Em ERMESINDE e assim chamado ! ...
Como já dito, esta terra serviu de estância balnear e de passeio domingueiro a muitos portuenses, desde o fim do século passado até meados do século XX.
Os bons transportes (comboio e elétrico), a frescura de um rio Leça (a desaguar na doca de Leixões,límpido, despoluído e de margens arborizadas, foram ingredientes para que Ermesinde, considerada então a “Sintra do Norte”, fosse procurada por muitos neoburgueses, que aqui quiseram construir o seu chalé.
Este, é um (o mais) belo e bem conservado exemplar desses palacetes que foram disseminados por uma paisagem natural riquíssima, em que o verde era a cor dominante.
Em frente à igreja paroquial, do outro lado da linha, este majestoso edifício, de grande valor arquitetónico, é uma das maiores preciosidades do imobiliário civil existente em Ermesinde e quase me atraveria dizer, em Portugal, construído em plena Primeira República.
Adquirido por uma instituição religiosa, a fachada voltada para a Linha de Caminho de Ferro, à saída para Norte da estação, apresenta um bonito alpendre dimensionado para os dois pisos, a que o arco, colunas, telhados e varandins dão especial beleza.
A foto abaixo, foi tirada do viaduto que se vê ao fundo, portanto de Norte para Sul, vendo-se ao fundo a estação de caminho de ferro e à esquerda a igreja. O palacete está no enfiamento da árvore.
Portanto, fica mesmo frente à igreja do outro lado da linha.
A igreja e em frente o Palacete (mesmo no centro da foto).
No lado esquerdo desta fachada, a unir os lados que confinam com a via pública, foi construído um imponente torreão quadrangular, que alarga no cimo, em miradouro de dois pisos – um coberto, outro servindo de cobertura –, rematado por quatro jarrões.
No topo da fachada do lado Sul, uma galeria aberta com graciosa colunata, coberta por um estreito e comprido telhado, um pouco abaixo da cobertura principal do edifício.
As outras fachadas, viradas para o interior da Quinta onde este sumptuoso edifício foi edificado, com um desenho cuidado, entradas e saliências de fino gosto, dão para "o que resta" dum requintado jardim, com jogos de água, flores e diversas estátuas, onde (há cerca de uns 40 anos (?)) se evidenciava a beleza do corpo feminino, estátuas essas que teriam sido retiradas logo após a sua venda às Irmãs Franciscanas Hospitaleiras.
O seu antigo proprietário, de quem se diz ter pertencido à Maçonaria, granjeou grande fortuna em terras brasileiras, possibilitando a construção deste edifício que é, seguramente, o mais rico e belo de Ermesinde.
.
Este belo palacete passou-me ao lado! :-((
ResponderEliminarAinda bem que o mostras aqui!
Abraço
:)) ... Não fica situado num local de "passagem" propriamente dito. :))
EliminarComo referência da localização, estando no Forum Cultural e olhando na direcção da estação de caminho de ferro ele está nesse "enfiamento" (como visivel na 2ª foto) a uns 200/300 metros, em frente à Igreja Matriz.
Foi pena não ter havido ocasião para uma pequena volta ! :((
Abraço, Rosa !
.
Tantas vezes vou para esses lados e não me chamou particularmente a atenção .M.A.A.
ResponderEliminarOlá M.A.A.
EliminarTal como disse à Rosa, o local, não sendo de passagem, é facilmente identificável, no centro de Ermesinde ! :))
Numa próxima poderá pedir ao filho para dar por lá uma pequena volta ! :))
.
Mais um pouco de Ermesinde que trazes a quem não conhece a zona.
ResponderEliminar:))) ... Nasci a 100 metros (em linha reta) deste Palacete !
EliminarÉ justo, porque é mesmo muito especial a nível nacional ! :))
Pessoalmente não conheço nada parecido !
Em miúdo ficava extasiado com as estátuas e as fontes dos seus jardins, infelizmente já muito diferente agora !
:((
Bj. :))
.
.
.
Cada vez menos se encontram obras reflectindo épocas passadas, e das que existem poucas são as que foram, ou são, alvo de cuidados de manutenção e/ou de recuperação.
ResponderEliminarAlgumas até são da responsabilidade dos governos, que se estão positivamente cag... para o assunto, excepto quando são propriedade de amigos.
O passado deixou de ter importância.
Parece que o futuro só começa no presente!
1 abraço!
É um facto, Kok ! Felizmente o estado de conservação desta é o que se vê nas fotos. Claro que as freiras optaram por preterir as obras de arte dos jardins e os arruamentos, por quinta agrícola ! :)
EliminarQuestão de rentabilidade ! :))
Abraço ! :)
.
ResponderEliminarMuito lindo sem dúvida, e imponente.
Gosto de construções com janelas, varandas, telhados desnivelados e detalhes minimalistas.
Espero que seja bem cuidado e sobreviva para as próximas gerações continuarem a usufruir da sua beleza.
Beijinhos
Está como poderás ver nas fotos !
EliminarO aspeto exterior muito bom. Interiormente, não sei.
Habitualmente, às freiras não falta mão de obra para limpezas e produção agrícola e conseguem sempre arranjar alguns beneméritos para financiamento das obras maiores ! :))
Beijinhos ! :)
.
Engraçado, Rui,
ResponderEliminarno tempo que vivi em Ermesinde, sempre que precisava de me deslocar ao Porto ia de comboio até S. Bento e sabes que nem na ida ou volta tenho odeia de reparar nessa belíssima construção?
A não ser que por essa altura estivesse degradado e não saltasse à vista, e mais tarde fosse restaurado!
Bejinhos, Rui! Óptima ideia essa de nos mostrares as belezas da tua terra natal.
Valha-me Deus, Rui!
Eliminar"Ideia" e não «odeia»!!!:))
Para te responder achei melhor colocar mais duas fotos ! rsrs …
EliminarComo vês era a 100/200 metros, em linha reta, da tua casa ! :) … mesmo em frente à igreja (nova, mas no lugar da antiga) ! :)
Olha que o edifício sempre manteve o aspeto atual ! :))
.
Um dia destes, talvez até já no próximo mês , em que vou ter 3 semanas de férias, vou até Ermesinde e tu, se estiveres disponível, vais ser meu cicerone na visita a essas maravilhas! Que dizes?:)
EliminarBeijinhos.:)
Claro que sim, Janita ! É só dares uma apitadela com uns dias de antecedência, para progamarmos ! :)))
EliminarBejinhos ! :))
.
EliminarOh Janita... não me queres levar a "tiracolo"?
:)))
Eheheh
EliminarA tiracolo não direi - és grande demais- mas de braço-dado...quem sabe??
Obrigada, Rui!
Então, depois dou-te a apitadela!
Eu tenho um apito igual aquele que o Capitão Von Trapp, usava para juntar os sete filhos, no filme "Música no Coração"...será que com uma apitadela forte, tu e a tua Lena vão ouvir em Ermesinde?:))
Beijinhos!:)
Eu acho que uma boa ideia era organizarem uma excursão ! :)))
EliminarDe certeza que a Lena ouve ! rsrs
Beijinhos ! ... muitos e não telegráficos para compensar a falta no teu post.
Estou de saída atá ao fim do dia ! :))
.
Pelos vistos, as irmãs franciscanas hospitaleiras, não tinham assim tanta hospitalidade para estátuas de corpos femininos... :)))
ResponderEliminarMas se mal conheço o Porto, a Sintra do Norte não conheço de todo. O edifício é muito bonito mesmo e ainda bem que se encontra num bom estado de conservação. Infelizmente o que não falta por todo o país são edifícios belíssimos a degradarem-se a olhos vistos...
Beijocas!
Eheh… Compreende-se ! rsrs … Para elas tem muito mais valor uma quinta agrícola em vez de mulheres nuas de mármore ! rsrsrs Não lhes falta mão de obra e sempre fazem uns dinheirinhos ! :))
EliminarEheh … Por isso eu coloquei este post ! :))
Beijocas ! :)
.
Adoro estas casas majestosas do início do século passado! Especialmente quando estão ainda bem conservadas.
ResponderEliminarGostei.
Beijinhos
Creio que não exagerei quando disse que é das coisas mais bonitas que se podem ver por este Portugal fora ! rsrs
EliminarBeijinhos ! :))
.
Ermesinde só de passagem perto...mas gostei de saber!
ResponderEliminarBoa semana!!
rsrsrs ... Quando passares por perto, "entra" ! :)) ... e se for preciso, com uma apitadelinha eu estarei por perto ! :)))
EliminarBoa semana, marina ! :))
.
Rui, deve ser um edifício admirável de ver "in loco". Mais um post excelente !
ResponderEliminarUm abraço Rui
Se é, Ricardo !? … Passava por lá, a pé, desde os meus 4 ou 5 anos e durante décadas e sempre ficava deslumbrado com tanta beleza e sumptuosidade ! … :)))
EliminarFoi uma "imagem" sempre marcante !
Abraço, Ricardo ! :)
.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarCaro Amigo Rui da Bica!
ResponderEliminarFiquei curioso em saber mais a respeito sobre o antigo proprietário desta magnífica edificação e mais ainda se amealhou grande fortuna a custa do sangue, suor e lágrimas dos meus patrícios.
Será que este proprietário tornou-se assecla da maçonaria ai ou aqui?!...
Já anotei mais este patrimônio histórico para conhecer quando visitar a região norte do reino distante além-mar!
Caloroso abraço! Saudações especulas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Infelizmente não se sabe muito mais sobre ele. Apenas que fez enorme fortuna no Brasil (não sei por que meios) e que pertencia à maçonaria.
EliminarSabe que desde os anos 20 aos anos 50 o Brasil era um destino privilegiado dos portugueses, que exigiam mais alguma coisa da vida ! Era normal, irem para o Brasil e enriquecerem, ou pelo menos ter uma vida bastante mais farta, talvez porque iam para lá já com essa intenção e normalmente estabeleciam-se aí como comerciantes ou como empreendedores de qualquer tipo.
Os portugueses sempre foram considerados como bons trabalhadores e empreendedores (como ainda hoje), em qualquer parte do mundo ! :)
Os brasileiros eram considerados nessa altura, como povo “prequiçoso” ! :))
Seguiu-se depois a Venezuela e a França, mas nesta, a situação era bem diferente ! Iam para os "bidomvilles" (uma grande parte) e faziam os trabalhos que ninguém mais queria fazer !
Aí a intenção não era enriquecer, mas sim sobreviver e esperar que a "sorte" os favorecesse, o que acabava por acontecer ao fim de alguns anos! :))
Sabe que Paris ainda é hoje(?)a 2ª cidade com mais portugueses, depois de Lisboa ? :)))
.
Lindíssimo, Rui.
ResponderEliminarE, pelo que vou lendo no Sapo, agora há à venda relíquias destas por preços que nos fazem sonhar.
Grande abraço!!
Para já nada consta sobre esta. :))
EliminarHabitualmente estas Irmandades religiosa não estão muito viradas para as vendas, mas antes para receberam coisas destas por doação ou como pechinchas por preços simbólicos ! :)))
Abraço ! :))
.
Oi, Rui!
ResponderEliminarEstava lendo sua postagem pelo agregador de feed e vim lhe avisar que o link no rodapé da postagem não funcionou.
A construção é belíssima!
Fiquei curiosa para saber o nome do proprietário.
Boa semana!!
Olá Luma Rosa ! :)))
EliminarNão sei bem o que é o agregador de feed, mas vou tentar ver, mas só logo !
Estou de saída.
O nome do senhor era Mesquita, mas não se sabe muito mais que isso. Certamente já morreu há muitos anos ! :)))
Agora o edifício pertence a uma Irmandade religiosa - Irmãs Franciscanas Hospitaleiras (já há muitos anos) !
Beijinhos !