21/09/2013

QUEREM APRENDER A GANHAR DESAFIOS DE ESCOLHA MÚLTIPLA ?

Re editado 
com a grelha sugerida  (a titulo de exemplo )

Para resolver ou ser bem sucedido neste  tipo de Desafios,  são necessárias duas coisas fundamentais :

1 º  Estar muito atentos  às  respostas a cada comentário, sobre o nº de certas e de erradas .
2º Criar uma pequena “escrita”  onde possam registar  as certezas (absolutas), quer certas quer erradas  e a partir daí ir fazendo eliminações sucessivas, até sobrar uma hipótese que será a certa !

Para isso,  aconselho  outras três  coisas :

1º  Estar atentos a cada entrada de novo comentário,  o que pode ser facilitado fazendo a “subscrição por e-mail”  de comentários, quando comentam pela primeira vez num post, uma “informação”  que habitualmente está logo abaixo da caixa de comentário,ao lado de “Publicar”.  Assim, por cada novo comentário que entre no post, estarão a recebê-lo no V/ e-mail e poderão atualizar a “escrita” !

2º  De cada comentário,  façam um registo dos respectivos palpites  e aguardem a minha informação sobre as certas e erradas e comecem a tirar conclusões. Quando são todas certas, ou todas erradas, isso é ótimo, porque dará para excluir possibilidade ! :))

                    Nota :  atenção que isto é apenas um exemplo sem qualquer ligação à realidade.

3ª Sugiro-lhes o que eu próprio faço :  criação de uma folha , em tipo excel  (linhas e colunas, no PC ou à mão) ,  onde na coluna (à esquerda) escrevem todos os nomes e números dos concorrente e na horizontal  (em cima), os nºs correspondentes às fotos !
Aí, já têm uma certeza : a que enviaram ! Sabem que a enviaram e a que nº corresponde e que não corresponde a vós próprios ! ... Ótimo ! :)))
Também haverá muitas possibilidades de virem a reconhecer a que vos corresponde ! Bom !!! rsrs ... mas têm que ter a certeza ! :))
Na intersecção linha/coluna respectiva colocam um “X”  (certo) e em todas as outras células (quadrículas) na vertical e na horizontal , um “---“  (impossível) , porque já está descoberta a casa (célula) correspondente !
Para cada nova “certeza absoluta” (certa ou errada), vão procedendo de acordo com que foi dito acima !


Creio que vão ficar surpreendidos/as  com a eficácia do método ! rsrs 
Ah  ! rsrs…  e consideram este post informativo, “uma oferta da casa”  e de borla !!! eheheh
… Quer isto dizer que a partir de agora, em próximos desafios noutros blogs, lá se foi o meu "handicap positivo" ! rsrsrs … Ficamos em igualdade de circunstâncias, mas desde já aviso que nada se consegue na vida sem muito trabalho !  eheheh

... e lembrem-se que quando digo "ganhar desafios", quero dizer superar-se a si próprio, conseguir ir mais alem do que se pensava ! :)))

Neste momento já todos * enviaram a respectiva foto ! Obrigado a todos ! : *

Afrodite ---------------------   1 -- Foto recebida 
Rui Espírito Santo -------   2 -- Foto recebida
maria--------------------------  3 -- Foto recebida
Luisa -------------------------  4 --  Foto recebida 
Rosa dos Ventos---------   5 -- Foto recebida
Lis Costa-------------------    6 -- Foto recebida 
Ricardo Santos------------  7 -- Foto recebida
Catarina--------------------    8 -- Foto recebida
Janita------------------------   9 -- Foto recebida
Pedro Coimbra------------ 10 -- Foto recebida  
Ematejoca----------------    11 -- Foto recebida
João Paulo de Oliveira- 12 -- Foto recebida
Cantinhodacasa ---------  13 -- Foto recebida
Graça Sampaio .............. 14 -- Foto recebida
Nina................................. 15 -- Foto recebida
Papoila ---------------------- 16 -- 

*  Dado que a Papoila não enviou a foto que lhe tinha sido destinada, eu próprio o fiz por ela.
  

Podem desde já, considerar que a ordem numérica dos/as participantes é esta, mas virá a ser a das fotos, quer relativas a, por quem foram enviadas, quer a quem são destinadas ! :)))


Boa sorte para alem do bom "trabalho" ! J))  
.

44 comentários :

  1. Fui abandonada!:(
    Já nem o meu nome aparece!:)

    bji entre o triste e o divertido
    Nina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dileta colega de carteira Nina!
      A lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, disse-me que o agente do FBI, o Henry disse-lhe que você esteve ausente, porque foi receber uma polpuda herança de uma tia avó que morava na França!
      Não sou advogado do nosso querido Mestre, mas ele deu tempo para as inscrições no desafio do quebra-cabeça e você estava conferindo o vasto patrimônio que recebeu de herança...
      A Escolinha do Professor Rui Espírito Santo, sem sua presença radiante, fica como um almoço onde o prato principal é macarrão, mas o queijo ralado não foi incluído!
      Agora venha cá, porque preciso dizer-lhe algo ao pé do ouvido ou como dizem ai, no reino distante além-mar, ao pé da orelha, para que o nosso querido Mestre não nos ouça: A mexeriqueira mor também disse-me que embora o nosso professor diga que não para despistar ela sabe tim por tim quem ficou com quem neste quebra-cabeça.
      Caloroso abraço! Saudações confidentes!
      Até breve...
      João Paulo de Oliveira
      Diadema-SP

      Eliminar
    2. Professor querido,

      uma palavra apenas e com todo o respeito: adoro-o!
      O que me divertem as suas fabulosas estórias a meu respeito!
      Ao menos alguém sente a minha falta!lol
      E agora que já descobriu o meu segredo, vou ali fazer contas para lhe pagar a viagem de avião e vir conhecer-nos a todos!:)))
      bji gde
      Nina

      Eliminar
    3. p.s: amei a analogia do macarrão!:)))

      Eliminar
    4. Nina
      Minha querida ! Sabes que nunca és ou serás esquecida ! Como o Prof já te informou, o teu nome este desde 2ª Fª, até ontem no role dos possíveis concorrentes . Só o retirei, assim como o da Teté e do Carlos B. Oliveira, depois de concluir que vocês não apareceram mesmo ! :(((
      Vamos fazer o "prato de macarrão", mas sem o queijo ralado, a não ser que me digas se queres "mesmo" participar.
      Se quiseres, diz rápido que eu de seguida te direi como ! :)))

      beijinho, minha querida amiga ! :)))
      .

      Eliminar
    5. Querida Nina!
      Também a tenho em altíssima estima e consideração e parece que a conheço desde aquela sua vida de peixeira dileta do Infante Dom Henrique de Avis (1394-1460)!
      A lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, disse-me que a cartomante boliviana, a Mercedes Rollo, que atende no bairro paulistano do Pari, viu nas cartas, que não mentem jamais, que depois que o traste daquele seu marido alcoólatra, que deixou de existir vítima de um raio fulminante que o calcinou quando ele estava restabelecendo de sua ressaca numa árvore, um fidalgo ficou perdidamente apaixonado por ti e a levou para a corte do Infante Dom Henrique de Avis não se importando com as maledicências das mexeriqueiras de plantão!
      Ulalaaaaaaaaaaaaa! Folgo saber que passarei um longa temporada no reino distante além-mar viajando na 1º classe nas asas da TAP com todas as despesas pagas somente com os juros da polpuda herança da sua tia avó, que vivia na França!
      Caloroso abraço! Saudações viajantes!
      Até breve...
      João Paulo de Oliveira
      Diadema-SP

      Eliminar
    6. Nina
      Contamos contigo ! :))
      Só terás que enviar a foto logo que te seja possível, mas nunca após as 20 h de hoje ! :))
      Ficamos todos, certamente, muito felizes pela tua companhia ! :)))
      Ainda por cima, agora, que és uma mulher cheia de "pasta" ! eheh Temos que te "apaparicar" a ver se nos toca algum ! eheheh

      beijinhos ! :))
      .

      Prof. João Paulo
      Muito grato por ter feito as "Honras da casa" ! .... e por nos dar essas boas notícias ! :)))
      ... e agora, não diga que lhe falta o quieijo ralado para o macarrão ! eheheh
      Ah ! ... e quando chegar, no avião fretado pela Nina, não se esqueça de nos visitar, a cada um ! :)))
      Vamos fazer uma grande festarola ! rsrs

      Abraço ! :))))
      .

      Eliminar

    7. Iupiii... a NINA está de novo no rol... :))))


      Eliminar
  2. Tenho muita pena de não participar, mas esta adaptação aos croissantes não tem sido fácil, talvez para a semana, já esteja mais "calejada".
    Beijos amigo e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheh... Eu sei, querida amiga, que agora tens a vida mais complicada para poderes estar presente, como eu gostaria !
      Mas não te preocupes que eu compreendo perfeitamente !
      Quero-te ver sempre é como te tenho visto até agora ! "Uma mulher extraordinária" que é um exemplo para todos/as.
      Uma mulher que "vende lenços" em vez de se encostar "a chorar e a reclamar" !!!

      Parabéns minha querida amiga !
      Todos deviam seguir o teu blog ! .)))
      .

      Eliminar
  3. Caro Rui , não vou participar, porque não sei , não percebi....comecei com uns medicamentos que me tiram a concentração.M.A.A.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá M.A.A. ! :))
      Tudo bem, M. ! Comreendo. Pelo menos vai aparecendo para dar uma olhadela a ver o andamento e claro que também podes participar com palpites ! eheheh

      Bj.
      .

      Eliminar
  4. Carp Amigo Rui Espírito Santo!
    Valha-me Charles Darwin (1809-1882), porque terei que aprender a bulir com o Excel pra fazer uma planilha?!...
    Acho melhor a segunda hipótese de numa folha de papel almaço quadriculada criar um coluna na vertical e outra na horizontal para fazer as anotações.
    Lastimo saber que a minha querida colega de carteira, a Nina, não participará deste quebra-cabeça.
    Em compensação ela esta nadando em dinheiro.
    Falando em nadando em dinheiro lembrei desta hilária película brasileira de 1952:
    LUZES! CÂMERAS! AÇÃO!
    https://www.youtube.com/watch?v=qcd1n87Jfkc
    Caloroso abraço! Saudações mazzaropianas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dei só uma sugestão, Prof ! :)))
      Agora cada um fará como melhor entender ! :)) ... Quem é amigo ?... Quem é ? ... eheh

      Quanto à Nina não participar, isso "já era" ! eheh ... Vamos tê-la aqui sim ! :))))
      Então,... eu passei a noite em branco a tentar convencê-la ! ... eheheh

      Abraço !
      .

      Eliminar
  5. Rui, Tenho estado um pouco afastada amanhã ainda dá para mandar foto???
    Estou a ver que só vai dar para o próximo desafio...:(
    Complicações e ralações... a ver se me recomponho rápidamente.
    xx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sim, Papoila ! :))
      Amanhã te direi como, ok ? rsrs

      Bj.

      Eliminar
    2. Papoila
      Olá ! :)) ... Podes considerar-te inscrita e só preciso que me envies a tal foto, durante o dia de hoje, mas o mais cedo possível ! :))
      Tive que fazer algumas alterações ao "regulamento" inicial, mas foi com muito gosto ! eheh
      Vais ver que este desafio te vai "recompor" ! eheheh

      Beijinho e eswtamos-te muito gratos ! :)

      Eliminar
  6. Bem diz o Rui que nada se consegue sem trabalho e eu reconheço que nestas brincadeiras sou um tanto ou quanto preguiçosa. :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem a mínima dúvida, Luisa !
      Já dei as "ferramentas", mas se não forem devidamente usadas, nada feito ! eheheh
      .

      Eliminar
  7. Tb sou preguiçosa quando envolve “muito trabalho mental”! Dou os meus primeiros palpites e fico por ali.
    : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desta vez vais-te aplicar, Catá ! rsrs
      Até por que há "motivos extra" ! eheh

      ... e o prémio, para quem é de muito longe, é uma viagem ao Porto, com cicerone e tudo ! eheheh

      :))))
      .

      Eliminar
  8. Todos
    Desculpem, que tive que sair depois do jantar e não pude responder aos V/ comentários !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpem não poder responder hoje a todos, o que farei amanhã ! :((

      Vamos a ver se abrimos uma excepção para mais uma ou duas concorrentes e como ! rsrs

      Até amanhã ! :))
      .

      Eliminar
    2. Caro Amigo Rui Espírito Santo!
      Estou de pleno acordo com a exceção!
      Não que eu tenha que reclamar do(a) aluno(a) aplicado(a) que fui sorteado, mas a inclusão da Nina deixará a macarronada mais apetitosa, instigante e memorável!
      Caloroso abraço! Saudações inclusivas!
      Até breve...
      João Paulo de Oliveira
      Diadema-SP

      Eliminar
    3. Vai ser uma jantarada memorável, meu caro Amigo ! Já somos 16 à mesa e ainda haverá lugar para outros convidados (que serão sempre bem recebidos) que queiram vir à sobremesa ! eheheh
      :)))
      .

      Eliminar
  9. Eu sou como a Luísa e a Catarina: um bocado para o preguiçosa nestas coisas... Vamos ver se atino! Lamento a falta da querida Nina que é sempre tão perspicaz!

    beijos para todos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Luisa e a Catarina, vão-se esmerar desta vez ! :))
      ... e a Graça, não vai deixar os seus créditos por mãos alheias !

      Temos mais duas à mesa ! :(( ... A NIna e a Papoila ! :)))

      Vamos todos trabalhar um bocadinho mais ! :)))

      Beijinhos ! :)))
      .

      Eliminar
  10. Já cá estou!
    Amigão, amigos, querido professor (na verdade, fez-me dar tamanha gargalhada, hoje, que metade do iogurte com cereais que tinha na boca foi parar ao teclado do pc-coisa linda de se ver!:)), ora digam-me lá o que preciso fazer para participar.
    Quem me calha na rifa para mandar a sua "foto"?:))

    bji emocionado
    Nina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahah... Não venhas agora com desculpas que o teclado está estragado com iogurte ! ... Essa não pega ! :))) .. Vamos lá a limpá-lo muito bem que tens muito trabalho pela frente ! eheheh

      Já enviei mail a informar sobre as "regras de funcionamento". Agora, facilitas-me a vida se mandares a foto que te indiquei, cedinho ! :))
      Tive que fazer uma série de alterações ! rsrsrs

      Beijinhos
      .

      Eliminar
  11. p.s: querido professor, olhe que se o pus ao lado dos amigos é porque também o é, mas eu adoro tratá-lo assim!
    Mal tenha a questão da herança resolvida, tenho uma conversinha com a Tap! Mas olhe que há problemas! Uma descendente da Marie Antoinette, aquela gastadora, resolveu reivindicar parte da herança.
    Ainda não percebi a razão. Talvez mo saiba explicar.:(
    O que me apetecia, mesmo, era que acabasse igualzinha à ascendente!

    Beijo inquiridor e aflito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Amiga Nina!
      A lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, foi novamente visitar a cartomante boliviana, Mercedes Rollo, que atende num prédio decadente lá no bairro paulistano do Pari. Quando a cartomante deitou as cartas arregalou os olhos e disse para você ficar tranquila, porque um exame de DNA comprovará que esta descendente da Marie Antoinette na verdade descende de uma rameira parisiense, que morreu tuberculosa! Também disse que sua herança ficará mais polpuda ainda quando você tomar posse de uma conta secreta, que sua tia avó da França tinha na Suíça!
      Você acredita que meu fiel mordomo, o Max, depois que soube que você ficou riquíssima, se atreveu a me dizer que deseja ser seu mordomo?!...
      Caloroso abraço! Saudações endinheiradas!
      Até breve...
      João Paulo de Oliveira
      Diadema-SP

      Eliminar
    2. O que me ri!
      O professor, através da Lambisgoia, é uma verdadeira enciclopédia!
      Fico mais descansada. Se, para além disso, ainda vou receber mais uns euritos, neste caso uns francos suiços, então é que vai ser!

      Saudações, caro professor.:)))

      Eliminar
    3. Este mundo não é justo !!! :((((
      ... é que há pessoas que nasceram mesmo "de rabinho para o ar" ! ... :(((

      eheheh ... Esta gente faz falta por cá ! rsrs Faz, ou não faz ? ... eheheh

      Abreijos ! :))
      .

      Eliminar

  12. Já li as dicas, já li os comentários deliciosos, já soube das novidades e estou feliz por haver mais gente a participar. Quanto mais participantes mais giro isto se torna!!

    E como eu concordo contigo Rui quando dizes...«... e lembrem-se que quando digo "ganhar desafios", quero dizer superar-se a si próprio...".
    Essa é precisamente a minha filosofia porque o meu gosto por desafios, puzzles e quebra-cabeças é precisamente esse, tentar chegar à resposta numa competição apenas comigo própria e não com os restantes participantes.

    Este desafio vai ser mais um grande acontecimento aqui no COISAS DA FONTE pois promete bons momentos de diversão e confraternização entre todos os participantes e todos os que te visitem.


    Beijos e abraços a TODOS
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheheh... Com estas dicas, se seguidas por todos, vamos ter um "aparente empate geral", mas "uma grande vitória" para vários, que certamente se vão superar largamente e vão ficar a gostar destas coisas ! rsrs
      Foi pena a altura não ter sido a melhor para a Teté ! :((

      É isso, Afrodite. O importante é vencermos-nos a nós próprios ! Quando acontece comigo é isso mesmo que sinto !
      Superei-me !!!... :)))

      Sabes que tenho ensinado os meus netos que "não jogamos contra", mas que "jogamos com" ! :)))

      Amanhã às 19.00 h , mãos à obra ! rsrsrs
      .

      Eliminar
  13. Eu que sou tão preguiçosa para escrever no meu blogue divirto-me imenso com estes desafios!
    É como se estivesse a falar com as pessoas...:-)
    Acho que vai ser muito mais difícil do que o último mas isso depende das dicas que formos dando...e os avanços que formos conseguindo.
    Só lá para segunda à noite ou à tarde é que me vou pôr a trabalhar porque amanhã estou de viagem para cima...
    E tenho feito poucas visitas porque férias, são férias! :-))

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. rsrsrs... É isso que eu pretendo e gosto neste blog, Rosa ! É que todos se sintam assim, a falar à vontade, uns com os outros! :)))
      Vamos a ver como correrá ! ... rsrsrs

      Abraço ! :))
      .

      Eliminar
  14. cantinhodacasa21/9/13 23:07

    Rui, obrigada pelas sugestões que são preciosas.
    Vamos ver o tempo (bolas, por vezes, perco tempo demais por aqui).
    Vou tentar dedicar-me a este desafio, pois mal conheço os teus amigos.
    Um bom fim de semana.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que ajudem, Maria! ... mas olha que mesmo assim, dá um "bocadinho" de trabalho ! :)))
      Vais ficar a conhecê-los melhor ! rsrs
      Deves estar curiosa sobre "a tua imagem" e "quem a enviou" e vamos a ver como será ou não identificada a que enviaste !rsrs

      Abraço ! :))
      .

      Eliminar
  15. Deus me livre, Rui!! Onde é que eu tenho tempo (e pachorra...) para isto tudo?!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheheh... Tens que meter "uns dias de férias" para trabalhar aqui ! "
      Tenho a impressão que vai ser muito divertido e que vai valer a pena ! :)))
      Das 16 fotos, qual corresponderá à Graça ? ... e quem a teria enviado ? ...
      Será que com a foto que enviei, caracterizei bem a pessoa em causa ? ... eheheh ... e a quem corresponderão as outras ?...
      .

      Eliminar
  16. Rui
    Põe lá o R que falta à rapariga que está em primeiro lugar no teu quadro :)

    ResponderEliminar
  17. Sem o R parece um nome de um medicamento, não sei é para quê ! :)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :(((( ... Agora é me tramaste, Ricardo ! :(( ...
      É que, trata-se de uma fotografia, cujo original já "deitei fora" e agora só fazendo tudo de novo ! :(((
      Creio que a pessoa em causa me perdoará esse erro ! ...

      Abraço !
      .

      Eliminar