07/01/2012

VEGETARIANISMO

.
Ainda não o sou completamente, nem radical, mas estou no bom caminho ! :))
Lancem a vós próprios o desafio de ponderar ser vegetariano, mesmo que gradualmente... pelo menos, vão reduzindo à carne ! Todos nós ficamos a ganhar !

Tenham em conta que há razões de saúde, razões éticas e razões ambientais !
A opção vegetariana não implica, obrigatoriamente, o conjunto delas, embora todas elas estejam englobadas no conceito !







Uma das questões que mais atormenta os que dão os primeiros passos no vegetarianismo ou aqueles que convivem com os vegetarianos é saber como substituir a carne.

O consumo de carne está tão enraizado na nossa cultura que pode parecer impossível dispensá-la da alimentação. Na verdade, herdámos hábitos não questionados há séculos.
É também generalizada a ideia de que só em alimentos de origem animal se podem obter as proteínas necessárias.

No entanto, de um modo geral, todos os alimentos vegetais contêm algumas proteínas. Actualmente sabe-se que o nosso corpo consegue combinar os aminoácidos provenientes de diferentes refeições para produzir proteínas completas. Por isso, através de uma alimentação vegetariana não é difícil fornecer proteínas completas ao organismo, bastando para tal fazer uma dieta variada. Se essa dieta puder ser reforçada com vitaminas A, B12 e D, melhor ainda.

A realidade é que os omnívoros consomem proteínas em excesso, o mesmo já não se passando com a maioria dos vegetarianos. A menor propensão a doenças relacionadas com o excesso de consumo de proteínas e de gorduras saturadas (doenças cardíacas, níveis elevados de colesterol, etc.) por parte dos vegetarianos prova que alimentação vegetariana pode ser mais saudável do que uma alimentação à base de carne.
Vários estudos mostram que a carne não é essencial para a saúde.

Em vegetais, frutas, leguminosas e cereais podemos obter os nutrientes de que o nosso organismo necessita, incluindo as proteínas.

Uma palavra também para as gorduras animais que devem ser substituídas pelas gorduras vegetais.

A soja (proteína de soja texturizada) em cubos, granulada ou em bifes é considerada um alimento completo a nível proteico uma vez que contém todos os aminoácidos essenciais.
São também alimentos ricos em proteínas os frutos secos em geral (avelãs, amêndoas, nozes) e as leguminosas (feijões, lentilhas, ervilha, grão-de-bico).
Outros produtos que os vegetarianos costumam usar para substituir a carne são o seitan, o tofu e a soja.
Cereais, sobretudo integrais, como aveia, trigo, arroz, cevada e centeio também contêm quantidades consideráveis de proteína e os seus aminoácidos complementam os das leguminosas. Por exemplo, uma refeição de arroz com feijão é equilibrada e fornece todos os aminoácidos essenciais.

... mas principalmente quando alguém lhes disser que "a carne" é imprescindível na alimentação lembrem-se que "o imprescindível não é a carne mas sim as proteínas".

.

22 comentários :

  1. Luis, Gostei muito deste post, eu já sou uma vegetariana aldrabona :) quero dizer: não sou fundimentalista, substitui as farinhas e massas brancas pelas integrais, só como frango e peru e todas as frutas, legumes etc, mas, em dias de festa se me apetecer não tenho nenhum problema em comer um lombinho...ás vezes até me apetece tanto um bocado de carne que a como!!!
    Fui mudando gradualmente e estou muito satisfeita as digestões são muito mais faceis e todo o prganismo se sente mais leve.
    Experimentem que não se vão arrepender.
    xx

    ResponderEliminar
  2. A minha nora vai introduzindo devagar algumas modificações na nossa alimentação...pena é estar longe! :-))

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Essa do vegetarianismo fez-me lembrar uma anedota que se contava à socapa no tempo do Salazar...
    Como "amigo" do povo, ele, no seu jardim, mandou colocar uma tabuleta que dizia: "Os Funcionários Públicos estão autorizados a Pastar aqui"
    Pelo andar da carruagem... agora vai ser pior ser vegetariano... no mínimo, a relva tem 6% de Iva lol

    ResponderEliminar
  4. Concordo plenamente.
    Quando estou em Portugal vou com frequência almoçar a estes restaurantes vegetarianos (só há dois nesta cidade algarvia). Se eu soubesse preparar aquelas refeições já me teria tornado vegetariana há muito tempo! Preparo tofu uma vez por semana já há bastante tempo e consumo quinoa que é um tipo de cereal que mais proteína contém, mais que o cuscuz.
    Um dos teus comentadores é vegetariano. Poderá dar-nos muitas dicas!
    Gostei muito de ler este post, Rui. Gosto do tema. Aliás, quando se trata de comida... : )

    ResponderEliminar
  5. Acho que caminho para aí...Adoro vegetais...
    Não sei se conseguirei ser 100%...mas que acho que ando no bom caminho , isso acho:)
    SUUUUUUUUUUUrrisinhos vegetarianos:)

    ResponderEliminar
  6. cantinhodacasa7/1/12 23:20

    Gradualmente,há alguns anos, vou cortando à carne vermelha.
    Adoro peixe, feijão, grão e acima de tudo a fruta(a qualquer hora do dia).
    Adorei o comentário da Isa GT.

    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  7. Pode não ser imprescindível, mas eu gosto tanto de carne! Quem me dera ser capaz!

    ResponderEliminar
  8. Este é um assunto que me interessa muito. Sou fraco apreciador de carne mas um apreciador de vegetais. Venho de uma família (paterna) que era vegetarianos e embora fossem capazes de comer um pouco de carne em datas festivas, davam preferência a vegetais os quais cultivavam para seu consumo. Na família do meu pai não eram conhecidas doenças graves, sendo gente com saúde de ferro que não sabiam o que era um hospital. Já disse noutros comentários, que meu pai faleceu em 2008 com 106 anos e minha mãe com 97 anos. A família de minha mãe eram pessoas com algumas doenças como reumatismo e artrite reumatóide que lhes encurtava a vida. Minha mãe foi a que atingiu uma idade mais avançada talvez influenciada pela alimentação que o meu pai lhe exigia.
    Este é um tema que estou a pensar publicar, logo que tenha matéria suficiente para isso.
    Adorei este post e agradeço ao Rui tê-lo partilhado connosco.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. Estimado Amigo Rui da Bica,
    Como sabe vivo na Ásia, entre Macau e o Sudoeste Asiático.
    A populaç~!ao chinesa não adere lá muito aos supermercados, prefer ir ao mercado e comprar todos os dias os alimentos necessários. Nas suas refeições consistem sempre de um prato de peixe, vegetais, carne e arroz.
    Os vegetais e as frutas não podem faltar a qualquer refeição, existem em Macau inumeros restaurantes de comida vegetariana e é barata.
    Num mosteiro chinês, existe um restaurante cujas ementas são todas vegetarianas, mas tem uma particularidade, a forma como são apresentados, peixes, bifes e tudo o mais, mas tudo à bade de vegetais.
    Eu vario imenso a minha dieta, adoro rebentos de soja, peixe cozido ao vapor e muita hortaliça, e não sou vegetariano.
    Abraço amigo

    ResponderEliminar
  10. Anónimo8/1/12 10:11

    Gostava de ser vegetariana mas acho que já não vou a tempo...Sempre que posso vou a restaurantes vegetarianos e costuma ser bem agradável. De qualquer modo , a quantidade de carne ou peixe que consumo é tão pouca...e sinto-me bem melhor. A mim quem me " mata " são os doces...não resisto. M.A.A.

    ResponderEliminar
  11. papoila
    Exatamente, papoila. Não pretendo com este post mostrar que se deve ser radical quanto à carne. Antes pelo contrário, é uma breve abordagem da desmistificação da necessidade absoluta da carne na alimentação.
    Há alternativas muito mais vantajosas para a nossa saúde, já não falando, no ambiente e na ética (relativa às matanças) !
    .

    ResponderEliminar
  12. Rosa dos Ventos
    Faz ela muito bem ! Tenta “aproveitar” !
    O nosso organismo não está “construído” como o dos animais carnívoros, como se pode ver no vídeo. Nem na dentição, nem na salivagem nem na permanência da carne ao longo do nosso trato digestivo. Durante tanto espaço e tanto tempo está a intoxicar e a envenenar o organismo, produzindo os malefícios inerentes.
    .

    ResponderEliminar
  13. Isa GT
    eheheh
    Mas está a incorrer no mais corrente da avaliação do que é ser vegetariano ! :))
    É quase genérica a ideia de que ser vegetariano é comer apenas vegetais (hortaliças, legumes e frutas, nomeadamente) ! Como se pode ver no vídeo a alimentação é praticamente igual à dos omnívoros, apenas com ausência de carne animal !
    Esta é facilmente substituível, como se pode ver no texto.
    .

    ResponderEliminar
  14. Catarina
    Como disse, não sou (ainda) radical. É muito fácil. É tudo igual, menos a componente proteica, que pode ser substituída por tofu, seitan, soja ou quinoa, estando o resto nas leguminosas, frutos secos e cereais integrais. Tenho 2 filhos vegetarianos e a comida é rigorosamente a do mesmo tacho. É uma questão de, ao empratar, escolher o que se pretende ! :)
    Há a ideia de que se fica “desconsolado” o que não é verdade !
    Vai-se aprendendo com o hábito.
    .

    ResponderEliminar
  15. Susaninha
    É isso que faço neste momento. Não há necessidade absoluta de ser radical, mas só se ganha em ir fugindo à carne, começando pelos enchidos e vermelhas, que têm muitas toxinas !
    .

    ResponderEliminar
  16. cantinhodacasa
    É isso que eu recomendo para começar, mas não deixar de ter esta questão presente. Há que considerar, além da razão “saúde”, também as razões “éticas” e “ambientais” , se queremos um mundo melhor.
    .

    ResponderEliminar
  17. carol
    Já reparaste que é um ciclo vicioso extremamente nocivo para a fome no mundo ?
    Gastamos rios de água e de produção agrícola para alimentar o gado que vai ser comido por nós. Só que essa água e produção agrícola gasta no seu crescimento, seria o suficiente para acabar com a fome no mundo. Vê (lê) o vídeo com atenção.
    Vai começando ! :)) … tem presente que comemos proteínas em excesso e isso não é saudável !
    .

    ResponderEliminar
  18. Teófilo Silva
    Lá está a prova evidente que ser-se vegetariano prolonga a saúde e a vida.
    106 e 97 anos e com saúde é “obra” e não é por acaso ! :))
    Digo muitas vezes esta frase : “nós morremos pela boca” !
    Porque será que as pessoas não entendem ? … a verdade é que também fumam ! …outro dos grandes males da nossa sociedade !

    Abraço
    .

    ResponderEliminar
  19. Antonio Cambeta
    Eu também vejo as coisas por esse prisma. Não é necessário ser-se radical. Uma alimentação rica em vegetais e pobre em carne e peixe (desde que substituídos por outras proteínas) é muito mais saudável !
    Claro que não considera as outras motivações vegetarianas (ética e ambiental).
    Acho que ler o vídeo com atenção é muito elucidativo !
    Obrigado pelo testemunho ! :)

    Abraço !
    .

    ResponderEliminar
  20. M.A.A.
    Nunca digas nunca e “nunca” digas que “já é tarde” ! :)
    Estamos sempre a tempo de alterar aquilo que sentimos estar mal !
    Se gostas, pratica e cria hábitos. Fazes bem em consumir pouca carne e peixe, desde que bem substituídos por outras proteínas.
    Quanto aos doces, é claro que os excessos são sempre prejudiciais em tudo, mas se gostas de doces come-os depois da refeição à sobremesa e nunca com o estômago vazio. Já agora e embora isso possa fazer confusão a muita gente não comas fruta após as refeições ou depois do fim da tarde !
    … mas isto já seria “outra estória” ! :))
    .

    ResponderEliminar
  21. Caro confrade Rui da Bica!
    Sua pertinente reportagem sobre a alimentação vegetariana deixou-me propenso a rever meus hábitos alimentares...
    Caloroso abraço! Saudações saudáveis!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderEliminar
  22. Prof Ms João Paulo de Oliveira
    Bem regressado, caro Prof.! :))
    Acho que fará muito bem ! Não me posso considerar vegetariano, mas sinto-me muito bem com o tipo de alimentação que tenho seguido, de acordo com o que escrevi acima.

    Abraço ! :))
    .

    ResponderEliminar