03/04/2012

CIRURGIA

.
Eu sei que a maior parte parte não vai "conseguir" ver ou ter paciência para tal, mas por uma questão de ficar registado para a posteridade não pude deixar de colocar aqui precisamente a cirurgia a que fui submetido.

Tratou-se de 2 situações distintas:
Substituição da Válvula Mitral por Prótese Biológica e
Valvuloplastia tricúspida tipo KAY.






Nota.
Como compreenderão, depois disto, enquanto não passar o efeito psicológico e físico a minha motivação para manter o ritmo anterior não poderá ser muito elevada ! :))
Fica mais uma vez a minha maior gratidão para todos aqueles que se interessaram e acompanharam com tanto carinho e amizade "esta fase" e me deixaram palavras amigas.
Posso-lhes garantir que ficaram bem registadas, todas elas, comentário a comentário e tenho pena de não poder comentar individualmente, como compreenderão.
.

41 comentários :

  1. Folgo em saber que, apesar da situação ser bem mais grave do que eu percebera, tudo esteja a correr bem.

    Quanto ao vídeo, peço desculpa, mas sou incapaz de ver cirurgias seja de que tipo for.

    Desejo-lhe de coração uma rápida e definitiva recuperação e uma Páscoa de renovação e paz junto à sua família,meu caro amigo.

    ResponderEliminar
  2. Meu amigo, já és a terceira pessoa que conheço que foi sujeita a essa operação. A descrição, por mim, bastou-me! Dai ter passado o vídeo...

    Quanto ao resto, podes ficar descansado: regressas quando te sentires recuperado e quando te apetecer!

    Continuação de bom restabelecimento e tudo de bom para ti! E uma grande beijoca, está claro! :)

    ResponderEliminar
  3. Estou como a Teté, a descrição basta-me! :-))
    É que cá em casa temos os dois cardiopatias diferenciadas...não sei como irão evoluir com o tempo!
    Continuação de óptima recuperação!

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Rui,
    Já há uns tempos que não passava por aqui, e como tal não me inteirei das exigências do seu estado de saúde. Folgo por sabê-lo bem e, além disso, com a atitude de sempre: olhar para a vida de uma forma muito positiva.
    Um rápido restabelecimento e, como muito bem diz, a vida é bela.

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Anónimo3/4/12 15:08

    Vai desculpar , sou mais uma a não ter coragem de ver os vídeos que acompanham o seu regresso ao blog. Apesar da minha formação em biologia, já não consigo ver coisas que sei serem complicadas . Rápidas melhoras , pois agora é só o tempo. Um abraço. M.A.A.

    ResponderEliminar
  6. Olá companheiro de grandes blogadas!
    Para já percebo que a coisa foi de tal monta que a energia ainda não está nem irá estar de volta tão cedo. Não tem importância porque todos nós somos jovens e temos todo o tempo do mundo para esperar.
    Sobre os vídeos devo confessar que até consigo ver coisas curtas que por vezes nos são mostradas na televisão desde que não sejam à boca. Porém, este só vou ver se algum médico tiver a coragem de me fazer uma maldade igual. Nunca se sabe, né?

    Um grande abraço e desejo de recuperação total

    ResponderEliminar
  7. Também estava a pensar que a prosa me seria suficiente e, consequentemente, passaria adiante sem imagens.
    Porquê? Porque sou um cagarolas! E já me bastam as visitas ao dentista!
    Mas decidi outra coisa. Decidi ver os vídeos e ficar a saber como és por dentro.
    Afinal nenhum dos meus amigos foi capaz de me mostrar os seus interiores, e por isso...
    Voltarei para te dizer a minha opiniõn!

    1 abraço!

    ResponderEliminar
  8. Já vi!
    Com o segundo fiquei desapontado; é tão rápido que quase nem dá tempo para apreciar. Mal um gajo se senta no "fauteille" já acabou!
    É que nem justifica o preço do bilhete, pá!
    Agora o primeiro, sim senhor é bastante interessante. Tem um enredo aceitável (até mostra um mamilo), diversas personagens e um final feliz. A realizaçon é um bocado estática com planos à moda do Sr. Oliveira, mas os diálogos entre as tesouras e os outros utensílios (de que nunca sei os nomes) são interessantes e esclarecedores.
    Admirou-se uma coisa: que a válvula fosse branca; não tiveste opçõn ou são todas dessa cor?

    1 grande abraço pá.
    E não tenhas pressa! As fisioterapeutas esperam por ti!

    ResponderEliminar
  9. Claro que agora é preciso recuperar, a saúde está antes dos blogues e de tudo o resto... O pior já passou agora vai ser só melhorar.

    Não consegui ver os vídeos... se conseguisse... tinha seguido medicina ;)

    Bjos

    ResponderEliminar
  10. Também não sou pessoa de ver o vídeo...:)
    O que interesa é deixar aqui o desejo de rápidas melhoras que tudo corra bem e que a Pascoa seja muito bem passada.
    xx

    ResponderEliminar
  11. Amigo Rui, agora que o pior já passou, desejo-te continuação de uma boa recuperação.
    E não, não vou ver as imagens.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  12. Menino Rui, ponha-se bom depressa e depois falamos... E nada de ... pieguices....

    Beijinhos muito, muito amigos e desejosos de o ver de novo aqui a pôr daqueles enigmas que eu nunca adivinho....

    Boas melhoras. SINCERAMENTE!

    ResponderEliminar
  13. Sentimos a falta. Agora o importante é que se ponha bem. Força Rui!

    ResponderEliminar
  14. Estimado confrade Rui da Bica!
    Lamento informá-lo que a lambisgóia da Agrado teve um faniquito e desmaiou ao ver as primeiras cenas do vídeo... Deixei-a estatelada para assisti-lo na íntegra, enquanto ela murmurava: - Valha-me Nossa Senhora de Guadalupe...
    Folguedos a parte, fico jubiloso em saber que seu restabelecimento está a contento para o refrigério dos seus entes queridos e amigos!!!!!
    Como é fantástico viver num mundo onde os avanços extraordinários da medicina permitem cirurgias deste porte, que seriam inimagináveis no tempo dos nossos pais!!!!!
    Desejo intensamente que esta nova fase da sua vida traga-lhe sempre fatos auspiciosos!!!!
    Estou lendo um livro imperdível!!!! "A Magia da Realidade" de autoria do nobilíssimo cientista Richard Dawkins!!!!!
    Minha viagem ao reino distante além-mar se aproxima!!! Tenho certeza que na segunda quinzena do mês de maio vindouro, quando planejo estar no reino distante além-mar, possa ter a prerrogativa de saber que estará vigoroso e garboso!!!!
    Caloroso abraço! Saudações vigorosas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    PS - Ô Rui, venha cá na coxia e feche a porta para ninguém nos escutar, principalmente as peçonhentas Senhoras de Santana, aquelas mal amadas, que não têm orgasmos desde o tempo que tivemos de aturar a presença daquela espanhola antipática, a Carlota Joaquina, esposa do Rei Dom João VI, o Clemente...
    Soube de fontes fidedignas que as suas ex-copeiras, a Guadalupe e a Soledade, estão organizando uma festa de arromba pelo seu restabelecimento, que deixaria rubro o Calígula e o Marquês de Sade!!!! Elas já convidaram as Certinhas do Lalau, as Mulatas do Sargentelli, as Chacretes, a Luz Del Fuego, as vedetes do Teatro de Revista dai e daqui, as meninas da boite La Licorne, que aparecerão como eram no tempo que fechavam o comércio por onde passavam!!!!!
    Ché, é muita areia para o meu caminhãozinho!!!!!
    Max!!!!!!!!! Traga meus sais centuplicado!!!!

    ResponderEliminar
  15. Estimado confrade Rui da Bica!
    Meu telefone portátil vibrou!!! Preciso dizer quem era?!... Claro que era a minha amiga, a Dona Miquelina (huhum)!!!
    Ela disse-me que está tão jubilosa, mas tão jubilosa ao saber que sua cirurgia foi um sucesso, que doou uma substancial quantia aos infantes desvalidos da Vila Brasilândia, que são assistidos pela Paróquia Santo Antônio da Vila Brasilândia, onde ela é voluntária!!!!
    Também já cumpriu a promessa que fez ao poderoso Cacique Tibiriçá e a Nossa Senhora de Guadalupe de subir de joelhos os degraus da Cripta da Catedral da Sé!!!!
    A copeira Hermenegilda fez várias fornadas das suas disputadíssimas rosquinhas, que foram consumidas com sofregudião pelas amigas da Dona Miquelina, após desfiarem o Santo Rosário pela graça alcançada!!!!
    O marido da Dona Miquelina, o Coronel Epaminondas Albuquerque Pinto Pacca, pediu aos seus comandados de um dos Agrupamentos dos Bombeiros, na capital paulista, que tocassem as sirenes da viaturas em comemoração ao sucesso da sua cirurgia!!!!
    Um dos comandados é o bombeiro Godofredo, noivo da copeira Hermenegilda!!!
    A ligação foi interrompida de supetão...
    Caloroso abraço! Saudações miquelianaianas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderEliminar
  16. Põe-te guicho...e rapido.Não tenho t...xxx para ver os videos...
    Abraço!

    ResponderEliminar
  17. Um abraço, Rui, e continuação das tuas melhoras.
    : )

    ResponderEliminar
  18. Anónimo4/4/12 02:32

    Força amigo!
    Estaremos sempre aqui torcendo por vc!
    Muitos bjs.!

    ResponderEliminar
  19. Rui,
    Não consigo ver.
    Caio para o lado :))
    Mas, o mais importante é que o meu bom Amigo está como novo.
    Agora ficamos à espera do seu regresso à blogosfera.
    Uma sugestão para a próxima adivinha - perguntar o nome de uma dessa vávulas aos pessoal :)))
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
  20. Eu não consigo ver os vídeos...medooooooo :(

    O mais importante é que tudo correu bem e que estás a recuperar bem :)))

    Quando voltas? Voltas quando te sentires com força para "atenderes os teus fregueses" eheheh

    Nós esperamos o tempo que for necessário...até lá vimos aqui nem que seja só para te deixar um beijo e um sorriso :)))

    Beijinhos :)

    *Tenho medo dos vídeos, mas não tanto que me faça desistir de vir aqui, kékepensas? :p

    ResponderEliminar
  21. cantinhodacasa4/4/12 23:08

    Ó meu amigo Rui.Andava por aqui, sabia de fonte segura, a fonte que escreveu o teu post de 31 de março, que estavas a recuperar. De quando em vez, espreitava este teu cantinho e observava a imagem que deixaste «A vida é bela».
    Este últimos dias não vim cá e hoje deu-me uma vontade grande de ver a tua «Vida é bela».
    Adorei a referência ao teu neto, o Lucas, o menino que diz que se consegue com "acreditação", com a "força do coração"(http://coisas-da-fonte.blogspot.pt/2011/05/forca-da-acreditacao.html) .
    Recordei o vídeo e não deixei de pensar na força que terias sentido e quando foste para a cirurgia.
    Estou comovida por saber que estás com o teu pensamento, e o CORAÇÃO,connosco, e que vais ter coragem e força para recuperares, mesmo que lentamente. Tudo tem o seu tempo e, logo, logo, estarás de volta para nos dar a volta à cabeça com os teus enigmas as tuas palavras amigas, cheias de humildade e beleza.
    Não quis ver os vídeos. Perdoa-me, mas não tenho coragem.
    Penso que quem passa por "elas" tem coragem para falar e ver como se processou.
    E, para acabar, a minha vinda ao teu cantinho, foi no sentido de deixar uma mensagem de uma Páscoa Santa, no teu post «A vida é bela» para que, quando pudesse vir cá, lesses que ninguém te esquece. Este ninguém , também sou eu.
    Deus te proteja, te ajude a recuperar. Sei que vais conseguir, porque tens a força do teu Lucas, e de toda a família bonita que te adora.
    Um abraço e, quando estiveres para as curvas, vamos todos combinar um encontro aí em Ermesinde, ou no Porto.
    Santa Páscoa, porque a «Vida é bela».
    Beijo

    ResponderEliminar
  22. Recupere com calma e sem ansiedade. Nós estaremos aqui, cal-ma-men-te, vibrando por você e aguardando seu retorno triunfal. Aproveito, meu querido, para desejar-lhe uma Páscoa abençoada junto aos seus.
    Beijuuss n.a.

    ResponderEliminar
  23. Boa Páscoa, Rui, junto dos que te são mais queridos.
    Já podes comer o teu chocolatinho amargo?! : )
    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  24. Páscoa Feliz, boa continuação das melhoras e um beijinho :)

    ResponderEliminar
  25. Estimado confrade Rui da Bica!
    Você tem muito a comemorar a vida nova, graças a valorosa e competente equipe médica que zela pelo seu restabelecimento!!!!!
    Caloroso abraço! Saudações esperançosas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderEliminar
  26. Estimado confrade Rui da Bica!
    Meu telefone portátil vibrou!!! Preciso dizer quem era?!... Claro que era a minha amiga, a Dona Miquelina (huhum)!!!!
    Ela me admoestou com veemência, porque disse que se minha amada e saudosa mãe estive aqui me colocaria de castigo no milho, porque não lhe desejei Feliz Páscoa e ainda tive a audácia de dizer que quem o curou foram os médicos...
    Argumentei que independentemente de convicções religiosas ou não você está a usufruir de uma nova vida e que está plenamente no clima vigente deste período com viés religioso, tão significativo para muitos milhões de seres viventes!!!!!
    A Dona Miquelina pediu para informá-lo que continua a desfiar o Santo Rosário pelo seu restabelecimento, solicitando a intercessão do poderoso Cacique Tibirçá e da Nossa Senhora de Guadalupe!!!!
    A ligação foi interrompida de supetão!!!!
    Caloroso abraço! Saudações esperançosas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP


    PS - Ô Rui, venha cá na coxia e feche a porta para ninguém nos escutar!!! Um passarinho do reino distante além-mar me contou que deu o maior bafafá entre as fisioterapeutas que o tratam, porque elas se engalfinharam para disputar qual delas ficaria mais tempo a cuidar de ti!!!!!

    ResponderEliminar
  27. Amigo Rui,

    Hoje passei só para desejar que esta Páscoa, com todas as promessas de Ressurreição, seja a bênção necessária ao rápido restabelecimento que nós adivinhamos aqui deste lado do écran.

    Melhoras boas e duradouras

    ResponderEliminar
  28. Rui
    Boa Páscoa, rápida recuperação e já cá fazias
    falta. Essas operações ao coração são complicadas, por isso vai com calma !
    Um grande abraço
    Ricardo

    ResponderEliminar
  29. Todos
    Obrigado a todos.
    A evolução na recuperação tem sido um facto. Na verdade, em cada dia que passa vou-me sentido melhor e se possível, ainda mais optimista. Na verdade só me tem faltado um pouco mais de “motivação” para blogar ! :) Nesse aspecto, é que acho que ainda preciso de mais algum tempo ! :)) …
    Avaliação médica (oficial) é que só a terei no dia 27/4 (ainda distante) … :(( … mas até lá vou eu próprio fazendo as próprias avaliações.
    Tenho feito “caminhadas crescentes” diárias, na passadeira que já vão nos 30 min. e 2000 metros diários e muito pouco de cama (que não ajuda nada).
    Quanto às querelas da cirurgia aquilo que ainda sinto mais são os efeitos das “facadas” e da serra ! :(( … o coração parece estar a portar-se muito bem ! :))
    Agradeço e retribuo com muita amizade os votos de Boa Páscoa.

    ResponderEliminar
  30. São
    Para falar verdade nem eu me tinha apercebido da complexidade da cirurgia ! :))
    .

    Teté
    É verdade. Há uns anos isto seria uma raridade. :))
    Hoje vai sendo, senão comum (a maior parte das cirurgias ainda se faz com o coração “fechado”) pelo menos menos raro ! :))
    Outra beijoca, minha querida Amiga !
    .

    Rosa dos Ventos
    Como disse acima, hoje em dia, a maior parte das cardiopatias resolve-se, ou com cataterismo ou sem necessidade de “abrir” o coração, isto se a medicação não for suficiente ! Esperemos que não venha a ser grave.
    Obrigado, querida Amiga !
    .

    AC
    Obrigado ! A verdade é que tenho como “foco” de vida uma atitude sempre positiva e não me tenho dado nada mal com isso. Uma atitude positiva só pode ajudar ! :))
    … na verdade, a inversa, não tem mesmo por onde “ajudar”, em nada ! :))
    Abraço !
    .

    M.A.A.
    Obrigado ! O vídeo ficará pelo menos para “registo” futuro” ! :))
    Está a ir tudo bem ! :)
    .

    Tite
    Olá companheira ! :)) Vai-se recuperando lentamente e temos de facto muitos anos pela frente ! :))
    Beijo grande ! :)
    .

    ResponderEliminar
  31. Kok
    Isso é que é coragem ! :))) Não se pode dizer que seja bonito por dentro ! Nem eu sabia que somos tão esquisitos e cheios de peduricalhos ! :)) Como vês, sou um “mãos largas” ! :)
    O preço do bilhete tinha que ser alto. Afinal a asssist~encia foi muito reduzida ! :))
    Um Grande Abraço Amigo Kok ! :)
    .

    Isa GT
    É isso mesmo, Isa ! :) Neste momento doem as “facadas” ! :))
    Beijinho !
    .

    Papoila
    Obrigado e igualmente uma Boa Páscoa, papoila ! :)
    Bj.
    .

    Turista
    Obrigado ! :)… mais uma com medo das “imagens” ! :))
    Beijinho ! :)
    .

    Graça Sampaio
    Estamos quase a poder “falar” ! :) … e olha que o que me dizem é que sou tudo menos piegas ! :))
    Os enigmas é que ainda não serão para já ! Vocês precisam de descansar ! :))
    Obrigado, beijinho e boa Páscoa !
    .
    Rui Pascoal
    Está quase, Rui ! :)) Força e positivismo não faltam !
    Abraço !
    .

    Prof. João Paulo de Oliveira
    Pelos vistos o vídeo é pior que um filme de terror ! :)) Há pouca gente corajosa ! :)) Nem eu próprio “acredito” que me fizeram aquelas maldades todas !
    Com tanto apoio à minha volta tinha que correr bem ! :))
    … e agora com a festa das ex-copeiras estou para ver como me vou aguentar ! :)) … é que o meu camião, agora, quase não tem espaço para areia nenhuma ! rsrsrsr
    Quanto à D. Miquelina tenho que lhe pedir para lhe apresentar os meus agradecimentos ! Ela tem sido inexcedível ! :)))
    Grande Abraço ! :)
    .

    ResponderEliminar
  32. Donatien
    Está quase, meu Amigo ! :)) Se conseguisses ver os vídeos estranharias como só já dói a “facada” (e não é pouco) ! :))
    Grande Abraço !
    .

    Catarina
    Um Grande Abraço, Cat., mas não apertes muito ! :)))
    Obrigado, minha querida Amiga !
    .

    Fatima
    Obrigado Fá ! Não esperaria outra coisa de ti, querida Amiga !
    Muitos, muitos beijinhos ! :))
    .

    Pedro Coimbra
    Já faltou muito mais, meu caro Amigo ! Está quase ultrapassado ! :))
    Grande Abraço !
    .

    maria
    Tu sabes que “aparecerei” logo que possa! Como também sabes isto é um “vício” e custa estar fora, mas por outro lado uma pausa também é saudável, aparte estar “longe” dos amigos ! :)
    Vê lá se ganhas coragem e dá uma olhadela ! :))
    Outro grande beijinho, querida Amiga ! :))
    .

    Cantinhodacasa
    Olá Maria ! Tu conheces “aquela força da acreditação” ! :)) … e podes crer que também me ajudou muito
    Obrigado e também para ti uma Boa Páscoa ! :) Por mim (família), estaremos todos juntos amanhã !
    A vida é para ser vivida em Família e Amigos e não para estar doente ! Passará rápido ! :)

    Beijinho Grande !
    .

    Regina
    Olá Rê ! :)) Obrigado pela presença e por todo o apoio, querida Amiga !
    Também para ti e todos os teus uma Boa Páscoa!
    Grande beijinho ! :)
    .
    Catarina
    Ainda hoje não faltou o chocolatinho preto ! Por acaso não tem faltado ! :))
    Grande, grande beijinho ! :)
    .

    maria
    Outro beijinho, e também para ti e para todos os teus, uma boa Pascoa ! :)
    .

    Prof. João Paulo de Oliveira
    As suas provas de estima têm sido tantas que não seria justo qualquer castigo. A D. Miquelina, neste aspecto não tem motivos para estar preocupada ! :))
    Também para si e já agora para a D. Miquelina também os meus desejos de uma óptima Páscoa ! :))
    .

    Tite
    Obrigado e também para ti uma Boa Páscoa, minha querida Amiga !
    .

    Ricardo Santos
    Está quase passado, meu caro Ricardo ! :)) … dizem que eu não sou muito de queixas. :))
    Obrigado e também para ti, uma Páscoa muito Feliz !
    .

    ResponderEliminar
  33. 30 minutos na passadeira? 2000 metros?
    Ena, se continuares assim qualquer dia estás em Lisboa!
    Quando chegares avisa; vou ter o "tal" xarope preparado.

    1 abraço pah! E continuação de "bom tempo".

    §-vais poder beber xarope, não vais?

    ResponderEliminar
  34. Kok
    rsrsrsrs ... é verdade, amigo Kok, mas a partir daqui tem que haver muito cuidado. Nada de exageros ! :))
    No entanto já ontem "tomei" uns xaropes muito especiais para "comemorar" ! :))
    O "tempo" parece continuar bom ! :))
    Um grande abraço, muito especial (hoje)! rsrs
    ...eu passo já lá por casa ! eheheh
    .

    ResponderEliminar
  35. Óh menino Rui, que andas aqui a fazer, hein?

    Volta já para o descanso, sff...isto é uma ORDEM ai ai ai

    Ok, ok leva também um beijinho :)

    ResponderEliminar
  36. maria
    Olá maria ! :))) Vá lá ! Não ralhes, que eu tenho-me portado muito bem ! eheheh
    (melhor do que pensava possível)...

    Obrigado pelo teu beijinho ! :)))
    Os miminhos sabem bem ! :))

    Vai outro de volta, a caminho !
    .

    ResponderEliminar
  37. Pronto! Lá vem ela...
    Reparaste, Rui? Ainda vinha no corredor e já vinha a barafustar!
    Bolas, que um gajo nem pode por um pé fora da cama...
    Como é que uma pessoa se há-de curar, né?

    Akele abraço pah, e boa continuaçõn!

    ResponderEliminar
  38. Kok
    Deixa lá, Amigo ! A intenção é boa. Não é "mau feitio" ! :)))

    Grande abraço, Kok ! :))
    .

    ResponderEliminar
  39. Olá amigo

    Estou feliz, mesmo muito feliz por tudo estar a correr pelo melhor. Podes orgulhar-te da família que tens. Não tenhas pressa de voltar, apesar dos teus enigmas nos fazerem muita falta...

    Beijinhos para todos

    ResponderEliminar
  40. Sonhadora
    Olá querida amiga, muito obrigado ! :))
    Parece estar tudo a correr bem e também o devo muito à família . É uma grande verdade.
    ... mas também está em causa uma "atitude positiva" minha e dos que me rodeiam !
    Podes crer quer isso ajuda muito mais do que possa parecer ! Se eu me desse à "doença" e não tentasse reagir com positivismo, estou convencido que ainda estaria a "meio caminho" ! :))
    Beijinho grande ! :))
    .

    ResponderEliminar
  41. boa noite, adorei esse relato e principalmente o vídeo, vou fazer uma cirurgia de troca da vávula mitral, estava a procura de como seria essa cirurgia.Rui, desejo prosperidade em sua vida.Agradeço a informação prestada nesse video!
    Marcia.
    Brasil/ES/Cariacica
    Abraços!

    ResponderEliminar