11/03/2011

OS POSITIVISTAS E OS NEGATIVISTAS

.

Há um blog do Pedro Vieira (foto acima), aqui ao nosso lado direito (Neuroestratégia), que eu faço questão de “espreitar” diariamente e tenho participado também em vários eventos que ele leva a cabo.

Dou sempre por muito bem empregue esse tempo !
É extremamente enriquecedor e fica o conselho : façam como eu, que só ganharão com isso !

A questão de ontem era esta:


Ganharemos alguma coisa em ver sempre as coisas “cinzentas” e habitualmente, avaliar as pessoas pelo seu lado negativo ? … ou seria muito mais “saudável” olhar o mundo com positivismo e tentar ver nos outros os factores positivos ?


Diz ele :

As pessoas boas vêem pessoas boas !”

“Investigadores da Univiversity of Nebraska, Wake Forest University e Washington University in St. Louis, publicaram um estudo no Journal of Personality and Social Psychology, que aponta numa direcção pouco surpreendente e ainda assim a merecer a nossa reflexão:

Estudantes universitários (população deste estudo) que estão mais inclinados a avaliarem positivamente os seus pares (ou seja, como sendo de confiança, agradáveis e emocionalmente estáveis) reportaram maior satisfação com a vida, menos sinais depressivos e melhores notas e resultados nos testes académicos

(além disso estas pessoas têm tendência a serem vistas positivamente pelos seus pares e a serem vistas como agradáveis, conscienciosas e emocionalmente estáveis!)

Estudantes que têm opiniões mais negativas sobre os outros têm tendência a serem vistos como desagradáveis, anti sociais e narcisistas e a sentirem mais emoções "negativas".

Os autores do estudo concluem que podemos aprender muito sobre uma pessoa observando atentamente a forma como esta avalia os outros.


Atentem bem nisto, façam por mudar a atitude, verão como a vida se torna mais agradável e como serão mais apreciados pelos outros ! (digo eu)
.

17 comentários :

  1. Concordo com o pensamento do Pedro - sobre como olhamos as pessoas e como os vemos.
    É fundamental estarmos sempre olhando positivamente até que nos mostre o contrário rsrs
    É sim Rui se estivermos bem com a vida vamos fazer uma leitura sempre agradável sobre todas as coisas e pessoas.
    Precisamos estar atentas .

    Vou lá dar uma espiadinha no blog do Pedro Vieira.Voce recomenda e eu obedeço rs
    abraço

    ResponderEliminar
  2. Concordo...eu sou assim, vejo sempre o lado positivo das coisas e das pessoas e com esta atitude já tenho feito sorrir algumas "caras feias".

    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  3. São estas as vantagens da realidade virtual.

    Para mim, funciona como divã de psicólogo...

    ;)

    ResponderEliminar
  4. ...e já agora:

    Alguém que não necessita de mãos para abraçar corações…

    http://videos.sapo.pt/zFzjKqTwQKJzVSYlRTe5

    :)

    ResponderEliminar
  5. Estes dias tenho lido/ouvido tantos exemplos de vidas que mostram esse sorriso e abraço!
    Obrigada pela tua partilha.
    bji

    ResponderEliminar
  6. Ví parte do vídeo recomendado pelo oops!!! (bloqueia:( ) e vale, de facto a pena.
    Incrível a força e a alegria que transparece daquele homem.

    ResponderEliminar
  7. Concordo em absoluto, mas a verdade é que as pessoas estão tão viradas para o seu umbio e para os seus problemas, que esquecem que há mais mundo para além do círculo onde se movem.

    ResponderEliminar
  8. Acredito nas pessoas. Naquelas que possuem algo mais. Aquelas que, às vezes, a gente confunde com amigos e outras amizades. Naquelas que surgem e existem nas nossas vidas, enchem o nosso espaço com pequenas alegrias e grandes atitudes. Falo daquelas que nos olham nos olhos, que são verdadeiras, mesmo nos elogios, que pedem desculpa com a simplicidade de uma criança. Pessoas firmes. Verdadeiras, transparentes, amigas, ingénuas. Que com um sorriso, um beijo, um abraço, uma palavra nos fazem felizes. Aquelas que erram. Acertam. Não têm vergonha de dizer “não sei”. Aquelas que sonham. Aquelas, amigas. As que passam pela vida e sempre deixam saudades. Fazem a diferença e não diferenciam ninguém. E não nos esquecem...

    Disse-o aqui.

    ResponderEliminar
  9. Lis
    A vida até é fácil e bonita, mas nós complicamos. Exigimos demasiado dela e dos outros ! Quanto ganharíamos se a víssemos com olhos mais tolerantes, com mais positivismo e esforço de compreensão ! ...
    Vais gostar de ler. O Pedro é muitíssimo assertivo e um grande profissional na matéria. Não é um “teórico” e vive para isto !
    Bjs
    .

    ResponderEliminar
  10. maria
    Está no “bom caminho” ! :) Ganhamos muito pouco com as queixinhas por tudo e por nada e com a maledicência ! O mundo está cheio de coisas boas que nos inspirem. Saibamos aproveitá-las !
    Beijinho ! :)
    .

    ResponderEliminar
  11. oops!!!
    Eu receio o divã. Vão rebuscar coisas que deveríamos esquecer em definitivo, para descobrir a razão dos males e isso é traumatizante e moroso.
    A PNL procura o inverso: a solução para os problemas, em vez da sua causa !
    O Pedro é uma “autoridade” nesta matéria ! Dos poucos que podem passar “credenciais oficiais” de Coaching e PNL, em Portugal !

    A “imagem” da desnecessidade das mão para abraçar os corações é lindíssima ! :) O vídeo tem uma “carga” fantástica !
    Curioso, que o postei em 20/12/2010 (com outras coisas do género em etiqueta “lição de vida” (12 posts) aí ao lado direito direito.
    .

    ResponderEliminar
  12. Nina
    Inclusive postaste um ontem muito interessante ! :)
    O agradecimento é mútuo ! rsrsrs
    Se “aguentares” vê os meus posts de etiqueta “Lição de vida”.
    :))
    Bjs
    .

    ResponderEliminar
  13. Carlos Barbosa de Oliveira
    Isso é uma verdade, mas temos que lutar contra ela. O que são os “meus problemas” ? … Temos que os relativizar e admitir que são ínfimos face aos da maioria do mundo.
    … e temos que deixar de “ser o centro do universo” e descobrir nos outros o que eles têm de bom e congratularmo-nos por isso em vez de invejar e criticar !
    Se é difícil, façamo-lo como exercício, para começar.
    O mundo vira-se a nosso favor ! :))
    .

    ResponderEliminar
  14. Paulofski
    É isso ! … e não é verdade que eu ao ler isso me sinto um pouquinho mais feliz ?... muito mais que se estivesse a ler que “eles” são uns canalhas, assassinos e patifes, escória de uma sociedade onde me englobo ?... será que eu seria mais feliz por constatar que afinal eu é que sou o único bom à face da terra ? …
    Abraço

    ResponderEliminar
  15. Me lembrei de dois portugueses, doutores em Psicologia, e professores da Universidade de Lisboa. São coautores do livro Educar para o otimismo e trabalham com grupos que incluem famílias de baixa renda no arquipélago de Açores,congregações religiosas, professores, médicos, enfermeiros, executivos e funcionários de empresas. Afirmam que otimismo e senso de humor são coisas que a gente aprende e treina,da mesma forme que treinamos um esporte! Eu, amigo, vou aqui no meu treinamento diário...mas tem dias que tô óóóó rsrs
    Beijuuss n.c. e um ótimo fds

    ResponderEliminar
  16. Ah, os colegas se chamam Helena Marujo e Luis Miguel Neto.

    ResponderEliminar
  17. Olá Rê
    Nada melhor que o testemunho de uma Psicóloga ! :))
    " Educar para o otimismo e positivismo " é bem preciso ! É crucial !
    Vivemos numa fase em que o pessimismo e o negativismo estão a prejudicar e afetar muito seriamente as pessoas e é urgente mudar de rumo !
    Temos mesmo que ginasticar diariamente o otimismo e o sentido de humor ! É muito mais importante que o que possa parecer.
    Não conheço os professores indicados, mas de qualquer modo obrigado pela dica ! :))
    Outros que por aqui passem poderão conhecê-los!

    Beijo grande e um bom Domingo ! :))
    .

    ResponderEliminar