Morreu um Homem. E está tudo dito. Mas não, não está. Um Homem que eu tive a honra e o privilégio de conhecer pessoalmente. Vida de jornalista tem destas coisas. Trasantontem foi o Ceausescu, anteontem foi o Rajiv, ontem foi a Thatcher, E agora Mandela; que percorreu o tempo de cem anos e ficou tranquila e sorridente e afável na História. Da conversa que tive com ele ficou-me a imagem de um sorriso, um sorriso só sorriso e a ideia de que ele "deixou-se" ficar na História. E ela agradeceu-lhe.
Palavras bacocas as do Imóvel de Belém (que até vai às cerimónias fúnebres em nome deste Portugal de cócoras; pela minha parte não lhe passei procuração porque não votei nele e considero que é uma besta) do Passos do Coelho e dum tal Machete. Bacocas e ocas. Ocas e carregadas de lugares comuns. Que sorte a nossa...
Para mim, morreu o Homem. Se existe alma a dele era grande como o Mundo.
RUI, Para respeitar o momento e seguir as palavras que escolheste para o título deste teu post em homenagem a Nelson Mandela, estava a pensar não deixar nenhum comentário... mas preciso de deixar umas palavras ao Henrique A.F.
HENRIQUE, Estragaste aquele que poderia te sido o teu melhor comentário de sempre com um parágrafo que nada tem a ver com a solenidade deste momento nem com o respeito que ele merece por parte de todos. Na vida, e principalmente na morte, há muito mais do que Política!
Olá Afrodite. Era essa a minha ideia inicial . ... Deixar o post "sem palavras e sem comentários" .. Tal como disse,... tudo que se possa dizer desta figura ímpar não traduzirá toda a sua grandeza, !!!
Só o respeito que me merecem os meus amigos "me obrigou" a fazer um comentário/resposta. Obrigado ! Os teus desabafos são sempre muito bem-vindos ! .
Obrigado, Teresa ! Acho que todos (ou quase todos) deveriam ter isso mesmo presente ! Há muitos "ódios" enraizados nas partidarites políticas e a lição deste HOMEM não foi compreendida por todos !
Um dia de silêncio? Concordo! Mas só para que nos restantes dias sejam ouvidos, aceites e atendidos os gritos de contestação de todos os povos pelas atrocidades a que sistematicamente estão sujeitos! E não só as bélicas; as económicas e cívicas que são tanto ou mais violentas do que aquelas. Porque o que mais importa é que a sua passagem por este mundo não tenha sido em vão. E que não descanse em paz, para que relembre aos que cá continuam, seus seguidores mas sobretudo os outros, que é necessário e imperioso continuar a defender o seu pensamento e a aplicar o seu ideal.
Caro Amigo Rui Espírito Santo! O nobilíssimo Nelson Mandela será lembrado e cultuado pelas gerações do porvir como exemplo de um ser vivente singular, que deixou marcas indeléveis na história da humanidade! Caloroso abraço! Saudações mandelainas! Até breve... João Paulo de Oliveira Um ser vivente em busca do conhecimento
Neste momento de dor, admiração e gratidão, por tudo o mais que se possa dizer de enaltecimento desta figura ímpar que foi e continuará a ser NELSON MANDELA, não se conseguirá traduzir, nem pelas palavras mais eloquentes, toda a sua grandeza, em prole da defesa do seu ideal, que "transformou" o mundo !!! Morreu o Homem, mas NELSON MANDELA “viverá” eternamente !
Grato pelos “testemunhos” deixados por : São, Rosa dos Ventos, Janita, Majo, M.A.A., Henrique Antunes Ferreira, Kok. .
Mandela foi mais um lutador da Liberdade e da desigualdade entre os Homens. Muitos já morreram pela mesma causa e muitos mais outros morrerão. Talvez fosse bom começarmos a preocuparmo-nos a fazermos o nosso quinhão por ajudar o nosso semelhante enão nos prendermos em politquices que não levam a nada nenhum, somente ao azedume e à amargura entre seres humanos nascidos nús e morridos horizontalmente. Paz à sua Alma !
Hoje, todos acham que ele foi um HOMEM extraordinário e dizem saber porquê ! ... no entanto não lhes serviu de nada "a sua lição de democracia", no respeito que é devido a todos ! .
Também escrevi sobre ele, mas a melhor homenagem que se lhe pode prestar é seguir o seu exemplo de força nas convicções e na postura de dignidade.
ResponderEliminarTudo de bom, Rui
Até sempre, Mandela!
ResponderEliminarDescansa em Paz, Madiva!
ResponderEliminarASSIM...A DANÇAR.
Desculpe, Mandela! Estou no Norte mas não troco os Bs pelos Vs...aconteceu.
EliminarCom a minha eterna admiração.
Janita
Tivemos o privilégio de viver no seu tempo e de assistir à concretização do que durante muito tempo era improvável.
ResponderEliminarFicará na História como uma personagem singular-
Abraço amistoso para todos e bom fim de semana.
Só Homens desta estatura ficam com um lugar na história , pelas melhores razões. M.A.A.
ResponderEliminarRuiamigo
ResponderEliminarMorreu um Homem. E está tudo dito. Mas não, não está. Um Homem que eu tive a honra e o privilégio de conhecer pessoalmente. Vida de jornalista tem destas coisas. Trasantontem foi o Ceausescu, anteontem foi o Rajiv, ontem foi a Thatcher, E agora Mandela; que percorreu o tempo de cem anos e ficou tranquila e sorridente e afável na História. Da conversa que tive com ele ficou-me a imagem de um sorriso, um sorriso só sorriso e a ideia de que ele "deixou-se" ficar na História. E ela agradeceu-lhe.
Palavras bacocas as do Imóvel de Belém (que até vai às cerimónias fúnebres em nome deste Portugal de cócoras; pela minha parte não lhe passei procuração porque não votei nele e considero que é uma besta) do Passos do Coelho e dum tal Machete. Bacocas e ocas. Ocas e carregadas de lugares comuns. Que sorte a nossa...
Para mim, morreu o Homem. Se existe alma a dele era grande como o Mundo.
Abç
EliminarRUI,
Para respeitar o momento e seguir as palavras que escolheste para o título deste teu post em homenagem a Nelson Mandela, estava a pensar não deixar nenhum comentário... mas preciso de deixar umas palavras ao Henrique A.F.
HENRIQUE,
Estragaste aquele que poderia te sido o teu melhor comentário de sempre com um parágrafo que nada tem a ver com a solenidade deste momento nem com o respeito que ele merece por parte de todos.
Na vida, e principalmente na morte, há muito mais do que Política!
Um beijo Rui... e desculpa o desabafo.
Olá Afrodite.
EliminarEra essa a minha ideia inicial . ... Deixar o post "sem palavras e sem comentários" ..
Tal como disse,... tudo que se possa dizer desta figura ímpar não traduzirá toda a sua grandeza, !!!
Só o respeito que me merecem os meus amigos "me obrigou" a fazer um comentário/resposta.
Obrigado ! Os teus desabafos são sempre muito bem-vindos !
.
Faço minhas as palavras da AFRODITE!!!
EliminarNELSON MANDELA foi um homem que respeitou SEMPRE todos os seres humanos, até os seus inimigos políticos, um exemplo que deviamos seguir.
Obrigado, Teresa ! Acho que todos (ou quase todos) deveriam ter isso mesmo presente !
EliminarHá muitos "ódios" enraizados nas partidarites políticas e a lição deste HOMEM não foi compreendida por todos !
Um dia de silêncio? Concordo!
ResponderEliminarMas só para que nos restantes dias sejam ouvidos, aceites e atendidos os gritos de contestação de todos os povos pelas atrocidades a que sistematicamente estão sujeitos!
E não só as bélicas; as económicas e cívicas que são tanto ou mais violentas do que aquelas.
Porque o que mais importa é que a sua passagem por este mundo não tenha sido em vão.
E que não descanse em paz, para que relembre aos que cá continuam, seus seguidores mas sobretudo os outros, que é necessário e imperioso continuar a defender o seu pensamento e a aplicar o seu ideal.
1 abraço pah!
Caro Amigo Rui Espírito Santo!
ResponderEliminarO nobilíssimo Nelson Mandela será lembrado e cultuado pelas gerações do porvir como exemplo de um ser vivente singular, que deixou marcas indeléveis na história da humanidade!
Caloroso abraço! Saudações mandelainas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Um ser vivente em busca do conhecimento
Neste momento de dor, admiração e gratidão, por tudo o mais que se possa dizer de enaltecimento desta figura ímpar que foi e continuará a ser NELSON MANDELA, não se conseguirá traduzir, nem pelas palavras mais eloquentes, toda a sua grandeza, em prole da defesa do seu ideal, que "transformou" o mundo !!!
ResponderEliminarMorreu o Homem, mas NELSON MANDELA “viverá” eternamente !
Grato pelos “testemunhos” deixados por :
São, Rosa dos Ventos, Janita, Majo, M.A.A., Henrique Antunes Ferreira, Kok.
.
Mandela foi mais um lutador da Liberdade e da desigualdade entre os Homens.
ResponderEliminarMuitos já morreram pela mesma causa e muitos mais outros morrerão. Talvez fosse bom começarmos a preocuparmo-nos a fazermos o nosso quinhão por ajudar o nosso semelhante enão nos prendermos em politquices que não levam a nada nenhum, somente ao azedume e à amargura entre seres humanos nascidos nús e morridos horizontalmente.
Paz à sua Alma !
Obrigado, amigo Ricardo, ... e como disse já, nada que se possa dizer mais, será suficiente para o homenagear na devida medida !
EliminarAbraço ! :))
.
Um abraço.
ResponderEliminarOutro, Cantinho !
Eliminar.
Um HOMEM que soube perdoar!!!
ResponderEliminarHoje, todos acham que ele foi um HOMEM extraordinário e dizem saber porquê ! ... no entanto não lhes serviu de nada "a sua lição de democracia", no respeito que é devido a todos !
Eliminar.
Era isso mesmo o que eu queria dizer, Rui!
Eliminar... e disseste-o muito bem, aqui e mais acima, Teresa !
Eliminar.