29/06/2015

"PRIMUS INTER PARES"

Reedição

Trata-se do   

Mosteiro/Convento de São João de Tarouca.

«Fundado em 1139, este mosteiro foi o primeiro da Ordem de Cister (Primus inter Pares) em toda a Península Ibérica.» (disse a Afrodite, que enviou também estes links) :

GOOGLE MAPS   e  ESTE  (Leiam sobre a ordem de Cister)

A Angela enviou este  vídeo, muito interessante sobre a igreja e  ESTE LINK




A cantinhodacasa,  ESTE  (boas fotos)

A Janita,  ESTE 

O Prof João Paulo, ESTE



Os meus agradecimentos a todos, pela colaboração e os meus parabéns aos que acertaram e também à persistência dos que não acertaram, o que para mim, representa também uma vitória !


Graça Sampaio,      AFRODITE,      Flor de Jasmim,     Janita,     Prof. Ms. João Paulo de Oliveira,      Manu,      lis,      Ricardo Santos,      papoila,      Ju,   Portugalredecouvertes ,    luisa,   cantinhodacasa,     Catarina,    redonda,   CÉU,  Teté,    Henrique ANTUNES FERREIRA   


Tinha sido dito que estas duas dicas seriam suficiente : 
"Primus inter pares" e "idade de Portugal"

… mas para além delas foram surgindo outras :



“Ai valha-me São João”
“Dia de São João ninguém me telefonou”
“Eu gosto de um bom espumante e nós temo-lo por cá, aqui bem perto” (Murganheira)
"De tanto pesquisar até estou tarouca."


INICIAL :

Estas pedras (nesta posição), têm a idade de Portugal !!!

Será que serão capazes de saber do que se trata só com as fotos ?

(Comentários moderados)

Se eu vir que está a ser difícil irei dando dicas.
Duas já estão dadas !






.

75 comentários :

  1. Nunca tinha visto antes fotos deste local.
    Nao sei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É natural, Catarina ! Como se vê pelas fotos o local não é muito (público".
      Nota-se um certo isolamento. Só indo lá propositadamente ! :))
      .

      Eliminar
  2. Para já, não tenho ideia, vou tentar com o Google...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. rsrs .. O Google é de facto o nosso "grande amigo", para estas coisas, Gábi !

      Eliminar
  3. São as ruínas do Mosteiro......

    Ai valha-me São João que já ia desbocar-me..... eheheheheh Este sei!!!! Ihihihihihihih.....

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheheh ... Estás a ver como também acertas !? ... e estiveste quase a
      falar demais, mas paraste a tempo ! ... valeu-te o S. João ! Será por estarmos a festejá-lo ? ... ehehe

      beijinhos ! :)

      Eliminar
    2. Mas estou certa, certinha, não estou?

      Eliminar
    3. Claro que vou admitir que sim, Graça ! :))
      Pela resposta quase bastava dizeres que conheces, mas há mais alguma coisa que me faz crer que sim, mesmo ! :)))
      :)

      Eliminar
  4. Depois de ter estado a ver dezenas, centenas ou mesmo milhares de fotografias com igrejas, continuo sem fazer ideia... vou tentar voltar amanhã e espero que então haja mais pistas...
    um beijinho, um bom Sábado e boa noite
    Gábi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (?) ... Não me digas que já passeaste tanto !? ... eheh ... olha que esta é das mais antigas que se podem encontrar ! ... e o S. João tem a ver com ela ! :))

      Beijinhos Gábi !

      Eliminar

  5. E essas duas dicas são mais que suficientes.

    Trata-se do Mosteiro/Convento de São João de Tarouca. «Fundado em 1139, este mosteiro foi o primeiro da Ordem de Cister em toda a Península Ibérica. »

    GOOGLE MAPS
    WIKIPÉDIA

    Já não me lembrava da sua existência... mas recorda-me que fiz no meu 12º ano um trabalho sobre a ordem de Cister... e tenho a certeza que na altura devia ter lido sobre o assunto.

    Muitos beijinhos... e votos de bom fim de semana para todos
    (^^)

    ResponderEliminar
  6. Afrodite

    Recebido o comentário :)

    Amanhã comento todos .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Afrodite ! :)) ... Fico satisfeito e mais tranquilo, por saber que essas duas dicas foram suficientes ! rsrs
      Portanto, para todos :
      "Primus inter pares"
      "idade de Portugal"

      A igreja ainda está impecável !

      Queres dizer que no teu 12º anos os meteste todos na ordem !? eheh

      Beijo !

      Eliminar
  7. Oi Rui
    Já passei ao largo da postagem anterior mesmo depois de ter pesquisado, e hoje vendo o resultado, percebi que estava longe de acertar,
    Hoje também estou indecisa se vou conseguir_ andei já dando umas pesquisadas mas nao achei fácil nao... rs
    Quem sabe depois de mais dicas _ Vou ficar aguardando, ok?
    abraços Rui

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aquelas duas dicas, aliadas a mais algumas "palavrinhas" podem ser suficientes para saber do que se trata.
      "Isto" tem umas "questões" muito especiais, pela antiguidade (Séc. XII) e por ter sido o primeiro entre iguais !
      O interior é "riquíssimo", tem um orgão (avariado) que custa 250 mil € para arranjar e não se podem tirar fotos no interior, com pinturas fantásticas e uns "cadeirais" magníficos !

      Abraço, Lis !

      Eliminar
  8. Ai amigo de tanto pesquisar até estou tarouca.

    Beijinhos cansados

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahah ... Curioso o termo que usaste ! Conhecia taralhoca ! ... rsrs... Será que bebeste espumante agora no S. João ? ...

      Beijinhos e bom fim de semana para descansares ! :))

      Eliminar
  9. Olá amigo queres o link da enciclopédia ou isto chega?

    Convento de São João de Tarouca

    ResponderEliminar
  10. Pois!!! Não, não foi espumante, foi tinto :)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto de um bom espumante e nós temo-lo por cá, aqui bem perto, mas claro que se for da região de Champagne, ainda melhor ! :))
      .

      Eliminar
  11. Bom dia, Rui! :)

    São as ruínas do Mosteiro de São João em Tarouca!!

    Ora bem...as pistas são melhores do que a tua dica.::: "Primus Inter Pares"!
    Ehehehe

    Aqui fica um link, já que da última vez acabei por me esquecer!

    http://www.noticiasdevilareal.com/noticias/index.php?action=getDetalhe&id=15627

    Beijinhos e bom fim de semana!

    PS. Não te esqueças que o nosso Amigo Pedro Coimbra, hoje é 'pequenino'! :))

    ResponderEliminar
  12. Janita

    Boa ! rsrs .... Certo ! ... Mas olha que as pistas são várias e aquela do título já serviu para alguém lá chegar por ela !
    Ora vê lá, se quiseres, o que quererá isso dizer ! .rsrs ... É outro desafio extra ! rsrs
    "Primeiro entre iguais" tem um fundamento histórico de muita valia e que torna este espaço muito, muito especial ! ... e a "idade de Portugal" complementa a "dica" !

    Beijinhos e bom fim de semana ! :))

    (Não me tinha esquecido (já no FB), mas obrigado na mesma)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, Rui, não preciso ver porque já conheço essa expressão: PIP..

      Mas para este caso acho que é demasiado vasta para servir sem outro 'acompanhamento'!
      Há até um romance de Jeffrey Archer com esse título. Eu disse que descobri mais facilmente através de outras palavras e de facto foi mesmo. Até porque já tinha tentado e não me surgiu nada conclusivo.
      Como tu no outro desafio quiseste o preto no branco, joguei pelo seguro!! :))

      Ah, pois, mas eu não tenho Facebook!!!!!!!!!!!!!!!

      Estou muito caseirinha, Rui, hoje fiquei-me pla jardinagem e pelo descanso!!

      Beijinhos! :))

      Eliminar
    2. Janita. Longe de mim, pensar que não sabias o que era "PIP" ! ... Se eu "reforcei" a expressão foi porque o post se torna interessante precisamente por esse facto. Coisas destas há muitas, mas esta a mais importante por ter sido a primeira na peninsula ibérica !
      Pretendi foi meter-te na ordem ! eheheh
      Agora vê lá bem como vais interpretar este "insulto", ou "admoestação" ! eheheh
      A minha intenção era levar-vos para alem da localização e do nome !

      Aquele grande abraçaço da ordem, minha Amiga ! rsrs
      .

      Eliminar
    3. Oh, Amigo Rui, pretender «meter-me na ordem» é de facto uma pretensão, mas nada de insultuoso, ora essa! Eheheh

      Como dizem os brasileiros, eu sou carne do pescoço!! Mas gosto muito de ti e concedo-te esse privilégio!!!

      Fizeste bem em nos querer levar para o lugar cimeiro, onde se é o melhor entre os melhores...:)

      Beijinhos! :)

      Janita

      Eliminar
    4. Para já peço-te desculpa pela expressão usada ! rsrs ... mas depois vais entender melhor o sentido da minha frase que não é nada do que parece ser e então retirarei o pedido de desculpa ! eheheh

      Um Abraço grande e dorme bem. Até amanhã ! :))

      Eliminar
    5. Antes de ir dormir, para a cama, porque já estou aqui a cabecear!
      Só te queria dizer que estava a brincar e sei que te referias à Ordem de Cister à qual pertencia o Mosteiro, verdade?

      Se houver mais aprenderei com prazer no final, quando fizeres a reedição.
      Agora é que vou mesmo!

      Ciao, dorme bem. Amanhã há mais.:))

      Eliminar
  13. Caro Padrinho Mor Rui Espírito Santo.
    Depois da dica da Graça Sampaio e depois de algumas pesquisas descobri onde fica esta edificação sacra do século XII:
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Convento_de_São_João_de_Tarouca
    Caloroso abraço. Saudações laicas.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços, com muita imaginação e com muito gozo.

    ResponderEliminar
  14. Caro Padrinho Mor Rui Espírito Santo.
    Enviei-te o endereço eletrônico onde encontrei a resposta para a aula/desafio em curso.
    Este ano fiquei muito desalentado, porque no Dia de São João ninguém me telefonou ou mandou mensagem de felicitações.
    Caloroso abraço. Saudações mouriscas.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação e com muito gozo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora cá está o que eu tenho dito. É muito importante ir lendo sempre os comentários de todos ! Por vezes há pequenas (importantes) dicas !
      Claro que a resposta está certa ! :)

      Quanto a esse desabafo / desalento, estou contigo ! :( ... Logo no dia de S. João não haver quem se lembrasse de te contactar a dar os parabéns, calculo quanto tenha custado ! :(

      Grande abraço !
      :)))

      Eliminar
  15. Olá Rui
    Vou arriscar, mas não vou dizer muito , pode dar-se o caso de sair asneira rsrsrsr
    Será que se trata do Mosteiro de S. João Baptista de Tarouca?
    Continuação de bom fim de semana.

    Beijos Rui

    ResponderEliminar
  16. Oi Rui
    Ótimas dicas que me levou lá_ " localiza-se na encosta da serra de Leomil, próximo ao vale do rio Varosa, na freguesia de São João de Tarouca, concelho de Tarouca, no distrito de Viseu ", de acordo com a Wikipédia.
    A história é bonita Rui
    Li um pouco a respeito fiquei sabendo que no Mosteiro está guardado a tumba gótica de D Pedro Afonso _conde de Barcelos .
    È aí, tudo certinho ? rs
    espero que sim,
    deixo abraço e deejo um ótimo fim de semana

    ResponderEliminar
  17. Olá, querido Rui!

    Como estão? Por aqui, tudo satisfatório.

    Bem, pra não variar não faço a mínima ideia, mas foi dada uma pista importante: Portugal tornou-se independente e assumiu-se como país, assim poderemos dizer em 11143 no tratado de Zamora e com a aprovação do Papa Alexandre III através da Bula Manifestis Probatum.

    Bem, se calhar foi perguntar ao Google, como fazem as outras amigas.

    Bom fim de semana.

    Beijinhos para ti e para a Lena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Céu !
      Tudo bem . Essa parte está certa, mas não é bem isso o pretendido !
      O que se vê nas fotos é realmente dessa altura e foi a primeira construção de entre aquelas que lhe são iguais (daí o título) !
      ... mas bastará dizer onde é, ou o que é isto !
      Parece tratar-se de umas ruínas de um mosteiro ou convento com uma igreja que ainda está em muito bom estado e a "funcionar" .

      Beijinhos nossos e bom fim de semana ! :))
      .

      Eliminar
    2. Pois, mais uma vez ao lado.
      Já li os comentários anteriores e parece k que se trata de um mosteiro, Tem ar disso. Tem Santa Maria no nome?

      Pretendo retificar no meu anterior comentário o seguinte: 1143 e não como escrevi, por lapso e "se calhar, VOU perguntar...".
      Bem, vou aguardar a libertação dos comentários.

      Beijinhos e boa semana.

      Eliminar
    3. Desculpa não ter libertado antes este comentário, mas não o pude fazer antes, ou porque não tinha net no tlm. ou porque não tive disponibilidade.
      Só cheguei agora a casa ! .((

      Vou libertar agora os comentários !

      Beijinhos e boa semana Céu ! :))

      Eliminar
  18. Mosteiro de Santa Clara?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :(( ... Não é, Ju.
      Olha que já há muitas dicas que certamente te levarão lá direitinha !

      Beijinhos !
      :))

      Eliminar
  19. Manu

    :)) ... Podes arriscar à vontade que estás certíssima ! :)) ... Não estás dizer asneiras nenhumas ! É isso mesmo ! :))
    Parabéns, Manu ! :))
    .

    ResponderEliminar
  20. LIS

    Tudo certinho ! ... É isso mesmo ! Mais um acerto para juntar a tantos outros teus ! :))
    ... e as dicas ajudaram ! :)) ... Claro que sim !
    A maior curiosidade reside no "Primus inter pares", porque foi realmente o primeiro (no tempo) de entre os seus iguais em toda a península Ibérica !

    Também para ti, um óptimo fim de semana e um beijo ! :))
    .

    ResponderEliminar
  21. Convento de São João de Tarouca e as suas ruínas...
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Convento_de_S%C3%A3o_Jo%C3%A3o_de_Tarouca

    Um abraço Rui

    ResponderEliminar
  22. Ricardo Santos

    Isso mesmo, Ricardo ! ... e bem documentado ! :))

    Abraço !

    ResponderEliminar
  23. Vi umas fotos muito parecidas com esta...será o Convento S.João de Tarouca...
    Era muito engraçado se acertasse :)))
    bjs

    ResponderEliminar
  24. papoila

    Então é mesmo muito engraçado, porque acertaste ! É isso mesmo !!! :))

    Bjs :))
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheheh ... Eu sei o que isso é, quando nos vencemos após tantas dúvidas ! É um alívio e uma satisfação ! :))

      Bjs
      .

      Eliminar
  25. Janita

    Claro que sim, minha Amiga ! :)) ... Eu não teria a ousadia de te "meter noutro tipo de ordem" ! eheheh
    ... Era isso ! :))

    Bjs

    ResponderEliminar
  26. Ruínas do Mosteiro de São João de Tarouca!

    ResponderEliminar
  27. Rui
    sobre as ruinas encontrei:

    http://www.publico.pt/local/noticia/ruinas-do-mosteiro-de-s-joao-de-tarouca-devem-ficar-visitaveis-em-outubro-1590780

    habitualmente esses monumentos são feitos para a eternidade, mas às vezes não aguentam!

    A igreja mostra que tem sido acarinhada:
    https://www.youtube.com/watch?v=Q5G013jvFPY

    O prof. João Paulo que não fique triste, tantos festejos que houve nesse dia de São João :)
    com tantas irmãzinhas do Rego lá no tal vagão, quem se lembraria que ele estaria carente de atenções ?!!!

    abraços
    Angela

    ResponderEliminar
  28. JU

    Ah ! ... Agora sim ! ... Certíssimo ! :))

    Beijo e passa um Bom domingo ! :))

    ResponderEliminar
  29. Portugalredecouvertes

    Perfeito, Angela ! :) ... Bem encontrado e uma belo vídeo !

    Uma eternidade que não dura uma eternidade ! :))

    Eu também acho que o Prof. anda tão entretido com os Regos (das Irmãzinhas) , que só agora se lembrou do S. João e do seu nome João ! eheh
    Bem visto, Angela ! :)))

    Beijo e bom resto de domingo ! :))

    ResponderEliminar
  30. Todos

    Logo à noite liberto os comentários !

    Abraço a todos ! :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já são 22 horas, Rui! O que é noite para ti?

      Grande jantarada...:))

      Janita

      Eliminar
    2. eheheh ... Só agora cheguei a casa, depois de ter passado a tarde com os filhos ! :))
      Não deixas passar nada, piquena ! ... Isto é para me meteres na ordem ? ... rsrsrs

      Falta muito pouco. Até já ! :))

      Eliminar
  31. Depois da leitura dos comentários e com todas as dicas, cheguei ao convento de S. João de Tarouca... :)

    Esta semana andei meio afastada destas lides, senão acertava no anterior desfio...:)

    ResponderEliminar
  32. Rui,

    Ruínas do Mosteiro de Santa Maria das Júnias?

    Até logo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :(( ... Não é, Céu ! :(( ... Sorry.

      Bjs ... Até já.

      Eliminar
  33. cantinhodacasa28/6/15 22:29

    Olha, quase no final deste teu enigma, e escrevendo pedras, mosteiro, cheguei lá com alguma facilidade e envio este link:


    http://www.flickriver.com/places/Portugal/Viseu/S%C3%A3o+Jo%C3%A3o+de+Tarouca/search/

    ResponderEliminar
  34. Luisa

    Ainda antes de libertar os comentários !!! ... Certíssimo !!! :)))

    Abraço ! :))

    ResponderEliminar
  35. Cantinhodacasa

    Perfeito !!! ... Um bom link, com óptimas fotos ! Certíssimo !| :)))

    Beijinho e até já !
    .

    ResponderEliminar
  36. Todos

    Os comentários vão ser libertados e amanhã de manha será feita a reedição

    Ao fim da tarde, um novo post, mas desta vez mais difícil ! Durmam bem, para estarem em forma ! :)))

    Abraço

    ResponderEliminar
  37. Obrigado Rui, dorme bem também.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  38. Todos
    Já todos os comentários libertados e a partir de agora, livres !

    Abraço a todos !

    ResponderEliminar
  39. Cara confrade Angela.
    Aquelas devassas irmãzinhas do Convento das Redentoras Humilhadas deixam-me baralhado, como dizem no reino distante além-mar.
    Folguedos à parte, fico honrado em saber que embarca no vagão do Expresso do Oriente, sob meu comando e, mais ainda, quando deixa comentários no livro de bordo.
    Caloroso abraço. Saudações antirreligiosas.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços, com muita imaginação e com muito gozo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheheh .. Elas, deixam-nos a todos baralhados ! :))
      As irmãzinhas do Convento das Redentoras Humilhadas e as asseclas da Ordem das Filhas de Maria sem Calcinhas, Têm de facto muitos momentos de entrega ao Céu ! ... Não é se Deus aprova ou não ?!... mas que elas vão até ao Céu é inegável ! :)))
      Deixemo-las na paz do Senhor !
      :)

      Eliminar
  40. Também deixei como dica "estou tarouca" e só agora percebi porque me tinhas falado no "espumante"
    Não foi com as tuas dicas, ou as dos comentários que me levaram ao mosteiro, mas sim, "convento em ruínas" e depois "mosteiro"

    Beijinho e uma boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já acrescentei lá em cima o "tarouca" ! rsrs ...
      As Caves da Murganheira /espumante), ficam lá mesmo ao lado !

      Acho que palpitaste bem ! :))

      Beijinhos :)) ... Boa semana também para vocês.

      Eliminar
  41. Estava um bocadinho longe... :)
    Venha o próximo!
    um beijinho e uma boa semana
    Gábi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheheh ... O próximo já saiu, Gábi ! :)) ... É da Angela !
      Se for difícil, a culpa é dela ! eheh

      Beijinhos Gábi e boa semana !

      Eliminar
  42. Desta vez tinha a certeza que nunca lá tinha estado... :)

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É natural, Teresa ! Não fica muito à mão ! ... A uns 10 kms de Lamego, mas não numa estrada principal ! Tem que se fazer vários desvios !
      Só mesmo indo lá propositadamente ! :))
      ... mas o facto mais importante é ter sido o primeiro Mosteiro / Convento da Ordem de Cister !

      Beijocas ! :))

      Eliminar
  43. Ruiamigo

    Por acaso sabia. Mas, agora, Inês é morta...

    Nunca comentaste (ou será que o fizeste e não me lembro, maldita PDI) na TRAVESSA. Porquê? Tratei-te mal? Ofendi. te? Insultei-te. Estou certo de que não!, Então vai lá JÁAAAAAAA!!!!!!!!!!; eu não duro sempre...

    Bjs da Kel para ti e tua esposa e abç do alfacinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eeeiii lá Henrique ! ... Como vai essa memória !!! ... Então ainda há pouco desembarque da "Traineira dos Fugitivos" onde te deixei um comentário muito abonatório que me agradeceste muito e já está esquecido ?! rsrsrs

      Como é que ainda te lembras dos assuntos dessas crónicas ! ;)))

      Bjs para a Kel e um grande abraço para ti !
      ;)

      Eliminar
  44. Ruiamigo

    Desculpa o engano. A pergunta era para um outro Amigo, ou melhor, para outra Amiga. Como tenho dito e redito e tripito é a malvada da PDI...

    Abç

    ResponderEliminar