22/02/2018

UMA IGREJA ESPECIAL ...

RE-EDIÇÃO

TRATA-SE DA
Igreja Paroquial do Nosso Senhor dos Navegantes 
(Igreja das Caxinas - Vila do Conde)

Motivos,... quais ?...

Reparem que eu referia que era UMA IGREJA em  FORMA de BARCO.
Logo, se pesquisassem a imagem com as palavras,"igreja barco" seriam lá conduzidos ! :)
Do mesmo modo e ainda mais directamente, escrever no Google  igreja, barco.


Uma igreja em forma de barco somente poderia resultar da inspiração de um povo navegante, de uma zona piscatória, que fez, faz e fará do mar o seu ganha pão. 

Uma das mais famosas zonas de pescadores em todo o país. Caxinas.

Trata-se de uma zona predominantemente dedicada à pesca , há séculos e séculos.

Os seus pescadores , navegantes têm sido das maiores "vítimas do mar" ao longo dos tempos. 
Daí esta homenagem da igreja em forma de barco !

As 'Caxinas', núcleo piscatório carregado de tradições, são uma zona piscatória que faz fronteira com a cidade de Póvoa de Varzim
As primeiras populações fixaram-se no seu território entre quatro a seis mil anos atrás. 

Caxinas moderna, emergiu depois da conquista da cidade pela República Romana por volta de 138 a.C., a pesca e unidades de processamento de peixe desenvolveram-se pouco depois, constituindo as bases da economia local. 
A importância das Caxinas reemergiu com a Época dos Descobrimentos devido à competência e riqueza dos seus construtores navais e navegantes, que negociavam à volta do mundo em rotas comerciais complexas. 
Pelo século XVII, a indústria de transformação de pescado tomou novo alento e, algum tempo mais tarde, Caxinas tornou-se no porto pesqueiro dominante no Norte de Portugal.


Fotos da net













Muito grato a todos os que estiveram presentes quer tenham ou não acertado, mas também os meus parabéns àqueles que se aplicaram e conseguiram descobrir !


ACERTARAM : 

AC,     JANITA,     MARIA EU,     ROAQUIM ROSA,     MANU,     CATARINA,     ELVIRA CARVALHO,     FLOR DE JASMIM,     AFRODITE,     PEDRO COIMBRA,     JU,    EMATEJOCA,    LIS,    


PRESENTES :   

LARISSA SANTOS,    PROF. MS JOÃO PAULO de OLIVEIRA,    GRAÇA SAMPAIO,    LUISA


CONTRIBUIÇÔES :

Janita ESTA 

Pedro Coimbra  ESTA


INICIAL :


... Mas uma igreja paroquial ! ...

E sabem porque digo "especial" ?... Porque dá a ideia de um barco e com motivos para isso.
...  Motivos ?...  Mas que motivos ?...
Mas o que eu queria que me dissessem era apenas : ONDE É ?







.

57 comentários :

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá AC ! ... CERTÍSSIMO !!!
      ELiminei o comentário porque me tinha esquecido da "moderação".
      Neste momento já estão sob moderação. :)

      Abraço

      Eliminar
    2. Era este o comentário :

      AC deixou um novo comentário na sua mensagem "UMA IGREJA ESPECIAL ...":

      Vim matar saudades do "Coisas..." e... logo um desafio pela frente.
      Igreja de Nosso Senhor dos Navegantes, em Caxinas, Vila do Conde.

      Abraço, Rui :)

      Eliminar
  2. Vou entrar agora numa aula de história. Só posso pesquisar logo.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)... Até logo, Elvira ! Sempre activa na busca do conhecimento !... Uma actividade admirável. Parabéns ! :)

      Abraço

      Eliminar
  3. Olá, Rui!!

    Esta 'tua´Igreja foi fácil de encontrar. Até os principiantes só não acertam se não se dispuserem a isso.

    http://olhares.sapo.pt/igreja_senhor_dos_navegantesvila_do_conde_foto4638863.html

    Uma Igreja muito bonita que não conheço 'in loco'.
    Bom resto de dia.

    Beijinhos. :)

    PS- espero que o comentário siga e fique.

    ResponderEliminar
  4. Vou errar eu sei. Mas arrisco dizer que é em Arcozelo Das Maias. :))
    Pumba caí.. está errado. kkkkkkkk

    Hoje:- Serenata em telepatia
    .
    Bjos
    Feliz Terça-Feira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :))... Não faz mal, Larissa. É errando que se aprende !
      Este até nem é difícil !
      Sugiro a pesquisa da foto e a colocação de palavras "especiais" de busca !
      Todas/os os que por aqui andam há anos começaram com grandes dificuldades e hoje são verdadeiros "experts" na matéria !

      Beijinhos, de mãos dadas, em serenata do mar (como aqui) ! :)

      Eliminar
  5. Igreja do Senhor dos Navegantes, Caxinas, Vila do Conde.

    Beijinhos, Rui :)

    ResponderEliminar
  6. boa tarde
    muito linda por acaso . em Vila do Conde
    JAFR

    ResponderEliminar
  7. E o meu comentário, Rui? Não recebeste?

    http://olhares.sapo.pt/igreja_senhor_dos_navegantesvila_do_conde_foto4638863.html

    Janita

    ResponderEliminar
  8. Janita

    Claro que certo e foi intencional ! :)
    Acho que temos que ser didácticos, ter em atenção quem não está ainda muito por dentro destas coisas da pesquisa e ajudar , para que se ganhe o gosto pela pesquisa ! :)
    Tens que lá ir . Quer antes, quer depois há muito para ver ! :)
    E o comentário chegou e ficou, sim ! :))

    Beijinhos e também para ti, um bom resto de dia e de semana ! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o comentário, recebi sim e aqui acima está a resposta !
      É que por vezes faço uns mini intervalos para não estar sempre sentado ! :))

      Eliminar
  9. Maria Eu

    Olá querida amiga ! :)... PERFEITO ! Creio que conheces "in loco" !?... :)

    Beijinhos e obrigado. :)

    ResponderEliminar
  10. Roaquim Rosa

    Seja muito bem-vindo, caro Roaquim ! :) ... É sempre com grande satisfação que vejo por aqui "caras novas" ! :)... Obrigado e volte sempre que será sempre muito bem-vindo ! :)

    E CLARO que SIM !!! ... É aí ! ... Mas já agora, se puder ser mais preciso, poderá dizer em que parte ? ... É que trata-se de uma zona "muito especial" atendendo ao que está por trás da ideia da construção. :)

    Abraço e muito grato ! :)

    ResponderEliminar
  11. Olá Rui
    Parece-me que vi esta igreja na Póvoa de Varzim, será?

    Beijos Rui

    ResponderEliminar
  12. Manu

    Posso dizer CERTO (quase). Não é bem, bem, mas,...é "praticamente" lá, embora pertencendo a outra cidade.
    Será que te lembrar do nome desta localidade para além das próximas ?... :))

    Beijos com sabor a mar, Manu.

    ResponderEliminar
  13. Igreja Nosso Senhor dos Navegantes, em Caxinas, Vila do Conde.

    Uma pesquisa sem demoras!!! : ))

    ResponderEliminar
  14. Há pouco tempo fiz um passeio de Vila do Conde até à Póvoa e lembro-me de ter estado junto dessa igreja, fui certificar-me e realmente é a igreja de Nossa Senhora dos Navegantes em Vila do Conde.
    Creio que desta vez não me enganei. :)

    Beijos Rui

    ResponderEliminar
  15. Já cheguei. Será a Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes em Vila do Conde?
    Abraço

    ResponderEliminar
  16. A zona, uma das mais famosas de pescadores em todo o país. Caxinas.
    Abraço

    ResponderEliminar
  17. Igreja paroquial de Bustos.

    Satisfeito ou queres saber mais detalhes?

    Beijo da Te 😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :((... Não é, Te. :( ... Nem essa, nem para esses lados.
      É mais marítima !

      Beijinhos, Te :)

      Eliminar
  18. Rui não recebeu os meus comentários?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (??)... Sim, Elvira, recebi 17:21 e 17:27 e o mais curioso é que me lembro perfeitamente de ter respondido e agora fiquei surpreendido por não aparecer o meu comentário ! (?)
      Só pode ter acontecido eu pensar ter submetido o comentário e ele não ter entrado. (?)

      Obrigado e desculpa, Elvira ! :(

      Tinha eu respondido que para a Elvira foi canja ! :)
      Resposta CERTA e complementada muito bem, referindo a importância da zona !

      Abraço :))

      Eliminar
  19. Igreja Nosso Senhor dos Navegantes, Vila do Conde.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  20. Flor de Jasmim

    PERFEITO, Adélia ! ... É isso mesmo !
    Obrigado ! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Olá Rui
    Dei nova resposta, não recebeste?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :(((... Mau, mau !!! :(... E estou a "falar" para mim mesmo, Manu.
      Primeiro a Elvira, agora, tu,... :((
      Claro que recebi, às 17:15 , lembro-me perfeitamente de ter respondido,... não percebo como o meu comentário resposta não ficou publicado. (???) :( :(

      Disse eu que "Ah. Agora muito melhor. Mais correcto ! É precisamente nesse trajecto pela marginal !"
      Desculpa, Manu, mas não percebo o que está a acontecer. Logo dois casos e tenho a certeza absoluta que respondi ! (?)

      Beijos :)

      Eliminar
  22. Catarina

    BOOOA ! ... Para quem sabe, é de caras ! :)... CERTO !!!
    Mas pretendi dar algumas hipóteses a quem não está tão familiarizado com as pesquisas, nas suas vária formas !
    :))

    ResponderEliminar
  23. Catarina, Manu, Elvira Carvalho

    Aaaahhh !!! ... Já descobri o que se passou.

    O Kok fez um comentário no post anterior e eu respondi-lhe.
    O blog ficou portanto aberto nesse post.
    Ao responder-lhes (Catarina, Manu, Elvira), não me apercebi disso e comentei nesse post anterior. :(((

    As minhas desculpas.
    os meus comentários resposta tinham sido estes :


    Rui20/2/18 17:14
    Catarina

    BOOOA ! ... Para quem sabe, é de caras ! :)... CERTO !!!
    Mas pretendi dar algumas hipóteses a quem não está tão familiarizado com as pesquisas, nas suas vária formas ! :)


    Rui20/2/18 17:29
    Manu

    Ora é isso mesmo, Manu. :)... Obrigado. É mesmo nesse trajecto, junto ao mar ! Assim, fica a resposta mais correcta, embora eu percebesse que estavas certa ! :)

    Beijo :)


    Rui20/2/18 17:31
    Elvira Carvalho

    :))... Chegar, ver e vencer o desafio ! :)
    E é isso mesmo ! Daí a ideia que presidiu ao tipo de construção ! Uma justa homenagem !

    Obrigado, Elvira .
    Abraço :)

    Esclarecido ! Estava a ficar preocupado, porque não entendia ! :)))

    ResponderEliminar

  24. Ainda não li os comentários (o que vou fazer já de seguida) mas estou com o pressentimento que este desafio toda a gente acerta à primeira... e sem pesquisa!
    E este tu sabes que eu sei! :D

    Beijinhos a remos
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :))... Já tinha pensado que, se aparecesses, seria canja para ti !... Sei que conheces bem e que até já almoçaste lá ao lado ! :))
      Até já considerei o teu comentário como resposta certa, mesmo não referindo o quê e onde. eheheh

      Mas olha que para reconhecerem à primeira, teriam que já lá ter passado, mas com a simples colocação de duas palavras na pesquisa da foto, é tiro e queda ! :)

      Beijinhos a remos, à vela, ou a motor, tanto faz, desde que sejam beijinhos de amiga ! :)))

      Eliminar
  25. E eu estava a pensar que poderia ter ido para o Spam.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)) ... Fiquei mais tranquilo agora, Elvira. Já estava a pensar que o blog estava com problemas. Felizmente, tudo bem ! :)

      Eliminar
  26. Está aqui a resposta - https://www.tripadvisor.pt/LocationPhotoDirectLink-g189186-d8300076-i145994591-Igreja_Nosso_Senhor_dos_Navegantes-Vila_do_Conde_Porto_District_Northern.html
    Bom resto de semana

    ResponderEliminar
  27. Olá Rui

    É a Igreja das Caxinas.

    Bj

    ResponderEliminar
  28. Pedro Coimbra

    É ISSO MESMO !... CERTO.
    Com link e tudo . Perfeito.

    Abraço e então um bom ano chinês !
    Kung Hei Fat Choi!

    ResponderEliminar
  29. JU

    CERTO, JU !!! :)) ... Crtamente que já por lá passaste !?...

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  30. Ematejoca

    Por mail,... CERTO. Aí mesmo. E já por lá tinhas passado ! :))

    Beijo

    ResponderEliminar
  31. Igreja Nosso Senhor dos Navegantes em Vila do Conde.

    😘 da Te

    ResponderEliminar
  32. Ematejoca

    É isso mesmo, Te. O nome da igreja é mesmo esse ! :)
    Obrigado ! Assim para o post é melhor que por mail ! :)

    Beijo

    ResponderEliminar
  33. Todos

    Amanhã ao fim da manhã, os comentários sob moderação serão libertados e será feita a re-edição.

    Abraço :)

    ResponderEliminar
  34. Prezado Amigo Rui Espírito Santo.
    Certamente tu percebeste que estou a publicar de forma lacônica - diariamente - no vagão do Expresso do Oriente sob meu comando, bem como sabes que reduzi drasticamente minha participação no facebook.
    A partida compelida - no Expresso da Eternidade - da minha amada prima-irmã paterna, Maria Regina de Oliveira (27-08-1950 15-01-2018)deixou-me sem chão...
    Racionalmente sei que: nunca, jamais, em tempo algum, a verei, mas ainda está difícil retornar a ocupar a carteira, que me é destinada na Escolinha do Professor Rui da Bica, porque quando tento lágrimas deslizam pela minha face - sem viço - por não conseguir me envolver nas pesquisas do objeto de estudo...
    Isto posto, peço que tenhas paciência com este teu aluno parvo.
    Caloroso abraço. Saudações justificadas.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com minha imaginação, autenticidade e sentido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :( Sim, João Paulo, tem dado para ver ! :(... "Essas coisas" doem muito e permanecem por largo tempo bem presentes !
      O caso é esse mesmo que referes. Já não há nada a fazer! :( ... e certamente que ela te adorava e não gostaria de te ver sofrer tanto.
      Terás que "dar a volta" e enfrentar a vida !
      Eu sei que "falar é fácil". :( ...
      Quanto à tua presença por aqui, não estejas preocupado que eu compreendo.
      As faltas estão mais que justificadas ! :)

      Um Grande Abraço

      Eliminar
  35. OI Rui
    Cheguei agora _ rs É a Igreja Nossa Senhora dos Navegantes não é?
    Nao li ainda os comentários , procurei noGoogle Imagens e acho que achei .Não tão igualzinho sua fotos ,mas bem parecida.
    Um abraço de boa noite

    ResponderEliminar
  36. LIS

    É MESMO, Lis ! :)
    Sabes que eu acho que os V/s acertos, daí do outro lado do Atlântico, têm ainda mais mérito do que os de cá ?...
    Comparado com o Brasil, isto, aqui é um país de muito pequena área e é fácil fazermos uma ideia de "onde é o quê" !
    Daí será muito mais difícil !
    Parabéns ! :))

    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Rui pelo elogio, de fato a gente conhece melhor onde moramos, mas depende muito da experiencia na forma de buscar resultados.
      Pesquisas de locais é mais complicadinho, mas com dicas vou acertando,de certa forma,muitas rs isso quando posso vir, ando bem atarefada ultimamente.
      abraços e bom dia

      Eliminar
  37. TODOS

    Libertados os comentários e feita a Re-edição :)

    Muito grato a todos os presentes !!!

    Um Grande Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A reedição ficou muito interessante.
      Esta igreja é muito bonita (por dentro e por fora) e é um enorme símbolo de fé.

      Beijinhos

      Eliminar
    2. Obrigado, Afrodite. :)
      Sabes que, para mim, na maior parte das vezes, um "desafio incial" é mais um pretexto para fazer depois "o verdadeiro post" !?...
      Dá-me sempre muito mais "gozo" a re-edição do que o desafio propriamente dito !

      E pelos vistos, já lá tens estado ou passado !?...
      Por acaso também a conheço por dentro e por fora.
      A forma chamou-me a atenção ! :)
      Foi de facto uma justa homenagem àquele "povo mártir"!

      Beijinhos

      Eliminar
  38. Nunca lá chegava :)) Isto, porque não consegui fazer a pesquisa:))

    Hoje:- Silenciada nas águas do rio.
    .
    Bjos
    Votos de uma feliz Quinta-Feira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)... É uma questão de disposição e hábito, Larissa. :)
      Tal como foi dito, era uma questão de escrever no Google : igreja, barco ; ou então pesquisar a a foto (como eu já disse que se fazia) escrevendo na pesquisa as mesmas palavras ! :)

      Beijos e bom resto de semana ! :)

      Eliminar
  39. Muito bonita! Um autêntico barco da forma como no-la mostraste. Eu gosto é de vir aqui ver as belezas do nosso país!

    Beijinho grato.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até poderá ser de gosto relativo, Graça (?) ! :)...
      Sinceramente, não sei se haverá quem "reprove" a ideia de associar uma igreja a um barco. (?)
      :))
      ... Tu gostas de ver aqui as belezas do nosso país e eu gosto de te ver por aqui, mesmo que não para tentares acertar. eheh...

      Beijinhos, minha querida Graça e Tudo de Bom para ti e para o Sidónio !!!

      Eliminar
  40. Muito curiosa... Diferente. Nunca visitei Vila do Conde, nem as Caxinas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Creio que as Caxinas têm sido, ao longo do tempo, os maiores "fornecedores" de pescadores mortos no mar ! :(
      Daí, "esta homenagem" da Igreja, àquela gente sofredora !

      Bonito um passeio por esta marginal Luisa, visitando Vila do Conde e Póvoa de Varzim e se possível, mais para norte até Esposende.

      Curiosamente, por proximidade e hábito, Vila do Conde e Póvoa de Varzim "são as praias" dos vimaranenses e Esposende, dos bracarenses ! :)

      Eliminar