08/04/2014

TECLADO QWERTY


Já pensaram "porque será que o vosso teclado não está ordenado por ordem alfabética" ? ...
Porque será ? ...

Porque os teclados dos computadores são baseados nos teclados das antigas máquinas de escrever, ou seja, no layout Qwerty. A ordem das letras é praticamente a mesma desde 1870.

Na realidade a máquina de escrever foi criada originalmente em 1784 com um teclado na ordem alfabética,


Na verdade, a disposição não é aleatória e a razão é simples e segue uma lógica:

a disposição das teclas obedece ao padrão da "máquina de escrever", concebida pelo americano Christopher Scholes, em 1868, e criador do teclado QWERTY .
Este nome foi adotado devido à disposição das primeiras seis teclas.

Scholes estudou as combinações de letras mais utilizadas na língua inglesa e considerou que a melhor opção era distanciar as teclas mais utilizadas, umas das outras, de forma a evitar que as hastes da máquina de escrever, ao subirem, com pouco tempo de intervalo umas das outras, ficassem presas (mesmo assim, aconteceu-me muitas vezes). Assim sendo, concluiu que seria muito mais prático e rápido se agrupasse as letras, tendo por base o critério de maior utilização na língua inglesa.

No entanto, essa disposição ainda criava alguns problemas à digitação. Tendo em conta que muitas das palavras inglesas têm muitos “th” e “st”, o que obrigava à sua frequente digitação, logo estas letras estando juntas faziam com que dificultasse a escrita. Por essa razão, houve necessidade de colocar estas teclas em locais mais distantes para evitar a colisão.

Este afastamento, para além de ter ajudado a tornar a digitação mais rápida, permitiu também que houvesse um maior incentivo para os textos passarem a ser escritos a duas mãos.

Desde então, este padrão espalhou-se por todo o mundo, sendo hoje adoptado pela grande maioria dos teclados de computadores.

Depois de muitos anos de estudo, um outro americano August Dvorak criou um novo teclado, que prometia uma escrita mais rápida e eficiente em língua inglesa. O criador garantia que era possível digitar 3.000 palavras na linha principal contra 50 do teclado QWERTY.
Para provar esta descoberta, chegou a realizar competições para descobrir qual dos teclados era mais adequado à língua inglesa, no entanto, como as pessoas já estavam habituadas ao padrão QWERTY, o modelo proposto por Dvorak acabou por nunca ter criado impacto.

Mas, ... agora não existem mais barras que se enrosquem. Cada dígito é meramente um impulso eléctrico.
Porém,... se alguém quisesse hoje em dia, inventar um novo teclado com as letras por ordem alfabética, tal como Dvorak tentou, levaríamos muito tempo para reaprender a digitar e possivelmente o recusaríamos. O custo desta mudança simplesmente seria muito alto, não necessariamente em termos monetários, mas em tempo, e as pessoas não estão dispostas a isto. Portanto nós estamos presos com o teclado da maneira que ele é. Conformem-se! :)))

Curiosidades sobre o teclado Qwerty :

Este teclado não é adoptado em todos os países. Em alguns locais é preferencialmente usado o teclado AZERTY (França e Bélgica), QWERTZ (Alemanha) ou QZERTY (Itália) assim como alguns símbolos  e caracteres de acentos também ocupam uma posição diferentes em teclados internacionais do QWERTY;

Já repararam que a palavra “typewriter” (máquina de escrever, em inglês - a mesma empresa que inventou o layout Qwerty), era que o nome da companhia pode ser escrita recorrendo apenas às teclas da primeira linha do teclado;

As letras mais usadas estão na linha do meio, o que confere uma maior rapidez na digitação;

As letras menos utilizadas estão na linha inferior, sendo o seu alcance mais difícil;

A mão direita abrange a maior parte do teclado, já que grande parte da população é destra.

.





23 comentários :

  1. Tudo tem uma explicação!
    Confirmei e é mesmo assim! :)
    Gostei da explicação!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Curioso é que, na maior parte das situações do nosso dia-a-dia, utilizamos “coisas” com pormenores muito curiosos e das quais não nos lembramos de procurar saber porque é que são assim ou assado ! :)
      Abraço ! :)
      .

      Eliminar
  2. cantinhodacasa8/4/14 21:11

    Gostei da explicação.
    Que saudades das velhinhas máquinas de escrever!
    Se pudesse, tinha uma aqui em casa, como relíquia (na empresa do meu pai havia tantas...devia ter trazido uma quando saí de lá...mas isto foi em 1990, já havia a máquina de escrever el´ctica, escrevi numa, mas adorava as antigas).
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheh… Eu tinha uma “surpresa” no bolso, ou melhor, num armário lá de casa ! :)))
      Na altura, como passar sem uma coisa dessas ?! eheh

      Beijinho ! :)
      .

      Eliminar
  3. Rui,
    Com certeza sabe. No entanto, gostaria de lembrar que, em tempos, também havia um teclado português: HCESARopz-
    Trabalhei numa empresa onde os teclados eram todos alterados para o português-
    Um abraço,
    António

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. rsrsrs… Claro que sabia, sim, mas intencionalmente não falei nesse para apresentar agora o post acima e estava na expectativa, a ver se alguém se lembrava ! :)
      Curioso que, conjuntamente com o HCESAR, ainda se viam muitas máquinas com AZERTY. :)) … O QWERTY, praticamente só aparece com os computadores ! :)

      Eliminar
  4. Anónimo8/4/14 22:04

    Boa explicação , vou voltar a ler.
    Tenho uma máquina muito antiga HCESAR, onde " batia " os testes....
    M.A.A.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também achei muito interessante quando comecei a ler sobre o assunto. Também não conhecia as verdadeiras motivações ! :))
      Eu tenho a que apresento no próximo post ! rsrs
      .

      Eliminar
  5. Em Portugal chegou a ser utilizado um ordenamento diferente que já não me recordo bem mas creio que a 1ª tecla à esquerda era um "H" ou seria a mesma da França e da Bélgica.
    Coisas curiosas da evolução da escrita.
    O Senhor Gutemberg (farto de escrever tudo à mão) foi o 1º culpado destas coisas.

    1 abraço pah!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheh… É verdade ! O que o Sr. Gutemberg foi originar, Kok ! rsrsrs
      Podiamos bem ter continuado a escrever à mão ! eheh
      Por falar nisso, hoje em dia, os miúdos escrevem (caligrafia) pèssimamente ! … Há dias chamei a atenção do meu neto para esse facto. Resposta : Para quê (escrever direitinho e bonito) se só vamos escrever num teclado ? … eemmhh ?! … Se calhar tem razão ! eheheh

      Abraço ! :)
      .

      Eliminar
  6. Em Portugal, os acentos e a cedilha estão em diferentes posições. Não escrevo tão rapidamente. É uma atrapalhação!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hoje mesmo estive num teclado francês ! Mas que enormes problemas, não propriamente com as letras (é uma questão de demorar um bocadinho mais), mas com tudo o resto !!! … eheheh
      .

      Eliminar
  7. Em Portugal o teclado das máquinas de escrever era o HCESAR ! Obrigado pela tua excelente explicação (embora já por mim conhecida).
    Um abraço Rui

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando comecei a ler sobre o assunto achei muito interessante e bom para divulgar, Ricardo ! … Estava era a “reservar” a parte do HCESAR (até porque o tenho em casa)! … rsrsrs

      Abraço ! :)
      .

      Eliminar
  8. Cheguei a fazer um curso de datilografia. Aprendia-se a escrever com quase todos os dedos das mãos. Com o tempo fui desaprendendo. Hoje em dia utilizo para aí metade deles... Ainda assim não sou dos que só se serve do indicador. :)

    Foi interessante ler sobre estas curiosidades dos teclados

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. rsrs… Era uma das coisas que me impressionava muito em jovem ! ver a rapidez com que “as” (principalmente) dactilógrafos escreviam tão rapidamente, com todos os dedos das duas mãos e até sem olhar !
      Hoje impressiono-me ver nas esplanadas grupos de miúdas a conversar e a mandar SMS’s sem olhar para o telemóvel ! eheheh

      Eliminar
  9. Eu tive dactilografia no liceu e comecei a treinar numa máquina de escrever do meu pai que tinha o teclado nacional, por isso decorei três teclados o actual dos computadores, o nacional e o da escola que seria um universal (seria o AZERTY?) Como tinha 13/14 anos consegui passar pelos três sem dificuldade e hoje consigo escrever bem depressa, utilizando todos os dedos e e sem olhar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O teclado português era como já disse anteriormente o HCESAR.
      Eu tive um curso de dactilografia na tropa, em Leiria, no RAL4, no lindo Castelo desta maravilhosa cidade. Portugal produzia a célebre máquina de escrever Messa, da qual eu tenho uma que ainda funciona.
      http://pt.wikipedia.org/wiki/HCESAR

      Eliminar
    2. redonda
      Bravo, redonda ! … Escrever depressa e com todos os dedos das duas mãos e sem olhar, já é impressionante. Agora, conseguir fazê-lo em 3 teclados, ainda mais ! rsrsrs

      Ricardo Santos
      Rsrsrs… No meu próximo post apresento-te a minha, em belíssimo estado e a funcionar muito bem ainda ! :))
      A tropa (antiga) tinha essa vantagem ! rsrs … Pelo menos aprendia-se alguma coisa de útil para a vida prática civil !
      Abraço ! :)
      .


      Eliminar
  10. Não conhecia a razão
    Mas cá está o teclado à minha frente.
    E, na primeira linha, o tradicional QWERTYUIOP
    Aquele abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confere certinho, Pedro, não é ? eheh
      Hoje ainda tentei voltar a escrever com o HCESAR, para ver se ainda era capaz e vi as diferenças ! Curiosamente também hoje estive em casa duns amigos franceses e escrevi no computador deles em AZERTY !
      Que diferenças ! rsrsrs

      Abraço ! :)
      .

      Eliminar
  11. ~ Reconheço os termos "HCESAR" e "AZERTY". Provávelmente das máquinas do meu irmão.
    ~ Sempre detestei tais aparelhos e só os usava para escrever documentos, em papel azul selado. Nem é bom falar deste papel, pois pode tornar-se moda, novamente.
    ~ Mas dou-me muito bem com o meu QWERTY, no qual nunca tinha reparado!
    ~ Gosto de conhecer origens e fontes. Obrigada pela partilha.

    ~ ~ ~ ~ Beijinhos. ~ ~ ~ ~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que te foi útil, não praticamente, mas pelo menos em teoria e conhecimento geral, Majo ! Tinha reservado o HCESAR para o novo post ! :))

      Beijinhos ! :)
      .

      Eliminar