.
Re-editado com "Aditamento" (barragem do Tua) e comentários
.
Como lhes tinha dito, fiz há dias um passeio de 3 dias a esta região, "Património Mundial da Humanidade" !
Poderão ver aqui algumas das paisagens, relativas à produção das uvas para os Vinhos do Douro e para o Vinho do Porto !
Peço-lhes que imaginem o trabalho que "esta gente" tem para a sua produção, quando comparada com a dos vinhos do Alentejo, vinhos de planície!
Não pensem (os que não sabem) que por aqui apenas se produz vinho ! Também aqui, a azeitona, o figo, a amêndoa, o marmelo, são frutos de grande exploração !
Foram cerca de 600 km do Porto a Miranda do Douro e volta, sempre que possível junto ao Rio Douro, especialmente a partir e chegar à Régua.
Não porque não seja menos bela a paisagem Porto/Régua e volta, pelo Rio, mas simplesmente porque já sobejamente conhecida e apreciada por mim (não é considerada zona vinhateira, mas tem paisagem extraordinária)!
Sugestões :
1-Sempre fantástica a viagem de comboio até à Régua e regresso de barco, com almoço a bordo e descida das várias eclusas ao longo do rio (passeio de um dia).
2-Da Régua ao Pocinho, uma viagem de ida e volta de comboio sempre a poucos metros do rio.
3-A partir do Porto, ou da Régua, viagem em "barco hotel" de vários dias !
4-Carro
5-Passagem de alguns dias em Enoturismo! Hoje em dia muitos dos produtores de vinho estão a utilizar esse sistema, facultando aos visitantes a vista ou a prática de todas as operações da vindima e da produção e provas de vinhos !
ADITAMENTO :
A polémica barragem do Tua e em causa o "Património Mundial da Humanidade"
Como se vê o local da albufeira futura não afecta grandes áreas vinhateiras, mas sim de Oliveiras
Veja-se o local da Barragem lá em cima (local de passagem do trânsito futuro, ganhando-se alguns kms.)
Os estaleiros e a foz do Tua (que ficará inalterada).
Estimado amigo Rui da Bica!
ResponderEliminarAgradeço sua deferência em nos brindar com encantadoras fotografias das adjacências do rio Douro!
Oxalá, as agências de viagens daqui comecem a oferecer pacotes que permitam aos turistas permanecerem mais tempo nestes locais verdejantes que você visitou recentemente!
Caloroso abraço! Saudações douradas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
O região duriense é linda e muito variada como escreves e muito bem, como é habitual!
ResponderEliminarComo já o disse também estive agora num Douro diferente deste mas sempre com o rio por perto!
Já fiz duas subidas do rio, de barco, descidas de comboio e gostava de repetir!
Mas do que gostava mesmo era de um cruzeiro no Douro Internacional a partir de Miranda onde já estive. Penso, pelo que vislumbrei das margens, que a paisagem é totalmente diferente!
Abraço
Olá, Rui.
ResponderEliminarA minha irmã viveu durante largos anos em Moncorvo e as primeiras vezes que lá fui ainda a viagem era efectuada pelas "curvas do Marão". Meu Deus, que enjoo, se apanhasse um camião pela frente!...:((
A minha nora é natural de Alfândega da Fê, e tem lá casa e família, pelo que de quando em vez os acompanho até lá numas feriazitas.
Acho a paisagem duriense e transmontana duma beleza agreste e única, mas a mim quem me tira a planície a perder de vista...tira-me tudo!:)
Obrigada Rui, por partilhar connosco estes retalhos maravilhosos do nosso Portugal: Pobre, pequenino, mal governado, mas de uma diversidade paisagística e cultural imensa, da qual muito nos orgulhamos, não acha?!
Beijinhos.
Prof. João Paulo de Oliveira
ResponderEliminarDe há uns 10/15 anos para cá, está a verificar-se uma grande mudança no Turismo do Norte, nomeadamente, Porto, Braga, Guimarães, Reserva Natural Peneda-Gerês, Rio Douro e Alto Douro Vinhateiro e mais ainda.
São muitas as situações de Enoturismo, as possibilidades de passeio em todo o rio Douro de barco, sem ou com almoço e até dormida (hotel); Guimarães (capital Europeia da cultura), berço de Portugal, riquíssima em história ; Braga (cidade muito antiga ) com possibilidades enormes de pontos turísticos de interesse e beleza (actual Capital europeia da Juventude); Peneda Gerês, de uma beleza natural notável ; Porto,... sem palavras ; etc. etc..
Este ano, por tudo isto, Portugal foi considerado um dos melhores destinos de férias do mundo (não deixando de ter sido em conta o baixo nível de preços de tudo, quando comparados ao resto da Europa) !
Por inércia e porque temos um Algarve com óptima água e belas praias, as agências de Turismo estrangeiras estão para aí viradas, para Lisboa e para Fátima e teimam em não querer mostrar o Norte, o que é um enorme disparate !
Claro que eu precisei de 3 dias só para o Alto Douro Vinhateiro e suas cidades, vilas e aldeias ! :) …
.
Rosa dos Ventos
ResponderEliminarNão sei se me considerarão “suspeito”, Rosa, mas muito sinceramente, não posso negar que adoro o Porto e o Norte de Portugal ! :))
Quando repetires o barco Porto /Régua, aconselho-te o contrário : ida de comboio e descida de barco ! Porque o barco de manhã é frio demais e a descida tem o almoço à saída, a tarde quente é mais propícia à frescura do rio e o descer do sol mais belo !
Nunca fiz o Douro Internacional, mas estou a pensar fazer Régua-Pocinho de comboio, sempre junto ao rio ! Dizem-me ser extremamente belo ! :)
Um passeio de barco, na região de Miranda, dizem-me também ser belíssimo, mas ocupava uma grande parte da tarde ! :)
Desta vez o “menino da cartolinha” estava fechado ! A hora a que saí de Miranda não permitiu a visita.
:((
.
Janita
ResponderEliminarQue bem me lembro dessas curvas, Janita ! :(( … mas mesmo na subida da IP4 no Marão, já me vi atrapalhado e imobilizado com a neve junto à Pousada ! :))
Desta vez fiz Amarante, Mesão Frio, Régua. Almocei em Torre de Moncorvo (linda, linda, com fotos para desafio (que vais acertar) ! :))
Há 4 anos estive uns dias no alto de Bornes (Senhora das Neves) com o Vale de Vilariça pela frente e Alfandega da Fé lá ao fundo e daí a Torre de Moncorvo, Pocinho e V.N.Foz Côa ! :)
Não digo que não gosto da planície alentejana, outra beleza diferente onde há 3 anos passei uns dias um pouco a sul (15 km) de Beja e deu para ver tudo em volta, desde Sines a Mértola, Serpa, e Moura, Barragem do Alqueva, Monsarraz, Évora, etc.., mas, infelizmente, constatar o “domínio” das belas planícies pelos agricultores espanhóis que as têm vindo a comprar, especialmente na metade alentejana sul mais próxima de Espanha !
Outra zona lindíssima é Castelo de Vide, Marvão, Portalegre, Elvas, Estremoz, Vila Viçosa !
Outra ainda que gosto muito é das aldeias históricas das Beiras ! :))
Como diz, uma diversidade de paisagens notável e todas elas de um beleza muito particular de que de facto nos devemos de orgulhar e amar profundamente !
Faz-me confusão quando se ouvem, tantas vezes, coisas que me deixam furioso, saídas da boca de gente que não sabe do que está a falar !
Adoro partilhar estas coisas, amar Portugal e ter orgulho em ser português, indiferentemente a tudo !
Beijinho, Janita ! :)
(isto hoje vai longo, mas não poderá ser sempre) eheheh
.
Ando há anos para fazer essa viagem de comboio e barco, mas ainda não se proporcionou. Isto de ir adiando viagens que gostaríamos de fazer "um dia" normalmente não é boa ideia... Mas gostei de ver as imagens do teu passeio, que parece ter sido muito agradável nas belas paisagens do Douro... :)
ResponderEliminarBeijocas!
Estimado amigo Rui da Bica!
ResponderEliminarNa condição de lusófilo de carteirinha o aplaudo em pé por suas pertinentes e racionais considerações no que tange ao sentimento de menos valia, que infelizmente é a tônica entre seus patrícios.
Não entrarei na cruciante questão da crise que os assola porque - como dizem aqui - "pimenta nos olhos de outros é refresco"...
Neste período de menos valia, mais do que nunca, é necessário trazer à baila o destemor dos seus ascendentes, que não consideraram o obscurantismo, do período em que viviam, e enfrentaram com pertinácia os sete mares, deixando marcas indeléveis nas terras encontradas nos mares nunca dantes navegados!
Caloroso abraço! Saudações esperançosas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
O Douro fascina-me e, sem qualquer bairrismo, considero-a uma das mais belas regiões do mundo. Todos os anos costumo ir lá, pelo menos no Outono, porque é a época do ano em que mais me fascina, mas este ano também só la estive um fds prolongado.
ResponderEliminarHoje já é o segundo blog em que entro - e só há poucos minutos comecei a viagem blogueira- onde o Douro aparece em todo o seu esplendor, o que me faz acreditar que não sou o único a ter um fascínio pelo Douro.
Belo texto a acompanhar estas fotos, Rui
Abraço
Essa paisagem é sobejamente conhecida por mim sempre que me deslocava a Trás-os-Montes duas vezes por ano até aos meus Pais venderem a casa por manifesta falta de saúde.
ResponderEliminarAgora falta-me fazer o percurso fluvial e esse está aguardando melhor oportunidade.
Até lá vou beneficiando das reportagens dos amigos.
Beijos amigo Rui
Sim senhor , gosto desta " musica"... h´´a coisa mais bonita do que o Norte ?...Falam das curvas do Mar~~ao..... e as de Murça onde ainda passei este verao por causa das obras do IP4...e as curvas , na antiga estrada de Bornes - Moncorvo-Vila Nova de Foz Coa ?O Douro ? Belissimo .Na Zona de Miranda, imponente. As pessoas , ao ir para o sul sem conhecer o norte , n~~ao sabem o que perdem.E a minha cidade vista do IP4 , quem vem de Espanha ?! O castelo em todo o seu esplendor, com umas muralhas e torres perfeitas. E de noite com a respectiva iluminaç~~ao ? Bom, ´´e melhor calar-me, venham ver. M.A.A.
ResponderEliminar( Tenho o aparelho "avariado" nos acentos )
As fotos estão muito bonitas e essa região é linda.
ResponderEliminarMas se é complicado trabalhar em socalcos, no Alentejo é complicado trabalhar sob um Sol escaldante e o vento suão.
Assim como na ilha do Pico(Açores) é complicado trabalhar com os mueretes de pedra basãltica que constituem os currais onde se plamtam as videiras e que também é Patiimónio Mundial.
Bons sonhos
O Douro é um espetáculo de beleza e de pujança natural. Já fiz essas visitas de barco e de comboio e foi um encantamento.
ResponderEliminarBelas fotos desses socalcos lindos, únicos!
Deu para descansar a vista não deu? Que bom!
As fotografias do Douro são sempre lindas :)
ResponderEliminarJá fiz a viagem de barco, num mini-cruzeiro de Vila Nova de Gaia à Régua e no dia seguinte fiz a viagem de comboio, da Régua para o Porto...e Amei uma e outra :)))
Beijinho :)
Rui,
ResponderEliminarSoube hoje que a UNESCO considera que o Douro vinhateiro não está em perigo com a construção da barragem do Tua.
Depois do que li, e publiquei no meu blogue; depois de ouvir os ambientalistas; esta garantia da Unesco não me tranquiliza.
Serei o único?
O património que ali temos, e que o Rui aqui mostra, é demasiado precioso para ser posto em perigo.
Aquele abraço
Lindo, mas tenho tanto ainda para visitar.:))
ResponderEliminarbeijinhos aos 2 (e àqueles que hoje não conseguirei visitar. Tem que ser por etapas:))
Nina
Teté
ResponderEliminar“Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje” :))) … não é para “seguir à letra”, mas para ser feito na primeira oportunidade. É uma questão de decidir e programar ! :))
Claro que é preciso ter em conta o tempo (não no pino do calor nem com chuva ou vento !
Talvez entre Junho e Setembro.
Há 2 situações diferentes e complementares : Porto / Régua e da Régua para cima (várias alternativas) com “belezas” diferentes!
Beijoca
.
Prof João Paulo de Oliveira
ResponderEliminar:)) Será difícil para si avaliar com aproximação esses sentimentos ! Constato que quem passa um período suficientemente longo noutros países, modifica radicalmente esses sentimentos e anseia pelo regresso!
É como : “quem perde uma coisa que utiliza diariamente é que vê a falta que lhe faz posteriormente” !
… mas isso é uma questão que “daria pano para mangas” ! :))
Abraço ! :)
.
Carlos Barbosa de Oliveira
ResponderEliminarHá que considerar que estamos em pleno período da fase mais interessante do Douro – as vindimas e as operações subsequentes nas adegas ! :) É natural que se fale mais nesta fascinante Região !
O meu fascínio é também enorme, até porque passei um período profissional da minha vida com fortes ligações ao Vinho e aos seus produtores ! :)
Abraço !
.
Tite
ResponderEliminarÉ realmente uma Região única ! … até as pessoas são diferentes ! Transmontanos e Dourienses são “gente boa” ! :))
Como disse à Teté, é só decidir e programar ! :))
Beijinhos ! :)
.
M.A.A.
ResponderEliminarUma transmontana de gema ! eheheh … o pior é o frio e o calor excessivos ! eheh
Como era dantes e como é hoje, querida amiga ! … é por isso que digo que nestes últimos 10 a 20 anos o panorama alterou por completo no que respeito ao Turismo !
Desta vez deixei a IP4, por razões de maior proximidade ao rio Douro.
Bragança, Montezinho, Rio de Onor, (até Puebla Sanábria) depois de passar por vila Real, Murça, Mirandela, Macedo de Cavaleiros e regresso por Chaves, Montalegre, (Barragens), Braga, Guimarães, Porto, outro passeio lindíssimo !
.
São
ResponderEliminarÉ muito diferente, São ! Hoje já se fazem “vindimas mecânicas” e respectivos transportes auto, o que é impossível no Douro onde tem que ser tudo à mão, inclusive o transporte das uvas. Os custos de vindima do Douro são incomparavelmente mais caros que no Alentejo !
Embora já tenha estado no Pico, não conheço bem os métodos, mas pelo que vi, será ainda bem pior que o Douro, no entanto a dimensão é incomparável ! :) A produção do Pico é inexpressiva !
Bj
.
Graça Sampaio
ResponderEliminarNão conheço ninguém que não tenha adorado estas viagens ! :))
Foi mesmo um regalo e um descanso para a vista, mesmo não tendo sido a primeira vez ! Fui mais para “mostrar” do que “para ver” ! :)))
... e diga-se de passagem. ... a pensar muito em vocês todos/as ! eheheh
.
Maria
ResponderEliminarComo já disse acima prefiro a viagem inversa : comboio primeiro e barco depois, por questões de temperatura. Subir o rio cedo, é frio e descer o rio à tarde é mais fresco e relaxante que o comboio ! … mas a diferença não é assim tão grande ! :))
Beijinho
.
Pedro Coimbra
ResponderEliminarÉ uma boa questão, Pedro !
Não passa pela cabeça de ninguém que a “própria UNESCO”, por si só, tomasse essa decisão de retirar a atribuição de “Património da Humanidade” ao Alto Douro Vinhateiro, apenas pela construção de uma barragem no Tua, que representa uma % ínfima da área em causa !
São interesses financeiros de determinados produtores a que se aliaram os ambientalistas (nunca se faria nada de nada com as posições que eles assume) que se movimentaram para “assustar” as entidades e pôr em causa toda uma Região, que, aliás, creio que sairá valorizada em termos de paisagem e infraestruturas. Vou acrescentar outras fotos em que isso será visível !
Acresce que o Vale do rio Tua até nem é tão vinhateiro como todo o resto, mas mais produtor de oliveira !
Não creio que essa posição conduza a coisa alguma ! Mais uma prova que somos o país "do contra" ! Progresso, não, estagnação, sim !
:((
Abraço !
.
Nina
ResponderEliminarPortugal é tão pequenino e com tanto para ver , não é ? eheheh
Habitualmente estes passeios e visitas fazem-se melhor com companhia ! O ideal é um carro cheio para dividir custos ! :))
Beijinhos ! :)
.
Tenho um sobrinho que tem uma empresa de topografia que está "entalado" aqui, no Tua e no túnel do Marão...:-((
ResponderEliminarNeste momento está a acabar uma obra em Moçambique!
São os novos emigrantes!
Abraço
O que queria dizer é que ainda tenho muito para conhecer no meu Douro tão amado!
ResponderEliminarQuanto ao resto do país, é melhor nem falar.
Lá irei.:))
bji
Nina
Assunto muito particular da sua terra,em respeito, só passei para deixar meu bj.
ResponderEliminarCara confrade Fátima!
ResponderEliminarJá estava a sentir sua falta!
Seu comentário deixou-me propenso a refletir que sou muito ousado, porque frequento a Escolinha do Professor da Bica tendo o atrevimento de "meter a colher" como se fosse um lusitano... Daqui a pouco nosso estimado Professor Rui da Bica vai expulsar-me da sua Escolinha...
Como foi a eleição na sua cidade? Aqui em Diadema-SP teremos 2º turno...
Caloroso abraço! Saudações patrícias!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Rosa dos Ventos
ResponderEliminarNão passei pelo Marão, não vi portanto a situação, mas suponho que as obras pararam mesmo ! Quanto ao Tua, as fotos aí estão e vê-se que estão a trabalhar na “construção” da Barragem.
Na verdade não apreciei o “ritmo” nem avaliei se realmente são “obras de continuidade”, mas ouvi agora mesmo no noticiário da TV que hoje, a UNESCO se pronunciou favoravelmente à continuação das obras, sem pôr em causa a manutenção de “Património da Humanidade” à zona do Douro, mas que, no entanto, recomenda o abrandamento da actividade na construção, até uma derradeira avaliação do impacto ambiental na zona.
Acontece que cerca de 15 kms da antiga linha férrea visível na foto ficarão submersos e a "cota" não subirá muito mais.
É aceitável que tenhamos que ter em conta os “impactos ambientais” das grandes obras, mas já não se compreende é como é que essas avaliações são feitas à posteriori, pondo em causa valores financeiros enormes com vários destinatários, ou indemnizações a pagar por todos nós por quebras de contractos ! :((
Abraço
.
Nina
ResponderEliminarÉ verdade, Nina ! :) … Só do Rio Douro para Norte já é um “mundo” de coisas belas ! … e ainda há mais 2/3 para conhecer bem ! :)))
Devagar se vai ao longe ! eheheh
Bjs
.
Fátima
ResponderEliminarObrigado pela visita, Fá ! Eu compreendo ! :)))
Beijinho com muito carinho ! :))
.
Prof João Paulo de Oliveira
ResponderEliminarTodos nós achamos que realmente o João Paulo é de uma "ousadia imprescindível" !!! eheheh
Mais uma vez lhe manifesto a minha (e nossa) admiração pela sua enorme capacidade de ultrapassar a maior parte dos visitantes deste blog nos acertos das várias questões postas, sejam elas de que natureza forem ! :))
Em breve, O Prof. será um dos brasileiros que melhor conhece os lugares portugueses ! :)))
Grande abraço e os nossos parabéns ! :))
.
Rui , bem haja pelas palavras elogiosas e o conceito em que tem os meus conterrâneos.Já anda por aí uma escória, mas a gente vai identificando essa gente e afasta-se.
ResponderEliminarAqui estamos muito isolados do litoral onde tudo acontece...Ir almoçar à Puebla da Sanábria , ao Parador ou à "la Casona" é um passeio bonito ; depois dar uma volta pelo lago (único de origem num glaciar na península ibérica), ou ir Puebla-Zamora, é um dia bem passado.Este ano estivemos lá num dia em que havia regatas e o ambiente era bem animado.Últimamente , a albufeira do Azibo , com 2 praias , tambem merece uma visita.
Quanto à barragem na foz do Tua , para mim é um crime.Vai perder-se , já se perdeu a viagem de combóio mais fabulosa do nosso país, meio de transporte que mesmo com neve e gelo andava quase sempre.Ora , a barragem não nos trás a energia mais barata, quando no inverno a factura é enorme.
A IP4 está quase a ser substituída pela A4...ir almoçar ao Porto e vir no mesmo dia já é comum.Venham do litoral até aqui e não vão dar o tempo por perdido.Os transmontanos sabem receber.Obrigada. M.A.A.
M.A.A.
ResponderEliminarNão é para agradecer ! :)) … sempre tive em muito boa conta as “gentes” transmontadas, gente pura, fraterna, amiga, sincera, de "mãos abertas", que sabe receber bem, não só o amigo, mas quem a visita !
Eu sei ! Conheço Bragança, o seu “isolamento” (anterior), o seu Inverno e o seu “Inferno” ! :)
Fiz já por 3 ou 4 vezes a ligação a Espanha por Puebla Sanábria ( extraordinária aquela passagem por Rio de Onor), ou por Zamora. Há boas "sugestões" nas redondezas !
Quanto à Barragem, considero um assunto muito discutível e polémico ! … o que não podemos é andar a “brincar” às grandes obras ! Os estudos ambientais e outros têm que ser feitos antes e não após adjudicações de empreitadas. As decisões devem ser bem ponderadas e ter em conta o interesse geral !
Reforço o seu apelo, com muito gosto : Vão a Bragança e seu arredores , vão a Trás os Montes, vão ao Alto Douro ! Procurem conhecer toda esta Região, que não se arrependem !
.
Oi Rui
ResponderEliminarEstou retornando aos blogs e encontro uma bela postagem sobre as vindimas espetaculares que tem por aí.
Obrigada pelas fotos que achei espetaculares!
venho hoje só deixar um forte abraço de chegada
aceite-o
Um grande abraço e votos de bom fim-de-semana!!
ResponderEliminarLis
ResponderEliminarOlá lis ! :)... mas que grande "paradinha" ! :))
Claro que aceito com muito gosto e retribuo ! :)
As tuas fotos, sim, são espectaculares ! eheh … estas não são comparáveis !
Muitos beijinhos ! :))
.
Pedro Coimbra
ResponderEliminarIgualmente, amigo Pedro !
Um grande abraço ! :)
.
Respondi ao teu comentário, Rui!!!
ResponderEliminarVolto aqui mais tarde, agora já estou com um pé fora de casa.
ematejoca
ResponderEliminarJá vi e já respondi ! :))
Bom fim de semana !
.