rodante de aluguel, ao retornar à Invicta por uma estrada secundária (impecável e muito bem sinalizada) a principal, que liga Lisboa ao Porto, eu trafeguei na estrada que calcinou motoristas desvalidos?
    Saudações compungidas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, Professor.
      Pedrogão Grande e Castanheira de Pera, ficam quase na lesma longitude , quase no mesmo paralelo que Pombal (já próximo de Monte Real. Creio que o teu regresso ao Porto se fez pelo litoral . Ora, mais próximo seria ainda pela A1 (a auto estrada principal Lisboa Porto), mas mesmo esta ligeiramente mais litoral que aquelas povoações. De qualquer modo deves ter passado a uns 25 a 30 kms destas zonas de incêndio !
      Podes ver no Google Maps !

      Eliminar
    2. Grato pela explicação.
      Não retornei por uma estrada ao Porto por uma estrada, que margeia o litoral. Deve ter sido alguns quilômetros mais a Leste.

      Eliminar
    3. Mais a Oeste (lado do mar), João Paulo, mas de qualquer modo, naquela zona , mas mais litoral.

      Eliminar
  7. Cara parceira de ofício Graça Sampaio.
    Acho que temos que pedir a intercessão da valorosa Dona Lena.
    Agora que lembrei que no reino distante além-mar o ano letivo terminou (o nosso começa em fevereiro e termina em dezembro).
    Isto posto, será que o nosso estimado Mestre dos Mestres de todos os Mestre deixou-nos de segunda época?
    No reino existiu ou ainda existe este tipo de mais uma chance antes da reprovação certeira. Aqui vigorou até a promulgação da Lei da Lei das Diretrizes e Bases - LDB nº 5692/71, quando estávamos no auge dos malditos anos da dentadura, digo, ditadura (1964-1985)?
    Hoje, começou a estação do ano que mais aprecio, o Inverno. O Trópico de Capricôrnio corta a região metropolitana de São Paulo. Acho que desde a década de 80 não temos temperatura abaixo de 10° - durante o dia - no Inverno.
    https://www.youtube.com/watch?v=kVD2hpkuPak
    Caloroso abraço. Saudações invernais.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é João Paulo. Aqui nem a D. Lena lhes vale que as aulas não param. Não há férias grandes, somente umas feriazinhas de vez em quando ! :))

      Ora, a explicação que eu dei (no texto) tem que ser vista "inversamente no hemisfério sul ! rsrsrs

      Abraço

      Eliminar
  8. Prezado Amigo Rui Espírito Santo.
    Suponho que tu estavas no 1º crepúsculo, a bordo da máquina flutuante numa posição no alto-mar:
    Latitude: 41.5311981
    Longitude: - 9.27864075
    Elevação: - 1003 m
    Será que estavas mais ao Sul e mais a Leste?
    Caloroso abraço. Saudações agulha no palheiro.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)... Não. Isso corresponde aproximadamente a Esposende, aqui bem próximo do Porto, Professor !
      A resposta está dada no aditamento ! :))

      Eliminar
  9. E eu só passei para deixar o meu beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OBRIGADO, Adélia ! ... Isso é o mais importante, amiga ! :)
      Deixo-te também o meu e desejos de que Tudo de Bom ! :)

      Eliminar
  10. De marear não entendo nada, amigo.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheheh... Isto não é bem "marear", Elvira. É mais geografia (do meu tempo).... Por falar nisso, não sei se nos dias de hoje se fala nestas coisas na escolas. (???)
      Abraço

      Eliminar
  11. Não faço a mínima ideia...será que alguém acertou?
    Vamos lá procurar pistas nos comentários que antecedem...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou copiar pelo Prof ou melhor subscrever a douta resposta do Prof!

      um beijinho

      Eliminar
    2. Já te poupei trabalho, Gábi !
      É só ler o aditamento ! :)
      Curioso, não é ? ...

      Eliminar
  12. Não faço a mais pequena ideia.
    Coordenadas??
    Eu, como o Herman, é mais bolos! :))))
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahahah... Sabem bem melhor, Pedro ! ... :)))
      ... mas acho que o aditamento dará para entender a questão. (?)...
      Um Abraço para 22,15 N 11,35 E ! rsrsrs

      Eliminar
  13. TODOS

    Para "não queimarem os fusíveis" fiz agora um aditamento ao post, com toda a explicação, deixando portanto de ser um desafio, que me parece estava a ser algo incompreensível ! :)))
    Aí terão a resposta e não quer dizer que o post esteja encerrado, antes pelo contrário ! :))

    Abraço a todos :)

    ResponderEliminar
  14. Queres coordenadas quando toda a gente se queixa de descoordenação?!
    Poupa-me! :)

    Abraço

    LM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahah... Tens razão, Leo ! :))
      Já te poupei e também a todos, com a resposta ! :))

      Abraço

      Eliminar
  15. Faz hoje quatro anos que nos conhecemos! :)
    Tanta coisa se passou depois disso e nem tudo foram rosas!

    Abraço especial extensivo à Lena

    LM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade ! :)) ... Foste a primeira amiga virtual (blogosfera) que conheci em carne e osso ! rsrs
      ... e ainda me lembro da tua observação : "cada novo amigo passado do virtual para o real era um amigo perdido ! ehehe
      Desta vez, não foi ! :)))))

      Também nosso, um abraço muito especial e extensivo ao Fernando.
      Tudo de Bom para vocês, Leo ! :)

      Eliminar
  16. Prezado Amigo Rui Espírito Santo.
    Como fui parvo, porque nesta aula interdisciplinar, que envolve as disciplinas Matemática e Geografia, quando referistes a 1/6 da viagem, pensei que ainda estavas no território do reino distante além-mar, mas - mesmo assim - cometi um equívoco, porque no 1/6 já estavas bem distante do porto de partida.
    Apesar de ter ficado baralhado a aula foi muito instrutiva, Quereria saber como é a trajetória do Sol, nos países setentrionais, quando os dias têm a duração de 18 horas e, também no Inverno, quando são apenas 4 horas que o Astro Rei faz a trajetória no firmamento.
    Caloroso abraço. Saudações inquiridoras.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que o novo aditamento tenho desfeito algumas das dúvidas, João Paulo !

      Peço desculpa por ser tão básico e pouco científico, mas para o caso, acho que só complicaria.

      Abraço

      Eliminar
  17. Gostei de saber. E como viu, eu dispensei-me logo da queima dos fusíveis. Até porque só tenho um e coitado com a vaga de calor, passa o tempo a dormir.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheheh... Com a vaga de calor e a intensidade da corrente, fundiu, Elvira ! eheheh

      Assim não dá tanto que pensar, mas tem muito que ler. para se entender. :((
      Abraço

      Eliminar
  18. Gostei muito da explicação neste post

    um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, Gábi ! Isto é que é ter paciência, não é ?... rsrs
      Para que vocês não tenham que pensar obrigam-me a fazer "a papinha toda" ! rsrsrs
      ... Só que assim ficou muito "pesado" ! :((

      Beijinho :))

      Eliminar
  19. Rui, Isto é quase um requinte de malvadez...a estas horas ter que pensar em coordenadas???? Já estou toda descoordenada :)))
    Este desafio não é mesmo nada para mim :)))
    Não sei onde estavas mas sei que o Comandante o navio sabia e isso é que é mesmo importante :)) e o por do sol foi lindo. bjss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assino, papoila!

      Os meus miolos quase estoiram com o calor, Rui, e agora estoiram de vez com as tuas perguntas difíceis.

      Gostei da fotografia.

      Eliminar
    2. Papoila

      Heeeiii ! … Que injustiça ! … Que preguiça de ler !!! ☹ … rsrsrs
      Então, dei-me ao trabalho de explicar tudo tão bem explicadinho ! … Deixou de ser um desafio, para passar a uma simples informação ! :))))

      Eliminar
    3. Como disse, Teresa , isso é tudo só preguiça de ler !!! :)))) … Então, até anulei o desafio , dei-lhes a explicação tudinha e não leram ?… mas que trabalheira deitada fora ! … :((
      Perguntas difíceis ?... Onde estão, se já lhes dei a resposta há muito ?... eheheh
      A foto nem está grande coisa. Não era isso que estava em causa, mas sim a hora do pôr do sol, às 22:30 !!!
      rsrsrs
      ... mas que enorme preguiça de ler ! :))))

      Eliminar
  20. Até fiquei e ver estrelas.
    Mas em nenhuma vi a resposta para este enigma.
    Definitivamente eu é mesmo mais bolos!
    Aquele abraço, bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então não está, Pedro ?… e tão bem explicadinho ! rsrsrs

      Explicação (resposta a vermelho) no texto aditado :

      Vem este post a propósito de ontem 21/6 termos entrado na Estação de Verão às 5:24 h (Solstício de Verão) .
      Ora, à medida que nos aproximamos do Polo Norte o sol "põe-se" mais tardiamente e "nasce" mais cedo !

      Se considerarmos  que as coordenadas seriam aproximadamente,   58º N ; 9 E ,  dará para imaginar que o sol se poria bastante mais tarde e se levantaria bastante mais cedo !

      Ora no caso da foto e neste dia  1/6  eram   22:30 h e o sol iria nascer às 04:30  (apenas 6 horas de dia e 18 horas de noite !!!

      Mas fosse hoje  21/6, pôr-se-ia às  22:45  e nasceria às 04:15 . Logo,  apenas 5,5 horas de noite  e 19, 5 de dia !!!
      Estava a norte da Dinamarca, a sul da Noruega e a Oeste da Suécia !

      Nota : Esta explicação antecipada para "não queimarem os fusíveis" ! Rsrsrs

      Abraço :)

      Eliminar
  21. O pôr-do-sol no mar alto é igualmente lindo!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este, nem foi bem pela beleza, Catarina. Foi mais pelo adiantado da hora !
      Quase dia ainda às 22:30 !!! :)

      Eliminar
  22. Rui
    Gostei muito da tua explicação, mas é muita areia para a minha camioneta.
    No tempo em que dava aulas era a matéria que mais me custava leccionar, talvez por ser uma desorientada e perder o Norte facilmente, contudo penso que nas minhas viagens já tive oportunidade de ver o Sol da meia noite, só não me lembro onde.

    Desejo-te um óptimo fim de semana

    Beijos Rui

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)) ... Eu tnho um grande sentido de orientação. Costumam dizer que eu sou tipo pombo correio ! rsrsrs ... e gosto destas coisas ! :)

      Se já viste o Sol da meia noite, talvez próximo do pólo norte, por ex. a norte da Finlândia (Lapónia ?) ou da Noruega (Fiordes, lá para cima ?). Isto se não foste à Islândia ou Norte do Canadá . (?)

      Também para ti , um óptimo fim de semana ! :)

      Beijos. Vou para a sardinhada não tarda nada ! ... Até amanhã ! :))

      Eliminar
  23. Iiih Rui ainda bem que me salvastes já imaginando que daqui nada sairia rs
    Nenhuma explicação me satisfaz porque leio leio e nao entendo nada_ procuro nao entender porque cansa ... rs
    Grande abraço, meu amigo
    e uma noite feliz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheheh... Calculei que este tema fizesse confusão a muitos e daí ter tentado dar a resposta e explicação.
      Claro que este tipo de explicação técnica, complica um bocadinho ! rsrsrs ... e nem sempre é muito entendível ! :(

      Grande abraço e beijinho, Lis ! :)

      Eliminar
  24. Boa tarde Rui :)
    do sol da meia noite já ouvi falar sim, nunca vi, mas deve ser bonito :) mas depois têm a tal noite das 4 h da tarde, para compensar !
    obrigada pela tua visita :) para te dizer que até achei interessante o monumento do Gerês que chamam cripta no site do mosteiro de São Bento, tem muito símbolos, gostei e aumenta o local de contemplação, já que a primeira igreja é pequena!
    abraço,
    bom fim de semana
    Angela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Angela

      Não é bem assim ! ... Nos Pólos, praticamente não há noite no Verão de cada hemisfério.
      Em 21/6, pôr-se-ia às 22:45 e nasceria às 04:15 . Logo, apenas 5,5 horas de noite e 19, 5 de dia !!!
      ... e essa "noite" vai-se reduzindo na medida em que nos aproximamos do Polo Norte !
      Em 22/12 acontece o mesmo, mas no Pólo Sul.

      Eu estive nesse local do Gerês ainda há cerca de meio ano. Sinceramente, fez-me alguma confusão. Acredito que o anterior local era já demasiado pequeno para tantos visitantes e nos dias de festa e daí terem que fazer aquela nova construção (novo santuário), que como dizes é muito simbólica !

      Abraço e também para ti, um Bom domingo !

      Eliminar