24/02/2014

PORTUGAL É UM PAÍS GRANDE E UM GRANDE PAÍS !

Nem só a terra conta !!! …

Temos a maior “Zona Marítima” da Europa e neste momento, está para aprovação o seu alargamento de 320 kms para 590 kms da costa continental, tendo em vista o “relançamento”das Pescas !

Nós TEMOS que VOLTAR AO MAR !!!! ...




Não defendo não termos forças armadas, mas sim, racionalizá-las, acabar com os "lobbies militares" (o 25 de Abril endeusou-as) e torná-las mais "operativas", com um número de homens muito substancialmente inferior ao actual e sem necessidade de tantos Oficiais Superiores e Generais, bem como de Armamento sofisticado!

Os militares, lá se vão atribuindo uns aos outros, promoções, exigências de mais pessoal e em surdina dizem mal dos governantes, porque estes não os satisfazem com mais este ou aquele “brinquedo” topo de gama militar !

Ainda recentemente, “não consegui dormir” por este governo ter retirado “meio brinquedo” a alguns “meninos” : o Governo resolveu limitar a 50% as horas de voo aos oficiais pilotos aviadores militares, para poupar despesas de combustível !

Também recentemente, foi considerada a reformulação de descontos aos militares, tal como tem acontecido com os civis e ia sendo "o fim do mundo", quase com ameaças de outro 25 de Abril ! :((
Cheguei a ler que se queixavam que lhes foram descontados + 200% !!! ... 
Acontece que num desconto de 10% sobre o ordenado e outras regalias, pode corresponder um  aumento de descontos de  +200% !!! Exemplo : descontar 300 em vez de 100, num salário de 2000 ! ... Qualquer de nós (comum dos mortais) perdeu muito mais !



É preciso relembrar que fazemos parte do Tratado Atlântico Norte, (NATO / OTAN). 
Este facto só por si, dispensaria mais de metade dos efectivos actuais, pois se por qualquer motivo, por absurdo que seja, viéssemos a ser incomodados militarmente por qualquer Pais, por ex., do Norte de África, a NATO interviria em nossa defesa.

Precisamos é de Forças Especiais de intervenção rápida, altamente treinadas, especialmente na marinha, para reforço de meios de Vigilância Marítima, anti-droga e socorro marítimo, por meio de helicópteros e “embarcações”de maior mobilidade no mar, assim como outros meios, em terra e no ar para combate a incêndios e transporte de feridos ou doentes ! …

Para isso, sim, deveriam servir-nos as ditas “forças armadas” !

.

35 comentários :

  1. Um artigo muito interessante, Rui, embora eu esteja pouco dentro do tema.

    PORTUGAL É UM GRANDE PAÍS!!!

    Só é pena, que poucos portugueses o reconheçam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Teresa ! ... As fotos não são minhas, claro ! O assunto é muito recente ! Está a ser feita uma proposta de alargamento da área de jurisdição da na nossa zona económica exclusiva, o que nos levaria a uma área de cerca de 4 milhões de km2 !!! ... Isso constituirá um forte motivo para nos impormos como um país vocacionado para as pescas, contrariamente ao que nos foi imposto em tempos pela UE ! ... Será extremamente vantajoso para nós, a partir do momento em que passarmos a poder utilizar essa área na pesca e a desenvolvermos a nossa construção naval a ela dedicada !

      Pois é, Teresa ! (?)... Quando não gostamos de nós próprios, ... alguma coisa está mal ! :(((

      Somos realmente um Grande País !!! ... assim todos pensassem ! :)))
      .

      Eliminar
  2. Já Fernando Pessoa diz na Mensagem que o rosto da Europa que fita o Ocidente, por isso o mar, é Portugal!
    É no mar que está o nosso futuro e a UE, como dizes, levou políticos fracos a abdicarem dessa grande riqueza e a irem na cantiga de abaterem barcos de pesca!


    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cometeu-se um grande erro e há que repará-lo, Rosa. Não interessa agora encontrar culpados !
      O nosso futuro a longo prazo está mesmo no Mar e os estudos e exposições que se estão presentemente a fazer podem concretizar esse objectivo com o empenho de todos !!!
      temos é que olhar para a frente e não para o passado ! Esse, já passou e foi tempo perdido !

      Abraço ! :))
      .

      Eliminar
  3. Nada mais justo que seja feito o melhor para Portugal Rui_haja visto ser um País que deu o pontapé a Era dos descobrimentos com seus grandes viajantes navegadores.
    A César o que é de Cesar !
    Tenha uma boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só nos falta “outro” Infante D. Henrique, Lis ! :)) … Que haja a firme convicção que as Pescas podem ser a nossa grande saída para a independência económica !
      Dantes, fomos para o Mar para descobrir "Novos mundos" ! Hoje temos que ir para o Mar para trazer peixe para nós e para exportar, que é o que resolverá os "nossos problemas" !

      Obrigado e igualmente para ti, um beijinho e uma ótima semana ! :))
      .

      Eliminar
  4. Fiquei imensamente satisfeita por teres abordado um assunto de extrema importância para Portugal e para nós, portugueses, Rui.
    Somos um País que já deu novos mundos ao Mundo, na época dos Descobrimentos.

    " Ó Mar salgado, quanto do teu sal são lágrimas de Portugal"

    Não somos um país grande, mas poderíamos ser um grande Pais! Gostei de te ver pugnar- sem maldizer - pelos direitos já por nós adquiridos e que aos poucos vão sendo perdidos!

    Bem-hajas, Rui, por este teu acto de cidadania!:)

    O vídeo do post anterior é espectacular. No início dos anos 60, passei 3 semanas de férias na praia da Nazaré, com a minha irmã e o meu sobrinho mais velho ( e único na altura), mas nesse tempo ninguém sabia o que era 'surfar'...:))

    Beijinhos, Rui!:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Janita ! Eu penso que apenas é preciso espírito de união e de verdadeira vontade para resolver os “NOSSOS” problemas ! Potencialidades não nos faltam !
      O Mar é praticamente o mesmo e nós já fomos Muito Grandes ! … Claro que agora os “objectivos” são bem distintos, mas têm que ser "objectivos a concretizar" !
      Está na altura de todos darmos as mãos e pensarmos no Portugal de daqui a 20 anos e não nos próximos 2 ou 3 !

      Aquele vídeo explicativo do “fenómeno” está de facto muito claro e muito bem conseguido !
      Eu ouvia falar no “canhão”, mas procurei (só agora) saber o que realmente era ! :))
      Obrigado pelas tuas considerações sobre o post, Janita ! :))

      Beijinhos ! :)
      .

      Eliminar
  5. É evidente que congratularei o alargamento da plataforma continental portuguesa, mas pergunto:

    - Para que serve tal coisa, se somos um país de marinheiros sem barcos?

    - Como vamos patrulhar essas águas, se nem sequer temos combustível para o fazer?

    A nossa refinaria precisa exportar! É ela que está a equilibrar a nossa balança comercial...

    Que não nos falte a preciosa refinaria, salvadora dos aflitos!

    Mas como ""o sonho comanda a vida"", aplaudo o teu sonho, amigo.

    Precisávamos de ti em S. Bento, para orientares convenientemente os cortes no supérfluo.

    Então, obrigada por teres ousado sonhar com dias melhores e nos teres posto nas nuvens.

    ~ ~ ~ Um abraço muito amigo. ~ ~ ~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estes estudos e exposições visam demonstrar que existe um prolongamento natural (continuidade) do território terrestre submarino ! Vê bem as fotos.
      Ora, se tivermos em conta a alteração de 200 milhas para 350, que nos é permitida desde que ela conduza a uma comprovação de continuidade territorial submarina, preenchemos as condições para que essa exigência seja aceite e passaremos assim a ter uma extensão da Zona Económica Exclusiva (ZEE) que nos permite uma muito mais larga área de soberania no mar, no que respeita a “território” de pesca, e exploração de outros recursos, investigação e fiscalização !
      Ora isso constituiria um extraordinário factor de potencialidade de desenvolvimento, no que respeita a esses vários factores, nomeadamente a construção naval (pesca, investigação e exploração oceanográfica, etc. ) . Os pescadores e restante mão de obra, certamente que não faltariam, dando emprego a muita, muita gente ! :))
      Claro que tudo o resto viria da “Economia de Escala”, por “arrastamento” !

      … e repara que não se trata de “sonho meu” ! Estes estudos e exposições estão em fase bastante avançada !
      Para mim, o supérfluo está nos custos e gastos não retributivos, aqueles que se fazem só para a “fotografia”, tal como TGV’s ou novos aeroportos, ou mais auto estradas, que podem bem esperar !
      É preciso é investimento reprodutivo, que nos traga divisas,… que seja exportável, para que entre dinheiro !

      Beijinho, Majo e … sonhos bons, digo eu ! rsrsrs
      .

      Eliminar
    2. Não sei, se precisávamos de ti em S. Bento, Rui, mas precisávamos de ti AQUI, a escrever com inteligência e sem ideologias idiotas sobre os problemas do nosso querido PORTUGAL.

      Eliminar
    3. eheheh... Eu sei que és uma grande amiga e por isso dou "um desconto" às tuas belas palavras, minha querida amiga ! rsrs
      Eu acho que há presentemente um radicalismo nas "clubites" político partidárias que não contribui em nada para o bom encaminhamento dos "NOSSOS objectivos" e é pena ! :(( ...Não nos apercebermos do mal que estamos a fazer a nós próprios, com cada um a puxar para o seu lado, apenas com vista ao "poder" (de alguns) e não ao NOSSO futuro a 10 anos de prazo ! :)) ... muito haveria a dizer ! :(( ...

      De qualquer modo, querida amiga, grato pela tua apreciação ! rsrsrs
      .

      Eliminar
    4. Parece-me que ficou bem explicito que não pus em dúvida as tuas explicações que, aliás, já conhecia, pois têm sido divulgadas e constituem uma grande aspiração açoriana.
      O que pus em dúvida, foi o teu entusiasmo por um benefício a médio prazo.
      A Islândia que foi o primeiro país que sofreu os efeitos da crise, na sequência da banca rota, apresentou, em 2009, a candidatura à UE. Esse pedido foi retirado há três dias, em consequência de não conseguirem um estatuto especial para a pesca, atendendo a que não possuem nenhuma agricultura.
      Pensar num significativo aumento de quotas de pescas, a médio prazo, é utópico. Toda a Europa está em crise.
      Para realizar um aumento da frota de pesca, é preciso dinheiro para investir, a não ser que se pense em benificiar apenas os "barões" da pesca.
      Pensar que o TGV, que tornaria o porto de Sines num dos maiores da Europa, não traria beneficios económicos, é, isso sim, praticar um sectarismo.
      Estares a inferir das minhas conclusões, mais realistas, radicalismos político partidários, põe-me deveras chocada!
      Em primeiro lugar, não sou nem nunca fui radical. Em segundo lugar, penso que tu é que estás a ser radical, quando não aceitas uma opinião diferente da tua. Em terceiro lugar, não respeitar o pluripartidiarismo político, é falta de espírito democrático. Muito mais haveria a dizer.

      Beijinho, Rui, e ... Bons sonhos, digo eu.

      Eliminar
    5. Emantejoca azul...

      Gostaria de saber onde arranjou estatuto e saberes para estar a classificar a minha opinião como ideológica ou idiota.
      Então pensa que me devo abster de comentar, quando não estou, pontualmente, de acordo?

      É ESSE O CONCEITO QUE TEM DE CARÁTER E VERTICALIDADE?


      Eliminar
    6. Majo
      Sinceramente, não vejo no meu comentário/resposta ao teu, motivos para essa tua resposta, digamos, tão “azeda” ! …)) … Apenas tentei justificar o que tinha dito anteriormente ! :))
      Não pretendi personalizar (em ti) as minhas críticas (se é que as havia (?)… ), mas antes generalizá-las à situação actual dos pontos de vista de muitíssimos dos portugueses !
      Volto a insistir que penso que a nossa saída desta situação em que nos encontramos, só se conseguirá através de um aumento de exportações, sejam elas provenientes das pescas, ou da indústria em geral !
      Não deveremos pensar em investimentos que não nos tragam um retorno financeiro do estrangeiro, a curto, ou pequeno médio prazo !
      Não vejo em qualquer parte dos meus argumentos isso que dizes de :
      “inferir das minhas conclusões, mais realistas, radicalismos político partidários! ! … Como disse esteve longe de mim, personalizar a questão ! (???)
      Talvez não me conheças ainda, bem e por isso pensares assim !

      Também quanto à ematejoca, eu penso saber bem ao que ela, ou a quem (plural) se referia e estaria longe do seu pensamento, que o seu comentário a ti fosse dirigido ! Lembra-te que não tens blog e por isso, são muito escassos os teus pontos de vista sobre estes assuntos, que nos levassem a ver as coisas tal como as interpretastes !
      Tenho a certeza que não era essa a intenção ! )


      Beijinho, Majo ! :))
      .

      Eliminar
    7. Estou espantada com a reação da MAJO, pois é como tu dizes Rui, eu não faço a mínima ideia, quais são as suas ideias políticas.

      Estava-me a referir aos partidos políticos que só pensam na ideologia política do partido, sem pensarem no bem de Portugal.

      Eliminar
    8. Deixei uma resposta à MAJO no "ematejoca azul".

      Há formas de escrever que provocam mal entendidos, e a minha expressão "ideologias idiotas" é também uma expressão um pouco idiota, só que não me estava a referir à MAJO.

      Tu sabes muito bem, Rui, a quem eu me estava a referir, não é verdade?

      Eliminar
    9. Tal como já manifestei à Majo, acima, também a minha enorme surpresa pela sua reacção e que julgo saber bem a quem, ou a quem (plural) te referias e estaria longe do teu pensamento, que o teu comentário a ela fosse dirigido !

      Espero que tudo tenha ficado claro e não haja ressentimentos sem motivo ! :)))

      Um beijo às duas e as minhas desculpas por, no fundo, ter sido eu "a causa" involuntária deste "quiproquó", especialmente no envolvimento das minhas amigas !
      Zanguem-se comigo, mas não entre si p.f. :)))
      .

      Eliminar
    10. CONTIGO NINGUÉM SE ZANGA, RUI.

      É lamentável a coincidência, de eu usar um termo idiota logo a seguir ao comentário da Majo, só que eu não li no comentário dela qualquer ideologia.

      Boa noite!

      Eliminar
    11. :)))) ... Tal como eu reparei, Teresa ! :)) ... "Malentendido" da Majo !
      .... Tudo que eu não gostaria é que haja zanga entre os meus amigos/as ! ...
      Comigo,... ainda aceito ! ... não há problema ! :)))

      Boa noite, Teresa e tudo bem, ok ?!
      .

      Eliminar
    12. Amigos, Rui e Emantejoca.

      Estou feliz, por tudo não ter passado de um mal entendido.

      Pela parte da qual serei ser responsável, peço desculpa.

      Penso que poderemos dar por concluída, esta questão.

      Muito gostaria que Portugal encontrasse um meio para aumentar as suas exportações, mas neste caso, os maiores beneficiados, serão as Regiões Autónomas.

      Gostaria de dizer que bom seria encontrarmos petróleo, mas quando penso na poluição que implicava e no lindíssimo mar dos Açores, não quero saber de tal pesquisa.

      Cinquenta anos de ditadura, fizeram de nós um país de subservientes, com muitíssima falta de mentes empreendedoras.

      ~ Amizade reforçada, queridos amigos. ~

      ~ ~ ~ ~ ~ Abraços e beijinhos. ~ ~ ~ ~ ~

      Eliminar
    13. Agora já posso ir dormir.

      Amizade reforçada, querida Majo e querido Rui.

      PS: Eu confio em tudo que o nosso amigo escreve aqui, mas sobre este tema sou um zero à esquerda.

      Eliminar
    14. Majo . ematejoca
      :)))) ... Fico feliz ! ... Tudo está bem quando acaba bem ! rsrs
      A amizade tem que ser mais forte que qualquer "malentendido" e claro que sai reforçada ! :)))

      Também já posso dormir descansado ! rsrsrs

      Até amanhã , queridas amigas ! :)))
      .

      Eliminar
  6. Um dos sectores que, estupidamente, a adesão à então CEE destruiu, Rui.
    Não faz qualquer sentido!
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Incompreensível, Pedro ! :((
      O dinheiro fácil "falou" mais alto e perdemos muitos anos ! :((( ... mas pior que isso é que vamos demorar muitos mais a levantar a cabeça !

      Abraço, Pedro ! :))
      .

      Eliminar
  7. cantinhodacasa25/2/14 16:37

    Não comento os coitadinhos das forças armadas.
    Este teu post deves publicar no FB.
    Já reparaste que a crise tem feito despertar algumas mentes que se voltam para o que temos por cá?
    Estamos em fase de expansão, um pouco demorada, é certo, em termos económicos.
    O mar (pesca), assim como "a terra a quem a trabalha" e "o celeiro de Portugal," foram esquecidos pós 25 de abril, que completa este ano 40 anos., poderão vir a ser a nossa salvação se esses cérebros que nos governam se virarem para cá e incentivarem os mais velhos e mais novos a dedicarem-se a este belo país que tudo tem para se subsistir e, lentamente, enviar para fora o que se faz ca dentro.
    Se, de repente, foi o turismo, o vinho, o calçado, porque não o pescado eos produtos agrícolas?

    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rsrsrs… No FB, coisa tão extensa, nem pensar ! rsrsrs … Houve muita coisa desde há décadas que não correram como se pensava, nomeadamente após a nossa entrada na CEE/EU e tal como já disse o que menos importa é encontrar culpados !
      Temos é que olhar para o futuro, com uma visão bem distinta da do nosso passado recente ! … Esse acabou para as próximas décadas !!!
      Neste momento temos é que pensar nas exportações e na criação de emprego e neste caso não devemos “maltratar” os que estiverem dispostos a investir , como tem sido habitual. Afinal, só quem investe e é patrão, pode criar emprego e precisamos dele como de pão para a boca !
      Mencionas vários casos de enorme êxito : Turismo, Vinho, Calçado ! :))))

      Beijinho, Cantinho ! :)
      .

      Eliminar
  8. Respostas
    1. :))) Concordo perfeitamente, Graça ! :)) ... "E não só" !!! ... Taaanto que "todos" temos que "trabalhar" , para levar o barco a bom porto ! ... Acho é que é um "trabalho" que nos devia envolver a todos, até por que, o mais natural, é que quem virá de seguida deveria ter já o caminho preparado (também por si) para mais 4 anos ! :))) ... onde estarei eu a ver mal ? ...

      Beijinho, Graça ! :)))
      .
      .

      Eliminar
  9. Respostas
    1. :)))) ... Obrigado, Ricardo ! .. Apoio bem aceite ! rsrsrs
      Parece que já foi tudo dito, ou pelo menos o suficiente !

      Abraço ! :))
      .

      Eliminar
  10. ~ Nota ~
    Peço desculpa pelos lapsos. Deveria constar, "bancarrota" e "pela qual serei responsável".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (???) ... Desculpa Majo, mas não sei a que lapsos te referes ! (??)

      Eliminar
    2. São lapsos de escrita, que cometi nas minhas intervenções.

      Uma boa noite, Rui. Bom descanso, amigo.

      ~ Beijinhos para ti e para a Lena. ~

      Eliminar
    3. Deu para perceber tudo, Majo ! :))) ... Não te preocupes com isso. Nos blogues a escrever a correr e quantas vezes sem reler, acontece a todos e muitas vezes, ainda pior, fazermos passar uma ideia que não corresponde ao que queríamos transmitir ! Certamente também isto aconteceu pela minha parte ! rsrs

      Beijinho, Majo e obrigado pela Lena ! :))
      .

      Eliminar