Para melhor compreenderem a "situação económica" do período anterior e seguinte ao 25 de Abril e nomeadamente aos Grandes Grupos Económicos (CUF - explorem o link e vejam a enorme quantidade e variedade empresarial - e Champalimaud - o homem mais rico de Portugal e detentor de um dos 20 maiores Grupos europeus), recomendo-lhes ESTE link e ESTE.
Principalmente este 2 Grupos, também o Grupo Espírito Santo (que regressou para se manter à custa da "compra" dos políticos e das políticas de todos (?) os quadrantes) e ainda uma outra série de outros mais pequenos, mas suficientemente Grandes eram um extraordinário suporte económico de Portugal e grandes criadores de emprego !
Quando a mim, foi um tremendo erro que a Revolução os levasse praticamente à extinção, ao nacionalizá-los e levar ao exílio dos "ditos ricos".
A esse propósito, em determinada altura da Revolução, Otelo Saraiva de Carvalho fez uma visita de Estado à Suécia, para se encontrar com Olav Palm a quem referiu a decisão de "pretendermos" acabar com os "ricos" em Portugal.
Olav Palm, mostrou-se espantado e apenas retorquiu : É curioso ! Nós aqui queremos é acabar com os "pobres"
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É natural que pensem que a TAP sempre existiu, ou,... que foi a primeira Transportadora Aérea ! :))
... mas não !!!
E o que havia antes da TAP ? ...alguém sabe?
Quem é que afinal sabia que a CUF teve uma companhia de aviação?
Já agora, convém recordar que CUF, queria dizer “Companhia União Fabril” e pertencia ao "Grupo Mello" (...era "dona de tudo", dizia-se. loool ) .
Já agora, vem a propósito referir que, na altura, havia 3 Grandes "Impérios", Grupos suporte da economia portuguesa :
Este Grupo C.U.F, o Grupo Champalimaud e o Grupo Espírito Santo !!!
Certamente serão poucas pessoas as que sabem tal facto (CUF), provando mais uma vez o pioneirismo desta "velha" Empresa, em muitos sectores, até mesmo o da aviação.
Pois é ! ... Existia a C.T.A. - Companhia de Transportes Aéreos
A 19 de Julho de 1945, a Sociedade Continental de Transportes Aéreos, é transformada na C.T.A. com o objectivo de explorar linhas aéreas no território nacional ou fora dele.
Pois bem, essa é a interessante e curiosa história (que fica para a história), que se segue :
Aquando da sua fundação o capital desta sociedade era de 5.000 contos, subscrito e divido pelos seguintes accionistas:
- Daun & Bleck, Limitada, 500.000$
- Carlos Eduardo Bleck, 250.000$
- D. José de Saldanha, 250.000$
- Manuel Augusto José de Mello, 300.000$
- Sociedade Geral de Comércio, Industria e Transportes Limitada, 2.000.000$
- José Inácio Castel-Branco, 100.000$
- Dr. Luiz Albuquerque de Sousa Lara, 300.000$
- Sousa Lara & Filhos Limitada, 500.000$
- Fernando Enes Ulrich, 100.000$
- Dr. António Garcês, 100.000$
- António de Sommer Champalimaud, 200.000$
- Dr. José de Sousa e Melo, 200.000$
- João Maria José de Mello, 100.000$
- Dr. Alvaro Belo Pereira, 100.000$
Como se pode ver pela lista atrás apresentada, fazem parte dela nomes sonantes da economia nacional, como António Champalimaud, a família Sousa Lara que detinha grandes investimentos no Ultramar, ou os Ulrich ligados a diversos interesses económicos.
A maioria do Capital accionista (2.300.000$) era detida pela Sociedade Geral e Manuel de Mello, colocando assim esta Holding da CUF no comando desta nova empresa.
No dia 2 de Dezembro de 1945 (4 meses após a constituição desta sociedade) era oficialmente inaugurada pelo Presidente da República Óscar Carmona e demais membros do Governo a carreira Lisboa-Porto-Lisboa.
Apresenta nesse mesmo ano a filiação na I.A.T.A. (International Air Transport Association), que ainda hoje é a mais alta autoridade internacional do transporte aéreo) sendo esta aceite.
A C.T.A. vai construir toda uma infra-estrutura de apoio às suas rotas aéreas. Para isso constrói hangares privativos nos Aeroportos de Lisboa e Porto, com oficinas , armazéns, operações de voo, equipamento de rádio, salas de pessoal navegante, cantinas, etc.
Por essa altura o pessoal ao serviço da C.T.A. deveria de rondar as 70 pessoas, número que teria tendência a subir com a expansão da Companhia.
Havia já planos de expansão delineados por fases. Em 1946 o objectivo seria inaugurar uma rota Lisboa-Madrid com um serviço diário, pedindo autorização para tal ao Governo, sendo esta recusada, ficando outros projectos na gaveta, como as Linhas Internacionais no Continente Europeu, e obviamente aquilo que então se designava pelas Linhas Imperiais de modo de ligar a Metrópole com as principais cidades do seu Ultramar.
Devido à politica do Governo, e de homens como o sobejamente conhecido Secretário da Aeronáutica Civil Humberto Delgado, preferiu-se reorganizar o Transporte Aéreo em Portugal, chamando as Autoridades tais responsabilidades, preferindo deixar cair a C.T.A. (talvez por esta estar nas mãos de privados) e criar assim os Transportes Aéreos Portugueses (T.A.P.) cuja metade do capital accionista estava nas mãos do Estado, sendo o restante subscrito por privados.
A linha Lisboa-Porto-Lisboa é suspensa em 1947, e a C.T.A. seria liquidada definitivamente em 1949.
E desta efémera e interessante história falta apresentar um interessante e raro lote de documentos respeitantes a esta empresa, isto porque uma Madame Silva (que é como está escrito no bilhete) que na época tinha 23 anos, guardou tais documentos, talvez como recordação, e assim chegaram ao nosso conhecimento, sendo um testemunho (histórico) da breve história da C.T.A.
A Capa do Mapa com a Viagem a ser efectuada pelo avião
Custo do Bilhete (303 escudos em 1946)
Bibliografia:
- Estatutos da C.T.A.
- Relatórios de Contas da C.T.A.
- Boletim da C.T.A. (1946)
- História da Aviação Civil em Portugal
Pois é ! ... Existia a C.T.A. - Companhia de Transportes Aéreos
A 19 de Julho de 1945, a Sociedade Continental de Transportes Aéreos, é transformada na C.T.A. com o objectivo de explorar linhas aéreas no território nacional ou fora dele.
Pois bem, essa é a interessante e curiosa história (que fica para a história), que se segue :
Aquando da sua fundação o capital desta sociedade era de 5.000 contos, subscrito e divido pelos seguintes accionistas:
- Daun & Bleck, Limitada, 500.000$
- Carlos Eduardo Bleck, 250.000$
- D. José de Saldanha, 250.000$
- Manuel Augusto José de Mello, 300.000$
- Sociedade Geral de Comércio, Industria e Transportes Limitada, 2.000.000$
- José Inácio Castel-Branco, 100.000$
- Dr. Luiz Albuquerque de Sousa Lara, 300.000$
- Sousa Lara & Filhos Limitada, 500.000$
- Fernando Enes Ulrich, 100.000$
- Dr. António Garcês, 100.000$
- António de Sommer Champalimaud, 200.000$
- Dr. José de Sousa e Melo, 200.000$
- João Maria José de Mello, 100.000$
- Dr. Alvaro Belo Pereira, 100.000$
Como se pode ver pela lista atrás apresentada, fazem parte dela nomes sonantes da economia nacional, como António Champalimaud, a família Sousa Lara que detinha grandes investimentos no Ultramar, ou os Ulrich ligados a diversos interesses económicos.
A maioria do Capital accionista (2.300.000$) era detida pela Sociedade Geral e Manuel de Mello, colocando assim esta Holding da CUF no comando desta nova empresa.
No dia 2 de Dezembro de 1945 (4 meses após a constituição desta sociedade) era oficialmente inaugurada pelo Presidente da República Óscar Carmona e demais membros do Governo a carreira Lisboa-Porto-Lisboa.
Apresenta nesse mesmo ano a filiação na I.A.T.A. (International Air Transport Association), que ainda hoje é a mais alta autoridade internacional do transporte aéreo) sendo esta aceite.
A C.T.A. vai construir toda uma infra-estrutura de apoio às suas rotas aéreas. Para isso constrói hangares privativos nos Aeroportos de Lisboa e Porto, com oficinas , armazéns, operações de voo, equipamento de rádio, salas de pessoal navegante, cantinas, etc.
Por essa altura o pessoal ao serviço da C.T.A. deveria de rondar as 70 pessoas, número que teria tendência a subir com a expansão da Companhia.
Havia já planos de expansão delineados por fases. Em 1946 o objectivo seria inaugurar uma rota Lisboa-Madrid com um serviço diário, pedindo autorização para tal ao Governo, sendo esta recusada, ficando outros projectos na gaveta, como as Linhas Internacionais no Continente Europeu, e obviamente aquilo que então se designava pelas Linhas Imperiais de modo de ligar a Metrópole com as principais cidades do seu Ultramar.
Devido à politica do Governo, e de homens como o sobejamente conhecido Secretário da Aeronáutica Civil Humberto Delgado, preferiu-se reorganizar o Transporte Aéreo em Portugal, chamando as Autoridades tais responsabilidades, preferindo deixar cair a C.T.A. (talvez por esta estar nas mãos de privados) e criar assim os Transportes Aéreos Portugueses (T.A.P.) cuja metade do capital accionista estava nas mãos do Estado, sendo o restante subscrito por privados.
A linha Lisboa-Porto-Lisboa é suspensa em 1947, e a C.T.A. seria liquidada definitivamente em 1949.
E desta efémera e interessante história falta apresentar um interessante e raro lote de documentos respeitantes a esta empresa, isto porque uma Madame Silva (que é como está escrito no bilhete) que na época tinha 23 anos, guardou tais documentos, talvez como recordação, e assim chegaram ao nosso conhecimento, sendo um testemunho (histórico) da breve história da C.T.A.
Capa do Bilhete
Talão de Bagagem (verso)
Talão de Bagagem (frente)
Contracapa do Mapa
Mapa da Viagem
Aqui fica o envelope enviado pela C.T.A. com a respectiva apólice e o cartão de cumprimentos da seguradora:
Esta Passageira que viajou para o Porto, fez um Seguro Pessoal de Transportes Aéreos, e qual seria a companhia?
Só podia ser a Império, claro!
Sendo também ela pioneira neste tipo de seguros, o custo do mesmo, já com todas as despesas incluídas, era de 20 escudos.
Apólice (frente)
Apólice (verso)
Bibliografia:
- Estatutos da C.T.A.
- Relatórios de Contas da C.T.A.
- Boletim da C.T.A. (1946)
- História da Aviação Civil em Portugal
Adorei saber. CUF para mim é o hospital onde fui mãe! Mas sabia mais ou menos o passado, excepto isto.
ResponderEliminar"Em 25 de Abril de 1974, o Grupo detinha mais de 100 empresas (entre elas as de saúde) , mais de um milhar de diferentes produtos, 110.000 empregados, representando ao todo 5% do Produto Interno Bruto nacional, uma verdadeira locomotiva - o maior grupo económico na história do nosso país. O sub-grupo Saúde , MelloSaúde http://www.josedemello.pt/gjm_gjm_00.asp?local=11
Eliminarera um dos seus componentes, que muito recentemente em 2010, deu origem aos Hospitais CUF.
O grande impulsionador tinha sido Alfredo da Silva, avô dos mais conhecidos, Mellos !
O Grupo que tinha sobrevivido a duas revoluções, três regimes, duas guerras mundiais e a dezenas de crises, não iria resistir ao processo revolucionário de Abril de 74."
.
Gostei muito de ler este resumo , que na quase totalidade desconhecia. Fiz algumas viagens entre Porto -Lisboa - Porto , a primeira em Abril de 1963 e depois nos anos seguintes. Eram quadrimotores . Meu Pai , em certos aspectos muito avançado para a época , levava-me de carro ao Porto , 5 horas de estrada e depois "metia-me" no avião para Lisboa , onde cheguei a ter um exame nessa mesma tarde. Outros tempos.....
ResponderEliminarM.A.A.
Sinceramente, também a minha memória já não chega aí ! O curioso é que poucos sabem disso. Os anos 40, já estão suficientemente distantes e curiosamente “esquecidos”, não relatando este facto no historial geral do Grupo CUF. Claro que em 73 já a TAP era a companhia “oficial” em substituição da anterior.
EliminarOlá Rui, bela história que nos chegou pelo teu post! A história de um país também passa e muito pelo trabalho das grandes companhias.
ResponderEliminarum abraço
Angela
Tal como digo no “aditamento” foi pena que a Revolução não tivesse gente capaz de substituir os grandes empreendedores de então ! Quando se deu por ela, já todos eles tinham sido exilados, apenas por serem ricos e terem criado tantos postos de trabalho. Calculo o que teria sido, se tivessem sido melhor aproveitados e se havia “queixas” seria uma questão de os controlar apertadamente !
EliminarAchou-se melhor deixar estas empresas nas mãos dos seus trabalhadores dominados pelos sindicatos, e foi o descalabro !
.
As coisas que se aprendem contigo, amigo Rui!
ResponderEliminarToda a vida ouvi falar na CUF e calculava que tivesse sido um empresa com grande influência na nossa economia, mas a que Grupo pertencia e que era "dona de tudo" até da primeira Companhia de Transportes Aéreos é que foi uma grande novidade para mim.
A quota dos maiores accionistas era de 500 contos (de réis)...imagina; uma 'bagatela', hoje! :))
Beijinhos e obrigada pelos conhecimentos com que nos vais enriquecendo! :)
*-*
Sabes, Janita ?,… é que eu não falo pelo que ouvia ! Eu vivi já em adulto tudo isto e já com grandes responsabilidades de ordem de Gestão, economia e engenharia em Direcção de empresa de 400 pessoas e sei quanto tudo isto me “doeu”, até ao ponto que tu já conheces ! … Eu, que tinha sido um opositor ao regime de Salazar, contra o qual “conspirava” às mesas do café, tentando precipitar o fim do seu regime !!! … Não me passava pela cabeça, era que só havia gente incapaz e “interesseira”, financeira e politicamente (ambiciosa), para conduzir o país após a Revolução.
EliminarCom que alegria e orgulho eu cantava a Grândola Vila Morena !!!
.... No entanto, note-se, Portugal nada me deve !!! ... e continuo com o mesmo orgulho em ser português !
beijinhos
Amigo Rui, o meu pai trabalhou na CUF, no Largo do Calvário. Eu andei na escola primária em frente, Sociedade Promotora :)
ResponderEliminarComo disse a amiga Janita as coisas que tu descobres e nos ensinas. Obrigada!
Beijinho e bom fim de semana
Fê
Ainda foste a tempo ao meu desafio :)
Difícil para mim localizar ! Sabes que eram mais de 100 empresas diversificadíssimas e deslocalizadas, embora o “cérebro” se centrasse na zona do Barreiro, onde tive ocasião de fazer uma visita de curso e ficar maravilhado com aquele mundo !
Eliminar)) … Privilégios da idade, Fê ! rsrs
No teu desafio, uma posição de “equilíbrio precário como aquela, só poderia ser em sonho ! rsrs
beijinhos :))
Excelente Rui ! A CTA não é do meu tempo. Lembro-me de muita coisa, do Aeroporto antigo, dos Super Constelation, e já recuei bastante :). O meu Pai levava-me a ver os aviões e eu, como qualquer criança, adorava !!!
ResponderEliminarUm abraço
Como disse, embora já do meu, não me recordo. A primeira vez que fui visitar o aeroporto em Lisboa deve ter sido já por volta de 1955 !?... Ainda se viam os aviões daquele gradeamento do lado esquerdo do edifício ! ))
EliminarLembro-me que foi fascinante ! :))
Abraço !
.
Não fazia ideia desta companhia aérea. Muito interessante.
ResponderEliminar“Estas coisas” blogueiras, também servem para isto, Luisa ! rsrs
Eliminar… e a Net (Google) foi uma enorme mais valia, para nos fazer recordar muitas coisas que passariam ao esquecimento !
Não imaginava Rui! Não tenho preconceito em dizer que não conheço a CUF. Nunca andei de avião, o popuco que conheci andava o meu falecido marido na tropa, que foi feita junto ao aeroporto.
ResponderEliminarBeijinho e um bom fim de semana.
É absolutamente natural, Adélia. Naquela altura já eu tinha uma 2maturidade” própria da idade e das funções e conhecimentos que tinha adquirido e que me levavam a interessar.-me por estas coisas ! )
EliminarAinda te lembras de ouvir falar num clube de futebol, CUF (do Barreiro), que fazia parte dos clubes de Futebol da primeira divisão ? … Pois é! … Até isso tinham ! rsrsrs … Vê se o Rodrigo se lembra ! :)
Beijinho :))
Caro Amigo Rui Espírito Santo!
ResponderEliminarFolgo saber que tu prestaste um relevante relevante subsídio à memoria lusitana, que até surpreendeu alguns dos seus patrícios que desconheciam o que trouxestes à baila.
Caloroso abraço! Saudações memorialistas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus!
PS - Onde se lê trouxestes leia-se trouxeste.
ResponderEliminar)) Embora se tratasse da maior empresa portuguesa do séc. XX e uma das 20 maiores da Europa, trata-se dos anos 40 e eram tantas as empresas deste Grupo económico (mais de cem, em todos os ramos) que poucos se lembram ou sabem da existência desta companhia de Transportes Aéreos, que existiu antes da TAP /actual) ! … Eu também já não me lembrava, mas opor acaso, o assunto apareceu-me pela frente a certa altura, recentemente !
EliminarAbraço ! )
-
Olá Rui resta-nos esperar que as companhias portuguesas ainda estejam preparadas para altos voos!
ResponderEliminarbom fim de semana para todos
Angela
Creio que sim Angela ! … Acho que o pior já lá vai ! Temos que acreditar num futuro melhor ! Os pessimismos não fazem parte deste blog ! ))
Eliminar… e a partir de agora “as pessoas” estão mais mentalizadas que os “roubos” pertencem ao passado e hoje há que ser muito mais transparente ! … Há males que vêm por bem ! )
Bom Domingo !!! )
A CUF ficava localizada no Barreiro! Recordo-me. Nunca tinha pensado qual a companhia aérea que tinha antecedido à TAP. O meu primeiro voo foi na TAP de Lisboa para Faro. Meia hora de voo com direito a um copo de sumo de laranja. Regressei a Lisboa de comboio. : )
ResponderEliminarSim, Catarina. Viam-se do lado de Lisboa os estaleiros da Lisnave e um conjunto industrial extraordinário, que acabou por ir desaparecendo aos poucos ! ... mas mesmo nessa altura o Grupo tinha raízes por todo o país .
EliminarBasta abrir e ler o link, lá acima, sobre este "império" !
Uma curiosidade que eu ainda não referi quando disse que era "tudo deles":
Na altura da guerra colonial, havia um "slogan" muito conhecido relativo a Angola : "Angola é nossa" !!! rsrs ... Curiosamente os Estabelecimentos da CUF que tinham montras, tinham nelas exposto esse "Cartaz" ! rsrs ... As pessoas passavam e comentavam : "Poça " Estes gajos têm tudo ! Até Angola é deles" ! ahahah