01/05/2012

UMA SENHORA PODEROSA


Vímara Peres (Corunha, 820 – Guimarães, 873), será talvez a personalidade mais antiga conhecida, relacionada com os primórdios da formação de Portugal.
Foi enviado a reclamar o vale do Douro, foi um dos responsáveis pela repovoação da zona entre o Minho e Douro e, pela acção de libertação do burgo de Portucale (Porto/Gaia), que foi assim definitivamente conquistado aos muçulmanos no ano de 868, 311 anos antes da independância de Portugal.
Nesse mesmo ano, tornou-se o primeiro conde de Portucale.
Foi também o fundador de um pequeno burgo fortificado nas proximidades de Braga, Vimaranis, que com o correr dos tempos, se tornou na moderna Guimarães, onde viria a falecer com 53 anos de idade. O seu filho, Lucídio Vimaranes sucedeu-lhe à frente dos destinos do condado, instituindo-se assim uma dinastia condal que governaria a região até 1071.

MUMADONA DIAS era tia do rei Ramiro II de Leão e bisneta de Vímara Peres. Célebre, rica e mulher mais poderosa no Noroeste da península Ibérica, é reconhecida por várias cidades portuguesas do Norte, devido à sua acção.
Em 926 Mumadona já estava casada com o conde Hermenegildo Gonçalves, passando, porém, a governar o condado sozinha após o falecimento do seu esposo (c. 928), que a deixou na posse de inúmeros domínios, numa área que coincidia sensivelmente com zonas que integrariam os posteriores condados de Portucale e de Coimbra.
Por inspiração piedosa, fundou, na sua herdade de Vimaranes, um mosteiro sob a invocação de São Mamede (Mosteiro de São Mamede ou Mosteiro de Guimarães), onde, mais tarde, professou. Para a proteção deste mosteiro e das suas gentes das incursões dos Normandos, determinou a construção do Castelo de Guimarães, à sombra do qual se desenvolveu o burgo de Guimarães, vindo a ser sede da corte dos condes de Portucale.

Guimarães terá sido palco da batalha de S. Mamede, cuja vitória de D. Afonso Henriques foi decisiva para a fundação da Nação Portuguesa ao garantir a independência do Condado Portucalense face ao Reino de Leão, cerca de 300 anos após a morte de Vímara Peres e mais de 200 depois de Mumadona !!!

De acordo com o que reza a tradição, terá sido em Guimarães que nasceu e foi baptizado aquele que, em 1179, viria a ser coroado o primeiro Rei de Portugal , D. Afonso Henriques.

Guimarães deu o nome de “Largo Condessa Mumadona”, onde foi colocada a sua estátua, ao largo em frente ao Palácio da Justiça, frontal ao Palácio dos Duques de Bragança, nos terrenos do Castelo de Guimarães.

…………………………………………………………………….

O “enigma” deixou de o ser muito cedo pelas dicas explícitas da Julie e da São ! ))
… a partir daí tornou-se muito fácil “chegar lá” ! :((





INICIAL :

Talvez não seja muito conhecida da grande maioria e provavelmente nunca terão ouvido falar nela, mas teve um poderio notável e deixou algumas obras que ainda hoje são muito apreciadas e faladas, após muitos séculos.
Há uma cidade portuguesa que tem uma estátua sua (muito parecida com a apresentada) em local privilegiado.
O percurso desta senhora reveste-se de uma grande importância histórica/política.

Sabem a que e a quem me refiro ?

.

.

29 comentários :

  1. Se não me engano, é descendente de Vímara Peres.

    ResponderEliminar
  2. Mumadona, Guimarães.

    Boa semana

    ResponderEliminar
  3. Assim não tem graça!
    Esqueceram-se que só devemos deixar pistas?! :-))

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Então o querido Rui acha que eu, fofoqueira-mor, cusca por natureza, já lia revistas cor-de-rosa nos anos de 900-968, época em que esta Sra. Dona Lady, condessa ou lá o que era nos idos de Portucale?

    Tenha dó! não sei, nem posso indicar quem saiba. Talvez os queridos, bem informados da PJota.

    As melhoras querido Prof.

    PS - Parabéns pelo campeonato (com que raiva digo isto!!!!)

    ResponderEliminar
  5. Não conhecia e confesso a minha ignorância sobre os nomes e vidas de santos, salvo raras exceções! Mas parece que já acertaram... :)))

    Um grande beijoca e continuação das melhoras! :)

    ResponderEliminar
  6. Nem deu para matar a "coca". Cheguei e já estava.

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  7. Também não conhecia, mas agora...

    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  8. Estimado confrade Rui da Bica!
    Ché, pelo jeito o professor Rui terá que dar um pito nas alunas afoitas que desvendaram o enigma de supetão!!!
    Folguedos a parte, não conhecia a história desta ilustre condessa portuguesa com certeza que foi tia do Rei Ramiro II de Leão!!!! Até que ela teve uma vida longa, pelos padrões da época, porque viveu 68 anos...
    Professor Rui, sua brilhante escolinha, frequentada por alunos(as) sempre sôfregos para desvendar seus enigmas nos oportuniza aprender a aprender cada vez mais!!!!!
    Sinto-me honrado em ser seu aluno!!!!!
    Caloroso abraço! Saudações aprendizes!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP


    PS -Ô Professor Rui venha cá no corredor para que ninguém nos escute... Encontrei uma gravura francesa erótica do século XIX "mô legal" "da hora", "D+"(como diriam meus amados ex-regidos)!!!!!

    ResponderEliminar
  9. Que alegria te receber lá em casa!
    Fiquei muito feliz!
    Hoje tô numa "priguiça" só seu Nacib. Só passei pra deixar um bj mesmo.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  10. Hoje que eu sabia quem a senhora era porque conheço bem Guimarães, descobriram logo! Não há direito! Estou pior que o Calimero... «Não é justo!»

    Beijinhos vimaranenses...

    ResponderEliminar
  11. Estimado confrade Rui da Bica!
    A minha querida conterrânea e parceira de ofício, a sempre radiante Fátima, me fez lembrar que não agradeci seu ilustre embarque no meu vagão do Expresso do Oriente!!! Já admoestei a lambisgóia da Agrado para não ficar assanhada e nem se atrever a oferecer-lhe os disputadíssimos agrados da Agrado, conhecidíssimos até nos confins do Deserto de Gobbi!!!!
    Falando na valorosa confrade Fátima um passarinho me contou que ela tem uma legião de fãs!!!!! E também este mesmo passarinho soube de fontes fidedignas que ela é descendente da belíssima Xica da Silva(1736-1796), que encantou o João Fernandes(1720-1779), na época que éramos colônia do reino distante além-mar!!!
    Caloroso abraço! Saudações históricas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderEliminar
  12. Olá Rui e que tal uma bica para comemorar o teu regresso? eu tb andei afastada boje retomo as funçoes de blogueira, sim, que ser blogueira dá trabalho. sempre fui sabendo de ti vinha lia e nao comentava, nao havia tempo, mas vinha, mas hoje estou com mais calma e claro nao podia deixar de vir visitar-te
    kis :=)

    ResponderEliminar
  13. Julie D’aiglemont
    Certíssimo ! Não há engano. :)) É bisneta de Vímara Peres !
    Curioso não se ter falado neles no estudo da história de Portugal (pelo menos no meu tempo). Praticamente, foi só a partir de D. Afonso Henriques e passaram-se cerca de 300 anos . :))
    .

    ResponderEliminar
  14. São
    Claro que sim ! Mumadona Dias a quem (erradamente) muitos atribuem a fundação de Guimarães. Notável sim, ter sido ela a mandar construir o Castelo de Guimarães !
    .

    ResponderEliminar
  15. Rosa dos Ventos
    :))))
    … e eu que tinha a impressão que tinha que dar muitas dicas de ajuda ! :)))
    “Dias” era uma boa dica ! :))
    .

    ResponderEliminar
  16. Tite
    :)) É uma boa questão que pode ficar em aberto. :) … Como seriam divulgadas as cusquices naquele tempo ?... O que existiria em lugar das revistas cor de rosa ? eheheh
    Obrigado pelos parabéns (mesmo com raiva, eheheh), mas eu não fiz nada por isso. Tenho a impressão que nem o FCP fez ! Os “outros” é que por muito respeitinho, pensaram que não mereciam e que … do mal o menos ! eheheh

    ResponderEliminar
  17. Teté
    Postei por achar curioso não fazer parte dos programas escolares e por julgar interessante sabermos o que se passou 300 anos antes de D. Afonso Henriques ! :)) Há alguns meses tinha estado junto desta estátua e por curiosidade andei a cuscuvelhar para ver de quem se tratava ! :)))

    Obrigado, Té ! :)
    .

    ResponderEliminar
  18. Sonhadora
    Esta foi “fácil demais” ! eheheh

    Beijinho !
    .

    ResponderEliminar
  19. maria
    Tal como disse à Teté, achei muito curioso e dediquei bastante tempo a aprofundar a cuscuvelhice ! Achei fascinante este período da história anterior a D. Afonso Henriques ! :)))

    Beijinho !
    .

    ResponderEliminar
  20. Prof. João Paulo de Oliveira
    Chéeeee, caro Prof. É como eu digo : diz-se que no Brasil se fala o português !? :)) Olhe que aqui (Portugal) eu não posso “dar um pito nas alunas afoitas”. Só o inverso é possível ! eheheh (vamos a ver se alguém explica melhor ! … eheheh)
    Como disse acima é uma parte da nossa história que me fascinou (no Google) e por cusquice gostei de aprofundar ! :)
    Vamos lá ver essa gravura ! :))))

    Grande abraço !
    .

    ResponderEliminar
  21. Fátima
    Obrigado Fatoca ! :)) Vamos a ver se me vou habituando a “retribuir” a amizade dos amigos ! :))

    Beijinho ! :)
    .

    ResponderEliminar
  22. Graça Sampaio
    É sempre assim, Graça ! :) … Quando sabemos não nos dão oportunidade ! eheheh

    Beijinho ! :)
    .

    ResponderEliminar
  23. Prof. João Paulo de Oliveira
    Caro Prof.. Se há aqui alguém que tem muito a agradecer, sou eu próprio, que passei tantas semanas sem retribuir qualquer visita que os amigos sinceros me fizeram ! ))
    Quanto à lambisgóia da Agrado, ela que se cuide ! … Ai se eu lhe pego !!!... :)))
    A nossa confrade Fátima tem de facto, muito merecidamente, uma legião de fãs, seguidores do seu belíssimo blog “musical” que vale a pena seguir ! :)

    Grande abraço !
    .

    ResponderEliminar
  24. Avogi
    Uma bica cai sempre bem ! :) Isso é que foram férias, pelo Porto e por aí ! :))
    Obrigado pela visita avó Giselda ! :))

    Beijo ! :)
    .

    ResponderEliminar
  25. Cheguei tarde para o passatempo, mas ainda a tempo de deixar um abraço

    ResponderEliminar
  26. Pedro Coimbra
    Obrigado ! :))
    Outro de volta ! :))
    .

    ResponderEliminar
  27. Estimado confrade Rui da Bica!
    Estou cá a queimar os miolos para descobrir a gafe que cometi ao escrever “dar um pito nas alunas afoitas”!!!!!
    Nossa amada língua portuguesa é realmente fascinante por conta das variações linguísticas!!!
    Caloroso abraço! Saudações linguísticas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderEliminar
  28. Prof. João Paulo de Oliveira
    Eheheheh
    Olá Prof. ! :)
    Eu sei que por esses lados “Pito” significa “reprimenda”, “censura” … :))
    …mas por cá, “Pito” é um “calão” utilizado vulgarmente para designar “vulva”, ou órgão sexual feminino !!! :))))
    Ora sendo assim, só as mulheres poderiam “dá-lo” e nunca eu ! eheheheh
    Deixe lá ver se alguma das nossas amigas irá opinar sobre o assunto !?... :)))

    Grande abraço !
    .

    ResponderEliminar