23/07/2015

FALAR DE VINHO - 4


7 passos para combinar vinho e chocolate como um especialista - 4


Vinho e chocolate pode ser uma combinação dos deuses quando realizada correctamente. Assim como o vinho, o chocolate apresenta uma complexidade de sabores e texturas, com a possibilidade de alterações subtis em cada novo lote. Aprender a apreciar a subtileza e complexidade de sabores, que tanto o vinho como o chocolate têm, bem como ser capaz de combina-los, é um passatempo extremamente agradável. 

CHOCOLATE_01


1. Harmonize por semelhança de doçura

Não escolha um chocolate mais doce do que o vinho que irá beber. 
A doçura do chocolate não pode sobrepor-se à do vinho ! Neste caso, a harmonização tem que ser por similaridade. Ou seja, chocolate meio amargo harmoniza com vinhos de médio corpo mais frutados, e amargo com vinhos mais encorpados e potentes, como um Cabernet Sauvignon ou um Shiraz. 

CHOCOLATE_02


2. Compre sempre chocolate de qualidade

Tanto seja branco, de leite ou amargo, a sua produção deve ser impecável e a fabricação possuir padrões de alta qualidade. 

CHOCOLATE_03


3. Combine vinho e chocolate de acordo com as suas tonalidades

Assim como a comida, a regra geral é: quanto mais escuro o chocolate, mas escuro deve ser o vinho. Sendo assim, tintos encorpados são ideais para chocolates mais amargos, ou seja, com mais porcentagem de cacau. Se for harmonizar com chocolate branco, escolha um espumante bruto ou meio-seco, pois os chocolates brancos são mais gordurosos e as borbulhas e acidez dos espumantes ajudam a limpar a língua.

CHOCOLATE_04

4.  Chocolate e vinho do Porto é uma das melhores harmonizações que se podem fazer

Se nunca harmonizou um vinho do Porto com chocolate, não sabe o que está a perder.  
É o par perfeito para chocolates, principalmente os mais fortes. Sobremesas a base de chocolate também combinam perfeitamente com vinho do Porto, experimente fazer um delicioso bolo de nozes com cobertura de chocolate (hummm…). Lembrando que vinho do Porto é um vinho fortificado, ou seja, tem um maior teor alcoólico (geralmente 20%), pois durante a sua elaboração é adicionado aguardente vínica (álcool).

CHOCOLATE_05

5. Numa degustação, faça a sequência de harmonização começando pelas cores mais claras

Comece com chocolates brancos e ao leite mais claros, em seguida, vá para os de intensidade média, finalmente terminando com os amargos e escuros. Igualmente, combine os vinhos em ordem ascendente de corpo e tom. Esta é uma regra básica para sempre que se bebem vários vinhos numa degustação (ou refeição com vários pratos e vários vinhos).

CHOCOLATE_06


6.  Pode-se  harmonizar chocolate com diversos tipos de vinhos

  • Chocolate branco: combina com Sherry, espumante demi-sec, Muscat, Chardonnay frutado ou um Moscato d’Asti. Esses vinhos vão pegar os tons amanteigados e gordurosos do que nem sempre é considerado um chocolate “real”. Para aqueles que não se importam em correr riscos, um vinho contrastante com taninos pesados pode funcionar para cortar a gordura do chocolate branco.

  • Chocolate ao leite: experimente Merlot, Pinot Noir, Riesling, Muscat e vinhos de sobremesa. Tenha cuidado com os altos níveis de açúcar no chocolate ao leite, pois isso pode cancelar qualquer sabor frutado nos vinhos tintos secos, deixando-os com um gosto amargo.

  • Chocolate meio amargo (50% a 70%): os chocolates meio amargos são os mais fáceis de harmonizar. Podem acompanhar tanto tintos jovens como encorpados. Boas opções são o Cabernet Sauvignon, Shiraz, Carménère ou o vinho do Porto. Um Chianti pode combinar muito bem com um chocolate que tenha mais de 60% de cacau.

  • Chocolate amargo (70% a 100%): para os chocolates amargos, a dica é escolher um vinho com bom corpo e leve passagem por madeira. Boas opções são: Bordeaux, Merlot, Shiraz, Muscat, Porto, Malbec e Zinfandel.

  • Dica: Experimente champanhe ou espumante com todos os tipos de chocolates. Essa é uma variedade que complementa muitos sabores. Vinhos de sobremesa fortificados também harmonizam com qualquer chocolate.

CHOCOLATE_07

7. O segredo é experimentar sem medo de errar

As directrizes nesse artigo não são nada mais do que orientações, o segredo está em testar e ver o que funciona melhor. Harmonização, antes de tudo, é algo pessoal. Essas regras servem para nos ajudar numa direcção mais concrecta. 
Combine diferentes vinhos com vários tipos de chocolates e veja quais as harmonizações que funcionam melhor. O bom do vinho é essa possibilidade infinita de descobertas, e o prazer potencializa-se, quando acertamos em algo que realmente gostamos.


Fotos by wikihow

22 comentários :

  1. Chocolate nem doce nem amargo, é mesmo zero!
    Muito interessante estes esclarecimentos sobre o vinho, gostei muito Rui.

    Quando em convívio como sobremesa doce, é por sentir o a necessidade do organismo, mas acompanho com vinho tinto para aliviar o sabor do doce.

    Ainda sobre o teu comentário: não, não sou diabética, sou mais para Hipoglicemia o que me obriga a andar sempre com um pacote de açúcar na carteira, eu e os doces não temos uma boa relação, até o café é sem açúcar.

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rsrs… Eu já sabia qual iria ser a tua reacção, Adélia ? :) …
      Claro que eu concordo com as tuas decisões ! A regra nº 1 das harmonizações é o gosto e preferências de cada um !!! … e isso é muito claro !
      … agora, se se fizer um “estudo” sobre as condições de interacção de cada bebida sobre o palato que está “contaminado” (força de expressão) , pelo alimento sólido, doce ou amargo, seja qual for, as conclusões levam-nos a aceitar que a melhor bebida para acompanhar um doce seja também doce (harmonização por similaridade) !
      Já agora, deixa-me dar um ex. que é um grande erro que na generalidade se comete e até está recomendado ! (???) rsrs
      É habitual ler-se : “Este vinho tinto acompanha muito bem queijo da serra” ! … mas que enorme barbaridade !!! … Nota ! … O queijo da serra, deixa a língua e o céu da boca cheios de gordura ; o tinto está carregado de taninos ásperos. O contacto dos taninos com a gordura não pode ser mais horrível !
      Neste caso deve beber-se um branco muito seco e “com madeira” (um branco pesado) , para limpar as gorduras. Já o queijo seco é outra coisa. Para esse, sim, um tinto !
      Folgo com a tua hipoglicemia ! Estás à vontade, contrariamente a uma grande maioria que tem essa enorme preocupação de fugir aos doces ! )) … Sortuda !!! eheheh

      Beijinho, sempre com :))

      Eliminar
  2. Interessante falares neste assunto. Lembrei-me de uma visita que fiz a três quintas perto da cidade do Cabo e fomos brindados com a mais variadas degustações de vinhos e sempre acompanhado com chocolate.
    A explicação dos enólogos foi soberba e parece que ainda hoje sinto aquele sabor dos vinhos fabulosos acompanhados sempre com os chocolates apropriados.
    Hoje aqui em casa não costumo fazê-lo, mas é uma questão de hábito e de saber, mas não há dúvida que o doce e o vinho são uma bela combinação quando bem feita.

    Beijos Rui

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maravilha, Manu ! … é uma sorte ter-se esse privilégio ! … é que tudo isto que se fala de experiências, de harmonizações de vários vinhos , só é possível em situações dessas !
      Claro que não nos poderemos dar ao luxo de abrir em nossas casa 5 ou 10 bons vinhos diferentes, para ver qual liga melhor com quê !
      O que faríamos depois aos vinhos que ficavam nas garrafas ? … rsrs

      Em “Provas” dessas, de degustações colectivas e de “empresa”, é outra coisa e aí sim, possível !
      Tive já oportunidades (muitas) de fazer tudo isso com variadíssimos tipos de coisas : chocolates, queijos, foie gras, presuntos, mariscos, … são experiências fantásticas e conclusivas !

      … e já agora, por falar “no vinho que fica na garrafa” devo dar uma dica : Em minha casa só eu é que bebo vinho ; já disse que não bebo mais que 20 cl por refeição e há refeições que “passo”, ou porque o vinho não liga bem, ou porque não apetece. O que fazer ao vinho que está na garrafa e que daria para mais 3 ou mais refeições ? …
      Depois de aberta a garrafa e encerrada a refeição, há umas “rolhas de borracha” que têm uma espécie de válvula ! Uma vez a garrafa “rolhada” tira-se o ar do seu interior com uma “bomba” própria (de acordo com a rolha de borracha) ! A garrafa fica como se não aberta (o vinho sem contacto com o ar) e a garrafa deverá ser metida no frigorífico até à próxima utilização e assim sucessivamente. O vinho “aguenta” perfeitamente “como novo” durante pelo menos uma semana !
      Em qualquer casa da especialidade isso está à venda !

      Um Beijo , Manuela ! :)

      Eliminar
  3. cantinhodacasa24/7/15 12:12

    Ruuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuui! Deixaste-me com uns desejos de experimentar chocolate, que adooooooooooro, com vinho!
    Valha-me Deus!
    Que tentação.
    E vou levar este post.
    Beijinho a chocolate meio amargo, tá?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah … eu sou um sádico, Maria ! :)) … Isso de te deixar com desejos e cheia de tentações, é “crime” ! eheheh … Não se faz ! :(
      … mas sabes as regras para os vários tipos de chocolate ! … agora é só segui-las de acordo !
      Ah ! … e sabes também que eu não dispenso diariamente a minha dose de chocolate amargo (70%) com o café (aqui já não é o vinho, mas também muito bom. Rsrsrs)

      Podes encaixilhar ! Olhas quando quiseres, abre o apetite, deixa-te com desejos e tenta-te ! rsrsrs Tens é que ter as coisas à mão, senão até sonhas com isso ! :))

      Beijinhos, minha querida amiga ! :))

      Eliminar
    2. cantinhodacasa24/7/15 15:05

      Com café, vai muitas vezes, mas já não ponho o açúcar.
      Já fiz um post sobre ti.
      Beijinho


      P.S.: Sabes o que mais detesto quando quero publicar o comentário?
      Aquele "prove que não é um robot", e ter de selecionar a treta das imagens do café, das massas, dos chás e o diabo a quatro.
      Do telemóvel, então, nem digo nada, isto é, digo: não consigo publicar.
      Caraças de sistema a Google inventou.

      Eliminar
    3. Por acaso só no café deito meio pacote de açúcar. No chã ou no café com leite nem vê-lo !

      :)) ... tenho que ir ver esse post ! rsrs

      Essa do "prove que não é um robot", não sei porquê, se é geral ou não, eu nunca preencho nada (ignoro-o), experimenta ! Faço o comentário normalmente e submeto-o e ele entra sem qualquer problema

      Beijinhos e bom fim de semana !
      :)

      Eliminar
  4. ~~~
    ~ ~ ~ A D O R E I !

    ~~ QUE LIÇÃO DELICIOSA!

    ~~ MAS MUITA ATENÇÃO! SÃO DOIS VICIANTES!
    ~~ O CHOCOLATE PELA CAFEÍNA E OUTROS NUTRIENTES...

    ~~ POR OUTRO LADO, TANTO O ÁLCOOL, COMO A CAFEÍNA
    FAZEM SUBIR A PRESSÃO ARTERIAL...

    ~~ MANJAR DOS DEUSES PARA DIAS ESPECIAIS!
    ~ O PRIMEIRO QUE VOU EXPERIMENTAR SERÁ O BORDEAUX
    COM O CHOCOLATE AMARGO...

    ~~~ B E I J I N H O S. ~~~
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorei teres adorado, Majo ! … Quando se publica é sempre agradável que seja apreciado ! )) … mas olha que já é a 4ª sessão e se queres que te diga ainda terei umas dez mais, só que é “areia demais” ! eheheh … e temos que intervalar !
      Costuma dizer-se “perdoa-se o mal que faz pelo bem que sabe” ! Ainda há dias referi algures ( o que todos sabem), que “tudo que é bom, ou faz mal à saúde, ou faz engordar, ou é pecado ! rsrs
      Portranto, a “escolha” é nossa ! rsrs … Há vícios “bons” ! rsrs
      … mas tem em atenção que talvez os benefícios (do chocolate e do vinho) sejam maiores que os prejuízos . Depende de cada um, é certo !
      Acho que escolhes bem, mas para mim, o Vinho do Porto está óptimo !

      Beijinhos, Majo :)

      Eliminar
  5. Ora cá estão sete passos que me agradaram muito dar, Ó Rui!!

    Vinhos espirituosos e doces conjugam na perfeição. Adoro! Só não gosto de chocolate negro, acho-o muito amargo e, para mim, o chocolate tem de ser de leite e bem docinho. Se for branco, tanto melhor!!

    Se puderes vai beber um golinho daquela garrafa especial, colheita de 62, lá no meu canto, mas isto sem te estar a forçar...apenas te faço o convite! :)))

    Beijinhos que já estou atrasada! Fui!

    ;))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Janita
      Ehehehe … Olha que poucos estarão em desacordo com isso ! )
      Olha que o chocolate negro tem muito mais vantagens para a saúde que o branco e o de leite ! Claro que para quem se dá bem com ele ! Há quem não se sinta bem !
      Fiquei curioso com essa “colheita de 62” ! rsrs Tenho que ir ver ! )

      Beijinhos e não te distraias, que hoje é o último dia de trabalho da semana (para ti) ! rsrs

      Beijinhos achocolatados e doces ! :)

      Eliminar
  6. Caro Padrinho Mor Rui Espírito Santo.
    Como é do teu conhecimento minha predileção é por duas ou três doses de vodca acompanhada de uma latinha de cerveja.
    Agora um fato auspicioso que a lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, disse. Suas aulas de Etiqueta Etílica, e nesta última adocicada, fez tanto sucesso que ela soube de fontes fidedignas que um requintado e caríssimo restaurante da Invicta pretende contratá-lo para dar palestras aos funcionários sobreda arte de bem servir vinhos, bem como saber qual o mais adequado, acompanhados de chocolates.
    Caloroso abraço. Saudações requintadas.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços, com muita imaginação e com muito gozo.

    ResponderEliminar
  7. PS - Onde se lê sobreda arte leia-se sobre a arte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (???) Conhecia apreciares Vodka, mas nunca imaginei essa ligação com a cerveja, que me parece muito estranha ! (?)
      Lá está ! Primeira regra de harmonizações, o gosto de cada um e só depois o que parece ser mais lógico ! rsrs

      Quanto à lambisgóia da Agrado, ela realmente (quase) tudo sabe e tudo vê ! ... Desta vez ela esteve pertíssimo da questão ! ... Só que "isso" refere-se, não nesse sentido, mas no sentido inverso, a datas e factos passados e não ao futuro ! ... Agora estou de fora. Deixei o trabalho para outros ! eheheh ... Aí é que ela se enganou !

      Abraço ! :))
      .

      Eliminar
  8. Sabes Rui eu sabia que não se deve beber vinho tinto com o queijo da serra, mas é uma das asneiras que cometo.

    A minha hipoglicemia é para contrabalançar a hiperglicemia do Rodrigo :))

    Tem um bom fim de semana Amigo.

    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Flor, nao pude deixar de sorrir com a tua referencia a hipoglicemia e hiperglicemia! : )))

      Eliminar
  9. O que eu aprendi hoje!!!

    Vou copiar o texto para o reler várias vezes.

    Já tenho bebido uns golinhos de vinho depois de uma sobremesa (bolo) – em restaurantes, por exemplo, onde nunca deixo que me tirem o copo com um resto de vinho. Em casa tb já o tenha feito mas, confesso, não é com frequência.
    Já provei o shiraz e gostei.

    Ah! estas informações tão pormenorizadas merecem ser relidas e relidas!

    Thanks, Rui!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos quites, Catarina ! rsrs ... Eu também tinha uma ideia diferente do "ponche" ! rsrs ... e aqui não se falou nele, nem em "cup de vinho e frutas", nem "sangria de vinho ou de espumante" ! :))

      eheh... Achei piada a essa de tirarem o copo ainda com vinho !v ... É que comigo acontece o mesmo ! Tenho que rematar a refeição a limpar a boca com o último golinho, mesmo que seja um pequeno restinho ! eheh
      A casta shiraz, ou syrah é elegantíssima. Também a temos cá em Portugal mas em pequena escala. para mim os varietais (monocasta) de shiraz do vale do Ródano (Rhöne), são um dos melhores vinhos tintos (para o meu gosto) .

      Fico muito contente por, especialmente tu, teres gostado !

      Obrigado estou eu, Catarina.
      Beijo ! :)

      Eliminar
  10. Amigo Rui, agora sim fiquei com água ( não vinho como sabes ) na boca :)
    Adoro chocolate, aliás o meu penúltimo post foi sobre chocolate com... imagina:
    Poesia :))

    " UM POEMA É CHOCOLATE COM POZINHOS DE MAGIA "
    Foi a frase que encontrei para te dizer nesse dia
    e a expressão que fizeste confirmou o que sabia
    gostas de chocolate e da minha poesia !


    Um beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. .... E eu fiquei com o teu poema na mente ! Fiquei a ganhar, Fê ! :))
      O que eu ia perder se não me dissesses ! Não sei como me tinha escapado  Este teu post !
      Está fantástico e que bem se enquadra com este meu ! Um está mesmo a pedir o outro !

      E aquela citação do Carlos Drumond de Andrade, vou usá-la. se mo permites não no meu próximo post, mas no seguinte, talvez 2ª fª , porque se enquadra perfeitamente nesse meu post "alinhavado" !
      ... e já agora aconselho todos a abrirem o link do teu post e além do mais verem aquelas 10 notas sobre o chocolate  !

      Obrigado, Fê, um beijo e um bom fim de semana ! :)

      Eliminar
  11. Hummm, com chocolate! Tenho que seguir a lição. :)

    ResponderEliminar