27/04/2018

OUTRA IGREJA


Re-edição

Trata-se da Sé Catedral de Évora  (link) .

A Basílica Sé de Nossa Senhora da Assunção, mais conhecida por Catedral de Évora, ou simplesmente Sé de Évora.
Muito próxima do Templo de Diana (a uns 50 metros), daí o ter chamado a atenção para "a Caça", para a "Deusa - a Deusa da caça" !
Ora, uma vez palpitado que eu estaria a referir-me ao Templo de Diana, perguntando ao Google pelas igrejas, ou Sé, ou catedral em Évora , ele não teria dúvidas ! 



Foto Google Maps (Afrodite) - (Época do ano, diferente)

 Enquadramento : Catedral, Museu de Évora, Templo de Diana
Praça do Giraldo na direcção da 12 horas

Templo de Diana - Deusa da caça (a Sé Catedral à direita)
Foto da net
(Daí eu falar tanto em "caça", em "Caçar", em "Deusa"

Aqui, poderão ver todo o enquadramento desta zona da cidade 
(Templo de Diana, Sé Catedral, Praça do Giraldo)

Foto do Google Maps  (Janita)

Muito grato a TODOS os presentes, especialmente aqueles que se empenharam em tentar acertar e os meus parabéns aos que acertaram !

ACERTANTES :  

GIL ANTÓNIO,      CATARINA,      PEDRO COIMBRA,      ELVIRA CARVALHO,    PORTUGALREDECOUVERTES,       AFRODITE,      MANU,      JU,      LUISA,        
JANITA,      CANTINHODACASA,    

PRESENTES :
  
EMATEJOCA,     PAPOILA,     LARISSA SANTOS,     RICARDO SANTOS 

CONTRIBUIÇÕES :

AFRODITE  -  GOOGLE MAPS   
(a partir desta foto - cliquem - e com a ajuda do rato, poderão "caminhar" pelas redondezas. "Passeiem" um bocadinho, que é muito interessante, ir daqui ali, ou acolá ).

JANITA ESTE  LINK   ( Boa ! Estou a ver que já te começas a entender com o Google Maps . Isso é excelente !   Já viste que agora , com o rato, se pode passear em volta disso e inclusive tirar fotos :))  )

CANTINHODACASA  e JANITA -  ESTA  

CANTINHODACASA  -    ESTA  



INICIAL :


Actualização com "Dicas" - Agora, entendendo-as, será facílimo ! 
Re-edição, amanhã cerca do meio dia .

Como já há muito tempo que "não vamos" à igreja, aqui deixo esta para tentarem saber se terão que andar muito ou não.
A mim, parece-me "familiar", porque a foto ainda não terá um ano !

Saberão onde é ? ... Então vamos à caça lá ao lado ! :)))


(comentários moderados)




Dicas :

Há desafios em que a simples foto esclarece tudo ;
Outros há, em que a foto pouco esclarece, mas ou se conhecem alguns pormenores, ou então, teremos que fazer perguntas ao Google para chegarmos lá ;
Outros ainda, em que a foto é pouco esclarecedora, mas há uma série de “dicas” que nos conduzem lá !

Neste caso, poderá não se tratar do primeiro ponto, mas pode-se lá chegar pelo segundo, sendo todavia o conjunto das dicas o que melhor nos ajudará a descobrir do que se trata.

Acontece é que há pouca paciência para fazer a leitura geral dos comentários, ou não os subscreverem ! (?)

Como eu sou “o tal gajo porreiro” aqui lhes deixo a “papinha feita” relativamente às dicas já referidas nos comentários e ... não há desculpas ! Gostava que todos acertassem ! :

Hei-las :

(no texto inicial) 
Então vamos à caça lá ao lado !

(à Luisa)
Se os Deuses ou as Deusas te inspirarem,...
... Não terás que andar 50 metros (mas não no Algarve) !

(à Ematejoca)
Para "caçares", terás que recorrer à filha de Júpiter e Latona para te inspirares !

(à Afrodite)
Quanto à Papoila, ela até está muito "bem alinhada" !
Só falta ter pontaria para a caça ! :)
Que tal meteres uma cunha à "tua colega" de Roma ?...
Afinal, ela "mora" a 50 metros ! eheheh 

(à Afrodite)
até estive a ver melhor e a Papoila está mesmo "alinhada" !… mas já agora, (estava dito, estava dito) também a Luisa o está !

(à Janita)
Mas olha que há por aí muitas dicas, especialmente relativas à “caça “ ali muito pertinho.


A re-edição ficará para 6ª fª ao meio dia aproximadamente. :) …
Por isso, espero que todos acertem !!!

.

61 comentários :

  1. Boa tarde. Visitando e elogiando a sua publicação: Catedral de Évora.
    .
    * Amor = Fogo que Arde em Chispas Ardentes. *
    .
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. :))) BRAVO, Gil António !!! ...
    Creia que fiquei feliz pelo seu ACERTO !!! ... e tão rápido que foi ! :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Sé Catedral de Évora.
    Estás a facilitar muito, meu amigo Rui!!! : ))

    ResponderEliminar
  4. Catarina

    CERTO !!! ... Eu sei ! De vez em quando é preciso facilitar para não fugirem ! :))))
    Obrigado ! ;)

    ResponderEliminar
  5. Não estou a caçar nada... :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)... Se os Deuses ou as Deusas te inspirarem,...
      ... Não terás que andar 50 metros (mas não no Algarve)! :)

      Eliminar
    2. Ematejoca

      Para "caçares", terás que recorrer à filha de Júpiter e Latona para te inspirares ! :))
      Ui ! ... :)... Porquê ?...

      Eliminar

    3. Sabes que se não fosse aquela carita triste que a Luísa colocou no final, eu julgava que ela estava a dar uma pista indirecta... e muito inteligente até!

      (^^)

      Eliminar
    4. :))) Antes de mais, devo dizer que "tiraste aquela foto" do Google Maps, precisamente do sítio de onde eu tirei esta do post !!! ... QUE PRECISÃO !!! :))
      Mostro na re-edição.

      Quanto à Luisa, ela até está muito "bem alinhada" !
      Só falta ter pontaria para a caça ! :)
      Que tal meteres uma cunha à "tua colega" de Roma ?...
      Afinal, era "mora" a 50 metros ! eheheh

      Eliminar
    5. Pois, o local tinha de ser aquele por causa do ângulo da foto.
      A grande diferença da tua foto para a "minha", lol, para a do Google Maps é que foram tiradas em diferentes épocas do ano.

      (^^)

      Eliminar
    6. :))... Pois ! ... As árvores (na minha) tapam a frente !

      Eliminar
  6. Respostas
    1. :))... Curioso, porque se "estás a Leste", não estás nada mal . O que será que isto quer dizer ?... eheheh

      Eliminar

    2. Adorei esta pista :)

      Eliminar
    3. Afrodite, olha que até estive a ver melhor e a Luisa está mesmo "alinhada" !
      :))

      Eliminar
    4. Sobre o meu comentário anterior, queria dizer que ...
      a Papoila está muito bem alinhada, mas já agora, (estava dito, estava dito) também a Luisa o está ! eheheh

      Eliminar
  7. Neste momento na Rádio Macau, ao vivo, cante alentejano.
    Ele há coincidências do caraças!!
    Com que então hoje fomos visitar a Sé Catedral de Évora...
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
  8. Só dei pelo desafio agora, e à primeira vista não me lembro desta igreja.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :))... Foi só "à primeira vista", Elvira, porque à segunda, ... foi tiro e queda !!!
      CERTO !!! :))
      Bom feriado !

      Eliminar
    2. O facto de a igreja estar "de costas" fez com que não chegasse lá imediatamente. Mas não me era estranha. Uma vista de olhos pelas igrejas que fotografo nos meus passeios, levou-me lá embora as minhas estejam de frente e tenham sido tiradas há oito anos.
      Abraço

      Eliminar
    3. :) A verdade é que a foto mostra a igreja, ou melhor, as duas torres da igreja, de frente, Elvira.
      Tem é esta casa pela frente, mas na re-edição apresentarei a foto que o confirma.
      Pode ter a certeza ! :)

      Abraço

      Eliminar
  9. Vendo só as torres parece-me a Sé de Évora. Será?
    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Pedro Coimbra

    Coincidências ! ... E será que se viu a igreja ?...

    É verdade,... uma visita já há quase um ano !!! :))

    CERTÍSSIMO !!!

    Abraço, Pedro.

    ResponderEliminar
  11. Todos

    Se acham que a foto lhes poderá dar poucas indicações, nada melhor que apreciar os comentários ! :))
    ... Mas aquela torre é muito especial e característica !

    ResponderEliminar
  12. Sou péssima a história :))
    Em Fátima?

    Hoje, o tema é do nosso Poeta Gil, mas pela sua ausência, aqui estou eu:- Revolução - A criança, o cravo, a G-3 silenciada
    .
    Bjos
    Votos de um bom feriado (Dia da liberdade)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheheh... Vá lá, que não a poesia, Larissa ! :))

      Igrejas, Sés, Catedrais,... o Google costuma saber tudo e dar uma ajuda ! :)

      Bjs

      Eliminar
  13. Olá Rui,
    a mim parece-me ver a torre da catedral de Évora ?!
    mas sem nenhuma garantia de que estarei certa...
    é uma imagem pequena ainda !
    boa continuação de feriado histórico Rui
    e obrigada pela tua "escapadela" ao meu tema do dia :)
    Angela

    ResponderEliminar
  14. Portugalredecouvrtes

    BIIINGOOO !!! ... E parece-te muito bem. Eu dou-te a garantia, porque fui eu mesmo que a fotografei ! :)) Não só esta, mas também outra de frente !
    Obrigado, Angela e visitar o teu blog é sempre uma aprendizagem garantida e que vale sempre a pena !
    :))

    ResponderEliminar
  15. Porque não nos mostras as fotos de frente, Rui? Olha que eu passeio pouco e, quando o faço, não visito igrejas ou raramente o faço, por isso nicles... Já ontem me consumi e nada...:(

    Beijos desanimados!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que já experimentei apresentar só uma das torres, ou só a outra, ou até só o arco ogival da entrada e em todas elas o Google é um cuscovelheiro. Diz logo o que é mesmo sem pergunta. :))

      Mas olha que há por aí muitas dicas, especialmente relativas à “caça “ ali muito pertinho.

      :)) Beijo

      Eliminar

  16. O meu amigo GOOGLE MAPS não me deixa nunca (ou quase nunca) ficar mal... :)

    Beijinhos com GPS
    (^^)

    ResponderEliminar
  17. Olá Rui

    Só me foi possível estar vir à net agora, espero que não faças a reedição, porque amanhã vou pesquisar.

    Beijos Rui

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OK, Manu. Se assim o desejas, assim farei.
      A re-edição ficará para 6ª fª ao meio dia aproximadamente. :)
      Até lá, com tantas dicas nos comentários, para compensar as dificuldades da foto, acho que todos poderão acertar ! ... É uma questão de interpretação das dicas.

      Beijos, Manu

      Eliminar
  18. Bom dia Rui

    Recorrendo a uma dica que deixaste, arrisco a dizer que é a igreja de Nossa senhora da Conceição no Porto:
    Será?

    ResponderEliminar
  19. TODOS (os que ainda não acertaram)

    Acrescentei ao texto :

    Dicas :

    Há desafios em que a simples foto esclarece tudo ;

    Outros há, em que a foto pouco esclarece, mas ou se conhecem alguns pormenores, ou então, teremos que fazer perguntas ao Google para chegarmos lá ;

    Outros ainda, em que a foto é pouco esclarecedora, mas há uma série de “dicas” que nos conduzem lá !

    Neste caso, poderá não se tratar do primeiro ponto, mas pode-se lá chegar pelo segundo, sendo todavia o conjunto das dicas o que melhor nos ajudará a descobrir do que se trata.

    Acontece é que há pouca paciência para fazer a leitura geral dos comentários, ou não os subscreverem ! (?)

    Como eu sou “o tal gajo porreiro” aqui lhes deixo a “papinha feita” relativamente às dicas já referidas nos comentários e ... não há desculpas ! Gostava que todos acertassem ! :

    Hei-las :

    (no texto inicial)
    Então vamos à caça lá ao lado !

    (à Luisa)
    Se os Deuses ou as Deusas te inspirarem,...
    ... Não terás que andar 50 metros (mas não no Algarve) !

    (à Ematejoca)
    Para "caçares", terás que recorrer à filha de Júpiter e Latona para te inspirares !

    (à Afrodite)
    Quanto à Luisa, ela até está muito "bem alinhada" !
    Só falta ter pontaria para a caça ! :)
    Que tal meteres uma cunha à "tua colega" de Roma ?...
    Afinal, ela "mora" a 50 metros ! eheheh

    (à Luisa)
    Curioso, porque se "estás a Leste", não estás nada mal .

    (à Afrodite)
    até estive a ver melhor e a Luisa está mesmo "alinhada" !

    (à Janita)
    Mas olha que há por aí muitas dicas, especialmente relativas à “caça “ ali muito pertinho.

    A re-edição ficará para 6ª fª ao meio dia aproximadamente. :) …

    Por isso, espero que todos acertem !!!... Divirtam-se ! :)

    Um Grande abraço :)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Rui, quem está alinhada não é a Luísa... é a Papoila!
      Assim as pistas em vez de ajudar... baralham! :)))

      Eliminar
    2. Sim, tens razão.
      Obrigado pela correcção, que eu troquei os nomes.
      A resposta era para a Papoila e não para a Luisa.

      Mas, na verdade, até posso dizer que estão as duas "bem alinhadas" ! :))

      Eliminar
  20. Será que foste à caça para o Alentejo e visitaste a Sé de Évora?

    ResponderEliminar
  21. Manu

    :))))) ... Fiquei feliz ! :) CERTO !!!
    Foi isso mesmo, mas fui há cerca de um ano. Mas olha que quem ajuda na caça é de lá ! :)

    Beijo

    ResponderEliminar
  22. Rui, desde o primeiro dia que eu sei que 'caça' é uma dica... olha que desde o patrono dos caçadores até às igrejas perto do Templo de Diana (deusa da caça) - em Évora - eu tenho escarafunchado, em vão!!
    Já desisti. Fico à espera da reedição.
    Acho que por aqui só acertou quem já conhecia...ou teve mais sorte e paciência do que eu para pesquisar...
    Depois já sabes da minha preferência e que não dou cabo dos miolos por causa de Igrejas...:(((

    Beijos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)... Bom. Eu sei que não gostas de desafios de igrejas, os sés, ou catedrais, mas lá teremos que variar.
      O próximo, depois do próximo (eheh), será de personalidades femininas portuguesas. Vais gostar. :)

      Entretanto, neste, depois do que referiste é estranho não teres encontrado.
      eheheh... Creio é que "embirraste" por ser sé ou catedral, ou igreja e te convenceres que não encontravas ! ;)

      Beijos !
      Olha que eu reconheço-te muitas capacidades para estas coisas, tá ?... :))

      Eliminar
    2. Se calhar tens razão, Rui!
      Quando me convenço que estou a teimar em vão, acho que bloqueio.
      Não me leves a mal, Rui...Quem sabe no próximo eu acerto logo à primeira? :))

      Beijinhos.

      Eliminar
    3. eheheh... Pois tenho !!! :))... Onde é que já ouvi isto ?... :)))
      ia-te dizer que tiveste a chave não mão e não quiseste abrir a porta ! eheheh

      ... Mas não foi preciso, porque no comentário seguinte,... BINGO !!! Acertaste em cheio e até, pasmo-me com foto do Google Maps ! :))
      Parabéns em duplicado ! :)

      O não ser à primeira, onde está o mal ?... Tens acertado muitos à primeira ! :)

      Beijinhos

      Eliminar
  23. com os meus "olhitos" ainda bastante debilitados lá consegui chegar à Sé Catedral de Évora.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  24. JU

    É ISSO MESMO !!! ... Os olhos já estão quase a "funcionar" bem, querida amiga ! ... Óptimo e isso, que continues a sentir-te a melhorar é que é importante !

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Ontem não me dediquei aos blogues. Agora é que estou a ver as dicas. Bem podia eu fazer pesquisas à procura de zonas de caça para os lados da única Deusa que me ocorria, uma tal de Afrodite... :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheheh.... Quer dizer que com tantas dicas de caça, andaste mesmo à caça de qual seria o alvo !?... :))
      Eu referia uma "colega" da Afrodite e não dela mesma ! :)
      Estás agora a ver porque dizia eu que estavas "alinhada" ?...
      Claro que CERTÍSSIMO (no outro comentário) !!!

      Eliminar
  26. Finalmente cheguei lá. É a Sé de Évora. Lembro-me sempre de me refugiar lá para escapar do calor extremo que se fazia sentir num setembro longínquo em que passei pela cidade.

    ResponderEliminar
  27. Rui
    A cúpula 'azul' está aqui,em Évora, não é para considerares certa mesmo que esteja - o que duvido- só porque quis teimar um pouco mais.O Templo de Diana está perto. O link é do Google Maps, nem sei se isto dará para ver...


    https://www.google.pt/maps/@41.2180084,-8.4239057,9222a,13.1y,90t/data=!3m8!1e2!3m6!1sAF1QipMipppEpi5Y0w6UJxr462gD8S-hV0PKV7OleWdF!2e10!3e12!6shttps:%2F%2Flh5.googleusercontent.com%2Fp%2FAF1QipMipppEpi5Y0w6UJxr462gD8S-hV0PKV7OleWdF%3Dw203-h113-k-no!7i4160!8i2336

    :)

    ResponderEliminar
  28. cantinhodacasa26/4/18 22:42

    Bom, filha de Latona e Jupiter, é Diana, logo há um Templo com o seu nome, logo, fui para Évora, onde encontrei a Sé, lindíssima com torres bem diferentes, porque construídas em alturas diferentes...

    http://www.visitevora.net/se-catedral-evora/

    http://cathedral.lnec.pt/portugues/evora.html

    ResponderEliminar
  29. cantinhodacasa26/4/18 22:44

    Já enviei resposta.
    É uma igreja bonita, que tenho de visita numa altura que vá a Lisboa, faço um desvio de alguns quilómetros.

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enviaste e CERTÍSSIMA !!!
      Se ainda não conheces a cidade, deverás lá ir, sim !

      Mas deixa-me dizer-te que apreciei muito a forma como lá chegaste !!!
      A matemática na forma filosófica do "Silogismo" :
      Se é assim que ele diz
      Se ele diz como é
      como ele diz é que é ! ... eheheh (o ele, sou eu ! ) :))
      Argumento formado de três proposições; a maior, a menor (premissas) e a conclusão deduzida da maior, por intermédio da menor.

      Gostei !!!

      Beijos e parabéns pela dedução ! :)

      Eliminar
  30. Agora que já sei de que Monumento se trata, deixa que te diga, Rui, que pela tua foto parece uma Igreja, antiga sim, mas sem a dimensão e a imponência deste Monumento.
    Aqui, neste site, está muita informação sobre a Sé Catedral de Évora.

    http://www.visitevora.net/se-catedral-evora/

    O mais engraçado é que eu já estive no Museu que faz parte de todo o conjunto arquitectónico e nem reparei nas torres. Estive lá em 96.

    Obrigada pela força, só por mim não teria avançado. :)

    Abraçaço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :))) Estás a ver, que por vezes precisamos de um empurrãozinho de estímulo ?!... :))
      Sem ele, provavelmente terias desistido e estarias agora triste por isso, sabendo do que se trata, afinal, já teu conhecido ! :))

      Abraçaço :)

      Eliminar
  31. TODOS

    Muitíssimo grato pela V/ presença neste desafio, que achei muito interessante e bem participado. :)

    Os comentários estão agora livres e foi feita a re-edição !

    Um grande abraço a TODOS :)

    ResponderEliminar
  32. Estive lá em 91, nas minhas núpcias, mas não a reconheci. Cheguei à resposta no palpite e pesquisa.

    É muito bonita... e dá vontade de lá voltar.
    Beijinhos e parabéns a todos os acertantes
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É absolutamente natural que não a tivesses reconhecido, porque também eu, tinha já lá estado há mais de 20 anos e agora , quando de novo lá há cerca de um ano, já não me lembrava de nada, para além do Templo de Diana ! :)

      A foto estava de facto "muito difícil" e daí, eu sentir a necessidade de dar tantas dicas, nomeadamente a da "Deusa" e da "caça", para ajudar a palpitar onde e após isso, poderem procurar, lá, esta catedral ! :)
      Curioso como essa da Deusa, levou a Luisa (22:07) para Braga ! :)) ... Desajudou-a ! :))
      Gostei deste passatempo, sabes ?... :)))

      Beijinhos

      Eliminar
  33. Rui
    Peço desculpa, cheguei atrasado !
    Esta Sé é muito muito bonita ! Conheço bem !
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Não faz mal, Ricardo !
      Só perdeste a tua independência económica para o resto da vida pela perda do prémio do acerto ! eheheh
      … Mas terás outras oportunidades ! ☺
      Abraço

      Eliminar