01/03/2014

AS PESSOAS FELIZES

Ninguém Tem Pena das Pessoas Felizes


Os Portugueses adoram ter angústias, inseguranças, dúvidas existenciais dilacerantes, porque é isso que funciona na nossa sociedade. As pessoas com problemas são sempre mais interessantes.

Nós, os tontos, não temos interesse nenhum porque somos felizes. Somos felizes, somos tontaços, não podemos ter graça nem salvação. Muitos felizardos (a própria palavra tem um soar repelente, rimador de «javardos») vêem-se obrigados a fingir a dor que deveras não sentem, só para poderem «brincar» com os outros meninos.

É assim. Chega um infeliz ao pé de nós e diz que não sabe se há-de ir beber uma cerveja ou matar-se. E pergunta, depois de ter feito o inventário das tristezas das últimas 24 horas: «E tu? Sempre bem disposto, não?».
O que é que se pode responder? Apetece mentir e dizer que nos morreu uma avó, que nos atraiçoou uma namorada, que nos atropelaram a cadelinha ali na estrada de Sines.
E, no entanto, as pessoas felizes também sofrem muito. Sofrem, sobretudo, de «culpa». Se elas estão felizes, rodeadas de pessoas tristes, é lógico que pensem que há ali qualquer coisa que não bate certo. As infelizes acusam sempre os felizes de terem a culpa. É como a polícia que vai à procura de quem roubou as jóias e chega à taberna e prende o meliante com ar mais bem disposto.

Em Portugal, se alguém se mostra feliz é logo suspeito de tudo e mais alguma coisa.
«Julgas que é por acaso que aquele marmanjo anda tão bem disposto?», diz o espertalhão para outro macambúzio.
É normal andar muito em baixo, mas há gato se alguém andar nem que seja só um bocadinho «em cima». Pensam logo que é «em cima» de alguém.

Ser feliz no meio de muita gente infeliz é como ser muito rico no meio de um bairro-de-lata. Só sabe bem a quem for perverso.

Infelizmente, a felicidade não é contagiosa. A alegria, sim, e a boa disposição, talvez, mas a felicidade, jamais. Porque a felicidade não pode ser partilhada, não pode ser explicada, não tem propriamente razão.

Não se pode rir em Portugal sem que pensem que se está a rir de alguém ou de qualquer coisa. Um sorriso que se sorria a uma pessoa desconhecida, só para desabafar, é imediatamente mal interpretado.

 Em Portugal, as pessoas felizes sofrem de ser confundidas com as pessoas contentes.

.........................................................................................................................

Bem que eu poderia ter escrito isto, mas não tenho o talento do
Miguel Esteves Cardoso, in 'Os Meus Problemas' .

34 comentários :

  1. Como para mim a felicidade não existe...apenas existem momentos de felicidade...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será o que chamo de momentos de "contentamento e alegria" ? ...
      Acho que, a existir, é um estado mais constante, talvez muito duradouro, para não dizer permanente !
      ... Um estado de espírito intrínseco !
      .

      Eliminar
  2. Seria por ser muito feliz que se separou da mãe das suas filhas gémeas?! :)
    Às vezes até lhe acho piada! :)
    Sorte a dele a quem não morreu a avó, nem o gato, nem o cão, nem a namorada o trocou por outro! :)


    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nãoi sei se se separou (?) ... Não sei mesmo. Mas será que uma separação (esta ou outra) poderá, só por si, trazer infelicidade ? ... Quantas pessoas vivem infelizes e com a separação passam a poder uma nova vida, bastante diferente e mais feliz ? ...

      Abraço, Rosa ! ... Espero que "as coisas" estejam a melhorar ! :))))
      .

      Eliminar
  3. Bem que eu poderia ter escrito isto, Rui!

    Quem sabe se não tenho o talento do Miguel Esteves Cardoso?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)))) ... Claro que sim , Teresa ! :))
      Sabes que, andava eu no 1º ano (5º) atual e a professora de Português disse à turma : "o Rui tem o dom da escrita" ! ... eheheh ... As professoras também se enganam ! rsrsrs
      .

      Eliminar
  4. Rui, querido amigo.
    Gosto ver-te subscreveres as palavras do MST.
    Eu tenho uma natureza alegre, que muito me ajuda a ultrapassar as adversidades, mas, estou muito longe de pertencer a essa élite, dos incondicionalmente, venturosos.
    Com a minha inata predisposição para a felicidade, tenho grande empatia por pessoas de espírito jovial e de coração bom e puro.
    É muito agradável estar nesta tua casa, onde repartes a tua luz e boa disposição com os menos afortunados.

    Que Deus te proteja e abençoe!

    ~ ~ ~ -Bom Carnaval!- ~ ~ ~

    ~ ~ ~ B e i j i n h o s. ~ ~ ~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Peço desculpa pelo lapso, confundi com o outro Miguel.
      Então, MEC, o tal monárquico, independente.
      Terá razões para manifestar essa incontestável felicidade?!

      Eliminar
  5. cantinhodacasa1/3/14 17:19

    Infelizmente o que está aqui transcrito, é verdade.
    Mas eu adoro rir, adoro bom humor, boa disposição. E gosto de Miguel Esteves Cardoso e gosto de ti.
    Sejamos felizes como melhor entendermos o que a felicidade é para cada um de nós.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um facto que é um tema muito controverso ! :)) ... e também é um facto que o MEC ao escrever isto nos dá a prova provada do que escreve !
      Quantos de nós que lemos e comentamos ficamos na dúvida e, talvez a reagir, tal como ele diz que reagem os portugueses ? ... eheh ... mas que "rasteira" !!! ...rsrs ... A felicidade, é uma grande treta ! :((( ... eheheh ... Será ? Não será ? ... (????)
      Beijinho
      .

      Eliminar
  6. E ainda bem para si, Rui, que não foi escrito por si... Eu gostei muito do MEC nos anos 80 quando ele foi assim como que «uma pedrada no charco»; agora que ele se tornou lamechas, já não lhe acho tanta piada. É que, se bem que ache que ele tem alguma razão à nossa "macanbuzice", também acho que não há pessoas felizes porque a felicidade como estado acontece apenas em alguns momentos. Por isso me parece que neste texto o MEC confunde mesmo felicidade com alegria. Pontos de vistas...

    Beijinhos e bom Carnaval!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como disse, ...muito controverso ! :)))
      Sinceramente, não tenho lido muito do MEC. ! ... mas escrito por ele ou por outro, o que está escrito é um facto, com que eu concordo ! Nós somos um povo triste (dos mais do mundo) e estamos semprte desconfiados sobre a "dita felicidade" dos outros ! ... (???) ... Não pode ser ! ... Se nós não somos, como pode ele ser ? ... rsrsrs

      Beijinhos, Graça (sem Carnaval) ! rsrs
      .

      Eliminar
    2. Lá isso é verdade... "desconfiados"? Eu diria "invejosos"...

      Beijinho

      Eliminar
    3. eheheh ... Eu não queria ir tão longe, mas de certo modo, concordo ! .))

      Beijinho, Graça ! :))
      .

      Eliminar
  7. Eu sou uma sorridente....mas tal como toda a gente tenho dias mais positivos do que outros, muitas vezes acho piada ao MEC mas neste texto não sei, não....será que há assim tanta inveja por aí?
    Lembro que o MEC tem passado momentos muito, muito tristes porque a mulher anda em tratamentos/ operações/ quimio e ele muito tem escrito sobre o assunto....
    Beijinhos Rui e haja alegria!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá está. Não vamos confundir alegria com Felicidade ! ... Será, será que há por aí muita inveja com a serenidade e tranquilidade dos outros, papoila ! ... e até revolta ! Se eu estou revoltado, porque é que os outros todos não estão ???... :(((( ... As pessoas não querem ver os outros bem dispostos ! Querem v~´e-los irritados como elas e isso não conduz ao tal estado tranquilo que conduz a um estado de espírito feliz !

      Beijinhos, papoila ! :))
      .

      Eliminar
  8. Pelos diferentes comentários, podem avaliar-se bem as diferenças de conceito dobre este tema ! :)) … Digamos que cada um tem a sua própria definição, o que é absolutamente normal e aceitável !

    Quanto a mim, trata-se de uma forma de “olhar e ver”, interpretar e interiorizar as “coisas” e as “emoções” à nossa volta, de uma forma neutra, sem sentimentos generalizados de tristeza, repulsa ou euforia , conduzindo a uma forma de promover o autocontrole e o bem estar interior. Um “estado de espírito” que consiga olhar o mundo com otimismo e compreensão. É qualquer coisa, muito mais interior, uma forma de interpretar as coisas com consciência tranquila e sentimento de paz interior.
    Não se baseia em nada de palpável, material, riqueza ou pobreza, ou até amores e desamores ou paixões, sorte ou ausência de azar, contentamento ou ausência de tristeza.
    Quem o conseguir, é feliz, quem não o conseguir, quem vir à sua volta apenas problemas, o mal, azares, quem vê tudo negativo e pratica a maledicência e o queixume, tendo sempre presente um espírito de revolta sobre tudo o que o rodeia, não o pode ser, evidentemente !
    Uns podem, outros não podem ! … mas não digam que a felicidade não existe !

    Também não concordo que seja pontual ! ou “feita” de pequenos episódios !… Não é o facto de acontecer um caso triste ou um outro alegre, que a vai fazer desaparecer ou reaparecer ! Aí sim, já é contentamento ou tristeza, pontuais ! Ela permanecerá, “se existir” essa “pedisposição” na pessoa , esse “estado de espírito” !

    Quanto ao texto do MEC, estou plenamente de acordo ! … É que há mesmo pessoas que “não aceitam” a felicidade dos outros, os olham de soslaio e não acreditam que ela possa existir, que é um embuste ! … e o facto, é que os ditos “infelizmente felizes" até são mal vistos ! … Não é de facto fácil ser-se feliz ou dizer-se que se é ! … :((

    Há pessoas que “preferem” viver num mundo a que chamam real, em que não se sentem bem, mas nada fazem para se sentirem felizes, optando por viver de mãos dadas com esse mundo ! … São opções que devemos respeitar ! :))
    … e notem que, também o que acabo de escrever é uma mera opinião ! :)))
    .

    ResponderEliminar
  9. Acho piada à forma humorística com que MEC escreve as suas crónicas.

    Concordo que há uma certa tendência para os portugueses (de certo há outros povos com as mesmas características) para o drama, para as lamúrias, para as críticas… para alguns nada está bem feito.

    O fado representa isso mesmo.

    Até na forma de cumprimentar. Como estás? Estou assim, assim. Estou mais ou menos. Cá vamos indo. Os canadianos/americanos respondem: Estou muito bem, obrigada. Não podia estar melhor (aqui há quem possa interpretar como arrogância ou simplesmente uma attitude de positivismo que é como eu interpreto).

    É muito chato estar com uma pessoa que passa o tempo todo a lamentar-se sempre que nos encontramos. Sempre, sempre! Nós próprios necessitamos de estar – de vez em quando – com alguém que nos anime.

    Tendo dito isto... Admiro aquelas pessoas que parecem estar sempre bem dispostas. Fazem bom ambiente. Animam-nos. Dão-nos coragem para enfrentar determinados obstáculos... dificuldades que temos que atravessar. Na verdade, não conheço muitas assim, que conseguem manter um ar feliz/contente/alegre o tempo todo! : )

    Voltando ao MEC, tenho lido alguns dos seus escritos onde ele fala da sua Maria João (não é o nome da sua mulher?) quando ela estava a atravessar uma fase muito difícil. Admirei-me de publicamente se referir aos sentimentos, de uma forma tão aberta, que por ela nutre para além dos relacionados com a doença. Não fosse os grandes problemas de saúde que a senhora está ou esteve a atravessar e talvez eu duvidasse (lembra-te que sou portuguesa!!!) de tanto amor. É que eu tenho a tendência de levantar dúvidas quando as pessoas falam constantemente do amor que nutrem por outras. Uma vez, duas vezes, acredito incondicionalmente. Quando chega à terceira vez, começo a duvidar!!!!!: ))))

    Ah! e respeito todas as formas de estar e de ser... só que quando estou triste, procuro uma amiga que esteja bem disposta, e quando estou bem disposta não me importo de estar com uma amiga que se lamenta a maior parte do tempo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois bem, eu também poderia ter escrito este texto, Catarina.

      ADOREI!! Ainda mais do que o texto do MEC.

      Eliminar
    2. Catarina
      Quantas vezes tenho dado esse exemplo da resposta dos p+ortugueses a questões dessas, comparativamente às dos americanos ou canadianos !
      Os portugueses ao responderem assim, dão a impressão que querem que se tenha pena deles, ou que se lhe desculpe "algumas coisinhas" ! ... Afinal, não andam bem e muito menos ótimos e portanto têm que ter alguma desculpa, coitaditos !

      rsrsrs... É curioso que, quando me perguntam o mesmo, eu respondo invariavelmente : "ÓTIMO" , "TUDO NA MELHOR" ,... e isso tem servido de tema para algumas conversas do género : "não percebemos é como o Rui está sempre ótimo e tudo bem " ? ... o que é que ele quer encobrir ? ... eheheh ... As pessoas nem acreditam que se possa andar bem e sem lamentos ! eheheh
      .

      Eliminar

  10. Não dispenso uma boa gargalhada... e não abdico de sorrir. Se não o conseguir fazer então é porque a coisa está mesmo complicada!

    Já por mais do que uma vez me perguntaram... «és feliz?»
    E a minha resposta foi invariavelmente «SIM»!
    Se tenho problemas, chatices e preocupações na minha vida!? Txiii... se tenho... mas enquanto acreditarmos que eles se vão resolver não temos porque viver infelizes. A felicidade e infelicidade não se conseguem definir de facto... mas já se pode dizer feliz quem não vive sempre infeliz! lol

    Tu és um exemplo de "positividade"... e tanto temos a aprender com o teu testemunho e forma de ver e viver a vida. Talvez seja essa positividade a chave para conseguirmos ser felizes! :D


    Um beijo em Ti, Feliz por existires nas nossas vidas.
    (^^)


    PS: ah... e estás todo giro na nova foto de perfil :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. rsrsrs... Tal como eu, Afrodite ! ... Claro que não podemos confundir "situação especiais" com a generalidade ! .... A árvore com a floresta ! ...
      Devo acrescentar que sou assim, ou me sinto assim, porque em tempos frequentei uns cursos de PNL - Programação Neuro Linguística e devo dizer-te que foi das melhores coisas que fiz na vida ! ... É certo que determinadas "experiências" por que já passei na vida, me mostraram "outras realidades" desta mesma vida e a relatividade das importâncias de determinadas coisas ! ... Certo é, que consegui ultrapassar uma série de "obstáculos" e passar-me a sentir outro, para muito melhor ! :))))

      Obrigado pelo piropo ! rsrsrs

      Beijinhos, Querida Amiga ! :))
      .

      Eliminar
  11. “Investigadores da Univiversity of Nebraska, Wake Forest University e Washington University in St. Louis, publicaram um estudo no Journal of Personality and Social Psychology, que aponta numa direcção pouco surpreendente e ainda assim a merecer a nossa reflexão:
    Estudantes universitários (população deste estudo) que estão mais inclinados a avaliar positivamente os seus pares (ou seja, como sendo de confiança, agradáveis e emocionalmente estáveis) reportaram maior satisfação com a vida, menos sinais depressivos e melhores notas e resultados nos testes académicos e consequentemente, mais felizes !
    (além disso estas pessoas têm tendência a serem vistas positivamente pelos seus pares e a serem vistas como agradáveis, conscienciosas e emocionalmente estáveis!)

    Estudantes que têm opiniões mais negativas sobre os outros, têm tendência a serem vistos como desagradáveis, anti sociais e narcisistas e a sentirem mais emoções "negativas" e infelicidade !

    Os autores do estudo concluem que podemos aprender muito sobre uma pessoa observando atentamente a forma como esta avalia os outros.
    Claro que isto se pode transportar para o domínio público e não apenas estudante !
    Uma pessoa que sistematicamente vê o "mal", o errado, o "dramático", não pode ser feliz !!!
    .

    ResponderEliminar
  12. Chego aqui ao Fórum atrasada e depois de ter lido a Crónica do MEC, li, na horizontal, as enormes considerações que cada um de vós teceu acerca da felicidade vs infelicidade.
    O MEC enfatiza um pouco qualquer que seja o tema que aborde, particularmente, este tema da felicidade esta, a meu ver, um pouco exagerado. Como é de esperar todos vão 'atrás' daquilo que ele escreve.
    Quem sofreu na pele as angústias de ver a mulher que ama sofrer de uma doença tão grave, obviamente que deve ter tido os seus momentos de tristeza e grande angustia. Aliás, ele já escreveu crónicas a falar desses maus momentos
    Podemos ter, uns mais e outros menos, um temperamento alegre e ver tudo pelo lado positivo, assim como há pessoas que só vêem o lado negativo em tudo e esquecem que a vida é feita de altos e baixos. Não acredito que isso faça parte das características de este ou daquele povo, tudo varia de pessoa para pessoa. Inclusivamente do ambiente em que cresceu, da influência da educação que teve e do meio em que se movimenta.
    Contrariedades, são uma coisa, Rui, desgostos e sofrimento são outra. A felicidade existe? Claro que sim, mas é feita de momentos de boa disposição, de viver em harmonia consigo e com os outros, mas também não é um estado permanente!
    Contrariamente ao que disse a Afrodite, se me perguntares se sou feliz eu dir-te-ei categoricamente que não! Isto não significa que seja infeliz! Parece contradição? Olha que não! A minha vida não reúne as condições afectivas e estáveis - onde eu acredito que assenta a base daquilo a que chamamos de felicidade - mas tenho o afecto e o apoio suficiente para não me sentir tão desamparada e só, que me faça sentir infeliz..

    Sabes que mais? As teorias são muito bonitas, mas a vida na prática, tem uma outra vertente. Há que saber ultrapassar as vicissitudes sem nos deixarmos abater e isso de andarmos sempre com lamechices e queixumes não faz parte da minha maneira de ser, mas acho que como ser humano que sou tenho as minhas fraquezas, os meus momentos de mau humor e os meus pontos fortes e fracos...com toda a gente!
    Isso dos estudos e das estatisticas nas Universidades, sobre o comportamento os alunos é muito bonito para mostrar serviço, mas o ser humano tem o seu lado insondável.

    Com isto tudo nem sei o que está escrito para trás, segue assim, pois foi o que me ditou o meu pensamento e a minha crença que os sentimentos é que ditam o bom e o mau daquilo que somos.
    Acabei a dissertação...:))

    Beijinhos e façam o favor de ser felizes. eheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já muito foi dito, Janita ! :))
      Vou pegar apenas num ponto : "a vida tem altos e baixos" !
      Já o tenho dito muitas vezes. Se assim não fosse , tal como no ECG, se não tivesse altos e baixos, se fosse uma linha recta, estaríamos mortos ! :))
      ... mas"não consigo "vender o meu peixe" ! rsrs
      Eu acho que a felicidade ou a infelicidade éantes do mais, um "estado de espírito", independente dos altos e baixos ! Ou se é, ou não se é !
      Claro que "uma pessoa feliz" pode ter os seus momentos menos bons, sem que isso interfira no conjunto e sem que deixe de se sentir feliz ! ... apenas um percalço, que esse tal "estado de espírito" bem implantado, se encarrega de dissipar ! Também é evidente que, se esses momentos maus se vão repetindo insistentemente, o estado de felicidade não resistirá !

      De qualquer modo, gostei muito da tua "dissertação", muito bem fundamentada ! :)))
      Certo é que, como já dito e redito, este é um dos tais temas que dá pano para mangas e não se chega a uma conclusão ! ... é quase como o da galinha e do ovo ! rsrsrs

      Beijinho, Querida Jani ! :))
      .

      Eliminar
    2. ...ou o do sexo dos anjos, Rui!!:))

      Beijinhos e continua assim...sempre nos vais transmitindo energias positivas!:)

      Eliminar
    3. eheheh ... Sim ! Também pode ser ! Será que é um, será o outro, ou serão ambos ? ... eheheh

      Beijinhos e vou continuar, claro ! rsrsrs
      .

      Eliminar
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. O comentário estava bom, Majo ! (?)
      ... mas já agora, sobre a Dinamarca, eu falo abaixo ! :))
      .

      Eliminar
  14. Cinco estrelas!!
    Típica análise sociológica do MEC.
    Genial!
    Aquele abraço e votos de boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também acho que é um "retrato fiel" dos portugueses, Pedro ! :))

      Abraço ! :))
      .

      Eliminar
  15. Ser Feliz – Acrescentaria que se baseia num bem-estar espiritual, positivismo, tranquilidade e paz interior… (o que eu tenho de bom, já é muito e basta-me) que se atingiria mais facilmente, pela ausência de expectativas ambiciosas (habitualmente baseadas em comparações, o nosso grande “mal” ).
    A procura da plenitude é um impeditivo da felicidade ! … há uma insatisfação constante.
    Quem já tudo tem, não é feliz !!!
    O povo latino, muito “emotivo” com muito mais dificuldade de a atingir.
    Pela sua natureza está constantemente a “exigir”, a esperar mais, a criar novas expectativas que o impedem de atingir a plenitude, enquanto que os povos nórdicos (por ex.), são bem diferentes. Sentem que o que têm é suficiente e não exigem muito mais. São mais felizes, por isso !
    Inversamente, o mesmo se poderia dizer do homem que vive isolado da civilização. Como não tem termos comparativos, vive feliz com o que tem ! … Muito mais, que aqueles que têm muito, que estão rodeados de tanto, mas que aspiram a sempre mais além desse muito, … e não são tão felizes por isso.
    Essa “ambição” impede a felicidade !

    Abreijos ! :))

    ResponderEliminar