08/06/2015

UM DESAFIO DA JU

Reedição :

Deu-la-DeuMartins, é uma personagem da história de Monção, sendo -lhe atribuído o feito de ter enganado os castelhanos à época das Guerras fernandinas (Rei D. Fernando ( Henrique II de Castela – 1368).
Os castelhanos tinham imposto cerco à vila de Monção, que já durava há demasiado tempo e dentro das muralhas não havia já mantimentos. Sabendo que os invasores também já estavam desmoralizados e sem provisões, a heroína terá lançado pães feitos com a pouca farinha que restava em Monção, gritando-lhes a frase: 

"Deus lo deu, Deus lo há dado".

Da net

Em consequência, os castelhanos levantaram o cerco acreditando que ainda havia muita resistência dentro das muralhas.


Da net

Era casada com o alcaide-mor de Monção, D. Vasco Rodrigues de Abreu, comandante da praça de Monção.

Aqui, bem no Centro de Monção, o Chafariz de Danaíde
... e o brasão alusivo a Deu-La-Deu Martins

Monção estava cercada pelo exército castelhano e depois de um longo cerco às muralhas de Monção, a fome reinava no interior da fortaleza, enquanto o sitiante parecia disposto a esperar e obter a rendição dos lusos pela fome e o medo. Como D. Vasco estava ausente, coube a esposa a defesa do castelo. Em gesto desesperado e estratégico, ela mandou reunir pegou nos últimos pães e atirou-os do alto das muralhas aos inimigos, gritando que se quisessem mais, só teriam que pedir, procurando, assim, iludir os castelhanos.

O estratagema deu certo, pois os galegos, convencidos de que dentro das muralhas de Monção havia fartura e que resistiriam por muito tempo, abandonaram o cerco e seu nome virou lenda e sinónimo de mulher corajosa.
O brasão da vila ostenta a figura da nobre mulher a distribuir pães do alto da fortaleza, símbolo da coragem que perdurou para além da espessura da história. Na capela-mor, ao lado da epístola, está colocado um túmulo com os restos mortais da heroína.
Fontes; Wikipédia - http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/DeladeuM.html



Muito grato (em primeiro lugar ) à  Ju , pela sugestão do desafio !
Grato ainda a todos os que acertaram ou colaboraram e em especial aqueles que mesmo não acertando dedicaram muito tempo a tentar fazê-lo !
Acertantes :
LM,    Portugalredecouvertes,    lis,    Janita,    Prof. Ms. João Paulo de Oliveira,     cantinhodacasa,     Catarina  redonda,   Manu  Fê blue bird,    Pedro Coimbra

Não  acertantes :
 Henrique ANTUNES FERREIRA,    Pedro Coimbra,    ematejoca,   Agrado,    luís rodrigues coelho Coelho,     Teté,   

INICIAL :

... E qualquer um poderá participar ! ... 
Já sabem do que "a casa gasta" e eu encarrego-me da trabalheira (com muito prazer) !  :))

... E com mais este desafio,   "Nada de mostrar fraquezas" ,...  porque, ...  
"Não há fome que não possa aparentar fartura" ! rsrs

E agora perguntarão ! ... mas o que é que isto tem a ver com o Desafio ? ...
Pois é ! ... Tem !!!  :)))

Compete-lhes agora dizer porquê !!!

Uma foto da JU :

(Comentários moderados)

... e se eu vir que está a ser difícil, darei "dicas".

.

97 comentários :

  1. Anónimo4/6/15 23:03

    Ó Rui...não percebi o que é pedido!

    Onde se localiza essa estátua? E isso de não mostrar fraquezas é o quê?? :))

    Um incentivo a não desistir'

    No último enigma não li os comentários , mas vi o teu em que dizias o nome das praias e afirmação que se não acrtrassem..."Valham-nos a Santa!! :))

    Ora só havia uma com o nome da Santa...mas disse-o na brincadeira, como tu tanto gostas! Eheheh

    Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tento explicar melhor, já que poderá estar confuso ! :)

      É pedido justamente o que aqui está escrito, ou seja :

      1 - a Foto e a ideia do desafio é da nossa amiga Maria Júlia Abreu - A JU - A Sonhador e eu digo que qualquer um/a me pode enviar fotos dentro deste "espírito" que já conhecem.

      2 - "Nada de mostrar fraquezas" ,... porque, ...
      "Não há fome que não possa aparentar fartura" - São precisamente "dicas" relacionadas com este monumento ! Com o facto que lhe deu origem !

      3 - Claro que o que se pergunta é que monumento é este, onde se encontra e o que significa !
      O que comemora ou representa, uma vez que qualquer monumento ou estátua é erigido por haver motivos para tal ! ...

      Creio que, pelo menos para já, não há muito mais a dizer, Janita ! :))

      Beijinhos ! :))

      Eliminar
  2. Uma escultura muito diferente do que estou habituada.
    Vejo umas doze pessoas encostadinhas umas às outras, com algo a uni-las …
    Isto vai ser difícil para mim, pois vai.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)) Creio também ser difícil, embora a Ju ache que é fácil ! Eu não conheço, mas conheço o que representa e porque foi erigida naquela zona !
      Vamos a ver se alguém se vai "aproximando" e se não, tentarei facilitar com dicas, amanhã !
      Não terá a ver com 12 pessoas encostadas.

      Eliminar
  3. Para já, está a parecer-me muito, muito difícil...vou ver o que escreveu a Catarina...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também aceito que para já é muito difícil !
      .

      Eliminar
  4. Humm, fiquei a perceber melhor com os comentários que antecedem. Vou procurar no Google...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Óptimo, Gábi !
      O importante é saber precisamente o que se pretende :
      Identificar o monumento, ver onde está localizado e procurar saber o que está por detrás da sua criação e colocação nesta terra !
      Atenção aquelas frases do texto !
      .

      Eliminar
  5. Para já nada :( vou tentar voltar amanhã, agora estou a cair de sono :)
    um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até amanhã Gábi ! ... Eu também ! :)))

      Amanhã darei dicas ! :))

      Eliminar
  6. Agora fiquei completamente à nora, o que é compreensível dado o adiantado da hora, mas prometo amanhã dedicar-me com afinco a mais um desafio.

    Uma boa noite para ti.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)) ... Olá Manu
      O principal, para se chegar lá é descobrir a localidade onde se encontra.
      A partir daí, tratando-se de uma homenagem a um facto histórico, torna-se mais fácil, ou por memória, por associação de palavras ou ideias, ou pegando em dicas para pesquisa no Google !

      .... e para ti, um Bom Dia !

      Beijinhos ! :))

      Eliminar
  7. Anónimo5/6/15 00:03

    Ruiamigo

    Ponto 1) Eu não estou cheio de sono;

    Ponto 2) É uma estátua

    Ponto 3) Não faço a mínima ideia onde fica

    Ponto 4) Igual para o autor

    Ponto 5) Será que está numa vinha?

    Ponto 6) Definitivamente não sirvo para isto, decisão irrevogável.

    Bjs da Kel e abç

    Pernoca Marota (muito interrogado)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahah ...
      1 - Calculo que não
      2 - Acertaste
      3 - Acredito que não !
      4 - Também acredito
      5 - Ora aqui é que a porca torce o rabo ! rsrs ... De vinhas e de de Vinho bom !!!
      6 - aqui também estamos de acordo !
      rsrsrs

      Grande abraço ! :)))

      Eliminar
  8. NADINHA!!!
    Aquele abraço, votos de bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pedro
      Só agora libertei este comentário, porque mais uma vez (têm sido todos) ele não me "caiu" no Gmail, mas apenas no Blogger. Por acaso, fui agora ver os comentários pendentes na moderação e lá estava este ! (???) ... O curioso é que é o único caso ! (???)

      Eliminar
  9. Todos

    Uma Grande ajuda :

    Quando Deus dá, dá para todos e se quiserem mais, é só pedir !

    Por detrás desta estátua há um rio e para lá do rio, terras de Espanha !

    O "facto" remonta ao séc. XIV e tem a ver com História !

    Abraço a todos ! ... e se quiserem mais, é só pedir ! Eu, ... tal como ela ! rsrs
    .

    ResponderEliminar
  10. E eu a pensar que esta era "de caras"! Esta minha "malandrice" vai dar para me divertir! Ai vai,vai!!! Não abras muito o "jogo" que os nossos amigos estão uns "sabichões"!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheheh ... É verdade, JU ! Foi (está a ser) um excelente desafio !!!
      Até agora (Sábado 6, 10:10), apenas 3 acertos e com tantas, tantas dicas e o "jogo" tão aberto !!! :)))
      Mais uma vez obrigado ! :)))

      Eliminar
  11. Gosto do monumento, mas não faço ideia onde se encontra ou o que representa.

    Não posso ir ao Google e escrever "monumento de que gosto", não é verdade, Rui?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)) ... Se fosse eu raciocinava assim :
      Tenho que saber onde é.
      Ora, há um rio e do outro lado, Espanha.
      Logo, é numa zona transfronteiriça.
      Quais serão as localidades nestas condições ? ... Muitíssimas ! :(((
      ... foi dito que há vinhas e Vinho bom !!! ...
      ... mas vamos agora pensar nas outras dicas, a ver se me dizem alguma coisa (da história daqueles tempos) !
      ... e se me recordarem alguma coisa, é isso que vou porocurar no Google para confirmar as minhas suspeitas !
      (?) ... Vamos transformar as minhas evidentes "fraquezas" em aparentes "forças" ! ... (atenção às frases do texto) ... e se Deus dá, está dado e é para todos !

      :)) ... Entendido ? ... rsrs

      Beijinho (cheio de fome) ! neheheh
      .

      Eliminar
  12. Tem este monumento a ver com a Peste Negra?

    Ou com alguma batalha contra os nossos irmãos? Houve várias neste século!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tem, Teresa, mas foi bem raciocinado, porque foi no mesmo século !
      Só que essa foi europeia e aqui trata-se de uma "coisa" mais "localizada" e apenas entre Portugal e Espanha !
      Está a raciocinar e pesquisar bem ! :))
      .

      Eliminar
    2. Sempre pensei que o monumento estivesse relacionado com as nossas relações pouco amigáveis entre Portugal e Espanha.

      Houve vários tratados de paz como, por exemplo, o Tratado de Alcoutim. As tréguas com Castela em 1400, foram o fim da guerra.

      Sei que este monumento tem a ver com esta parte da nossa história, mas não faço ideia onde se encontra.

      Agora vou almoçar e depois sigo para Serralves.

      Eliminar
    3. Numa parte tens toda a razão ! ... É isso ! Tem a ver com más relações ! :)
      --- Neste caso será importantíssimo saber a localidade 1 É um facto local, embora com motivos alargados aos dois países ! :)

      Até logo e obrigado. Gostei dos teus argumentos !
      :)))

      Eliminar
  13. "Não há fome que não possa aparentar fartura"

    Tem a ver com a publicação da lei das Sesmarias?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tem, Teresa ! ...
      Essa foi a nível Nacional e só nos dizia respeito a nós.
      Este outro facto resultou de uma confrontação e mais localizada !

      ...mas o teu raciocínio, a partir da frase tem toda a lógica, mas tem outro sentido ! :)

      Eliminar
  14. À procura de um monumento histórico sobre uma confrontação entre Portugal e Espanha no século XIV, que se encontre perto de um rio que faz fronteira com a Espanha, encontrei: Yanis Varoufakis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahah... Será que ele julga que ainda estamos no séc. XIV ? ...
      Vamos a ver se ele não se afoga no rio, Teresa ! :)))
      ... mas o problema não é ele ! São os outros milhôes ! :((

      Eliminar
  15. Anónimo5/6/15 13:51

    Escultura evocativa de Deu-la-Deu Martins, a heroína que, para fingir que havia muito pão em Monção cercada pelos espanhóis, atirou ao inimigo os últimos pães que existiam na vila e assim eles decidiram levantar o cerco.
    Ao fundo vê-se o rio Minho.
    Tu dirás o resto, já sabes que não sou de me alongar! :)

    Abraço

    LM

    ResponderEliminar
  16. LM

    BINGO !!! ... O primeiro acerto !!! ... Bem explicadinho ! Pouco mais haverá a acrescentar, LM ! :)))

    Abraço ! :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem é LM?

      Em que parte de Portugal mora? Talvez seja uma boa dica!

      Até logo!

      Eliminar
    2. (?) ... Huuuumm ! ... Trata-se de um/a "Anónimo" (no comentário) ! (?)
      Tanto quanto julgo conhecer (ou não), e se é essa LM é quem eu penso deverá morar a uns 300 kms ! ,,, mas não garanto.
      ...mas creio que essa não será uma boa dica ! Vê lá o teu caso que moras a mais de 2000 e vê lá o caso do Prof João Paulo, da Lis, da Catarina edo Pedro Coimbra !
      Hoje, o conhecimento está à mesma distância de todos ! eheheh

      Eliminar
  17. olá Rui, há tempos tinha lido que foi uma mulher portuguesa que terá inventado uma estratégia que mais tarde deu origem ao famoso jogo do poker! se foi assim ou não ?! o certo é que parece que a coisa deu e terá resultado:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ( !!! ) ... Uma belíssima perspectiva essa do jogo de Poker, Angela !

      Nunca me teria lembrado de ver as coisas por esse prisma ! :))))
      Estratégias no Poker ? ... !!! ... Será o "bluff" ? ...

      Na verdade nesse jogo é habitual as pessoas darem a entender que têm um grande jogo na mão, quando afinal não têm nem "um par" !

      "Nada de mostrar fraquezas" ,... porque, ...
      "Não há fome que não possa aparentar fartura" !!!
      ... e não é que esta frase se enquadra perfeitamente ? ... eheheh ... e nessa altura nem se jogava esse famoso jogo de cartas !!! ...
      Sem duvida que, deste lado, estou sempre a aprender ! eheheh

      ... mas espera lá. Para ajudar a ematejoca podemos dizer que moras a meio da costa algarvia ! ... Do outro lado não é Espanha ! (?) e tal como a ematejoca, viveste muitos anos bem longe de Portugal !
      .
      Tens toda a razão ! É isso mesmo ! :)))

      Eliminar
  18. Caro Padrinho Mor Rui Espírito Santo, peço-te a bênção e escusas pelo atraso na aula em curso.
    Este Monumento foi construído no século XIV durante o reinado de D. Fernando I (1345-1383), O Formoso, no Parque Nacional da Peneda Gerês?
    Nossos ascednentes do século XIV tiveram uma vida de muitas privações e fraquezas advindas da fome e outros males e perigos que os flagelavam.
    Caloroso abraço. Saudações formosas.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços e com muita imaginação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vejamos : Este monumento é recente a comemorar e homenagear alguém e algum facto "restrito", limitado a uma certa localidade e facto.
      Será preciso identificar essa localidade com precisão.
      Depois qual o facto e quem lhe deu origem !
      Passemos ao "Poker da Angela" ! Havia 2 jogadores ! Nenhum tinha "bom jogo" para continuar , mas um deles resolve fazer bluff , mostrar-se forte (a dar a ideia que tinha um grande jogo) !
      "Vai a jogo" com uma boa aposta que coloca na mesa e o resultado foi espectacular ! O adversário não quis prosseguir no jogo, abandonou a mesa e ninguém mais o viu !

      Abraço sem bluff ! :))

      Eliminar
  19. Que é feito da Majo? Alguém sabe? Desapareceu do mapa sem dizer nada... : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que posso "revelar", porque recebi dela um mail Bcc (portanto não privado), em 23/5 que dizia :

      Estimados Amigos.
      Informo-vos que vou estar ausente da blogosfera
      por um período de 15 dias, que poderá alongar-se."

      Eliminar
    2. Obrigada! Estava a estranhar...

      Eliminar
  20. A propósito do poker. Eu não disse que os amigos são uns "sabidolas"!!!? Lembram-se do que "esqueceu ao diabo". Foi uma boa dica...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahah --- Tens razão ! :)) ... Esta do "Poker" não me passaria pela cabeça ! rsrsrs
      No entanto, ainda é muito cedo e temos muito mais tempo para continuar a "jogar" ! :)))
      Acho que o teu desafio está a ir muito bem ! :))

      Eliminar
  21. Ainda nada Rui
    _ não perrco as esperanças ... rsrs continuo atenta e pesquisando mas tá dificil.
    deixo abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)) ... Nunca é de perder, Lis ! :))
      Aqui, trata-se de um episódio da história de Portugal passado naquela época numa vila portuguesa fronteiriça com Espanha, da qual separada por um rio.
      Tal como referiu e muito bem a Angela, houve aqui uma espécie de "jogo de Poker" ! :)) ... e é sobre esse facto que foi prestada esta homenagem a alguém !

      Abraços, Lis !

      Eliminar
  22. Continuo sem saber...vim procurar inspiração em comentários...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já vai havendo dicas interessantes, Gábi ! :))

      Eliminar
  23. Em Alcoutim, Santarém ou Elvas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não ! ... Então eu não disse que havia um rio atrás da foto e que se via Espanha ? ... :(

      Eliminar
    2. Em Alcoutim há um rio, o Guadiana, e vê-se Espanha no outro lado!
      : )

      Estive lá e confirmei que a geografia não nos estava a enganar...

      Eliminar
    3. Não é para esses lados, nem são esses factos, Catarina !
      Podes ter a certeza absoluta, que no fim apresento toda a documentação ! :)))
      .

      Eliminar
  24. Depois de ler todos os comentários a minha ideia de que poderia saber a interpretação do monumento, voltou a regredir. Ontem ainda me apareceu algo ligado a Pokemón, mas depressa desviei a atenção e hoje tenho andado perdida da Net, há já uma horas largas...

    Se a LM adivinhou e eu sei quem é (adivinhava sempre) não deve ser impossível de todo. Mas, Rui, ando com uma inércia tamanha que mal consigo abrir os olhos.
    Talvez amanhã esteja mais desperta!
    O raio do antibiótico que tomei, tirou-me a pouca energia que já tinha, física e mental...:((

    Dicas já há bastantes, vamos ver se faço da fraqueza força e descubro onde está essa 'gente fraca' que, unida, torna farta a e abundante a barriga (falsa?)

    :)))

    Um bocadinho do rio Douro vê-se lá ao fundo... Vá lá pessoal, já têm dicas com fartura. Ehehehe

    Beijinhos avinhados(?)

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é o Rio Douro, Janita ! :( ... Não é para esses lados !

      Uma boa dica : Cutileiro.

      Beijinhos e vinho do melhor, certamente ! :)))

      Eliminar
  25. Bingo !! achei Rui kkk
    me alegro bastante porque estava quase desanimando ... é uma obra do escultor português João Pires Cutileiro, que dedicou-se a trabalhar com mármore e fez em Lagos sua obra mais polêmica a D,Sebastiao.
    Essa que procuramos por incrivel que pareça demorei a procura de mais detalhes , o nome é meio estranho ,é mármore e de 2010 _ um belo encrave, que serve como um ponto de mirador do rio Minho , e é uma homenagem a cidade de Monção. Depois de muito pesquisar achei uma cronica que conta toda a históra da senhora ' Deu La Deu'' kkkkk Uma cena meio patética Rui ,
    Como já tarda, volto a ler melhor amanhã , mas pode me dar nota 10 porque sou aluna dedicada kkkk deu a maior trabalheira ... rs
    um abraço grande

    ResponderEliminar
  26. Bom dia Rui, acabo de ver a resposta à dúvida que tinha :) era eu a pensar mas quem é que trabalha com mármore de várias cores para fazer esculturas, sempre à labuta para ganhar o pão de cada dia ?:)
    beijocas as amigos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahah... Vê lá que até essa importante dica já dei e mesmo assim está difícil ! Trabalhos em mármore de várias cores, só o Cutileiro ! :)))
      Para já só 3 acertos !!!

      Eliminar
  27. Anónimo6/6/15 09:55

    Deu-me cá uma inspiração esta escultura que fiquei logo com o acontecimento bem presente na memória...nem precisei de consultar os livros da 4ª classe! :)

    LM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. rsrs... Eu creio que não há ninguém que tenha feito a instrução primária (em Portugal) que não se tenha divertido com este episódio ao qual a Angela, tão bem, comparou ao Poker ! :))

      Eliminar
  28. LIS

    BINGO, minha amiga !!! ... Tu és "especial" ! eheheh
    Então não é que apenas tinha havido dois acertos e tu de tão longe encontraste facilmente ?!!! ... Estás de parabéns e estás "expert" nestas coisas ! :)))
    Fico muito feliz por ti e por mim !!! :)))

    Beijinhos !

    ResponderEliminar
  29. Anónimo6/6/15 10:41

    Já sei Rui!!

    E olha que ainda não tinha vindo aqui ler os comentários.

    Fui para a cama com um pedacinho da nossa História na cabeça em virtude de tu teres falado em Castela...
    Custou foi lembrar o nome da heroína para poder pesquisar, mas não há nada como assentar a cabeça no travesseiro!|
    Hoje nem me dava muito jeito «ganhar' este pedacinho de tempo...mas tive de cá vir pois a pesquisa levou-me direitinha a onde queria.

    A LM tem razão há lições que aprendemos na antiga 4ª classe que ficam para sempre. E eu adorava História!!!! :))

    Beijinhos e segue a resposta onde até encontrei a foto da Ju e tudo!

    Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vês, Janita , como com calma e paciência tudo fica mais claro ? ... :))
      Começaste por ficar baralhada com o texto, depois confusa com os comentários e finalmente lá chegaste e certamente, agora, vês que tudo faz todo o sentido, ...né ? eheheh
      Parabéns ! Ainda só há mais 3 que acertaram ! :))

      Beijinhos com pãozinho à farta, do pequeno almoço ! ;)
      .

      Eliminar
  30. Rui, como agora não tenho muito tempo envio apenas um excerto da
    Wikipédia. Logo volto cá com tempo.

    " Após um longo cerco às muralhas de Monção, a fome reinava no interior da fortaleza, e começavam os habitantes a pensar em rendição. No entanto, Deu-La-Deu manda recolher o pouco trigo que existia pelas cercanias e manda cozer alguns pães. Lançando-os aos galegos, depressa a estratégia teve um efeito devastador nas hostes inimigas que julgaram estar a fazer um cerco a uma vila onde reinava a abundância."

    O rio é o Minho, claro, e a estátua - de Cutileiro - é um monumento à heroína que pôs os galegos a andar, com uma estratégia digna de louvar.

    Agora tudo se encaixa.

    Beijinhos até logo!

    ResponderEliminar
  31. Caro Padrinho Mor Rui Espírito Santo, peço-te a bênção.
    Tive dificuldades nas pesquisas, porque a princípio pensei que fosse lá na região de Gêres, que ainda hei de conhecer.
    A resposta completa para a aula em curso, proposta pela aplicada aluna Juju é esta:
    http://maisevora.blogspot.pt/2011/03/tactica-ao-jeito-de-deu-la-deu-martins.html
    Já que estou a falar na aplicada aluna Juju,fiquei jubiloso em saber que ela também é minha amiga no facebook.
    Caloroso abraço. Saudações panificadas.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços e com muita imaginação.

    ResponderEliminar
  32. Caro Padrinho Mor Rui Espírito Santo.
    Demorei a atinar, porque pensei que fosse uma cidade fronteiriça na região de Gêres, que ainda hei de conhecer.
    Desde meu tempo de puto aprecio sobremaneira conhecer a história do reino distante além-mar e nem piscava nas aulas de história, quando o tema era as grandes navegações os reis e rainhas e sobre o meu amado Marquês de Pombal (1699-1782).
    A aula em curso me fez lembrar da rainha Maria Antonieta (1755-1793), quando algum tempo antes de ter ser degolada na guilhotina disse a memorável frase: -" Se o populacho não têm pão que comam brioches".
    Caloroso abraço. Saudações farináceas.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços e com muita imaginação.

    ResponderEliminar
  33. Prof João Paulo de Oliveira

    Claro que sim ! :)) ... Agora, tudo parece muito mais claro e até se compreende melhor o "Poker", não é ? ... rsrs
    ... e é verdade ! Essa nossa amiga é a mesma, claro ! Por sinal, uma amiga muito bonita ! :)) ... e que a lambisgoia da Agrado não se atreva a entrar na conversa ´, senão acontece-lhe como aos castelhanos, mas desta vez com a pá de levar o pão ao forno, a modos como a D. Brites de Almeida, de Aljubarrota ! :))) ... Sabes a história ? ...

    Abraço, ... e já és o 5º ! :)))

    ResponderEliminar
  34. Anónimo6/6/15 13:24

    Mestre Rui, bom dia.
    Continuo morta de inveja do professor tierneyano, porque agora é Deus no céu e o Ruizinho na Terra.
    Não aguento mais ouvi-lo falar de você para os amigos reais e virtuais.
    Além de você ele fala das suas e dele amiguinhas, Nina, Maria Araújo, Ana C. Pascoal e Afrodite, que também fica todo babado quando fala delas, além do Rui Pascoal,que é um chuchuzinho, um docinho de coco delicioso, que ele também fala aos quatro ventos do Padrinho e da Madrinha de Leiria.
    Também ele adorou conhecer o Luís Coelho, que acho um gatinho muito charmoso, o HenriquAmigo, o jovial casal Adélia/Rodrigo, Janita e outros lusitanos que o professor tierneyano caquético não lembra o nome agora. Ele anda cada vez mais esquecido e além de tadalafina, acho que precisa tomar remédio para a memória. Aquele Rodrigo é um pão-de-ló dos mais saborosos.
    Não precisei fazer nenhuma pesquisa na aula de hoje, porque enquanto o professor tierneyano foi tirar água do joelho, sorrateiramente copiei todos os apontamentos, que ele tinha no caderno com aquela letra feito garrancho. Nunca vi professor com letra tão feia.
    Está servido comer um pãozinho bem quentinho com manteiga e ricota?
    Beijinho respeitoso na sua linda e bem cuidada bochecha esquerda.
    Agrado, Agradinho para os íntimos, a "mui autêntica".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que não vou considerar certa a tua resposta ! :( ... Tu própria dizes que foi copiada do Professor Tierneyano ! :))

      ... e deixa-te dessa ciumeira que não te fica bem ! Olha que lá bem no fundo (ops... eu disse lá no fundo ? ...) bom ! ...o que eu queria dizer é que sinto que o Prof. tem um "fraquinho" por ti, talvez por esse teu jeito para "dar" e se ele, apesar de todas as queixas, ainda te mantém na cabina nº 5 do Expresso do Oriente, ele lá terá as suas secretas razões. Evidentemente que essas coisas não passam pela cabeça da D. Alice, senão, acabavas tu e ele como a Maria Antonieta !
      ... e pãozinho com manteiga, agora obrigadinho, mas não vai, porque acabei de almoçar !

      Tchau, tchau .... e passa bem, e... com juizo ! Fica a saber que "mui autêntico" sou eu e não contes comigo para o verbo "receber" ou "aceitar", que graças a Deus, estou muito bem servido !
      :)))

      Eliminar
  35. Anónimo6/6/15 13:37

    PS - Deixei por último aquele tes...ouro que mora em Lisboa, o docinho de coco dos docinhos de coco mais deliciosos de todo Portugal, o Ricardo, O Chuchinho dos Chuchuzinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahah... Olha que eu não sei se o Ricardo está para te aturar ! ... eheheh ... Não sei não ! (???)

      Eliminar
  36. Boa tarde Rui
    Sei que existe em Cascais um parque temático com algumas obras do género.Não sei tão pouco do simbolismo desta.
    A arte nem sempre está ao alcance de todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta é de Cutileiro e homenageia uma personalidade "histórica" que resolveu "jogar o Poker" com os espanhois e ganhou ! :))
      Ainda não poderei revelar quem e onde, Luis.
      É um "desafio" ! :))

      Eliminar
  37. cantinhodacasa6/6/15 19:57

    http://www.minube.pt/o-que-ver/portugal/norte/moncão

    Monumento a Deu-La-Deu Martins, Monção, Rio Minho.
    Estive lá em 2008 (jááááááá).
    Beijinho

    ResponderEliminar
  38. Amigo Rui, estou à mais de uma hora a procurar e não descobri nada :(

    Tento amanhã de novo :)

    Um beijinho e bom final de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)) ... Vê lá, Fê ! ... Não precisas de gastar aqui todas as tuas "munições" ! ... A não ser que te queiras vencer a ti própria ! :)))

      Bom fim de semana !

      Beijo ! :))

      Eliminar
  39. Cantinhodacasa

    Isso mesmo Maria ! ... e documentada para não haver dúvidas ! :)) ... Já são 6
    !!!

    ResponderEliminar
  40. Catarina

    ... e vão 7 !!! ... certo, Catarina ! :))

    ResponderEliminar
  41. Apesar do adiantado da hora acho que consegui descobrir o enigma.
    Trata-se de uma escultura de Cutileiro em homenagem a Deu.la Deu Martins , situada em Monção.
    Será?

    Bejinhos e um óptimo Domingo Rui

    ResponderEliminar
  42. redonda

    ´É isso, Gábi ! ... Certíssimo !!! :)))

    Bom domingo !

    Bjs

    ResponderEliminar
  43. Manu

    Perffeito, Manu ! ... Certo !!!

    Bom domingo e até logo !

    Beijo ! :))

    ResponderEliminar
  44. Todos

    Hoje, só voltarei aqui à noite para libertar os comentários retidos !

    Quem ainda não descobriu do que se trata terá todo o dia para isso.

    Passem um bom domingo, que eu vou tentar fazer o mesmo a 200 kms.de casa.

    Abraço ! :)) ... e até logo !

    ResponderEliminar
  45. para te desejar e a todos, bons passeios num feliz domingo!
    abraços
    Angela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Angela ! :))

      Cheguei agora e tudo bem ! :)))

      Abraço

      Eliminar
  46. Amigo Rui a dica da Janita ajudou-me imenso ! :)
    Aqui vai :


    DEU-LA-DEU MARTINS, HEROÍNA DE MONÇÃO

    Lendária heroína portuguesa da vila de Monção, que no séc.XIV ficou para sempre ligada à sua história, pois quando Monçao foi cercada pelos soldados de Castela, com sua bravura e inteligência fez com que o inimigo levantasse o cerco às muralhas do castelo.

    Era casada com o alcaide-mor de Monção, D. Vasco Rodrigues de Abreu, comandante da praça de Monção, quando Portugal se viu, como foi comum durante toda a Idade Média, em mais uma refrega com Castela.

    Em 1368, o conflito opunha Fernando de Portugal a Henrique de Trastâmara ou Enrique II de Castilla.

    Monção estava cercada por um poderoso exército castelhano, comandado por Pedro Rodrigues Sarmento, e depois de um longo cerco às muralhas de Monção, a fome reinava no interior da fortaleza, enquanto o sitiante parecia disposto a esperar e obter a rendição dos lusos pela fome e o medo.

    Como D. Vasco estava ausente, coube à esposa a defesa do castelo. Em gesto desesperado e estratégico, ela mandou fazer alguns pães com a pouca farinha que ainda restava, pegou neles, subiu à muralha e atirou-os aos inimigos, dizendo-lhes que as provisões abundavam na cidade e que, dada a duração do cerco, eles poderiam precisar de alimento, procurando, assim, iludir os castelhanos.

    O estratagema deu certo, pois os galegos, também cheios de fome, convencidos de que dentro das muralhas de Monção havia fartura e que resistiriam por muito tempo, abandonaram o cerco e seu nome virou lenda e sinónimo de mulher corajosa.

    Não há registos sobre o local exacto de seu nascimento.

    Uma imagem de mulher, segurando um pão em cada mão do alto de uma torre, figura no brasão de Monção com a legenda: Deus a deu – Deus o há dado.

    Existe igualmente num cenotáfio da heroína, construído pelo seu 3º neto, uma torre no cimo da qual se encontra a figura da nobre mulher segurando um pão.

    Estes factos vêm confirmar a veracidade do gesto heróico de Deu-la-Deu Martins, símbolo da coragem que perdurou para além da memória da história.

    Na capela-mor, ao lado da epístola, está colocado um túmulo com os restos mortais da heroína.

    Este feito ficou para sempre na memória dos portugueses e deu origem ao costume de os vereadores do município se dirigirem ao túmulo de Deu-la-Deu, quando tomavam posse dos seus cargos, prestando-lhe homenagem.

    Beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
  47. Fê Blue Bird

    BOOOA !!! ... Sempre te venceste a ti própria ! ... Perfeito e com resposta muito completa ! :)))
    Parabéns pelas teimosia, Fê ! :)))

    Beijinho ! :))

    ResponderEliminar
  48. Todos

    Vou agora libertar os comentários retido e amanhã farei a reedição do post com mais fotos e expliocação

    Abraço a todos ! :))

    ResponderEliminar
  49. E pronto, tá adivinhado e ainda bem, que não fazia a menor ideia de onde ficava a estátua e o porquê das dicas iniciais! :)

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheheh ... Custou "arrancar", mas depois com as ajudas, tornou-se bem mais fácil, Té ! :))
      Monção, centro do Alvarinho, Termas e pertinho de Valença.
      Agora é facil entender o "Bluff" do Poker ! rsrsrs

      Beijocas ! ... e uma boa semana !

      Eliminar
  50. Está aqui a resposta e a explicação:
    http://www.minube.com/rincon/escultura-de-deu_la_deu-martins-a440111#modal-59033
    Aquele abraço, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pedro !

      Grande bluff fez esta senhora ! :)) ... Grande Mulher da História de Portugal !

      Abraço !

      Eliminar
    2. E deixa-me como não acertante???
      Protesto veementemente!!! :))))

      Eliminar
    3. As minhas desculpas, Pedro. ! :(((
      Já está corrigido o erro ! Claro que certo ! :)))

      Abraço !

      Eliminar
  51. cantinhodacasa8/6/15 14:03

    Naquele tempo ainda havia gente esperta e as mulheres eram as grandes heroínas ou "mulheres de pelo na venta"
    Agora, "engolimos" tudo o que nos tiram (sei que temos de aguentar).
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente temos na História, uma série delas, de pêlo na venta " ! :))

      Quanto a "engolir", a Democracia é assim ! Está escolhida, está escolhida ! ... Sempre, em quaisquer circunstâncias, iremos sempre "engolir" ! Não criemos ilusões !

      Beijinhos ! :))

      Eliminar
  52. Fiquei contente por ter conseguido acertar :)
    um beijinho e uma boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu fiquei, Gábi, mas está longe de ser as primeiras vezes ! :)))

      Beijinhos e ... "brindemos" ! :))

      Eliminar