22/03/2013

O MEU MAIOR EMBARAÇO !



Anos 80 !...
Era eu director numa empresa de produção e exportação de confecções (com mais de 400 pessoas) do Vale do Ave.

Como habitualmente, recebíamos clientes de várias partes do mundo, para verem as colecções e se estabelecerem as encomendas para a próxima estação !

Nesse dia, tratava-se de uma importante visita da responsável comercial de uma das grandes empresas italianas, uma das nossas maiores clientes.
Não raramente, tratava-se de uma mulher (a mulher é mais sensível e prática neste tipo de decisões) ! ... e esta, muito jovem,  irradiante de simpatia, lindíssima de morrer, vestida com um esplendoroso vestido branco !

Nós tinhamos um refeitório (para todo o pessoal) e uma sala de refeições reservada para a recepção e almoço com os clientes.
Éramos 4 à mesa. Eu em frente a ela e a certa altura, no meio da refeição e de uma conversa animadíssima, estando eu com o copo na mão e a beber, alguém disse alguma coisa que nos fez rir de tal maneira, que eu entalei-me e apesar de todos os cuidados possíveis em fracção de segundo, senti o vinho (tinto) sair-me pelo nariz e voar na direcção daquela cara linda e do belo vestido branco, que ficou todo manchado !!!

O que se seguiu, como podem imaginar, foi um misto de tudo,... indescritível !!! ... agora dá vontade de rir, pois dá ! eheheheh
... mas o embaraço foi tal, que ainda hoje não me sai da memória aquele espectáculo !!! ... certamente o mais embaraçoso da minha vida !!!



... E, já agora, qual teria sido o vosso?! rsrs
... Sim, porque creio que todos, já passaram uma ou outra vez por situações, se não do género, pelo menos de enorme embaraço ! eheheh
Quem, nunca precisou de um "buraco" à sua frente, onde se metesse num momento de extremo embaraço ? :))))

Ora puxem lá pela cabeça ! rsrsrs
... e contem, que fica só entre nós !!! rsrsrs

.

50 comentários :

  1. Agora não tenho tempo mas quando regressar do trabalho, contarei! : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. rsrs... Fico a aguardar com curiosidade, Catarina ! :))
      .

      Eliminar
  2. Mas conta o resto, pá. A pikena despiu-se, não se despiu, adjectivou-te de algo desagradável...?
    E a colecção? Comprou-a ou nem por isso? Ou ainda encomendou mais?

    Adiante: queres que te conte uma daquelas ?
    Eu contar, contava mas e se depois se alguém sabe? (eheheeeehh)

    1 abraço pah!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheheh... é muito complicado, Kok ! :))
      Tens que usar a imaginação e colocares-te no meu lugar ! rsrsrs
      Claro que teve um fim feliz ! eheheh
      Vá lá, conta, que nos não dizemos a ninguém ! rsrsrs

      Abraço ! :))
      .

      Eliminar
  3. Olha, já me aconteceu uma dessas, não em reunião de trabalho, mas foi com sopa de agriões na boca. Imagina os agriões a voarem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheheh... É extremamente embaraçoso ! rsrs ... e sabes que já me aconteceu de outras vezes, em casa, até com café ? Tenho qualquer problema (???) de deglutição e engasgo-me com frequência ! ehehe
      No teu caso foste tu, ou contra ti ? rsrs
      Claro que com família ou amigos a situação "ainda passa" ! ... rsrsrs
      .

      Eliminar
  4. Caro amigo Rui da Bica!
    Agora darei um pulo até a cidade de Guarujá-SP...
    Quando retornar - à tardinha - contarei...
    Caloroso abraço! Saudações gafeianas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. rsrs... Cá o aguardaremos com expectativa, caro João Paulo ! :))
      Até logo ! :))
      .

      Eliminar
  5. Oi Rui
    Se me lembro bem minhas gafes não chegam a despir ninguém ,mas sempre há muitas.Por exemplo_ certo dia no elevador perguntei ao cabineiro qual o andar do médico tal e ele respondeu: é no 805 e eu retruquei_ mas que andar?? todos me olharam de 'rabo de olho' rs e ele falou bem explicadinho _oitavo andar minha senhora!!!!
    Só depois pensei o quanto fui burra, mas já nem dava pra pedir desculpas.Na verdade apenas uma distração mas não deixa de ser um momento infeliz, não? rsrs
    Igual a sua deusmelivre ,não quero nunca passar! rs
    bom fim de semana Rui
    abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheh… fizeste-me lembrar “o meu caso” ! Sabes que o meu apartamento é o 31 e é no 2º andar ? rsrs
      Quem me vem visitar vai sempre parar ao 3º e dá “com o nariz na porta” ! … portanto, aqui na minha casa “não eras burra” ! rsrs
      Burro foi o "inteligente" que criou a numeração ! :))))

      Beijinho e bfds ! :)
      .

      Eliminar

  6. Olá Rui, eis aqui a minha !



    Durante um Carnaval, há uns aninhos atrás, recebi visita de um estudante grego que veio a Portugal através do programa Erasmus. Como na altura eu tinha espaço em casa, resolvi alugar quartos a alguns desses estudantes,. Vivíamos assim numa espécie de Comuna. No tal dia, fui buscar o Yanis, o estudante que estava interessado num quarto, ao sítio onde vivia provisóriamente. Quando lá cheguei, a casa estava cheia de estudantes de toda a parte da Europa e de repente ouvi um alemão a tentar traduzir um provérbio alemão para english : "Jedes Böhnchen, ein Tönchen" o que em português significa, "por cada baguinho de feijão, haverá um trovão" - isto enquanto comiam uma feijoada brasileira.



    Quando chegámos lá em casa, mostrei-lhe primeiro o quarto que estava livre e depois de tudo esclarecido, resolvemos jogar os dois às cartas. Um detalhe importante: O Yanes ainda não falava português e o inglês dele era muito fraco - o que significa que a comunicação entre nós não era a ideal.



    Durante o jogo de cartas começa cheirar muito mal, a cheirar a gases humanos de forma muito intensa. De início tentei fingir que não notei nada, mas como o cheiro em vez de desaparecer, tornava-se cada mais mais intenso, não consegui manter as gargalhadas, e para que ele não se senti-se mal, disse-lhe que não havia problema e que situações do género a todos pode acontecer. A única coisa que me ocorreu, foi o provérbio do alemão: "por cada baguinho de feijão, haverá um trovão" e daí desatámos os dois às gargalhadas. Mas o maldito do cheiro não cessava e cada vez tornáva-se mais intenso. Daí resolvi abrir a janela, ainda cheia de humor e às gargalhadas. Quando fui abrir a janela, ele disse-me, que não era necessário abrir a janela, pois ele não tinha problemas com isso. Bem aí o meu humor acabou e tentei explicar-lhe que já não achava nada piada à situação - estás aqui ainda como visita, bufas-te todo e ainda tens o desplante em dizer que não há problema? Seria muito mais sensato pedir desculpas. Mas, cada vez que me irritava mais, ele mais se ria. Aí comecei a perder mesmo a santa paciência. De repente sinto algo na zona dos bolsos das minhas calças a arranhar,-me, meto as mãos nos bolsos, e só aí dou conta que o mau cheiro não era grego, mas sim originário duma bombinha de mau cheiro, que tinha comprado de manhã, para fazer uma partidinha no emprego, mas que me tinha esquecido. Esta rebentou quando estava sentada à mesa a jogar às cartas com o Yanis ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. “Nunca faças julgamentos precipitados” ! eheheh
      “Virou-se o feitiço contra o feiticeiro” rsrsrs
      Afinal ele é que julgava que os cheiros eram teus, mesmo sem feijão ! eheh
      Deve ter dado grande e justificada risota no final das explicações evidentes! rsrsrs

      Beijinho ! :)
      .

      Eliminar
  7. Numa casa como essa depressa se arranjou uma linda toilette para a dama pintalgada! :-))
    Mas imagino a cena...
    Fui autarca, na oposição, na Assembleia de Freguesia, na Municipal e na Câmara e era convidada para vários eventos institucionais.
    Um dia, penso que como vereadora, dirigi-me a um local onde haveria uma palestra cheia de gente importante no contexto local e depois de arrumar o carro, a caminho da porta de entrada, tropeço nem sei onde nem como, estatelo-me no chão, diante de uma série de pessoas. Levanto-me com toda a rapidez, verifico que tenho os joelhos esmurrados e as meias rotas mas, mesmo assim, assisti impávida e serena a toda a cerimónia!
    Num intervalo alguém teve a gentileza de me ir buscar álcool e ajudou-me a desinfectar as esmurradelas!
    Não gostei mesmo nada!
    Fartei-me depois de refilar com o presidente da câmara devido ao mau estado do piso! :-))
    Oposição é oposição! :-))

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem queiras saber o trabalho que deu e o embaraço geral ! :)))
      Agora, um trambolhão da vereadora em público, não deve ter sido nada agradável ! :))
      eheh… Claro que a “oposição” tinha motivos bem visíveis e mais que justificáveis para reclamar em nome dos cidadãos ! eheheh

      Abraço ! :))
      .

      Eliminar
  8. Já me aconteceram tantas, mas tantas que não saberia escolher a melhor. Deixo algumas que me fazem rir imenso (e preocupar!):

    Aquela vez em que calquei um grande presente canídeo, fui limpar o sapato à relva e calquei outro...perante o olhar divertido de alguns rapazes;

    A outra em que fui rua abaixo de bicicleta, toda lampeira e sedutora (era adolescente e havia um rapazito diferente na aldeia que precisava de impressionar!) e me estatelei bem em frente ao tal e mais alguns, porque o raio da bicicleta não tinha travões;

    A outra em que quase perdi as calças (ainda te lembras desta?:)), porque fui às compras apressada e não levei cinto e estas calças cediam, as malandras. A única que as viu quase até aos joelhos foi a menina da caixa...julgo!:)

    Outra vez, preparava-me para dar um pontapé a um amigo-era amigo, sim!- e ao levantar a perna caí de costas, como se estivesse morta...em pleno intervalo grande (era adolescente);

    E a outra em que ia a correr e fui contra um poste e lhe pedi desculpa? É claro que também foi presenciada!

    E aquela vez em que, na missa, me descuidei, eu a menina/criança extremamente educada e orgulhosa disso? Era miúda, mas ainda hoje, volvidos mais de 30 anos, lembro a expressão acusadora de um rapaz do coro...e me questiono, embaraçada, se se lembra disso.

    Situações como a que contas são o mais "suave" das minhas aventuras, acredita!:))

    Depois, houve tantas outras! Estaria horas aqui!lol

    P.S: olha que a do descuido é segredo! Julgo que nunca o revelei a ninguém!:))

    bji

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas que grande colecção, Nina ! rsrsrs
      Agora aquela de pedires desculpa ao post, está o máximo para quem apreciou a cena ! eheheheh
      Quanto à “missa”, podes ficar descansada que ninguém vai saber de nada ! rsrsrs

      Bjs ! :)
      .

      Eliminar
    2. As minhas (des)aventuras dariam um livro, amigão!
      Nunca te disse que na adolescência a minha alcunha entre os amigos era o palhaço astronauta? Pois. Vivia no mundo da lua, por isso fazia rir toda a gente com o que me acontecia, inocentemente.
      Essa da missa é curiosa, tanto mais que não sou de memória fácil, como sabes, e era uma miúda.
      Também eu estava no coro (fui catequista, até!) e a "coisa" foi silenciosa, mas ainda hoje coro a lembrar a vergonha que senti com aquele olhar inquiridor e o que sinto sempre que me cruzo com a "pide gasosa".
      Convém referir que fui criada no seio de uma família onde coisas destas eram tabu, entre as mulheres.:)
      Acredita que é mesmo um segredo!lol

      A minha família é perita em aventuras!
      Olha algumas:

      O meu avô, orgulhoso do seu francês, cumprimenta deste modo a porteira do prédio "Buenos dias, Senorita!", perante o olhar do meu pai que o gozou pela vida fora (os meus avós maternos eram tidos pelo meu pai como pais:))
      Outra vez, horrorizado com a tradução de melancia (era doido por elas e ainda por cima gabava-se de cultivar as maiores de Portugal!), ia pela rua fora e dizia em voz alta "Estes franceses são tão brutinhos, tão brutinhos que chamam pasteque a melancia!":))

      O meu pai, num almoço de família com alguns amigos nossos, sai-se com esta "Os cadáveres da galinha dão uma boa cabidela" Rimo-nos tanto e ele ficou tão envergonhado que deu uma grande bofetada ao que estava mais perto: o meu irmão mais novo, o "cristo". Era sempre nele que se "vingava", porque se sentava ao seu lado.lol

      A minha avó foi ao supermercado com uma amiga, que falava tão bem francês como ela, comprar grão de bico, mas tendo esquecido o nome pelo caminho (era só descer as escadas e tinha o supermercado do outro lado da rua) estiveram horas para dizer o que queriam "são bolinhas pequeninas amarelas...arbanços, o que se coze com bacalhau..."
      Escusado será dizer que o senhor, divertidíssimo, só as conseguiu entender quando as deixou entrar para apontarem o que queriam.:)

      Outra dela:
      Estando, um dia, no parque em frente ao prédio onde morávamos (nessa altura eram os meus pais porteiros), travou conhecimento com uma velhinha francesa.
      De francês, a minha avó dizia pouco mais do que "bonju, musiû/madame/mamesele", pelo que, ao a questionarem sobre o tamanho de Portugal (compreendia praticamente tudo), pegou num pauzinho e desenhou na areia umas bolas. "Portugal é um ovo, Espanha uma peneira, França uma eira" e a velhota respondeu "oui, oui, oui".
      Quando a minha mãe chegou, disse-lhe, contentíssima que já tinha conversado muito com aquela senhora e esta diz à minha mãe "je n'ai rien compris".

      Já mais velhinha, no hospital, quando a minha mãe chegou diz-lhe "Aquela velhinha está pior do que eu. Queitadinha (coitadinha), é surda!"
      A surdez devia-se ao facto da francesa não a perceber e, por isso, nada dizia.lol

      Eliminar
    3. Um primo emigrante (já falecido), sabendo que um senhor rico da aldeia perdera um familiar próximo, dirige-se-lhe desta maneira "Os meus sinceros parabéns pela morte do seu irmão, sr. doutor".

      A mãe, a minha tia avó, à mulher do dr, depois desta lhe perguntar se tinha ido aos figos:
      "Fui, minha senhora. Faça o favor de comer, porque os que sobrarem vão para os requinhos! (porcos):))

      Última, a minha mãe, claro, porque de momento não lembro nenhuma dos meus irmãos-herdaram da família este dom!:

      Estando, um dia, zangada com o meu pai (em Viseu, onde ele instalava gases medicinais no novo hospital), resolveu desaparecer.
      O que fez?
      Foi sentar-se numa das rotundas da cidade.
      Consegues imaginar o que aconteceu?
      Eu adianto: foi tida como prostituta e pedido o "orçamento". O que nos rimos!:))

      Estaria horas aqui.:))
      O dever chama-me porque amanhã lá vamos nós, abraçar estes pais que me calharam na rifa e que eu adoro.:))

      beijinhos e um ótimo fds
      Muito obrigada pelo desafio que me fez recuar no tempo e lembrar momentos imensamente felizes!

      (desculpa o testamento, mas quando se trata de desventuras, cá estou eu:))

      Eliminar
    4. Estou a ver que sim, Nina ! eheh… isto é mesmo um livro ! :))
      Palhaço astronauta, catequista,… ! …rsrs … Buenos dias ! … então é como o copo !... se se vê mesmo que é um copo, porque é que há-de ser um verre ? rsrs
      … e tinha razão ! Nós só comemos cadáveres !... vivo, … nada ! :)
      Eheh… estes franceses ouvem muito mal !... rsrs … e curiosamente, todos a sofrer dos ouvidos ! :))
      Parabéns pelo defunto, o “orçamento” !... eheheh …

      … mas que boa colecção, Nina ! Eu é que te agradeço teres-nos transmitido todas essas “boas” recordações !
      Obrigado e amanhã um beijinho para os teus pais, que seja em que circunstãncias for, merecem sempre todo o nosso carinho, respeito e admiração ! A vida não tem nada de fácil ! :))

      Passa um bom fim de semana ! :)
      .

      Eliminar
  9. Oi Rui
    Que situação, acho que eu morreria de vergonha,nesse caso nem adianta pedir desculpas.
    É claro que já passei por alguma situação embaraçosa, mas no momento não me lembro.
    Bom fim de semana
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aquela situação, é que só vivida na hora se pode avaliar da “gravidade” e do extremo embaraço !
      A cliente veio só por um dia e não trazia muita roupa de substituição ! eheheh

      Abraço e bfds ! :)
      .

      Eliminar
  10. Mas que belo pedaço de embaraço, Rui!! eheh

    Devias de estar tão "atordoado" que nem tempo tiveste de tapar a boca e o nariz com o guardanapo...lol.

    Pior seria se te faltasse o ar!... Deixa lá que isso não foi nada embaraçoso, Rui!:))

    Embaraçada fiquei eu quando uma onda mais forte, da Praia da Oura, há para aí uns 25 anos atrás, me arranca a parte de cima do bikini e me vi em topless, a berrar para os meus filhotes, taditos, me acudirem e irem atrás do malvado soutien...
    Se fosse hoje, deixava-o ir! Eheheh

    Situações caricatas é o que eu mais tenho para contar, mas ficam para a próxima!!:))

    Beijinhos!:)




    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheheh… Só vivido na hora ! … rsrsrs
      Como podia, se tinha uma mão ocupada com o copo e se foi em décimas de segundo !? eheheh
      Tu sem soutien ! … ehehe Se fosse hoje não se ligava tanto como há 25 anos ! rsrs

      Beijinhos ! :)
      .

      Eliminar
  11. Bom, não se pode dizer que fosse embaraço, mas certa vez aproveitei a hora de almoço para ir ao cabeleireiro. E como fazia sempre, pedi um caldo verde e dois rissóis no bar do estabelecimento. Não sei bem como fiz aquilo, mas entornei a tigela do caldo verde por mim abaixo. As calças e a camiseta de seda eram de um cinza claro, ficaram todas manchadas da gordura e com um bela "pintura" de fios verdes da couve. Como é que fui trabalhar naquele estado? Bom, o que vale é que era verão e época de saldos, por sinal tinha estado a ver umas saias e umas camisas giras baratinhas, saí do cabeleireiro e fui comprar roupa nova... :)))

    Mas momentos embaraçosos já tive muitos, este foi só aquele que me lembrei de momento! ;)

    Beijocas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma situação semelhante, mas com a vantagem de ser da tua autoria ! eheh
      Já me aconteceu no avião entornar um café inteirinho nas calças ! rsrs
      A distância do cabeleireiro à loja é que deve ter parecido de “muiiiitos” kms ! eheh

      Beijoca ! :)
      .

      Eliminar
  12. Eheheheh!.... Eu tive vários, claro. Mas o mais recente e de que mais me lembro e me envergonho foi aqui há uns quatro ou cinco anos, um dos meus sobrinhos mais próximos me perguntar se eu me lembrava de uma determinada rapariga ter sido minha aluna. E eu: «Claro! E era bem burrita...» Era a atual namorada dele e futura mulher...

    Que bronca!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chiiiça ! ... Essa foi forte para o sobrinho !!! ... e mais ainda se ela viesse a saber a opinião da "tia" ! ehehehe
      ... mas que real bronca !!! rsrsrs

      .

      Eliminar
  13. Já me aconteceram muitos, normalmente tenho muito cuidado, mas quando acontecem consigo dar a volta sem ser ou parecer um grande embaraço, pelo menos aos olhos dos outros, para mim foram grandes embaraços...

    Essa que contas já aconteceu comigo, eu tinha um fato branco lindérrimo e tinha o máximo cuidado em não o sujar quando o vestia, um dia ia a entrar na pastelaria o empregado vinha a sair com um café na mão para a esplanada, escorregou num degrau e o café aterrou inteirinho no meu fato, o que me valeu foi estar perto da casa de uma amiga com quem eu ia almoçar, uma amiga que tinha roupas horrendas que vestia 3 tamanhos acima do meu, mas que foi tão querida que me arranjou uma roupa dela para vestir enquanto a mãe me lavava o fato...

    Já me aconteceram imensos, mas um que ainda hoje me dá vontade de rir e me faz corar quando lembro aconteceu quando eu tinha 9/10 anos...fui passar férias com os meus padrinhos e a filha deles que na altura devia ter uns 18 anos e era toda fashion, coisa que me agradava muito e palerma como era na altura tentava imitá-la, um dia fomos ao cinema e mal o filme começou ela pôs os óculos de ver e eu não fui de modas pus os óculos de sol, claro que todos gozaram comigo...tadinha de mim eheheh

    Queres mais? eheheheh

    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  14. Realmente essa do vestido branco é muito semelhante, mas agora vê a diferença ! Uma "executiva" de visita de trabalho de um dia a um país estrangeiro, sem trazer roupa de substituição e para trabalhar só com homens ! eheh
    Nunca experimentei ver cinema com óculos de sol ! :))) ... talvez não seja mau de todo ! rsrs

    Beijinho ! :))
    .

    ResponderEliminar
  15. Passada a vergonha rimos de tudo isto, mas quando elas acontecem... Eu também já contei este meu embaraço. Era eu adolescente, em França, entrei numa cabine telefónica. Depois de efetuar o telefonema não conseguia sair da cabine. Por mais força que fizesse não conseguia abrir a porta. Por azar não passava por ali ninguém que me pudesse ajudar. Em desespero de causa liguei para os bombeiros. Passado um bocado, chega aparatosamente um carro de bombeiros, sai de lá um deles, chega ao pé da cabine e abre a porta sem a mínima dificuldade. Claro... aquilo era só um jeito qualquer. Se houvesse ali um buraco ai de certeza que me enfiava nele. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheh… é isso mesmo ! Só mais tarde conseguimos achar graça ! :))
      Faz-me lembrar aquela do indivíduo que chama o técnico de electrónica por o seu TV não funciona e quando ele chega, apenas linha a ficha à corrente, porque estava no chão (desligada)! :))
      .

      Eliminar
  16. Já tive vários embaraços,alguns dos quais até contei aos leitores do CR mas, para não ocupar muito espaço, relembro apenas o dia em que ia no Metro, me encostei inadvertidamente a uma porta que tinha tira de metal solta. Na pressa de me desembaraçar da situação, um prego rasgou-me as calças no traseiro. Está a imaginar como saí do metro e cheguei ao escritório? Nem eu! Por isso fui até ao fim da linha (Rato), assegurei-me que era o último a sair, encostei-me a um muro na Rua da Escola Politécnica e fiquei à espera de um taxi que me devolvesse a casa, para mudar de calças.
    Abraço e bom fds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheh… Para além da “bronca” ainda há o prejuízo ! Faço uma ideia ! eheheh
      “Apanhado com as calças na mão” ! rsrsrs

      Abraço ! :)
      .

      Eliminar
  17. Não sei se será o meu maior embaraço mas foi um embaraço!
    Um dia regressando de um passeio a pé, encontrei um senhor a arranjar o portão de um dos meus vizinhos, como o meu portão também estava bem velhote, em casa decidi que no dia seguinte iria falar com o trabalhador para ver se ele o poderia arranjar.
    Fui, não estava ninguém e acabei por pôr a ideia de parte.
    Uns dias mais tarde encontrei o homem a acabar o trabalho, parei, cumprimentei-o e entretanto apareceu a dona da casa conversámos uns minutos elogiei o trabalho e perguntei ao homem «o senhor faz orçamentos?????»...eles desatam-se a rir e diz ela: « eu não te digo que andas sempre vestido como um arrumador de carros????». O senhor era o dono da casa e lógicamente vestia roupa velha para fazer bricologe :))) Acabámos todos a rir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antigamente isso não acontecia, porque se conhecia toda a vizinhança ! Nos dias de hoje, não conheço os vizinhos do meu prédio ! eheh
      Calculo o embaraço e o riso que deve ter proporcionado ! eheheh
      .

      Eliminar
  18. Um dos meus momentos embaraçosos é simples mas causou-me algum constrangimento. Já o contei algures.
    Conhecia, mal, esta rapariga que era amiga de uma amiga. Viamo-nos esporadicamente. Sabia que ia casar mas não sabia com quem. Passado mais de um ano, vejo-a de novo com um bebé ao colo. Um menino. Oh, que menino tão bonito, que idade tem e tal... Depois acrescento mais ou menos isto: e já tem um bonito bronzeado. A rapariga responde: esta é a sua cor natural. Fiquei sem saber o que dizer. A rapariga, branca, tinha casado com um rapaz de pele bastante escura! : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas que rico “bronzeado” ! Pior era se ela e o marido fossem brancos e o bebé negro, como aquele da senhora que durante a Guerra colonial foi para Angola com o marido. Este passava temporadas no “mato” e ela em Luanda.
      Quando regressaram com o bebé, a sogra estranhou e questionou o filho, tendo-lhe este respondido que era normal, porque ele tinha sido amamentado por uma empregada negra !
      A mãe só lhe respondeu : Ah! Agora compreendo ! … É que tu foste alimentado com leite de vaca ! rsrsrs …
      .

      Eliminar
  19. Caro amigo Rui da Bica!
    Conforme o prometido cá estou!
    Foram tantas as gafes cometidas durante a minha insulsa existência...
    Citarei uma delas ocorrida no tempo que era um beato zeloso e residia na cidade de Guarujá-SP (1977-2002). Naquela época frequentava a Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santo Amaro, onde os imigrantes portugueses mandavam e desmandavam... O auge era nas festividades alusivas a Santa Padroeira cujo ápice era no dia 13 de maio... Até parecia que estávamos numa cidade portuguesa com certeza!
    Mas vamos a gafe...
    Naquela época era motorista voluntário do meu estimado Padre Confessor, levando-o aos sábados para celebrar as Santas Missas nas Capelas das Praias da Enseada ou Pernambuco...
    Pois bem, a Capela da Praia da Enseada fica no final da aludida praia em frente ao mar. Costumava ajudar o Padre Alfredo tocando o sininho e passando o receptáculo do vinho na hora da Consagração, além de passar o saquinho da coleta...
    Pelo fato da Capela ficar em frente ao mar na hora da Santa Missa era praticamente impossível ajudar o Padre na Missa e não ficar de soslaio vendo as beldades quase peladas desfilando na porta escanradada da Capela. Num fatídico sábado, na hora da Consagração, ao passar o receptáculo do vinho para o Padre Alfredo, distrai-me com uma beldade quase desnuda, que justamente naquela hora passava toda faceira na porta escancarada da Capela... Sabe o que aconteceu quer saber mesmo?!...
    Antes três minutinhos para a penitência:

    https://www.youtube.com/watch?v=w20ai7EYlsk

    Calma Rui, não precisa precisa atiçar os leões da Metro no meu encalço que contarei a gafe que cometi naquele inesquecível momento... Ao invés de estar compenetrado na nobre missão de ajudante da Santa Missa tive pensamentos impuros com a beldade quase desnuda e derrubei o vinho na imaculada toalha branca do altar...
    Por um segundo o Padre Alfredo mirou-me de maneira glacial e continuou a Santa Missa como se nada tivesse acontecido... Fiquei lívido e sem ação, não sabia se olhava para a plateia, digo, os fieis, ou se continuava no altar com feição de paisagem. O pior veio quando a Santa Missa terminou... Os beatos zelosos vieram em peso para saber o que ocorreu... Disse-lhes que fui acometido de tontura...
    Jamais esquecerei desta gafe...
    O bom veio depois! Na condição de beato zeloso podia cometer o pecado que fosse, porque depois da confissão estava perdoado, o que de fato aconteceu após desfiar o Santo Rosário em intenção das almas do Purgatório!
    Depois de muitos anos que tornei-me incrédulo fiquei com saudades do Padre Alfredo e no ano retrasado fui visitá-lo em Campinas-SP... Naquela ocasião ele estava com 98 anos e depois de alguns minutos de conversa lembrou de mim, da minha esposa e filhos! Não tive coragem de dizer-lhe que não era mais um beato zeloso. Inclusive ele abençoou meu automóvel e eu soube responder direitinho a ladainha... Na viagem de retorno tive que aturar a exasperação da minha esposa que não se conformava do fato de não ter contado para o Padre Alfredo que tornei-me incrédulo (ela também não se conforma com minha incredulidade)...
    Fico cá a divagar o motivo que levou-me a ser hipócrita com o meu estimado Padre Confessor... Espero sinceramente que ele não tenha deixado de existir...
    Caloroso abraço! Saudações confessadas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó professor, não lhe terão os santos pregado uma partida?
      É que o meu irmão mais velho(um ano, apenas, mas é a única forma que tenho de o distinguir do mais novo-2 anos:)), zangou-se com a igreja porque chumbou de ano na altura em que era sacristão. Achou uma indecência e uma traição o que os santos lhe tinham feito! Só lá voltou a entrar no dia em que casou!:))

      Saudações inquiridoras

      Eliminar
    2. Prof. João Paulo
      Como é que o Padre se conseguia concentrar nessas condições ?! eheh
      Se o “ajudante” se distraia, o que dizer do padre !?... mais valia fechar a porta ! :) … já imaginou se eram os crentes virados para a rua ?... devia ser bonito ! eheh
      Espero que o padre não tenha sabido a razão da distração ! rsrs
      Olhe que, com aquela idade, eu também o poupava a esse desgosto de ver ter perdido uma “ovelha” ! eheh
      Olhe que eu cumpri a penitência da “Avé Maria” por estar a brincar com estas coisas da Igreja ! eheheh.
      .

      Nina
      Eu acho que o teu irmão fez muto bem ! … Isso foi de uma ingratidão enorme !
      Não é maneira de se pagar o trabalho de sacristão ! rsrsrs
      .

      Eliminar
  20. cantinhodacasa23/3/13 14:57

    Olá! O que me fartei de rir, Rui.
    Mas sei que é uma situação que nos deixa sem jeito e o tal buraco não estar lá para nos safarmos.
    Também tenho várias.
    Uma das que me lembro: estava em estágio e tinha uma reunião, penso eu.
    Tive de ir à escola e nesse dia levava uma saia curta azul marinho, aberta atrás, que era apertada com botões de cima abaixo (sempre gostei de botões atrás, nas camisolas, neste caso, na saia.
    Nesse belo dia, subindo as escadas de acesso à escola, eis que o botão de baixo caiu (eram grande e forrados do mesmo tecido da saia).Imagina. Se a saia era curta, tinha poucos botões, fiquei com o rabo à mostra, óbvio.
    Com a mão prendia a saia. Alguns colegas riram-se e, mal entrei na escola, pedi a uma funcionária que arranjasse uma agulha e linha de qualquer cor.
    À pressa, o botão foi colocado no seu lugar e uni as duas partes com um ponto para que nada mais acontecesse.
    E assim ficou para todo o sempre.
    O teu caso faz-me lembrar o que aconteceu há 4 anos,verão de 2009, Lugo.
    Convivíamos com casais numa daquelas esplanadas noturnas. Uma garrafa de vinho tinto em cima da mesa. E de repente, o namorado da minha irmã pega na garrafa, que escorrega da mão e o vinho espalha-se na camisa azul clara de um dos grandes amigos dele.
    Podes imaginar: toda a frente da camisa estava cheia de vinho.
    "No passa nada" dizia o amigo sem qualquer problema.
    Quando regressamos a casa, ele, o Espanhol descia a rua na maior (faço ideia que não).
    Acho que me senti tão mal quanto o namorado da minha irmã.
    Mas são coisas que acontecem.
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto é mesmo para rir ! É bem preciso ! eheh
      Com saia curta e desapertada, havia de ser lindo, havia ! rsrsr
      Aliás, botões grandes atrás, numa saia, não deve ser muito agradável ! :)))

      Eheh… Acho que os homens encaram melhor estes azares que as mulheres ! rsrs

      Bom fim de semana, Maria.
      Beijinho ! :)
      .

      Eliminar
  21. Uff!
    Só faltou comentares o último texto!

    P.S: nada de desafios manhosos enquanto estiver a meio da viagem (palpita-me que está para sair um, ou virão as fotos dos descendentes?:))

    bji e bom fds, amigão!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. rsrs... Li e parece-me que comentei, Nina !
      eheh ... Não ! Ainda não haverá desafios ! Só depois dos "frutos" , mais logo ! :)))

      Mais uma vez tenho que te agradecer os teus textos que são de facto um "compêndio" de coisas insólitas e cheias de graça ! rsrs

      Bj. e bom fim de semana !
      .

      Eliminar
  22. O meu maior embaraço?
    Cantinas da Universidade de Coimbra.
    Hora de almoço.
    Grande discussão com um amigo benfiquista.
    Levanto-me, faço um gesto largo e ouço barulho de vidros e vejo toda a gente a rir.
    Quando me voltei, percebi que tinha dado um murro no tabuleiro do tipo que vinha atrás para se sentar, virou-se a comida e o sumo para cima dele (a visão do tipo a escorrer sumo de laranja no cabelo levou-me à gargalhada!!) partiu-se o copo, o prato, uma desgraça!!
    Enquanto ele me chamava tudo, menos doutro, disse-lhe que lhe pagava novo almoço.
    Mais do que isso, não podia fazer.
    E ponto final que ele teve que ir mudar de roupa :)))

    Agora, só aqui entre nós.....os cinquenta :))), não era isso que o Rui pretendia - ver a italiana mudar de vestido?
    Confesse lá!
    Malandrice!!! :)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheheh... Essa também foi "forte2, Pedro ! :)))
      O "espetáculo" devia ser hilariante mesmo ! rsrs ... vale que foi entre jovens ! :)))
      Ainda bem que ele se deixou ficar pelo almoço ! rsrs

      Bom ! :)) ... Quanto à italiana, se eu pudesse ajudá-la a trocar de roupa, fazia-o com muito(íssissimo) gosto ! eheheh

      Abraço ! :))
      .

      Eliminar
  23. O que eu ri a imaginar a cena, muito boa!

    ResponderEliminar
  24. Olá marina ! :))) ... Dá para imaginar ? ... eheheh
    .

    ResponderEliminar
  25. Eu tive um embaraço semelhante Rui... Era o fim do ano e estávamos a confraternizar numa festarola de curso com dois professores. No momento de anunciar uma coisa qualquer uma colega minha diz ao micro, "e já agora aproveito para dizer que o Michael Jackson morreu", eu que já não estava como tinha acordado estava a dar um gole no fino e deu-me vontade de dar uma gargalhada, ainda tive tempo de colocar a mão há frente mas o meu nariz também provou, no meu caso cerveja... O professor que estava a minha frente, riu-se...

    ResponderEliminar
  26. rsrsrs... Foi muito semelhante ao "meu caso" ! :))
    Sorte ser cerveja e e o professor não levar com ela ! eheheh
    Obrigado, pelo testemunho ! :))

    beijinho ! :))
    .

    ResponderEliminar