04/07/2015

OS AMIGOS DO NORTE

Posso parecer pretensioso, ou presunçoso, mas o título deste texto do MEC chamou-me a atenção e devo confessar que gostei do que li ! :))

Agora, admito que, ser do norte, não quer dizer, ser do Porto ! Quer dizer norte mesmo ! ... mas devo dizer que tenho igualmente Grandes Amigos em qualquer parte, independentemente do local geográfico ! ... mas o nosso ego gosta de ler estas coisas, até mesmo que não sejam verdades puras ! rsrs

Pela minha parte, o que posso dizer é que prezo muito a Amizade, tanto quanto a própria família ! Costumo dizer muitas vezes : primeiro o Amigo, depois eu !
Talvez que isso tenha sido "resultante" de certos "factos da minha vida", que me fizeram "vê-la" de outra maneira !


MIGUEL ESTEVES CARDOSO
25/06/2015 - 06:30 (Jornal O Público)

http://publico.pt/portugal/noticia/os-amigos-do-norte-1700022



São os amigos mais amigos que os desconhecidos podem ser.

Os amigos do Norte estão em toda a parte. São os amigos mais amigos que os desconhecidos podem ser. Muitos tornam-se amigos de verdade e alguns ficam para a vida inteira.

Estávamos em Altura a jantar bem na Chaminé quando um senhor se aproximou de nós para nos apresentar o pai e a mãe. Era uma família deconnoisseurs gastronómicos. Convidaram-nos para um jantar em casa deles, cozinhado pelo filho.

Os amigos do Norte não se limitam a trocar segredos. Conversa-se com eles. Cada minuto com eles parece um ano. Ao fim de 15 minutos de conversa é como se nos conhecêssemos há 15 anos. A generosidade deles é mais do que verdadeira. Quando convidam, convidam mesmo. Tanto mais que podem magoar-se a até ofender-se se o convite não for aceite.

Os convites dos amigos do Norte nunca trazem água no bico. Não só não querem nada em troca como conseguem disfarçar todo o grande esforço que fazem para nos receber como se não lhes desse trabalho nenhum e despesa muito menos. Conseguem, não sei como, convencer-nos que é mesmo assim. Que é um prazer. E é um prazer, carago. São uma combinação raríssima: desconhecidos, generosos e sinceros.

Mandaram-nos almoçar uma bela caldeirada no Capelo onde outros amigos do Norte nos mandaram para uma praia lindíssima, onde uma rapariga deu saltos para reaver os nossos bilhetes roubados pelo vento. Agradecemos e o pai dela disse logo, com a mãe a sorrir ao lado: "Gente do Norte é assim..."

Pobres são aqueles sem amigos do Norte.


Nota : Creio ser este o texto que a EMATEJOCA refere (?) :  AQUI
.

38 comentários :

  1. Não duvido que os nortenhos sejam "boa gente". Mas parece-me que ME estava pouco criativo naquele dia! : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheh ... Claro que tenho que te dar razão !
      Como texto, ele tem muito melhores, mas achei curiosa a opinião e como tinha "a brasa perto da minha sardinha", ... resolvi partilhar ! rsrs

      Bj, Catarina ! ... bfds
      :)

      Eliminar
    2. E fizeste muito bem em compartilhar!!! : ))

      Eliminar
  2. Gostei do que li do Miguel Esteves Cardoso no jornal O Público de 25/06/2015 06:30, mas gostei ainda mais de "Gente do Norte é assim...".

    Abração de uma mulher do Norte!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :))) Claro que "nós" gostamos mais ! Toca-nos mais de perto ! rsrs
      Creio ser esse (agora) lá em cima em "Nota) no texto, aquilo a que te referes ! Realmente, bastante melhor ! :))

      Abração !!! :))

      Eliminar
  3. Anónimo4/7/15 14:01

    Também li o texto mas não "embandeirei em arco" porque conheço gente assim de todo o lado!
    Desculpa a sinceridade porque também conheço gente péssima...de todo o lado!

    Abraço

    LM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)) Claro que é uma opinião,só por acaso, de um "tipo" que gosta de "dar opiniões" .... e a verdade é que neste tipo de coisas, não se pode generalizar !
      Como disse, tenho tão bons amigos a norte como a sul ou qualquer outro lado.
      Por acaso, relativamente a pessoas "péssimas", sou um felizardo ! Não conheço ! ... talvez não tão boas, talvez com algumas coisas negativas !
      Já o Padre Américo (da Casa do Gaiato) dizia : "Não há rapazes maus" ! :)))

      Abraço Grande !

      Eliminar
  4. Anónimo4/7/15 15:41

    Concordo , chamo-lhe " Portugal velho " , sem ofensa , mas cuidado , já anda por aí muita gente que prefere " Portugal novo " , globalizado , digo eu,.
    M.A.A.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na verdade é um Portugal mais velho que o restante território (desde os primeiros reis da 1ª Dinastia ) ! rsrs … Isso é uma verdade .
      Houve um “palermão politiqueiro” que chamou aos do sul, “elitistas e sulistas” . Felizmente que “já foi” e não faz falta !
      :))

      Eliminar
    2. Anónimo5/7/15 21:57

      Felizmente.....M.A.A.

      Eliminar
  5. ~~~
    ~~ És um amigo, muito querido - foste o primeiro a aceitar-me incondicionalmente - sem ter necessidade de conhecer o meu rosto.

    ~~ Aproveito para agradecer profundamente a todos os que fizeram
    o mesmo e confessar-vos que é um facto que toca particularmente.

    ~~~ Gratíssima pelo vosso carinho. Beijinhos. ~~~
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não fiz isso contigo e nunca o fiz com ninguém ! Para mim, “o rosto” está nos “conteúdos” do que cada um escreve e no que com isso revela !
      A escrita de cada um é muito mais “reveladora” do que um rosto ! )

      Acho que a amizade e carinho são devidos, precisamente em função dessa relação, pela escrita, Majo !

      Grato estou eu, pelas , tua e vossas amizades !
      Quantas vezes me sinto um grande privilegiado, por isso !

      Beijinhos

      Eliminar
  6. Fui ler o texto de Miguel Esteves Cardoso, desculpa Rui, mas não consigo estar de acordo, mas estou quando tu dizes "não se pode generalizar", eram essas as palavras que queria escrever.
    Eu conheço, trabalhei e convivo à muitos anos com pessoas de Norte a Sul e, muito sinceramente sei que pessoas assim não existem somente no Norte.

    Que as pessoas do Norte me desculpem se assim o entenderem, esta é a minha opinião.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo, Adélia ! Não podemos generalizar, nem podemos estar todos de acordo !
      Há por vezes determinados factos, que podem acontecer aqui ou ali, com A ou com B, sejam eles quem forem e de onde forem, que nos marcam favorável, ou desfavoravelmente !
      Ainda recentemente constatei presencialmente, que houve uma série de “coisas” que aconteceram com o nosso amigo Prof. João Paulo, quando da sua visita, que posso considerar “extraordinárias” e que o “marcaram” muito favoravelmente às gentes do Norte ! … mas, claro, que admito perfeitamente que possam até nem ser a regra e que também poderiam ter acontecido no centro ou no sul !

      Beijinhos com :)) e amizade.

      Eliminar


    2. Prof. Ms. João Paulo de Oliveira
      20:40 (há 1 hora)

      para mim --- Recebi este comentário, mas no telemóvel "quase" que o eliminei ! (???) ... Fiz copy past do gmail para aqui.

      Prof. Ms. João Paulo de Oliveira deixou um novo comentário na sua mensagem "OS AMIGOS DO NORTE":

      Caro Padrinho Mor Rui Espírito Santo.
      Peço-te escusas por demorar a responder esta importante publicação.
      Jamais esquecerei o que fizestes para tornar minha estadia e do meu dileto amigo Roberto a mais aprazível possível quando desembarcamos na hospitaleira e pujante cidade do Porto, que faço questão de retornar. Em todos os estabelecimentos comerciais que entrei fui muito bem atendido e jamais com mal humor ou impaciência por não saber mais amiúde os usos e costumes do reino, o que não ocorreu no dia 10 de maio de 2014, quando passei o dia na capital do reino, porque fui atendido muito mal por uma atendente de uma farmácia, que somente faltou me chamar de parvo, porque não sabia que no reino o atendente que o serve também desempenha a função de caixa. No restaurante também não tive um atendimento cortês, porque o garçom, além de demorar muito para atender e servir deu a impressão que me fazia um favor.
      Espero sinceramente na minha próxima visita a Lisboa ter um atendimento primoroso que tive na Invicta.
      Como esquecer que a nossa querida amiga, a minha Madrinha Stela,, fez até questão de me acompanhar na entrada da rodovia, bem como nossas queridas amigas de Braga, que também tornaram-se minhas Madrinhas, a Afrodite e a Maria Araujo. Também encontrei dois encantadores Padrinhos em Leiria, o Rui Pascoal e Ana C. Pascoal, que também foram cicerones supimpas.
      Como também já te disse, se resolvesse passar o resto da minha insulsa existência no país dos meus ascendentes do lado não nativo, sem titubear, seria a cidade do Porto a escolhida.
      Caloroso abraço. Saudações Invictas.
      Até breve...
      João Paulo de Oliveira
      Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços, com muita imaginação e com muito gozo.

      .

      Eliminar
    3. Prof João Paulo de Oliveira

      Grato por vires confirmar o meu comentário à Flor de Jasmim !
      Dito por ti é muito mais fiável, caro Professor !
      Por mim, acho que não é de acrescentar mais nada.
      Apenas agradecer-te o teu reconhecimento de que na verdade o Norte é especial, como tu o afirmas também !

      Grande abraço ! :))

      Eliminar
  7. Não perdia um texto, ou um livro de Miguel Esteves Cardoso nos anos 80 quando ele era super irreverente. Agora que se tornou lamechas - para não dizer choninhas - não gosto de o ler... Quanto aos amigos...

    Beijinhos amigos....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou obrigado a dar-te razão ! … Ele já não era o que foi, tenho que concordar !
      … E quanto a amigos, até em Peniche os há bons ! Há-os em qualquer lugar.
      Admito no entanto que as gentes de zonas mais tranquilas e mais modestas, das aldeia, do campo e dos montes, tem uma “disponibilidade” muito especial para com os visitantes, como que a querer dizer : “olha que esta terra pode não ser tão importante como a tua, mas as suas gentes são especiais, amigas e prestáveis ! :)

      Beijinhos norteados ! :)

      Eliminar
  8. Amigo Rui, também prezo muito a amizade e felizmente tenho bons amigos e amigas de todo o lado :)
    A geografia ou o clima molda um pouco o carácter, acho que as pessoas do norte são mais abertas e francas e as do sul são um pouco mais conservadoras, mas isto é a minha humilde opinião.

    Um beijinho amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes que não me tinha lembrado dessa “particularidade” (geografia e clima) ? … Usei-a (de certo modo) no comentário anterior.
      Poderá ser uma boa razão justificativa !
      Genericamente, concordo com a tua opinião sobre norte e sul !

      Outro beijo nortenho ! :)

      Eliminar
  9. Já boa noite Rui!
    olha que me veio à ideia que essa de puxar a brasa à sua sardinha ainda tem lembrança de Santos Populares :)

    na minha opinião, cá para sul já passámos essa fase do fazer "esforço para receber bem" porque já algum tempo que a malta estrangeira chega, instala-se, serve-se, fala e escreve a sua língua, abre a suas lojas e os seus escritórios, constrói a sua casa, tudo completamente à vontade! :)

    o pessoal do sítio que faça o mesmo, que faça como se estivesse na sua casa :) então já não dá mesmo para ser generoso, um pouco por falta da oportunidade...
    pronto, no que me diz respeito, continua a ser um homem do norte que cá em casa me dá abracinhos !:)
    bom fim de semana
    Angela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheh… Julgo que conheces o termo ! rsrs … Todos temos um bocadinho de egoísmo e portanto é legítimo tratar melhor a “nossa sardinha” ! rsrs
      … E claro, em Lisboa vive-se a correr e especialmente no Algarve o Turismo estrangeiro forçosamente alterará hábitos e comportamentos especialmente se o Turista se apresenta mais “arrogante” - Gente com mais dinheiro que vem para um país “julgado” inferior em que as pessoas lhes têm que prestar vassalagem, ou então serão dadas ao desprezo, ou pelo menos falta de atenção ! Claro que isso altera “as regras do jogo” !

      Abracinhos diários de um homem do norte ! O que se pode querer mais ? Claro que é o mais importante que a vida tem (mesmo não sendo do norte) ! eheheh

      Bom ! … E eu não posso evitar mandar-te um outro abraço do norte (mesmo que não seja o teu preferido) ! eheheh

      Eliminar
  10. Oi Rui
    Se não é regra geral muitos fatos fazem com que um escritor se sinta inspirado para falar tão bem dos amigos de um lado ou de outro,
    Aqui também temos essas particularidades _ e com um País tão grande como o nosso ,elas realçam sobremaneira ,
    Pessoalmente posso dizer porr experiência que o nosso povo do nordeste é de uma delicadeza incrível para receber quem lhes visita.,o que até merecia um texto bem igual. Isso sem desmerecer outros nortes lestes sudestes - somos um povo amigo.Mas há sempre de prevalecer algum recanto mais acolhedor, de acordo com nossa percepção;
    Gostei do texto e já andei lendo o Esteves Cardoso que confundo um pouco com o Souza Tavares rsrs esse último leio mais_ tenho um ou dois livros dele, é bem conhecido dos brasileiros .
    Abraços ,Rui e bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito provável que aí as diferenças sejam ainda bem maiores Lis. Afinal vocês são 100 vezes maiores que nós ! :)
      Lá está ! Nordeste, mais longínquo, mais humildade, mais recato, mais vontade de mostrar o que é seu, tal como a Fê lembrou, o fator geográfico a ter muito em conta !

      Como já foi dito, o MEC já teve melhores dias ! … Anteriormente mais irreverente, mais sarcástico ! O Miguel Sousa Tavares, outro estilo, mais romance (gostei do Equador e do Não te deixarei morrer David Crockett) e não gosto muito das suas crónicas, muito “agressivas” e algumas isentas de imparcialidade !

      Um grande abraço, Lis !

      Eliminar
  11. Sou do Norte....nem preciso dizer mais nada :)))
    Soube-me bem ler este texto.
    Obrigada Rui.
    xx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é ! O que poderei eu dizer, de novo, a uma mulher do norte ? … rsrs
      Estás como eu ! O nosso ego gosta destas coisas, mesmo que não sejam totalmente verdades ! rsrs

      Beijo, papoila ! :)

      Eliminar
  12. Independentemente do texto que li do Miguel, Gosto das gentes do Norte e como estudei no Porto, sei que são genuínos e sinceros.
    Amigos também os tenho aqui e além fronteiras.
    A amizade é uma das coisas que mais prezo e não sei o que seria de mim sem os meus amigos.
    Obrigada por seres meu amigo, mesmo que virtual, quem sabe um dia a gente não se encontre por aí ;)

    Beijos Rui

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dado que estudaste no Porto e certamente deste umas voltas pelo norte, dado que conheces outros locais de Portugal, poderás avaliar! :)
      As amizades, são em todo este contexto (no geral), uma questão muito particular !
      Por isso, também gosto mais do texto do link (no fim do texto). Um texto bastante mais abrangente (características em geral e não apenas amizades) !

      Estás como eu, Manu ! Sinto uma enorme necessidade de estar (se possível sempre) com os meus amigos ! Tenho feito os possíveis por todos os anos ficar a conhecer mais alguns, de modo a transformar as amizades virtuais, em reais.
      Até aos 3 anos do blog apenas conheci uma pessoa ; seguidamente mais 2 , depois mais 2 novos , num total de 6 e finalmente com este encontro de 26 de Abril , mais 11.
      Portanto, encontros em Ermesinde, em Matosinhos, em Gondomar, em Braga e Guimarães e em Monte Real.
      Um total de 16 e não vejo a hora de fazermos um novo Encontro ! rsrs …. Ainda há muitas/os amigas/os que gostaria de conhecer pessoalmente ! :))
      Teremos todos que fazer por isso !!! :))) ... e é bom que não se deixe esquecer ! rsrs

      Beijo, Manu !

      Eliminar
    2. Então ficas desde já convidado para um encontro a 6 de Agosto aqui no Oeste, num bar de bons petiscos à beira da Lagoa de Óbidos. Pelo que li nos comentários do nosso amigo Kok acho que ele vem.
      Felizmente já conheci muitos bloguers é tudo gente fantástica e especial.

      Eliminar
    3. )) … Elá !... Que rápido, Manu ! )) Falta um mês. Para Agosto, é sempre um bocadinho complicado por causa de férias (nossas e dos filhos e netos) . (?)
      Neste momento ainda não posso garantir a minha presença com a Lena (acompanha-me sempre), mas dentro de alguns dias informarei ! Se entretanto me puderes dar pormenores (tipo se é um “Encontro” alargado, ou mais limitado …) pelo meu mail, agradeço.

      Seja como for estou-te grato por te lembrares de mim. !
      Um beijo ! )

      Eliminar
  13. Olá Rui,
    queria salientar que por aqui há uma grande miscigenação, e que o(a)s portugueses (as) até se vão saindo bem com o "fenómeno" :)
    há gente que vem já com dinheiro, mas há muitos que vêm de muitos países, para trabalhar nas obras, nos hotéis, nos restaurantes...
    e o plano D (de desenrasca) será muito solicitado :)
    abraços
    Angela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa situação do Algarve é muito, muito especial e específica , dado o Turismo e a mobilidade ! Se bem que há aqueles que aqui se vão radicando, há ainda todos aqueles que estão de passagem e não só estrangeiros como também aqueles profissionais de trabalho temporário.
      Alem disso há os picos de população (residente, profissional temporária e turistica, de passagem) ! … É uma população muito mais variável e variada do que em qualquer outro ponto do país ! …

      Obrigado, Angela !
      Outro abraço ! :)

      Eliminar
  14. A gente do Norte é gente muito sã, muito frontal, Rui.
    E com grande capacidade de trabalho e empreendedorismo.
    Mas, se lhes fazem mal......saiam debaixo, carago!!!
    Aquele abraço, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1.  Eu acho isso mesmo, Pedro, mas tenho que aceitar que possa ser “suspeito” ! ))
      Essa situação do ter que “saír de baixo” é mais para Fafe (justiça de Fafe ! eheh)
      Creio é que são sensíveis e ficam tristes e “magoados” se, ou quando outros os ofendem seriamente !

      Abraço, Pedro e continuação de boas férias ! )

      Eliminar
  15. Por aqui há gente boa, de norte a sul... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E que feliz me sinto por isso, Luisa ! :))) :))
      É uma sensação tão agradável "conversarmos" com aqueles que sentimos serem verdadeiros amigos ! ...

      Aquela reunião / Encontro dos 20 e tal em Monte Real foi uma prova disso ! Creio que ficou bem registado na memória de todos !
      :)

      Eliminar
  16. ... E até de fora de Portugal. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem lembrado, Luisa !
      Bons amigos também, desde o Brasil, passando por Macau, pelo Canadá
      e pela Alemanha ! :))

      Eliminar