30/04/2016

COPIAR NÃO É ROUBAR, mas,...


Salvaguardadas claro, as questões relativas às cópias para exploração comercial, ou violação de direitos de Copyrihgt - Todos os direitos reservados !!!

Querem melhor argumento ? :))) ... mas "as coisas" não são assim tão lineares ! ...
Leiam que é de interesse geral !



Por mim,... podem levar daqui o que quiserem ! :))

Mas atenção  ! ...

O utilizador pode copiar, importar ou utilizar gratuitamente informações, ou "material",  para uso pessoal ou público, desde que não tenha finalidades lucrativas ou ofensivas, 
mas deve contudo (por dever ético) referir a fonte da informação, ou do material em causa.

No entanto deve ter-se presente que blogs que exponham anúncios (Google adSense) são também considerados,  com fins lucrativos !

Relativamente a "material" que esteja com a informação de , “Todos os Direitos Reservados – Copyright" , essa é a licença do direito autoral tradicional e o que significa, na prática, é que nenhuma parte do seu trabalho pode ser utilizada sem a sua permissão expressa.

Recomendo ainda que se tenha presente a "Política de conteúdo dos blogs" (link).
.

18 comentários :

  1. Muito giro o "sketch"... Não é roubar e reutilizar...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O vídeo está delicioso ! rsrs … mas este assunto pode revestir-se de muitas e diversas formas, desde algumas, autênticos crimes de pirataria, ou plágio (até com fins comerciais, lucrativos financeiramente) e outras, uma simples cópia de origem não mencionada ! :)) … O leque é enorme ! :))

      Eliminar
  2. Referir a fonte é fundamental, acho eu.
    Gostei dos bonecos. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É Luisa ! Assim sendo, está tudo salvaguardado eticamente, desde que não se tire partido comercial dessa utilização, mesmo que referida a fonte ! …
      Claro que há no lote de milhares de imagens existentes no Goggle muitíssimas de que não se sabe a sua origem e já foram partilhadas centenas de vezes ! … e aí a questão já muda de figura ! … Tmbém não sejamos tão rigorosos ! rsrs

      Eliminar

    2. Pois eu já tenho desistido de algumas fotografias que queria mesmo utilizar... por não conseguir localizar o seu autor. E quando quero muito uma determinada imagem chego a dar-me ao trabalho de fazer buscas exaustivas a tentar descobrir a fonte inicial, mas a maior parte das vezes não encontro.
      Claro que abro excepções... e remeto-a a uma legenda que refere que a imagem é da Net.

      Conheço casos de bloguers que ficaram sem os seus blogues por causa de denúncias de apropriação/utilização indevida de imagens!...
      A plataforma Blogger pode fechar-nos o "tasco" sem apelo nem agravo e nem avisa ou justifica tal facto!

      (pelo sim pelo não convém ir fazendo periodicamente backups do blogue não vá o demo tecê-las)

      Beijinhos 100 cópias
      (^^)

      Eliminar
    3. Afrodite
      Eu tenho que confessar e "dar a mão à palmatória" que não tenho sido tão rigoroso no que diz respeito a imagens da Net e também do FB, desde que sejam imagens que eu considere "vulgares" (?), "correntes" (?) e de praticamente "uso colectivo" (?), mas prometo passar a ser !!! ... É um dever ÉTICO !!!

      ... E relativamente a Blogs que têm sido eliminados pela "plataforma Blogger", não é preciso ir muito longe !...
      Temos ainda bem presente o que se passou com o nosso amigo Henrique Ant. Ferreira que viu acontecer isso ao seu e não apenas a esse, como, numa segunda tentativa para criar outro (a Blogger fechou-lhe a porta) ! Teve mesmo que ir para outra "plataforma", a do Sapo ! :(( ... e assim se perde um Blog e todo o seu conteúdo de anos e anos, por não se cumprirem determinadas regras, neste caso, talvez o uso de um certo tipo de linguagem insultuosa ! ... e claro que "eles" não se dão sequer ao trabalho de informar seja o que for ! :(

      Beijinhos éticos q.b.

      Eliminar
  3. Caro Padrinho Mor Rui Espírito Santo.
    Sempre fui defensor de revelar a fonte.
    Caloroso abraço. Saudações transparentes.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E aqui não está referida a “pirataria” que , de certo modo, todos nós praticamos ao publicar vídeos de músicas e de filmes e não pagando por isso “direitos de autor” ! … Isso levou a que de há pouco tempo em diante todos nós (por cá) estejamos obrigados, no acto de compra de meios informáticos, ao pagamento de uma “comissão extra” para esse efeito, independentemente do uso que dermos a esses aparelhos !

      Eliminar
  4. Muito útil a informação!

    Bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Informação muito (demasiado) limitada, dada a sua extensão ! :))) … Está tanta coisa em causa que seria difícil num post, referir tudo !
      Por ex., falta também a visualização de programas pirateados, como jogos de futebol, ou outros desportos ou espectáculos, fugindo ao pagamento de “canais TV fechados” ! … ou ainda ao “sacarmos” músicas para os nossos telemóveis, ou Mp3 ou 4, por exemplo.

      Eliminar
  5. As fontes devem ser sempre referidas, claro!
    Bom domingo.
    Bjos : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como disse, isso seria o mínimo dos mínimos, Catarina ! :)) … É pena na blogosfera não haver a opção “Partilhar” como no Facebook ! :))
      Há casos de blogs que se limitam a copiar integralmente posts de outros Bloggers !

      Eliminar
  6. Ora aí está, vem ao encontro de um acontecimento muito recente, perdi (ou nunca tive como pensava) uma amiga de à longos anos porque falei-lhe para ela ter em atenção o facto de ela fazer diariamente publicações no facebook de posts que não são dela e sem qualquer referencia ao autor.

    Beijinho e um boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás a ver, Adélia ?!... Isso acontece constantemente e é eticamente reprovável, mesmo que sem “prejuizos” dos visados (roubados) ! rsrs
      Como disse, aí a opção “Partilha” é prática corrente e autorizada ! … mas infelizmente, não é disso que se trata ! :)

      Eliminar
  7. Adorei!
    Respeitando os "créditos", direitos de autor e citando a fonte, tudo ok.
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu entendo que no nosso meio da blogosfera, o problema que se coloca é apenas de ordem ética, mas também aceito e admito que todos nós temos um bocadinho de "culpa no cartório" e por vezes "pisamos o risco" ! :))
      Se virmos bem, eu próprio publiquei este video sem citar fonte e ainda há dias publiquei uma série de "cartoons" ! rsrs

      Eliminar
  8. cantinhodacasa1/5/16 22:44

    À exceção de imagens que encontro na net, sempre que "roubo" ou copio alguma coisa, remeto para o link do blog.
    O vídeo está demais, Rui!

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está correcto ! ... Tal como disse, todos nós "roubamos um pouco" (sem intenção) na net ou no You Tube, mas aqui na blogosfera, entre nós, será ético ceder os créditos à sua origem ! :))
      O vídeo está delicioso e convincente ! rsrsrs
      :))

      Eliminar