Não vamos dizer que são os outros, porque não estaríamos a ser justos!
É geral, verifica-se em todas as idades e em todas as situações e o facto é que nem nos apercebemos disso !
Será muito difícil prever o futuro, neste aspecto ! ... Conseguiremos retroceder ?...
A situação irá piorar ? ...
Vamos (cada um de nós) pensar nisto e reflectir ! ... Será que ainda vamos a tempo ?
.
Impressionante Rui! À pouco escrevi algo que vou deixar aqui, tinha em rascunho, alinhavado para fazer um post, que já não vou acabar, porque o teu veio ao encontro dos meus pensamentos e interrogações que fiz a mim mesma, esta tarde que passei em vários sectores no hospital de Leiria.
ResponderEliminarNuma sala junto a uma outra onde fazem alguns exames, estavam dois bombeiros, na maca estava deitada uma menina de uns 16 anos, de telemóvel na mão e auscultadores nos ouvidos, o pai e a mãe que a acompanhavam, estavam sentados muito pertinho dela, cada qual com o seu tablet, pelo que me apercebi todos navegavam na net, a menina foi chamada, entrou acompanhada por um bombeiro, (o outro saiu para a rua) passado algum tempo veio uma médica à sala, chamou, umas três ou quatro vezes (não sei ao certo) pelos pais da S.....ninguém respondeu.
A médica foi embora, voltando de seguida acompanhar o bombeiro que empurrava a maca com a menina, não ouvi o que disseram aos pais, mas ouvi o tom e agressividade com que o pai falou com a médica por não terem vindo à sala chama-los.
Isto é um pequeno episódio de muitos que aprecio no dia a dia.
Sabes Rui cá em casa só à uma TV, está na sala e não tem som na hora da refeição.
E agora está na hora de deixar o meu beijinho.
Situações lamentáveis que só comprovam o que se diz neste post., Adélia ! … Mesmo em situações tão graves e deprimentes, como numa sala de espera hospitalar, as pessoas, mesmo com familiares lá dentro, se deixam distrair a esse ponto, de nem se aperceberem que foram chamadas ! (( … Lamentável !
EliminarA TV , afinal, acaba por ser uma alternativa bastante razoável, se vista e comentada, em família !
Beijinho, Adélia ! :))
Já começa a ser impressionante, Rui.
ResponderEliminarEsta malta, e não são só garotos, vive agarrada ao telemóvel, dobrada a consultar não seio o quê.
E é assim em casa, na rua, na passadeira, na entrada do elevador em hora de ponta.
Que irritação!!
Kung Hei Fat Choi!
Isso é que é estranho, Pedro ! Ainda se fossem apenas os jovens, o que já é terrível, mas também se vêem muitos adultos nessa mesma situação.
EliminarJá se pergunta (brincar) de que lado fica o telemóvel à mesa ? … garfo à esquerda, faca à direita,… e o telemóvel ? … rsrsrs
Infelizmente não é só à mesa ! … É em todo o lado e até na cama ! :)
Kung Hei Fat Choi!
Caro Amigo Rui Espírito Santo!
ResponderEliminarMuito pertinente sua iniciativa em trazer à baila as sequelas advindas do mundo cibernético, que ´agora também pode ter acesso através dos telefones portáteis.
Realmente as pessoas parecerem zumbis, que não piscam ao ficarem vidrados nas telas e ávidos a datilografar, digo, digitar.
Ainda fico fascinado com esta nova fantástica tecnologia cibernética, que mudou radicalmente nosso modo de vida, aprendizagens e interações sociais, como por exemplo, ainda não o conheço pessoalmente, fato auspicioso que tornar-se-á factível no dia 15 de abril vindouro, mas parece que o conheço desde o tempo vivíamos a espreitar a rainha Cleópatra a banhar-se às margens do rio Nilo. Folguedos à parte, fico muito apreensivo com as sequelas do uso obsessivo do mundo virtual, que nos deixa propensos a dedicar menos tempo à leitura, à reuniões com familiares e amigos e o mais preocupante: ficamos alheios ao que ocorre no mundo real quando estamos conectados como se fôssemos zumbis.
Temos que ter como escopo não deixar o mundo cibernético nos tornar zumbis.
Quando vou ao centro da cidade de São Paulo deixo minha máquina rodante nas imediações da estação Jabaquara do Metro paulistano e utilizo este meio de transporte para ir ao centro ou então na região da Avenida Paulista.
Antes do advento desta tecnologia cibernética portátil era habitual ver os passageiros absortos na leitura de livros, jornais e revistas nos vagões do metro. Na contemporaneidade este salutar hábito de leitura tornou-se raridade, porque os passageiros/zumbis não tiram os olhos das telas dos telefones portáteis.
Caloroso abraço! Saudações preocupadas.
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus!
Novas tecnologias cibernéticas que nos dominam por completo ao ponto de nem nos apercebermos disso, Professor e isso é que é o mais grave ! … Não nos apercebermos e digo nós, porque “não vamos fugir com o rabo à seringa” !
EliminarO mal é generalizado !
Ficam em causa as relações sociais, a família, a leitura, a informação, o tempo de estudo ,… e se hoje já é assim, a questão que se coloca é como será daqui a uma década !? … e como serão os Homens de amanhã ?!
Abraço
O mundo não tem uma geração de idiotas, meu caro Albert.
ResponderEliminarA raça humana supera todas as situações.
Sou uma admiradora da tecnologia cibernética, enquanto que os meus filhos mostram pouco Interesse.
Saudações de Düsseldorf.
O termo, talvez seja um pouco exagerado, Te , mas é um facto que uma grande maioria está tremendamente viciada e a pergunta sobre o futuro impõe-se !
EliminarComeça a notar-se na juventude uma enorme falta de cultura geral !
Os jovens estão a deixar de ler porque não têm tempos livres !
Sorte a tua (e possivelmente não apenas sorte), se os teus filhos estão a escapar à regra ! :)
Grande abraço da tua terra (ou perto rsrs)
Amigo Rui, na verdade o mundo nestes últimos anos mudou radicalmente. E as tecnologias, quanto a mim, é o exemplo mais evidente dessa mudança.
ResponderEliminarNão sei se é positivo ou negativo, mas alterou completamente as relações humanas
Por acaso não ligo aos telemóveis, mas já ao computador é outra coisa :) Cá em casa chegamos a estar um em cada pc, até já pensei em vez de falarmos, enviar-mos emails :)
beijinho
Fê
Uma autêntica “revolução” nas mentalidades, Fê !
EliminarClaro que tem a sua parte positiva e isso é uma evidência ! Tem o seu lado positivo, mas quando ou se em exagero de uso, estarão as coisas muito mal. Conheço casos gravíssimos e não apenas em termos de relações humanas ! (
… e o caso, é que os telemóveis actuais são também “computadores” !
Ahahah … e se em casa começássemos a enviar mails uns aos outros ? … ahahahah
Beijinhos, Fê ! )
olá Rui! Vi esse primeiro quadro cinzento na 4ª feira de cinzas !? pensei, aí o Rui entrou em modo de Quaresma!!! :)
ResponderEliminarmas de seguida a juventude colorida animou o quadro, "animou" se calhar é um bocado forte, mas são instantâneos, até podemos pensar que eles ligarão um hip hop nos minutes seguintes. ..
sabes que às vezes ia de propósito para a Espanha com o meu filho mais novo quando íamos dar uma volta, porque o bendito "roaming "comia-lhe" o saldo do telemóvel, assim ele começava a olhar à sua volta!
não estou a exagerar!
abraços
Angela
A Quaresma é triste, é verdade, mas está de acordo com o tema do post ! :((
Eliminarrsrs … Essa de ir para Espanha e “custar dinheiro” talvez seja uma boa medida dissuasora ! rsrsrs … Entendo que não será exagero ! rsrs
Abraço ! :)
Sinto-me cada vez mais liberta! :)
ResponderEliminarLM
Isso é Bom e felicito-te !!! … Confesso que por vezes me sinto um “prisioneiro” do computador ! … principalmente em alturas daqueles tais enigmas fotográficos colectivos !!! rsrsrs
Eliminar… mas não é de esquecer que hoje os telemóveis não o são só para falar e mesmo fora de casa continuamos ligados á blogosfera, às outras redes sociais , à caixa de correio, à net em geral ! :((
:))
Eles não explicam e o pessoal não tira os dedos destas malvadas máquinas modernas que nos põem a falar para o boneco !!! :)))
ResponderEliminarUm Abraço
Como foi possível em tão poucos anos prender a um aparelho (ou vários), tantos e tantos milhões de pessoas de qualquer idade e condição social, Ricardo !
Eliminar... e o facto, a realidade é que TODOS nós estamos "presos" e na maior parte dos casos nem nos apercebemos disso !? ...
Abraço ! :))
.
Chega a ser assustador olhar para essa série de fotos. Mas ainda assim, não acredito no Apocalipse. :)
ResponderEliminarO termo é mesmo esse, "assustador", atendendo ao futuro da actual juventude !
EliminarJá nem digo dos adultos, que em muitos casos, mesmo no trabalho, passam imenso tempo na net (particularmente).
"Apocalipse",... será também um exagero, tal como "geração de idiotas", mas pelo menos "preocupante" não deixa de ser !
.
Por acaso,não tenho tendência para zombie. O que se nota logo quando alguém vê o meu telelé, que é o mais simples possível... :)
ResponderEliminarBeijocas
:)) Óptimo, Teté !!! :) … Estás a “escapar” à onda ! :)
EliminarO problema é quando se tem um smartphone todo “artilhado”, tal como se de um computador ambulante se tratasse ! :))
Beijocas !
:)
Sou do tempo em que não havia estes aparelhos e nunca chegavamos atrasados , não é ?
ResponderEliminarM.A.A.
Também eu, M.A. …. Mas começo com os filhos a meterem o “vício”, desde o Spectrum, depois o Armstrad, depois o Philips, etc., etc.. ))), … Isto desde os anos 70 (fins), no tempo em que nas empresas havia uma sala com ar condicionada e fechada a 7 chaves a que se chamava “a sala do Computador” ! … rsrsrs
EliminarOs telemóveis, enquanto serviam apenas para fazer e receber chamadas, muito bem, mas depois , os e-mails, a máquina fotográfica, a net, o Facebook, as chamadas gratuitas, os blogs, os portáteis, os tablets, …. E foi o fim do mundo ! :)))
Também eu, M.A. …. Mas começo com os filhos a meterem o “vício”, desde o Spectrum, depois o Armstrad, depois o Philips, etc., etc.. ))), … Isto desde os anos 70 (fins), no tempo em que nas empresas havia uma sala com ar condicionada e fechada a 7 chaves a que se chamava “a sala do Computador” ! … rsrsrs
EliminarOs telemóveis, enquanto serviam apenas para fazer e receber chamadas, muito bem, mas depois , os e-mails, a máquina fotográfica, a net, o Facebook, as chamadas gratuitas, os blogs, os portáteis, os tablets, …. E foi o fim do mundo ! :)))
Tenho um telemóvel (com dois números) que anda sempre comigo na mala, mas não lhe dou muita atenção (é frequente ligarem-me ou enviarem-me mensagens que só venho a dar conta dias mais tarde). Decidi há muito que não é ele que me controla nem eu a ele... não é por acaso que a bateria se descarrega vezes sem conta.
ResponderEliminar:)
:)))) ... Está no "bom caminho" amigo Rui ! rsrs ... Uma sensação de liberdade, certamente ! ...
EliminarA pintura, a poesia, a música, o mar, encarregam-se de "matar o tempo", e isso é óptimo ! :)))
:))
Só se vêem pessoas de todas as idades agarradas aos telemóveis e aos smarts e aos tablets e, e,e, e,... que seca!! Não há nada mais interessante para fazer?
ResponderEliminar