02/01/2014

A MINHA "ALFORRIA" ou "EMANCIPAÇÃO"

Do "baú", por acaso ! ... :))

O professor (habitualmente dava um "tema" para desenho livre).  Tinha pedido (não simultâneos) o "Natal",  e o "Outono"  !...
Quando fiz estes dois desenhos (pintados), frequentava o 2º ano ( o 2º depois da antiga  4ª classe, equivalente ao 6º  de hoje).
Seria normal ter 11 ou 12 anos, mas eu já tinha 14 ! rsrs... Era já um "homenzinho", maior que os outros e bem mais "adulto", sem dúvida, o que foi muito bom para o meu futuro de estudante que me permitiu seguir sempre com um adiantado estado de 2 anos de maturidade! rsrs

Mas então o que se passou ? ...
Aconteceu que, feita a 4ª classe (com distinção), quando o meu pai me foi inscrever no 1º ano do liceu disserem-lhe que não podia ser inscrito porque me faltava o "exame de admissão ao liceu" !!! :(( ... Era o primeiro ano em que tal acontecia e os meus pais não sabiam dessa exigência ! ...  :((

Resultado: Não me podendo matricular no liceu (nem na escola primária, porque a tinha terminado) tive que ser matriculado num colégio, simplesmente para não esquecer a matéria e ser proposto ao "tal exame" no fim do ano escolar seguinte !
Acontece que, passado um mês apanhei uma "primo-infecção" (vizinha da tuberculose) e tive que ficar em casa, "perigosamente" doente, até ao fim do ano, não podendo de novo ser proposto a exame por qualquer escola !... :(((
Novamente matriculado, apenas para me submeter à "admissão" no fim do ano, foi feita com "uma perna às costas" e muitos parabéns do examinador de exame nacional (não havia dispensas da oral) ! ... e assim "se foram"  2  "abençoados" anos !

Quando, finalmente o meu pai me tentou matricular no 1º ano do liceu, outra enorme surpresa !
Novamente "uma nega", agora,  porque eu já tinha feito os 13 anos e teria que ser  matriculado até aos 12 !!!   :(((

Novamente o recurso ao Colégio com muito sacrifício dos meus pais, porque não seria apenas "excepcionalmente um ano", mas sim 7 (para seguir depois para a Universidade), verdadeiramente um sacrifício tremendo no orçamento familiar (de que eu tinha noção rigorosa), numa família em que apenas o meu pai trabalhava e eu tinha 3 irmãos, o que me acrescentava uma "condição de responsabilidade extra" pelos meus "resultados" e que veio a ser "determinante no meu futuro" !!!




Ora, feita esta introdução, veio o mais importante e curiosamente com base no "Desenho" !

Pelas razões de maturidade e sentido de responsabilidade expostos, os meus pais confiavam em mim plenamente, porque sempre lhes dei razões para tal !

Certo dia, após um fim de semana em que tive que sair com eles em passeio, não pude fazer um TPC (Desenho) que tinha que apresentar e disso dei conhecimento aos meus pais.

Quando o professor recolhe os TPC's e não o meu, pretendeu dar-me umas reguadas que eu lhe impedi, impondo-me e explicando-lhe a razão, com a qual ele não concordou, vindo agressivamente na minha direcção.
Fui recuando, na sala, sempre com um estirador entre mim e ele até à última fila e aí, sabendo haver uma porta, empurrei contra ele o estirador e escapuli-me, seguindo logo para casa, onde relatei, tim tim, por tim tim aos meus pais como tudo aconteceu ! ...

Nunca me senti tão grato ao meu pai, tão orgulhoso de mim próprio, com um tão elevado sentido de responsabilidade futura, tão "Homem", quando o meu pai, furioso, ligou telefonicamente para a Directora do Colégio expondo-lhe a situação e dizendo-lhe extremamente zangado que : ""não admitia que pusessem em dúvida, fosse em que circunstância fosse, o que "o meu filho" lhes dissesse ! ... Ele é absolutamente responsável e a partir deste momento nunca mais frequentará as aulas desse senhor professor !!! ... ""

Isto foi em Janeiro e no fim do ano, no exame nacional do 2º ano tirei 18 a desenho e fui o único aluno, desde a existência do Colégio, que dispensou das orais !!! ...

... creio que a partir disto não me ficaria bem tecer outras considerações relativas aos anos futuros dos meus estudos ! ... Apenas lhes posso garantir que aqueles 2 anos "perdidos" (e julgados uma "desgraça" por muitos), aliados àquele "voto de confiança" do meu "extraordinário e maravilhoso" pai, foram a maior bênção que me poderia ter acontecido e grande "lição" para mim, como futuro pai !

.

40 comentários :

  1. Andava eu no primeiro ano, quando apanhei uma "primo-infecção" (vizinha da tuberculose) e os pulmões continuam a ser o meu ponto fraco.

    Desenho, então, é o meu ponto mais que fraco.

    Abração, meu querido amigo, com os melhores votos para 2014!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Teresa !
      Em fins dos anos 40 era quase epidémica e raro era o jovem que não estivesse em risco. Eu tinha um amigo um pouco mais velho, acamado, onde eu passava a maior parte do tempo ! … Daí a “um tipo de contágio” foi um passo !
      Tenho a impressão que nunca mais consegui evoluir no desenho livre !
      Mais tarde enveredei pela engenharia e aí era mais o desenho geométrico e técnico e a Geometria Descritiva ! ))

      Abração Grande minha querida de longe ! rsrs
      Que tenhas um Ano excepcional !!!

      Eliminar
  2. Apesar do "E para que conste" voltei à minha casa antiga (i bom filho a casa torna) e, quer por lá, quer por aqui, as Coisas da Fonte estão presentes. Desenhos fantásticos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ovelha Mariposa Flor Guerreira e Colorida ! rsrs
      Tentei entrar no “Ovelha” mas não consegui ! :(( … Tenho acompanhado é a “Mariposa” ! rsrs

      Obrigado ! Creio que hoje não faria igual (tão bem) ! rsrsrs
      .

      Eliminar
  3. Anónimo2/1/14 14:52

    Nesse aspecto , não tive tanta sorte....Nunca dei problemas em casa, fazia tudo por tudo para não os dar , mas....os meus pais....eles lá sabem porquê...preferiam acreditar nos de fóra...enfim... M.A.A.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá M.A.A. !
      Aprendi com os meus pais a “máxima” da “maior liberdade, maior responsabilidade” e o “sentido de auto confiança” nas capacidades, que deve ser transmitida aos filhos, com ausência de crítica negativa gratuita e com estímulo dos verdadeiros “valores” !
      Tudo isto apoiado numa situação ausente da mentira e num conhecimento da situação real da vida familiar !
      O adolescente pode ser adulto muito mais cedo do que se possa imaginar desde que usadas as ”ferramentas” próprias !

      Abraço grande ! :)
      .

      Eliminar
  4. Levei tantas, tantas na escola e também em casa...Nunca soube porquê...nunca tive direitos apenas e só deveres...
    Um dia o tio Joaquim disse-me:
    - Não tenhas medo, eu vou lá contigo...resolvemos tudo de uma só vez...
    O meu pai era bom mas dava mais crédito à professora...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A “violência” física ou verbal não ajuda nada, Luis !... antes pelo contrário, provoca a revolta, a mentira, a contravenção. Tive o privilégio de ter tido uns pais excepcionais !
      Lembro-me de várias reguadas na escola primária, mas nunca, nem um safanão, ou estalo, em casa ! Nunca ouvi uma discussão entre os meus pais, ou entre eles e quaisquer outros !
      … e todas as “dificuldades” me eram feitas compreender em conversa de “adulto” !
      Estou-lhes eternamente grato !

      Grande abraço ! :)
      .

      Eliminar
  5. Fui sempre um desastre a Desenho "à vista" e uma barra a Desenho Geométrico!
    No 5º ano do liceu tive 7 a Desenho "à vista" e 17 a Desenho Geométrico! :)
    A minha experiência de estudante passou por 5 anos interna num colégio de freiras...era um pouco indisciplinada mas como era boa aluna as "irmãs" lá foram tentando domar a minha rebeldia...
    Se fosse agora aquele comportamento seria excelente! :)
    És um óptimo desenhador!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu devo ter–lhe perdido o jeito ! eheh … Também cheguei a ter uma professora no ano anterior que dizia que “o Rui tem o dom da escrita” ! eheheh … Também se perdeu ! eheh
      Tive um Prof de Geometria Descritiva que chegou a “falar de mim” durante vários anos seguintes (desculpa a imodéstia) ! rsrs
      A minha estória de “Colégio” foi economicamente penosa para mim e fez-me grande “devedor” aos meus pais pelo sacrifício a que os obrigava, o que me “obrigava” a compensá-los de algum modo,… o possível !

      Grande Abraço, Rosa. Obrigado (talvez,…”fui”) rsrs
      .

      Eliminar
  6. cantinhodacasa2/1/14 17:20

    Lindo desenho. E como tu guardas todas essas recordações!"
    Quem me dera ter as minhas!
    Eu andei num colégio na infantil, com alguma dificuldade para os meus pais que não podiam pagar mas porque fora operada várias vezes em bebé e tinha(tenho) um problema de fala (nasci fissura do palato), para que fosse desenvolvida a linguagem (penso que não valeu de anda) porque não foi ter andado no colégio que se notou progressos.
    Entrei para a primária, penso que aos 7 anos, tive um percurso normal.
    Mas tudo isto para dizer que embora na minha família houvesse e há elementos com muito jeito para desenho, o meu era péssimo.
    Também levei muitas réguadas, por nada e sem fundamento.
    Os meus pais não costumavam ir à escola tirar satisfações do comportamento dos filhos (a minha mãe era muito exigente na nossa educação), não nos era permitido faltar com os trabalhos de casa.
    Lembro-me de ter feito o exame de admissão na escola técnica e no liceu.
    Há anos, entravamos com 6/7 anos para a escola e na minha opinião era a idade ideal (mais maduros e responsáveis).
    Ah! Naquele tempo a primo-infecção era tão frequente!
    Meu irmão mais velho teve uma bastante grave, mas conseguiu vencê-la...Mas tivemos de mudar de casa.

    Beijinho


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta coisa dos “baús” por vezes até a nós nos surpreende ! rsrsrs … e tenho pena de ter deitado fora tanta, tanta coisa, quando mudei de casa por 2 vezes ! :(((
      No meu tempo só se entrava para a escola com 7 anos feitos, mas aqueles 2 anos perdidos foram ganhos de longe ! :))
      Portanto, não é drama nenhum quando um filho reprova. Perde-se de uma maneira, mas ganha-se de outra.
      Quanto à primo-infecção sabes que comia um bife de fígado todas as tardes, sumo de tomate todos os dias, curiosamente até vinho-alimentar (rsrs) e fui “para ares” um mês, para S Tiago da Cruz, Famalicão !!! eheh

      Beijinhos, Maria !

      Eliminar
    2. cantinhodacasa3/1/14 20:44

      É verdade o que dizes.
      O meu irmão comia bife de figado e bife com muito sangue para que recuperasse.Havia, também, na farmácia o plasma de sangue de boi, que a minha mãe dava a todos nós.
      Odiava, mas tomava-o... assim como o óleo de fígado de bacalhau. ugh! Não tinhamos hipótese.
      Beijinho

      Eliminar
    3. eheheh... O resultado foi que até hoje não consigo ver fígado nem sumo de tomate à minha frente ! eheh
      Dá-me vómitos só de olhar !
      Ah ! ... É verdade ! Óleo de fígado de bacalhau às colheres de sopa nunca faltava diariamente ! :))) ... era horrível , mas talvez valesse o sacrifício ! :)))
      Beijinho ! :))
      .

      Eliminar
    4. cantinhodacasa3/1/14 23:18

      Valia o sacrifício, sim.
      Mais robustos, éramos nos.
      Mas eu ainda gosto de fígado, não o de porco. Também gosto de tomate, mas não em sumo (que faz muito bem...).
      Beijinho.

      P.S.: aviso que nem todos os acentos
      aparecem quando escrevo no tablete, ok?

      Eliminar
    5. :))))) .... Beijinho sem óleo de fígado de bacalhau ! :)))
      .

      Eliminar
  7. Olá Rui!
    Passando pra deixar os primeiros beijuuss do ano...estalando de novos. Que seu 2014 seja fenomenal!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rê ! :)))
      Mesmo fresquinhos a estalar ! rsrs … Obrigado !
      Igualmente para ti um Ano Excepcional, minha querida !

      Beijiiiiins mineiriiiiins ! rsrs
      .

      Eliminar
  8. Os teus desenhos são espetaculares atendendo ao nível etário em que foram realizados.

    Por um lapso de informação, acabaste por fazer um percurso escolar de excelência e é com um espírito de elevado sentido fraterno que partilhas as tuas memórias com os teus amigos.
    Que bom pai tiveste e que bom filho foste!

    Beijinho.

    PS ~ Aproveito para sublinhar a importância da maturidade no percurso escolar, Não tem nada a haver com idade e devia ter a maior atenção de pais e educadores.
    Quantas crianças são submetidas a uma avaliação devastadora, por terem um nível de maturidade apenas alguns meses inferior à média . Esta condição deveria ser pesquisada no início de cada ciclo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Majo ! :)
      Também escolhi “os melhores” ! rsrs
      Há males que vêm por bem, aparte o problema do orçamento familiar !
      … mas a maturidade adquirida foi-me extremamente valiosa para o meu futuro, assim como o foi a “aprendizagem familiar” que os meus pais me incutiram e que teve os seus reflexos nos meus filhos ! )

      Qualquer dia, conto uma ida de um filho meu com 16 anos, para Inglaterra, durante 3 meses, rigorosamente por sua conta e risco e sem qualquer apoio cá ou lá ! rsrs
      Disse-me ele ao chegar, que foi a coisa mais extraordinária e benéfica por que passou !

      Beijinhos, Majo ! :)
      .

      Eliminar
    2. Acredito Amigo!
      Quando achares oportuno, partilha conosco.():))
      Tenho a certeza que iremos todos apreciar a tua descrição, desta vez como pai.
      Abraço.

      Eliminar
    3. :))))) ... Qualquer dia, Majo ! :))))
      Abraço !
      .

      Eliminar
  9. Caro Amigo Rui Espírito Santo!
    Grato por nos brindar com tão enternecedoras reminiscências da década de 50 do século passado, quando você era um mancebo já cônscio dos seus direitos e deveres!
    Seu honrado e saudoso Pai era certamente um chefe de família zeloso e sabedor que seus rebentos sempre teriam como premissa a verdade!
    Achei seus desenhos supimpas!
    Sempre fui uma nulidade no quesito de expressar através do desenho um tema proposto ou então dar asas a imaginação, através de ilustrações.
    Aqui do lado de cá do grande oceano que nos separa os exames de admissão ao antigo curso ginasial vigoravam até a implantação da Lei das Diretrizes e Bases nº 5692/71.
    Se tiver sua anuência gostaria de publicar estas preciosas reminiscências na página do facebook de minha lavra
    "Memória Familiar", de preferência acompanhada de uma fotografia do tempo que você era mancebo, bem como no vagão do Expresso do Oriente sob meu comando e lá é possível publicar os dois desenhos e a fotografia.
    Caloroso abraço! Saudações memorialistas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tive o privilégio de ter tido uns pais excepcionais, caro João Paulo !
      Naquele tempo, fins dos anos 40, lembraram-se de introduzir este exame de admissão ao liceu ao fim dos primeiros 4 anos de escola . Não sei quando acabou ! Também havia um exame de “aptidão” à Universidade no final do liceu, ou seja, após 11 anos de estudo. Este exame foi em determinada altura substituído por um novo ano escolar com poucas disciplinas (da especialidade pretendida).

      Quanto aos desenhos, se quiser pode usá-los como entender, mas não tenho fotos minhas dessa idade ! :))

      Um Grande Abraço ! :)
      .

      Eliminar
    2. Caro Amigo Rui Espírito!
      Grato pela anuência!
      Já publiquei no vagão do Expresso do Oriente sob meu comando, na página Memória Familiar, bem como compartilhei nas nossas páginas!
      Quando transcrevi a sua crônica memorialista no Expresso do Oriente uma parte ficou fora da página principal. Não consegui corrigir. Espero que você me ajude a descobrir o que aconteceu.
      Caloroso abraço! Saudações reminiscentes!
      Até breve...
      João Paulo de Oliveira
      Um ser vivente em busca do conhecimento

      Eliminar
    3. Já vi, João Paulo ! O seu blog não está dimensionado para aquela largura de texto.
      Talvez experimentando passar o meu a Word e depois passar para o seu post, como texto seu.
      Outra hipótese seria apenas o link deste ! :))

      Abraço ! :))
      .

      Eliminar
    4. Caro Amigo Rui Espírito Santo!
      Copie no Word e ao colar o resultado foi o mesmo.
      Grato pela sugestão do link!
      Caloroso abraço! Saudações cibernéticas!
      Até breve...
      João Pulo de Oliveira
      Um ser vivente em busca do conhecimento

      Eliminar
    5. Acho que ficou bom assim, João Paulo ! ... Outra solução seria escrever de novo o texto, mas não justifica tanto trabalho ! :;))))

      Grande e grato abraço ! :))
      .

      Eliminar
  10. Feliz Ano Novo, Rui! Que todos tenham um excelente ano a todos os níveis, saúde trabalho e tudo o que mais desejares.
    Os teu desenhos são lindos e muito perfeitinhos :) um verdadeiro artista!
    xx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, papoila ! :)) … mas já lá vão muitos, muitos anos e creio que não tive evolução positiva nesse campo ! eheheh
      Tudo de bom para ti e igualmente a minha retribuição desses mesmos votos !

      Beijinhos e um Ano Excepcional !!! :))
      .

      Eliminar
  11. Gostei dessa tua ida ao fundo do baú, Rui!

    Pessoalmente já tinhas abordado o assunto , mas ao de leve, agora adorei ver os preciosos desenhos - já nesse tempo, tinhas um jeitão com una noção de perspectiva excelente - e saber os pormenores desse retalho da tua vida, primorosamente narrado!

    Um grande abraço, querido Amigo, e vai juntando "material" para um futuro livro de memórias!:)

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Janita ! : ))
      Não me lembro de te ter abordado este assunto !? …
      Seria no “nosso encontro” ? … rsrs … Só se foi ?! …
      Como já disse parece não ter havido evolução neste campo, mas sim, talvez, noutros ! eheh
      Este professor tinha essa característica : lançava um tema e deixava ao critério livre de cada um a “expressão artística” desse tema, mesmo com abordagens completamente diferentes entre todos os alunos !
      Há outro assunto abordado à Majo de que falarei qualquer dia ! rsrsrs

      Beijinhos, minha Querida ! :)
      .

      Eliminar
  12. Que sortudo foi o menino Rui! Com uns pais desses tão avançados para a época! Nesse tempo, se o miúdo chegava a casa com uma história dessas, ainda levava do pai por desobeceder e contrariar o professor!
    Que excelentes pais! Parabéns por isso - mesmo que não estejam já entre nós.
    Bom Ano!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A brincar que o digas, Graça, era perfeitamente o caso, mas não era leviandade. Antes sim um sentimento familiar muito enraizado e responsável, com alto privilégio do uso dos “valores” fundamentais, como “verdade”, “justiça” e principalmente alto “sentido de formação” dos filhos, na “moral”, na “auto-confiança” e “responsabilização” ! … Em suma, na verdadeira formação e preparação de um filho para a vida !

      :)) … Um Ano Excepcional, Graça (para ti,… independentemente de tudo o resto) ! rsrsrs

      Eliminar
  13. Bom eu penso que não foi bem "com uma perna às costas", mas pronto!

    Rui passei apenas para desejar tudo de bom para o meu amigo e aqueles que lhe são queridos, também para deixar o meu beijinho e uma flor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Flor ! rsrs …. Queria dizer é que o exame correu muitíssimo bem , porque teve uma “preparação” de 2 anos extra de maturidade ! Valeu-me um discurso do “examinador” a enaltecer os conhecimentos e maturidade demonstrados ! :)))

      Igualmente para ti, Adélia Tudo de Bom e especialmente um Ano em que consigas sorrir com a maior frequência possível !

      Eliminar
  14. Quando vejo desenhos assim lembro sempre as palavras do meu professor de desenho no Colégio quando eu lhe entregava um desenho - "para que é que eu quero esta m#$%da???"
    E atirava para o caixote do lixo
    Aquele abraço e votos de bfds!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahahah.... Um professor nada "construtivo", pelos vistos ! rsrsrs

      Outro abraço e bom fim de semana, Pedro ! :)))
      .

      Eliminar
  15. Olá Rui, gostei tanto dos teus desenhos e de ler a tua aventura, sim foi uma aventura!!
    Que o teu ano seja excelente!!!
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, querida amiga ! :)) ... Ainda me lembro bem dessa "aventura" ! Nunca esqueci, na vida esse "voto de confiança" do meu pai ! ... e isso foi uma grande "lição de vida" para mim, que teve muita influência no meu futuro !
      Igualmente para ti e para o teu marido e filho ! Um ano excepcional como vocês merecem !!!
      Beijinho ! :))
      .

      Eliminar