28/02/2012

DULCINEIA

.

Acertaram, por ordem :
TITE, M.A.A., SONHADORA, SÃO, TETÉ, KOK, PEDRO COIMBRA, PROF. JOÃO PAULO OLIVEIRA

Obrigado a :
AVOGI, MARIA, FATIMA, CATARINA, NINA, LUIS TAVARES



Trata-se do Capitão HENRIQUE GALVÃO (nasc. no Barreiro em 1895 e fal. em S. Paulo, Brasil em1970) !

Um curriculum notável como militar, político, escritor e fervoroso salazarista !

Em determinada altura tornou-se revolucionário, anti-salazarista, preso, evadido, com acções no exílio, que culminaram com a “OPERAÇÃO DULCINEIA” em 22/1/61 com o assalto, juntamente com um grupo de 24 companheiros, ao Paquete de luxo, português, Santa Maria, com 612 passageiros a bordo e 350 tripulantes, em alto mar nas Caraíbas, assumindo o comando do transatlântico !

Em ato simbólico o Paquete foi rebatizado de “SANTA LIBERDADE” (leiam por favor, que vale a pena, para melhor se perceber o 25 de Abril) !

A finalidade era a de chamar a atenção mundial para o regime ditatorial português, o que de facto conseguiu, uma vez que esta acção se tornou de imediato conhecida em todo o mundo.

Deveriam rumar a Luanda e daí tentar o derrube do regime ditatorial não conseguido, mas envolvendo uma enorme quantidade de países na discussão e resolução deste caso.
O certo é que a partir deste golpe se iniciaram uma quantidade de “movimentos” que vieram a culminar com o 25 de Abril de 74.

Claro que lhe valeu um pedido de asilo político ao Brasil, com a entrega do Paquete ao Presidente Jânio Quadros e onde teve que permanecer até à sua morte.



Inicial :

.
Por acaso lembram-se dele ?

Prefiro dicas,... ao nome ! :))




(desculpem a falta de nitidez)
.

50 comentários :

  1. Parecido a um tio meu, mas nao deve ser cu meu tio nao era daqui e tu nao o conheces.mas esta cara nao me é estranha, ah, ele foi ao concurso do goucha no domingo passado!
    logo vi que o conhecia!
    kis :=)

    ResponderEliminar
  2. Só sei que me lembro de o ter visto por terras de Vera Cruz.

    Volto mais tarde

    ResponderEliminar
  3. Volto para dizer que posso estar enganada pois o Alzheimer não perdoa e faz-nos cometer lapsos.

    Santa Maria nos ajude a não nos cruzarmos com este malvado Alemão.

    ResponderEliminar
  4. Penso que conheço este cavalheiro...não era dado a assaltos ? ! M.A.A.

    ResponderEliminar
  5. Esta operação foi um grande "abanão" a Salazar.

    ResponderEliminar
  6. H. G. ,primeiro foi grande admirador de Salazar, a quem , depois, nem Santa Maria valeu porque se transformou em Santa Liberdade, rrs

    TUdo de bom

    ResponderEliminar
  7. AvoGi
    Não te escapa nada ! :)… e eu a julgar que esta era difícil ! … :)))

    Cantou a Santa Maria de Gounod ! … Mereceu ter ganho ! :)))
    .

    ResponderEliminar
  8. Tite
    … e viste bem ! Mas tu voltaste e ele não !
    Uma boa questão ! Será que o D. Quixote sofria de Alzheimer ? … e só atacava moinhos de vento !!! :)))
    .

    ResponderEliminar
  9. M.A.A.
    Há quem diga que sim, que era um bandido !
    Há outros que dizem que nem pensar !
    :)))
    .

    ResponderEliminar
  10. Sonhadora
    Outro ?... Depois do abanão que o Bispo lhe deu ? …
    Coitado do homem !... Como é que ele não iria cair da cadeira com tantos abanões ?! … :)))
    .

    ResponderEliminar
  11. São
    Pelos vistos era um vira-casacas ! :)) Ora admira, ora já não admira ! … Ainda dizem que "o das botas" era um felizardo !...
    Nem o Cerejeira ao lado lhe valia com tantas orações e santas pelo meio !
    :)))
    .

    ResponderEliminar
  12. Já vi esta cara em qualquer lado, mas não sei quem é, e nem as dicas me ajudam...vou espreitar no teu livro :p

    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  13. Caro confrade Rui da Bica!
    A plateia está um tédio sem as presenças das suas copeiras, a Guadalupe e a Soledade... Por que você resolveu dar folgas para as duas concomitantemente?!...
    É verdade que elas foram alegrar um depósito de velhos, digo, uma clínica geriátrica, lá na Rua de Santos Pousada nº 182, que fica próximo a Rua da Firmeza?!....
    Como estou ocupando a poltrona 9 da fileira A, encontrei um bilhete de uma confrade (o bilhete tem vestígios de um perfume encantador... Ai, ai...) que ficou condoída em ver-me a mofar na plateia e resolveu dar-me uma pista: Ela escreveu que o senhor senil, quando não estava em cima do muro, acendia uma vela para Deus e outra para o Brasinha também concomitantemente...
    Caloroso abraço! Saudações perfumadas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderEliminar
  14. Vira casacas não me parece. Aliás com Humberto Delgado aconteceo o mesmo, rrss

    Durma bem

    ResponderEliminar
  15. maria
    eheheh
    Até te digo o nome do livro ! :)))
    “Portugueses Célebres” ehehe
    … este é um deles, não só em Portugal como (ficou) no mundo, pelo que fez !
    Vais-te surpreender !
    :))))

    ResponderEliminar
  16. Prof. João Paulo Oliveira
    Como é que adivinhou, Prof. ? :))) Elas foram passar umas semanas no Lar da Nossa Senhora do Livramento, nesse endereço ! Não as vai encontrar na plateia nos próximos tempos ! :(

    Olhe que há coincidência estranhas !!! :))) (a sério ! ) Hoje mesmo, pelas 17 h. estive mesmo em frente dessa morada a comprar uns tapetes para o meu carro na “Auto-Tapetes”, mesmo na esquina de Santos Pousada com a rua Firmeza !!!!!
    Quanto à pista perfumada, olhe que é falsa ! Este senhor estava longe da senilidade (essa veio muito mais tarde) quando foi bafejado por uma inspiração extraordinária que lhe valeu fama mundial, mas que, por outro lado o obrigou a exilar-se nessas maravilhosas terras de Vera Cruz, por razões óbvias, até à sua morte!
    .

    ResponderEliminar
  17. São
    Claro que não, São ! Acha ??? :)))
    Era pura ironia minha (mal entendida) ! :)))
    Na altura dei saltos de entusiasmo com a notícia ! eheheh
    .

    ResponderEliminar
  18. Fatima
    Olá Fázinha ! Sejas bem aparecida ! :)))
    Olha que como já disse ao confrade teu compatriota este da foto passou largos anos no teu país depois de uma "acção" notável que correu mundo ! :)))
    Bj ! :))
    .

    ResponderEliminar
  19. Não lhe conhecia a cara, esperei pelas dicas et voilá, ali a Sãozinha deu a que precisava... :)))

    Sim, porque a história eu conheço, mas não na altura, que aí ainda andava de fraldas... ou mais ou menos! :D

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  20. Caro confrade Rui da Bica!
    Quem será a confrade que deixou a pista falsa no bilhete perfumado?!...
    Por que será que ao lado do bilhete tinha um frasco vazio do creme Tokalon?!...
    Creio que terei de solicitar os valiosos préstimos do detetive francês, digo belga, Hercule Poirot!!!!!
    Quanto ao gajo, como vocês dizem, estou cá a boiar e a queimar os miolos, principalmente depois da pista falsa, porque foram tantos estrangeiros, que vieram para a banda de cá, depois de cometerem atos ilícitos, nos países de origem, que fica dificílimo saber quem é este do enigma...
    Será que seus despojos mortais transformaram-se em cinzas no Crematório da
    Vila Alpina?!...
    Caloroso abraço! Saudações herculepoirotianas!!!!


    PS - Folguedos a parte, fiquei estupefato com a coincidência, porque procurei no Google Mapas uma clínica geriátrica na cidade do Porto e apareceu o nome e endereço de uma clínica ilegal que foi fechada pelos órgãos competentes...

    ResponderEliminar
  21. Havia uma brincadeira com a sigla (do hospital onde chegou a estar internado):
    HSM= Hospital Santa Maria
    HSM= Henrique, serás marinheiro!

    E mais não digo que isto já é tarde para mais floreados!

    1 abraço!

    ResponderEliminar
  22. Poça, que o homem parece mais morto do que vivo.
    Exijo, amigão, quando voltar ao ativo, fotos próprias para o meu rico olhar.lol
    bji

    ResponderEliminar
  23. 22 de Janeiro de 1961, o regime tremia.
    Isto é um assalto!!
    E não é pirataria.
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
  24. Claro que não acho, rrss...mas alguém poderia achar, rrsss

    Bom dia

    ResponderEliminar
  25. Teté
    Claro ! :)) … as dicas são para aproveitar ! :))
    Uma estória que correu mundo ! :)))
    .

    ResponderEliminar
  26. Prof. João Paulo de Oliveira
    Valeu-lhe o v/ Presidente Jânio Quadros, com asilo político. Uns anos mais tarde um internamento no Sanatório da Bela Vista (S. Paulo) e veio a falecer com Alzheimer estando sepultado no cemitério da Cachoeirinha, em S. Paulo, portanto aí mesmo ao lado ! :))
    Isto já é uma boa ajuda para o Hercule Poirot ! :)))
    O que é que ele teria feito ??? … para ser conhecido e falado em todo o mundo ? :)

    PS - Olhe que há coincidências lavadas do diabo !!! … :)))

    Abraço ! :))
    .
    .

    ResponderEliminar
  27. Kok
    … e já é o suficiente ! :)))
    Por acaso não conhecia essa brincadeira com a sigla ! :))

    Abraço !
    .

    ResponderEliminar
  28. Catarina
    Claro que não, Cat. ! :)) … Inicio dos anos 60 ! :))
    .

    ResponderEliminar
  29. Nina
    Tens toda a razão ! :)) Não se admite porem uma foto destas num livro e menos ainda que eu a coloque no blog ! :))
    Eu vou ter em consideração a tua reclamação para futuro ! eheheh
    .

    ResponderEliminar
  30. Pedro Coimbra
    … mas que abanão !!! …

    Abraço ! :)
    .

    ResponderEliminar
  31. Anónima (São)
    Eu acho que ninguém iria achar !...
    Toda a gente rejubilou ! ... mas é sempre bom pôr os pontos nos "ii" …
    Felizmente que virou a casaca quando se fez luz naquela mente ! … e não foi o único, claro ! :))
    .

    ResponderEliminar
  32. Rui,

    Há 50 anos atrás uma "Operação" como esta ou dava prisão ou a glória popular.

    Mas teve que haver insucessos para se chegar ao 25 de Abril com o êxito que se sabe, apesar dos pesares.

    ResponderEliminar
  33. Tite
    Exatamente, TÉ ! É isso mesmo que eu pretendia que reconhecessem através dos links que vou colocar na reedição do post !
    Isto foi o início do 25 de Abril, embora a maioria não o saiba !
    Um aparente insucesso, 13 anos antes, que na realidade não o foi !!!
    .

    ResponderEliminar
  34. Prof.João Paulo de Oliveira
    Por mail às 14:24 h.

    Peço-lhe o obséquio de publicar no seu imperdível blog o que vem a seguir:

    Caro confrade Rui da Bica!

    Peço-lhe o obséquio de publicar no seu imperdível blog o que relato a seguir:

    Quando retornei do foyer e me acomodei na plateia encontrei mais um bilhete perfumado de uma confrade misteriosa, que o inicia dizendo que fica feliz quando sabe da existência de brasileiro, que é lusófilo!!! Por conta deste auspicioso fato resolveu me dar uma preciosa pista e graças a esta pista consegui descobrir o nome deste antissalazarista, que deixou de existir em consequência dos efeitos maléficos daquela maldita doença do esquecimento quando tinha 75 anos... Quando foi proclamada a República no reino distante além-mar ele era um adolescente de 15 anos. Será que ele era um dos milhares descendentes do paulista Frei Galvão (1739-1822)?!...

    Caloroso abraço! Saudações exploradas!

    Até breve...

    João Paulo de Oliveira

    Diadema-SP

    ResponderEliminar
  35. Cheguei bastante atrasado...Por acaso até tenho as obras dele...Bastante interessantes,por sinal.
    abç

    ResponderEliminar
  36. Prof. João Paulo Oliveira
    Publicado, como pediu ! :)
    O Prof. anda a receber muitos bilhetinhos perfumados e com dicas ! … malandrice ! :)) … e desta vez foi uma pista certeira ! :))
    A dúvida que me coloca é desconcertante ! :( Esse Frei Galvão, pelo que vi, foi canonizado, considerado o 1º santo brasileiro e deram-lhe o nome a uma paróquia ! … Não me diga que ele, tal Prior de Trancoso, também teve prole numerosa !? …
    Afinal, era santo ou pecador ! eheheh

    Abraço !
    .

    ResponderEliminar
  37. luis tavares
    É verdade. Já com o controle encerrado ! eheh
    Eu nunca li nada dele ! …
    Conheci a estória perfeitamente porque a vivi na ocasião. No entanto foi agora ao preparar o post que me inteirei de certos pormenores que não conhecia e que de certo modo me ajudaram a fundamentar melhor algumas das causas remotas do 25 de Abril. Veja-se o link “Santa Liberdade”.

    Abraço !
    .

    ResponderEliminar
  38. Caro confrade Rui da Bica!
    Cheguei incólume na minha morada mais cedo...
    Se as peçonhentas Senhoras de Santana souberem que dei a entender que o Frei Galvão deixou numerosíssima prole ficarão exasperadíssimas e irão reclamar ao Bispo...
    Folguedos a parte, desculpe-me pelo ato falho, porque ao reler o que escrevi dei a entender que o Frei Galvão era promíscuo como o padre Chiquinho de Troncoso... Quis dizer de fato que ele deixou milhares descendentes de maneira indireta, isto é, através dos sobrinhos e primos, porque ele era casto como o nobilíssimo Dom Henrique de Avis
    (1394-1460)!!!
    Õ Rui, ficar na plateia sem as suas copeiras, a Guadalupe e Soledade não dá... Ouvi rumores que aquela clínica geriátrica fechou, porque comprou em demasia Viagra por conta da visita das albacetenses... Aliás falando em dar a lambisgoia da Agrado está "irriquieta" na cabine nº 5, do vagão do Expresso do Oriente, sob meu comando, aguardando a chegada de um admirador, que veio especialmente de Porqueira, lá nos domínios de Cervantes, para "conhecê-la" pessoalmente!!!!´
    Voltando a falar no Frei Galvão, pesquise no google sobre as pílulas do Frei Galvão...
    Caloroso abraço! Saudações santificadas!!!

    PS - Ché, acho que preciso começar a ingerir as pílulas do Frei Galvão...

    ResponderEliminar
  39. Prof. João Paulo Oliveira
    Ah !!! … Assim já fico mais tranquilo ! :))
    Ainda bem que elas não se aperceberam da sua “gaffe”, Prof. ! :))

    Pois também eu fiquei com a “pulga atrás da orelha” ! As “malvadas” pediram-me umas semanas de férias para irem para um tal Lar da Nª Srª do Livramento, precisamente naquela morada e nem me dei ao cuidado de averiguar se ainda estava a funcionar ! :((
    Querem ver que as galdérias deram cabo dos velhinhos todos ?! …

    Quanto às pílulas milagrosas do Frei Galvão, o que eu me ri ! eheheh
    É que ao ler troquei o termo “jaculatórias = orações” por “ejaculatórias” e estava-me a fazer uma enorme confusão o Frade se dar a esses “pormenores” e enrolá-las num papelinho que era engolido pelas pobres pacientes ! … ahahah !
    Dizia então que : “Frei Galvão escreveu as jaculatórias, ou seja, orações para as pessoas que solicitavam sua ajuda. Ele próprio distribuía os papeizinhos para que os fiéis pudessem obter a graça da cura. Nas pílulas está escrito: "após o parto, ó virgem mãe de Deus, permaneceste inviolada. Intercede por nós".
    :))) ahahahah !!!
    .

    ResponderEliminar
  40. Caro confrade Rui da Bica!
    Novamente fiquei estupefato com mais esta coincidência, porque pensei em fazer folguedos com as pílulas do agora São Frei Galvão, mas me contive e escrevi somente que estou precisando ingeri-las!!! Você é um interlocutor supimpa!!!!
    Por Dionísio, ainda bem que estamos no século XXI, porque se estivéssemos no tempo da odiosa Inquisição já estaríamos no calabouço aguardando a vez para o esquartejamento em praça pública por blasfêmia...
    Caloroso abraço! Saudações iluminadas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderEliminar
  41. Prof. João paulo Oliveira

    ahahahah
    Qualquer dia temos as "peçonhentas" de Santana inteira a querer fechar o blog, Prof ! eheheheh

    Grande abraço ! :))
    .

    ResponderEliminar
  42. Não chegava lá...

    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  43. Deveria reconhecer o nome do senhor. De certeza que devia ter ouvido falar dele pois conheço o caso do Santa Maria embora sem pormenores. Afinal, “conheço” D. Afonso Henriques! Até sei de quem filho era! : )
    Imperdoável este meu esquecimento/desconhecimento!

    ResponderEliminar
  44. Só para confirmar se os comentários ainda estão a ser moderados...

    ResponderEliminar
  45. maria
    Isto passou-se em Janeiro de 61 ! Tem um valor histórico enorme, porque teve um peso muito grande na opinião pública internacional, na desconfiança sobre o poder ditatorial estabelecido e consequente afastamento das posições de Salazar. Lê o link “Santa Liberdade” !

    Beijinho
    .

    ResponderEliminar
  46. Catarina
    Tal como disse acima, à Maria, se leres os 3 links ficas completamente “por dentro” ! :))
    Dele não se falou muito, porque esteve preso desde 52, depois exilado antes e depois. Como o regime não caiu, também pouco se falava. Só que “o mundo” encarregou-se de espalhar a notícia que aqui foi dada como se de um ato de pirataria se tratasse e portanto absolutamente condenável !
    .

    ResponderEliminar
  47. Vou aceitar essa justificação para me “consolar”!

    ResponderEliminar