07/12/2009

SEJAMOS FELIZES HOJE

Socorro-me de um conhecido provérbio Chinês :


Um camponês, pobre, mas sábio, trabalhava a terra, duramente, com o seu filho.
Um dia o filho, chega a correr, esbaforido e diz:
- Pai, que desgraça, o nosso cavalo fugiu.
- Porque falas em desgraça ? Veremos o que o tempo diz.
Alguns dias depois o cavalo regressa a casa acompanhado por uma égua selvagem.
- Pai, que sorte, o cavalo regressou e com outro cavalo.
- Porque falas em sorte ? Veremos o que o tempo diz.
No dia seguinte o rapaz montou o cavalo novo, mas como era selvagem e nunca tinha sido montado, encavalitou e deitou o rapaz ao chão, ocasionando uma perna partida.
- Pai, que desgraça, parti uma perna.
- Porque falas em desgraça ? Veremos o que o tempo diz.
Alguns dias depois passaram pela aldeia, uns enviados do Imperador, para recrutarem mancebos para a guerra. Viram o rapaz debilitado e passaram adiante.

O rapaz só então compreendeu o que o pai queria dizer:

Nunca se devem dar como absolutas as “desgraças” nem as “fortunas” .
Tudo é passageiro. O decorrer do tempo o mostrará.

Grande lição para todos aqueles que vivem numa constante angústia com as suas situações actuais. Nada que o tempo não resolva.

Quantas vezes acontece que, por ex., a perda de um emprego poderá constituir uma grande oportunidade para novos caminhos ?
Quantas vezes, uma outra qualquer perda, abre portas para novas situações, ainda melhores ?

Porque haveremos de teimar em viver tristemente o passado próximo ?...
Se é "passado" e triste, porquê relembrá-lo ? Só agravará a tristeza !

Vivamos o Hoje, o Agora, Este momento, com Esperança e Alegria , lutando pelos Objectivos e esquecendo os fracassos e as perdas!
Já repararam que se conseguissemos Ser Felizes em cada momento, Seríamos Felizes em todos os momentos, Seríamos Felizes Sempre ?...
.

12 comentários :

  1. Mas é difícil.... Quando ser era feliz "ontem" e "hoje" não, é difícil pensar no "amanhã"...
    Era preciso não sentir... saudade...

    ResponderEliminar
  2. Eu não direi que é fácil, mas temos que lutar por isso, focando-nos, com motivação, nas "coisas boas" que temos como objectivo.
    O passado é passado.
    O passado feliz, as experiências boas, são para saborear, mas pertencem ao passado, já não existem e não vamos impedir a nossa felicidade hoje, pensando nesse passado se ele põe em causa, negativamente, o nosso "agora" e muito mais, se num passado triste.
    É muito importante, Missanguita! Passado é passado e está nas nossas mãos "Criar" um futuro a partir do "agora"! - FORÇA !!!
    .

    ResponderEliminar
  3. Fez-me bem esta leitura.
    De facto só podemos valorizar a felicidade quando a contrastamos com momentos menos felizes.

    ResponderEliminar
  4. "Fez-me bem esta leitura."

    ... e que Feliz eu fico por isso, Swt.
    Não é verdade que a nossa maior felicidade é fazer os outros felizes ?
    Pelo menos, eu penso assim.
    É no dar, que se recebe.

    .

    ResponderEliminar
  5. A saudade resulta da privação, o sofrimento contínuo de não ter, a nostalgia, por, outra lado, é “só” a tristeza de não já ter, lembrar o bom que já se teve e aceitar, normalmente com um sinal fisiológico, um sorriso.

    Pode não ser mau ter saudade desde que essa saudade não seja um elemento de bloqueio.

    A falta de foco no que se sente hoje e no que se tem hoje não ajuda o avanço.
    Penso no entanto que só poderá ser ultrapassada essa dificuldade legítima quando se está consciente do SER, do EU e não estar constantemente e inconscientemente a tentar completar as necessidades do EGO.

    Uma solução possível é ter Objectivos definidos, plano de acção e capacidade para dar o primeiro passo.

    Quando dizemos: “eu quero ser feliz”, estamos apenas a anunciar um sonho, um desejo.

    Quando dizemos: “eu vou ser feliz” estamos também a anunciar um desejo.

    Quando dizemos: “eu vou ser feliz e estou a dar este passo X", ou, "vou fazer este caminho”, estamos a enunciar finalmente um Objectivo e temos um plano, um caminho para lá chegar.

    A sintaxe das nossas construções na comunicação (mesmo e especialmente na comunicação interna) é também um segredo que ajuda no avanço.

    Porque falo nos objectivos?

    Ter objectivos definidos e ter a consciência da nossa vida “hoje” facilita a saída da nossa mente de tempos passados, que não voltarão, para a possibilidade de dar o primeiro passo na direcção de algo novo.

    Só há Objectivos quando há um motivo, uma motivação, o combustível que faz o nosso motor mental ter consciência do SER e do presente como ponto de partida.

    A minha pergunta é:

    vocês têm objectivos concretos para o futuro?
    estão claramente definidos?

    há plano de acção?

    acreditam que os objectivos são possíveis de atingir?

    são inteligentes?

    são mensuráveis e estão delimitados no tempo?

    Poix… !

    :)

    ResponderEliminar
  6. Paulo, ... impecável!
    SWT,... fez "ainda melhor" a leitura ?
    Missanguita,... "Voilá !" Destaco: "Pode não ser mau ter saudade desde que essa saudade não seja um elemento de bloqueio."

    Sobre as questões colocadas pelo Paulo: meditemos e tentemos encontar respostas sinceras para cada uma!
    .

    ResponderEliminar
  7. Eu cá por mim, essa teoria dos objectivos fez-me inveja... não sou pessoa de fazer planos.
    Por outro lado, sou, sim,num ápice, capaz de mudar certas direcções desde que não sejam em aspectos fulcrais, note-se!

    ResponderEliminar
  8. "Há muito tempo atrás numa aldeia distante, um camponês tinha um cavalo muito raro e bonito. O cavalo era cobiçado por toda gente e até imperadores lhe ofereciam pequenas fortunas para ficar com ele. O homem recusava sempre pois era muito apegado ao cavalo.
    Ora, um dia, quando o camponês acordou e foi ao estábulo, viu que o cavalo não estava lá, tinha sido roubado.
    Desde logo as pessoas da aldeia lhe disseram, "Vês, não quiseste vendê-lo e agora ficaste sem ele... podias estar rico", e o homem sempre respondia "Para já o que sei é que não tenho o cavalo, o resto não sei... não sei se é bom ou mau não o ter".
    Quinze dias mais tarde, o cavalo voltou ao estábulo e a segui-lo estavam 10 cavalos selvagens de raça pura e valor inestimável. Logo se juntou a aldeia a dizer "Afinal tinhas razão, o cavalo voltou com mais 10!! Vais com certeza ficar rico! Que sorte!" e o homem sempre respondeu "Sei apenas que o cavalo voltou com outros, não sei se é bom ou mau!".
    Quinze dias mais tarde, o filho do camponês, enquanto domava um dos cavalos, deu uma queda grave e fracturou a perna. Na altura os cuidados médicos eram reduzidos e era certo que o rapaz iria ficar com aquela lesão para a vida. De novo a aldeia disse "Foi uma maldição aqueles 10 cavalos! Agora o teu filho vai ficar marcado para a vida! Que azar que tiveste..." e o homem respondeu "Apenas sei que o meu filho está com a perna partida, neste momento não sei mais nada..."
    Quinze dias depois, homens do rei vieram levar todos os jovens da aldeia para combater na guerra e a aldeia ficou sem os seus bravos, com excepção do filho do camponês que não podia servir. A aldeia chorava dizendo "Os nossos filhos foram levados! E vão com certeza morrer pois o inimigo é muito mais forte! Ao menos tu camponês tens sorte pois o teu filho ficou e poderá cuidar de ti na tua velhice... o que vai ser de nós?" de novo respondeu o homem "Apenas sei que o meu filho está comigo e que os vossos foram... neste momento nada mais sei...""

    :)

    ResponderEliminar
  9. tal como no proverbio, talvez a maior parte das pessoas viva "demais" o momento e por isso se esquecem do que pode vir a seguir e isso exemplifica quase sempre a reacção a palavras deste tipo.
    no momento que são lidas todos concordam e acham que são muito importantes mas quando é realmente necessário relembra-las...

    ResponderEliminar
  10. cantinhodacasa7/12/09 23:28

    Depois de lidos o post e os comentários, e depois da história do Paulo, que eu conheço, quero dizer que Rui, coincidência, escrevi um post sobre o Natal.
    Sabe bem lembrar o passado mesmo que com alguma nostalgia, mas digo-te que. por enquanto, na minha família e apesar das perdas, continuamos a viver o Natal com alegria. Menos efusiva, mas com serenidade e amor.
    A minha família gosta do Natal. Não podemos sacrificar esta convivência porque faltam alguns elementos.Estes estão dentro do nosso coração.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  11. Os chineses têm uma filosofia de vida muito especial e diferente dos outros povos. Quando lemos este tipo de coisas ficamos realmente espantados com a “calma do chinês” !
    É um facto que as “nossas” reacções aos acontecimentos, bons ou maus, nos fazem correr o sangue mais rapidamente nas veias e provocar reacções do tipo das do rapaz.
    .

    ResponderEliminar
  12. Olá Cantinho.
    Também para mim , o Natal é a verdadeira festa da família.
    Certamente que passarei por lá (... para ler, note-se, não para a consoada).
    Loool :)
    .

    ResponderEliminar