12/04/2015

ANDANDO POR AÍ - 42

Reeditado

Trata-se de Vila Flor, na “rota das amendoeiras em flor”, a sua Igreja Matriz, as suas casas mais antigas, a sua Fonte Romana, já em tempos AQUI  em post (abram, p.f.) e a sua célebre e histórica Porta de D. Dinis.

A sua Igreja, de estilo renascentista, data dos princípios de 1700.
É um dos mais belos Monumentos de Trás-os-Montes, considerada uma das melhores construções do seu género, sumptuosa e de elegante frontaria, sendo classificada como a terceira do Distrito de Bragança.

Grato pela presença, comentários e tentativas de acerto a:

Manu,    Majo,    Fê blue bird,    Janita,   M.A.A.,     luisa,    Ricardo Santos,   papoila,    ematejoca,    Prof. Ms. João Paulo de Oliveira,   cantinhodacasa,,  Portugalredecouvertes,    Catarina,    Nina,   CÉU,   Pedro Coimbra.




INICIAL :


Por vezes não é a quantidade que ajuda !

Será que serão capazes de localizar este conjunto fotográfico, nos meus "Andando por aí" englobados no percurso das "Amendoeiras em Flor" ?

... Vejamos se é suficiente ! :)) ... ou se terei que ajudar com outras dicas.








47 comentários :

  1. Eu acho que já encontrei algumas dicas em relação à igreja e passo a transcrever:
    Estilo renascentista. Data dos princípios de 1700.
    É um dos mais belos Monumentos de Trás-os-Montes, considerada uma das melhores construções do seu género, sumptuosa e de elegante frontaria, sendo classificada como a terceira do Distrito de Bragança.
    Será, não será? No próximo comentário deixo o meu palpite sobre os locais que tu palmilhas, mas esta não foi fácil , não fosse a igreja penso que não chegava lá:

    Beijos Rui

    ResponderEliminar
  2. ~
    ~ ~ Olá, Rui.

    ~ ~ É Vila Flor e a sua Igreja Matriz.

    ~~~~~~BJ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar
  3. Manu

    :) ... Muito bem, Manu !!! ... Essa mesmo ! ... Estás a ver como isto é interessante ?... Parece-me que já lhe apanhaste o jeito ! :))
    ... mas não posso publicar ainda. Se pusesse "essa frase" no Google, aparecia logo, em 1º lugar a solução ! Chamo a isso pesquisa de texto.

    Beijo ! :)

    ResponderEliminar
  4. Majo

    Outro acerto ! :)) ... Curto e certo, Majo ! Boa !!!

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. ~
    ~ ~ Excelente fim de semana. ~ ~

    ~ ~ ~ ~ ~ Abraço amigo. ~ ~ ~ ~ ~
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado e igualmente para ti, Majo !

      Abraço ! :)

      Eliminar
  6. Majo

    Obrigado pelo vídeo ! Pena ser um bocadinho extenso !

    Beijinhos e bfds

    ResponderEliminar
  7. Meu amigo, já estou de volta a estas lide :)
    Com estas dicas não vou lá :)
    Será que é ao sul ?

    beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fê ! :)) ... Que tenhas um bom regresso após a Páscoa, embora ela esteja sempre presente ! ;)

      Olha que já há 2 acertos e ainda não ajudei ninguém ! :))
      ... mas não é a sul, não e só se conseguem ver quantidades de amendoeiras em flor, ou no Algarve ou em Trás-os-Montes. Logo, é a norte !

      Bfds e também para ti, beijinhos ! :))

      Eliminar
  8. Olá, amigo Rui! :))

    Na rota das amendoeiras em flor podem ser muitas localidades, mas eu vou optar.....
    A resposta segue dentro de momentos! :)

    Beijinhos e bom fim de semana! :)

    Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Janita ! :))

      Trás-os-Montes é extenso, a "rota das amendoeiras em flor" é mais restrita, mas evidentemente ainda são muitas localidades, mas todas aquelas fotos só pertencem a uma delas e tu já a descobriste !
      Claro que sim. É essa !

      Ok. aguardo as outras "dúvidas", mas olha que não existem ! rsrs
      Está tudo muito claro !

      Beijos e um raminho de flores de amendoeira ! :))
      .

      Eliminar
  9. ...Será Vila Flor???

    Beijos!

    PS. Amanhã vou enviar-te um mail para acertar alguns pormenores relativos ao 'Encontro'.

    *-*

    Janita

    ResponderEliminar
  10. O meu amigo andou por Vila Flor...igreja matriz , arco do castelo, fonte romana , casa lá para o castelo e deve ter almoçada no Campos ou um pouco mais abaixo na quinta da Terrincha ....Muitas férias passei em Vila Flor e numa aldeia ali perto....
    M.A.A.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheh... Um conhecimento perfeito desta localidade, M.A. ! ... Por acaso, já é a 3ª vez que passo por lá, mas não almocei por ali. Ficou para Moncorvo.
      Este ano, quando passei por lá, as amendoeiras ainda estavam um pouco atrasadas .

      Beijinho e bfds :)

      Eliminar
  11. Acho que desta vez descobri... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Perfeito, Luisa ! :)) ... É isso !

      Bjs e bfds

      Eliminar
  12. São fotos de Vila Flor e as primeiras são da Igreja Matriz !

    ResponderEliminar
  13. Pois parece que o Rui andou por terras de Vila Flor e descobri pela igreja matriz.

    Um óptimo fim de semana
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Ricardo Santos

    Certíssimo, Ricardo ! ... Boa ! rsrs

    Abraço
    .

    ResponderEliminar
  15. Manu

    :) ... Já tinha considerado certíssimo ! ... Não sei se me fiz compreender mal, Manu. (?)
    O que eu queria dizer era, que embora não tivesses referido o nome da localidade, não poderia publicar o comentário porque com aquela frase com que identificavas o local, se colocada no Google, teríamos logo a resposta.
    ... mas claro que tinha aceite como certíssimo ! :)))

    Beijo e também para ti, um óptimo fds.
    :)

    ResponderEliminar
  16. M.A.A.

    eheh... Um conhecimento perfeito desta localidade, M.A. ! ... Por acaso, já é a 3ª vez que passo por lá, mas não almocei por ali. Ficou para Moncorvo.
    Este ano, quando passei por lá, as amendoeiras ainda estavam um pouco atrasadas .

    Beijinho e bfds :)
    .

    ResponderEliminar
  17. Não conheço...ainda pensei Moncorvo mas já disseste que não, Vila Flor...
    Estou a consultar a bola de cristal :)))
    xx

    ResponderEliminar
  18. Eu conheço a lenda das Amendoeiras em Flor, lenda passada em terras algarvias.

    Fico confusa por tu mencionares Moncorvo, que fica em Trás-os-Montes.

    Neste desafio, a lógica e a psicologia não ajudam nada como no desafio das janelas. Aqui temos que investigar e, a investigação na net, não é o meu forte.

    Um abraço musical, Rui, para que não te esqueças que a Casa da Música abre as suas portas este fim de semana para festejar o 10º aniversário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há uma lenda da Princesa no Algarve e há uma lenda do Diabo em Trás os Montes.
      Estas duas regiões são as únicas que se nos apresentam floridas (em quantidade) e está para saber qual delas a melhor ! :)

      É, Teresa. Neste tipo de "desafios" as soluções (se não se conhece visualmente) estão na pesquisa pelo Google, ou através das fotos, ou por palavras, ou por texto parcial. Não tem nada a ver com o outro tipo de pesquisa em que impera a lógica das eliminações sucessivas (tipo Master Mind).

      Obrigado pela dica. Por acaso soube disso ontem pela TV. Sou capaz de voltar lá hoje (eu já conheço), mas para mostrar a uns amigos !

      Beijo, Té !

      Eliminar
  19. Papoila

    :))) ... A Bola de Cristal não falha ! rsrs ... xpto ... (?)... Claro ! :)))
    Não é Moncorvo.
    O comentário até ficou retido e tudo ! eheh

    ResponderEliminar
  20. Caro Amigo Rui Espírito Santo!
    Se minha combalida memória não falha acho que a 5ª e 6ª fotografias já foram objetos de estudo em aulas de anos letivos anteriores. Se não me engano o desafio da 6ª fotografia era descobrir onde ficava a fonte, que ficava numa cidade banhada pelo rio Douro, que agora não lembro o nome.
    Agora irei na abertura de uma Exposição para comemorar a restauração da magnífica edificação onde funcional o Correio Central na capial paulista.
    Quando retornar debruçar-me-ei na pesquisa.
    Caloroso abraço! Saudações inquiridoras!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus e sem ranços!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheh… Combalida memória ? … rsrsrs… Isso é uma memória de fazer inveja ! eheh
      Sim. É verdade. Foi motivo de um post há mais de 2 anos ! ))
      Não é banhada pelo rio Douro, mas não fica longe ! 

      Grande abraço !

      Eliminar
  21. Amigo Rui:
    Acho que descobri: )
    Igreja Matriz de Vila Flor

    "Espaçoso templo construído no século XVII. Tem uma só nave coberta por um tecto aplainado. Contém valiosos retábulos de talha dourada, podendo ser observados na sacristia uma custódia de prata do século XVIII, um crucifixo de marfim e uma coroa de ouro de Nossa Senhora da Lapa."

    beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :))) Boa, Fê ! Estás a ver que não é assim tão complicado ?!... e se lhe ganhas o gosto, não vais querer parar ! :))
      A mim, a pesquisa apaixona-me ! :)))

      Beijinhos e Bom Domingo ! ... e vê se sempre consegues estar presente no "Encontro" ! :))
      .

      Eliminar
  22. cantinhodacasa11/4/15 19:18

    Acho que passei lá sem parar.
    Conheço melhor Mogadouro.
    Belas terras.
    Bom fim de semana.

    http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=459913

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa, Lola ! :)))) .... è isso mesmo ! É uma terrinha pequena, mas nessa época das amendoeiras é mais "concorrida" !

      Beijinho e bom Domingo !

      Eliminar
  23. boa tarde Rui, eis que a minha visita ao teu post me fez procurar uma visão que tive num blogue que habitualmente acompanho e voltei a procurar a imagem, então convido-vos a abrir o link que segue e vejam se não é quase a mesma fonte que lá está:

    http://photosenpartage.eklablog.com/une-decouverte-en-passant-a115259904

    até mais tarde
    Angela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. !!! … Curioso, Angela ! ) … Muito semelhante mesmo !
      Já em tempos, como referi acima, tinha feito um post sobre esta localidade e fonte.

      Beijo ! … e até,… Bom Domingo !

      Eliminar
  24. Não sei onde é, para variar.
    Mas que são imagens bonitas, são.
    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. )) … São, de facto e ao vivo, ainda mais ! … nesse “Portugal profundo” ansioso das nossas visitas ! Quando ando por “estas bandas” parece-me sentir quanto “estas pedras” bem portugueses, me agradecem a visita ! … Verdade ! … sinto isso mesmo !
      Elas estão lá, mas parecem “sorrir” (com gratidão) à vista de um forasteiro visitante !

      Bjs, Catarina !

      Eliminar
  25. Sabes que não preciso de responder a este enigma, não sabes, amigão?
    Nessa terra passei bons momentos à beira de um lago encantado. Tempos que já lá vão. :)
    Vai ao mail...vai.
    beijinho a todos e mil perdões por andar ausente destas lidas e me manter entre os amigos e familiares, no facebook. Tinha que ser...por uns tempos. Mas, voltarei, estou certa.
    Nina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E já lá está outro...com o abraço gigante que daremos ao vivo! :))

      Eliminar
    2. Eu sei, Nina. É para os “teus lados” (mais antigos) e sei como gostas dessa zona ! )
      … mas não estás “perdoada” , não! rsrs… Só quando regressares mesmo ! eheheh

      Beijo, minha (nossa) tão querida amiga ausente.

      (Sabes que eu e uma maior parte dos que por aqui andam, não vamos ao FB, ou então muito de longe a longe)
      .

      Eliminar
  26. Fê Blue Bird

    :))) Boa, Fê ! Estás a ver que não é assim tão complicado ?!... e se lhe ganhas o gosto, não vais querer parar ! :))
    A mim, a pesquisa apaixona-me ! :)))

    Beijinhos e Bom Domingo ! ... e vê se sempre consegues estar presente no "Encontro" ! :))
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou tentar, ainda não perdi a esperança de vos abraçar !
      beijinho e bom domingo

      Eliminar
    2. :)))))))))) ... O quereres já é um grande passo ! ... Vê se consegues "arrastar" o maridão ! :)) ... Poderão fazer isso como "passeio de domingo" com horário de almoço mais prolongado ! :))

      Beijo, Fê.

      Eliminar
  27. Cantyinhodacasa

    Boa, Lola ! :)))) .... è isso mesmo ! É uma terrinha pequena, mas nessa época das amendoeiras é mais "concorrida" !

    Beijinho e bom Domingo !

    ResponderEliminar
  28. Todos

    Cerca do meio dia, vou libertar os comentários retidos e proceder à reedição.

    Abraço !

    ResponderEliminar
  29. Olá, querido e amável, Rui!

    Ora, cheguei tarde, mas cheguei, com a graça de Deus.
    "No andando por aí", o pessoal põe em ação a massa cinzenta, os neurónios, o k só faz bem. Eu não conheço nenhum destes monumentos, mas, aqui, lá vou ficando com uma ou outra informação.

    Consegue animar a malta, entusiasma-la e isso dá vigor, suscita interesse e o Rui comanda tão bem e graciosamente "as operações".

    Agradeço a visita e comentário deixado no meu blogue, que me fez rir a "bandeiras despregadas". É tão castiço e franco!
    Fogos daqueles todos os dias, não? A vida é tão curta, pois. Acho montes de piada à sua maneira de dizer as coisas. É minhoto, está tudo dito.

    Boa semana e muitos desafios.

    Por ser como é, deixo-lhe um beijinho, com muita estima e apreço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Céu ! ) …
      Tu (desculpa o tu, mas não me ajeito de outro modo) assim deixas-me sem jeito ! eheh …
      Olha que eu sou capaz de me convencer que o que dizes é tudo verdade ! )))
      Claro que adoro os meus “jogos” e faço-os porque sei que há quem os adore e os aguarde com ansiedade, claro que sou transparente, positivista, tranquilo, afectivo (até demasiado), amigo dos meus amigos por quem faço tudo e com a preocupação de que essas amizades se tornem mútuas entre quem me visita e por aqui anda há tempos ! … e todos sabem dessa minha ambição. )
      Acho que um blog não deverá ser apenas uma simples “comunicação unidirecional” (como há tantos), mas antes um “motivo” de partilha e compartilha de afetos e amizades e se possível sempre num tom animado e saudável !

      A vida é curta e as amizades são a coisa mais fantástica do mundo !!!
      Também o meu apreço por ti, Céu (por tu p.f.) e também uma enorme estima que sinto a consolidar !

      Beijinho, minha amiga (a mais recente) ! )))
      .

      Eliminar
  30. Para este já cheguei tarde :(
    Aquele abraço, votos de boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)) ... Sempre a tempo, Pedro ! Os amigos não têm hora nem dia ! ... A porta está sempre aberta e qualquer hora é boa ! :)))

      Abraço ! .. Boa semana ! :)

      Eliminar