Em dia de sol, mas com uma ligeira névoa que não permitia ver nitidamente ao longe, lá estive ontem a encher os pulmões de ar puro !
Pic-Nic na “Pedra Bela” , (um local já bem alto, na serra), Miradouro de onde se pode ver uma boa (mas sempre pequena) parte da Serra do Gerês, como mostram as imagens que vos deixo !
Não pensem. de modo algum que o Gerês e mais ainda a Reserva Natural Peneda-Gerês é apenas isto !
...isto é uma ínfima parte do que há para visitar e descobrir.
Esta primeira é o Miradouro (ao cimo das toscas escadinhas e com gradeamento).
As "vistas" do Miradouro (com uma ligeira nénoa que não "ajudou")
Aqui um local ideal, com marina, para quem gostar de uma praia fluvial e desportos náuticosDo outro lado do vale do rio Caldo, a parte mais "despida" da serra
Aqui, já uma parte da zona das Termas (encoberta pela vegetação).
Junto ao Miradouro, excelente local para um Pic-Nic, com maravilhosa vegetação e frescura.
Gosto muito do Gerês!
ResponderEliminarBrevemente hei-de lá dar uma escapadinha!
Abraço
Estimado amigo Rui da Bica!
ResponderEliminarAs fotografias atestam que você visitou um local encantador!!! Pesquisei no google e me encantei mais ainda, porque descobri que o Parque Nacional da Peneda-Gerês é considerado pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera!!!!
O mais interessante que é fica relativamente próximo da sua morada, porque dá para aproveitar bem o passeio sem precisar ficar hospedado no local!!! Vi no mapa que mais alguns quilômetros daria para estar nos domínios de Cervantes!
Agradeço sua deferência em nos apresentar este Parque Nacional da Peneda-Gerês!!!! Os turistas brasileiros não sabem o que perdem ao ficarem atrelados
a programação das agências de viagens...
Caloroso abraço! Saudações ambientais!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Deixaste-me com imensa vontade de lá voltar!:))
ResponderEliminarbji aos 2
Ontem, num canal da TV , deu uma reportagem sobre o furor que foi no Gerês com a visita da mãe e irmãs do CR7, que se encontram a passar férias e a inaugurar a mansão do jogador , por baixo da do Jorge Mendes...Aliás , numa das suas fotos , parece ver-se , mas não garanto.
ResponderEliminarConheço esses locais , como as minhas mãos...sendo o meu marido de Amares, nas férias iamos muito passear para esses locais , quer indo para o rio , quer os miudos e as bicicletes , quer almoçar num qualquer hotel do Gerês etc.Tenho saudades, eramos novos , havia muita animação, muita "movida "...M.A.A.
Muito bem e foi bom teres lá ido, como dizes, encher os pulmões de ar puro.
ResponderEliminarFico muito contente em saber que já estás no ativo...pic nics, hummmm!
Beijinho
Sei do que estás a falar amigo Rui9. Conheço bem essas zonas pois já lá passei várias vezes e por rotas diferentes, todas elas interessantes e com muito para ver e fotografar.
ResponderEliminarContudo, por mais que se diga, não há nada como experimentar os diversos roteiros daquelas verdejantes paragens.
Vamos ver se este ano ainda iremos lá voltar.
Beijos e continuação de franca recuperação
Lindo o Gerês :)
ResponderEliminarJá lá estive várias vezes, se bem que acho a água do rio muito fria e a última vez o quarto da pousada onde fiquei tinha um cheiro um cadinho esquisito eheheh
Belo passeio :)
Beijinho :)
Caro amigo Rui,
ResponderEliminarEstas fotos fizeram-me recuar uns dias.
Ao dia em que andámos a passear na Mata do Bussaco.
Portugal tem locais maravilhosos.
E que transmitem uma paz interior maravilhosa.
Aquele abraço
Fico daqui imaginando que lugar lindo o Gerês .Também andei vasculhando sobre essa reserva natural e encanto-me sempre.
ResponderEliminarUm passeio a não perder Rui
Belas fotos, Obrigada
meu abraço
Vou uns dias para fora, poucos, mas o suficiente para relaxar.
ResponderEliminarPorque só se vive uma vez, boa recuperação e descanso.
Beijinho
Rosa dos Ventos
ResponderEliminarSai-se de lá mais calmo, com peito mais aberto, como escreveu Miguel Torga :
PÁTRIA
E qualquer dentro de mim se acalma …
Qualquer coisa profunda e dolorida.
Traída, Feita de Terra
E alma
Uma paz de falcão na sua altura
A medir as fronteiras
-Sob a garra dos pés a fraga dura
E o bico a picar estrelas verdadeiras …
(Acrescentei uma foto duma láoide que se encontra junto à Pedra Bela !)
Bjs
.
Prof João Paulo de Oliveira
ResponderEliminarUm deles, João Paulo, entre tantos tão maravilhosos, como poderá ver noutros posts já aqui colocados ! :))
http://coisas-da-fonte.blogspot.pt/search?q=paisagem+inversa
http://coisas-da-fonte.blogspot.pt/2010/10/aldeia-de-portugal.html
http://coisas-da-fonte.blogspot.pt/2010/08/outros-tempos.html
http://coisas-da-fonte.blogspot.pt/2010/03/pontes-o-que-e.html
Não há ano nenhum que não vá lá uma ou duas vezes ! :))
Este Parque Nacional é uma “riqueza” ambiental, extraordinária ! … e falta ainda mostrar, dele, muitos outros locais imperdíveis !
Infelizmente o Norte (a norte do rio Douro) “despertou” muito tarde como destino turístico, mas tenho a certeza que dentro de uns 10 anos as coisas serão bem diferentes ! :))
Abraço !
.
Nina
ResponderEliminarPara ti será fácil ! Estudar o itinerário, pegar no carro, no Gui e em mais duas pessoas e ir por aí acima ! :))
Beijinho ! :)
.
M.A.A.
ResponderEliminarPor acaso nem me lembrei dessa particularidade de que já tinha ouvido falar ! :))
Suponho que seja do lado de Vieira do Minho e não do de Terras do Bouro, mas não tenho a certeza.
Também conheço bem ! A Lena “teve” que fazer Termas 3 anos em Caldelas e deu para conhecer tudo em redor. A partir daí tem sido um “correr” para aquelas paragens maravilhosas, inclusive passar alguns dias de férias nas Termas do Gerês e daí os vários raids possíveis ! :)
Notei agora que fizeram já a recuperação de vários dos hotéis que estavam em ruínas !
.
cantinhodacasa
ResponderEliminarFoi um dia muito, muito, agradável a contrastar com o de ontem em que tive de fazer alguns exames no HSJ, ainda relacionados com a cirurgia ! Foram muitas horas ! :((
Beijinho !
.
Tite
ResponderEliminarÉ como dizes ! Para se ficar a conhecer o Gerês tem que se ler muito sobre todos os locais de interesse e os respectivos diferentes roteiros a seguir ! Não será com uma simples visita (não preparada) que se fica a conhecer e “encantado” com o que se vai ver ! Eu diria, mínimo de 3 dias programados !
Beijinho
.
maria
ResponderEliminarNão me fales em água, que disso eu não sei ! eheheh Nunca me descalcei junto dela, porque não “posso” apanhar sol ! … mas concordo que aquele “autêntico lago” do rio Caldo é de sonho para quem gostar de se banhar ou fazer desportos náuticos ! :))
Ainda não estive na nova Pousada de Terras do Bouro, entre Amares e a Barragem, mas já estive na outra, a da Caniçada lá no alto a caminho de Vieira do Minho, mas há bastantes anos !
Beijinho ! :)
.
Pedro Coimbra
ResponderEliminarOutro local maravilhoso, onde também estive por 2 dias e uma noite no Hotel do Bussaco nos últimos dias do ano passado ! De facto, outro lugar maravilhoso !
Eu tenho a sorte de não gostar de praia e muito menos de férias na praia e tenho assim mais oportunidades de conhecer outros locais “mais frescos” e de ar mais puro ! :))
Abraço !
.
lis
ResponderEliminarÉ verdade lis ! Se puderes dá uma espreitadela nos posts que eu indiquei ao Prof João Paulo, aqui mais acima ! … mas como já disse, mesmo com tanto, ainda falta muitíssimo ! :))
Beijinho !
.
cantinhodacasa
ResponderEliminarAproveita bem, minha Amiga, porque a vida é curta, e extenuante. O descanso, a diversão, o relaxe e os prazeres da vida são um imperativo ! Trabalha-se um ano inteiro para isso mesmo ! :))
Beijinho !
.
Era uma das boas opções mas... ficará para uma próxima ocasião.
ResponderEliminarRui Pascoal
ResponderEliminar... e será óptima desde que bem planeados os percursos para 2 ou 3 dias (para quem ainda não conheça parte) ! :))
.
Delícia poder desfrutar de um lugar assim... É uma pena não termos o hábito dos piquenique por aqui.
ResponderEliminarBeijinhos, querido e um lindo final de semana.
As fotos são uma tentaçõn!
ResponderEliminarJá por lá passei anos atrás e é naturalmente mais um lindo lugar de Portugal que deveria ser melhor conhecido.
Mas com tanta e tanta e tanta promoção das zonas marítimas...
1 abraço pah!
Parole
ResponderEliminarÉ mesmo, Parole ! Local ideal para relaxar da “movida” da cidade, para descansar e meditar ! :)
Não sabia que aí no Brasil não têm esse hábito dos pic.nics ! eheh
Beijinho e bom fim de semana ! :)
.
Kok
ResponderEliminarSão mesmo, Kok ! Fica-se com pena de se deixar na hora do regresso ! Eu adoro o “campo” e a vegetação ! Uma compensação por não gostar, nem me ser aconselhável a praia, o sol e a areia, que admito perfeitamente que outros não prescindam ! :))
…mas realmente os portugueses têm uma fortíssima “inclinação” para as praias, o que é pena, porque deixam de disfrutar destes recantos fantásticos que abundam por Portugal !
Abraço ! :)
.
Já agora uma pequena curiosidade sobre o local. O nome actual foi erradamente fixado por Tude de Sousa (um dos técnicos do reflorestação do Gerês)no início do sec. XX. O local seria designado por pedra vela por ser utilizado pelos pastores para velar os seus rebanhos. O local na altura, como quase toda a serra, seria bastante despido de vegetação. Sendo um dos miradouros mais conhecidos do Gerês a sua vista é mais para a zona pré-parque e menos para o PNPG. Ainda que seja uma boa vista do vale do Gerês. A estrada florestal para a Pedra Bela foi uma das primeiras estradas abertas pelos florestais, até então o acesso a este local seria feito por trilhos pedestres. Um desses trilhos está relativamente preservado e divulgado pela CMTB e pode ser percorrido (trilhos dos currais) a partir das Caldas do Gerês. É por esse trilho quem em início de Maio a Vezeira das vacas sobe à serra. Pode ser um local para iniciar interessantes caminhadas e poupar o corpo uma subida e desde aqui facilmente (em menos de 1h30) se visita o vale Teixeira e voltando pela Cascata do Arado são cerca de 3h30 de uma boa amostra da serra. Grupos até 15 pessoas não precisam de autorização. Grupos superiores precisam de solicitar essa autorização ao PNPG e pagar uma taxa elevada 152€.
ResponderEliminarAnónimo
ResponderEliminarCaro Anónimo : muitíssimo obrigado por esta interessante e valiosa informação !
Abraço ! :))
Mesmo tendo visto estas paisagens já por muitas vezes ao vivo e a cores, não me anso de a (re)ver de tão belas que são!!!
ResponderEliminarDepois de Sintra, é a parte do país de que eu mais gosto. Obrigada pela revisitação.
Beijos.
A minha mãe, que chegou a visitar o Gerês, sempre disse que era um lugar lindo. Quem sabe se um dia tb eu farei esse passeio.
ResponderEliminarAbraço
Graça Sampaio
ResponderEliminarConcordo, Graça ! Sintra é de uma beleza mais “organizada” e diversa, enquanto que o Gerês ainda é um diamante em bruto ! … e se tivermos em conta a Reserva Natural Peneda Gerês, então ainda mais. Curioso que tendo certas semelhanças, são tão diferentes !
Beijos
.
Catarina
ResponderEliminarÉ uma questão de opção de férias, Catarina ! Não valerá a pena ir ao Gerês por um dia ou dois, mas sim visitar o norte durante uma semana, pelo menos ! Seria uma pena numa viagem dessas deixar de ver tantas outras maravilhas para além da Reserva Natural referida, tais como Braga, Guimarães, todo o vale do Douro vinhateiro e o fantástico Porto ! … e isto estaria longe de ser tudo o que merecia ser visto ! :)) … Há ainda a costa NW e o Alto Douro Transmontano !
Continuo a pensar (meu ponto de vista) que é pena que as pessoas dediquem tanto tempo da sua vida às praias (praticamente a totalidade das suas férias) ! :)))
Beijinho e as melhoras do entorse ! :))
.