16/01/2019

PERSONALIDADES do SÉC. XX

Re-edição 

Muito grato a TODOS os que por aqui passaram, quer tenham acertado ou não, tentado ou não,  mas os meus Parabéns a quem acertou e a minha admiração a quem se "empenhou" em acertar no pleno ou mesmo na maior parte !!!
Eu reconheço bem o tempo que isto nos toma e que tanta falta nos faz. :)

Não deixem de abrir as hiperligações em cada um dos nomes, bem como as enviadas (sobre cada uma das "figuras", pelo Ricardo Santos a quem agradeço)

A "solução" era esta :

1

Química,  Poesia, Professor
1906 - 1997

2


Militar, Professor, Político
1917 - 1983

3


Militar, Aviador
1881 - 1924

4


Escritor, Romancistadramaturgoensaísta e poeta,
1908 - 1979
SEM VÍDEO

5


1940 - ----


ACERTANTES ( Por ordem e nº de acertos) :

Com 5 -  
TOTALISTAS  : 

JANITA
ELVIRA CARVALHO  
CANTINHODACASA


Com 2 -  MANU  (1,5)

Com 1  -  CATARINA,  (1)  


PRESENTES :

LARISSA SANTOS 


INICIAL :


QUEM SÃO ELES ???

Teremos 3 noites para tentar acertar e a re-edição será feita na manhã seguinte, como habitualmente.

Distinguiram-se em diversas áreas, podendo corresponder mais que uma à mesma personalidade , assim como haver áreas comuns a mais que uma delas .

Notabilizaram-se em :   
Ensino,   Forças Armadas,  Literatura,  Música,   Poesia,  Política,  Química,   TV. 

Nascºs
1881,   1906,   1908,   1917,   1940

Falecºs
1924,   1979,   1983,   1997.
.
1


2


3


4


5



Será que poderia ser mais fácil ? ...  :))

.

63 comentários :

  1. Presente!!! :))

    Facílimo, mesmo!

    Boa semana, Rui.

    Abraçaço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Também acho ! :))... mas já em tempos o achava e disseram que eu estava enganado ! Sou suspeito ! :))

      E claro que a tua "grelha está complecta e CERTÍSSIMA !!!
      Sim, já estou bem melhor do pingo do nariz ! :))

      Abraçaço e Boa semana :)

      Eliminar
  2. Cá vai a resposta que pedes:

    1- António Gedeão
    2- Pinheiro de Azevedo
    3- Almirante Sacadura Cabral
    4- Escritor Joaquim Paço D’Arcos
    5- Maestro Vitorino de Almeida.

    Boa semana.

    Já estás melhor do pingo no nariz?

    Beijo, Rui.

    ResponderEliminar
  3. Não conheço nenhum.

    Janita.... umas dicas... que dizes? Olha que estou doentinha...não posso pensar muito... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (??)... Ainda estamos a começar, Catarina !

      Até fui ver agora as fotos e não enganam ninguém !
      Olha que os conheces a todos ! :))

      Eliminar
    2. À medida que fores descobrindo os mais fáceis, elimina as datas, Catarina...o último é o único que está vivo e esse reconhece-se bem.
      Foi através de eliminatórias que descobri o nome do galã de bigode...:))
      Porquê? Porque quando ficou famoso era mais velho...
      Espero ter ajudado. :)
      Como estás com tosse, pensar/pesquisar cansa muito, pode ser que o Rui deixe passar.

      Beijinhos. :)

      Eliminar
    3. ahahah... Claro que deixo passar e vou-te contar uma "semelhança" comigo :
      Quando eu estudava, havia uma professora (tal como eu que facilitava as coisas). Um colega nosso, em determinado contexto de facilitismo, diz-lhe : "A Professora, realmente, é uma verdadeira pernas-abertas" ! eheheh

      Catarina ! Vê se te ris que rir faz muito bem às pessoas doentinhas ! eheheh

      Ah ! Atenção que o "galã de bigode" morreu bastante novo e já tinha este aspecto !

      Eliminar
    4. Ehehehehehe...olha se acontece à Catarina o mesmo que à Elvira. Diz não poder rir porque lhe dá um ataque de tosse. Afinal, rir nem sempre é o melhor remédio...

      Mas voltando ao galã...olha que nas fotos que sempre vi dele e do companheiro de aventura...e que aventura...estava mais curvado, mais envelhecido. :)

      Eliminar
    5. Comecei a rir.... o que provocou um ataque de tosse.:))) mas valeu a pena! Agora não é apenas tosse... Esta está muito bem acompanhada com uma faringite estreptocócica desde ontem à noite. Em inglês o termo é muito mais fácil. Strep throat e está tudo dito! :)))

      Obrigada, Janita, daqui a pouco vou para o computador - mais fácil do que esta tablet - e vou tentar descobrir pelo menos o galã. A sério vos digo que não tenho mesmo ideia nenhuma...

      Eliminar
    6. Obrigado, Janita ! :))... Afinal o aviso da Elvira é de ter em consideração !
      Desculpa Catarina, se o rir te fez mal. Afinal sempre terás que ter cuidado com isso. Faringite com "bichinhos" não é só o nariz a pingar ! :((...
      Janita. Esse do bigode, morreu aos quarenta e tal ! :( ... Não poderia ter aspecto de muito envelhecido .

      Catarina, esse, evidenciou-se juntamente com um outro, por um facto muito relevante para a época !!!

      Eliminar
  4. Respostas
    1. :))) ... Vamos lá entender, Teresa ! eheheh... Eu acho que é muito fácil e a Janita já o confirmou ! :))
      ... ou estás a brincar ?... :))

      Eliminar
    2. Não estou a brincar, Rui!
      Vou procurar no clube dos escritores mortos se encontro lá alguma dessas caras, talvez o n°3.
      Forças armadas e TV passo.

      Eliminar
    3. Teresa, peço desculpa ao nosso anfitrião por vir meter o bedelho, mas aqui não há nenhum profissional de TV...acho que o Rui fez referência a isso porque um deles ficou conhecido, do grande público, por essa via.
      Foi isso Rui? :)

      Eliminar
    4. Vá lá, mais uma ajuda : esse não era escritor, mas há aí pelo menos dois .
      Atenção que eu digo que se notabilizaram e que poderiam ter mais que uma actividade em que se notabilizaram !
      Por isso a Janita chama a atenção para isso. Não há aqui ninguém profissional da TV, embora um maior conhecimento público possa ter resultado daí !
      Obrigado, Janita. :)

      Eliminar
    5. Pela TV não me dá jeito nenhum, eu sempre detestei TV.

      Eliminar
    6. :)) Eu sei. Um deles apresentava um programa relativo à "sua especialidade" e daí, tornar-se ainda mais conhecido do que já era ! ... mas para além disso, não tinha mais nada a ver com TV !

      Eliminar
  5. Olha, mais um desafio. Se são quem penso, não é difícil.

    1- António Gedeão
    2 - Pinheiro de Azevedo
    3 - Sacadura Cabral
    4 - Joaquim Paço D'Arcos
    5 - Vitorino de Almeida
    Será?

    ResponderEliminar
  6. Elvira Carvalho

    PERFEITO e na TOTALIDADE !!! :))... O que mais uma vez comprova que não será assim tão difícil como poderia parecer à primeira vista !
    Obrigado Elvira ! Ainda bem que não teve que pesquisar muito, para "poupar os olhos" ! :)) ... São mesmo quem pensava que eram só olhando ! :))
    Abraço

    ResponderEliminar
  7. cantinhodacasa13/1/19 20:58

    Está difícil encontrar as figuras 2 e 3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Tem-se falado(aqui) muito no 3. Há algumas dicas acima !
      ...mas olha que o 2 ainda é mais conhecido e esse conheces de certeza absoluta. Já disseste muitas vezes o seu nome ! :)))

      Entretanto poderás ir palpitando os outros ! :)

      Beijinhos, Lola :)

      Eliminar
  8. cantinhodacasa13/1/19 21:17

    Eu acho que consegui.
    nº 1 - Rómulo de Carvalho / António Gedeão ( Escritor e Ciências e Fs Química)
    nº 2 - Pinheiro de Azevedo ( conhecia o rosto, mas...) Militar Professor que se candidatou a PR
    nº3 - Sacadura Cabral (aviador e oficial da marinha)
    nº 4 - Jaquim Paço D'Arcos ( escritor)
    nº5 - António Vitorino de Almeida ( músico, maestro) ainda vivo.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  9. Cantinhodacasa

    BIIINGOOO ! TOTALISTA e no Podium !!!... Bem conseguido.
    Por vezes emperramos e de um momento para o outro nasce a luz ! :)

    Beijinhos :))

    ResponderEliminar

  10. Olá Rui :)
    Sem pesquisa só reconheço e sei o nome de dois.
    Mas amanhã volto cá com mais tempo.

    E quanto à tua frase... «Será que poderia ser mais fácil ?»
    Sabes Rui... isto de julgarmos e classificarmos as coisas por fáceis ou difíceis, dada a subjectividade daquilo que cada pessoa sabe ou conhece, pode até ser considerado ofensivo para alguém que não saiba e conheça o mesmo que nós. E sei isso por experiência própria porque também eu crio desafios e sei bem que o que para uns é fácil para outros pode ser um enorme quebra cabeças.
    É que nem todos temos a mesma idade nem somos da mesma geração, não tivemos as mesmas vivências, o acesso à mesma informação, nem todos vimos o mesmo...

    Beijinhos fáceis de enviar... mas difíceis de receber
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)) Mereço "levar nas orelhas", é verdade ! :))
      Já não é a primeira vez ! :(
      Tenho consciência que o que dizes é um facto !
      Para mim, de uma "geração", é facílimo, para outros de outra, talvez não tanto !
      Se eu me colocar no V/ lugar, nas músicas, a situação é muito similar ! :((
      As minhas desculpas, Amiga !
      ... Mas também sei com quem lido ! eheheh... Não tardará nada que terei cá todas as respostas certinhas ! :)))
      Se os teus alunos fossem como "os meus" estarias muito mais descansada ! eheheh

      Beijinhos "difíceis de receber", mas cá chegaram pela manhã e "souberam muito bem" !
      Outros tantos para ti ! ... e agora sei que não deixaste de dormir por causa do desafio ! eheheh

      Eliminar
    2. Pesquisar não é difícil. É moroso.
      Descobri o nome do “meu acerto” num blogue sobre pessoas famosas portuguesas. Conhecia o seu pseudónimo, não reconheci a sua cara e sei que já tem aparecido em blogues que visito. Tenho a certeza que “na altura” fazia a associação entre ele, a pedra e quem a interpretava. Sem dúvidas nenhumas. Todos nós conhecíamos o que passou a ser, como se dizia, um “hino”. Mas o tempo vai passando, o contacto com a cultura não é diária, as vivências são diferentes, a memória assimila (ou não) outras experiências e vai, quase sem darmos por isso, compartimentalizando lembranças que, com o passar do tempo, se vão desvanecendo. Depois há a memória visual e auditiva... uma mais predominante que a outra. E depois há o poder de observação e a capacidade de recuperar informações lidas ou experiências vividas de cada pessoa. Uma coisa complicada!!
      Considerando que estamos constantemente a ser lembrados como é importante exercitar a memória e desafiar o cérebro, esta é outra forma de o fazermos... participando nestes desafios. Este é um serviço público, Rui!!!
      Isto a propósito do comentário da Clara com o qual concordo. Mas, como também dizes, conheces bem os alunos que tens! : ))
      Apenas uma pequena observação. No primeiro parágrafo repeti a palavra “depois” em dois períodos seguidos. Não fazes ideia de quantas vezes me lembro desta colega de escola, devido à palavra “depois”. Num exame oral de português pediram-lhe para contar uma estória qualquer. Repetiu a palavra dezenas de vezes ao ponto de fazer sorrir os examinadores. Foi minha colega de turma desde o primeiro ao sétimo ano. Foi sempre a melhor aluna do liceu.
      Nunca mais me esqueci. A minha memória é seletiva!!!

      Eliminar
    3. É isso mesmo, Catarina. Sempre admirei muito aqueles que estando fora de Portugal há muito tempo (casos, teu, Teresa, Pedro Coimbra) bem como o dos amigos brasileiros, conseguissem acertar nos meus desafios, quase em igualdade com os de cá !!!
      A explicação do porquê dessa admiração, tu própria a dás, com argumentos mais que convincentes !
      Valha-nos essa parte do exercício e desafio da memória ! :))
      Olha que nesse aspecto, o blog tem-me ajudado muitíssimo ! Digo-o e repito-o muitas vezes !
      :) ... Eu creio que todos nós temos esse tipo de memória selectiva ! :))) ... O importante é exercitarmos a outra parte ! :)

      Eliminar
  11. Não tenho tempo para investigar, mas o único bonitinho é de certeza o Artur Sacadura Cabral. N° 3 está claro!!!

    ResponderEliminar
  12. Continuo sem tempo para investigar ou ler comentários, mas o n° 5 é o pai da Maria Medeiros, portanto, o António Victorino de Almeida.

    ResponderEliminar

  13. 1- Rómulo de Carvalho
    2- Pinheiro de Azevedo
    3- Sacadura Cabral
    4- Joaquim Paço d'Arcos
    5- António Vitorino de Almeida

    Afinal voltei cá ainda hoje. É complicado ir dormir com o bichinho da curiosidade a morder aqui na nuca.
    (lol)

    Beijinhos e boa noite (ou melhor bom dia)
    (^^)

    ResponderEliminar
  14. Já lá tens os 5 certos!
    Amanhã mando os links no Youtube, dos que encontrar.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :))
      CERTÍSSIMOS !!! ... E um deles até com o nome "real" que eu cheguei a duvidar (mas certíssimo) ! ...

      Olha que me estás a habituar mal com os links do You Tube ! eheheh
      Obrigado, Ricardo ! :))
      Abraço

      Eliminar
  15. Eu tenho que conhecer o poeta | escritor mas, não o reconheço aqui. Já noutro desafio conhecia a obra dele, mas não o reconheci. Tu sabes muito bem que eu não sei investigar. Olho várias vezes para a cara até me lembrar. Foi o que aconteceu com as duas caras que tenho a certeza que acertei.
    O n° 1 também não me é desconhecido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. !!! :) :) :) ... Fiquei feliz, Teresa !!!
      Com estes 3 comentários novos, as restantes TRÊS CERTAS !!!

      Estás de PARABÉNS ! Quase sem pesquisa, não é nada fácil e chegaste lá, a TODOS !!! :))) ... até ao da "Pedra" (outro "desafio, este um pouco filósofo !" eheheh

      Um Grande beijo ! :))

      Eliminar
  16. Estou quase doida a olhar para a cara do n° 1 e cheguei à conclusão que só pode ser o poeta ANTÓNIO GEDEÃO.

    ResponderEliminar
  17. Investiguei à minha maneira e descobri que o n°4 é JOAQUIM PAÇO d'ARCOS. NUNCA li nada dele. Será que o nosso amigo Pedro Coimbra ainda o encontrou lá por Macau?

    ResponderEliminar
  18. Antes de ir dormir e sem o reconhecer, digo no entanto, que o n° 2 é o José Baptista Pinheiro de Azevedo.

    ResponderEliminar
  19. 1. António Gedeão (Rómulo de Carvalho).

    ResponderEliminar
  20. Todos de uma vez:
    1 - Rómulo de Carvalho (António Gedeão);
    2 - Pinheiro de Azevedo;
    3 - Artur Scadura Cabral:
    4 - Joaquim Paço d'Arcos;
    5 - António Vitorino de Almeida.

    Aquele abraço, boa semana

    ResponderEliminar
  21. TODOS

    Isto é que foi uma noite positiva !!! ... Sem um único erro (apenas omissões) !!!
    Já podem ficar tranquilas/os ! :))... Irei comentar de seguida, caso a caso !

    ResponderEliminar
  22. ematejoca

    :))))) ... nos dois comentários, a 3 e a 5 CERTAS !!! :))
    Estavas a pensar no do bigode e acertaste mesmo ! :)) ... e também no pai da da "Anis, Sim ou Nim ? ... Sabes "desmontar este "desafio ?... :)))
    DUAS CERTAS !!!

    ResponderEliminar
  23. Clara

    BINGUÍSSIMO !!! :)) ... Bom Dia !...
    É muito bom, a gente acordar e ver que a noite foi proveitosa !
    TUDO CERTO !
    Eu sei bem do que falas. Isto de ir para a cama a pensar em "desafios" é mesmo tramado. Eu também não consigo ! :))

    Beijinhos fáceis de enviar e de receber ! :))

    ResponderEliminar
  24. Catarina

    :)) Nesse comentário de uma tentativa , descobriste a tal "Pedra" ! :)
    CERTO (esse) !!! :))
    Espero que consigas os restantes (ou mais alguns ! :))

    Beijo

    ResponderEliminar
  25. Pedro Coimbra

    TUDO CERTO de uma só vez !!! BOOOOA !!!
    A Teresa perguntava se o Pedro teria encontrado o nº 4 aí por Macau !?... :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não o encontrei por aqui.
      Mas tenho um célebre roteiro assinado pelo companheiro dele.
      Uma das minhas muitas relíquias.

      Eliminar
    2. Uma verdadeira relíquia, Pedro !
      Teve uma vida atribulada, sempre saltitante por todos os lados !

      Eliminar
  26. Todos

    ... E de momento, depois de uma noite bem proveitosa, é tudo !
    Aguardemos novos acertos, que "a coisa" não está a correr nada mal ! :))
    Aguardarei !

    ResponderEliminar
  27. Olá Rui
    Fico contente por ver aqui mais um desafio!
    Só hoje pude vir aqui, ando um pouco afastada da blogosfera, mas não deixarei de pesquisar.

    Beijinhos Rui

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Manu.
      Temos tempo.
      A re-edição com as soluções e aecrtos, só 4ª fª 16 pela manhã.

      Beijo

      Eliminar
    2. Esse, esta CERTO, Manu !!! :)

      Eliminar
  28. Rui
    O meu sistema de pesquisa está meio avariado, de maneira que só reconheci o último que é António Vitorino de Almeida

    ResponderEliminar
  29. 1 - Rómulo Vasco da Gama de Carvalho 1906 — 1997

    2 - José Baptista Pinheiro de Azevedo 1917 — 1983

    3 - Sacadura Cabral 1881 - 1924

    4 - JOAQUIM BELFORD CORREIA DA SILVA 1908 - 1979

    5 - António Victorino Goulartt de Medeiros e Almeida 1940


    JOAQUIM BELFORD CORREIA DA SILVA 1908 - 1979

    ResponderEliminar
  30. Já seguiu!

    Beijinho Rui e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :))... E chegou IMPECÁVEL, Adélia, com TUDO CERTO !!!

      Beijinhos e também para ti, TUDO DE BOM !

      Eliminar
  31. Continua difícil a pesquisa mas acho que encontrei o nome da primeira figura, será Rómulo de Carvalho?

    ResponderEliminar
  32. Manu

    É ele mesmo Manu. Mais Uma CERTA e já são DUAS !!! :)

    Beijo

    ResponderEliminar
  33. TODOS

    Foi feita a Re-edição e libertados os comentários !
    Espero que tenham gostado da re-edição e que fiquem esclarecias as dúvidas para quem ainda as tinha sobre estas 5 personalidades do séc. XX . :)

    Um Grande Abraço !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A reedição ficou um mimo, como de costume.
      Vou ver agora os vídeos...

      Beijinhos reeditados
      (^^)

      Eliminar
    2. :) Obrigado, Clara. Deves ter reparado que procurei "variar" um pouco na escolha das fotos respectivas na re-edição. Achei-as mais "ilustrativas" de quem era quem ! :9
      Quanto aos vídeos, :)) ... O Ricardo está a habituar-me mal. Já estou a contar com essa "prenda" ! :)

      Beijinhos originais :)

      Eliminar
  34. Rui é prazer participar nestes desafios e ajudar a trazer os vídeos.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou-te grato, Ricardo. Como disse à Clara, estás a habituar-me mal ! eheheh
      Foi pena não haver do Paços d'Arcos. Ainda procurei também eu encontrar, mas não vi nenhum ! :)

      Abraço :)

      Eliminar
  35. E eu passo para lhe deixar um abraço...

    Hoje :- Sorriso camuflado

    Bjos
    Votos de uma óptima Quarta - Feira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Larissa

      Também para ti um Abraço e um sorriso sem camuflagem ! :))

      Uma Boa semana ! :)

      Eliminar