19/10/2012

TORRES, JARDINS E MURALHAS


Re-editado
Trata-se do  Castelo de Montemor-o-Velho  --  A Torre do Relógio e uma das torres de menagem.
Sobre este castelo já tinha postado AQUIAQUI .

Montemor-o-Velho, é uma antiga vila, cujos vestígios remontam à Pré-história, designadamente ao período Neolítico. Existem referências documentais ao seu castelo desde o século IX.

Em 848, Ramiro I das Astúrias passou a dominar o castelo de Montemor, mas a reconquista definitiva do Mondego foi empreendida pelo Rei Fernando Magno de Leão.
 
Este castelo é bastante bonito de visitar, estando em bom estado de conservação.
De lá se desfruta de uma bela vista sobre os arrozais do rio Mondego e restantes terrenos de cultivo.
A sua importância estratégica fez desta vila um pólo de atracção, tendo recebido o primeiro foral em1212.

Palco de muitas lutas, não só com os árabes, mas também devido às disputas entre os príncipes e reis de Portugal, e até nas invasões francesas, foi sendo reparado, ampliado e modificado ao logo dos séculos, mas se alguma coisa marca a história desta fortaleza, é o facto de nela ter sido decidida a morte de Inês de Castro.

A partir de 1936 tem vindo a ser conservado, foram reconstruidas muralhas, foi colocada instalação eléctrica e criada uma casa de chá no que resta do chamado, Paço das Infantas. 
Está classificado como Monumento Nacional.

Para além do que este castelo tem para ver, da sua grande estrutura defensiva, no seu interior encontram-se as ruínas do antigo paço senhorial, a Igreja de Santa Maria da Alcáçova, a Capela de Santo António, a Igreja da Madalena e as ruínas da Capela de São João.


Acertaram (por ordem) :
Nina,  M.A.A.,  Rosa dos Ventos,  Janita,   Pedro Coimbra,   Sonhadora, 

Obrigado a : 
Carlos Barbosa de Oliveira,  Catarina,  lis,  Prof João Paulo de Oliveira,  Teté,   cantinhodacasa


Vista Sul

Vista Norte

Torre do Relógio

Entrada 

Acesso
Acesso
                                                   Acesso

Vista da Torre do Relógio (do lado da Vila)

                                      Torres de menagem
.
    Nos 2 links acima indicados terão outras fotos que vale a pena ver !
    (estas fotos, acima, são da net).


Adenda (2 fotos de Rui da Bica)
Mais uma das torres destas muralhas, aqui num "espaço" mais velho e menos ajardinado.

              Uma das zonas ajardinadas vendo-se as partes superiores das torres da foto seguinte (inicial)

INICIAL :
.
Muito estranhas, estas duas torres !
Serão capazes de localizar estas muralhas ?
Um dos jardins (dentro de muralhas), mais bem tratados, que eu conheço.


Foto : Rui da Bica
.

64 comentários :

  1. Já sem tempo para maiores pesquisas, a única torre que encontrei semelhante a esta encontra-se a sul e é de uma igreja...por isso não é.
    Se tiver tempo, volto logo.
    bji e um ótimo dia a todos

    ResponderEliminar
  2. Afinal não é a sul...
    Ainda bem que encontrei a torre. Estou com um monte de trabalho à minha frente e com tão pouco tempo que o que me apetecia, mesmo, era parar o relógio.
    Estou velha!:(

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Santa Maria de a....... me valha...quanta gente aqui viveu.
    Hoje , vislumbram-se lindos campos verdes , um verde lindo , humido , produtivo , por mor da nossa saude ate os velhos consomem.M.A.A.

    ResponderEliminar
  4. Penso que já colocaste um enigma sobre esta vila há bastante tempo!
    Significa que andam por aqui velhos enigmas! :-))
    Eu concordo contigo no arranjo do espaço interior das muralhas...se não estou em erro!
    Malgré tout mandarei mail!

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Estou a chegar ao Porto e logo que possa vou pesquisar.
    Lá em cima estive sem net.

    Até logo.

    ResponderEliminar
  6. Pedro Coimbra
    :))) …

    Abraço !
    .

    ResponderEliminar
  7. Nina
    Tenho a impressão que é uma igreja sem altar mor, nem crentes ! :))
    Parece que só serve para tocar o sino e ver as horas ! :)
    Tu, ainda és uma jovem ! Velho estou eu ! :)))

    Beijos
    .

    ResponderEliminar
  8. M.A.A.
    Realmente, julgo que houve uma velha cidadela árabe no interior destas muralhas !
    A paisagem vista de lá de cima, do monte e das torres é a perder de vista ! Um rio, já perto do mar, próximo das muralhas, torna aqueles campos verdes e viçosos ! Muito saudável para os mais velhos ! Respira-se ar puro !
    .

    ResponderEliminar
  9. Rosa dos Ventos
    Certo ! Esta, destas muralhas no monte, já é velha, com barbas ! :) … Já foi postada aqui com outras fotos ! :) Creio que esta igreja não tem altar mor !
    Estamos em crise e há que reciclar posts para uma maior garantia de que não esgote os stocks ! :))

    Abraço
    .

    ResponderEliminar
  10. Sonhadora
    OK.. Bem–regressada ! … Isso é que foram férias ! :)) … Se estivesse no teu lugar, com casa no paraíso, teria feito o mesmo ! :))
    Inté ! ….
    .

    ResponderEliminar
  11. Todos
    Qué passa ?! … estão todos muito retraídos ! :))
    Vão palpitando, que ainda é de borla ! eheheh
    .

    ResponderEliminar
  12. Valham-me todas as muralhas e cidadelas! O que eu já pesquisei e um ror de torres encontrei, mas cadê essas duas?
    Vou dar mais um giro pelos comentários a ver se se me ilumina a mente.
    Ó Rui, que tal mais um retratito de outro ângulo?

    Um beijo e até mais logo, se eu tiver sorte!!:))

    ResponderEliminar
  13. Janita
    Os vossos pedidos são ordens ! :)))
    ...Mais 2 fotos !
    Devem ter presente o que tenho dito: muita atenção às dicas (escondidas) nos comentários (não só meus) ! :))
    Outra coisa: Se pesquisa de imagens nunca esquecer de acrescentar uma ou 2 palavras relacionadas com a foto, na caixa de pesquisa a seguir ao código da foto. :))
    Há muitas fotos na net, mas essas não posso pôr (para já) !

    Beijo
    .

    ResponderEliminar
  14. Jantei um produto colhido nas redondezas deste castelo....apesar de em certos locais contribuir para a longevidade das pessoas, a mim não me caíu bem...Até amanhã. M.A.A.

    ResponderEliminar
  15. Obrigada Rui,
    sabe que um olhar mais atento aos comentários, nomeadamente aos das Maria e da M.A.A.,aos seus e juntando uma pequena pesquisa, creio que já descobri!
    Será que tem muito a ver com montes, mormente os mais antigos?
    eheh
    Se não me soube fazer entender, diga, que mandarei mail.
    Beijos para todos.:))

    ResponderEliminar
  16. Só quero rectificar que os comments foram da M.A.A. a Maria hoje não esta cá. :))))
    Isto deve ser por ainda não ter jantado!!

    See you later!

    ResponderEliminar
  17. M.A.A.
    Tem graça que também eu o comi, mas em compota ! eheheh
    :))… Foi roubado no Alto Douro ! eheheh
    .

    ResponderEliminar
  18. Janita
    :))) … Então eu não sei ler ? eheheh
    ... Ah ! ... estava a ver quem era a Maria (neste post) ! :)))

    Beijo (a cheirar a compota) ! :))
    .

    ResponderEliminar
  19. Ui...e essa compota tem um cheiro forte! :)))))
    ehheh

    ResponderEliminar
  20. Não é por aí que existe uma Fundação agora gerida por uma conhecida figura pública?

    ResponderEliminar
  21. Esse paraíso, a que te referes acima, deve estar a dar "conta" da minha cabeça. Não é que ainda não descobri?

    ResponderEliminar
  22. Desnecessariamente sera dizer que nao sei.

    ResponderEliminar
  23. Não me digam que é perto da minha terra, o local onde casou uma grande amiga minha, que levou logo ali com um banho de ARRROZ??!!

    ResponderEliminar
  24. Janita
    Tão boa que lhe chamei um figo ! Pena ser pouca ! :)))
    .

    ResponderEliminar
  25. Carlos Barbosa de Oliveira
    Na verdade não sei ! (não encontrei). Elas são tantas, que não me admirava nada que houvesse uma em cada cidade ou vila ! :)) Se tiver outra “dica” que me leve lá ?.... eheh
    .

    ResponderEliminar
  26. Sonhadora
    Chama-se a isso inércia das férias! eheh … Como é possível vir daquele paraíso e entrar logo em forma ? :)))
    .

    ResponderEliminar
  27. Catarina
    :))) … Há muitas dicas, Catarina ! … rsrsrs
    .

    ResponderEliminar
  28. Pedro Coimbra
    Parece-me bem que sim, Pedro ! Quando lá voltar, vá com botas de cano alto ! :)))
    .

    ResponderEliminar
  29. Compotas de quê?
    Será dica?
    Não estou a ver compotas de arroz...:-))
    De amoras?
    Eu gosto!

    Abraço

    ResponderEliminar
  30. De arroz doce gosto muito........mas ontem comi arroz de setas ( cogumelos) e os chineses , dizem , comem arroz com arroz e chegam aos 100 anos....M.A.A.

    ResponderEliminar
  31. Esqueci-me de dizer que apesar de comer " setas "...no arroz , não estavam envenenadas, Santa Maria de Al******* , protegeu-me.M.A.A.

    ResponderEliminar
  32. Rosa dos Ventos
    Não ! :) Nem de arroz nem de amoras ! :) Tens que ir mais acima ! … A M.A.A. diz que comeu uma coisa “comprada” lá perto e que não lhe caiu bem ! Referia-se a figos e eu disse que os tinha comido em compota (roubados no Alto Douro) :(( … Dica ?... Será ?... Eu sei lá ! :))

    Abraço !
    .

    ResponderEliminar
  33. M.A.A.
    Não sabia que setas eram cogumelos que adoro não em “arroz”, mas em “risotto” ! :))
    É um “prato” fantástico ! … Bom mas o prato não vem ao caso, agora o arroz sim !
    Esta gente come-o como os chineses ? :)… ou não ?... Se calhar não ! :((
    Não sabia que as alcáçovas protegiam do veneno dos cogumelos ! :)))

    Sabes que se eu comesse uma maçã por dia durante 100 anos também durava até aos 100 ? eheheh

    Beijo ! … velhinho ! ;)))
    .

    ResponderEliminar
  34. RV , na minha terra se precisar de arroz , vou a um local de venda; agora a produção pode ser no caso em questão.
    As " SETAS " vieram aqui do lado de Espanha.M.A.A.

    ResponderEliminar
  35. M.A.A.
    Não vem ao caso do post, mas quanto à família dos cogumelos, vem à baila aqueles que são considerados o “Ouro da gastronomia” talvez um dos alimentos mais caros que se conhecem. São as “trufas brancas de Alba”, no Piemonte, Itália ! Parecem batatas (maiores ou menores, mas são autênticos diamantes com um aroma fantástico, tanto que praticamente só se pode “comer o aroma” dado o preço ! :))
    São subterrâneas, junto a árvores em zonas muito húmidas e com folhas e a sua detecção é feita por cães com um faro muito especial e treinado, cães esses que podem valer fortunas em função das suas qualidades farejantes !
    Tive o privilégio de já as degustar e são realmente um caso àparte !
    Itália é sem dúvida o país do tartufo e de toda a “família” dos variadíssimos tipos de cogumelos !
    Este e os próximos 2 meses são os melhores !
    .

    ResponderEliminar
  36. Rui , não sou apreciadora de cogumelos , sejam eles quais forem , até o cheiro me incomoda ,Foi o caso de ontem.Quanto às trufas só as conheço dos livros e da TV. Creio que foi na revista VISÃO que trouxe um artigo e o grande farejador de trufas eram 2 porcos...Sempre a aprender...M.A.A.

    ResponderEliminar
  37. O que por aqui vai! Estas dicas baralharam-me! "velhos", "arroz", "figos", "cogumelos" "botas de cano alto", "trufas"! Mas que imaginação!

    ResponderEliminar
  38. Seguiu mail, sem certezas.

    ResponderEliminar
  39. Oi Rui
    Estive a olhar os castelos, torres ajardinadas mas pelas dicas parece que nao há perfume de rosas por aqui e sim compota de alguma fruta , não saquei bulufas !! rs rsrs então prefiro não arriscar.
    por ora deixo meu grande abraço

    ResponderEliminar
  40. Estimado amigo Rui da Bica!
    Forças ocultas deixaram-me baralhado, como você diz, porque minhas pesquisas deram em bulhufas... Durante a sesta até sonhei que estava prisioneiro num calabouço a pão e água a mando da antipática Carlota Joaquina, aquela megera de Queluz... O fedor era intolerável... Acordei rogando: Valha-me Nossa Senhora dos Incrédulos...
    Caloroso abraço! Saudações frustradas.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP


    PS - Aposto que a chefe das forças ocultas é a lambisgoia da Agrado...

    ResponderEliminar
  41. São tantas dicas e em tantos sentidos que já me perdi! OK, fica para o norte... Vou só fazer uma pesquisinha com outra dica e já volto... :)

    ResponderEliminar
  42. M.A.A.
    Antes de mais devo dizer que confundi a compra de arroz, com compra de figos (ambas são dicas)! :((
    Há razões para tal confusão ! :)))
    Exacto, só mencionei os cães, mas estes e os porcos são os grandes farejadores das trufas brancas ! :)) Adoro ! :)) (não se trata de dicas ! ) :))
    .

    ResponderEliminar
  43. Sonhadora
    É verdade ! Parece que nunca houve tanta dica ! eheheh … "velhos", "arroz", "figos", "botas de cano alto" ! ... :)))
    … não são dicas : "cogumelos" e "trufas"! :))
    .

    ResponderEliminar
  44. Lis
    :))) … É verdade. Não perfume de rosas e frutos (bons para compota) a alguns kms. ! :)
    … e eu saquei “bulufas” por tabela ! eheheh …nunca tinha ouvido o termo ! :))

    Grande abraço, lis ! :)
    .

    ResponderEliminar
  45. Prof João Paulo de Oliveira
    …mais “bulhufas” ! eheheh … Parece que desta vez nem a Senhora dos Incrédulos lhe valeu, João Paulo ! :))
    … eu bem o avisei que não pode deixar em paz a lambisgóia da Agrado ! eheheh
    .

    ResponderEliminar
  46. Teté
    São mesmo, Teté ! Parece que nunca houve tantas, mas vais ver que se enquadram ! :)))
    .

    ResponderEliminar
  47. cantinhodacasa18/10/12 21:49

    Ai, Rui.
    Cada ano escolar que passa, menos tempo tenho para pesquisar os teus enigmas.
    E, à noite, desligo cedo o pc.
    As costas dão sinal de cansaço bem cedo.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  48. cantinhodacasa
    Eu sei que isto dá muito trabalho ! eheheh Desculpa, mas assim é que tem piada ! :)))

    ... mas vou quase dar a resposta ! eheh

    Beijinho !
    .

    ResponderEliminar
  49. Todos
    Ajuda grande ! :))
    Para quem ainda não “chegou lá”, vamos lá fazer um resumo das “dicas” saídas :
    Agora não têm desculpa ! eheheh

    Não tenho tempo. Apetecia-me parar o relógio. Estou velha. ;
    Ainda és jovem, velho estou eu ! ;
    Campos verdes, verde lindo, húmido, produtivo, por mor da nossa saúde até os velhos consomem. ;
    Andam por aqui velhos enigmas. ;
    É uma igreja sem altar mor . Só serve para ver as horas.;
    Houve uma cidadela árabe. ;
    As alcáçovas protegem do veneno dos cogumelos. ;
    Paisagem de lá de cima do monte, a perder de vista. Um rio já perto do mar, torna aqueles campos verdes.;
    Esta, destas muralhas no monte já é velha. ;
    Jantei um produto colhido nas redondezas deste castelo, que contribui para a longevidade das pessoas. ;
    Também eu comi (outro) mas em compota ! Foi roubado no Alto Douro. ;
    Terá a ver com montes, mormente os mais antigos ? ;
    É o local onde casou uma amiga minha que levou logo um banho de arroz. ;
    Tão boa que lhe chamei um figo. ;
    Quando lá for, vá com botas de cano alto. ;
    Os chineses comem arroz e duram até aos 100 anos. ;
    Santa Maria de Al****** protegeu-me. ;

    … e agora ?... Fácil ?.... ou facílimo ? eheheh

    ResponderEliminar
  50. Carago!!!:)))
    Com tanta disparidade de dicas quem ficou com a impressão que não acertou...fui eu! eheheh
    Estou em pulgas para ver a resposta.:)
    Ainda vai ser para hoje, Rui?

    Beijos.

    ResponderEliminar
  51. Como é que eu não estava a reconhecer, Rui??
    Grande abraço e votos de bfds

    ResponderEliminar
  52. Janita
    Carago, não ! Carago ! eheheh
    Todas as dicas consuzem ao mesmo, de uma maneira ou de outra ! :))
    Vamos já ver ! :))

    Beijos ! :)
    .

    ResponderEliminar
  53. Pedro Coimbra
    O banho de arroz no casamento, bastou ! eheheh

    Grande abraço ! :)
    .

    ResponderEliminar
  54. Todos

    Acertaram (por ordem) :

    Nina, M.A.A., Rosa dos Ventos, Janita, Pedro Coimbra, Sonhadora.

    Vejamos as “dicas” :

    “Não tenho "tempo". Apetecia-me parar o "relógio". Estou "velha” ;

    Trata-se da "Torre do Relógio", em "Montemor o Velho".



    “Ainda és jovem, "velho" estou eu !”;

    Montemor o “Velho”



    “Campos verdes, verde lindo, "húmido, produtivo", por "mor" da nossa saúde até os "velhos" consomem” ;

    Os “arrozais” do Modego, junto às muralhas.



    “Andam por aqui “velhos” enigmas.”

    = a Montemor O “Velho”.



    “É uma igreja sem altar "mor" . Só serve para ver as "horas".”;

    De Monte”mor” . Horas de "Torre do Relógio”.


    “Houve uma cidadela árabe.” ;

    Cidadela Árabe = “Alcáçova”. (Dentro das muralhas a igreja de Nª Srª da “Alcáçova”).



    “As alcáçovas protegem do veneno dos cogumelos.” ;

    De Nª Srª da “Alcáçova”.



    “Paisagem de lá de cima do "monte", a perder de vista. Um "rio já perto do mar", torna aqueles "campos verdes”.;

    De “Monte”mor”, O “rio Modego” já “perto do mar”. Os “arrozais verdes”.



    “Esta, destas muralhas no “monte” já é “velha”. ;

    De “Monte”mor O “Velho”



    “Jantei um produto colhido nas redondezas deste castelo, que contribui para a “longevidade” das pessoas.” ;

    Produto é o “arroz”, “longevidade” porque os chineses comem-no muito.



    “Também eu comi (outro) mas em compota ! Foi roubado no Alto Douro”. ;

    “Figos” (é perto da “Figueira” da Foz). Fiz compota.



    “Terá a ver com “montes”, “mor”mente “os mais antigos” ? ;

    “Monte””mor” O “Velho”



    “É o local onde casou uma amiga minha que levou logo um "banho de arroz”. ;

    Dos “arrozais” do Mondego. Tudo “encharcado de água”.



    “Tão boa que lhe chamei um “figo”. ;
    “Figo” da “Figueira” (da Foz)



    “Quando lá for, vá com “botas de cano alto”. ;

    Para “atravessar os arrozais”.



    “Os chineses comem arroz e duram até aos 100 anos”.

    “Arroz” (arrozais).



    “Santa Maria de Al****** “protegeu-me.” ;

    “Igreja de Santa Maria de Alcáçova” (dentro das muralhas

    .

    ResponderEliminar
  55. Ufa! Que alívio, Rui!

    De facto eu referia-me às muralhas e ao Castelo de Montemor-o-Velho!

    Depois as dicas: ARROZ e cogumelos é que me deixaram na dúvida.:) Agora já tudo explicadinho. eheh

    Estes seus enigmas, Rui, dão um bocadinho de trabalho...mas o prazer que me proporciona participar neles, é mil vezes superior e compensador.:))
    Bem dizem os brasileiros: o que é do gosto regala a vida!!!
    Obrigada e até ao próximo, Rui!

    Beijinhos e abraços, para si - especialmente -:) e todo o "staff" participante...

    Janita



    ResponderEliminar
  56. Janota
    São comentários como este que me dão alento para continuar com estas coisas ! :)))
    Sabe que muitas vezes até fico com complexos de culpa, porque sei o trabalho que "isto" dá !
    Bastou a frase: "Será que tem muito a ver com " montes",
    "mor"mente os "mais antigos", para ver que estava certo ! :))
    Foi por isso que disse logo que não era preciso mais nada e disse: ... então eu não sei ler ? ... :)))
    A dica do arroz foi importante ! ... Viu as fotos dos arrozais do Mondego junto às muralha ? ... :)))

    Muito grato pelo comentário ! :))

    Beijinho !
    .

    ResponderEliminar
  57. JANITA e não Janota ! :)))))
    As minhas desculpas !

    Outro beijinho ! :))
    .

    ResponderEliminar
  58. Pois, muito bem! Eu cheguei até à Figueira da Foz, mas depois não consegui sair de lá... Santa Maria ia-me parar a Santa Maria da Feira... Enfim, melhores dias virão! :)

    Beijocas e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  59. Teté
    eheheh
    Às vezes há ajudas que só complicam (mea culpa) :)) ... Diquei "figos" por estar próximo da "Figueira" da Foz e se calhar compliquei ! :))
    ... mas eram tantas as dicas ! ... rrrsss

    Bom fim de semana, Té ! :))

    Beijoca !
    .

    ResponderEliminar
  60. Pois é, errei... Estava a penara em Vila Viçosa e na Fundação do Marcelo.
    Abraço e bom fds

    ResponderEliminar
  61. Carlos Barbosa de Oliveira
    Será que a Vila Viçosa, veio dos campos viçosos, húmidos e produtivos, junto à muralha ? :)))
    ... às vezes também acontece, parecer ser uma "dica" e não ser ! :))
    ... e o trabalho que eu tive a procurar Fundações em Montemor O Velho ! rsrsrs

    Abraço !
    .

    ResponderEliminar
  62. Olá.
    Que bom rever este lugar!! Lugar mágico e com uma vista fantástica para os arrozais.... E lá na vila tem um restaurante, cujo nome não me recordo agora, que tem uma comida caseira da melhor qualidade.
    Já estou com saudade..
    Maravilhoso!!
    abços..

    ResponderEliminar
  63. Cristina
    Estou a ver que foi um belo passeio por Portugal, Cristina ! :))
    Tem que contar ao Prof João Paulo ! :)))

    Beijinho !
    .

    ResponderEliminar