.
Hoje vou a um aniversário de uma pessoa amiga !
Porque será que os festejamos ?... afinal eles representam “menos um ano de vida” que temos para viver !... passa a uma celebração de um desfazer, um tempo que deixou de ser, que não mais existe e festejar a aproximação do “fim” não deveria ser motivo de regozijo, salvo para aqueles que, após uma vida sofrida, encontrem na morte o início de uma “nova vida”, serena, isenta de preocupações, sofrimento, ...morrer, vivendo em eterno descanso...
...não faz muito o meu objectivo, nem o meu gosto ! O que pensam ?
.
Olá. Embora não seja pessoa de festejar o aniversário, e sabendo também que ficámos mais velhos e mais perto de "outra vida", por que não festejar a vida?
ResponderEliminarEnquanto estamos por cá, devemos tirar partido do belo, daquilo que temos ao nosso alcance e viver com saúde, porque amanhã não sabemos se estaremos por cá.
Sim, sou a favor dos aniversários enquanto há vida e se pode comemorar.
Eu não me importo de envelhecer, enquanto tiver saúde e não der trabalho aos outros.
Se um dia acontecer, então que Deus me leve.
E, apesar de não comemorar sempre, gosto do meu dia de aniversário.
É o dia que minha mãe me fez nacer e que teria sido para ela um dia feliz.
Beijinho, e viva a vida!
Como escreveu a Cantinhodacasa, festejamos a vida... claro, aqueles que têm razão para festejar.
ResponderEliminarFestejo o meu aniversário por causa dos que me são próximos e me amam, mas não é uma festa propriamente dita... é mais um encontro.
Bom fim-de-semana.
Abraço
É isso, JP, é mais um encontro, se possível, com aqueles que gostamos.
ResponderEliminarNão uma festa exibicionista.
Abraço
Cantinho e JP :
ResponderEliminarOs V/ comentários são muito coincidentes e porventura próximos dos da maioria.
Tenho que admitir que possa estar do lado errado e que pense assim, porque o dia deste meu post coincidisse com o aniversário do meu pai, entretanto já falecido.
Ele era o “meu heroi” e daí esse não ser o dia mais adequado para comentar o tema.
Muitos aniversários dos meus pais e 2 irmãos, entretanto já falecidos, foram celebrados em família e amigos, com a alegria apropriada e a coincidência deste ter sido no mesmo dia, me ter feito ver as coisas por este prisma.
Verdade é, que eu não festejo o meu aniversário há vários anos e não sinto nesse dia uma particular alegria, para além da dum natural “encontro” dos familiares mais directos, o que, felizmente, acontece com razoável frequência, mesmo sem aniversário.
Paradoxalmente, vivo com outra alegria os aniversários dos que me são próximos.
Um grande abraço amigo, aos dois.
.
Entendo.
ResponderEliminarTambém fiquei sem familiares e em Setembro o meu pai, que completaria 80 anos em Novembro, pensando eu que iria fazer uma pequena fests, já que ele adorava festas e dançar.
Ano passado fiquei sem a minha irmã mais velha, há 5 o meu irmão, o mais velho de todos, e há sete o meu cunhado preferido.
Todos com doenças complicadas, mas, mesmo assim, há que se ser forte e pensar que a vida tem de ser vivida.
Já basta os problemas , a fome, a pobreza, a nova guerra do século XXI, o terrorismo.
Vamos ser positivos e pensar que hoje é bom , amanhã será melhor...Mesmo não festejando os aniversários, como eu também não festejo.
Beijinho e bom fim de semana.
Obrigado Cantinho.
ResponderEliminarComo já disse, vivo com enorme alegria os aniversários dos que me são próximos e os das crianças ... ahhh !!!... são uma coisa maravilhosa. Ver a alegria deles,... a ansiedade no desembrulhar as prendas,... (desde que não sejam roupas ... que isso, dizem eles, não são prendas).
Um bom fim de semana também para si !
.
Eu concordo com o texto. Fico algo deprimida quando faço anos, porque significa mais um passo a caminho da cova.. no entanto é um dia em que recebo muito mimo. E que, principalmente, festejo porque estou viva!
ResponderEliminarCiao Sara, ... Perché sei viva,... perché siete giovani !!! :)
ResponderEliminarSiate i benvenuti a questo spazio, e appare più spesso.
Bacio.
.
Antes de mais, não há o lado certo nem o lado errado Rui.
ResponderEliminarHá os que gostam de festejar o presente, o dia de aniversário, pelo presente feliz que vivem, há os que querem proporcionar um bom momento aos que se juntam naquele momento e há os que se deixam dominar pelo medo do futuro, do fim ou por memórias passadas do que já não têm e não podem fazer nada para voltar a ter.
“Porque será que os festejamos ?... afinal eles representam “menos um ano de vida” que temos para viver !...”, o futuro é o AGORA que ainda vem, ou seja é inevitável, não há alternativa inteligente e viver um presente feliz.
Pois então, viver o dia de aniversário pode ser viver um presente, um Agora feliz, se assim o quiser o aniversariante.
Li com toda a atenção, Paulo.
ResponderEliminarSinto que, no meu caso, não é uma questão de “gostar de festejar mais um ano”.
É mais o de proporcionar um bom momento aos que se lhe juntam, porque o aniversariante convidou, e se o fez, foi porque teve prazer nisso.
Se isso lhe proporciona prazer, então estará feliz, nesse "Agora" !
Feliz, pela reunião dos Amigos e Familiares e passagem de um bom momento de confraternização, e não pelo simples “gosto de ficar feliz por completar mais um ano” !
(Talvez um pouco complicado, mas ... é isso.)
Registei : “o futuro é o AGORA que ainda vem”.
.
ResponderEliminarÉ raro... mas desta vez não concordo nada contigo!!
(não li os comentários... por isso evito ser influenciada com o que já foi dito)
Lembro-me de ter esta "discussão" com o meu pai algumas vezes... pois também ele argumentava como tu... «para quê festejar se estamos mais velhos?»...
Mas, Rui,,, que história é essa de «menos um ano de vida»?? Acaso nós nascemos com um contador na testa a fazer contagem decrescente?
Para mim, uma festa de aniversário deveria ser uma festa de acção de graças, uma verdadeira celebração à vida... uma festa para agradecer mais um ano de vida, para festejar o termos podido estar mais um ano nesta terra, o termos podido crescer, chegar a adultos... constituir família, vê-la crescer...
Podemos até contar a história da nossa vida através das festas de aniversário que vamos celebrando rodeados pelos nossos familiares e amigos.
Deixo-te este vídeo a propósito... «STORY OF MY LIFE»... uma versão acústica linda e com imagens deliciosamente ternas.
Beijinhos em jeito de celebração
(^^)
Dizes que o teu pai pensava da mesma maneira ! … Pois é ! … os pais têm sempre razão ! :) …
EliminarFalando a sério : Não sei se reparaste, (claro que não, porque não sabias) que este post tem a data de aniversário do meu pai , falecido há mais de 40 anos, quando eu tinha apenas 29, uma idade, uma altura, em que ainda não se está preparado para estas perdas ! :(
É certo que não é bem o facto de se ficar com menos um ano de vida, até porque isso é muito relativo ! Com 70 anos pode-se viver ainda mais de 30 e com 10 ou 30 apenas um dia ou uns minutos !
É mais o facto de recordar os seus aniversários, tão alegres e de um momento para o outros eles deixarem de ter aquele significado festivo e passar a ter um outro bem mais penoso e triste !
Ele foi sempre o Meu Herói, sempre presente, pai, amigo, conselheiro, orientador ! Quando do seu falecimento tudo ruiu e passei um mês sem verter uma única lágrima nem falar no assunto, até um dia de Páscoa (lembro-me bem) que ele gostava de festejar ! Nesse dia “deitei cá para fora” tudo o que permanecia retido , “estrangulado”, cá por dentro !
Não é pois a passagem de mais um aniversário, de menos um ano, mas as recordações que isso vem a deixar um dia nos outros e por isso não gosto de festejos !
Também não gosto de prendas materiais, mas apenas de “muito amor”, “belas amizades” e “apreciação positiva” pelos outros ! Isso é o que conta para mim.
Infelizmente, não acredito em vidas futuras. Felizes daqueles que acreditam, porque têm sempre a esperança de que podem aspirar a uma nova vida !
Para mim, a morte é o fim ! :( … Por isso mesmo sou (como tu me conheces), um ser “positivo e optimista”, para quem conta o “Agora” feliz ! O passado já lá vai com algumas boas recordações, mas também muitas más e o futuro uma grande incógnita porque ainda não chegou e não se sabe quando tempo vai durar e como !
Por isso também, procuro afastar de fim as ideias dos pessimistas e negativistas , para quem tudo é negro , e afastar tudo aquilo que me traga más recordações ou me cause tristeza !
O teu vídeo, uma verdadeira ternura ! Obrigado !
Beijinhos, em jeito de “Uma Enorme Amizade” :)) (nesses teus Jardins)
.