27/09/2018

IMPOSSÍVEL ESQUECER !

Re-edição

Como viram, bastante simples !!! ... Após um período de férias e de "silly season" não seria justo obrigar a puxar pelos neurónios ! :))

Muito grato a TODOS os que estiveram presentes, e mais ainda àqueles que se empenharam para tentar recordar estes nomes, embora com a ajuda de alguma pesquisazinha para recordar e confirmar, em alguns casos.


ACERTANTES TOTALISTAS :
  
ELVIRA CARVALHO,     JANITA,     RICARDO SANTOS,    AFRODITE,     FLOR DE JASMIM,     PEDRO COIMBRA,     ESSEANTONIO

COM  4 CERTAS :   LEO  (1,2,3,4)

COM 2 CERTAS :   EMATEJOCA (2,4)    CATARINA (2,4)    MANU (3,4)         

PRESENTES :   LARISSA  SANTOS (com tentativa) ,    CANTINHODACASA   



Será que com estas fotos as reconheceriam melhor ?...  As respostas seriam estas : 


1

2

3
Maria João Pinto da Cunha de Avilez van Zeller
(LisboaCampo Grande4 de fevereiro de 1945) é uma escritora e jornalista portuguesa.


4
(Fajã de BaixoSão Miguel13 de Setembro de 1923 — Lisboa16 de Março de 1993[) foi uma escritora poeta, política e activista


5
Aurora Cunha
 (GuimarãesRonfe31 de Maio de 1959) é uma atleta profissional portuguesa já retirada. Notável atleta (atletismo) do Futebol Clube do Porto
.


INICIAL :
.


A "pedido de sim" de algumas "famílias" embora a "pedido de não" de outras (?), aqui está um "meio-termo", bastante fácil ! :)

... E agora digam que eu sou um "mauzão" ! eheheh
Esta, é para quem "julga" que não tem tem jeito para estas coisas !... :))
Entendam como um incentivo à participação .
Quase não é preciso pesquisar nada !
Apenas um mínimo de memória visual tendo em conta a "rentrée" pesquisadora e não se sintam constrangidos com tanta facilidade !
E por ser fácil demais, não irei referir o tipo de actividade em que se notabilizaram ! :))
É tudo gente demasiado conhecida, para "(re)começar" ! 

Apenas as datas de nascimento e falecimento !

Nascimentos  : 1921,  1923, 1945, 1950, 1959
Falecimentos : 1986,  1993

Só quero ver se se lembram bem dos respectivos nomes !!!


1

2

3

4

5


.

74 comentários :

  1. Olhando rapidamente reconheço a LAURA ALVES n° 2

    ResponderEliminar
  2. Claro que a n° 4 é a Natália Correia

    ResponderEliminar
  3. Ematejoca

    Olá Teresa ! :) DOIS palpites CERTEIROS !!! :)
    Acho que, para ti há mais dois que não terás dificuldade !

    ResponderEliminar
  4. 1 - Maria Elisa Domingues jornalista e locutora
    2 - Laura Alves - atriz
    4 - Natália Correia - escritora
    5 - Aurora Cunha - Atleta
    A 3 não me é desconhecida mas não me lembro exatamente quem seja. Tenho que ir para a pesquisa.

    ResponderEliminar
  5. A primeira parece a jornalista Judite de Sousa, quando jovem.

    A terceira tem aspecto de uma mulher da política.

    A quinta muito masculina tem de ser de desporto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)) ... Muito perto, mas não é a Judite de Sousa e a 3ª não é política ! :)
      Também me parece a mim que a nº 5 é muito arrapazada ! :))

      Eliminar
  6. 3 - Maria João Avilez - escritora e jornalista

    ResponderEliminar
  7. Elvira Carvalho

    QUATRO CERTAS neste palpite e ...
    MAIS UMA no seguinte ! ... TOTALISTA . Parabéns, Elvira.

    ResponderEliminar
  8. Respostas
    1. Querias dizer : Estavas em branco, mas com os dois palpites seguintes,... AS DUAS CERTAS !!! ... BOA !!! :))

      Eliminar
  9. Sem pesquisar. 4 Natália Correia?

    ResponderEliminar
  10. Com pesquisa. Laura Alves - 2

    ResponderEliminar
  11. Ai, já cá estás Rui??
    Então, mas isto lá se pode considerar 'Desafio'/Enigma?? :)))

    Vou fazer a lista e enviar noutro comentário.

    Beijinhos e gracias, por acederes ao meu pedido.:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)) É como vês. Pediste e cá está, mas,... como já (parece que) constataste, bastante fácil !
      Aguardo a lista ! :))
      Beijinhos

      Eliminar
  12. Não é que empanquei no nome da última personalidade - grande glória nortenha - e não havia maneira de me sair debaixo da língua?
    Bem feita, para não me armar aos cucos. eheheh
    Cá vai.

    1- Maria Elisa
    2- Laura Alves
    3- Maria João Avilez
    4- Natália Correia
    5- Aurora Cunha

    Obrigada, beijinhos, Amigão! :)

    ResponderEliminar
  13. Janita

    E cá está a lista complecta como prometeste ! :))) ...
    BINGO !!!... TOTALISTA .
    Isto para ti foi "canja" !
    Olha que o mesmo que te aconteceu a ti com a nº 5, aconteceu comigo ao fazer o post com a nº 3 . :)))
    Abraço

    ResponderEliminar
  14. Sem pesquisar 5 certas ! :))

    1 - Maria Elisa
    2 - Laura Alves
    3 - Maria João Avillez
    4 - Natália Correia
    5 - Aurora Cunha

    Abraço Rui

    ResponderEliminar
  15. Ricardo Santos

    Lista CERTÍSSIMA `´a primeira e sem mais ! TOTALISTA !

    ResponderEliminar
  16. A minha memória visual sabe conheço a primeira cara, mas não me lembro do nome.

    A terceira e a quinta são absolutamente desconhecidas e não faço a mínima ideia como investigar.

    Boa noite 🌃

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :9 Ora bem. Eu tinha dito que este era um desafio para "aquecimento", relativamente fácil, claro em função das pessoas que sempre têm vivido em Portugal .
      Ora eu não sei quando foste viver para Düsseldorf....

      Darei uma ajudinha :
      É natural que conheças a 1ª do mesmo modo que poderás conhecer a 3ª. Eram pessoas que apareciam com muita frequência na RTP (jornalistas, entrevistadoras e entrevistadas, apresentadoras ) hoje vivas, mas relativamente afastadas dos ecrans. Eram duas pessoas muito conhecidas e respeitáveis !
      A 5ª, é mais recente, desportista com bom palmarés e ainda hoje com alguma visibilidade nas provas desportivas, embora já afastada das provas.

      Mas quero que te sintas à vontade para procurar descobrir os nomes ou não. ok ?... :)
      As outras 2 tinhas "obrigação" ! :))

      Eliminar
  17. Só agora vi o enigma, parece-me fácil, mas venho amanhã com mais calma.

    Beijos Rui

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Manu :)

      OK. Temos tempo ! :) ... e sim. Este é mais fácil que outros anteriores. :) ... Normalmente lembramo-nos dos rostos, mas por vezes, a dificuldade está em ligar-lhes um nome ! :)

      Beijo

      Eliminar
  18. Bom dia
    1-Leonor Beleza
    2-
    3-
    4-
    5- Rosa Mota

    Conheço as restantes caras mas não em lembro o nome. Pronto, chame-me preguiçosa , kkkkkk

    Bjos
    Votos de uma óptima Terça-Feira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)... Vá lá que desta vez não chamo preguiçosa por que houve uma tentativa ! :)... Embora não certa, houve tentativa ! :))
      Obrigado, Larissa.
      Bjs

      Eliminar
    2. Que vergonha! Onde fui eu buscar a Leonor Beleza??
      A Natália Correia eu conhecia a cara da Senhora, não me lembrava o nome. Isto porque não pesquisei. Realmente sou uma "incompetente" kkkk


      Do nosso amigo, Gil António:- Hoje » És a minha luz do entardecer

      Bjos
      Votos de uma óptima Sexta-Feira

      Eliminar
  19. Olá Rui

    Ainda não tive tempo de pesquisar tudo , mas deixo aqui 3 palpites.

    2- Maria Alves
    3- Maria João Avillez
    4- Natália Correia

    Mais tarde virei tentar descobrir os dois que faltam.

    Beijos Rui

    ResponderEliminar
  20. Manu

    Olá Manu. A 3 e a 4 ESTÃO CERTAS ! ... A 2 peço-te para ver se o nome é mesmo esse . (?)... Está lá próximo e pode ter havido engano ao escrever. :))

    Beijo

    ResponderEliminar
  21. Bom dia!
    Só para mostrar que estou viva!
    1. Maria Elisa
    2. Laura Alves
    3. Maria João Avillez
    4. Natália Correia
    5. Rosa Mota

    Abraço

    Leo

    ResponderEliminar
  22. LEO

    Olá. Bons olhos te vejam e assim bem vivinha da Silva ! eheheh

    E claro que 100% CERTO !!! Totalista.
    Espero que tudo bem com vocês.
    Eu é que tenho andado bastante mais ausente. :(

    Abraço :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OH ... :((( ... Fui levado pelo entusiasmo. :(
      Afinal a nº 5 não é essa. Desculpa . :((

      Eliminar
  23. Rui desculpa não ter vindo aqui comentar sobre mais este desafio que até gosto bastante. Embora nem sempre seja fácil encontrar as soluções, e com a idade embora conheça muitas caras, às vezes já não me lembro dos nomes, o que muitas vezes me irrita solenemente :) !!!

    Este foi simples conhecia todas mesmo sem pesquisar e enviei-te ontem o comentário com a solução, ao qual já me respondeste por mail !

    Abraço e Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpar o quê, Ricardo ?... Estou-te grato.

      Eu é que peço desculpa por ser tão mais fácil que outros anteriores, mas expliquei porquê. :))

      É como dizes : muitas vezes temos as caras bem presentes, mas temos dificuldade em lembrar os nomes e algumas vezes fazemos confusões, o que não foi o teu caso ! :)
      Todas certas !!! :))

      Abraço

      Eliminar

  24. Desta vez é mesmo fácil, não faz falta pesquisa.

    Vou enviar resposta noutro comentário.
    Beijinhos no feminino
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Mais uma prova de que o que escrevi no texto é mais pura das verdades ! :)
      Confirmas que mais fácil não poderia ser !... Até "parece mal" tanta facilidade para um "desafio".

      E, claro que no teu outro comentário, TUDO IMPECÁVEL !!!
      Totalista !

      É verdade. No feminino, já que em tempos fui "acusado" (pela Te) de "machismo", por só serem sempre homens ! :)))

      Eliminar

  25. Ora então aqui estão os nomes:

    1- Maria Elisa Domingues
    2- Laura Alves
    3- Maria João Avillez
    4- Natália Correia
    5- Aurora Cunha

    Beijinhos
    (^^)

    ResponderEliminar
  26. 1ª Maria Elisa Domingues

    2ª Laura Alves

    3ª Maria João Avillez

    4ª Natália Correia

    5ª Aurora Cunha

    ResponderEliminar
  27. Olá Rui
    Tenho andado um pouco ocupada e não me tem sido possível decifrar tudo, no entanto dei xo mais um palpite. Será que a primeira é a Margarida Marante?
    Amanhã conto continuar a minha pesquisa.

    Beijos Rui

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manu

      :(( ... Ainda não é essa :(( ... Ai essa memória ! ... :))

      Beijo, Manu

      (Mantenho o desafio até amanhã de manhã ! )

      Eliminar
  28. Vou tentar todas já:
    1 - Maria Elisa Domingues;
    2- Laura Alves;
    3- Maria João Avillez;
    4 - Natália Correia;
    5 - Aurora Cunha.

    Aquele abraço

    ResponderEliminar
  29. Flor de Jasmim

    :)))) BINGO DE UMA PENADA, Adélia !!!... Tudo certo !!!
    Tudo de Bom, Amiga !
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  30. Pedro Coimbra

    :)))) E tentativa do pleno complectamente conseguida de uma só vez !
    TUDO CERTO, Pedro.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este era efectivamente bastante fácil.
      Aquele abraço

      Eliminar
  31. Todos

    Amanhã de manhã farei a re-edição e libertação de todos os comentários !

    Abr eijos :)

    ResponderEliminar
  32. TODOS
    os que ainda não completaram

    Até este momento os acertos são estes :

    1 - 7 acertos - nasc. 1950 - mais conhecida por ex-jornalista (Tv) (também escritora e política, embora menos conhecido por isso)

    2 - 9 acertos - nasc. 1921 . fal. 1986 - Actriz (comediante)

    3 - 8 acertos - nasc. 1845 - Jornalista (Tv e outros) e também escritora (menos conhecida)

    4 - 10 acertos - Todos acertaram - nasc. 1923 - fal. 1993 - política , escritora poeta, activista

    5 - 6 acertos - nasc. 1959 - atleta do norte (atletismo) com excelente palmarés e (hoje) acompanhante nas provas .

    Abraço e... não posso ajudar mais ! :))

    ResponderEliminar
  33. Fizeste a papinha toda :) assim só não acerta quem não quer!

    Beijinho Rui

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :))) É essa a intenção, Adélia ! Só para ver se há ou não "interessados" nestas coisas ou não ! :))
      Só falta pôr o nome ! :))

      Beijinhos :)

      Eliminar
  34. Cá vão as minhas respostas:
    1 - Maria Elisa Domingues
    2 - Laura Alves
    3 - Maria João Avillez
    4 - Natália Correia
    5 - Aurora Cunha
    Espero ter acertado...

    ResponderEliminar
  35. Esseantonio

    CERTO E IMPECÁVEL !!! ... Totalista, claro ! :)
    Obrigado :)

    ResponderEliminar
  36. TODOS

    Feita a re-edição e libertados os comentários.

    Muito grato a TODOS os que estiveram presentes, e mais ainda àqueles que se empenharam para tentar recordar estes nomes, embora com a ajuda de alguma pesquisazinha para recordar e confirmar, em alguns casos.

    Abraço muito especial a todos os que gostam destas coisas e as minhas desculpas a quem não gosta ! :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tens de pedir desculpa a ninguém, era o que faltava! Todos gostam... podem é não saber responder ou não ter tempo para pesquisar!
      Tenho pena que a Graça não tenha podido ver este desafio... porque sei que este ela iria adorar! :)

      Beijinhos... e venha o próximo, com individualidades ou com locais por onde tens andado... tanto faz.

      Eliminar
    2. Eu acho que sim, Afrodite. Desculpas para quem isto é demasiado fácil e para quem continua a ser demasiado difícil !
      Como sabes, detesto sentir que “perdem tempo” com estas coisas e por outro lado que não sintam aquela “pica” que pode proporcionar a outras, sentindo-se desiludidas !

      Vamos a ver. (??) … Estou numa fase em que por vários motivos o tempo é escassíssimo e não tenho condições para manter um ritmo certo, o que se reflecte nas minhas visitas aos blogs, o que eu alem de lamentar, detesto, ao não poder corresponder como seria o meu gosto e até obrigação.

      Eliminar
  37. Falha minha, eu queria dizer laura Alves e escrevi Maria Alves :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Calculei que sim, Manu e ainda avisei no comentário, mas certamente que não te apercebeste , partiste do princípio que estarias certa e “ligaste à terra” essa parte ! :))
      :)) Por acaso até poderia ser Maria Laura Alves, mas nem isso ! … Apenas Laura. :)

      Eliminar
  38. Amigo Rui...aceito, reconhecida, o teu Abraço Especial, pois sou uma - se não a tua principal leitora - que gosta destes Desafios.
    ( refiro-me aos de Personagens, claro! )

    ...como diz a anedota das ovelhas...e dos outros, também!! :)))

    Beijinhos e quando puderes, que venha outro. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. * É óbvio que quis dizer 'Personalidades'. :))

      Eliminar
    2. Não sei se és a principal leitora, pois que não controlo . Mas tenho a certeza qu és a mais entusiasta dos desafios de Personalidades ! Eheh… Apanháste-lhe o jeito e não falhas uma ! :)))
      Mas como compreenderás, 1º, é um tipo de desafio dos que me dá mais trabalho e 2º temos que servir "várias freguesias" ! :)))

      Beijinhos

      Eliminar
  39. Sou mesmo totó!
    Queria dizer Aurora Cunha! :)

    Abraço

    Leo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixa lá, Leo / Rosa dos Ventos, acontece a todos.
      Eu estava de lista pronta até à 4ª e, de repente, deu-me uma branca e não atinava com o nome da Aurorinha.

      Um beijinho com saudade.
      Fazes falta.
      Que tal voltar esporadicamente?
      :)

      Eliminar
    2. Leo

      :))… Também, Tal como à Manu, tentei alertar a “confusão” , mas certamente que não chegaste a reparar.
      Claro que verias de imediato a troca dos nomes ! :))
      Abraço

      Eliminar
    3. Leo e Janita

      … E deixa-me acrescentar que mesmo eu a fazer o post não atinava com o nome da Maria João Avilez, por mais que o soubesse que chegue e sobre !!! … De cada vez que tinha que o escrever, tinha que ir verificar. :))

      Eliminar
  40. cantinhodacasa28/9/18 16:05

    Rui, ando ocupada, não há grande tempo para vir cá.
    Daqui a uma hora vou para a Maia.
    Depois, conto-te.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreensível, Maria . No meu caso também acontece, mas mais na "irregularidade". Nunca sei quando posso andar por aqui !

      Beijinhos

      Eliminar
  41. Como creio que já disse uma vez, vem quando quer e pode. pessoalmente eu não entende que quem visito, tenha alguma obrigatoriedade de me visitar, embora goste claro que me visitem. Estaria a mentir se dissesse o contrário. Mas penso as visitas só se devem fazer se nos dão prazer, se gostamos do que certa pessoa escreve e como escreve, não para que nos retribuam. Eu sigo, leio, perto de 150 blogues. Em alguns deixo comentários em muitos nunca comentei, mas leio sempre porque gosto.
    Mudando de assunto, nos desafios gosto mais de locais do que de personalidades. Não sou boa fisionomista. Por exemplo, o rosto da Maria João Avilez, mas não conseguia descobrir quem era. Sabendo que tinha nascido em 1945, fui verificar todas as personalidades, que nasceram nesse ano em todo o mundo. Imagina quantos nomes vi?
    Abraço e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu entendo que tenha e deva ser assim, Elvira ! Sei que não se trata de obrigatoriedade nos dois sentidos.
      Mas também entendo que deverá haver um mínimo de "presença", claro que na medida do possível a cada um ! … Não exigência nem obrigação !
      Eu estou muitíssimo longe desse número. Talvez uns 50, mas por dia e habitualmente, não mais que uns 10 (isto já no máximo) ! ☺ … Dias em que só visito 3 ou 4 !

      Abraço, Elvira e obrigado pela sua presença tão assídua e pela sua dedicação.

      Eliminar
  42. Não deu tempo de ver essa postagem Rui,
    _estou com uma irmã no hospital se restabelecendo de um AVC _então a cabeça anda a mil e passando nos amigos mais próximos (incrível que até aqui a gente considera que tem mais próximos) rs e fico crendo na recuperação da pessoa que amo tanto.
    Uma boa semana
    com um abraço forte

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora esses é que são os nossos grandes problemas. Aqueles a que temos sempre que dar a máxima prioridade !
      Espero que tudo venha a correr pelo melhor, Lis !
      E quanto a isso da “proximidade” eu aceito perfeitamente o “conceito. Há realmente amigos em vários escalões de proximidade . Nenhum é igual a outro !
      Quando essas coisas “tocam são absolutamente prioritárias !

      Um Abraço enorme, minha querida Amiga e tudo de bom para ti e para a tua irmã.

      Eliminar

  43. Beijinhos e bom dia...
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ☺ Beijinhos, também para ti, sempre e desculpa-me também este "abandono" temporário ! :(
      Espero que, agora, seja por pouco mais tempo (pelo menos em ausência tão radical).
      Obrigado :)

      Eliminar
  44. Beijinho Rui, já nos abandonaste outra vez ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca “abandono" os meus Amigos, Adélia !
      Poderei ter momentos em que ande mais afastado, mas tenho-os sempre no coração .
      Sabes que se há coisas que prezo, uma delas (e das maiores) é o valor da Amizade ! ☺

      Beijinhos e tudo de bom para ti e para os teus.

      Eliminar
  45. TODOS

    Deu para ver que tenho de facto andado “desaparecido” da blogosfera !
    Tenho passado uns dias em que não me vejo “chegar para as encomendas”, sem tempo e disposição para nada !
    Agora as coisas estão a melhorar e dentro de dias devo poder retomar o ritmo normal (aos poucos).

    Um Grande Abraço a TODOS !

    ResponderEliminar
  46. Estava a brincar Rui, sei bem quanto prezas a amizade!

    Que as coisas melhorem amigo, é o meu desejo de coração.

    Beijinho Rui

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :))) Eu sei que o "abandonaste" não tinha outra intenção ! :)
      Espero ir retornando gradualmente !

      Beijinhos, Adélia e um Bom fim de semana :)

      Eliminar
  47. Agora vou eu ficar com menos tempo, Rui. As aulas começam em força na Segunda feira e estou a pensar lançar o meu segundo livro em Novembro.
    Abraço e tudo de bom para vós.

    ResponderEliminar