29/06/2010

A CIDADE INCRÍVEL

Re-editado

Como a cidade é hoje, passados apenas 15 anos da demolição daquela monstruosidade que lá existia:





Como isto era há cerca de 15 anos:

Kowloon Walled City, (cidade murada) em Hong Kong, já foi considerada a cidade mais densamente povoada do mundo. Quando foi demolida, julga-se ter tido cerca de 50 mil residentes, neste pequeno espaço.


Estava localizada mesmo à porta de Hong Kong, China, ao encargo do Reino Unido. No passado funcionava como um porto de vigilância para proteger a zona contra piratas, foi ocupada pelos japoneses durante a segunda guerra mundial e posteriormente conquistada pelos sem abrigo.

Visão aéria da cidade antes da sua destruição, no passado chegou a ter cerca de 500 fábricas clandestinas.


Tanto a China como o Reino Unido não queriam ter responsabilidade por esta cidade, portanto tornou-se uma cidade sem leis.


A partir da década de 1950 até a década de 1970, apresentava altos índices de prostituição, jogo e uso de drogas.


Em 1987, a cidade, um autêntico caos urbano e social, sem condições sanitárias e ambientais e situação de total anarquia, levaram o Governo de Hong Kong a anunciar planos para a demolir .


O processo de demolição começou em março de 1993 e foi concluída em abril de 1994, sendo dado inicio a uma nova cidade, Kowloon Walled City Park, inaugurada em Dezembro de 1995


A partir da década de 1950 até a década de 1970, com os residentes a construirem labirintos e corredores a cima do nível do chão que estava cheio de lixo e entulho, os edifícios cresceram tão alto que a luz do sol não conseguia atingir os andares mais baixos dentro da cidade.


Uma fábrica clandestina a operar dentro da cidade


Outra fábrica clandestina com vários colaboradores


.

6 comentários :

  1. Que horror!
    E então eu que sofro de claustrofobia!

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Acho que cheguei a ver um pequeno documentário sobre esta cidade ou melhor, este amontoado de pessoas, um lugar infernal.

    Bjos

    ResponderEliminar
  3. Irra que coisa mais assustadora!

    ResponderEliminar
  4. Rosa dos Ventos
    Isa GT
    Leitanita

    Agora impressionante foi a rapidez com que arrasaram com tudo aquilo e construíram uma nova cidade, em apenas 15 anos, conforme se pode ver na re-edição acima.
    .

    ResponderEliminar
  5. cantinhodacasa29/6/10 16:43

    Bom post.
    Como se passa do mau, da pobreza, para o moderno e limpo.
    A primeira foto, pareceu-me NY...o local das Twin Towers.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Cantinho
    É verdade. Em pouco mais de 10 anos !!!... e tiveram que indemenizar 50 mil pessoas e arranjar-lhes soluções alternativas de residência !
    .

    ResponderEliminar