07/11/2012

UMA MULHER

.
Re-editado

PAULA REGO,   Maria Paula Figueiroa Rego (lisboa , 26 de Janeiro de 1935) é uma pintora portuguesa , naturalizada inglesa. 


(da net)
"O papel da mulher é um dos aspectos centrais da obra de Paula Rego, evidenciado em quadros como a colecção "Mulher Cão" e "Aborto" bem como a tela "Vivian girls with scorpions". Elementos presentes nas suas pinturas são a dominação, a sensualidade e o carácter feminino.

Paula Rego foi agraciada com o Prémio Celpa/Vieira da Silva de consagração pelo conjunto da sua obra, o Grande Prémio Soquil e o título de Dama Oficial da Ordem do Império Britânico, atribuído em Junho de 2010, pela Rainha Elizabeth II; uma elevada distinção pela contribuição dada à arte.

Paula Rego é considerada uma das quatro melhores pintoras vivas de Inglaterra, sendo uma das mais aclamadas figuras portuguesas internacionalmente. A magistralidade e criatividade presentes nas suas obras falam por si."













Uma vida na Pintura :

(da net)
"Os seus professores cedo lhe reconheceram o talento para a pintura. Nos anos 50  partiu para Londres, onde estudou na Slade School of Fine Art . Conheceu o pintor Victor Willing  (1950-1999), com quem se casou em 1959. Entre 59 e 62  viveu na Ericeira. Numa ida a Londres, conheceu o pintor Jean Dubuffet, referência determinante na sua criação artística, usualmente definida como Arte bruta. Ao longo da década de 60, assina exposições colectivas em  Inglaterra e, em 1966, entusiasma a crítica ao expor individualmente, na Galeria de Arte Moderna da então  EBAL .

Na década de 70 radica-se em Londres.

A morte do seu marido, é assinalada em obras como O Cadete e a Irmã, A Partida, A Família ou A Dança, de 1988. A convite da National Gallery, em 1990, vai ocupar um atelier no museu e pintar várias obras inspiradas na colecção.

Em 1994, realiza a série de pinturas a pastel intitulada Mulher Cão, que marca o início de um novo ciclo de mulheres simbólicas. A 9 de Junho de 1995 foi agraciada com o grau de Grande-Oficial da Ordem Militar de Santiago da Espada. Impõe a sua consciência cívica em Aborto (1977 - 1999), numa crítica ao resultado do primeiro referendo a essa matéria, realizado em Portugal em 1997.
Inaugura, a 18 de Setembro de 2009, a sua Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais, que nasce com o intuito de acolher e promover a divulgação e estudo da sua obra, e cuja entidade responsável é a Fundação Paula Rego.

Das distinções que recebeu, salienta o Prémio Celpa/Vieira da Silva de Consagração e o Grande Prémio Soquil. 
Em Junho de 2010 recebeu da Rainha Isabel II a Ordem do Império Britânico, com o grau de Oficial, pela sua contribuição para as artes. A par de Maria Helena Vieira da Silva, Paula Rego é a pintora portuguesa mais aclamada a nível internacional, estando colocada entre os quatro maiores pintores vivos em Inglaterra.

Em 2011 recebe o Doutoramento Honoris Causa da Universidade de Lisboa.
Em Julho de 2012, apresenta uma série de pinturas novas.
Em Agosto de 2012 foi anunciada a vontade do Governo em encerrar a Fundação.



Os seus quadros, em leilões, têm atingido valores fabulosos :


Em 2011, o seu quadro “Looking Back”, de 1987, foi arrematado por 769,250 libras, (963 mil euros) batendo o recorde da artista.


O quadro "The Lesson", foi vendido em leilão, por 596.881 euros em Londres, no dia 7 de Julho de 2007 na leiloeira Christie's.


Baying (em português uivando), uma tela pintada a pastel datada de 1994, foi vendido por 740.599 euros (558.800 libras) no dia 27 de Fevereiro de 2008 pela leiloeira Sotheby's em Londres.


A pintura "The egyptian cats", de 1982, foi arrematada na leiloeira Sala Branca, em Lisboa, por 280 mil euros, valor recorde nacional em leilões de obras da autora, em Fevereiro de 2008.


"Madrasta", foi vendido em 2007 em Portugal por 220 mil euros.


Outras obras famosas :


                                       A Mulher Cão


                                          Aborto



..............................................................................................


Mais “uma” de “pleno” nos acertos, com maior ou menor dificuldade, ou até sem ela ! J)

Muito obrigado a :

Afrodite, Ju, Prof João Paulo, São, Nina, M.A.A., Janita, Rosa dos Ventos, Teté, Rui Pascoal, ematejoca, Cristina, maria, luísa, Carlos Barbosa de Oliveira, Donatien, Graça Sampaio, Pedro Coimbra,



INICIAL :
.
Será que, mesmo de costas, a reconhecem ?



.

70 comentários :

  1. Muito bem... uma mulher!!

    Parece-me reconhecê-la.
    Vou esmiuçar melhor a coisa!
    (^^)

    ResponderEliminar

  2. Já confirmei o que queria... de facto aquela posição das mãos na cintura é uma das suas IMAGENS de marca!

    (^^)

    ResponderEliminar
  3. Ou é da minha terra (Vieira) ou caiu ao "rego" e ficou mal das costas...

    ResponderEliminar
  4. Caro amigo Rui da Bica!
    Não esqueça que a conceituadíssima Escolinha do Professor Rui da Bica tem alunos matriculados da antiga Terra de Santa Cruz, que enfrentam mares bravios para frequentarem suas imperdíveis aulas...
    A lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, ousou sugerir que eu coloque pó de mico na sua cadeira... Claro que a mandei lamber sabão (para não dizer o que "ela" efetivamente aprecia sobremaneira lamber), porque onde já se viu sugerir esta traquinagem?!...
    Tenha misericórdia dos antigos colonizados do inesquecível D. Manuel I, O Venturoso, e nos indique uma pista para descobrir quem é esta sua ilustre patrícia, que certamente é uma mecenas...
    Aquela mexeriqueira mor também disse que esta ilustre mecenas tem artroses no quadril...
    Caloroso abraço! Saudações atarantadas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderEliminar
  5. Não gosto da pintura da senhora, embora seja muito famosa e tenha gostado de uma entrevista que lhe vi.

    E gosto de mulheres que saem do rego.

    O meu grato abraço pelas simpa´ticas palavras que me deixou no "são!, meu amigo.

    ResponderEliminar
  6. Outra tão fácil como o JM.
    Impossível não reconhecer esta artista, mesmo que de costas.

    (sem leitura nem pesquisa:))

    ResponderEliminar
  7. Agora confirmado pelos comentários lidos.

    Caro professor, está tudo aqui.:)

    ResponderEliminar
  8. Cara colega de carteira Nina!
    Lamento informá-la que seus sempre impecáveis apontamentos deixaram-me mais atarantado ainda...
    Caloroso abraço! Saudações desalentadas.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderEliminar
  9. Caro colega,

    Mil perdões!
    Ora veja lá se o ajuda dizer-lhe que se trata de uma artista plástica lusa.:)

    Saudações
    Nina

    ResponderEliminar
  10. P.S: O professor tem andado muito ausente. Veja lá se passa neste exame, porque o mestre pode mandar recado para casa.:))

    ResponderEliminar
  11. Esta é fácil de conhecer , mesmo de costas...basta olhar o cabelo e as mãos.Não aprecio o trabalho dela .Por acaso não sofreu já um " corte" de orçamento lá para Cascais ? M.A.A.

    ResponderEliminar
  12. Cara colega de carteira Nina!
    Você não soube o motivo da minha ausência da Escolinha do Professor Rui da Bica?!...
    Quer saber o que motivou minha ausência?!...
    Antes vamos ao reclame do creme Tokalon...
    Agora direi o motivo da minha ausência...
    Como é do seu conhecimento não tolero a antipática Carlota Joaquina, isto mesmo, aquela megera de Queluz... Em represália aquela espanhola, esposa do Dom João VI, ordenou que eu fosse encarcerado na masmorra do último castelo que foi objeto de estudo da Escolinha do Professor Rui da Bica.... Fiquei a pão e água por alguns dias e graças a bondade de uma camponesa consegui fugir da masmorra e cá estou!
    Para que eu não receba recado em casa esta ilustre artista plástica lusa viu chegar à luz na Invicta no dia 8 de maio de 1929?!...
    Caloroso abraço! Saudações especulas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderEliminar
  13. Mesmo estando de costas, atrever-me-ia a dizer que esta senhora é aquela artista, que se lhe Afundam a Casa de Cascais lá se lhe vai a obra pelo rego abaixo.
    Coisas da crise...

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  14. Quem vê os quadros vê a artista! :-))

    Abraço

    ResponderEliminar
  15. Pois, esta nem de costas engana! Não gosto nada dos quadros dela... mas a bem dizer eu gosto de pinturas de pessoas que pareçam pessoas, não cães, cobras ou lagartos! :)))

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  16. Todos
    Como podem constatar eu não sou mentiroso ! eheheh … Tinha dito que iam sair uma série de “questões” fáceis e eis que praticamente todos acertam de imediato !
    Há porém uma “luta” desigual com o Professor João Paulo em extrema desvantagem, apenas por residir do outro lado do Atlântico, o que mesmo assim não tem sido obstáculo a que seja ele, muitas vezes, dos primeiros a acertar com as mais diversas questões que exigem pesquisa !
    Neste caso é mais que justo dar-lhe uma “ajudinha” ! :))

    Prof. João Paulo :

    Não. Não se trata de Ana Haterly como sugeriu ! … :)) … e perguntarão todos : mas ele sugeriu esse nome ? eheheh … e eu respondo : sugeriu sim e trata-se também de uma artista plástica (pintura e desenho) portuguesa, antiga professora catedrática da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL, escritora, poetiza, diplomada em Cinema, pela London School, licenciada em Filologia Germânica, doutorada em Estudos Hispânicos, pela Universidade da Califórnia, Leccionou na Escola de Cinema do Conservatório Nacional, agraciada, premiada, medalhada e com um curriculum invejável !
    Quer isto dizer que o Prof. ”não brinca em serviço” ! :)))

    Caro João Paulo : Esta senhora teria todas as condições para estar aqui no lugar desta outra ! :)
    … a outra, a do post, é também como já foi dito uma artista plástica nascida em Portugal e ainda viva e será (?) presentemente a artista mais representativa dessa arte em Portugal e com muitas relações à cultura inglesa e francesa e com naturalidade britânica, por casamento.
    A sua obra é notável, mas não apreciada por todos, como também já aqui foi dito ! Gosta-se de se ver pessoas e não mulheres disformes e grosseiras a parecerem cães ! (eheheh) … ora é disso que ela gosta ! rsrsrs
    Mais uma ajudinha. Esta é mais nova uns 7 anos que a Ana, ela própria também não é o que se possa dizer uma mulher “apresentável” (ela é a foto) e pode ser identificada mesmo de costas por motivos óbvios para quem a conhece ! :))

    Abraço ! :)))
    .

    ResponderEliminar
  17. Caro amigo Rui da Bica!
    Graças aos sempre impecáveis apontamentos da minha estimada colega de carteira, a Nina, acho que consegui descobrir quem é esta artista plástica lusa!
    Se acertei ela é uma alfacinha que chegou à luz no dia 26 de janeiro de 1935.
    Na próxima a aula prometo trazer para a minha aplicada colega de carteira uma cópia da película francesa "Minhas tardes com Margueritte"!
    https://www.youtube.com/watch?v=9M3ArjDkPvA
    Caloroso abraço! Saudações artísticas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    PS - Ô Rui, venha cá que quero lhe dizer algo ao pé do ouvido...
    Juro pela alma imaculada do Marques de Sade que tenho aversão a fofocas, mas você viu os sapatões da nobilíssima artista plástica, que deve ter artroses no quadril?!...

    ResponderEliminar
  18. PS - Quando li o comentário que publiquei me dei conta do seu publicado às 19:11 horas.
    Agradeço os elogios!
    Não consigo parar de rir, porque me dei conta que sou burrinho... Agora que percebi que algumas aplicadas/alunas da Escolinha do Professor Rui da Bica citaram a palavra rego e cá com meus botões fiquei cá a divagar: - Que raios de tanto rego?!...

    ResponderEliminar
  19. Os quadros são muito conhecidos e dispensam apresentações...
    :)

    ResponderEliminar
  20. Caro amigo Rui da Bica!
    Não conhecia esta distinta artista plástica... Fiquei encantado com suas obras de arte, que deixam patente seus viés arguto da realidade!
    É como sempre digo a imperdível Escolinha do Professor Rui da Bica sempre nos possibilita a aprender cada vez mais!
    Caloroso abraço! Saudações aprendizes!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderEliminar
  21. Ó professor, por favor não se deixe voltar a enclausurar. O seu humor tem tanta pinta que me põe às gargalhadas!:)

    Nina

    (boa noite e beijocas a todos:))

    ResponderEliminar
  22. Estimada colega de carteira Nina!
    Muitíssimo obrigado pelo elogio!
    Veja o que encontrei alusivo a distinta artista plástica lusa:
    https://www.youtube.com/watch?v=s0gKK6TeJOA
    Caloroso abraço! Saudações agradecidas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    PS - Ô Nina, venha cá que preciso dizer-lhe algo ao pé do ouvido:
    Você viu que depois que o nosso querido Mestre "calibrou os farois" está a enxergar a léguas de distância?!...

    ResponderEliminar
  23. Outro desafio MUITO FÁCIL!!!

    Não esqueço a exposião dela no Museu de Serralves. Também por lá andaste, não é verdade, Rui?

    Cheguei tarde, porque andei no peditório de São Martinho e, agora estou a arranjar-me para a party desta noite: Obama oder Romney?

    Até às 22.45h vou espreitar no livro sobre ela e as suas obras, que comprei lá em Serralves, por altura da exposição.

    Saudações da amiga de longe.

    ResponderEliminar
  24. Afrodite
    Conheço-a pessoalmente e já falei com ela numa exposição da sua obra ! :)
    Uma dicção a deixar a desejar, não é uma mulher bonita, muito menos cuidadosa na apresentação, cabelos desalinhados, como desalinhado o vestuário, enfim, muito a condizer com a obra que dela apreciamos e a tornou notável !
    … A arte não tem que ser “perfeitinha” ! :)))
    .

    ResponderEliminar
  25. Ju
    Eu vou mais para a 2ª hipótese ! eheheh Levou uma paulada e foi pelo rego abaixo ! :))
    .

    ResponderEliminar
  26. São
    É muito difícil interpretar a arte ! Também muito difícil agradar a todos ! A reprodução rigorosamente perfeita do que se vê será mais técnica apurada e precisão de traço, mas talvez não encerre tanta “arte” como a que não respeita estes parâmetros.
    Se assim não fosse o que seria do abstracto ? eheheh
    Para ser franco, gostar, também não gosto, mas admiro e respeito a visão do artista ! :)
    .

    ResponderEliminar
  27. Nina
    Tás a ber ? : )) eheh … eu não avisei ? rsrsrsr
    Os comentários estão demasiado explícitos, de facto ! eheh
    Não “batas” no Prof. , que não e justo ! Ele também esteve à tua altura numa fase em que andaste mais atarefada (e ausente) e saiu-se impecavelmente ! :)
    Claro que ele tem que vencer outras dificuldades, que não as nossas ! :))
    .

    ResponderEliminar
  28. M.A.A.
    Inconfundível ela e o que a rodeia ! :)
    Creio que sim ! Que foi uma das que se “afundou” ! :))
    .

    ResponderEliminar
  29. Prof João Paulo de Oliveira
    Tchiiii! João Paulo ! … e nós aqui por tão perto não nos apercebemos disso ! :((
    Já reparou que se fosse do nosso conhecimento íamos lá todos, em peso exigir a sua libertação imediata. Felizmente não foi necessário ! Ainda temos por cá camponesas com coração e coragem ! :))
    Grande abraço ! eheh
    .

    ResponderEliminar
  30. Janita
    Parece que sim ! Sem fundações , afunda-se tudo e lá vai pró rego ! :)))
    A crise tem destas coisas ! … e lá se vai a Maria Figueiroa ! eheh

    Beijinho :)
    .

    ResponderEliminar
  31. Rosa dos Ventos
    Está na cara, Rosa ! “Cara escondida e rabo de fora” ! eheh

    Abraço !
    .

    ResponderEliminar
  32. Teté
    Até pelo calçado ! :)) eheh … Mulheres cão ! olha se eram cobras e lagartos também ! rrsrs

    Beijoca ! :)
    .

    ResponderEliminar
  33. Caro professor Rui da Bica e colegas.
    Como sou novata nesta escolinha e aluna pouco assidua e aplicada, nem me atrevo a dar palpite algum. Apenas ri muito com os comentários do meu coleguinha de classe JP, que até me telefonou para que o ajudasse a descobrir quem é essa distinta senhora da matéria em questão.
    Tenho a impressão que todos já sabem quem é, então me digam logo, pois de rego só conheci a rua onde nasci, aqui em São Paulo.
    abço a tds.











    ResponderEliminar
  34. Caro amigo Rui da Bica!
    A minha amiga Cristina Fonseca é uma linguaruda mor, porque de fato mantemos colóquios telefônicos diários, tendo em vista que a operadora de telefones portáteis, a TIM, que é campeã em reclamações dos assinantes, mantém uma promoção de ligação de TIM para TIM por R$0,25 para todo o território nacional por tempo ilimitado, mas não pedi a ela que revelasse quem é a senhora do Rego.
    Falando em Rego, a Cristina Fonseca nasceu na Rua Rego Freitas nº 104, na capital paulista, filha
    de imigrantes lusos da Pocariça, um ano antes que a TV Tupi, então canal 3, iniciasse suas trasmissões televisivas...
    A Cristina também cansou de andar de bonde e não perdia nenhuma gravação dos programas da Jovem Guarda!
    Se você acessar o facebook da Cristina verá as fotografias da última viagem que ela fez a Europa em companhia de um dos seus filhos!
    Caloroso abraço! Saudações reveladoras!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderEliminar
  35. Prof João Paulo de Oliveira
    Certinho ! eheheh Encontrou a Maria Figueiroa ! :))
    Dei uma espreitadela no vídeo e fiquei surpreendido por ver o Obelix fantasiado de Depardieu ! eheheh
    Vi, vi ! Até já me tinha referido a eles no comentário ao da Teté ! :)) São autênticas chancas ! ehehe
    Sabe que há muitos tipos de rego, por isso passou desapercebido ! ))
    A obra é mesmo muito característica sua ! Não engana ninguém que a conheça minimamente, embora tenha passado por várias fases !
    O João Paulo fica a saber que se trata da mais conceituada artista plástica da actualidade, em Portugal, mas muito conhecida lá por fora ! :))

    Abraço !
    .

    ResponderEliminar
  36. Rui Pascoal
    Verdade, Rui ! Será que ela tem alguns do "Mercado", para lhe fazer concorrência ? eheh :)))

    Abraço
    .

    ResponderEliminar
  37. Nina
    Não o podemos permitir, Nina ! De modo algum ! O Prof faz-nos muita falta por aqui ! :))

    Boa noite para ti e até amanhã ! eheh
    .

    ResponderEliminar
  38. Prof João Paulo
    Notam-se as várias fases da pintora, das quais a mais polémica (?) é a fase da “Mulher Cão” !

    Olhe que é verdade ! :) … Sinto uma enorme diferença, mas cheguei a uma conclusão : não fazia ideia de que podia ver tão bem, mas há um pequeno problema. Imagine andar calçado só com um sapato ! … é o que sinto agora enquanto não “alinhar” o outro farol ! eheheh … mas terei que esperar ainda algum tempo ! eheheh
    .

    ResponderEliminar
  39. Ematejoca
    Eu tinha avisado ! eheh … é para dar oportunidades a quem não gosta de pesquisar ! :)))
    Foi essa a exposição a que me referi ! Foi aí que estive a trocar umas impressões com ela !
    Se calhar cruzámo-nos ! eheheh

    Também estou na expectativa. Não escondo a minha preferência por Obama ! :))

    Beijinho e bom serão ! eheh
    .

    ResponderEliminar
  40. Vim só dar um beijinho e dizer que só quando eu não estou é que é fácil...bolas!

    Ainda bem que a senhora está de costas eheheh

    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  41. Cristina
    Olá Cristina ! :)) … que bom ter aparecido ! Olhe que pelo que já foi dito (e até mostrado pelo JP) já está desvendado !
    É como eu já tinha dito ! Esta sala tem o condão especial de reunir um grupo muito agradável onde se passam alguns momentos do género !
    Habitualmente fica-se bem disposto com os comentários cruzados que aprecio muito !
    Pena a Cristina não ter blog e eu não gostar do FB ! eheheh
    Veja o vídeo do Prof.

    Beijinho em nome de todos ! :)))
    .

    ResponderEliminar
  42. Prof João Paulo de Oliveira
    Eheheheh … já não há problema nesta fase da “aula” ! eheh
    Será que esses Regos serão parentes ? :))
    Eu já conheço uma parte da “vida” da Cristina, mas terei muito gosto em procurar mais coisas ! rrsrsrsrs
    De qualquer modo fica feita a apresentação à “sala” ! eheh
    Abraço e até amanhã ! O “meu farol” está a pedir Morpheu ! :))
    .

    ResponderEliminar
  43. maria
    Ooolláaa ! … Então por onde tens andado ? …
    Beijinho, aceite ! rrssrr
    Dificuldades : não sejas injusta que eu tinha avisado que íamos ter uma semana sem ser preciso pesquisar ( para descanso, depois do Abrunhosa) ! :)))
    É bom estar de costas é ! Se estivesse de frente podias-te assustar ! eheh

    Beijinho, querida amiga ! :)
    Até amanhã !
    .

    ResponderEliminar
  44. Venho despedir-me, por hoje, deixar um beijinho para todos e dizer que estou farta de me rir com os últimos comentários, que ainda não tinha lido. :))

    Sabes, Rui? Todos os dias aqui venho, mesmo depois de comentar, saio em silêncio, mas rio-me que nem uma perdida...

    Que rica terapia é este teu cantinho, amigo!! eheheh

    Beijos e abraços.

    ResponderEliminar
  45. Parece-me que só sou capaz de acertar nas fáceis... No caso desta nem precisei das dicas dos comentários de quem por aqui passou antes de mim. :)

    ResponderEliminar
  46. Essa senhora pinta, vive em Londres e foi vítima de um afundanço, não foi, Rui?

    ResponderEliminar
  47. Claro...Como diz o Carlos vive em Londres e é Dama do Império...

    ResponderEliminar
  48. Vale mais tarde que nunca... Depois de tantas dicas, está-se mesmo a ver quem é. Pode ser muito apreciada mas não gosto nada da sua arte (apesar de ser da Linha como eu...)! Mas eu não percebo muito de pintura.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  49. Aquele despenteado é famoso.
    Mas ela não é filha de Jacinto Leite Capelo Rego (ler com pronúncia brasileira) :)))
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
  50. Pedro Coimbra

    Essa fez-me rir... há anos que não ouvia/lia essa piada!

    (^^)

    ResponderEliminar
  51. Meu amigo, eu respeito a visão de toda a gente que trabalha em Arte, seja de que tipo for, mas isso não implica que as obras me agradem...e as desta senhora desagradam-me mesmo muito.

    Lá no meu catinho o que eu quis realmente escrever foi" é sempre com przer que aqui o encontro" e espero vê-lo lá sempre.

    Desejo-lhe um bom dia e sem a chuva que aqui encharca tudo.

    ResponderEliminar
  52. Janita
    :)))) … Fico extremamente babado com o teu comentário, querida amiga ! :))

    Muitos beijinhos ! :)
    .

    ResponderEliminar
  53. luisa
    Para quem tem algum conhecimento sobre as artes plásticas deste país, era realmente fácil, Luisa ! :))))
    .

    ResponderEliminar
  54. Carlos Barbosa de Oliveira
    Exactamente, caro Carlos ! Vamos a ver se reage ao afundanço ! :))) . A sorte dela é ter naturalidade britânica ! :))
    .

    ResponderEliminar
  55. Donatien
    :))) … Tal qual ! O que seu estava a responder ao Carlos ! :))) Não a deve afectar muito ! :)
    .

    ResponderEliminar
  56. Graça Sampaio
    Rsrsrs … esta era fácil, Graça ! :) … e com tantas dicas ainda mais fácil ficou !
    A Arte, neste caso a pintura, tem as suas variantes ! … Há quem goste do abstracto, há quem gosto do “retrato” do traço perfeitinho e há quem goste de algumas “loucuras”, como as pinceladas desta senhora !
    Quem sou eu para lhe acrescentar ou tirar valor ? eheheh … Parece que tem e muito ! :)))

    Beijinho, Graça ! :)
    .

    ResponderEliminar
  57. Pedro Coimbra
    Essa vem a propósito ! eheheh … não me lembrava dela ! :))
    Assim de momento, lembro-me do Passos Dias Aguiar Mota e da Alice Faria Leite, mas não vêm para o caso ! :))

    Abraço ! :)
    .

    ResponderEliminar
  58. Afrodite
    Eheheheh Veio muito a propósito ! rsrsrs
    .

    ResponderEliminar
  59. São
    É e deve ser assim mesmo, São ! Estamos em sintonia !
    … e quando os críticos resolvem interpretar os sentimentos e razões especiais que levaram determinado pintor a pintar o que pintaram ? eheh … é de rir (principalmente aos próprios pintores) ! :))))
    Estarei por lá sempre que possível ! :)
    Igualmente para si, beijinho e um bom dia, São ! :)
    .

    ResponderEliminar
  60. Rui,
    Passos Dias Aguiar Mota também é giro!!


    (^^)

    ResponderEliminar
  61. Rui, permite-me que dê os parabéns ao (João)Pedro Coimbra! eheh
    Realmente, o português com sotaque brasileiro muda tudo.:)))
    É que eu que desconhecia o nome do pai da senhora....lol

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  62. Vejo aí um "que" a mais...não ligues. Isto é da vista embaciada...eheheh

    ResponderEliminar
  63. Afrodite
    Ehehe
    Há muitas do género, mas não me ocorreram mais ! :)) … mas a do Pedro vem mais a propósito do “Rego” ! eheheh
    .

    ResponderEliminar
  64. Janita
    Estás e estão todos “à vontade” ! Aprecio muito a intercomunicação entre os comentadores ! :)))

    Beijinho ! :)
    .

    ResponderEliminar
  65. Tu dizes, Rui, que a Paula Rego não é uma mulher bonita, muito menos cuidadosa na apresentação, cabelos desalinhados, como desalinhado o vestuário, enfim, muito a condizer com a obra que dela apreciamos e a tornou notável.

    Não, não é uma mulher vaidosa e artificial, é sim, uma GRANDE ARTISTA PORTUGUESA, e a sua obra, quer se goste, quer não, não deixa ninguém indiferente.

    Muitíssimo obrigada por este fantástico post. ADOREI!!!

    ResponderEliminar
  66. ematejoca
    GRANDE ARTISTA PORTUGUESA, absolutamente fora de causa e a atestá-lo, o texto re-editado !
    Também disse:
    "A Arte, neste caso a pintura, tem as suas variantes ! … Há quem goste do abstracto, há quem gosto do “retrato” do traço perfeitinho e há quem goste de algumas “loucuras”, como as pinceladas desta senhora !
    Quem sou eu para lhe acrescentar ou tirar valor ? eheheh … Parece que tem e muito !" :)))

    Vou-te "confidenciar" uma coisa :
    Ao re-editar pensei em ti e quanto ias gostar deste post ! ... Eu sabiiiia e fiquei muito satisfeito por este teu comentário !:))

    Quem sabe se teríamos estado na mesma ocasião em Serralves (a tua 2ª casa) ?| ... Como dizes, pode gostar-se ou não, mas mexe connosco e isso é "Arte" !

    Obrigado e beijinhos Teresa ! :))
    .

    ResponderEliminar
  67. Oi Rui
    Uma postagem brilhante! já conhecia a artista de ver obras dela ,algumas até polêmicas e com somas fabulosas hem?
    Rui sabe seu blog é bom não só pelo que publica_os comentários são excelentes uma verdadeira assembleia de brogueiros e bastante divertido.kkk
    fico a rir sozinha...
    É muito saudável esse 'ir e voltar'- essa energia que vibra por aqui.
    Parabéns a voce que coordena e faz a coisa acontecer.
    meu grande abraço, adorei o post.

    ResponderEliminar
  68. A maior pintora inglesa do século XX...São eles que o dizem.
    Gosto muito da obra dela que acompanho há muitos anos...De 67,tavez,quando ainda estava em Lisboa e estava mais ligada à Arte Pop.

    ResponderEliminar
  69. Lis
    Fico babado com tantos elogios, lis ! O que eu pretendo é isso mesmo : que haja um bom ambiente entre os comentadores e que mantenham este espírito animado, saudável, divertido, e de franca camaradagem entre todos. São todos excelentes ! :))
    A postagem vem por acréscimo ! Já o disse aqui : começa com um foto, mas não sei como vai acabar, numa re-edição habitual ! :)) … dependerá de quanto puxarem pelo assunto ! :)))
    Curioso já conheceres esta pintora, estando tu desse lado do Atlântico ! :)
    Os valores em leilão são de facto fabulosos !

    Obrigado minha querida amiga ! :)
    .

    ResponderEliminar
  70. Donatien
    :))) Não revelam o facto de ser portuguesa ! :))) Eu li que é considerada entre as 4 maiores, mas claro que isso é relativo ! :))
    Está a "fazer frente" aos clássicos ! :)))
    Por acaso também a “conheço” desde fim dos anos 60 em que já começava a ser muito conhecida e reconhecido o seu trabalho !
    .

    ResponderEliminar