19/03/2018

QUEM SERÃO ?

Trata-se de :

1 - Eduardo Lourenço - nasc. 1923  - Ensino, Literatura, Filosofia



2 - António Damásio  - nasc. 1944 - Ensino,  Medicina



3 - José Barata Moura - nasc. 1948 - Ensino, Filosofia, Cançonetista



4 - António Egas Moniz - nasc. 1874 - fal. 1955 - Medicina



                                 5 - Marguerite Yourcenar - nasc. 1903 - fal. 1987 - Escritora





6 - Virgínia Woolf - nasc. 1882 - fal. 1941 - Escritora




Muito grato a TODOS os que por aqui passaram, quer tenham tentado ou não, acertado ou não, mas os meus Parabéns a quem acertou e a minha admiração a quem se "empenhou" em acertar !!!


ACERTANTES ( Por ordem e nº de acertos) :
  

Com 6 -   TOTALISTAS - 

ELVIRA CARVALHO,    JANITA,    FLOR DE JASMIM,    PEDRO COIMBRA

Com 5 -    AC (1,3,4,5,6)

Com 4 -  


Com 3 -  LUISA (1,2,6)    


COM 2 -  CATARINA (4,6)

Com 1 -  LIS (6) 




PRESENTES :

LARISSA SANTOS,  ACRESCENTA UM PONTO AO CONTO,   PORTUGALREDECOUVERTES,  MANU,
      

POR PERSONALIDADES :

1 -  6  acertos
2 -  5  acertos
3 -  5  acertos
4 -  4  acertos (o mais difícil ?)
5 -  5  acertos
6 -  8  acertos (o mais fácil ?)



INICIAL :


Será que, por estas fotos, se lembram destas caras ?


DICAS :

- Quatro, são portugueses
- Áreas de notabilização :     Cançonetismo,   Ensino,   Filosofia,   Literatura,  Medicina 
- Datas de nascimento    :      1874,  1882,  1903,  1923,  1944,  1948
- Datas de falecimento    :      1941,  1955,  1987

Comentários moderados




71 comentários :

  1. Para já só reconheço (ou penso que reconheço) os dois primeiros: 1- Eduardo Lourenço, 2- António Damásio.

    ResponderEliminar
  2. E a última será Virginia Wolf... ?

    ResponderEliminar
  3. Luisa

    :) ... Boa, Luisa !!! ... Para já 3 tiros CERTOS ! :)
    Falta só metade ! :)

    Obrigado :)

    ResponderEliminar
  4. Ai meu Deus um novo desafia, E á primeira vista não conheço ninguém. A nº 5 lembrou-me imediatamente a Golda Meir, mas pelas datas de nascimento não é portanto nem vale a pena ir ver.
    Bom vou ver se descubro alguma coisa nas pesquisas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :))... Para não deixar arrefecer. :))
      É só à primeira vista, Elvira e não é a Golda Meir.
      :)

      Eliminar
  5. O Primeiro parece-me; Gentil Martins (Medicina) Os outros não sei. :))

    Hoje:- A Chuva lava-me a alma.

    Bjos
    Votos de um Sábado Feliz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :( ... Não é Larissa. :(... mas gostei da tentativa !
      Obrigado. :)

      Beijo

      Eliminar
  6. Sempre interessante conhecer aqueles que se destacam pela genialidade... voltaremos para saber a identidade de cada um.

    Convidamos-vos a ler o capítulo V do nosso conto escrito a várias mãos
    https://contospartilhados.blogspot.pt/2018/03/voar-sem-asas-capitulo-v.html

    Votos de bom resto de fim-de-semana
    Saudações literárias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade que sim ! Ficam para a posteridade. :)
      Lá irei ver.

      Bom fim de semana. :)

      Eliminar
  7. Parece-me que encontrei 3 Vamos ver
    3 - José Adriano Rodrigues Barata-Moura- cantor e filósofo 8 Há tanto tempo que não o oiço)
    4- António Caetano de Abreu Freire Egas Moniz o nosso Nobel de Medicina
    6- Virginia Woolf escritora
    Estarei certa ?

    ResponderEliminar
  8. 5 Marguerite youcenar escritora belga

    ResponderEliminar
  9. 6 - Virginia Woolf. Tenho a impressão que à pouco me enganei no número

    ResponderEliminar
  10. Elvira Carvalho

    QUATRO CERTAS, Elvira. Nada mau ! :)) ... Faltam as duas primeiras ! :)

    ResponderEliminar
  11. O que fica para o fim é o mais ruim. Engraçado que a cara do primeiro não me é estranha, mas não me ocorre nenhum nome que possa pesquisar e do segundo lembrou-me o António Damásio mas fui pesquisar e não me parece ele.

    ResponderEliminar
  12. 1 Eduardo Lourenço escritor. Será?

    ResponderEliminar
  13. Elvira Carvalho

    Nesses dois palpites uma delas está certa.
    Na outra, quer pesquisar melhor a confirmar ?... Porque não ?...

    ResponderEliminar
  14. Está difícil Rui!
    terei de recorrer à bola de cristal :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)) Força, Angela ! ... É só uma questão de a limpar bem com um paninho seco e espreitar lá para dentro ! :))

      Eliminar
  15. Tá Rui se eu me lembrar o que mandei. É que pesquisei tantos nomes...
    Posso mandar de novo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que lhe posso dizer é que só recebi nomes certos e assim sendo, estão todos certos.
      Acontece é que num dos comentários deu o nome certo, mas diz que foi pesquisá-lo e que não lhe parecia. :)
      Só precisa de (só) CONFIRMAR o nº 2 .

      Eliminar
    2. Tá já percebi. O 2 É o cientista, médico e escritor
      António Damásio.
      Obrigada. Abraço e bom domingo

      Eliminar
  16. Elvira Carvalho

    É isso mesmo, Elvira !!! ... O pleno está feito !!!
    Porque não haveria de ser esse ?... :))

    Abraço e Parabéns ! :)

    ResponderEliminar
  17. Assim de sopetão diria que estes 3 estão certos, depois verei isto melhor.
    Acabo de chegar à blogo e vou primeiro, ou segundo, agora :) ao meu cantinho.
    Ora diz lá de tua justiça, Rui.

    1-
    2- António Damásio (?)
    3-
    4-Egas Moniz- Nobel da Medicina
    5-
    6-Virgínia Woolf

    Amanhã com a cabeça fresca verei melhor.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Janita

    Da minha justiça,... :)
    TRÊS tiros CERTOS !!! ... Bom começo ! :)
    Amanhã, o resto ! :))

    Abração

    ResponderEliminar
  19. Oi Rui
    Por enquanto só a 6 que é Virginia Woolf_ as outras precisam pesquisa.Vou ficar um tempinho aqui, ok?
    Beijo

    ResponderEliminar
  20. LIS

    Olá Lis :)... SIM, ESSA CERTA !!! :)
    Há 4 portuguesas e 2 não !
    :)
    Beijo

    ResponderEliminar
  21. Nao conheco nenhum/a. Terei que pesquisar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok, mas creio que algum ou alguns reconhecerás mesmo sem pesquisa. (?)

      E lá está, UM TIRO CERTO no outro comentário !!!
      :))

      Eliminar
  22. 3 José Adriano Rodrigues Barata Moura 1948

    4 António Egas Moniz 1874 - 1955

    6 Virginia Woolf 1882 - 1941

    E as outras 3 nã sê

    Beijinho

    ResponderEliminar
  23. Rui diz-me só se o nº 1 será o escritor norte-americano Dale Carnegie.É que tenho aqui o seu livro de auto ajuda - que era do Luís - "Como fazer amigos e influenciar pessoas" e acho-o muito parecido, embora mais sorridente do que esse da tua foto.

    :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é, Janita. :(... E curiosamente li esse livro há umas largas décadas ! :))

      Eliminar
  24. Flor de Jasmim

    Boa, Adélia. Para começar,... TRÊS CERTAS !!!
    E metade já está !!! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Oi Rui
    Voltei porque estou achando bem dificil _ talvez nao consiga mais.Amanhá vou estar fora de casa o domingo inteiro_ portanto provavelmente, nao terei chance.Nas valeu muito a busca e o acerto dessa que conheci sem pesquisa.
    O numero 1 lembra um pouco Ferreira de Castro mas nao combina com datas.
    Beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Obrigado, Lis. :)... Reconheço que para ti seja ainda mais difícil ! :)
      Há só mais uma personalidade internacional (não portuguesa e dois dos outros são personalidades que tiveram notoriedade no mundo e não só em Portugal !

      Um Bom Domingo :)

      Eliminar
  26. Rui, pf, vê só mais estes dois e amanhã, se estiverem certos, só me fica a faltar o barbas...cujo nome não me sai debaixo da língua. eheheh

    1º- Urbano Tavares Rodrigues (?)

    5- Marguerite Yourcenar.

    :))

    ResponderEliminar
  27. Catarina

    MAIS UMA CERTA !!! :) ... Grão, a grão,... :))
    Um Bom Domingo !

    ResponderEliminar
  28. Janita

    MAIS UMA CERTA !!! ... Falta a 1 e a 3 .

    Bom Domingo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se fores eliminando datas e áreas de actuação talvez ajude.

      Eliminar
  29. Todos

    A libertação dos comentários sob moderação e a re-edição será feita amanhã ao princípio da tarde.

    Até este momento os ACERTOS em cada uma das personalidades são as seguintes :

    Na nº 6 - 6 acertos (a mais fácil)
    Na nº 4 - 4 acertos
    Na nº 2 - 3 acertos
    Na nº 1 - 2 acertos
    Na nº 3 - 2 acertos
    Na nº 5 - 2 acertos

    Ainda só um totalista !
    Um com 4 acertos
    Dois com 3 acertos
    1 com 2 acertos
    1 com 1 acerto.

    Abraço e um Bom Domingo.

    ResponderEliminar
  30. Bom dia Rui. :)

    Há aqui qualquer coisa que me está a escapar. Conferidas todas as datas de nascimento e falecimento, estas - de morte - correspondendo a 3 dos acertos. Sendo a data de nascimento 1944 do cientista Damásio, faltam-me 1923 e 1948, que suponho pertençam ao nº 1 e 3, respectivamente. Ora o nº1 só pode ser o que nasceu em 1923 e estar ligado ao ensino. Não sendo o que já referi, todos os outros, que me aparecem, já morreram. Inclusive o prof. catedrático José Caria Mendes que faleceu no ano passado.
    Acho que, por este andar, entro de vez em parafuso!!! eheheh
    antes que isso aconteça acho que o melhor é desistir.
    Melhores dias, pensantes, virão.:)

    Beijinho, bom Domingo.

    ResponderEliminar
  31. Janita

    Bom dia.
    Estás certa com as datas dos que te faltam ! ... Estás a raciocinar bem. Só te falta é encontrar os nomes e como concluíste estão vivos .
    Medicina, de parte, o resto não.
    Faz um descanso e mais logo tenta de novo . Ainda temos 24 horas ! :)

    Passa um Bom Domingo, que o sol ajuda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para já, vê se comes a papa e depois vamos ver a bicharada na cidade pequena, antes de irmos ao conselho de Estado ver se tudo está legal !
      :)

      Eliminar
  32. Que belas dicas Amigo Rui...que belas dicas!:)
    Nem sabes como me sinto emocionada! Tomara que todas/os as leiam e aposto que saberão interpretá-las.

    Aqui vai com o meu Bem-Hajas a lista completa. eheheh

    1- Eduardo Lourenço de Faria
    2- António Damásio
    3- José Barata Moura
    4- Egas Moniz- Nobel da Medicina
    5- Marguerite Yourcenar.
    6-Virgínia Woolf

    Para o 'Fungagá da Bicharada', ainda pesquisei a data de nascimento do avô Cantigas, mas vi que é de 1954. Quando me virei para José Barata Moura, meu Deus... até dei um grito de contentamento. A foto que está na Net é tal qual a tua.:))

    Ufa, já está...Beijinhos!!:))

    ResponderEliminar
  33. Janita

    :))))) Já ganhei o dia !!! :)))
    Estou a sentir a tua satisfação e alívio, amiga !!! ... E isso é muito bom !!! :)
    É que eu sei bem o que ela representa !
    Espero é que outros ainda aproveitem essas dicas ! :)
    Por isso as mencionei,... não só para ti ! :)

    Abração, amiga ! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro Rui...eu sei que deste as dicas para todos, assim como fazes noutros desafios. Por isso te disse: "Tomara que todos as leiam pois sei que as saberão interpretar".:))

      Só depois de te mandar o comentário é que fui 'comer a papa'. eheheh

      Aos domingos ando sem rei nem roque, ou seja, não tenho horas pra nada. :)

      Beijinhos para TODOS e bom Domingo. :)

      Eliminar
    2. :))... Agora já estás "refeitinha" após o almoço ! :)

      Calculas como também eu fico aliviado quando sinto que os outros o estão ?... E sabes que, inversamente, é também para mim complicado saber que os outros estão a "sofrer" e a sentirem-se a "perder tempo", quando não acertam com as pesquisas !... Custa-me a aguentar, podes crer !

      Beijinhos :))

      Eliminar
  34. 2 - António Damásio - 1944....com algumas duvidas.

    ResponderEliminar
  35. A falta de tempo está contra a mim e à hipótese de pesquisa.

    Beijinho Rui

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)... Se for preciso, atraso um dia, Adélia ! :)

      Entretanto, no outro comentário, MAIS UMA CERTA !!!
      Só te faltam as nº 1 e nº 5 .

      Beijinhos :)

      Eliminar
  36. Olá Rui

    Depois de um fim de semana longe da blogosfera, ainda não posso dar palpites, mas logo que me seja possível, virei aqui tentar a minha sorte :)

    Beijos Rui

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Manu

      Espero que tenhas tido um Bom fim de semana ! ;)
      Se for preciso, faço a re-edição na 3ª fª.

      Beijos :)

      Eliminar
  37. Rui,
    Cheguei agora e, confesso, nem todos os rostos me dizem algo. Aparentemente só um não me diz nada, mas vamos lá a isso, sem qualquer pesquisa:
    1 - Eduardo Lourenço (gosto do seu percurso, da sua obra)
    2 - Vou baptizá-lo de "Não conheço". :)
    3 - José barata Moura (filósofo, autor da celebérrima canção infantil "Come a papa, Joana come a papa...")
    4 - Egas Moniz (primeiro Nobel português)
    5 - Marguerite Yourcenar (sou fã das suas obras "Memórias de Adriano" e "A Obra ao Negro"
    6 - Virgínia Woolf
    Já agora, Rui, e se me permitires, quem raio será o "Não sei"? :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  38. AC

    !!! ... Isto é quase "chegar, ver e vencer" ... quase ! :)))

    CINCO CERTAS !!! ... e o que falta é uma personalidade que eu muito admiro e de quem os portugueses se devem sentir orgulhosos pelo que ele está a fazer pelo mundo !!!
    Uma personalidade com um valor enormíssimo e não só para os portugueses. :))

    Abraço, AC :)

    ResponderEliminar
  39. Não Rui, podes dar seguimento com a re-edição na data prevista, a minha falta de está a ser todos os dias. Muito obrigado pela atenção.

    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :))) ... E não precisas mesmo, Adélia ! :)))

      Beijinhos

      Eliminar
  40. 1 Eduardo Lourenço de Faria - 1923 Será?

    ResponderEliminar
  41. 5 Marguerite Yourcenar Vá 1903 - 1987

    ResponderEliminar
  42. Se o nº 1 estiver certo terminei os trabalhos de casa.

    Beijinho Rui

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. CLARO QUE CERTAS, não só a nº 1, como também a nº 5.
      PLENO, concluído, Adélia ! :)
      Ainda bem que já não precisas de mais tempo. Ainda bem por ti ! :))) ... Parabéns !

      Beijinhos

      Eliminar
  43. Na altura em que comentei pareceu-me o António Guterres. Será?

    Abraço, Rui :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :(... Não é, AC ! :( ... Mas também está lá fora ! :)

      Abraço :)

      Eliminar
  44. Vamos a isto que se faz tarde:

    1 - Eduardo Lourenço;
    2 - António Damásio;
    3 - José Barata Moura;
    4 - Egas Moniz;
    5 - Marguerite Youcenar;
    6 - Virginia Woolf.

    Aquele abraço, boa semana

    ResponderEliminar
  45. Pedro Coimbra

    !!! ... De uma penada,... TUDO CERTO, só com um comentário !!!
    Muito bem, Pedro ! Parabéns !!! :))

    Abração

    ResponderEliminar
  46. TODOS

    Os comentários sob moderação foram libertados, estão agora livres e foi feita a re-edição.

    Um Grande Abraço a TODOS :)

    ResponderEliminar
  47. Parabéns Rui, por estes 'desafios'que acabam por se revestir de uma componente didáctica, a par do entretenimento!:)
    Apesar de reconhecer que este, das figuras desse teu 'livrinho mágico', é o mais trabalhoso quando não se reconhecem à primeira vista as personagens, é também o que mais me agrada.
    Quase sempre tenho chegado à final mercê das ajudas que dás, quando a coisa começa a ficar preta, mas, ainda assim, é o que mais me desperta o interesse e provoca subida de adrenalina. :)))

    Beijinhos e que tenhas um Feliz Dia do Pai, meu Amigo. :)

    (Um beijinho a TODOS os companheiros desta jornada. )

    *_*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Obrigado, Janita. É sempre bom receber o "feedback" relativo às nossas coisas ! :)
      Por acaso, como calcularás este tipo de desafios até é para mim dos mais fáceis de manter, não falando no trabalho da re-edição, mas, para mim, é apenas "tempo" e mais nada. :)
      Reconheço que poderá ser bastante didáctico, desde que envolva pesquisa e interesse por quem comenta, além de uma leitura sobre as personalidades por parte de quem não acertou .

      :)) Quando sinto que começa a ficar "preta" não resisto a dar uma "ajudinha" que chegue a todos ! :))

      Obrigado pelo teu desejo (Dia do Pai) ! És uma Boa Amiga ! :)

      Eliminar
  48. Kkkk O que importa é participar :)))

    Hoje:- Saudosa Viagem...

    Bjos
    Votos de uma boa Segunda-Feira.

    ResponderEliminar
  49. Já não vim a tempo, mas gostei de saber os nomes destas personagens tão importantes.

    Boa semana

    Beijos Rui

    ResponderEliminar
  50. Para mim o mais difícil foi o 2. Porque apesar de ter pensado que era o Damásio, fui pesquisar e pelas fotos atuais não me pareceu. Eu bem digo que não sou boa fisionomista.
    Bom dia do Pai, amigo.
    Abraço

    ResponderEliminar