.
Trata-se da porta lateral da igreja da Misericórdia de Braga, edificada no ano de 1562 , foi quase totalmente reconstruída no século XVIII. A fachada é renascentista, em estilo italiano. Está encostada à Sé Catedral de Braga !
Seria muito difícil descobrirem o que era e onde, pela simples fotografia. Todas as dicas foram dadas com uma única intenção: saberem o ano da sua edificação !
A partir daí seria muito fácil : bastaria escrever no Google para pesquisa “1562, edificação de igrejas” e ver as imagens dessa pesquisa. Aparecia logo nas primeiras fotos esta imagem e a frontaria da igreja em causa !
Tiveram paciência para pesquisar e acertar (por ordem) : ROSA DOS VENTOS, NINA, PROF. JOÃO PAULO, TITE, SONHADORA, CATARINA, TETÉ
Obrigado pela colaboração a : LIS, HENRIQUE ANTUNES FERREIRA, MARIA, PEDRO COIMBRA, KOK
Nota - Neste tipo de desafios em que todos se esforçam por não dar a resposta com exatidão para não “estragar” a brincadeira, mas apenas dicas implícitas, para que pelo menos eu compreenda, corre-se por vezes o risco de não ficar a certeza se a resposta está totalmente correta ou não. Claro que em muitos casos a resposta no comentário é complementada por e-mail, mas noutros fica a dúvida. Neste caso foi fácil que todos concluíssem que era a Igreja da Misericórdia, mas já não tanto, de que cidade ! :))
Se porventura não concluí bem sobre a certeza das respostas (acima) agradeço que me corrijam !
Abreijos a todos ! :)))
.
.
Outro pormenor, este da frente desta mesma igreja.
INICIAL :
SABEM ONDE PODEREMOS VER ISTO ?
No ano da sua edificação aconteceram alguns factos dignos de nota :
- D. Catarina, avó de D. Sebastião, entrega a regência do Reino ao Cardeal D. Henrique, por se ter retirado para Espanha.
- Luis de Camões é preso em Goa, por dívidas.
- Gil Vicente preparava uma edição de sua obra quando faleceu em 1536. Seu filho Luís Vicente, publicou neste ano a compilação de toda as suas peças, em plena inquisição.
- Os índios unidos na Confederação dos Tamoios, lançam uma série de ataques contra a vila de S. Paulo. A defesa organizada por João Ramalho impede-os de entrar.
- Tem início na Bahia uma epidemia de varíola mortal para milhares de indígenas da região de Salvador. Muitos dos sobreviventes fogem para o interior, e os colonos portugueses ficam sem mão-de-obra nas plantações.
- Começam na França as Guerras Católicas entre huguenotes e católicos.
- Nasce em Madrid, um famoso poeta e dramaturgo marcante da idade de ouro espanhola, autor de mais de 1800 peças de teatro.
- Concluídos os trabalhos do Concílio de Trento.
.
1562 é a data mas é em Portugal?
ResponderEliminarAbraço
Já descobri! É uma porta lateral! :-))
ResponderEliminarMisericórdia, amigão!
ResponderEliminarTão cedo e já desafios destes!
E eu que tenho que ir pregar para outras freguesias!:(
deixo um beijo e um abraço e volto mais logo, se ainda aqui estiver o desafio.:)
Nina
Raios e coriscos!
ResponderEliminarAs estátuas não ajudam nadinha.
Parecem zangadas!
É melhor ir trabalhar e voltar mais logo.:)
Estimado confrade Rui da Bica!
ResponderEliminarSe não tivesse cancelado a viagem ao reino distante além-mar por motivos alheios a minha vontade certamente ficaria encantado ao adentrar nesta suntuosa edificação construída no século XVI e que está localizada na cidade de uma aplicada aluna/confrade da sua escolinha!!!
Caloroso abraço! Saudações piedosas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
PS - Professor Rui, peço-lhe de joelhos e mãos postas, tenha piedade deste seu aluno lunático!!!
Não me coloque falta na última aula, porque não compareci por culpa sabe de quem?!... Quer saber mesmo?!... Claro que foi por causa da lambisgóia da Agrado que teve um faniquito e ficou em frenesi para comprar todos os sapatos de senhora que você publicou e fui obrigado a levá-la aos 51 shopping center existentes na cidade que foi defendida dos ataques dos nativos em 1562 pelo meu distante ascendente, o degregado, aventureiro e promíscuo João Ramalho...
O que foi que fiz para aturar a mexeriqueira da lambisgóia da Agrado?!... Tenha piedade de mim...
PS II - Falando no meu ascendente bem distante, o degredado João Ramalho (1493-1580) fico cá a divagar sobre as atrocidades que foram sujeitos meus ascendentes nativos, que foram obrigados a se converterem a uma religião que nada tinha a ver com seus usos e costumes, além de serem dizimados por doenças, como a que você citou: a varíola, e ainda a audácia maior dos invasores que os viam com olhar misericordioso... Enquanto isto os invasores se encantavam com nossas nativas e você bem sabe quais foram as consequências...
ResponderEliminarEsta está complicada. A Rosinha diz que é uma porta lateral. Eu gosto de entrar sempre pela porta principal... Venham daí mais dicas.
ResponderEliminarAinda cheguei à data (acho), diferente da da Rosinha. Mas àporta lateral... nem por isso! :)))
ResponderEliminarVou esperar mais dicas! :D
Logo quando resolvo voltar e insistir em resolver alguns dos seus mistérios encontro logo esse Pormenor complicaddérrimo rsrs
ResponderEliminarquem sabe lá pelo lado da Bahia de Todos os Santos,há santuários pra todo lado, coisa dos antepassados portugueses rs
abraço Rui depois volto .
Haja misericórdia!
ResponderEliminarAinda aqui está?:)
Ruiamigo
ResponderEliminarHoje não estou aqui para responder o que quer que seja, mas para exarar um enérgico, veemente e justo protesto.
Esta lista está, lamentavelmente, INCOMPLETA!!!!!!!
Falta o glorioso 28 de Maio de 1926 que surgiu para levar a Nação ao bom caminho!!!
Há acontecimentos que não se podem - nem devem - olvidar. E pessoas: o marechal Costa Gomes, ops, Gomes da Costa, o marechal Carmona e o Senhor Professor António de Oliveira Baltazar que, depois, viria a ser Sua Excelência o Senhor Presidente do Conselho.
Porém, a Pátria não permitirá o esquecimento. O Senhor Presidente do Conselho Professor Passos de Coelho está com ela! Ela, a Pátria.
Quanta à porta, que se lixe!... É despicienda.
Contra os camarões marchar, marchar. Estamos em crise. Viva a autoridade, abaixo a austeridade!
Abç
Rosa dos Ventos
ResponderEliminarEstá certo. É por isso que eu digo que é um “Pormenor”. :))
Em princípio, só coloco fotos de cá. Se por acaso colocar alguma de lá de fora avisarei sempre. :)
Bj
.
Nina
ResponderEliminarEu tenho sempre, ou faço por ter, mas desta vez tens razão. Uma coisa destas à 2ª Fª e logo de manhã, … é preciso ser mauzinho e não ter misericórdia por quem aqui passa ! :))
Sabes que eu estive para escrever isso : que as estátuas parecem estar zangadas ?... mas não é o caso ! :)))
.
Certinho ! :)) … Está um perito em pesquisa ! :)) Se cá viesse talvez passasse por aqui, ou pelo menos estaria a poucas dezenas de metros ! :)
ResponderEliminarA “aluna” é que ainda não apareceu, mas não é a única de lá ! :)
Essa lambisgóia dá-lhe “água perla barba”, Prof ! :)) Já a imaginou calçada com alguns daqueles modelos ? eheheheh … não os aguentava 5 minutos ! :))
Essa dica dos índios Tamoios e a epidemia na Bahia, foi intencional para os visitantes brasileiros ! … Quem é amigo ? … eheheh
Abraço !
.
Sonhadora
ResponderEliminarChamei-lhe “Pormenor” por isso mesmo ! :)
Esta é muito difícil sem pesquisa ! :) … mas muito fácil a partir de um determinado dado e pesquisa simples.
Quer eu, como a Rosa, a Nina e o Prof., já deixamos muitas “dicas” ! :))
Bj
.
Teté
ResponderEliminarAs minhas dicas só tinham como finalidade encontrar uma data (ou um ano) ! :)
Como já disse, tratando-se de uma porta lateral (Pormenor) e de um “monumento” que não deverá ser do conhecimento generalizado, seria uma maldade enorme não deixar outras pistas. Com uma data será fácil ver fotos idênticas deste “Pormenor” e encontrar a solução ! :))
.
lis
ResponderEliminarComo já disse, é em Portugal e as dicas são para encontrar um ano, a partir do qual, com uma pesquisa simples, nos dá a solução. :)
Bjs :))
.
Nina
ResponderEliminarÉ verdade ! Parece que está a ser difícil, mas já 3 acertaram, com algum trabalho, certamente ! :))
Bj
.
Henrique ANTUNES FERREIRA
ResponderEliminarEia !!!! … :)) caro Henriqueamigo ! … Claro que todos temos o direito de protestar ! eheheh
Eu também acho que deveríamos enviar todas essas personagens e factos para aquela lista de há quinhentos anos, ou para as calendas gregas ! Era um sinal que eles já estavam bem mortos e enterrados e porventura esquecidos ! :)))
Agora a porta, essa é muito mais importante ! :)) Então não se está a ver que enquanto se tenta descobrir onde é, nos livramos das preocupações que nos afligem ?! eheheh
Abraço ! :)
.
Esta obra de misericórdia faz parte de um conjunto (que eu não digo, não digo e não digo antes que tu me castigues) e foi
ResponderEliminarclassificada como Imóvel de Interesse Público em 1977.
Ciao!
Tite
ResponderEliminarBoa !... Tite ! :))))))
Eu castigaria era se dissesses ! :)))
Certinho ! eheheh
Un bacio ! :)))
.
Estimado confrade e amigo Rui da Bica!
ResponderEliminarChé, o nosso querido amigo, o nobilíssimo jornalista e escritor Henrique Antunes Ferreira deve estar com a pressão arterial alta... Acho que ele deve procurar atendimento na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa...
Caloroso abraço! Saudações cautelosas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
PS - Já lhe contei que minha esposa nasceu na Santa Casa de Misericórdia da cidade de Santos-SP no ano que perdemos a Copa do Mundo para a nossa antiga Província Cisplatina?!... Dizem que o silêncio foi sepulcral no Estádio do Maracanã quando um daqueles que falam do idioma de Cervantes marcaram o fatídico gol...
onde se lê marcaram leia-se marcou.
ResponderEliminarFoi braga, digo, praga da lambisgóia da Agrado esta concordância verbal que não está de acordo com a norma padrão da língua.
mais uma praga da mexeriqueira.
ResponderEliminarOnde se lê do idioma de Cervantes leia-se o idioma de Cervantes.
Misericórdia, o que fiz para merecer isto?!...
Imperdoável só agora descobrir o "pormenor". Mas mais vale tarde que nunca.
ResponderEliminarCom tanta Misericórdia como não havia de lá chegar!
Dois no meio a dançar, dois a espreitar a dança e outros dois zangados e de costas voltadas por não poderem dançar... :p
ResponderEliminarFica no norte de Portugal...acho. eheh
Beijinho :)
Consultei o google com as dicas da Tite e da Sonhadora e creio que descobri! : )
ResponderEliminarSede do Bispado e tudo.
ResponderEliminarAbraço
Prof. João Paulo de Oliveira
ResponderEliminarNem pense, meu caro João Paulo ! )) O nosso confrade H.A.F. é uma pessoa com muito sentido de humor e normalmente com as tensões normais ! eheheh
Vou reencaminhar-lhe 2 e-mails que ele me enviou e vai ver que é verdade ! :)))
Brasil – Uruguay 1-2 a 16/7/1950 !!! … quer saber que ainda tenho uma leve ideia desse acontecimento ? … Foi um enorme vexame para o nosso Brasil ! :)))
Abraço ! :)
.
Sonhadora
ResponderEliminarImperdoável, não, mas como vês não era assim tão difícil como parecia ! :))
A cidade está certa ? :)))
Bj
.
maria
ResponderEliminarO que parece não é ! :) Trata-se de uma passagem bíblica “A Visitação” (escultura da escola coimbrã) em que deveria haver muita paz ! :) … na verdade, ou a escultura não traduz bem o pretendido ou não se consegue interpretar bem o que o escultor pretendia mostrar !
Fica a norte, maria ! eheheh … Com tanta misericórdia, só falta saber em que cidade ! :))
Bjin :))
.
Catarina
ResponderEliminarComo já disse antes, é a Misericórdia, mas não nessa cidade ! :))
.
Pedro Coimbra
ResponderEliminarA sede do bispado fica muitíssimo próxima, (é a Sé) quase paredes meias, mas não é esta ! :))
Abraço !
.
Com tanta misericórdia, mal estaria se não chegasse lá! Mas sabem quantas igrejas da misericórdia existem por todo o país? Eu também não, que não as contei, mas são muitas, várias por cada distrito... :)))
ResponderEliminarMas com a segunda foto já lá cheguei, comparando as frontarias... Como direi, numa "capital" muito badalada este ano, por outras razões! :D
Beijocas!
Teté
ResponderEliminarOra aí está ! Muitos disseram que era a porta lateral da igreja da Misericórdia, mas não onde ... e há muitíssimas ! :)))
Beijoca :))
.
Ruiamigo
ResponderEliminarAcabadinho de chegar do CELULÓIDE onde comentei um comentário teu a propósito da Giulietta, venho (como habitualmente faço) aqui para te pedir misericórdia quanto à Misericórdia.
E acrescentar outro pedido: não te esqueças de ir à nossa TRAVESSA e deixar comentário uma vez por ano; e já estamos a chegar a Junho, daqui a pouco é o Natal.
Muito obrigado pela tua enérgica defesa a meu respeito. E uma informação: o nosso Profamigo e casto confrade também recebe os meus imeiles, o coitado
Abç
Uma coisa eu percebi logo: é a porta de uma igreja!
ResponderEliminarDepois de ler alguns comentário (não todos que isso dá cá uma trabalhêra...), confirmei: é a porta de uma igreja.
O ser lateral é indiferente.
E é no norte de Portugal, ou pelo menos a norte daquela metade que fica a sul dessa parte norte.
Já é qualquer coisa, né?
Agora se mete misericórdias ou não isso é que não sei!
E pronto; é o máximo da minha colaboração!
1 abraço pah, e continua nessa linha fisioterápica pois já estás com muito melhor cara. :)))
Henrique ANTUNES FERREIRA
ResponderEliminarOlá, meu caro amigo ! Eu sou misericordioso por natureza e por isso está concedida ! ))
No entanto,… tens carradas de razão e sou eu que tenho que te pedir misericórdia pela minha ausência na TRAVESSA, o que é imperdoável ! Espero o teu perdão ! )) Vim de lá agorinha mesmo e fiquei deliciado com o que li, pelo humor da tua escrita à volta de um tema que não deixa de ser macabro ! ))
Infelizmente não encontrarás por estes lados o mesmo humor e a mesma qualidade de escrita, que isso não é para todos e eu não sou muito dado a letras ! :))
Como dizia o outro, o meu negócio é mais números ! eheheh
Um grande abraço ! :))
.
Kok
ResponderEliminarBingo, Kok ! … é a porta de uma igreja ! eheheh
Admiro a tua precisão relativa à localização ! :)) … é certamente nessa exata posição, mas um bocadinho a oeste do centro desse a norte daquela metade que fica a sul do norte !
Impecável como sempre ! eheheh
Ah!... ainda bem que gostas do meu aspeto, agora com melhor cara ! Sabes que já faço todos os dias 5 km durante uma hora ? :)) … é que também prometi ao meu filho que vamos fazer os 10 Km da corrida do “dia do pai” e com 3 gerações : eu, ele e a minha neta de 18 anos ! :))
Abraço ! :))
.
Pois o problema seria se nós falássemos em Braga. Todo o mundo iria logo a correr aos monumentos da cidade dos Arcebispos, n'era?
ResponderEliminarFolgo em saber que estás quase novo, meu amigo.
Abraços
Tite
ResponderEliminarClaro, Tite ! :)) Se se falasse em Braga estava tudo dito ! :)))
Obrigado ! Eu procuro não dar muita importância às doenças e isso ajuda muito ! :))
beijinho ! :))
.
Ando pesquisando outros "trem" :)))))
ResponderEliminarMas sempre estou por aqui!
Bjs.
Fatima
ResponderEliminarOlá Fatinha ! Obrigado pela visita ! :)))
Beijinho ! :)
.
Txiiiii como é que eu falhei esta? Vou tantas vezes a Braga e já estive aqui tantas vezes...é o que faz andar a olhar para o chão à procura de umas moedinhas... :p
ResponderEliminarBeijinho :)