27/06/2014

MAIS RAIZES

Já tenho falado aqui na blogosfera, neste fenómeno da natureza ! Muito curioso não acham ? ...
Quem lê comentários meus deve-se lembrar do local.

Sabem onde é ? ...  Podem dizer, porque não é propriamente um "enigma". É mais uma curiosidade e esta não é em Lisboa.








.

19 comentários :

  1. Não sei onde é mas é impressionante. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estas fotos foram tiradas na Mata do Camarido, em Caminha, com entrada pelo caminho em frente ao Hotel Porta do Sol e já muito próximo da praia (a uns 20 metros). Esta saída para a praia é mesmo ao lado norte da praia de Moledo do Minho, em frente do Forte da Ínsua, na foz do Rio Minho e em frente ao monte de Santa Tecla do lado espanhol.

      Eliminar
  2. Caro Amigo Rui do Espírito Santo!
    Sei onde fica estas imponentes árvores, que têm raízes muito bem alicerçadas no solo, que fica bem próximo dos domínios de Cervantes e estão quase a beira do grande oceano que nos separa!
    Falando em Cervantes não lembro se contei ao meu estimado Amigo que na "visita de médico" que fiz a Sevilha quando fui petiscar num bar e tentei manter um colóquio com o atendente, com meu parco domínio no idioma do Rei Felipe VI, o gajo, como vocês dizem aí no reino distante além-mar, perguntou se eu era galego.
    Caloroso abraço! Saudações ibéricas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver

    PS - Estas árvores também me fez lembrar do valoroso escriba da Esquadra do impetuoso Pedro Álvares Cabral (1467-1520), o Pero Vaz de Caminha (1450-1500) que eternizou, através da língua de Camões ao Rei Dom Manuel I, o Venturoso (1469-1521) os encantos das terras "descobertas" do lá de cá do grande oceano que nos separa, que ainda tem palmeiras e sabiás (não sei até quando).
    A lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, disse que seu patrícios ao verem nossas encantadoras nativas, minhas valorosas e destemidas ascendentes, sem nenhuma indumentária, ficaram sob a égide do deus Priapo e deram início a formação do povo brasileiro, que décadas depois teve o acréscimo dos desvalidos habitantes do Continente Africano, berço da nossa espécie, o Homo Sapiens,
    Fico cá a divagar se meus valorosos e destemidos ascendentes nativos também ficassem sob a égide do deus Priapo e ousassem fornicar com suas patrícias ao vê-las desembarcarem na então Terra de Santa Cruz, que chegaram aqui décadas depois do "descobrimento".

    ResponderEliminar
  3. PS - Quando digo desvalidos habitantes do Continente Africano refiro-me àqueles seres viventes que foram escravizados e obrigados a embarcarem em máquinas flutuantes, que singraram o grande oceano que nos separa deixando sob a égide de Netuno milhares de seres viventes que sucumbiram, porque não suportaram as desumanas condições que imperava nestas travessias. Sinto calafrios em pensar nesta desumanas condições.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rsrsrs… Uma bela lição de História, João Paulo !!! … e certíssimo, de acordo com o local. Pelos vistos, ainda se lembra de, por mais de uma vez, eu ter falado nestas raízes destas árvores, neste local, já tão próximo de Espanha ?! … São apenas cerca de 200 metros, do outro lado do rio que faz fronteira ! :)))
      É uma zona de que eu gosto muito e quase todos os anos, ou até 2 vezes por ano, por lá passo, ou por lá fico.
      Curiosamente o “galego” está praticamente equidistante do português e do castelhano (espanhol) e é natural terem-no confundido por isso.
      Aconteceu-me muitas vezes na Galiza eu tentar conversar em castelhano e pedirem-me para falar em português, que entendiam melhor que o meu castelhano ! rsrsrs

      Abraço, João Paulo ! :)

      Eliminar

  4. Lembro-me perfeitamente onde tiraste essas fotos. Eu também andei por lá no verão passado! :)
    E dado ao adiantado da hora... acho que vou dormir... vou até à minha "caminha"... hehehe


    Beijinhos e bom fim de semana
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rsrsrs … Claro que sim, Afrodite ! :) … Como disse acima, este (e arredores) é um local de eleição e de que gosto . Quase todos os anos “pouso” uns dias por V. P. de Âncora !
      Entendi esse “caminha”, claro ! rsrsrs …. Vila de Caminha ! :)))

      Beijinho e bom domingo, Afrodite ! :)
      .

      Eliminar
  5. Ruiamigo

    Gostei; gostei mesmo muito. Mas, raízes, verdadeiras raízes são as da árvore das gralhas em Goa e por toda a Índia; em inglês chamam-se banion trees.

    E na Travessa há um textículo por mim vivido na guerra colonial de Angola. Talvez gostes...

    Abç

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, HenriqueAmigo ! :) Fui ver ao Google e lá estão elas (as banion trees), com múltiplas raízes descobertas. Curiosamente, vendo no Google como “árvore das gralhas” está visível aquela árvore do Limoeiro (post abaixo) ! rsrs

      Belíssimo relato nesse teu post, que me fez recordar tempos passados !

      Abraço e ... obrigado ! :)
      .

      Eliminar
  6. ~ Como bem disse a Luísa, impressionante!

    ~ ~ ~ Excelentes e doces dias de Verão. ~ ~ ~

    ~ ~ ~ ~ ~ Beijinhos para o casalinho, ~ ~ ~ ~ ~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A primeira vez que as vi, há uns 5 anos fiquei “pasmado” ! Já reparaste que uma das raízes parece um animal, tipo cão ou ovelha ?! … Muito curioso mesmo ! :)

      Obrigado, Majo e continuação de boas férias !

      Beijinhos !!!

      Eliminar
  7. Nunca vi árvores com quadradinhos brancos , rrsss

    A sério, não faço ideia onde fica.


    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahah …. Boa … São !!! ahahah
      É verdade ! … rsrsrs ... podiam ser "quadrados" mais disfarçados ! rsrsrs

      Localização já indicada acima ! :))

      Bom domingo !!! :)
      .

      Eliminar
  8. Olá, Rui,

    onde quer que estas fotos foram tiradas, foi num local por onde andaste a passear recentemente!:)
    E, se a minha intuição não falha, foi durante as festas das tuas Bodas de Ouro...porque no outro passeio, o último, foi apenas o casalinho!! Então, não disseste que, aquela travessa de marisco de fazer crescer água na boca, foi só para ti e para a Lena?:))
    Não sei, concretamente, onde ficam essas velhas árvores com raízes impressionantes, mas devem ficar lá por onde andaste, naquelas serras agrestes e muito belas!!...:))
    A Afrodite diz que foi para a caminha e eu, não tardo muito a ir...hoje andei muito a pé!

    Beijinhos e tem um bom Domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Janita ! rsrs

      Localização já explicada acima ! :) … e não ! Não foi este ano ! rsrs
      Desta vez a intuição falhou. :))) Publiquei-as, porque na sequência do post das raízes (Lisboa), mas já aqui falei nelas conforme a Afrodite se recorda . :))
      Tem aí fotos de 17 de Maio de 2012 e também de 2013, mas não deste ano !
      Este ano, fomos de facto sózinhos para Sanxenxo e seguidamente para Lisboa, onde estivemos num hotel, no Parque das Nações, mas de dia, a passear com uns amigos !

      Beijinhos e bom domingo e que tudo corra bem nesta semana (sem percalços).
      .

      Eliminar
  9. Estas raizes são impressionantes. Não sei onde ficam , mas , quando jovens devem ter tido água e areia por perto. Será ? Parece uma boa maneira de se consolidarem num terreno pouco sólido.
    M.A.A.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá M.A.A. ! :))
      Verdadeiramente impressionantes ! :))
      De facto o terreno é muito arenoso porque a areia da praia está a uns 20 metros, conforme explicado acima. Deve ter havido muita erosão do terreno, talvez provocada pela areia da praia e pelos ventos, que não a água do mar (julgo eu).

      Eliminar
  10. Bom, estas árvores não conhecia: como sabes fui lá recentemente, mas passei de carro. Vi algumas árvores rachadas, mas mesmo à beira da estrada. A caminhada do local onde estava até à mata ainda é de cerca de 3km, por enquanto não tenho pedalada para tanto... além que também ia a minha mãe! :)

    As fotos são bastante curiosas!

    Uma grande beijoca!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Teté ! :)) Sabendo-te em difícil situação é redobradamente bom, "ver-te" por aqui ! :)))
      Ficará para uma próxima ida lá. Sabes que para chegar lá apenas temos que andar a pé cerca de 20 metros ? ... Há aquela estrada/caminho, que fica entre a mata do campismo e o rio, que nos leva até lá ao fundo de carro.
      Quando o carro já não pode seguir mais, é a 20 metros, junto ao passadiço para a praia. :)))

      Duas grandes beijocas, por motivos óbvios, minha querida amiga ! :))
      .

      Eliminar