19/08/2017

ANDANDO POR AÍ - 67


De um ângulo menos vulgar !!! :)

... E é assim que eu gosto de ver este "meu"  Rio Douro, entre Porto e Gaia !!! ... De vários ângulos !!!

Neste caso , de entre a ponte D. Luis I e a do Infante, do lado do Porto !

Do Porto, mirando V. N. de Gaia , a partir das Fontaínhas, sim, essas que foram (e ainda são) célebres pela celebração do S. João e da sua noite, também muito pouco vistas e mostradas !

Esta ponte, em 1º plano, a Ponte do Infante, baptizada em honra do Infante D. Henrique, nascido no Porto, é a mais recente e, segundo muitos, a mais esbelta ponte que liga Porto a Gaia, veio "desvirtuar" um bocadinho a tipicidade deste Bairro, mas imprescindível, entendamos, depois de terem eliminado o trânsito rodoviário do tabuleiro superior da Ponte D. Luis , para o destinar ao Metro  !


Um "Quem Te Vê ao Vir da Ponte" (Rui Veloso), com estas diferentes "Cascatas Sanjoaninas" que não só "se estendem até ao mar", como "na direcção inversa" !!! ...

... E então, se acompanhado, não poderei sentir maior prazer do que mostrar o que tanto me é querido !!! ... (não reparem na lagrimita ) ...  :)


Se virem estas primeiras 3 fotos atentamente, verificarão, lá bem ao fundo, o tema do post anterior !













.

20 comentários :

  1. Que belas fotografias.

    Quando os "perdidos em Düsseldorf" regressarem a Vila Nova de Gaia, volto aqui com mais tempo.

    Desejo-te um excelente fim de semana na cidade mais bela do mundo: a cidade invicta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Teresa ! :)

      Olha que fiquei muito feliz e "vaidoso" com esse teu comentário ! rsrs
      Pelo menos Düsseldorf, nesse capítulo ainda não ultrapassou esta nossa linda cidade !!!

      E aqui também é caso para citar o Sérgio Godinho (mas inversamente) : "Vocês "perdidos em Düsseldorf" ... e o Porto aqui tão longe" ! :(
      ... E desculpa "a maldade" (para ti) destes meus últimos posts ! eheh

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Qualquer destas tuas belíssimas fotos, senão todas, dariam uma linda ilustração à "Balada ao Rio Douro" do grande poeta Pedro Homem de Mello, que tanto amou a Invicta cidade onde nasceu.

    Que diz além, além entre montanhas
    O rio Doiro à tarde, quando passa?
    Não há canções mais fundas, mais estranhas,
    Que as desse rio estreito de água baça!...

    Que diz ao vê-lo o rosto da cidade?
    Ó ruas torturadas e compridas,
    Que diz ao vê-lo o rosto da cidade
    Onde as veias são ruas com mil vidas?...

    Em seus olhos de pedra tão escuros
    Que diz ao vê-lo a Sé, quase sombria?
    E a tão negra muralha à luz do dia?
    E as ameias partidas sobre os muros?

    Vergam-se os arcos gastos da Ribeira...
    Que triste e rouca a voz dos mercadores!...
    Chegam barcos exaustos da fronteira
    De velas velhas, já multicolores...

    Sinos, caixões, mendigos, regimentos,
    Mancham de luto o vulto da cidade...
    Que diz o rio além? Por que não há-de
    Trazer ao burgo novos pensamentos?

    Que diz o rio além? Ávido, um grito
    Surge, por trás das aparências calmas...
    E o rio passa torturado, aflito,
    Sulcando sempre o seu perfil nas almas!...

    Bom fim de semana, Rui.

    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Janita e um beijinho e Bom fim de semana também para ti.

      Lindo, lindo !...
      O quanto dizem um ao outro, o Porto e o Rio Douro !!!
      Só quem Os conhece bem o entende !
      Olha que eu não consigo ler estas coisas sem que um sentimento forte me perturbe de verdade e me tolde a vista !

      O grande Pedro Homem de Mello, que eu conheci e com quem conversei pessoalmente, quando do meu fim de curso, pedindo-lhe que para o "Livro" nos escrevesse "qualquer coisa" que entendesse apropriado.
      Deixou-nos esta :

      "EXORTAÇÃO"

      Lutai, rapazes,
      Sempre,
      Mas humanos,
      Sem ódios
      E sem vão prometimento.

      Lutai !
      Lutai,
      Na força dos vinte anos,
      Que as asas
      Só são asas
      Quando há vento ...

      Eliminar
    2. Uma exortação à luta pela vida, que te deve ter dado muita força, Rui...e muito orgulho, também!
      O vento a que o poeta se referia seria a mocidade.
      Que linda dedicatória!
      Obrigada, por teres partilhado connosco, algo tão teu e tão belo.
      Um beijinho.

      Eliminar
    3. Precisamente, Janita ! ... Uma luta, mas leal usando apenas os "valores" de cada um ! ... E sim, fazê-lo na força da nossa juventude, porque é ela que nos "molda" o futuro !
      E queres saber que, quantas vezes no decurso da minha vida profissional esta "exortação" se manteve presente ?!...
      Nunca mais, na minha vida e esqueci !!!

      Beijinhos :)

      Eliminar
  3. Fotos lindas de paisagens fabulosas. Uma nova vertente (do teu blog) de que estou a gostar muito.
    : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Catarina ! :) ... Ainda bem que gostas ! :)

      Achei que sempre, sempre desafios também era cansativo. Há que variar um pouco e talvez até me tenha alongado um pouco (aos olhos dos outros) ao falar tanto e mostrar tanto do que eu tanto gosto e admiro ! :)
      Vamos diversificando para não cansar ! :)
      Abraço

      Eliminar
  4. Muito lindo o Douro! Desde que entra em Portugal até à foz. Lindas as fotos também, claro!

    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo, Graça. Desde que entra até que chega ao mar !
      Lindíssimo !!! E esse meu sentimento estou a procurar passá-lo aos meus amigos, porque assim acho justo !

      As fotos, nada de mais. Não são a minha especialidade.
      Apenas "disparos" com o "tablet" para o que está à minha frente ! :))

      Beijinhos, Graça ! :)

      Eliminar
  5. Lindas imagens Rui! Que bom poder conhecer um pouco mais desse mundo que é o Norte.

    Bom fim de semana Rui.

    Um beijinho com muito carinho e amizade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aos meus olhos, sim, belíssimas, mas sou "suspeito" !
      Não sei bem até que ponto "os outros" vêem o que eu vejo ! :))
      Um dia que venhas para estes lados farei muito gosto em dar uma passeata convosco por estes lados ! :)

      Beijinhos com igual carinho, amiga Adélia ! :)

      Eliminar
  6. Olá Rui
    Adorei as tuas fotos.
    O douro tem a magia de nos encantar e de decorar essas duas margens.

    Bom Domingo

    Beijos Rui

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Vindo de ti é mesmo um elogio, mas "não tenho peneiras", não, Manu ! eheheh

      Ora vês ?... e palpita-me que ainda não tinhas visto o rio por este ângulo !?... :)
      É mágico, não é ? ... Quem já lá esteve quer voltar
      Também para ti um Bom Domingo !

      Beijo, Manu :)

      Eliminar
  7. Estou a ser sincera Rui, gostei do teu ponto de vista e muitas vezes as boas fotos, como é o caso dependem do prisma com que são fotografadas.
    Tenho aqui algumas , mas nunca me posicionei de forma a conseguir estas vistas maravilhosas.
    Agora senti-me desafiada e com vontade de voltar e descobrir o lugar onde estavas empoleirado rsrsrs

    Beijos Rui

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que foram "tiradas" com o "tablet" ! rsrs
      Não se pode exigir mais ! :))
      A curiosidade, está no facto de ser um local muito pouco frequentado para ver o rio ! Muito "desconhecido" da maioria ! :))

      Na próxima vinda, já sabes onde é, ou então dá uma apitadela ! eheh

      Beijo

      Eliminar
  8. Paisagens magníficas Rui. Gostei muito dessas fotos !
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também vindo de ti, outro elogio digno de nota, Ricardo !
      ... mas nem máquina tenho ! rsrs

      Posts desta zona já são que chegue ! ... O blog está bem documentado nesta zona do rio e da Ribeira do Porto e de Gaia !
      Abraço

      Eliminar
  9. O Porto é lindo de morrer.
    E as fotos fazem-lhe justiça.
    Aquele abraço, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Pedro ! :)
      Adoro esta cidade e muito em especial esta zona ribeirinha !

      Abraço e uma Boa semana ! :)

      Eliminar