30/10/2009

ANIVERSÁRIO - PORQUÊ FELIZ ?...

.
Hoje vou a um aniversário de uma pessoa amiga !

Porque será que os festejamos ?... afinal eles representam “menos um ano de vida” que temos para viver !... passa a uma celebração de um desfazer, um tempo que deixou de ser, que não mais existe e festejar a aproximação do “fim” não deveria ser motivo de regozijo, salvo para aqueles que, após uma vida sofrida, encontrem na morte o início de uma “nova vida”, serena, isenta de preocupações, sofrimento, ...morrer, vivendo em eterno descanso...

...não faz muito o meu objectivo, nem o meu gosto ! O que pensam ?
.

12 comentários :

  1. cantinhodacasa30/10/09 20:18

    Olá. Embora não seja pessoa de festejar o aniversário, e sabendo também que ficámos mais velhos e mais perto de "outra vida", por que não festejar a vida?
    Enquanto estamos por cá, devemos tirar partido do belo, daquilo que temos ao nosso alcance e viver com saúde, porque amanhã não sabemos se estaremos por cá.
    Sim, sou a favor dos aniversários enquanto há vida e se pode comemorar.
    Eu não me importo de envelhecer, enquanto tiver saúde e não der trabalho aos outros.
    Se um dia acontecer, então que Deus me leve.
    E, apesar de não comemorar sempre, gosto do meu dia de aniversário.
    É o dia que minha mãe me fez nacer e que teria sido para ela um dia feliz.
    Beijinho, e viva a vida!

    ResponderEliminar
  2. Como escreveu a Cantinhodacasa, festejamos a vida... claro, aqueles que têm razão para festejar.
    Festejo o meu aniversário por causa dos que me são próximos e me amam, mas não é uma festa propriamente dita... é mais um encontro.
    Bom fim-de-semana.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. cantinhodacasa31/10/09 00:49

    É isso, JP, é mais um encontro, se possível, com aqueles que gostamos.
    Não uma festa exibicionista.
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Cantinho e JP :

    Os V/ comentários são muito coincidentes e porventura próximos dos da maioria.

    Tenho que admitir que possa estar do lado errado e que pense assim, porque o dia deste meu post coincidisse com o aniversário do meu pai, entretanto já falecido.
    Ele era o “meu heroi” e daí esse não ser o dia mais adequado para comentar o tema.
    Muitos aniversários dos meus pais e 2 irmãos, entretanto já falecidos, foram celebrados em família e amigos, com a alegria apropriada e a coincidência deste ter sido no mesmo dia, me ter feito ver as coisas por este prisma.
    Verdade é, que eu não festejo o meu aniversário há vários anos e não sinto nesse dia uma particular alegria, para além da dum natural “encontro” dos familiares mais directos, o que, felizmente, acontece com razoável frequência, mesmo sem aniversário.

    Paradoxalmente, vivo com outra alegria os aniversários dos que me são próximos.

    Um grande abraço amigo, aos dois.
    .

    ResponderEliminar
  5. cantinhodacasa31/10/09 14:22

    Entendo.
    Também fiquei sem familiares e em Setembro o meu pai, que completaria 80 anos em Novembro, pensando eu que iria fazer uma pequena fests, já que ele adorava festas e dançar.
    Ano passado fiquei sem a minha irmã mais velha, há 5 o meu irmão, o mais velho de todos, e há sete o meu cunhado preferido.
    Todos com doenças complicadas, mas, mesmo assim, há que se ser forte e pensar que a vida tem de ser vivida.
    Já basta os problemas , a fome, a pobreza, a nova guerra do século XXI, o terrorismo.
    Vamos ser positivos e pensar que hoje é bom , amanhã será melhor...Mesmo não festejando os aniversários, como eu também não festejo.
    Beijinho e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  6. Obrigado Cantinho.

    Como já disse, vivo com enorme alegria os aniversários dos que me são próximos e os das crianças ... ahhh !!!... são uma coisa maravilhosa. Ver a alegria deles,... a ansiedade no desembrulhar as prendas,... (desde que não sejam roupas ... que isso, dizem eles, não são prendas).

    Um bom fim de semana também para si !
    .

    ResponderEliminar
  7. Eu concordo com o texto. Fico algo deprimida quando faço anos, porque significa mais um passo a caminho da cova.. no entanto é um dia em que recebo muito mimo. E que, principalmente, festejo porque estou viva!

    ResponderEliminar
  8. Ciao Sara, ... Perché sei viva,... perché siete giovani !!! :)

    Siate i benvenuti a questo spazio, e appare più spesso.

    Bacio.
    .

    ResponderEliminar
  9. Antes de mais, não há o lado certo nem o lado errado Rui.

    Há os que gostam de festejar o presente, o dia de aniversário, pelo presente feliz que vivem, há os que querem proporcionar um bom momento aos que se juntam naquele momento e há os que se deixam dominar pelo medo do futuro, do fim ou por memórias passadas do que já não têm e não podem fazer nada para voltar a ter.

    “Porque será que os festejamos ?... afinal eles representam “menos um ano de vida” que temos para viver !...”, o futuro é o AGORA que ainda vem, ou seja é inevitável, não há alternativa inteligente e viver um presente feliz.

    Pois então, viver o dia de aniversário pode ser viver um presente, um Agora feliz, se assim o quiser o aniversariante.

    ResponderEliminar
  10. Li com toda a atenção, Paulo.

    Sinto que, no meu caso, não é uma questão de “gostar de festejar mais um ano”.

    É mais o de proporcionar um bom momento aos que se lhe juntam, porque o aniversariante convidou, e se o fez, foi porque teve prazer nisso.
    Se isso lhe proporciona prazer, então estará feliz, nesse "Agora" !
    Feliz, pela reunião dos Amigos e Familiares e passagem de um bom momento de confraternização, e não pelo simples “gosto de ficar feliz por completar mais um ano” !

    (Talvez um pouco complicado, mas ... é isso.)

    Registei : “o futuro é o AGORA que ainda vem”.
    .

    ResponderEliminar

  11. É raro... mas desta vez não concordo nada contigo!!
    (não li os comentários... por isso evito ser influenciada com o que já foi dito)

    Lembro-me de ter esta "discussão" com o meu pai algumas vezes... pois também ele argumentava como tu... «para quê festejar se estamos mais velhos?»...
    Mas, Rui,,, que história é essa de «menos um ano de vida»?? Acaso nós nascemos com um contador na testa a fazer contagem decrescente?
    Para mim, uma festa de aniversário deveria ser uma festa de acção de graças, uma verdadeira celebração à vida... uma festa para agradecer mais um ano de vida, para festejar o termos podido estar mais um ano nesta terra, o termos podido crescer, chegar a adultos... constituir família, vê-la crescer...
    Podemos até contar a história da nossa vida através das festas de aniversário que vamos celebrando rodeados pelos nossos familiares e amigos.
    Deixo-te este vídeo a propósito... «STORY OF MY LIFE»... uma versão acústica linda e com imagens deliciosamente ternas.

    Beijinhos em jeito de celebração
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dizes que o teu pai pensava da mesma maneira ! … Pois é ! … os pais têm sempre razão ! :) …
      Falando a sério : Não sei se reparaste, (claro que não, porque não sabias) que este post tem a data de aniversário do meu pai , falecido há mais de 40 anos, quando eu tinha apenas 29, uma idade, uma altura, em que ainda não se está preparado para estas perdas ! :(
      É certo que não é bem o facto de se ficar com menos um ano de vida, até porque isso é muito relativo ! Com 70 anos pode-se viver ainda mais de 30 e com 10 ou 30 apenas um dia ou uns minutos !
      É mais o facto de recordar os seus aniversários, tão alegres e de um momento para o outros eles deixarem de ter aquele significado festivo e passar a ter um outro bem mais penoso e triste !
      Ele foi sempre o Meu Herói, sempre presente, pai, amigo, conselheiro, orientador ! Quando do seu falecimento tudo ruiu e passei um mês sem verter uma única lágrima nem falar no assunto, até um dia de Páscoa (lembro-me bem) que ele gostava de festejar ! Nesse dia “deitei cá para fora” tudo o que permanecia retido , “estrangulado”, cá por dentro !
      Não é pois a passagem de mais um aniversário, de menos um ano, mas as recordações que isso vem a deixar um dia nos outros e por isso não gosto de festejos !
      Também não gosto de prendas materiais, mas apenas de “muito amor”, “belas amizades” e “apreciação positiva” pelos outros ! Isso é o que conta para mim.
      Infelizmente, não acredito em vidas futuras. Felizes daqueles que acreditam, porque têm sempre a esperança de que podem aspirar a uma nova vida !
      Para mim, a morte é o fim ! :( … Por isso mesmo sou (como tu me conheces), um ser “positivo e optimista”, para quem conta o “Agora” feliz ! O passado já lá vai com algumas boas recordações, mas também muitas más e o futuro uma grande incógnita porque ainda não chegou e não se sabe quando tempo vai durar e como !
      Por isso também, procuro afastar de fim as ideias dos pessimistas e negativistas , para quem tudo é negro , e afastar tudo aquilo que me traga más recordações ou me cause tristeza !
      O teu vídeo, uma verdadeira ternura ! Obrigado !

      Beijinhos, em jeito de “Uma Enorme Amizade” :)) (nesses teus Jardins)
      .

      Eliminar